Conheça a nossa avaliação do novo sistema de entretenimento de bordo da TAM

Leonardo Cassol 20 · outubro · 2015

O TAM Entertainment é o novo sistema de entretenimento de bordo que a TAM e a LAN estão implementando em suas frotas domésticas (Airbus A321, A320, A319 no caso da TAM). Com ele, você pode assistir a filmes, séries, documentários e até a alguns canais do YouTube em seu próprio smartphone, tablet ou notebook. Todo o conteúdo fica armazenado no servidor do sistema, ou seja, você não precisa se preocupar com a memória do seu aparelho. Tem também um mapa interativo que permite acompanhar a rota, o tempo restante de voo etc. O Melhores Destinos testou esse novo sistema e apresenta para você um review exclusivo. Confira!

A primeira questão é que para utilizar o sistema com maior facilidade é recomendável baixar previamente o aplicativo “TAM Entertainment” para iOS (iPhone e iPad ) ou Android (Smartphones e Tablets compatíveis). O app tem pouco mais de 27MB. É possível baixá-lo por uma rede Wifi ou 3G/4G, bem como no próprio avião, mesmo já em voo.

Como acessar o TAM Entertainment

Ao embarcar, procure o ícone do aplicativo TAM Entertainment para saber se a sua aeronave já conta com o novo sistema ou aguarde que eles informam no speech da decolagem.

  1. Ative o modo avião do seu celular. Em seguida, ligue o WiFi com o modo avião ativado e se conecte a rede “LAN&TAM-Entertainment”
  2. Acesse o aplicativo “TAM Entertainment” no celular ou tablet. Se estiver com o seu notebook ou caso não tenha baixado o app no celular ou no tablet, basta acessar http://entretenimento do seu navegador e seguir as instruções.
  3. Pronto, agora é só aproveitar todo o conteúdo disponível. Lembrando que o sistema funciona apenas durante o voo e só é ligado após a decolagem, quando o avião atinge 10 mil pés e a tripulação autoriza o uso de equipamentos eletrônicos em modo avião.
    IMG_1517IMG_1519IMG_1520

Como o sistema funciona

O sistema TAM Entertainment é uma intranet que só permite conexão ao servidor local para visualização dos conteúdos de entretenimento. Ou seja, não oferece acesso à internet. Todos os conteúdos serão visualizados em versão streaming (muito semelhante ao Netflix), não sendo possível descarregar o conteúdo oferecido no dispositivo. A velocidade é muito rápida, não havendo praticamente nenhum delay durante a exibição da programação ou se o passageiro decidir acelerar ou repetir algum trecho do conteúdo.

Como apenas uma parte da frota da TAM possui tomadas nos assentos, é recomendável estar com o celular, tablet ou notebook carregados para poder usufruir do sistema sem se preocupar com energia. Outro item essencial são dos fones de ouvido, já que a TAM só disponibiliza fones em voos com mais de 3 horas de duração.

Qual o conteúdo disponível

Uma boa quantidade de filmes e séries de TV, além de canais do Youtube. Apesar da TAM anunciar que o sistema apresenta lançamentos, em nossos testes não encontramos nenhum filme ou série lançamento disponível.

Filmes

O catálogo está separado em Ação, Comédia, Drama, Família e Clássico. Nos voos que testamos o sistema havia cerca de 40 filmes disponíveis.

IMG_1538IMG_1527IMG_1526IMG_1524IMG_1536IMG_1529

Entre os filmes, muitos campeões de bilheteria, como Se beber não case, Sr. e Sra. Smith, A rede social, Sniper Americano, O resgate do soldado Ryan, Juno, entre outros. Mas nenhum lançamento de peso ou filmes muito recentes.

Séries de TV

O catálogo de Séries de TV está separado em Temporadas Completas e uma outra parte com capítulos de séries, divididos em Comédia e Drama. Nos voos que testamos o sistema havia 3 temporadas completas de séries disponíveis, todas campeãs de audiência (Game of Thrones – T4, House of Cards – T2, e Boardwalk Empire – T4), além de 14 episódios de outras séries disponíveis, entre as divertidas Moderny Family, The Middle e The Big Bang Theory, e os suspenses de The Mentalist e Person of Interest.

IMG_1539IMG_1540IMG_1541

Outros Conteúdos

Há ainda outros programas de TV, divididos em Documentários, Vida & Esporte e Viagem. Nos voos que testamos o sistema havia 12 programas disponíveis nessas categorias. Nada muito conhecido os brasileiros, mas há conteúdo para todos os gostos.

IMG_1545 IMG_1544 IMG_1543

Mapa de voo

Outra novidade interessante é o mapa de voo. Ele informa a altitude, velocidade do avião, distância até o destino, bem como tempo restante de voo. É bem legal. No entanto, no voos que testamos, que ia de Vitória para o Rio de Janeiro, o sistema apresentou uma falha, pois indicava que a rota do avião seria para Brasília. Como o mapa indicava que o avião seguia para o Rio de Janeiro, nem cheguei a pensar que havia tomado o avião errado. 🙂

IMG_1561IMG_1558 IMG_1559

Opções de áudio e legendas

Praticamente todo o conteúdo tem áudio disponível em inglês, português e espanhol. Mas sentimos falta das legendas, essenciais para quem não domina o idioma estrangeiro, mas quer preservar o áudio original, ou ainda para quem não tem fones de ouvido durante o voo. Nenhum conteúdo dos vários testados em nossas viagens tinha legendas disponíveis. Pode ser que seja uma questão de tempo, ou uma limitação do novo sistema.

IMG_1554 IMG_1577

Interessante do sistema é que caso a tripulação faça algum anúncio, o sistema pausa a programação e transmite a mensagem em tempo real.

IMG_1594IMG_1569

Qualidade da imagem e do som

A qualidade de imagem e do som original é bem satisfatória, apesar da imagem não ser HD (alta definição). No celular e tablet a imagem não fica devendo. Quem utilizar notebook com tela HD é bom não criar muita expectativa.

IMG_1575 IMG_1551IMG_1566 IMG_1567
IMG_1573IMG_1579

Quais aeronaves estão equipadas com o novo sistema

Apenas uma parte da frota doméstica da TAM já está equipada com o novo sistema. E não tem como saber no momento da compra da passagem se a aeronave estará ou não equipada com o sistema. Então, até a conclusão da implantação dessa novidade, prevista para o final de 2016, não dá pra ter certeza que o serviço estará disponível. Por outro lado, a frota de longo curso da TAM que voa para a Europa e para os Estados Unidos já possui equipamento de entretenimento individual, com muito mais opções que o TAM Entertainment, o evita qualquer desconforto nas rotas mais longas operadas pela empresa.

———-

Vamos aguardar para ver qual será a frequência da atualização do conteúdo e a qualidade da programação. Mas sem dúvida, é uma excelente novidade para os passageiros da TAM. Aprovado!

E você, o que achou da novidade? Já experimentou o novo sistema? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Antonio Silva

    Legal ver a companhia mostrando interesse em se renovar, já que praticamente parou no tempo nos últimos anos !!!

  • Tarcísio Medeiros

    Acho curioso o uso de termos da Apple ao invés do termo universal…

    • Leonardo Azevedo

      A quais termos você se refere? Pois não notei isso na matéria.

      • Cristiano Tenório

        O termo Retina por exemplo… é o termo adotado únicamente pela tela da Apple, como se fosse a única tela HD… Mas tudo bem é um blog de viagens, não vamos exigir muito nesse quesito rsss.

      • Tarcísio Medeiros

        Como Cristiano disse, o termo “tela de Retina” é equivocado, pois trata-se de um termo exclusivamente da Apple pra designar telas com mais de 320 dpi. Não se trata de resolução, mas sim de definição. A partir do iPhone 4 já utilizam esse termo, e a tela tem pouco mais pixels que a resolução de Dvd, que não é HD. E principalmente pelo tamanho reduzido não se notaria tanta diferença. Logo se tratando de notebooks, o termo que deve ser usado é HD, Full HD, QHD ou 4K (e suas equivalências como 1080p), pois esses sim tratam de resolução.

        Quando escrevi antes nem eu tinha me tocado que Retina é para definição. Logo o termo realmente passa a estar equivocado. Mas isso é só um detalhe, mas compartilhar conhecimento nunca é ruim, né…

    • Acho que estou usando muito Apple, Tarcísio kkkk. Troquei o termo por HD

  • Salvatore Carrozzo

    nao entendi: a matéria diz que as opções dos filmes aparecem em ingles, mas na foto da matéria está tudo em português.

    • Salvatore, é mesmo. Quando você opta pelo idioma em português ele troca os títulos. Eu ajustei no post já!!!

  • Rodrigo

    Favor corrigir tela “de retina” por tela retina.

  • Dirriba

    Agora será que firma? Pois me lembro da Gol ter lançado algo parecido e não me lembro de ter vingado…

  • Marcos Cavalheiro

    Super bacana… o mapa de vôo é o utilizado nas telas de dentro do avião. Só tenão uma ressalva. Fiz ida e volta gig X bsb no a320 a duas semanas. Não tinha entretenimento no avião e não estava disponível o tam entertainment… Só falta funcionar msm

  • Silésia Fan

    Muito interessante o sistema nesta visao resumida! Alguem sabe se foi desenvolvido pela Tam ou se foi adquirido?

  • Henrique tomaz

    Utilizei o sistema no voo 3874 FLN – BSB dia 13/10 e posso afirmar, testado e aprovado, sem lags, com conteúdo atual e muito fácil de usar. O único problema foi que tinha esquecido meu fone e pedi um para a comissária, mas ela não tinha nenhum para disponibilizar/emprestar, ainda bem que meu primo que estava do meu lado tinha um e não estava usando. Fica a dica, levem seu fone.

  • Frank Caldara

    Já utilizei e foi muito bom, rodou perfeito. Como foi mencionado no texto, se esqueceu de baixar o app antes de embarcar, não tem problema. Você consegue faze-lo durante o voo.

  • Eu utilizei e achei muito bom. Consegui baixar o aplicativo assim que eles anunciaram, já dentro do avião…! Poderia apenas fazer como a Gol e permitir utilizar qualquer equipamento eletrônico durante TODO o tempo, inclusive decolagem e pouso. E a Gol poderia colocar algo semelhante em seus voos, principalmente nos internacionais. Fui para Punta Cana com a Gol e beira o desespero ficar 8 horas em um voo sem ter nada para ver ou fazer.

  • Gabriel Q.

    A tristeza é a falta de legendas em português. Mas é o mesmo problema de todos os sistemas de entretenimento que eu já vi (uma meia dúzia…)

  • José Guilherme

    Uma informação que faltou: é possível baixar o app no próprio avião, mesmo já em voo; basta apenas se conectar na rede wifi do Tam Entertainment, abrir um navegador e tentar acessar qualquer site, que você será redirecionado para a página de download. Isso pode evitar que você consuma preciosos dados do seu 3g/4g! E de fato lembra muito o Netflix, mas com conteúdo bem mais atual!

  • Obrigado, José Guilherme! Inserimos essa informação no post.

  • Sara Faucz Aránguiz

    Eu não sabia antes e não pude baixar. Nada de wifi do Aeroporto servir.

  • Josimar

    Eu usei esse App varias vezes e diria que é um começo. O ideal seria ter uma tela individual para não ter que ficar refem da bateria(pouca) do celular ou tablet. Ainda mais que nem todos os aviões tem tomada como dito no post. Dependendo do celular a tela vai ser bem pequena e desconfortável pra ver um filme que dure 2 horas. Não há lugar para “pendurar” o cel, ou seja que sua mão vai ficar doendo se você não levar algo para apoiar o cel enquanto assiste o filme…. mas de qualquer forma, é um começo, melhor do que aquela revista que você lê em uma hora e no segundo voo já não tem nada pra ler.
    Sobre o mapa, na semana passada eu voei de Vitória pro Santos Dumont (RJ) e aconteceu exatamente a mesma coisa! Por um momento pensei que estava indo para Brasília! Mas de Curitiba para o Rio, de Curitiba para São Paulo, de São Paulo para o Rio e vise-versa, o mapa funcionou muito bem! Pra mim que gosto de saber onde estou foi a parte mais útil desse app.
    Esperamos uma tela individual, mas já é um começo! 😉

  • Patrícia Maia

    Prezados,
    Peguei um voo da TAM recentemente com esta opção, mas, diferente do que consta na reportagem, foi informado que o aplicativo não pode ser baixado na Apple Store durante o voo, somente para os outros programas, devendo ser baixado antecipadamente caso os passageiros quisessem utilizar algum dispositivo da Apple.
    Não cheguei a utilizar o sistema, mas achei a proposta interessante.