Conheça a nossa avaliação do novo sistema de entretenimento de bordo da TAM

Leonardo Cassol 20 · outubro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O TAM Entertainment é o novo sistema de entretenimento de bordo que a TAM e a LAN estão implementando em suas frotas domésticas (Airbus A321, A320, A319 no caso da TAM). Com ele, você pode assistir a filmes, séries, documentários e até a alguns canais do YouTube em seu próprio smartphone, tablet ou notebook. Todo o conteúdo fica armazenado no servidor do sistema, ou seja, você não precisa se preocupar com a memória do seu aparelho. Tem também um mapa interativo que permite acompanhar a rota, o tempo restante de voo etc. O Melhores Destinos testou esse novo sistema e apresenta para você um review exclusivo. Confira!

A primeira questão é que para utilizar o sistema com maior facilidade é recomendável baixar previamente o aplicativo “TAM Entertainment” para iOS (iPhone e iPad ) ou Android (Smartphones e Tablets compatíveis). O app tem pouco mais de 27MB. É possível baixá-lo por uma rede Wifi ou 3G/4G, bem como no próprio avião, mesmo já em voo.

Como acessar o TAM Entertainment

Ao embarcar, procure o ícone do aplicativo TAM Entertainment para saber se a sua aeronave já conta com o novo sistema ou aguarde que eles informam no speech da decolagem.

  1. Ative o modo avião do seu celular. Em seguida, ligue o WiFi com o modo avião ativado e se conecte a rede “LAN&TAM-Entertainment”
  2. Acesse o aplicativo “TAM Entertainment” no celular ou tablet. Se estiver com o seu notebook ou caso não tenha baixado o app no celular ou no tablet, basta acessar http://entretenimento do seu navegador e seguir as instruções.
  3. Pronto, agora é só aproveitar todo o conteúdo disponível. Lembrando que o sistema funciona apenas durante o voo e só é ligado após a decolagem, quando o avião atinge 10 mil pés e a tripulação autoriza o uso de equipamentos eletrônicos em modo avião.
    IMG_1517IMG_1519IMG_1520

Como o sistema funciona

O sistema TAM Entertainment é uma intranet que só permite conexão ao servidor local para visualização dos conteúdos de entretenimento. Ou seja, não oferece acesso à internet. Todos os conteúdos serão visualizados em versão streaming (muito semelhante ao Netflix), não sendo possível descarregar o conteúdo oferecido no dispositivo. A velocidade é muito rápida, não havendo praticamente nenhum delay durante a exibição da programação ou se o passageiro decidir acelerar ou repetir algum trecho do conteúdo.

Como apenas uma parte da frota da TAM possui tomadas nos assentos, é recomendável estar com o celular, tablet ou notebook carregados para poder usufruir do sistema sem se preocupar com energia. Outro item essencial são dos fones de ouvido, já que a TAM só disponibiliza fones em voos com mais de 3 horas de duração.

Qual o conteúdo disponível

Uma boa quantidade de filmes e séries de TV, além de canais do Youtube. Apesar da TAM anunciar que o sistema apresenta lançamentos, em nossos testes não encontramos nenhum filme ou série lançamento disponível.

Filmes

O catálogo está separado em Ação, Comédia, Drama, Família e Clássico. Nos voos que testamos o sistema havia cerca de 40 filmes disponíveis.

IMG_1538IMG_1527IMG_1526IMG_1524IMG_1536IMG_1529

Entre os filmes, muitos campeões de bilheteria, como Se beber não case, Sr. e Sra. Smith, A rede social, Sniper Americano, O resgate do soldado Ryan, Juno, entre outros. Mas nenhum lançamento de peso ou filmes muito recentes.

Séries de TV

O catálogo de Séries de TV está separado em Temporadas Completas e uma outra parte com capítulos de séries, divididos em Comédia e Drama. Nos voos que testamos o sistema havia 3 temporadas completas de séries disponíveis, todas campeãs de audiência (Game of Thrones – T4, House of Cards – T2, e Boardwalk Empire – T4), além de 14 episódios de outras séries disponíveis, entre as divertidas Moderny Family, The Middle e The Big Bang Theory, e os suspenses de The Mentalist e Person of Interest.

IMG_1539IMG_1540IMG_1541

Outros Conteúdos

Há ainda outros programas de TV, divididos em Documentários, Vida & Esporte e Viagem. Nos voos que testamos o sistema havia 12 programas disponíveis nessas categorias. Nada muito conhecido os brasileiros, mas há conteúdo para todos os gostos.

IMG_1545 IMG_1544 IMG_1543

Mapa de voo

Outra novidade interessante é o mapa de voo. Ele informa a altitude, velocidade do avião, distância até o destino, bem como tempo restante de voo. É bem legal. No entanto, no voos que testamos, que ia de Vitória para o Rio de Janeiro, o sistema apresentou uma falha, pois indicava que a rota do avião seria para Brasília. Como o mapa indicava que o avião seguia para o Rio de Janeiro, nem cheguei a pensar que havia tomado o avião errado. 🙂

IMG_1561IMG_1558 IMG_1559

Opções de áudio e legendas

Praticamente todo o conteúdo tem áudio disponível em inglês, português e espanhol. Mas sentimos falta das legendas, essenciais para quem não domina o idioma estrangeiro, mas quer preservar o áudio original, ou ainda para quem não tem fones de ouvido durante o voo. Nenhum conteúdo dos vários testados em nossas viagens tinha legendas disponíveis. Pode ser que seja uma questão de tempo, ou uma limitação do novo sistema.

IMG_1554 IMG_1577

Interessante do sistema é que caso a tripulação faça algum anúncio, o sistema pausa a programação e transmite a mensagem em tempo real.

IMG_1594IMG_1569

Qualidade da imagem e do som

A qualidade de imagem e do som original é bem satisfatória, apesar da imagem não ser HD (alta definição). No celular e tablet a imagem não fica devendo. Quem utilizar notebook com tela HD é bom não criar muita expectativa.

IMG_1575 IMG_1551IMG_1566 IMG_1567
IMG_1573IMG_1579

Quais aeronaves estão equipadas com o novo sistema

Apenas uma parte da frota doméstica da TAM já está equipada com o novo sistema. E não tem como saber no momento da compra da passagem se a aeronave estará ou não equipada com o sistema. Então, até a conclusão da implantação dessa novidade, prevista para o final de 2016, não dá pra ter certeza que o serviço estará disponível. Por outro lado, a frota de longo curso da TAM que voa para a Europa e para os Estados Unidos já possui equipamento de entretenimento individual, com muito mais opções que o TAM Entertainment, o evita qualquer desconforto nas rotas mais longas operadas pela empresa.

———-

Vamos aguardar para ver qual será a frequência da atualização do conteúdo e a qualidade da programação. Mas sem dúvida, é uma excelente novidade para os passageiros da TAM. Aprovado!

E você, o que achou da novidade? Já experimentou o novo sistema? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.