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TAM implementa emissão de passagens com pontos exclusivamente pela plataforma do Multiplus

Leonardo Cassol
01/12/2015 às 20:12

TAM implementa emissão de passagens com pontos exclusivamente pela plataforma do Multiplus

Conforme antecipamos em outubro, a partir de hoje não é mais possível emitir passagens com pontos pelo site da TAM. Ao tentar realizar a operação o site redireciona o acesso para a nova plataforma integrada do Multiplus, por onde passam a ser feitas emissões de passagens com pontos. Os demais canais de atendimento e emissão permanecem inalterados como as lojas TAM, TAM Viagens e call center. A mudança trouxe alguns benefícios, dúvidas e problemas. Confira nossa análise inicial da nova plataforma, nesse artigo exclusivo!

Redirecionamento automático para a nova plataforma do Multiplus

Nova-senha-MultiplusNovo-site-multiplus

No início da tarde o sistema apresentou uma certa instabilidade. Não logava, dava errro nas pesquisas e às vezes não concluía determinadas ações. Alguns leitores relataram os mesmos problemas. No final da tarde, no entanto, a plataforma não apresentou falhas durante nossos testes. Talvez tenha sido algo normal para implantação de um novo sistema.

O que continua igual: 

  • Custos de resgate

A nossa análise ainda não está completa. Mas encontramos os principais trechos nacionais e internacionais pelos mesmos preços comumente praticados pela TAM em seu site, conforme as empresas informaram que iriam fazer.

No entanto, recebemos relatos de leitores indicando um aumento nos custos de resgate de determinados trechos com conexão, como, por exemplo, Porto Alegre x Fortaleza e Florianópolis x Porto Velho. O problema é a mudança da plataforma coincidiu com o fim da promoção da Black Friday do Multiplus/TAM Fidelidade e de outras promoções que também estavam vigentes. Então, era natural que trechos que estavam em promoção mudassem de preço, ou que em determinados trechos isso tenha acontecido em função da maior lotação do voo em questão, já que é o período de alta temporada. Mas será que foi só isso? Ou de fato houve algum aumento nos preços para resgate de passagens? É uma questão muito difícil de responder. Mas estamos fazendo novas pesquisas vamos nos aprofundar nessa questão nos próximos dias.

O fato é que nas pesquisas que realizamos no final da tarde de hoje encontramos normalmente resgates a partir de 5 mil pontos em voos nacionais e de 9 mil pontos em voos internacionais. É o mesmo padrão de preços de antes. Exemplos:

Como temos milhões de leitores, muitos deles antenados nas pesquisas de passagens com milhas, convidamos quem tiver feito recentemente pesquisas de preços com pontos, mas fora do período da promoção da Black Friday, a compartilhar suas impressões aqui nos comentários. Atenção especial para trechos com conexão, onde parece que se concentra o problema.

  • Opção de pesquisa em múltiplas datas (semanal e mensal)

O sistema continua bem parecido com o da TAM, indicando automaticamente os menores preços em pontos nos 3 dias anteriores e 3 posteriores a data da consulta. Há ainda a opção de pesquisar os preços em todos os dias de um mês, clicando no ícone do calendário, conforme imagens abaixo.

Captura de Tela 2015-12-01 às 19.05.33Captura de Tela 2015-12-01 às 19.05.24

  • Tabela diferenciada de resgate para cartões TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black

Testamos e o novo sistema está aplicando devidamente a tabela de resgate diferenciada! Para quem não sabe, a TAM/Multiplus cobram até 35 mil pontos para o resgate de um trecho dentro do Brasil. Mas clientes TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black resgatam passagens com desconto em relação à tabela padrão, num limite diferenciado de no máximo 15 mil pontos para um trecho nacional. É um grande benefício, que vale também para passagens internacionais em voos TAM.

No exemplo abaixo, uma passagem São Paulo x João Pessoa dia 28/12 saia por 35 mil pontos na tabela padrão. Ao fazer o login, o sistema automaticamente identificou o meu status Black no TAM Fidelidade e atualizou o preço do mesmo voo para 15 mil pontos, como ocorria, até então, no site da TAM.

Resgate padrão
Captura de Tela 2015-12-01 às 22.28.38

Resgate para clientes TAM Black, Vermelho Plus ou Vermelho
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O que mudou:

  • Senha única

A nova plataforma trouxe, inicialmente, apenas um benefício para os clientes. Agora há uma senha única para acesso e resgate de passagens. Afinal, era bem complicado guardar os dados de login e assinatura eletrônica do site TAM, assinatura eletrônica do site Multiplus e ainda a senha de saque. Ao acessar a nova plataforma pela primeira vez já ocorre o direcionamento para a criação de uma senha única. As confirmações via ligação ou SMS para emitir passagens para terceiros continuam sendo feitas como ocorria no site da TAM.

O link para criação da senha única é enviado por e-mail. Quem não tiver mais acesso ao e-mail que constar no cadastro do programa vai ter que atualizar o cadastro primeiro, para então conseguir criar a nova senha.

Nova-plataforma-TAM-Multiplus

  • “Busca por pontos”

A eficiente opção “Busca por pontos” não está disponível na nova plataforma, pelo menos até agora. Algumas leitores estão muito desapontados e escreveram para reclamar, já que a ferramenta era de fato muito útil para encontrar boas opções de viagens com poucos pontos. Entramos em contato com a assessoria do Multiplus sobre essa questão e informaremos quando houver um posicionamento oficial.

  • Pesquisa de pontuação por mês

Outra ferramenta muito útil que sumiu na nova plataforma foi a de pesquisa de pontuação de um determinado trecho em diferentes meses. Era uma excelente opção para pesquisar qual mês apresentava a melhor opção de resgate, visualizando 6 meses de uma só vez. Uma pena.

O que vai mudar:

  • Resgate de voos de companhias aéreas parceiras em 2016

As empresas anunciaram que pretendem oferecer a emissão de passagens com pontos também de companhias parceiras pela nova plataforma. A previsão é que em 2016 estejam disponíveis online passagens da American Airlines e outras dez empresas da Oneworld. Isso sim vai ser um benefício relevante para os clientes.

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Nota: Estamos trabalhando numa comparação de preços mais abrangente para apurar o aumento dos custos de resgate em pontos para trechos com conexão ou em voos de parceiros, conforme relatos dos nossos leitores. Publicaremos em breve um novo post com o resultado da nossa análise.

Agradecemos os e-mails e contribuições dos leitores Ana Gabriela Salcedo, Flávia Bezerra, Alexandre Hackenhaar, Gustavo Goedert, Josimar Ambrosio e Rodrigo Aguiar.

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