TAM é multada em R$ 2 milhões por descumprir lei do call center

Leonardo Marques 22 · fevereiro · 2010

A TAM foi multada em R$ 1,9 milhões por descumprir duas regras da chamada lei do call center. Além de não disponibilizar as opções de reclamação e cancelamento entre as primeiras, a TAM ainda deixou o cliente esperando além do tempo máximo permitido.

É muito bom ver que os órgãos de defesa do consumidor estão agindo, mas quem é cliente das companhias aéreas conhece muito bem a (falta de) qualidade do atendimento e nós sabemos que isso não é um privilégio da TAM. Aliás, a GOL já recebeu uma multa de R$ 1,2 milhão em 2008 por problema semelhante.

Recentemente precisei falar com o call center da GOL na Argentina e tive uma péssima experiência, foram mais de 30 minutos aguardando e pagando telefone do hotel.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Carolnl

    Certíssimo!
    Já tive tantos problemas com o call center da Tam… A última eles trocaram minha passagem (de gru pra congonhas) sem me informar, fiquei sabendo sem querer, e quando liguei pra alterarem, até alteraram… mas se recusaram a me enviar um novo e-ticket!
    O grande problema é o duopólio que vivemos… eu fiquei MUITO chateada com a TAM naquela, mas continuo voando, ne? Fazer o que? =/

  • Sisi

    Bom ler isso! É preciso pegar no pé dessas empresas, já bastam os absurdos nos preços =/

  • gustavo

    amo a tam, mas acho é pouco! se nao cobrarem q respeitem a lei, fica essa bagunça. o mesmo deveria se aplicar as operadoras de telefonia com multas mais severas ainda

  • Katia

    e as taxas que cobram para qlqr alteração, independente da antecedencia do pedido?
    Um absurdo!
    Web Check-in tambem nao vale de nada, porque nao há balcão apenas para despachar bagagens. Se vc fez web check-in, de nada adiantou! tem que enfrentar aquela imensa fila unica!

  • Marco Aurelio Gondim

    Olá, prezados

    Muito bom o site de vocês, mas tenho uma pequena reclamação. Por que não fazem mais pesquisas sobre as outras capitais? Moro em Campo Grande – MS e dificilmente vejo estas promoções por aqui.
    Tirando iso, está tudo ótimo.
    Abraços.

    • Leonardo (Melhores D

      Marco Aurelio, nós pesquisamos sim mas os preços raramente estão bons. De qualquer forma estamos preparando uma forma de resolver esse problema. Em breve você vai gostar da novidade.

  • Zenilda

    Uma pena que o dinheiro destas multas não vão para o bolso do usuario, que foi lesado….

  • Flávia Rocha

    Esta notícia caiu como uma luva p/ acreditar que estou no caminho certo.
    Acionei a TAM judicialmente devido extravio de malas em uma viagem p/ a Europa em set/09.
    Até hoje algumas malas não foram encontradas e ainda não fui indenizada.

  • RAPHAEL

    MT BOM

  • waltercio

    Putz… então vão multar a webjet em uns..digamos.. 10 milhões no mínimo.. todos aqui sabem do q falo! não existe call center praticamente na webjet!

  • Suzanna

    E essa multa dá em alguma coisa? Eles pagam mesmo ou ficam só recorrendo?

  • Capitão publi

    Muito bom você contar estas experiências Léo. Pois assim, sofrendo na pele, poderá compartilhar esta dor com os milhões de usuários lesados na aviação brasileira pela dobradinha TAM-GOL – 90% de mercado. Em breve devo enviar algum material sobre a GOL. Quem sabe você não publica um POST que ajude a toda a comunidade?

  • Edgleydson

    Achei bom, pelo menos assim eles cuidam de se organizar!

  • Ney Oliveira Coutinh

    Eu gostaria de viajar para Porto Alegre porém só posso no mês de janeiro. Se você tiver alguma dica para baratear a passagem eu agradeço e muito. Um forte abraço e parabéns pelo Site. Ney Coutinho

  • aline

    prciso que vcs me mnde pelo mesnos uma promoçao para o mes de junho logo nas primeira semanas destino manaus/am fortaleza/ce obgdo

  • Dirriba

    Sei bem o que o colega passou, em recente viagem para São Paulo fui brindado com um aviso incomum na minha reserva da gol – a passagem precisava de um "rebalanceamento".

    Sem saber do que se passava resolvi utilizar o sistema de atendimento SAC da GOL telefônico surpresa não aceita ligação de celular, como não tinha outra opção resolvi tentar o chat pela internet.

    Descobri que o atendimento geral estava sobrecarregado, tentei no setor de reacomodação. Eles tb não sabiam do que se tratava, mas era possivelmente por alguma diferença tarifária. Volto ao atendimento geral
    depois de muito tentar consegui entrar na fila de espera 45 minutos depois…existia um crédito de R$35,00 a serem devolvidos, pq? Eles não sabiam, mas este valor precisava ser devolvido. Extornado no cartão de crédito.

    A sim os 35 reais, era de um tal de um seguro viagem ofertado e eu aceitei na compra da passagem e q por um motivo alheio a própria natureza fora cancelado. Fico pensando até hj se fosse depender deste seguro para algo, o que aconteceria…já que não fui informado do cancelamento ou dos motivos até hj…

    • Leonardo (Melhores D

      Dirriba, eles estavam induzindo as pessoas a comprar esse seguro e a justiça proibiu, Fiz um post aqui sobre isso.

  • Dirriba

    Leonardo,
    no meu caso eu comprei com ciência do serviço, mas o que foi curioso foi que ele foi cancelado sem prévio aviso pela cia durante a viagem.

    Agora imaginemos que precisasse do serviço, por qlq motivo, estava até então ciente que o tinha contratado. Iria ter um problema sério, mas o pior seria que a equipe de atendimento da companhia não saberia nem como agir.

  • IVONE MESQUITA

    Cia TAM E GOL DUAS DROGAS, NÃO VIAJO PARA A EUROPA OU AMERICA DO SUL COM ELAS NUNCA, NÃO CONFIO. INFELIZMENTE AS CIAS. AÉREAS BRASILEIRAS ESTÃO MUITO RUINS MESMO, ALÉM DE VENDEREM PASSAGENS ACIMA DOS LUGARES NOS VOOS, DE HAVER MUITOS CANCELAMENTOS, ETC.. E DESRESPEITAREM CONTINUAMENTE OS CONSUMIDROES.
    INFELIZMENTE PARA VOOS NACIONAIS, AINDA TEMOS POUCAS OPÇÕES, ALÉM DESTAS DUAS EMPRESAS.
    MAS COMO DIZ O DITADO ESTE É O PREÇO POR VIVER EM UM PAÍS QUE NÃO É MUITO SÉRIO, OU SEJA, TUDO ACABA EM PIZZA, CARNAVAL E FUTEBOL.

  • Valeu pela resposta, Leonardo. Estou sempre passando por aqui e vendo as novidades. Parabéns pelo site. Abraço.

  • José

    A TAM é péssima. Tento usar o call center há 2 dias para sanar algumas dúvidas. Não consigo esclarecimentos. O web call center expira a página. péssimo mesmo!