logo Melhores Destinos

TAM lança o LATAM Fidelidade, seu novo programa de recompensas a partir de abril!

Leonardo Cassol
01/03/2016 às 13:19

TAM lança o LATAM Fidelidade, seu novo programa de recompensas a partir de abril!

A TAM anunciou hoje o novo programa de fidelidade, que substituirá o TAM Fidelidade já a partir de abril de 2016. É o LATAM Fidelidade, que chega com mais algumas boas novidades, com novas categorias, nova plataforma, upgrades cortesia para acompanhantes e para categorias que hoje não tinham esse benefício, confirmação de upgrade 12 horas antes do voo e muito mais! Confira todas as mudanças e a nossa avaliação, nesse post exclusivo!

latam-fidelidade

Novas categorias

A partir de abril de 2016, estarão disponíveis as novas categorias LATAM Fidelidade: Black Signature, Black, Platinum, Gold e LATAM. Confira as equivalências com as categorias atuais:

novas-categorias-latam-fidelidade

Durante março de 2016, os clientes LATAM Fidelidade receberão os novos cartões com as suas categorias atualizadas. As novas categorias serão válidas a partir de 1º de abril de 2016.

Não foram só os nomes que mudaram. Alguns benefícios também. Confira nos próximos itens.

Número LATAM Fidelidade

A partir de abril de 2016 o CPF passará a ser o número LATAM Fidelidade. Caso o cliente não possua CPF, será enviado um novo número LATAM Fidelidade.

Upgrade cortesia

Aqui tem ótimas novidades para os passageiros frequentes da TAM. Com o novo programa será possível solicitar upgrades cortesias para acompanhantes utilizando cupons. O upgrade pode ser feito da classe econômica para a Premium, sem custo adicional ou restrição de tarifa, no caso dos cartões Black Signature (atual Black) e Black (atual Vermelho Plus).

A boa notícia é que agora cartões Platinum (atual Vermelho) e Gold (atual Azul) também poderão solicitar upgrade cortesia para si, seja para a Premium Economy como para a Premium Business, elegíveis bundles de tarifa FLEX e PLUS, sem custo adicional. São 2 cupons por ano para cartões Gold e 6 para Platinum. O upgrade de uma viagem de Premium Business em voos para Europa ou Estados Unidos exige 3 cupons. Oceania 4 cupons. Demais rotas, como entre a América do Sul, 1 cupom por trecho. Os cupons poderão ser utilizados em voos TAM e LAN.

upgrades-por-trecho-latam-fidelidade

Além disso, o resultado do upgrade, sairá com antecedência. A solicitação de upgrade deverá ser feita de 72 a 12 horas antes do voo e a prioridade será dada pela hora do check-in e de acordo com a categoria do solicitante.

confirmacao-upgrade-cortesia

O novo sistema de upgrades estará disponível ao longo de 2016.

Acúmulo de pontos em voos domésticos

A partir de abril de 2016, como já havia sido anunciado, o acúmulo de pontos no LATAM Fidelidade em voos domésticos passa a ser o seguinte:

  • Tarifa no perfil Básico: 2 pontos a cada R$ 1 em tarifa (taxas não pontuam)
  • Tarifa nos perfis Flex, Top e Relax: 3 pontos a cada R$ 1 em tarifa (taxas não pontuam)

A melhor notícia é que clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantido o benefício de acumular no mínimo 500 pontos a cada viagem, independentemente do perfil e valor da tarifa, o que corresponde a pontuação mínima atual.

Mudancas-TAM-Fidelidade-Abril2016

Outros exemplos da nova regra:

  • São Paulo x Brasília: tarifa Básica R$ 460 = 920 pts (na tabela atual: 500 pts)
  • Vitória x Manaus: tarifa Flex R$ 500 = 1.500 pts (na tabela atual: 1.000 pts)
  • Curitiba x Porto Alegre: tarifa Básica R$ 150 = 300 pts cartão LATAM ou 500 pts cartão Gold, Platinum, Black e Black Signature (na tabela atual 500 pontos)

Acúmulo de pontos em voos internacionais

Já em voos internacionais, a partir de abril de 2016, como também já havia sido anunciado, os pontos serão calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, podendo haver um bônus conforme o perfil de tarifas (multiplicador por distância percorrida em milhas), como abaixo:

  • Tarifas em classe econômica: Acces 100%, Flex 125%, Plus 150%, Premium Economy 150%
  • Tarifa Classic: 150% (Europa e Regional) ou 200% (EUA)
  • Tarifa Executive: 200% (Regional), 250% (Europa) ou 300% (EUA)

Mudancas-TAM-Fidelidade-

Mesmo que o voo tenha conexões domésticas, será considerado o total de milhas de todos os trechos percorridos.

Como já havia sido informado pela TAM, os clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantidos o acúmulo mínimo de 5.000 pontos em viagens para os EUA.

O acúmulo de pontos Multiplus em companhias membro da aliança oneworld e/ou parceira permanece inalterado.

Upgrade para categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature

Como já havia sido anunciado, o período de avaliação para promoção de categoria passará a considerar o ano civil, de janeiro a dezembro, e não mais 12 meses consecutivos, independente do ano, como ocorre hoje.

Periodo-Acumulo-TAM-Fidelidade

Outra novidade muito positiva é a redução da pontuação e do números e trechos necessários para a promoção para as categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature. Há ainda a possibilidade de combinar a quantidade de pontos acumulados com o número de trechos voados na Preminum Business, de acordo com as figuras a seguir.

FullSizeRender-12

FullSizeRender-8 FullSizeRender-10FullSizeRender-11

Cálculo de trechos voados

Outro ponto que já havia sido anunciado e que merece destaque é a nova forma de cálculo de trechos domésticos e internacionais. Conexões passaram a entrar no cálculo. Com isso, um voo de São Paulo para Manaus com conexão em Brasília, por exemplo, passou a ser calculado como dois trechos voados, facilitando o upgrade de categoria.

Conexao-TAM-Fidelidade

Tabela diferenciada de resgate

Os passageiros das categorias Platinum, Black e Black Signature terão tabelas preferenciais e poderão resgatar passagens de uma forma exclusiva, como ocorre hoje, onde um trecho nacional pode custar no máximo 15 mil pontos, ao invés dos 35 mil padrão. Continua sendo o melhor benefício para passageiros frequentes do programa, juntamente com o upgrade cortesia!

Nova Plataforma

Segundo a empresa, ao longo de 2016 vai ficar mais fácil saber quantos pontos e/ou trechos faltam para se manter em sua categoria atual ou avançar para a próxima categoria. E todas essas informações estarão em uma mesma plataforma, de maneira simples e clara. Ótima notícia! Vamos aguardar!

plataforma

Clientes LAN (LATAM Pass)

Clientes LAN continuarão com seu próprio programa de fidelidade, que passa a se chamar LATAM Pass. A acúmulo nesse programa continuará sendo feito por Km. Portanto, não haverá um programa único para a LATAM, pelo menos nesse primeiro momento.

latam-pass

Parceria com o Multiplus

Nada muda na parceria da TAM com o Multiplus. Os pontos LATAM Fidelidade continuarão sendo pontos Multiplus. Segundo a TAM, nada mudará também no resgate de bilhetes, que já é e continuará sendo realizado pelo Multiplus.

———

Confira mais detalhes na página oficial do novo programa. A TAM já está enviando newsletters para todos os clientes. Agradecemos aos leitores que nos enviaram!

São boas notícias para os passageiros TAM! Vamos torcer para não aparecer nenhuma mudança negativa até abril! E vocês, o que acharam das novidades?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção