TAM é a primeira aérea brasileira a emitir bilhetes para Passbook do iPhone

Leonardo Marques 6 · fevereiro · 2013

O Passbook é um recurso presente no iOS6, que permite que cartões de embarque, ingressos de cinema e shows sejam utilizados diretamente no iPhone sem a necessidade de impressão.

No mundo todo, várias empresas aéreas como Air Canada, ANA, American Airlines, Delta, Lufthansa, Qantas, Turkish e United já estão fazendo uso desde recurso.

Quem tem um iPhone 5 ou alguma versão anterior do aparelho rodando o iOS 6, não precisa instalar nenhum aplicativo adicional. Basta acessar o site da empresa pelo iPhone e fazer o check-in pelo navegador. Ao final do check-in é disponibilizado um link que ao ser clicado envia as informações do seu cartão de embarque para o aplicativo Passbook do seu iPhone.

A partir daí, mesmo sem Internet, você poderá consultar os dados da sua viagem e embarcar sem a necessidade de imprimir nada. Além disso o Passbook permite que caso haja alguma alteração no seu voo, as informações sejam modificadas no seu cartão de embarque. Supondo que seu voo mude de portão, a empresa aérea pode alterar essa informação e dessa forma ao consultar seu cartão no Passbook você já teria a informação atualizada.

Achou legal? A Camille, nossa editora de destinos, está viajando para o Uruguai e testou de lá esse novo recurso.  

Para iniciar o check-in, basta acessar www.tam.com.br pelo navegador do iPhone.

Você vai seguir todos os passos e ao final chegará a essa tela abaixo. Veja que tem a opção Salvar Passbook, clique nela que será exibido um link para cada cartão de embarque, é ó clicar nesses links que os cartões irão aparecer no Passbook.

Pronto, esse é o cartão de embarque da TAM no Passbook.

Além de ser uma solução muito prática para o passageiro, o Passbook elimina a necessidade da empresa aérea desenvolver um aplicativo próprio, como TAM e GOL fizeram. Claro que elas devem continuar criando aplicativos para outros fins.

Vamos torcer para que as demais empresas aéreas também passem a usar esse recurso, afinal, pra elas essa solução é mais barata e bem mais rápida do que a criação de um aplicativo.

Ficamos sabendo dessa novidade no Blog do Iphone.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Bruno Couto

    E como se faz no caso de haver mais de um passageiro? Será que podem ser apresentados vários cartões de embarque no mesmo aparelho? Pergunto isso porque se não me engano a American Airlines exigia que fosse apresentado apenas um cartão de embarque por aparelho.

    • Aline G

      Tenho a mesma dúvida do Bruno.

  • Vladimir Almeida

    Algo equivalente para Android?

    • Pelo que vi, no Android tem o PassWallet que lê informações geradas para o Passbook. Então na prática o recurso estaria disponível para iOS e Android. Alguém já usou esse PassWallet?

      • Vladimir A

        Obrigado, Leonardo. Farei o teste.

  • Michael Sowek

    DEMOROU! Assim como quase tudo nesse país…

  • Lucas Souza

    pergunta: em casos de voos internacionais, quando eu quero comprar algo no duty free, na chegada no brasil, por exemplo, eles normalmente pedem meu passaporte e o ticket de embarque do trajeto internacional para ser carimbado. o que eles vão carimbar agora? isso não será um problema? eles vão aceitar o passbook ticket?

  • Lucas, acho que por enquanto isso não vai funcionar para voos internacionais. Mas é uma ótima pergunta! Talvez seja o caso de usarem um leitor de código de barras para isso.

  • Camille Panzera

    Bruno, perguntei na Tam e disseram que funciona para famílias, sim. Depois perguntei pro funcionário que fica na porta de embarque e ele tambem disse que sim. Espero que seja isso mesmo.

  • Fernando Júni

    Como não vai funcionar para voos internacionais se o próprio exemplo usado nessa reportagem é de uma pessoa que está no Uruguai?

  • Wagner

    Acho um absurdo não implementarem para o Android. Não tenho Iphone pq não gosto, deveria haver para Android que é um software livre.

    • Maurício Alve

      Pra isso existe o PassWallet, que conforme citado mais acima, é um aplicativo para Android equivalente ao PassBook do iOS. resta saber se funciona bem né? Vi um comentário lá na Google Play de alguém que baixou,e achou ruim.

  • Bruno Souza

    A TAM já tinha um aplicativo para salvar os cartões de embarque bem antes do PassBook existir, funcionava praticamente da mesma forma, eu já usei esse aplicativo diversas vezes. A demora para passar para o PassBook não prejudicou os clientes, na verdade nem precisava ter passado. Foi o mesmo que trocar Seis por Meia dúzia.

  • O passbook apenas salva o cartão de embarque do passageiro. Essa é uma facilidade das companhias para os locais que aceitam essa funcionalidade, no caso, para os leitores da Infraero, que leem o QR code. Se as máquinas de outros países leem, aí são outros 500…

  • Camila

    Gente, alguem pode me ajudar!

    Fiz todo o check-in pelo celular conforme acima. Salvei no celular, porém o cartao nao aparece no meu Passbook.

    A viagem é dia 8/5, será que so no dia aparece no passbook?

    Achei que salvando já ficava ali o cartão….