TAM, GOL e Avianca são cotadas para comprar a TAP

Denis Carvalho 21 · novembro · 2011

O governo português deve iniciar no próximo mês o processo de privatização companhia aérea TAP. A meta é que até meados de 2012 a venda seja concluída e a maior companhia aérea portuguesa passe a ser controlada por outra companhia. Enquanto a disputa não começa oficialmente, nos bastidores especialistas já apontam as favoritas para arrematar a TAP, entre elas as brasileiras TAM, GOL e  o grupo Avianca-TACA que é liderado pelo boliviano naturalizado brasileiro Germán Efromovich. A disputa, porém, não será fácil, já que também devem participar a gigante europeia IAG, que controla Iberia e British Airways.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o presidente da TAP, Fernando Pinto, confirmou que a venda deve ser iniciada em dezembro, com perspectiva de que a empresa seja privatizada integralmente, embora o martelo ainda não tenha sido batido. “Essa é uma das partes importantes a serem definidas”, disse. “A ideia é ter uma definição do parceiro até metade do ano que vem.” O governo português também ainda não decidiu se a privatização será por leilão ou se seguirá outro modelo.

Apesar de ausência de conversas oficiais, o executivo acredita que haverá um grande interesse do mercado pela TAP. “Pela posição estratégica em termos de mercado, vemos grande interesse. A TAP é a maior no mercado entre Europa e o Atlântico Sul, e as outras estão bem distantes dela”, disse Pinto à agência de notícias Reuters durante evento de aviação no Rio de Janeiro. “Com privatização, vamos ter mais acesso a capital, mais liberdade de crescimento”, previu o presidente.

Ele destacou ainda a questão do idioma, que atrai os clientes brasileiros e, consequentemente, eleva a demanda. “Temos uma boa penetração no mercado brasileiro porque o brasileiro gosta de falar português. Além disso, Portugal é o país europeu mais próximo do Brasil… Tais posicionamentos tornam a TAP uma das mais importantes empresas aéreas que devem ser privatizadas”, completou.

Na Europa, as notícias sobre o assunto dão conta de que as companhias aéreas brasileiras estão entre as favoritas para comprar a TAP. Ao jornal português SOL, o secretário de Estados da Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, afirmou que  há cinco interessados na compra da TAP  e confirmou que a companhia  será 100% vendida durante o próximo ano.

Segundo Monteiro as interessadas seriam “empresas brasileiras, colombianas, do Médio Oriente e europeias”. Segundo o SOL apurou, trata-se das brasileiras TAM e GOL, da colombiana Avianca, da europeia IAG e da Qatar Airways. O jornal afirma ainda que “as empresas do Brasil são as melhores colocadas para garantirem o controle da TAP”. Além da companhia aérea, o governo português também deve privatizar a empresa responsável pela administração dos aeroportos do país.

Nos bastidores comenta-se que a TAM teria interesse no negócio, mas a dificuldade seria conciliá-lo com o momento de fusão com a LAN e criação da Latam. Já a GOL poderia usar a compra da TAP para voltar de vez ao mercado internacional, seja pela manutenção da companhia portuguesa, seja pelo retorno em grande estilo da Varig, empresa adquirida pelo grupo.

Na sua opinião qual empresa deveria arrematar a TAP? Responda nos comentários!

Com informações dos jornais O Estado de S. Paulo e SOL

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Igor – Poa

    GOL deveria ficar com a TAP!

    Se a TAM comprar adeus passagens baratas para Europa por mais uma companhia!

    • Julio

      Avianca ou Gol!!!

      Espero que a que comprar melhore os serviços da TAP, tirando de circulação as aerobruxas e os funcionários portugueses mal educados que tratam brasileiros como lixo. Pra quem voa pela TAPa-na-cara e fala bem o inglês, experimentem falar nessa língua com eles…o tratamento é outro, apesar do inglês deles ser muito pior que péssimo. No último voo que fiz Natal-Lisboa -Amsterdam só vi grosserias com brasileiros e já sabendo disso só me comuniquei em inglês e em momento algum fui destratado.

  • Gol ou Avianca pra mim tá ótimo!

  • Julio

    Varig novamente cruzando o Atlântico!!

  • Luiz

    Seria maravilhoso se a Gol consiga efetuar o negócio e poder voltar a marca Varig em vôos internacionais.

  • leo

    1 passo,jogar as aerovelhas pela janela! Ninguém merece tem aquilo trabalhando em nosso país!

  • Filipe Caliman

    Sem dúvidas GOL/Varig.

    Precisamos de concorrência no mercado e não de "monopólio", afinal o que mais nos interessa além de um BOM serviço é o R$ das passagens.

    • Alex Freitas

      Vc está correto e ufanismos à parte, se ficar com a GOL, será um golaço, já que se a TAM arrematar, será dos chilenos !!

  • Tayan

    GOL!

  • Leonardo

    Gosto de concorrência, só através dela temos serviços e preços melhores, então torço para a menor de todas comprar, ou seja, a Avianca, a GOL/Varig já é grande, e a TAM está se unindo com a LAN, três grandes jogadores e a Azul de coadjuvante deve nos trazer bons resultados. Agora, Deus me livre se a TAM vencer.

  • Tiago de Lima Castel

    GOL/VARIG

  • Marcelo

    Hoje eu vejo a TAP como grande parceira da TAM, visto que a TAM não tem voos para Lisboa, somente code-share com a TAP.

    E uma boa parte dos passageiros da TAP se deve as inúmeras conexões oferecidas pela TAM no portfólio nacional. Eu gosto da vermelha, mas, no mundo dos negócios, tudo está valendo.

  • wanderson cunha

    Qatar Airways. Por ter melhor serviço de bordo entre os concorrentes e para proporcionar uma disputa de mercado real com British-Iberia e TAM em voos do Brasil à Europa. Se a Gol quer retomar as operações transatlânticas da Varig, que faça por si só. Coloque novas aeronaves nas rotas e preços acessíveis. A Avianca-TACA a mesma coisa. Já que o dono é naturalizado brasileiro e tem o direito de manter a Avianca em operação no Brasil, que faça rotas conjuntas com a marca mãe (colombiana). De qualquer forma, isso tudo é só torcida. Como meros mortais não temos nenhum tipo de influência. Nem com muita mandinga conseguiremos evitar o desastre de uma aquisição pela TAM, se a grana brazo-chilena imperar.

  • @REALJANDER

    QUERIA QUE A GOL MUDASSE DE NOME E COLOCASSE O NOME VARIG DE VEZ E COMPRASSE A TAP E COLOCASSE O SIMBOLO VARIG TBM!

    • edson siee

      A Gol perdeu e muito sua margem de lucro este ano, e no ano passado anunciou demissões em massa. Como seria possível comprar a TAPA?A lém do que trazer de volta o nível da antiga Varig, isso a Gol nunca fará. O que importa para o Dono da Gol é o lucro, tanto é q foram eliminadas rotas q não têm tanta lotação (lima, bogotá, em 2008 foi o fim de uma Rota q durou pouco mais de um ano "México".

      A gol não tem interesse em fazer rotas q não sejam tão lucrativas, prefere ganhar o máximo sem oferecer o mínimo de conforto ao cliente (nem mesmo um serviço de bordo +_)

      (não sou da época da Varig, mas todos falam que foi uma das melhores do mundo e não parece q a gol tá preocupada com o cliente, o negócio é lucro a qualquer custo, ou vcs acham q as promoções no smiles não dão lucro p eles??

      E ele ainda mandou matar um sujeito q o denunciou, heheh o Nenê assassino!!!Aliás, o Nenê Constantino! Ele quer q o cliente se #$#@@#$$ e se vc reclamar ele manda te matar!!

    • Flavio Azevedo

      Saudosisats da Varig. A empresa acabou! já era! A imagem não é tão boa como vocês acham. Tem dívidas! A história da Varig é tão suja como a da Rede Globo!

  • Anderson Brito

    Parece ser a mesma notícia à época da Vari:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91

    Leem, camparem e reflitam.

    Anderson Brito

    • Muito boa Anderson, nada que foi dito pelo presidente da Gol realmente ocorreu:

      No comunicado enviado à imprensa, a Gol afirma que, junto com a Varig, estará pronta para assumir a liderança do mercado doméstico brasileiro e internacional no final de 2007. A liderança atualmente é da TAM.

    • Procurando pela folha encontrei outra coisa esdrúxula que a Gol disse, veja:

      Por meio de nota enviada à imprensa, a Gol informa que a Varig terá uma oferta de "serviços diferenciados", com vôos diretos entre os principais centros econômicos nacionais e uma malha internacional com 12 destinos internacionais (na Europa, Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris; na América do Norte, Miami, Nova York e Cidade do México; e na América do Sul, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas).

      http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91

      Resumindo: Adeus a marca Webjet e as promoções mirabolantes!

  • Cassiano Amorim

    Volta VARIG!!! Brasil tem que comprar a TAP, sem sombra de dúvidas! Eles pegaram todas nossas riquezas, tá na hora de devolver hehehehehe com 500 anos de juros, era pro país se doar pra gente 😛

    • José Justino

      Só pode ser piada esse seu comentário. O colonialismo português foi muito diferente do espanhol ou do inglês? Uma dose de Semancol e isso passa.

      • Leonardo Marques

        Galera, vamos dar um tempo com essa coisa de Brasil x Portugal, blza? Isso não acrescenta no post.

  • FABIO JÚNIOR

    Como essa operação é de muito valor se tratando da TAP. Um investimento de milhões e que envolve grandes empresas interessadas, uma que também possa ter interesse é a EMIRATES hoje com grande potencial financeiro. Pode ser que existam boas chances para as empresas brasileiras. Não será simples nem muito menos tão difícil, aquela que tiver disposta a pagar mais leva. A TAM pelo seu vasto caminho já percorrido tem uma experiência boa em negócios. A GOL começou no século 21 mais rápido fez sua fama, chegou frente a frente investindo grande e com confiança no que faz. Mas se tratando quem eu acho melhor que fique com a TAP minha opinião é a GOL para que assim ela faça por ela mesma rotas internacionais na Europa e também Ásia. Como a estrela que sempre será lembrada VARIG, VARIG e VARIG. A GOL vai conseguir marcar e acertar prêmio. Na torcida pela GOL.

  • Varig, Varig, Varig/ Gol

  • Franklin

    Disputa..acirrada hein..? TUDO VAI SER RESOLVIDO NO TAPA.RSRS DESCULPEM O TROCADILHO.RSRS

  • Pedro

    Ninguém tá lembrando aí que se Gol comprar, perdemos uma grande perna da Star Alliance Brasil – EU. Apesar de bicar aqui e ali na One World, a Gol tá fora. Acho que isso ia prejudicar MUITO conexões no velho continente.

    Realmente complicado isso.

    Mas uma coisa é certa: é PRECISO jogar as aero-idosas da TAP pela janela!!!

  • Silas

    GOL!!!!!!!!!!!! MAS TEM DE VOLTAR A OPERAR COMO VARIG! SE NÃO É MELHOR ENTREGAR A TAM…

  • Gabriel

    Torcerei para que a Gol compre!!! Mais opções para acúmulo de milhas a preços acessíveis até para a Europa, hehe.

  • Davi

    Apesar de não ser entusiasta da GOL, vou torcer por ela, para aumentar a concorrência e nos beneficiar, só não pode servir amendoim, ok?

  • Flavio Azevedo

    Ninguém fala que brasileiros são conhecidos por bagunçarem voo. Que grande parte dos brazucas são mal educados e tem mania de não respeitar a cultura de outro país!

  • Rubão

    Mesmo que pintem todos os aviões de Varig não será a mesma empresa. A antiga Varig acabou. E não acredito que a Gol tenha cacife para a compra.

  • André Kraemer

    Dentre esses três players – TAM, Gol e Avianca – acredito que a última seja a que tem maiores chances – mesma aliança aérea, rotas para lugares em que ela não atua ainda, desejo de se expandir pelo Brasil.

    A Gol nunca demonstrou ambição em voar em rotas de longo curso. E acredito que a LATAM esteja em um momento delicado demais, reestruturando-se para virar a nova companhia. Não é o momento de novas aquisições.

  • Maria Tereza

    Penso que a TAP fique melhor nas mãos da GOL…tenho saudades da VARIG!!!

  • Oscar Luiz

    A Gol vai para a Skyteam e leva a TAP. A TAM vai para a Oneworld e a Avianca leva a Ocean Air para a Star Alliance. Daí teremos um bom equilíbrio!

  • Cmte. Pimenta

    GOL, ajudaria a reduzir o monopolio da TAM sobre voos internacionais no Brasil.

  • Edgar

    Flávio…. a mais pura verdade!!! Existem momentos que ao ver certos compatriotas no exterior, dá uma vergonha de ser brasileiro!!!

    • Marcelo

      Concordo com Flavio e Edgar: ha muitos brasileiros desordeiros e arrogantes viajando mundo a fora, fazendo sermos conhecidos como grosseiros, e portanto recebemos algumas vezes tratamento inferior. Temos aqui a cultura do cliente pode tudo, o que nao se repete na maioria dos mercados internacionais.

  • Ricardo M. Lima

    Qatar pois tem dinheiro e é considerada a melhor empresa aerea do mundo.Tam e Gol é de brasileiro e ai já viu estamos perdidos.

  • Bruno

    Avianca!

    Assim Gol e Tam nao irao monopolizar o mercado brasileiro de vez com precos altos de passagens e baixa qualidade.

    Na Avianca, os precos sao mais em conta e a qualidade e superior com poltronas mais espacosas e confortaveis, tem lanches quentes e bons, alem do atendimento das comissarias que tambem e bem melhor.

    Precisamos que haja concorrencia no Brasil para nao ficarmos sujeitos aos precos e criterios de apenas 1 ou 2 companhias.

    • Alexandre

      concordo, Bruno! Exemplo, a Webjet teve vida curta (ainda que o nome permaneça por mais tempo), e mesmo assim não trouxe nada em termos de competição pela 'melhor qualidade', muito pelo contrário, era a pior de todas. Ajudou sim a diminuir os preços das passagens, mas agora que restaram duas dominantes no mercado, vamos ver menos competição, menos promoções no mercado interno, a despeito da qualidade sempre abaixo de qualquer crítica.

  • Alexandre

    Qatar Airways, daria um upgrade na qualidade do serviço, sem deixar concorrer em termos de preço.. Aliás, a própria Qatar às vezes tem bons preços.

  • Morgana

    Ótima notícia!!!

    Vamos comprar já essa companhia, depois o país deles e remanejá-los para Moçambique… hehehe

    Queria ver as aerovelhas fazerem piadinha da rota do piolho agora kkkkkkk

    Respondendo a pergunta: A GOL deveria comprar a Tap e depois mudar o nome pra Varig.

  • Rosana

    È pessoal infelizmente aos poucos vamos ter que anexar esta colonia chamada Portugal ao nosso territorio vai ser a unica maneira que eles terão de sobreviver,afinal exportar cortiça e azeite de oliva depois que nosso ouro roubado acabou parece que não deu muito certo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mauro Ramos

    Ao contrário do que fala o presidente da TAP, os brasileiros que voam pela empresa são tratados com indiferença pela equipe de bordo.Acredito é um pouco de ciumes em relação a situação de desemprego em Lisboa e do pleno emprego no Brasil, com as aeronaves da TAP voando lotadas nos voos partindo do Brasil e as moscas nos voos domésticos em Portuagal.

    Isso, no entanto, é outra questão. É rersultado de quem optou pela agricultura e deixou a tecnologia de ponta na ponta.

    Em relação a venda gostaria que a Gol saisse vencedora, sem usar dinheiro público, dos impostos pagos pelos brasileiros.

    Continuar voando para a Europa e mandando lucros para os europeus é demais. Além disso o sistema de milhagem Smiles é melhor do que o Fidelidade da TAM e com a compra da TAP teriamos mais opções.

  • Matheus Costa

    Mas com a fusão da LAN e TAM, esta vai ter que deixar a STAR ALLIANCE já que a LAN é membro da ONEWORLD, sendo assim também não adiantaria a TAM comprar a TAP, já que esta é membro da STAR ALLIANCE.

  • VIVI

    SOU PORTUGUESA RESIDENTE NO BRASIL E ACHO BEM A GOL /VARIG

    SOU TÃO BEM OU MALTRATADA PELO PESSOAL DA TAP COMO VOCÊS MEUS QUERIDOS BRASUCAS….

    O TRATAMENTO TEM SIDO ASSIM PARA TODOS : PREPOTÊNCIA …E DEIXEM-SE DE RECORDAÇÕES DE COLONIALISMO…ISSO É PASSADO

  • @_7Gabriel

    Tem de ser GOL, pois a GOL tem planos de expansao internacionalmente , com a TAP a Gol poderia ja começar de uma forma diferente no que foi com a VARIG, mais se a GOL for esperta , trará de volta os serviços da VARIG , e ganhará muito mais do que antes ,principalmente por causa dos voos da TAP para varios destinos no Brasil , pra mim tem que ser GOL/Varig

  • carlos oliveira

    …ADORARIA QUE A GOL COMPRASSE A TAP! ASSIM TERIAMOS A NOSSA QUERIDA VARIG DE VOLTA!!!!

  • Tio

    Mesmo a sério! que coisa ridícula. Já agora aproveito para dizer que a venda da TAP tem algumas controvérsias, pois apesar da crise econômica atual não seria necessária a sua venda, a qual irá acontecer devido a ideologias politicas do governo português. O ministro das finanças é Milton Friedman Lover!! E em ralação à venda de 100 por cento também gera polemica, porque existe uma norma de 1999 que diz que em caso de privatização os pilotos tem direito a 10-20% do capital. A pretensão de greve já está marcada para fim de dezembro e inicio de janeiro. Na minha opinião, o fato de a TAM e a TAP pertencerem à STAR ALLIANCE pode ajudar à compra

  • Cmte. Rodolpho

    A VASP QUERO VE-LA DE NOVO NO MERCADO!!!!

  • Osmar

    o governador Tarso do rio grande do sul firmou contrato com a TAP a dois meses, com voos diretos de Porto alegre a Lisboa e vice versa, quando antes tinha que fazer conexão em sao paulo ou Rio, o serviço de Bordo nesses voos direto é exelente. nunca voei pela tam, mas acredito que das brasileiras seria melhor que a Gol ficasse com a venda ta TAP. A TAP hoje na Europa é a companhia com melhores preços.

    Aqui no brasil a nossa companhia era a WEBJET que vinha concorrendo,derrubando os preços e mudando o conceito da GOL e TAM, por tanto que a Gol nao pensou duas vzs em comprar e tirar do mercado a nossa WEBJET!

  • Samuel Valdomiro da

    Sem dúvidas, a GOL.

  • Samuel Valdomiro da

    Avianca tem colombiano e boliviano no negócio. Prefiro a GOL. A TAM vai ser chilena e a QATAR é boa mas é estrangeira. Seria bom a TAP na mão dos brasileiros. Portugal talvez não goste mas…

  • Samuel Valdomiro da

    Que nada rapaz! Europeus têm que engolir agora os brasileiros. Deixa dessa bondade porque estrangeiro não alisa brasileiro não e com essa nova estatura brasileira nós seremos mais respeitados. Muito bom Cassiano! Acho que "o Portugal" deveria se doar pra nós mesmo e se transformar num território ou estado brasileiro na Europa. Lisboa poderia ser nossa capital na Europa.

  • Samuel Valdomiro da

    Muito bom Luiz!

  • Campina Grande – CPV

    A GOL sim poderia fazer o possível para comprar a TAP e expandir sua malha Internacional América Norte, Europa e Ásia. E assim ficar no TOP 20 das Cia aéreas representando o Brasil como assim vez a VARIG conhecida e respeitada em todo o mundo. Que a GOL consiga comprar e ter todo o sucesso que qualquer empresa deseja. GOL (Varig, WebJet e futuramente Tap) srsrsrs

  • Ernesto Gasparotto

    Impressionante como o ufanismo, umas das pragas nacionais, consegue se sobressair sobre a razão.

    A simples notícia de que a TAP será privatizada gera uma série de opiniões racistas, saudosistas, utópicas e sei lá o que mais.

    Ora, se a Gol assumir a TAP significará apenas uma coisa, a TAP será dos Constantino e não "nossa".

    E comprará quem atender às condições estabelecidas e chegar com a bufunfa, independentemente da torcida blogueira.

    By the way, a Varig que tanto falam só sobrevivia naquele esquema de ser praticamente mantida pelo Estado com privilégios inaceitáveis, como obrigatoriedade do órgãos públicos só comprarem com tarifa cheia. Quando teve que se enquadrar na concorrência quebrou de verde-amarelo, samba e pandeiro.

  • edson siee

    vai ficar querendo

  • Joás Oliveira

    Concordo com o Julio, as aeromoças da TAP tratam muito mal os passageiros e tem falta de vontade para atender a simples pedidos como uma água. Tive que pedir 3 vezes um copo de água e aeromoça o fez de muita mal vontade!! #FATO

  • Ruan

    Não confio numa empresa 'low cost' que não é 'low fare'. Tem muita passagem da TAM que é mais barata que da Gol… Mas como disseram, a concorrência poderia ser benefica

  • Roberto

    Que bom seria se a GOL comprasse a TAP, que bom seria se a VARIG renassece ainda mais forte do que foi no passado, que bom seria se a VARIG voltasse a ser a maior companhia aérea brasileira e representasse o Brasil no exterior com a elegância e o respeito que o Brasil merece. A TAM é uma companhia aérea vazia e que, embora durante anos tenha dito ter "orgulho de ser brasileira", em breve será chilena. PQP para a TAM! Se muda para Santiago! Boa sorte GOL e TAP!

  • A gol deveria comprar aTAP

    Para se posicionar de vez entre

    As grandes companias aereas do

    Mundo!..

  • THIAGO

    GOL/VARIG (VRG Linhas Aéreas S/A) pelo amor de Deus. Para fazer frente a TAM (Latam). Senão o monopolio vai ser gigante.

  • Francisco Cunha

    Esqueçam a VARIG,ela morreu e já foi enterrada,não existe mais,INFELIZMENTE.

    A GOL é dona do nome VARIG,só isso,a empresa não é aquela que um dia nos orgulhou tanto,apenas um nome que espero que não venha a ser denegrido por seus atuais donos.

  • Francisco Cunha

    O Brasil é dos Brasileiros !

  • Mauricio Meirelles

    Sou a favor da Tam adquirir a Tap,as duas fazem parte da mesma aliança,é um jeito de baratear frente a concorrencia europeia e o serviço de bordo da Tam e muito melhor que o da Gol,se vamos viajar para europa/am norte ou qual seja o lugar devemos ser tratados com respeito,a Tam vem fazendo isso muito bem ao longo desse tempo,na minha opinião é a empresa mais qualificada pra fazer a aquisição.Imagina viajar 10h comendo um lanche frio igual a o serviço da Gol?tomara que a Gol fique por fora dessa.

  • REGINALDO

    a minha opiniao e que ja viajei pra muitos lugares mais nunca vi um povo ruim de atendimento como esses da TAP ! principalmente os que trabalham no aeroporto de BRUXELLES. sao muito mal educados, sem o minimo preparo de atendimento com o cliente .( mas tambem sei que isso e normal por que conheço muitos portugueses e todos sao mal educados)deve ser a crise do PAIS …

  • milton

    sem duvida alguma gol, e que a gol coloque esta empresa no caminho do crecimento da aviação no brasil. e quem sabe se ñretorna os nomes das subsidiarias rio sul e nordeste na compra da tap, ai sim vamos voltar aos bons tempos.

  • milton

    sem duvida alguma gol, e que a gol coloque esta empresa no caminho do crecimento da aviação no brasil. e quem sabe se ñ retorna os nomes das subsidiarias rio sul e nordeste na compra da tap, ai sim vamos voltar aos bons tempos.

  • Luís Nunes

    em conversas sobre a privatização da TAP, tenho defendido que prefiro que seja feita com capital brasileiro em vez de europeu, nomeadamente espanhol, Mas ao ler alguns destes comentários carregados de preconceito e chauvinista, fico a pensar se não será melhor a TAP ser adquirida por capital árabe ou chinês. Afinal, a esses, só lhes interessará mesmo é o negócio, e ele até é apetecível!

  • FELIPE

    Embora eu goste muito da TAM mas prefiro que a Gol compre a tap e tire as aerobruxas da tap e contrate muitos cms formados que ainda nao teve a oportunidade de exerce a profisao pq forma comissarios(a) eles formam mas emprego q e bom cade vai q e sua Gol.

  • XXXX

    torço pela TAM pois na minha opinião trata os passageiros muito bem, o que é bastante diferente da GOL que além de ter tido muito voo atrasado no ano passado de acordo com as noticias desmoraliza o Brasil por tratar os passageiros mal e alias só pra comentar a GOL NÃO VAI USAR A MARCA VARIG ELA PREFERIU USAR A PRÓPIA MARCA