TAM começa voar de Fortaleza para Miami em maio

Leonardo Marques 5 · janeiro · 2014

Depois de muitos boatos, agora o voo Fortaleza – Miami está confirmado, ele começa no dia 31 de maio. O início dos voos ainda depende da aprovação da Anac, mas como há bastante tempo, tudo indica que ele começará nesta data mesmo.

Inicialmente será apenas um voo semanal realizado aos sábados, mas espera-se que ao longo de 2014 as freqüências sejam aumentadas. Afinal, além de ser uma ótima opção para os cearenses, ele pode atender muito bem várias outras cidades próximas como Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju.

O voo será realizado em aviões 767-300 com capacidade para 221 passageiros. A viagem terá em torno de 7 horas e 20 minutos.

A venda das passagens deve começar no mês de fevereiro. No dia que começar nós postaremos todos os detalhes.

Veja os dados dos voo:

JJ 8132 Fortaleza 23:35 – 06:50 Miami
JJ 8133 Miami 14:00 – 21:25 Fortaleza

Com informações dos leitores Marco Magalhães, Agenor Studart, Thiago Everton e Domingos Sávio.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Roberto

    7 horas e 20 minutos????? Tem coisa errada aí não????

    • Marcos Sobral

      Não amigo. O Nordeste é próximo da América do Norte. De Recife leva umas 7h e 50 min.

      • Alexandre Lima

        Tudo depende do equipamento utilizado, o vôo que a American Airlines utiliza saindo de Recife é velho e pequeno, por isso é tão demorado.

  • Que boa notícia! 🙂 Vou usar miami como hub para ir para San Francisco.

    • Raphael Amorim

      Estou pensando na mesma coisa, mas tem que ver como vai ficar o preco medio desse voo.

  • Carolina Paiva

    Oh Glória!!!! tomara que vingue, já que todas as tentativas anteriores de voos direto para os EUA nao tiveram exito… e que venham as promoçoes!!!!!

  • Marcus

    O aumento de opções sempre melhora. A Tam não tem vôos saindo do Nordeste para os EUA. Além disso, de avião tudo é mais perto e Fortaleza sim será opção para todas estas cidades. Ressalte-se que Natal é mais perto de Fortaleza que Teresina e São Luís. Mas se não concorda e quer expor a sua opinião, exponha pelo menos com educação.

  • Bruno Alcantara

    Saiu uma matéria em um jornal de Fortaleza com infomações diferentes, como data de início e horário. Qual a informação correta?

    diariodonordeste.globo.com/m/noticia.asp?codigo=373239

  • Ana

    Não me importa se tem gente sem educação aqui nos comentários, o que importa é que o site MD é ótimo todo dia vejo novos posts e como sempre, não dá para agradar a todos. O q deve fazer é, ser superior e ignorar os ignorantes. MD sempre melhorando.

  • Fernando-RJ

    Achei estranho 7 horas e 20m de FOR-MIA… É isso mesmo??

    • Na verdade esse não é o tempo de voo né, é a diferença entre horário de saída e chegada, o tempo de voo é uns 40 minutos a menos.

      • Fernando-RJ

        Estimava um tempo menor ainda…

        • Eu também achei muito tempo. Depois vou pesquisar isso.

          • Marcos Sobral

            Leonardo, eu acho que são 7 horas e 20 mesmo. O Voo da American Airlines de Recife para Miami leva 8 horas e 25 minutos de voo. Fortaleza fica cerca de 1 hora de voo de Recife. Então deve ser mesmo um voo de 7 horas.

          • Eduardo

            Certamente não serão 7h20. BSB-MIA da Tam dura 7h15, na mesma aeronave! FOR-MIA tem de ser abaixo de 6h. A menos que eles queiram economizar muuuuito combustível.

          • Eduardo

            Aliás, abaixo de 5h. MAO-MIA dura 5h05.

          • Raphael Amorim

            Mas MIA eh muito mais proximo de MAO que de FOR.

          • Marcos Sobral

            Eduardo,

            O voo Belém x Miami (nova rota direta em operação da TAM) dura EXATAMENTE 6 horas e cinco minutos (veja no site da TAM).

            Belém que está mais próximo de Miami e dura 6 horas. Desta forma, Fortaleza deverá ter um voo entre 7 e 8 horas (e uns quebrados).

          • Evaldo

            É complicado falar exatamente de tempo de rota, pois existem fatores que variam de acordo momento, exp: velocidade de ventos, peso da aeronave, desvios de outras rotas existentes e outros tantos fatores…..uma exemplo que vivo são os voos de Luanda a Guarulhos que já fiz em 6:50h e 7:45h (767-200). hoje o voo leva em média 7:50h a 8:30h em um 777-300 ou 777-200.

          • Bruno

            Eu moro em BSB e me perguntei a mesma coisa: como que um voo da American Airlines sai 9:00 e chega 16:00 (com o fuso horário vc chega lá 14:00) e o de Fortaleza dura 7:20. Abri o Google maps e vi que, em "centimetros" a distância é quase a mesma, pois apesar de estar mais ao Norte, dando a impressão que mais perto de MIA, Fortaleza fica mais ao leste, enquanto BSB fica mais "abaixo" de MIA. Resumindo , o horário provavelmente está certo.

  • Resta saber se os preços serão acessíveis ou se descer pro sudeste para depois subir pros EUA ainda será mais barato.

    • Fernando-RJ

      Sim.. deve-se observar.. de qualquer forma é mais uma opção!

    • Marcos Sobral

      Renato, acho que será mais barato, já que a rota de Belém já é mais em conta em comparação a algumas do Sul. Acredito que o ato de "descer para subir" será coisa do passado em breve.

  • Ana B. C.

    Tomara que mudem a freqüência/dias de vôo. Saindo no sábado vc sempre vai perder o fds no destino…e fica preso em ficar 1 semana ou 15 dias..etc…melhor se pelo menos saísse na quinta..nera TAM? Hehehe

    • Eu acredito que eles não devem demorar para ampliar essa freqüência, apenas um voo por semana é bem complicado mesmo.

  • Marcus

    Provavelmente não será dos mais baratos, mas deve vir uma promoção de lançamento para promover. Mas, ainda que seja mais caro, tem que se analisar o custo benefício de se pagar mais caro saindo de outra cidade. Este voo sai do Rj, vai fazer conexão em Fortaleza e vai seguir pra Miami. Na volta, a mesma coisa. Se procurar comprar saindo do Rj, corre o risco de acabar pegando o mesmo voo. Além disso, não sei se todos pensam assim, mas eu prefiro pagar mais caro para ter um voo direto e mais curto a descer pro sudeste, pra depois subir pro hemisfério norte. A viagem simplesmente dobra de tempo. A título de exemplo, tem o caso da TAP. Saindo de Fortaleza pra Lisboa, são 7 horas de viagem. Se for por alguma empresa de São Paulo, gasta-se mais de 3 horas pra se ir pra São Paulo, mais algumas horas de conexão e mais 11 horas de voo pra Lisboa ou outra cidade europeia. Ainda que seja mais barato, acho que um voo direto de 7 horas sai mais cômodo que vários vôos que fazem a viagem chegar a quase 20 horas.

    • henrique

      concordo com voce que nao vai ser dos mais baratos, pois quando nao tem concorrencia eles podem por o preço que quiser eu prefiro fazer ao contrario, descer p sao paulo ou rio e pegar um voo internacional, afinal a estrutura é melhor e as aeronaves sao de porte maior

  • Marcos Sobral

    No ano passado comentei aqui que não fazia sentido a concentração de voos para os EUA partindo do Sul do Brasil. A maioria dos nordestinos tinham que voar 4 horas para o Rio ou SP para então voar mais umas 10 horas para os EUA.

    A TAM mesmo, até o ano passado, não tinha nenhum voo partindo da Região Nordeste e somente um para toda a Região Norte. Quando cancelaram o voo da TAM do Rio de Janeiro fiz um comentário que quase me engoliram: que a Tam iria abir mais voos no Norte e/ou Nordeste. Neste meio tempo apareceu um voo de Belém e agora outro de Fortaleza.

    Eu sou de Recife e fico feliz pelos voos de Belém e Fortaleza, já que quando for utilizar meu Multiplus vou viajar somente 50 minutos até Fortaleza. No ano passado tive que viajar 4 horas para voltar do Galeão, sem contar que o voo EUA x Galeão é mais longo.

    • Iza

      Muito bem! Irmão pernambucano! Muito sensato! Tambem fica bacana este vôo da AA! Mas no nosso caso, temos que "descer tambem para subir", mesmo que em menos tempo!

  • guilherme

    Muito bom, mas uma vez por semana é muito pouco, vou acabar usando estw voo apenas na ida e optar por voltar por sp, com mais dias e horarios e uma alfandega mais branda. Pq a de fortaleza, com apenas este voo chegando neste horario vai ser a diveesao dos fiscais da receita, assim como já é o de manaus.

  • Daniel Pires

    Boa opção, mas há o ônus da alfândega, já comentado, e também o quanto a TAM vai querer cobrar.

    Quanto ao debate das capitais próximas e voos que aconteceu aí em cima, é o seguinte: moro aqui em Fortaleza há um ano, e a concentração da malha aérea daqui é mais pra Teresina, Recife, Natal e São Luís. João Pessoa tem um vôo semanal, aos domingos, e fica a 750km por via terrestre.

    O “descer pra subir” já fiz duas vezes por serem caríssimas as opções saindo direto do nordeste. Espero que a TAM pegue leve.

  • ALYSON

    De onde tiraram essas informações? Em um jornal de Fortaleza, cita a mesma notícia mas com várias informações diferentes ( início das vendas, dia do primeiro voo, tempo estimado de voo etc)
    LINK: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?cod

    • Oi Alyson, eu não sei onde eles conseguiram essa informação, mas o pedido que a TAM fez à Anac é para começar voar no dia 31/05, aos sábados e os horários dos voos do pedido são esses que estão no post mesmo.

      • Ana

        Na matéria tem dizendo que as informações foram obtidas com o secretario de Turismo do Estado

        • Oi Ana, não importa quem tenha dito, o que vale é o documento que a TAM apresentou à ANAC. Esse documento, que se chama solicitação de Hotran, é o que a Anac está avaliando neste momento e tem todos os detalhes do voo. Não tem como mudar a menos que a companhia apresente um novo pedido. Para ficar claro: a companhia apresentou esse documento, a Anac vai aprovar – ou não – e o voo começa. Não depende de aprovação de secretário nem governador. =)

  • Generly

    Até que enfim os olhos estão se voltando para o NE. Muitas pessoas descem para pegar voos em SP e RJ. Noticia muito boa, vamos aguardar as promos, será que rola ? Moro em Fortaleza e será muito bom, desde de que os preços ajudem.
    Abs,

  • A American tem um voo direto de Miami pra Recife, com mais opção de frequências e da Copa com conexão no Panamá.
    Moro em João Pessoa e já fui pra Fortaleza de carro e é longe pra cara$#@, e de avião costuma ser meio caro e mesmo assim há apenas só um voo (da Trip (Azul)) pra Fortaleza. Saindo de Recife ou Natal as passagens são mais em conta o que pode sair em conta pegar um voo pra Fortaleza dependendo do preço.
    Já Maceió e Aracaju nem ao menos um voo direto pra Fortaleza tem, saindo bem melhor ir pra Recife ou Salvador.
    Por proximidade e comodidade Fortaleza não é uma boa opção para as cidades citadas (exceto talvez Natal), pode ser uma boa opção pra quem gosta ou prefere o serviço da Tam no lugar da American ou caso o preço seja bem mais em conta que a American.

    • Concordo com o Igor . Moro em JPA e a leitura é realmente esta !

  • Se o preço for bom pode compensar, apesar de poder ser uma tática pra tam cobrar caro já que o cliente que pagar tem o comodismo de não precisar descer pra sp. ou rio

  • Essa notícia eu to pagando pra ver > http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1393

  • Cassiano Gomes

    Como os voos se iniciarão possivelmente em Maio de 2014 (produto lançamento), aliado a falta de concorrência/opções (o que faria com que os preços fossem reduzidos), é bem certo que os preços praticados não serão dos melhores. Por outro lado e preciso fazer a roda girar, ou seja esse lançamento sera o primeiro passo para que as coisas mudem em um futuro próximo. Com mais frequências e mais companhias voando a tendência natural é de queda no preço dos bilhetes.

  • Pedro Cerqueira

    Bom fica aqui o alerta sobre as contradições entre o post publicado no MD e em diversos outros sites. A maioria diz que o voo terá início em 25 de Abril; que a frequência será semanal aos sábados; que na rota FOR-MIA partirá às 13:15h e na rota MIA-FOR às 21:00h e que a viagem terá duração de 6:40h. Creio que o MD tem razão quanto a duração, pois entre FOR-MIA são aproximadamente 5.500km em linha reta e considerando a velocidade de cruzeiro do 767 que é de 851km/h, teríamos um voo durando, no mínimo, 6,46h, que equivale a 6h26m, sem considerar o tempo despendido com os procedimentos de decolagem e pouso. Assim, 7h20m é um tempo razoável. Quanto ao debate sobre quais cidades se beneficiarão desse voo, eu apostaria somente em Teresina e São Luis, pois Natal, João Pessoa e Maceió possuem melhores opções por Recife, enquanto Aracaju é muito ligada a Salvador.

    • Pedro Cerqueira

      Corrigindo, a maioria dos sites diz que a frequência será semanal às sextas-feiras e não ao sábado.

  • Paulo Almeida

    O ideal é liberar logo a malha dos voos domésticos pros gringos, como já falou a minstra Gleisi. Com mais concorrência rapidinho o preço despenca, e as pessoas poderão assim se lcomover com preços justos.

    • Duvido. Estou lembrando de um personagem do Jô, o Don Casqueta que dizia: Não manda a Máfia pro Brasil que esculhamba a Máfia.
      Quando os cara chegam, logo se enturmam no jeitinho brasileiro, e vendo que podem ganhar o mesmo vendendo apenas uma passagem do que ralar para vender umas dez no país de origem.
      Foi assim com os carros, quando o caçador de marajás resolveu reclamar das carroças. Cadê? Quando os japoneses chegassem ia ser uma maravilha. Veio Toyota e Honda e vende os carros com o sobrepreço usual e o povo compra. E por aí vai.

  • Luan Rezende

    Pra quem mora em são Luís será perfeito! A Gol tem voos frequentes e baratos para Fortaleza. Vai ser ótimo ter mais opções além de Manaus e Belém direto para os EUA.

    • Luan, você nem vai precisar fazer isso. A TAM certamente irá vender São Luis – Miami pelo mesmo preço de Belém – Miami ou pelo mesmo preço de Fortaleza – Miami. É só esperar pra ver.

  • ANTONIO

    Aracaju e Maceió o vôo da Tam Fortaleza Miami não serve.Temos saída AA de SSA e REC para Miami.Será que iremos para FOR?

    • Antonio, se for para ir de carro ou comprar passagem separado certamente Recife e Salvador continuam sendo opções melhores com a American Airlines. Mas com o tempo a TAM deve ajustar sua malha para direcionar voos dessas capitais menores do Nordeste para o voo de Fortaleza. Quando a TAM fizer promoções de passagens nacionais esse benefício ficará mais claro.

  • O que se comenta aqui em Fortaleza é que o governo baixou o ICMS, acho que de 27 para 12% e a TAM aceitou fazer esse voo direto, mas tambem a AA vai fazer esse voo em breve, o que será bom para questão do preço, duas companhias fazendo voo direto mesmo que uma vez por semana no início vai dar um indicativo do mercado. Ouvi tambem que tem uma empresa russa em negociação com o governo para outro voo direto para Europa.

    • Ed, essa redução de fato ocorreu e foi uma bela redução, no caso dos voos internacionais foi de 30% para 12%. Certamente essa redução aliada à posição estratégica de Fortaleza vai ajudar a mais companhias lançarem voos internacionais aí. Além disso, é bom provável que esse ano a Azul explore mais o interior do Ceará também.

  • Oi Igor, ir de João Pessoa para Fortaleza de carro ou mesmo comprar passagem separada por outra companhia raramente será uma boa opção, para isso Recife de American Airlines provavelmente vai ser sempre a melhor opção. Mas quando a TAM fizer promoção você pode conseguir um preço bom João Pessoa – Miami com conexão em Fortaleza. Você despacha as malas na TAM em João Pessoa com franquia de voo internacional e só pega em Miami, essa é a ideia.
    Se esse voo da TAM engrenar pode ter certeza que ela vai direcionar os voos de Natal e João Pessoa para conexão em Fortaleza.

    • Ter voo da tam saindo aqui de joão pessoa eu acho quase impossível.
      Digo isso pela estrutura do aeroporto, e fora que aqui não é passagem para canto nenhum, diferente de recife e fortaleza, que servem de conexão para alguns locais.

      • Torres, eu falo voo saindo dai para fazer a conexão em Fortaleza, ao invés de fazer em Brasília, Rio, BH e SP.

        • Felipe Lacet

          Aí o problema vai ser a escassez (se é que existem) de voos direto JPA-Fortaleza para fazer a conexão. Mas claro, é sempre uma opção a mais, especialmente quando houver oferta de tarifas baratas.

        • Acho meio difícil ter um voo saindo daqui com conexão em fortaleza. Só se pegarem um dos voos pra SP/RJ/BSB e colocarem uma escala no meio dele.

  • Conforme havia dito de manhã, os comentários da confusão foram apagados. Vamos tentar voltar ao tema mantendo respeito.

    • Germano Castro

      Antes de tudo, parabens pela reportagem. Leia a noticia do link abaixo sobre um voo direto de Fortaleza para Orlando pela Dynamic Airways.
      http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?cod

      Vc tem como confirmar se existe realmente esse voo?

  • ANTONIO

    De carro não compensa mais ir nem para SSA nem REC.Na promoção saída AJU/SSA/AJU ida e volta 160.00.Mas por incrível que pareça o sergipano prefere ir a GRU ou GIG para pegar vôo Internacional.

  • Max

    A questão da manutenção dos vôos é complexa. A delta começou mas, por falta de passageiros, desistiu da rota. O destino era Atlanta, pouco atrativo, mesmo como Hub. E a opção de se aumentar a frequência é questionável. Fico com pé atrás com a informação que fortaleza tem gente suficiente para preencher 3 voos semanais para Miami. Vejo uma alternativa para isso: um rodizio entre Fortaleza, Natal, Belém, São Luís, Salvador na semana dos voos (ou algo do gênero). Adaptando-se as rotas domésticas dessas cidades para um tempo mínimo de conexão para a rota internacional, aliadas a um valor justo e a possibilidade de se usar milhas, essa idéia pode fazer explodir o turismo internacional dessas cidades.

    Ainda não entendo como a gol não ajustou a malha doméstica para se sair de Manaus mais facilmente que se tendo que ir para Rio, Sp ou agora Bsb.

    • Paulo Almeida

      Pq lá talvez a demanda seja menor ainda.

    • Nicholas Saliemeni

      A DELTA nunca saiu de FOR para ATL com menos de 75% de ocupação em seus vôos, na alta estação era sempre FULL, inclusive quando a rota era somente FOR-ATL, a DELTA desistiu da rota por questões operacionais internas, existiam outros mercados em que o 757 era MELHOR APROVEITADO (inclusive dentro dos EUA) e gerava uma receita maior, também a crise do combustível agravou para que a cia tomasse essa decisão, sua informação sobre a operação da cia na rota está totamente equivocada. E para sua informação, saiu um resultado de demanda O&D de 2011 que Fortaleza MESMO SEM TER VÔO direto, conseguiu movimentar 18 mil pax naquele ano. Sem contar que Fortaleza além de ser um grande destino turístico, tem uma grande população ( é a única grande metropole brasileira sem ter vôos direto para os EUA atualmente) e é uma das cidades que mais cresce do país e atualmente é a que mais gera riquezas do Nordeste, uma forte classe empresarial e volume consideravel da classe média que adora MIA. Se até cidades inferiores a Fortaleza como Manaus e Recife tem vôos para EUA, porque não Fortaleza ?

  • Juliana Barbosa

    Que maravilha! Até que enfim Fortaleza entra na lista das cidades que merecem voos para os EUA! Sempre tínhamos que descer até Rio ou SP para depois subir…absurdo! Esperamos agora que mais companhias aéreas também consigam operar seus voos internacionais a partir de Fortaleza!
    Ótima notícia para nós cearenses!

  • beirouth

    Leonardo, será que teremos mesmo esse voo SLZ–> MIA pelo valor do que sai de Belém??? Seria muito bom!!!

    • Beirouth, eu aposto que sim, talvez não no preço ‘normal’, mas nas promoções sim. E mesmo quando o preço não for igual deve aumentar pouco em troca de um conforto bem maior do que descer até Rio, São Paulo e Brasília para depois subir.
      O voo da TAM de Belém é quarta e domingo e o de Fortaleza é aos sábados, portanto quem é de São Luis pode acabar usando os dois aeroportos. Vamos torcer para esses 3 voos emplacarem e depois a TAM colocar mais frequências, isso será muito bom para que mora nessas capitais menores do Nordeste.

  • Bruno Acioli

    Bem pessoal, sou aqui de Fortaleza e gostaria de falar um ponto que nao foi levantado por ninguém aqui! Realmente tiveram outros voos internacionais que foram cancelados aqui, mas a diferença agora é um benefício fiscal no ICMS do combustível para aeronaves que foi concedido pelo governo do estado do CE! Umas das exigências para é justamente ter pelo menos um vôo internacional direto saindo do estado! Outro fator relevante, no caso da Tam, é que eles construíram uma oficina no aeroporto de Aracati onde vão fazer a manutenção de suas aeronaves! Então está muitos mais fácil de ser mantidos esse vôo, e com certeza a Tam fará direcionamento de voos para cá, assim como fez para Manaus!

  • FH

    Não se pode perder de vista que, com a entrada da TAM na OneWorld, e o codeshare com a AA, esse voo pode servir para o alto Nordeste fazer conexão para outros top destinos dos EUA (NY, LAX, Vegas) com respeito à ao limite de bagagem e com emissão de um só bilhete.

  • jorge

    Este voo é pra inglês ver. Ele só vai acontecer porque o Governo do Ceará reduziu o ICMS sobre a querosene de aviação para "tentar" fazer este voo ficar atraente para a TAM. Não creio que tenha vida longa.

  • oseasbr

    Esperamos uma tarifa justa.

  • Manoel Filho

    Faz tempo que estou na espera, Vou ficar na torcida para ficar por muito tempo , pois esse voo será muito importante nao so para os cearenses mas para os piauienses também!!!! Parabéns TAM

  • Bruno Acioli

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?cod

    No link a cima matéria mostrando a possibilidade de um vôo direto de Fortaleza para Buenos Aires, podendo ser operado pela Gol, Avianca e Azul! Ainda explica a questão do benefício fiscal do icms! Mostra então que os voos devem permanecer pois o benefício é extensivo aos voos locais

    • Achei um trecho da reportagem interessante: diz que o voo é Rio – Miami com escala em Fortaleza:

      "O trajeto Miami-Fortaleza-Rio de Janeiro e vice-versa será feito por um boeing 767 com capacidade para 230 passageiros e terá cerca de 6 horas e 40 min de duração".

  • Bruno Acioli

    Na verdade, Márcio Ricardo, Fortaleza serã uma escala do vôo que vem do Rio de Janeiro! Tanto na ida qto na volta, portanto os passageiros com destino/origem Fortaleza pegarão vôo direto

  • Antonio

    A American ainda está usando um 737 de Recife a Fortaleza? Horrível. É melhor fazer escala mesmo. Vou em Março de Recife a Belém para ir a Miami Com a TAM. Na volta optei por fazer alfândega em Guarulhos, soube que estava melhor que outras cidades como Manaus, Belém e Brasília. Alguém sabe me dizer se essa informação é verdadeira?

    • Mauro Marciano

      A aeronave que faz o voo 220 e 221 (REC-MIA-REC) é um Boeing 757.

    • jorge

      Confirmado, a alfândega em SP é bem menos complicada, devido ao grande número de voos chegando a toda hora. Enquanto que em cidades com poucos voos, os fiscais ficam fuçando todas as malas, pois o próximo voo internacional a chegar vai demorar muitooo.

    • henrique

      sim, amigo com certeza é melhor pegar voos internacionais saindo do rio ou de sao paulo!!

  • Antonio

    Corrigindo: "A American ainda está usando um 737 de Recife a Miami?"

    • henrique

      deve ser o 737-800 nx aparelho este utilizado em destinos que saem de LAX com destino a alguns paises situados no Pacifico

  • aristeu

    Será que o aeroporto terá condições de suportar mais vôos? Principalmente um internacional, que demanda uma estrutura muito maior do que um nacional? e a Receita/Policia Federal/Duty Free?
    Gostaria de sugerir ao MD um quadro com preços das passagens aereas internacionais(pelo menos com os 10 principais destinos) para nos ajudar a perceber se a promoção é vantajosa ou não……Miami a 1500 reais é promoção? e a 1800? 2000?. E Paris a 1800? Se tivessemos um quadro demonstrativo com os preços das passagens normais e os demais preços já conseguindos no MD teriamos uma boa base para julgarmos cada uma das promoções….
    Feliz 2014 a todos

    • Thiago Castro

      Isso daria um trabalho absurdo e não seria tão produtivo. Quando vc quiser ir pra algum lugar, dá uma pesquisada nos preços por um tempo e tb nas promoções anteriores aqui do MD mesmo. Daí vc forma um preço "padrão" na sua cabeça e decide se o preço atual está bom ou não.

      Dar trabalho pros outros é fácil, mas temos que fazer nossa parte não acha?

      • Leandro

        Boa, resposta

  • arthur

    A alfandega de fortaleza é mais chata. Me mandaram para o raio X em vôo vindo de Portugal. Não dei nada, óbvio, mas dava para ver que eles ficam esperando trabalhar e nos cobrar altos impostos para os petralhas jogarem fora.

  • Germano

    Leiam a noticia do link abaixo sobre um voo direto de Fortaleza para Orlando pela Dynamic Airways. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?cod

  • Vai ser o 767 sucatao que fazia mao to mia ?

    • Manoel Filho

      Nao, o 767 é novo tão bom quanto o 777, eu particularmente acho melhor o 767 novo do que o 777 pela sua configuração!!!!!!

      • Antonio

        Você sabe se o 767 que faz Belém-Miami é novo?

      • Tks!!!
        Deve ser uns dos vieram da lan! Tbm prefiro ao 777

  • André

    Finalmente poderemos ir de Fortaleza à Miami ponta à ponta em classe executiva!

    Esperamos que ao longo de 2014 libere o vôo Fortaleza Orlando.

  • Dodynacio

    Rapaz, que absurdo, deslocar um voo desse porte pra Fortaleza, sendo que o HUB do nordeste é Recife, esses caras são loucos!!!!!

    • Antonio

      Concordo. Se já tem saídas de Manaus e Belém seria melhor saídas de Recife, pois quem vem de Salvador, Aracajú, Maceió, João Pessoa e Natal poderia viajar por Recife. E que fosse de Fortaleza poderia fazer escala em Belém.

    • Thiago

      Fortaleza é Switch!

    • Lokal

      Dizer que Recife é o HUB do Nordeste é diminuir muito essa importante megalópole. Resífilis, como é carinhosamente conhecida, é no mínimo o HUB das américas. Aliás, a JAL, a Emirates, a Etihad, e a Singapore deverão iniciar vôos non-stop para ligar diversas cidades da Ásia e Oriente Médio à "Resífilis", afinal de contas nenhuma dessas grandes companhias aéreas deve ficar de fora desse importante destino. É quase equivalente a uma empresa que não voa pra Nova Iorque ou Londres. Ao colega Dodynacio, deixo minhas palavras de conforto para que fique tranquilo que esse vôozinho que vai passar por Fortaleza não irá tirar o glamour do HUB das Américas. "Resífilis" é o centro do mundo civilizado. Alguém aqui acha Pernambucano bairrista? Rsrs.

      • henrique

        amigo por favor me mande a fonte de pesquisa que cias como jal, emirates, ethiad e singapore vao operar em Rec. essa eu quero ver!!!!!!!!

    • Frank

      Amigo Dodynacio, tenho certeza que se a tarifa do Fortaleza-Miami for barata você será o primeiro a montar no lombo de um jumento pra se deslocar de Recife até Fortaleza só pra pegar esse vôo.

    • Nicholas Saliemeni

      Não sei de onde tirou essa informação, pelo menos para os nordestinos setentrionais (MARANHÃO, PIAUI, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE), Recife nunca foi nenhum HUB para nós, pelo contrário, FOR é que sempre foi o centro de conexões para o SUDESTE E O NORTE DO BRASIL. Talvez você esteja abordando de uma ótica mais regional ainda, uma realidade que possa ser somente de 3 estados, PARAÍBA, PERNAMBUCO e ALAGOAS, porque até para os Baianos vocês não são HUB.

      E se conforme, porque definitivamente, conforme a imprensa vem abordando, a LATAM escolheu FOR para ser o seu mini HUB do Nordeste

  • Mas pessoal a questão ai é que o Ceará reduziu o ICMS sobre os combustíveis para aviação, então a TAM vai se beneficiar pois reduz o custo operacional dela, para levar mais usuários para o Nordeste e também para o Rio de Janeiro.
    http://extra.globo.com/noticias/brasil/para-atrai

  • Victor

    site aqui disse que terá um voo direto de Fortaleza para Orlando, segundo eles, 6h40min. mas miami é mais perto doq ue orlando, então eu acho que tem algo errado! :/

  • Alguém quando a TAM começará a vender esse voo (FOR-MIA)? Nada no site, nada em canto nenhum. Estou morando nos EUA e muito me interessa!

    • Dulce

      Eu tambem estou checando todo dia, por favor postem alguma coisa quem tiver noticias sobre esse voo. Estou organizando um casamento e seria utilissimo saber informacoes desse vovo.

      • hamilton

        Começaram hoje as vendas!

  • Hamilton

    Pessoal, começaram as vendas das passagens hoje, com valores a partir de U$699 ida e volta!!! Vôos aos sábados conforme divulgado. Já há poucas datas nesse valor pois a procura está grande.

  • Robson

    Pelo que procurei agora acho que se esgotaram esses valores. Fiz agora a busca de FOR-MIA para setembro e ta saindo por R$1600 a ida e R$1600 a volta!!! Alguma previsão para novas promoções

  • henrique

    pessoal o negocio é o seguinte, embora com o argumento de que Fortaleza seja o ponto mais proximo entre os Estados Unidos e Europa, infelizmente, o aeroporto mesmo passando por reformas nao tem capacidade para receber voos internacionais com certa frequencia. ja presenciei o pouso do B.777-200 da Alitalia e foi uma vergonha a operação, ele teve que voltar ao terminal pela pista principal dessa forma suspendendo as operaçoes de pouso e decolagem das demais aeronaves, foi uma vergonha!!! além disso quando nao ha concorrencia o preço das passagens va la pra cima, como o caso da TAP: o mais pratico e mais barato por incrivel que pareça é saindo do Rio ou Sao Paulo

  • Daniel

    Que eu saiba o vôo é somente Fortaleza-Miami, Orlando entrou no roteiro de vôo direto de Fortaleza?

  • Marcus Aguiar

    http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=3f332c8d84e64410VgnVCM1000009508020aRCRD

    esse voo nao existe, ja cansei de procurar e nunca vi no portal da tam.