TAM Fidelidade

Leonardo Marques 21 · julho · 2013

O TAM Fidelidade é hoje o único programa de passageiro frequente das companhias brasileiras que oferece acesso aos benefícios de uma das grandes alianças globais de companhias aéreas, já que a companhia é filiada à Oneworld. É também o programa que oferece a possibilidade de acumular pontos com mais parceiros, como lojas, hotéis e serviços. Por outro lado, muitos consideram os valores praticados para a emissão de passagens, especialmente se comparados aos do concorrente Smiles, e a limitação de emitir bilhetes em companhias parceiras por telefone como pontos fracos do programa.

Categorias

O TAM Fidelidade oferece quatro categorias de acordo com o número de pontos acumulados: Branco, Azul, Vermelho, Vermelho Plus e Black. Cada uma delas oferece benefícios exclusivos aos associados

Branco

É a categoria básica. Para fazer parte basta preencher a proposta de adesão. Por ser a categoria inicial, não oferece nenhum benefício especial.

Azul

A pontuação necessária para atingir a categoria Azul é 15 mil pontos em voos TAM ou parcerias Oneworld ou 15 trechos voados com a TAM e LAN dentro do período de 12 meses. Ao atingir um desses critérios a mudança de categoria ocorre automaticamente.

Os benefícios TAM Fidelidade Azu são 25% de pontos bônus em voos TAM e LAN, 10 kg adicionais de franquia de bagagem em voos TAM ou um volume extra e Status Ruby na Oneworld.

Os Benefícios oneworld Ruby incluem  check-in prioritário, acesso a assento preferencial ou pré-reservadon e prioridade na lista de espera.

A categoria do cartão é renovada anualmente, sempre no mês de março. Para continuar na categoria Azul, é preciso manter a pontuação mínima para voos TAM e Oneworld durante o ano. Caso contrário, você voltará para a categoria Branca.

 

Vermelho

Você alcança a categoria Vermelho acumulando 50 mil pontos em voos TAM ou Oneworld ou voando 50 trechos com a TAM ou LAN dentro do período de 12 meses. A categoria Vermelha corresponde ao status Sapphire na Oneworld.

Entre os benefícios estão tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais,
75% de pontos bônus em voos TAM e LAN e prioridades (check-in, embarque e bagagem) em voos das companhias para você e um acompanhante. Também é oferecido acesso às salas VIP TAM e LAN com direito a acompanhante e 20 kg de franquia de bagagem adicional em voos TAM ou 2 volumes extras.

Na Oneworld a categoria Saphhire proporciona check-in e embarque prioritários, acesso a todas as Salas VIP de Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja, prioridade nas listas de espera e acesso a assento preferencial ou pré-reservado.

A categoria do cartão é renovada anualmente, sempre no mês de março. Para continuar na categoria Vermelho, é preciso manter a pontuação mínima para voos TAM e Oneworld durante o ano. Caso contrário, você voltará para a categoria Azul.

Vermelho Plus

Acumulando 100 mil pontos em voos TAM ou Oneworld ou voando 100 trechos com a TAM e LAN dentro do período de 12 meses, você é promovido à categoria Vermelho Plus, status Emerald na Oneworld

Os benefícios incluem upgrade cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva de acordo com a disponibilidade, tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais.e 100% de pontos bônus em voos TAM e LAN. Também tem prioridade no check-in, embarque e bagagem para o cliente e um acompanhante, além de acesso às Salas VIP TAM e LAN, também para o cliente e um acompanhante e 20 kg de franquia de bagagem adicional ou dois volumes extras.

A categoria Emerald na Oneworld proporciona check-in prioritário nos balcões da primeira classe e da classe executiva, acesso às Salas VIP de primeira classe e da Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja, embarque prioritário, bagagem adicional ou um volume extra e prioridade nas listas de espera. Oferece ainda acesso a assento preferencial ou pré-reservado e passagem rápida na inspeção de segurança.

A categoria do cartão é renovada anualmente, sempre no mês de março. Para continuar na categoria Vermelho Plus, é preciso manter a pontuação mínima para voos TAM e Oneworld durante o ano. Caso contrário, você voltará para a categoria Vermelho.

 

Black

A categoria top do TAM Fidelidade é atingida ao se completar 150 mil pontos acumulados em voos TAM ou LAN ou após 125 trechos voados com as duas companhias no período de um ano. Ele corresponde ao status Emerald da Oneworld.

Os benefícios da categoria incluem upgrade cortesia da classe Econômica para a Executiva de acordo com a disponibilidade, tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais, 100% de pontos bônus em voos TAM e LAN, prioridade no check-in, no embarque e na bagagem em voos TAM e LAN para o cliente e sua família (cônjuge ou filhos) ou um acompanhante. Também oferece acesso às Salas VIP TAM e LAN para o cliente e sua família, telefone dedicado com atendimento especial, franquia de bagagem adicional de 20 kg ou dois volumes extras e check-in preferencial para marcação de assentos com disponibilidade total, independente do perfil de tarifas (exceto Espaço +)

A categoria Emerald na Oneworld proporciona check-in prioritário nos balcões da primeira classe e da classe executiva, acesso às Salas VIP de primeira classe e da Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja, embarque prioritário, bagagem adicional ou um volume extra e prioridade nas listas de espera. Oferece ainda acesso a assento preferencial ou pré-reservado e passagem rápida na inspeção de segurança.

A categoria do cartão é renovada anualmente, sempre no mês de março. Para continuar na categoria Black, é preciso manter a pontuação mínima para voos TAM e Oneworld durante o ano. Caso contrário, você voltará para a categoria Vermelho Plus.

 

Parcerias

Após anos na Star Alliance, em 2014 a TAM trocou de aliança e se tornou parte da Oneworld, junto com a parceira LAN. Além disso, a companhia criou a Multiplus, que mantém parcerias dos mais diversos tipos.

Companhias Aéreas

A TAM é parte da aliança Oneworld, o que permite o acúmulo de pontos e a emissão de voos em 13 companhias por todo o mundo, incluindo LAN, American Airlines, British Airlines, Iberia, Japan Airlines, Qatar Airways e Qantas. A companhia mantém ainda parcerias com Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels, Lufthansa, Shenzhen, Singapore, South African, Swiss e Turkish.

Bancos

O TAM Fidelidade tem convênio com diversos bancos e cartões de crédito para o envio de pontos por meio do Multiplus Fidelidade. São 25 opções, incluindo American Express, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Credicard, Diners, HSBC, Itaú, Mercantil, PAN, Safra e Santander.

Outros parceiros

Para expandir as opções dos clientes TAM Fidelidade, a TAM criou a Multiplus Fidelidade, uma empresa especializada em programas de pontos, com mais de 12 mil estabelecimentos cadastrados, onde as compras podem ser revertidas em pontos. Também há parceria com programas de pontos de grande redes de hotéis, como  Accor, Hilton, Atlantica, Golden Tulip e GJP. A grande variedade de parceiros é um grande diferencial, pois permite acumular pontos nas mais diversas compras, de imóveis à farmácia.

 

>Pontos

O TAM Fidelidade já foi mais generoso na disponibilidade de passagens. A chegada da Multiplus e a maior facilidade de acumular pontos parece ter levado a companhia a endurecer um pouco os preços, especialmente para quem tem o cartão branco, já que as categorias superiores têm acesso a tabelas exclusivas de emissão de passagens. O programa permite a compra de pontos e a revalidação de pontuação vencida, por meio de pagamento de taxas.

Promoções

O TAM Fidelidade costuma fazer dois tipos de promoção. O primeiro dele é para o resgate, com valores reduzidos de passagens nacionais e internacionais durante um período limitado de tempo. O segundo é para a transferência de pontos de cartões e bancos, oferecendo bônus para os clientes.

Cartão de crédito

Além dos cartões parceiros, o TAM Fidelidade tem um cartão próprio, em parceria com a Itaucard. Os cartões International e gold oferecem 1,33 ponto por dólar gasto, enquanto os platinum oferecem 1,5 ponto no programa da TAM.

Cadastro

Fazer o cadastro no TAM Fidelidade e começar a acumular pontos é muito fácil: basta preencher um formulário de inscrição no site da TAM. Acesse este link e preencha as informações desejadas para se cadatrar.

Contatos

Site: www.tam.com.br
Central de atendimento e vendas: 4002-5700 (capitais) 0300-570-5700 (todo o Brasil)
SAC: 0800 123 200

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Monique

    Gosto muito de viajar Tam, adoro o acúmulo de pontuação e quando posso usufruir então melhor ainda.
    Porém sinto falta de poder conjugar "Dinheiro e Pontos" para emissão de passsagens ..
    Creio que facilitaria ainda mais a vida dos Clientes dessa Grande Empresa.
    Assim como, claro, diminuir o valor da pontuação gasta para cada trecho.
    Bjos MD, amo vocês!!

    • Fabio

      No site do multiplus agora pode comprar milhas para completar, mas sao carasssss

  • Ricardo C.

    A TAM oferece pontuação muito mais alta que o Smiles, porém tem mais disponibilidade, em geral. Possui o melhor call center em termos de atendimento, pouca espera em geral, funcionários muito atenciosos e calmos, sem pressa de desligar, sempre tentando fechar a viagem. Como ponto negativo só podemos consultar vôos com parceiras pelo telefone, pois o site só mostra vôos TAM, isto atrapalha muito os vôos internacionais aonde a tam não voa diretamente

  • Felipe M.

    Creio ter um erro no texto na descrição de cada categoria, no último parágrafo de cada uma, está escrito: " A categoria do cartão é renovada anualmente, sempre no mês de março. Para continuar na categoria Azul..". O texto se repete em todas as categorias além da azul (vermelho, vermelho plus e black). Fora isso tudo perfeito e bem explicado.

    • Obrigado Felipe! Arrumei aqui!

      • Fred Martins

        Denis, Sabe informar se com pontos multiplus eu emito bilhetes AA?

  • HOSKEN2

    Bom dia! Recebi um e-mail hoje da Multiplus com a propaganda de que agora com o novo site seriam permitidas transferências entre participantes Multiplus. Mas ao entrar no novo site, esta opção não existe. Sabem alguma coisa a respeito? Agradeço antecipadamente.

  • R. N. Freitas

    Interessante é que para transferir os pontos dos cartões Ourocard ( Banco do Brasil ) para TAM (Multiplus), que antigamente podia ser feito nos caixas eletrônicos, agora somente pode ser feito por internet banking (que eu não uso) ou por telefone (Central de Atendimento). Onde está o ABSURDO ? Para ser atendido por TELEFONE preciso dar o número da AGÊNCIA, número da CONTA e a MINHA SENHA !!!! Cadê a segurança?

  • Patricia

    Ola, tenho uma duvida, para permanecer na categoria vermelha, devo acumular 50 mil pontos somente em voos, ou posso transferir os 50 mil do cartão de crédito para o multiplus.
    Muito obrigada

    • fernando

      Somente pontos acumulados em voos da tam! os outros pontos da multiplus não contam para as categorias (azul, vermelho, v. plus ou black).

  • Rafael

    Olá! Alguém sabe o que significa um "*R" que vem em seguida do número fidelidade impresso no cartão de embarque??

  • Giovana

    Boa Tarde! Voei pela Cia Turkish Airlines, como devo proceder para acumular pontos pela Tam?

  • Daysio

    Olá pessoal do MD!
    Quero desejar feliz ano novo para vocês e falar que virei leitor assiduo.
    Voei há pouco menos de um mês de Sydney com a lan (Sydney-Santiago/Santiago-Rio) e tam (Rio-Recife). Há possibilidade de resgatar minhas milhas mesmo quando não o solicitei no check-in ? As milhas são diferentes para cada empresa ou são a mesma pra serem usadas com empresad parceiras da oneworld?
    Obrigado desde já!

  • Delmira

    Bom dia a todos, alguém saberia me dizer qual o valor médio que a Múltiplus cobra pela renovação dos pontos. Alegam que preciso esperar vencer para depois simular, o que acho uma forçação de barra.

  • Cleber Kiyam

    Alguém sabe depois de quanto tempo a categoria do TAM Fidelidade é alterada, após se atingir o critério? Em 30/8 eu consegui 17.750 pontos válidos para upgrade e deveria estar na categoria Azul, porém, continua aparecendo Branco. Inclusive, no extrato completo de pontos consta que faltam “zero” pontos necessários para upgrade, mas ainda não mudei de categoria.

  • Cristien Rodrigues

    Vi hoje no site do Multiplus que as transferências de pontos do Bradesco só vale 0,8 para o Multiplus. Achei péssimo isso. Existe alguma forma de melhor essa transferência?

  • Pedro

    Se eu tiver fidelidade com a AA, (Oneworld) os pontos de voos da Tam e tudo mais tbm vão contar ou eu preciso me registrar no programa de fidelidade da Tam?

  • Contam sim. Se você continuar pontuando na AA não precisa registrar no da TAM

    • Gabriel

      Quantos pontos vc recebe na AA voando pela Tam voo domestico ? Congonhas x SAntos dumont por exemplo

  • 227 pontos. É pelas milhas voadas.

  • Claudio Barrozo Prado

    Essa parceria da TAM, ou LATAM coma Oneworld é uma falacia. Tentei 2 vezes marcar voos internos nos EUA utilizando pontos múltiplus e não consigo porque os atendentes simplesmente falam que não existe disponibilidade de voos. Mas que raios de parceria é essa em que a LATAM não tem direito de colocar seus clientes em voo da American? Fiz o mesmo trecho pela Delta usando o Smiles e tudo ocorreu otimamente bem, fazendo inclusive pela internet, o que é outra coisa no mínimo “demode” de ter que ligar no atendimento da Multiplus pra marcar voos da AA. Viva o Smiles 9Enquanto durar kkk)

  • Olá Michele, eles estão com vários problemas. Por via das dúvidas, você está usando seu CPF para pontuar, certo? Se não conseguir resolver pelo Fale com a Latam manda um email pra gente: cassol@melhoresdestinos.com.br com seus dados e das passagens que tentamos direto com eles

  • Vale da mesma maneira

  • Fabio Pires Medina

    Ola, atualmente (26/09/16) a Multiplus está oferecendo um bônus de 45% a 50% para transferências dos pontos do cartão, com exceção do Santader, por que será? Será que ele vai entrar na campanha?