Ufa! Tam vai usar SMS para aumentar a segurança na emissão de passagens com milhas

Leonardo Marques 19 · junho · 2012

Já faz algum tempo que os leitores do Melhores Destinos sugerem que a TAM e a GOL deveriam usar um simples SMS para aumentar a segurança na emissão de passagens com milhas e tentar diminuir os roubos de milhas.

Demorou, mas a TAM acaba de confirmar que vai mesmo usar essa solução.

Todos os clientes estão sendo avisados por e-mail que devem atualizar seus cadastros tanto no TAM Fidelidade como no Multiplus Fidelidade.

A idéia é muito simples: sempre que alguém tentar emitir uma passagem com milhas, a TAM vai enviar um SMS para o celular do titular e solicitar esse número para confirmar a emissão.

Acesse agora mesmo o site do TAM Fidelidade e o site do Multiplus Fidelidade e atualize seu cadastro.

Apesar da demora…. parabéns para a TAM e vamos torcer para que a GOL faça isso rapidamente.

Quem não está entendendo o motivo do meu Ufa! eu explico. Há mais de 100 e-mails falsos diferentes circulando na Internet com o objetivo de roubar milhas  de clientes da TAM. Esses e-mails instalam programas no seu computador e capturam o número do TAM Fidelidade e a senha. Depois podem usar suas milhas para emitir passagens. Isso é muito comum. Com o uso do SMS ficará bem mais difícil.

Para mais detalhes acesse esse site.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Ótima notícia, mais segurança para nós!

    Espero que a Gol também faça o mesmo!

  • Paulo Oliveira

    Tudo o que é para segurança é bem vindo, desde que as tecnologias funcionem corretamente. Mas temos um problema, a Anatel não exige das operadoras que 100% dos SMS sejam entregues em tempo real. Temos, ainda, operadoras de celular que não possuem um sinal constante. Se alguém der o azar de cair numa dessas situações, poderá perder uma disponibilidade de emissão com milhas reduzidas.

  • Daniel Vitor

    É uma coisa simples, porém muito útil, e de grande segurança! Parece besta, mas no final, faz toda a diferença!

  • Vamos ver como será isso.. Se puder alterar facilmente, daí vão simplesmente mudar o número do celular no cadastro.

    Sei que estão precisando fazer bench mark com os bancos, que desenvolveram soluções seguras e estão praticamente livres dessas fraudes (pelo menos no momento).

  • Thyago Portela

    É um avanço, mas ainda acho o sistema muito vulnerável.

    Fui vítima do golpe de milhas no ano passado (adianto que não cliquei em link malicioso, pois acredito que, se a Tam dificulta o acúmulo de pontos, não vai dar 10k, 20k ou 100k de bandeja).

    No meu caso, os golpistas alteraram o meu e-mail cadastrado. Só pude notar após ter solicitado uma nova assinatura eletrônica pelo site que nunca chegava no email verdadeiro.

    Somente com o envio de carta redigida a punho e com firms reconhecida é que consegui alterar meu cadastro e ter as milhas de volta.

  • Bruno Willames

    Recebi um e-mail com codigo de 20% na TAM: 360181. Valido para voos de primeira classe.

  • Rafael

    Isso é simples. Basta, quando o número for trocado, eles enviarem um SMS para o numero antigo com um código, necessário para efetuar a troca.

  • José Afonso

    Gostaria de saber o motivo para não postarem.

    Grato.

    • Geralmente são descontos pouco significativos. Parte importante do nosso trabalho é filtrar quais são as boas promoções.

  • Daniel Bazetto

    Liguei la fazem há umas 2hs atras pra confirmar um voo e ja tinha uma msg automatica avisando sobre isso.

  • Guilherme

    Desculpe a curiosidade, vocês só postam descontos na econômica ? Nem executiva… e se não for abusar da curiosidade hehe, tem algum motivo especial ?

    • Postamos em outras classes se for algo realmente interessante, o que é raríssimo. Uns dois posts por ano apenas 🙂

      • Gustavo Joffily

        Um desconto de 20% em uma tarifa de primeira classe de ida e volta é apenas um desconto de no mínimo R$5.000,00. Chega a ser ridículo a pessoa falar que um desconto deste não é interessante.

        • Pelo que você tá falando a passagem tá de R$25.000 por R$20.000… Quem compra uma passagem de R$20.000 não precisa cupom de 20% de desconto.

  • Vidal

    Aproveitando esse noticia sobre milhas, sera que a TAM vai emitir passagens com MILHAS promocional para América do Sul ??????

  • Flávia

    Para se alterar o cadastro, tipo delular, o processo não é tão simples assim, tem que enviar a solicitação por e-mail com copia de comprovante de endereço e tudo…….

  • Thiago Castro

    Mas aí tem q ser muito azar mesmo!!! Caraca!

  • Thiago Castro

    Desconto pra primeira classe é sacanagem. Quem voa de primeira classe não precisa de desconto!! hehehe

  • zicomengo

    emiti hoje passagens em trecho internacional e já recebi o SMS.

    que bom que não fazem como o Banco do Brasil, que envia as mensagens às três da manhã.

  • Fernanda Garcia

    Concordo com o Paulo. Várias vezes já tive problemas em ter que digitar um código recebido por SMS, mas o SMS nunca chega. Eles podiam colocar uma opção para receber o código via e-mail, ou coisa do tipo.

  • Mendonça J&ua

    E agora? Como vai ficar a venda de milhas?

  • Péssima notícias para clientes TIM. Aqui em Florianópolis um simples SMS pode levar DIAS, eu disse DIAS, para ser entregue ao destinatário.

    Os avisos por SMS de movimentação na minha conta corrente no BB costumam chegar com até 48 horas de atraso.

    Prefiro arriscar perder as minhas milhas do que nunca utilizá-las!!

  • Leo

    SMS para poder resgatar milhas…Se nem o email de confirmação de compra de passagens eles conseguem garantir a entrega em tempo real, imagina SMS, que mesmo entre usuários não chega em tempo real. Ao ser feito por um sistema automático, mais falhas podem acontecer e você perder o resgate promocional ou viagem de última hora. Uma boa solução seria um cartão de códigos parecido com o que o Itaú usa, são 60 códigos. Para a grande maioria das pessoas vai durar pelo menos 2 anos.

    • Mendonça J&ua

      2 anos? O meu do itaú não dura 3 meses. Esse cartão é bom para a segurança, mas uma vez me deu dor de cabeça. É que acabaram as chaves de segurança e o banco demorou mais de dias semanas para me mandar outro. Tive que fazer as tranções direto na boca do caixa e esperar em filas filas enormes. Acho que eles já deveriam providenciar o envio de outro cartão quando as chaves de segurança do cartão antigo estivessem acabando.

  • Jorge

    Ótima notícia, mais segurança para nos!!! Porém é muito burocrático para fazer a atualização dos dados!

  • Daniel Matos

    Essa semana eu recebi um e-mail do TAM Fidelidade dizendo q eu ganhei umas 4 mil milhas do nada. Obvio q eu nao caí mas o formato do email era igualzinho mas o remetente q vinha com TAM Fidelidade era de um dominio totalmente diferente. Pilantragem clássica!

  • Vinicius

    Comprei duas passagens utilizando milhas no começo deste mês e já fui notificado via sms. Muito bom o serviço mesmo!!

  • Murilo

    Ainda, bem esses dias minha Mãe ligou toda feliz falando que tinha ganhado, 30000 pontos no fidelidade tam e tava quase se inscrevendo, sorte que eu vi que era golpe

  • Camila

    Ótimo mesmo, tomara que funcione certinho!

    Aproveitando….

    Tem alguma notícia se daqui uns dias volta aquela promoção de milhas na América do Sul?? (Chile)

    Estou so esperando…. 😀

  • Gustavo Joffily

    Opinião interessante. Por mais rico que uma pessoa possa ser, não acredito que está pessoa disperdice R$5.000,00 a toa. Mas o negócio é discriminar, se vc é rico não venha ao meu site, pois eu só coloco promoções para pobres.

    • Se você tá entendo assim, blza…. o perfil de leitores do Melhores Destinos tá longe de ser "pobre". Muito pelo contrário, temos muitos leitores com renda altíssima que são leitores assíduos. Mas mesmo esses "ricos" querem economizar sua grana e por isso são nossos leitores. Só que esses leitores "pobres" ou "ricos" não estão dispostos a pagar R$20.000 em uma passagem. Percebeu a diferença? Os dois querem economizar e nenhum deles quer viajar pagando R$20.000.

  • Luiz

    Chatão esse gustavo.

  • Paulo Oliveira

    Tenho um exemplo, no caso do Google, o sistema de validação deles tem a opção de receber uma ligação onde uma gravação informa o código. Esse plano B existe justamente porque os SMS não são sem pre em tempo real.

  • Alexandre

    Putz! Vai atrapalhar minha venda de milhas 🙁

  • Eduardo Favila

    Sendo TIM a operadora, existe a imensa possibilidade de a SMS jamais chegar.

  • Eduardo Favila

    Como eu disse, jamais dependa de TIM.

    Se quer segurança, use VIVO.

  • Diego

    Dia desses até no Facebook havia um desses sites pilantras que tentam roubar a senha!

    "Atualize o cadastro e ganhe até ?.000 milhas", acho que era algo assim.

    Lamentável.

  • Brum

    Se um hacker consegue mandar um email falso pro cliente, e capturar o nº do TAM fidelidade e a senha, que dificuldade ele terá de conseguir a senha do email da pessoa? DÃ!

  • Brum

    é verdade, passei por isso há alguns meses qnd tive q trocar o meu email cadastrado no Multiplus… enviei RG, CPF e comprovante de residência scaneados por email, pra eles.

  • RABUGENTO (@RABUGENT

    Atualizar dados no site da TAM é fácil mas no Multiplus que não se atualiza junto com a TAM é dose…

    Tem que mandar cópia de documentos por e-mail se você quiser alterar seu celular, ou seu e-mail…

  • Paulo Oliveira

    Outra coisa. O site da TAM está super problemático. Não funciona direito rm todos os navegadores, fica voltando para a página de origem e nas últimas compras que fiz tive que ligar lá porque o site não conseguia processar os dados do cartão de crédito. As atualizações recentes não resolveram todos os erros da navegação. São problemas primários para um site de uma empresa desse porte, se o básico que é rodar um site em qualquer computador não está funcionando, imagina o que deve ter de erros de segurança…

  • Brum

    Gente, esse Gustavo Joffily tá tão preocupado com os 20% de desconto na primeira classe.. ¬¬

    ACORDA! se vc dá 20 mil reais numa passagem, tá fazendo oq aqui num site de PROMOÇÕES E DESCONTOS de passagens aéreas? Vc ñ precisa disso 😉

  • Brum

    TIM, vc com fronteiras.

  • Brum

    Todo dia eu "ganho" 15 mil =)

    huauhahuahuahu

  • Hugo Andrade

    A TAM/Multiplus está com grande burocracia para atualizar o cadastro dos participantes… Enviei email com a documentação exigida para atualizar o "CELULAR" porém não foi aceita, pois segundo a empresa comprovantes de residência obtidos pela internet ou faturas digitais não são aceitos. Além disso o prazo para resposta é de 4 dias úteis…

  • Cris

    Esse Gustavo Joffily tá perdento tempo tentando ganhar uma discussão que ele já perdeu. 😉

  • adalberto

    e verdade nao sei pq eles fazem essa exigencia eu tambem mandei meus docs escaneados ;;

  • Filipe

    Isso é muito bom. Recentemente, mais precisamente dia 21/05/12, roubaram 60.000 milhas do meu pai! descobrimos ontem quando acessamos seu extrato! Emitiram 04 passagens, cada uma de 15.000. Entrei em contato com o Multiplus e eles disseram que seria aberta uma investigação e dariam uma resposta em 15 dias.

    Conselho: sempre fiquem de olho no extrato de seus programas de milhagem!!

  • Leonardo

    Se o ladrão está de posse do número do cartão e da senha, é só entrar no cadastro e trocar o número do celular, ou vão colocar alguma segurança nessa parte também?

    Quanto a demora do sms, bem, assim que efetivada a compra, dá-se um prazo de 24h para a confirmação da validação, caso não chegue por sms, o sujeito poderia ligar para o SAC e confirmar, sei lá.

  • Irapuan

    E quem não tem celular,por que não quer, como é que fica?

  • ana paula

    Eu tive minhas milhas roubadas e repostas pelo MULTIPLUS. Minha indignação é que para a gente acessar a conta é uma burocracia, mas para resgatar, eles não tinham nenhum sistema de segurança. Demorou mas eles acharam uma solução tão simples.

  • DINHO

    Quanto mais segurança melhor. Agora só falta a GOL

  • Gustavo

    MD, eu moro no México, e só tenho celular daqui. Como vou fazer para emitir passagens com milhas?

  • JORGE KRUG

    Consumidores da TAM nem gostam de descontos, Promoções…

  • Guilherme Ortale

    Só queria dizer uma coisa, não existe essa de perder discussão. Todos, com o devido respeito, tem o direito de se manifestar. As pessoas mais ricas que conheço são as mais pão duras também, se descabelam por R$ 5,00. Por outro lado, não a toa as aeronaves ou não tem mais, ou são pouquíssimos os assentos de 1ª classe, ou seja, é tão exclusivo que os milionários dificilmente vão ficar buscando promoções nessa classe, então ambos dependendo do ponto de vista tem razão.

    Agora, para a classe executiva, as promoções valem e muito e eu como já falei, acho que é válido publicá-las 😀 !!!

  • Carol

    A TAM só faz alterações mediante envio de cópia de RG, CPF e comprovante de residência para alteracaocadastral@multiplusfidelidade. Dentro de 4 dias úteis é alterado. Então, temos um trunfo a nosso favor 😀

  • Carol

    Exigências de Segurança!

    Se qualquer um puder mudar, não vai adiantar nada!

    É chato mas é melhor para a segurança de nossas Milhas 😀

  • É só não aderir ao sms.

  • Vai ser um parto isso. O Santander também está implementando um sistema altamente pentelho baseado em SMS também. O problema é que os SMS as vezes levam 4 5 horas pra chegar e você não efetiva a transação nunca.

    Imagina que beleza: você consegue uma passagem com milhas num trecho super concorrido, sei lá, GRU-JFK com 20 mil milhas. Vai correndo fazer a emissão e o SMS não chega. E aí? Perde a passagem? Está ficando cada vez mais difícil usar o Tam inFidelidade… Tomara que o Smiles continue se mostrando mais sano como até hoje e passe longe disso.