TAM Fidelidade: nenhuma passagem por menos de 10 mil pontos

Denis Carvalho 10 · janeiro · 2013

Definitivamente o ano começou ruim para os clientes dos programas de milhas no Brasil. Após a peripécias do Smiles, agora é a vez do Multiplus Fidelidade da TAM trazer uma surpresa desagradável aos seus clientes: todas as passagens promocionais desapareceram do site e é impossível encontrar qualquer bilhete nacional por menos de 10 mil pontos ou para a América do Sul por menos de 15 mil.

Até o fim do ano passado era normal encontrar passagens a partir de 3 mil pontos para vários destinos nacionais. A TAM mantinha uma política de incentivo à emissão antecipada com milhas, assim que comprasse o mais próximo do prazo máximo de três meses conseguia economizar bastante com facilidade.

Com a virada do ano, contudo, esses bilhetes simplesmente desapareceram sem aviso prévio e muitos clientes, que nos últimos anos sempre emitiram passagens promocionais, foram surpreendidos com os novos valores. “Estava aguardando o mês de fevereiro chegar para comprar as passagens para o mês de maio por 3 mil pontos da TAM, já que há tempos que a GOL não faz promoção. Vinha acompanhando diariamente e, para minha surpresa, não há trecho algum da TAM, pelo menos nos trechos consultados, abaixo de 10 mil pontos, para os próximos 3 meses”, lamentou o leitor Daniel Medeiros

“A TAM tinha sempre alguma passagem por 8, 7, 5 e até 3 mil pontos. Fui resgatar o trecho Porto Alegre Recife para o mês de março e para minha surpresa tudo mudou para 10 mil. Comecei a olhar os demais trechos e a TAM aumentou todos. Uma pena!”, disse Claudia Marion Oliveira.

Questionada pelo Melhores Destinos a TAM informou que está cumprindo a regra do Fidelidade, onde consta o valor mínimo de 10 mil pontos por passagem nacional: “As regras do TAM Fidelidade não mudaram. Os resgates com menos de 10 mil pontos são promocionais e não estão disponíveis de forma permanente. Para voos América do Sul são necessários 15 mil pontos por trecho, para Brasil são necessários 10 mil pontos. Isso em baixa temporada e classe econômica”.

A questão é que até dezembro, sim, as passagens promocionais estavam disponíveis de forma permanente, com variações de 3 mil a 7 mil pontos, mas sempre disponíveis. Será que esta mudança na postura da TAM veio para ficar e que as passagens promocionais vão se tornar mais raras ou será apenas algum ajuste de início do ano? Vamos aguardar o que a TAM reserva a seus clientes neste ano!

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Daniel Vitor

    Pelas postagens aqui no decorrer do ano de 2012 e por tudo mais que vinha acompanhando na imprensa, era de se esperar isso. Acho que 2013 não será um ano de muitas promoções aéreas não! Espero estar muito equivocado, mas por tudo que vem ocorrendo, acho difícil.

  • Agnaldo Mota Jr

    Enquanto isso a GOL está cheia de trechos pelos smiles. Ontem memo emiti SLZ-REC ida e volta por 5 mil cada trecho. Detalhe: voando ainda em janeiro! É uma pena o modo como a TAM nos faz de trouxa.

  • Renato di Paula

    Putz! Eu tinha visto terça-feira BSB-FLN-BSB por 7 mil cada trecho em fevereiro. Depois de ler isso e conferir, QUE DECEPÇÃO!

    Lamentável.

  • Carlos Duplar Mello

    Putz, até dia 6 deste mês a promoção ainda existia. =(

  • Marcelo Koch

    A tendência é ocorrer isso mesmo, visto que não há concorrência. A TAM e a GOL praticamente monopolizam o transporte aéreo brasileiro. Ao invés de explorarem o turismo, no Brasil explora-se o turista.

    • Dann Souza

      Exatamente, é uma pena. Seria bom se ainda tivéssemos a Vasp, Varig e Transbrasil, e melhor ainda se pudéssemos contar com a Webjet e com a Bra, que apesar dos serviços não serem dos melhores, tinham promoções imperdíveis.

  • Gui Lopes

    É isso que ocorre quando o mercado acaba dominado. No ano passado havia a Webjet que concorria com as duas, Azul e Trip eram separadas e concorrentes. Permitiu-se a fusão das duas e a extinção da Webjet, agora aguenta porque em 2013 não vai ter passagem barata, não, amigo.

  • Thalisson Gomes

    Em setembro do ano passado fiz o trecho Belo Horizonte – Santiago (ida e volta) por 8.000 pontos. pelo visto meu próximo destino este ano `Buenos Aires` não sera pelo Tam Fidelidade. =/

  • Thiago Castro

    Nem fico tão surpreso com isso. O problema é que 10 mil é o MÍNIMO!!! Se a regra fosse sempre o que está na tabela da TAM, eu até não ligaria. É só se programar. Duro é querer um trecho que custa 30 mil milhas e achá-lo a 100 mil (!!!).

  • Thais Benites

    E a explicação para os pontos pra voar para os Estados Unidos estarem sempre com 100 mil por trecho e a pontuação normal ser 20 mil? Pq eles também não voltam ao normal? Quando por um milagre aparece por 20 mil o trecho parece até que é promoção.

    • Thiago Castro

      É isso mesmo Thais. Tanto é assim que quando tem trechos a 20 mil o MD faz até post. Mas tem gente q acha esses 20 mil fácil, fácil, então não sei. Eu nunca consegui pra quando eu queria.

      • Fernando

        Está cheio de trechos ce CWB-JFK em abril e maio. Certamente para outras saídas também tem.

  • Eduardo Carrara

    Interessante, eu senti que isso fosse ocorrer.

    Por isso, nem troquei os KM de vantagens que eu tinha, pensando que a TAM pudesse deixar as promoçoes de lado.

    Fui procurar alguns destinos classicos pra Maio, e nao tem praticamente nada em promoçao. Que pena.

  • Renata Caldas

    Consegui comprar no último sábado Recife > São Paulo por 3.000 cada trecho, voando no final de março.

  • Joana Darc

    Em dezembro emiti um trecho pelo TAM fidelidade por 3 mil pontos para março, logo em seguida me enviaram um torpedo informando que meu voo havia sido alterado, ao ligar pra TAM fiquei sabendo que o voo comprado nao existia e me transferiram para outro sem maiores problemas, ao perguntar o motivo o atendente disse que era um tipo de realocação de voos e insisti pra saber o motivo maior e não foi surpresa quando ele falou que a fusão com a LAN estava gerando esse tipo de imprevisto.

    Bom, estou procurando passagens pela TAM (NAT-GRU-NAT) também para março e faço esse trecho algumas vezes por ano, nunca comprei a passagem por mais de 500 reais e sempre compro com antecedência, para minha surpresa, a mais de um mês que o mesmo trecho está por quase 1000 reais, um absurdo ao meu ver…seria mais um reflexo da fusão?

    Enquanto a TAM não se posiciona, a azul vem ganhando espaço, os voos são bem melhores e mais em conta, além de adorar o sistema de entretenimento individual deles.

    Espero que venha alguma mega promo por ai…

    • Chiara Amaral

      Até a ultima Terça ainda tinha alguns trechos por 3.000. Pena que nao pude reservar na hora…

  • tcampos

    Felizardo. ainda não encontre nada no SMILES por menos de 10 mil para 2013. Estou esperando SSA X Campo Grande para fevereiro, SSA x BSB fevereiro, SSA x POA março e SSA x BH para abril. Não achei nenhuma ainda.

  • Fernando Nixon de Ol

    Essas milhas seguem que referência? Qual a equivalência delas em relação ao valor do bilhete?

    Esses programas compensam para quem viaja muito.

    Aliás ser cliente fidelidade ou participar de programa de pontos neste país é perda de tempo, em qualquer seguimento.

  • Andre Ribeiro

    uma pena mesmo, já reclamei lá no twitter, acho que vale dar uma pressionada na Tam pra voltar com a promoção! Estamos falando de uma compra com 3 meses de antecedência, e todos sabem que o brasileiro compra menos com programação.

  • Marcio Carvalho

    O ano passado já não tivemos promoções muito boas como as de 2011, lembram da promoção da Gol de todos os trechos por 199,00 Ida e volta?? As promoções que vieram após o primeiro trimestre foram equivalentes a comprar passagens antecipadas. Precisamos torcer para crescer a concorrência no setor para que as promoções fiquem mais atrativas.

  • Fabio de Rezende

    No dia 08/01, ou seja, anteontem, eu vi passagens por 3 mil pontos.

    Deixei para emitir ontem e só tinha 10 mil.

    Falta de concorrência é assim. Serviços péssimos e preços altos.

    Nossa legislação deveria mudar (não sei se inovar no mundo), permitindo que companhias estrangeiras operam voos internos.

    Ia ser uma gritaria da TAM e da GOL, mas algo deveria ser feito.

    Parece que em relação aos aeroportos algo vem sendo feito, espero que dê resultado, pois me sinto envergonhado de ser brasileiro ao desembarcar nos aeroportos daqui, especialmente GIG e GRU, que deveriam ser melhores e são duas rodoviárias, ou melhor, nem isso, pois a rodoviária aqui do RJ foi reformada e está melhor que o aeroporto.

    • Thiago Castro

      Eu tb acho que deveriam abrir o "espaço aéreo" brasileiro para empresas estrangeiras. Elas iam nadar de braçada e o consumir ganharia com isso. Mais empresas, mais concorrência, melhor serviço e preços razoáveis!!!

  • Cristiano Gomes de O

    É realmente está se confirmando as piores das previsões. Que 2013 será um ano difícil!! Sem promoções arrasadoras, e com regras cada vez mais complicadas nos programas de milhagens. Por conta de falta de opções, eu não viajei em JANEIRO. Preferi ficar em casa, ou viajar de carro a uma curta distância, do que me submeter aos preços exorbitantes praticados pelas cias aéreas. Quando o número de passageiros caírem, as promoções voltarão!!

  • Ze Binsk

    Vamos ser justos com as empresas aéreas. O ar não está pra pássaro! 2012 foi difícil e 2013 promete ser também.

    E se era promoção e a TAM tá precisando fazer caixa, nada mais justo que suspendê-la temporariamente.

    E 10.000 pontos para qualquer trecho Brasil e sempre disponível continua sendo muito bom. Como o exemplo citado acima de Porto Alegre-Recife, pela distância, 10 mil está ótimo.

    • tcampos

      Assim como elas são justas com os consumidores.

    • Rodrigo Muricy

      E ainda assim, os 10mil conseguem ser muito melhores que os oferecidos pelos programas de milhas das outras companhias.

  • Leonardo Soares de S

    È aquela história jacaré que dorme vira bolsa.Até um dia desses era possível emitir por 3000 pontos vários destinos no Brasil.Eu emiti por 4000 pontos o trecho Brasilia x Santiago e to indo em Fevereiro .Tem gente que a pontuação baixa e fica esperando a banda passar.Como diria o Rodrigo Purisch ponto bom é ponto gasto.

  • Lucas Toledo

    Eu não entende mesmo isto. Se precisam de faturar, porque então não lançam várias promoções interessantes para incentivar o consumo? Penso eu que se tem ótima oferta, muito mais pessoas compram e mesmo pelo valor mais baixo, ganha-se mais a companhia.

  • Pedro Calixto

    As empresas aéreas deixaram os consumidores muito mal acostumados… Promoção é assim, vem e vai, não adianta ficar chorando muito… Daqui a pouco volta…

  • Lidia Mara Baracho

    Tive sorte então, consegui emitir FOR – SLZ por 3 mil milhas dia 03/Jan, mas fiquei triste demaissssss com essa notícia, já tava planejando viajar em Maio de novo… 🙁

  • Ranerio Vieira

    O Smiles está psicótico! Entrei tem uns 2 dias e vi que todos os bilhetes, mesmo com muita antecedência estavam a 7.000 pts o trecho, entrei agora e está a 6.000 pts, tomara que volte para 3.000, mas o que está acontecendo com o Smiles que está essa loucura? Comprei trecho por 3.000 milhas antes da virada do ano e era bem costumeiro achar neste valor.

    • Ze Binsk

      Com 6 mil e você está reclamando? Compra logo antes que vá para 20k.

  • Fabio

    GIG/CDG/GIG em Maio = 200.000 pontos ( 100.000 por trecho ) no INfidelidade

    GIG/CDG/GIG em Maio = 95.000 pontos ( 47.500 por trecho ) no Mileage Plus

    Detalhe : SÃO OS MESMO VÔOS OPERADO PELA TAM NOS MESMOS DIAS E DATAS !!!!!!!!!!!

    • Thiago Castro

      Essas incoerências!!!! Consegui um voo interno nos EUA voando United com milhas TAM. No site do Mileage Plus estava 15000, mas na hora de adquirir a Tam só faz por 20 mil, que é o que está na tabela. Acho uma sacanagem!! Nesse aspecto o Smiles é melhor. Os vôos internos (Tanto EUA, Canadá, quanto Europa) custam sempre 12500 o trecho.

    • FH

      Paris está impossível pela TAM. A passagem de econômica está em 4000 o trecho também…

  • Alexandre Jose Hacke

    Boa tarde,

    Realmente agora acho que ferrou tudo com isso, semana passada ainda emiti duas passagens POA/MAO ida e volta por 14.000 o total, uma verdadeira barbada, porém acho que deve ter sido a ultima…

  • Rodrigo Muricy

    Na madrugada do dia 6 de janeiro eu comprei uma passagem São Luís – Aracaju (18 janeiro) por 7mil milhas o trecho. Pode ser que hoje não se encontre mais… apenas queria relatar que já consegui fazer compras abaixo de 10mil milhas o trecho em 2013.

  • Marcel Senas

    Acho engraçado, que ninguem comenta o reflexo que um grande site que negocia milhas(não vou citar o nome) pode ter dado no mercado. Para mim esse site tem parcela de culpa no que está ocorrendo.

    • Marcel, você tocou em um ponto muito importante. O Melhores Destinos nunca aceitou fazer parceria com esses sites e nem abordar o tema compra e venda de milhas.
      Acredito que essas medidas que estão sendo tomadas têm sim relação com esses sites e com alguns outros abusos também.

      • Danillo Magalh&atild

        Até porque isso é ilegal né… Esta nas regras dos programas que a comercialização é proibida.

      • Christian Schneider

        Leonardo,

        Apesar das cias publicarem no regulamento de seus programas que a venda de milhas é proibida, efetivamente nunca fizeram uma ação mais rigorosa para evitar essa prática. Abraço.

        • Eu já li que juridicamente elas não podem impedir isso, mas aí dá no que deu. Eu sempre falo que não existe mágica, se apertar uma empresa de um lado ela vai tirar do outro.

        • Andre Ribeiro

          Caramba, eu já acho tão simples coibir isso…. é só querer. Leonardo, se as milhas forem pessoais e intransferíveis (tá, ok, aí é radical demais, mas que se estendam somente a emissões para a família, pronto, resolvido!). 80% deste comércio acaba!!!!

      • Ricardo Braga

        É a velha história como a da carteira de estudante. Que venham então GOL e TAM se manifestar dizendo que a culpa é do consumidor que age nas brechas e cria mecanismos que atrapalham os negócios. Joga a culpa pra gente. É mais fácil do que simplesmente tirar por tirar e dizer que "a regra é clara".

        • Bruno Gomes

          Eu já vendi 10000 por 350 reais 2x e não me arrependo. Sei que será polêmico…

    • Vitor J. Nunes

      Olha, eu concordo plenamente com Ricardo Braga que citou as carteiras de estudante.

      Entretando, apesar de nunca ter utilizado esses sites de compra e venda de milhas (por questões de segurança e desconfiança), sou obrigado a discordar dos nobres colegas. Por dois pontos:

      a) os pontos adquiridos já estão pagos, não utilizá-los é aumento do lucro e não de despesa para as cias. aéreas, bancos e afins;

      b) é público na imprensa levantamento do Banco Central que demonstrou que os brasileiros perderam 101,3 bilhões de pontos nos programas de recompensas dos cartões de créditos só em 2010.

      Agora, que de fato o prejuízo das companhias vem crescendo e elas estão tentando estancar isso de toda forma, isso é verdade.

  • Danillo Magalh&atild

    Leonardo você podia enviar para a GOL e para a TAM os comentários de descontentamento dos clientes. Principalmente para GOL que mudou as coisas sem avisar nada.

  • Eduardo

    Esperem aí pessoal!

    A TAM não mudou nenhuma regra para emissão de bilhetes com pontuação, o que ela fez foi encerrar uma promoção que era temporária.

    Não se pode exigir que uma promoção de uma companhia seja encarada como um benefício permanente.

    Se ela tivesse mexido nas regras de emissão, como algumas andam fazendo, aí sim poderia ser o caso de reclamação (como se isso adiantasse alguma coisa) junto a companhia, sites e etc.

    • tcampos

      Era temporário há muito tempo essa da TAM.

      Não era promo dessas de curto prazo, era sim uma política que foi alteração, não uma promoção que acabou.

  • Livia

    segunda feira olhei para tentar emitir trechos i/v para brasilia, já que tenho milhas a expirar em agosto, e encontrei para o início de abril a 3 mil pontos. Quando fui ver na terça, não tinha mais… Tomara que coloquem logo esses trechos. Acho burrice tirar. Mal ou bem muita gente torra as milhas nesses trechos curtos que nunca lotam mesmo

  • Anderson Viana

    Em Nov, consegui 4 passagens (2 dias e 2 voltas) para os EUA por 20 mil cada trecho no Fidelidade. Meus pontos iriam expirar esse ano então aproveitei para Maio uma trip com a esposa. Mas tive que ligar durante 5 dias para conseguir achar os assentos disponíveis.

  • Guál D&iacute

    Como muitos, eu estava apenas esperando mais alguns dias para emitir um bilhete pelo TAM Fidelidade (precisava de uma definição de datas que não dependia de mim). Fui agora tentar emitir e para minha surpresa, nada abaixo dos 10.000 mil pontos!

    Compreendo que os valores anteriores eram uma "promoção", mas ainda assim, acho um absurdo a empresa não disponibilizar nem algumas datas com milhagens reduzidas! É uma afronta aos clientes, que com esmero tentam juntar milhas voando ou trocando pelo Multiplus!

  • Vitor J. Nunes

    Off:

    BQB terá voo entre e Porto Alegre e Montevidéu

    Voo direto a partir de 1 de fevereiro

    Jornal do Comércio/RS – 9/1/2013

    A partir de 1 de fevereiro, a companhia aérea uruguaia BQB começa a operar voo direto entre Porto Alegre e Montevidéu. No primeiro mês, o trajeto será realizado diariamente, partindo da capital gaúcha às 9h45min nos dias úteis. A partir de março, uma nova frequência diária de segunda a sexta-feira, ainda sem horário definido, deve ser incluída. Para ganhar clientela logo de cara, os estrangeiros prometem entrar no mercado gaúcho com tarifas agressivas. A ideia é oferecer passagens a partir de US$ 110,00 o trecho, incluindo a taxa de embarque.

    Ontem, o gerente comercial da empresa, Alejandro Dieguez, esteve reunido com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, para detalhar o funcionamento do voo, que terá 68 lugares disponíveis. O tempo do percurso será de 1h40minutos, devido ao menor porte das aeronaves. “Em curto prazo, estimamos ter 60% de ocupação. Por isso, optamos por tarifas agressivas. Queremos aproveitar tanto o tráfego de turismo, quanto o de negócios”, aponta Dieguez.

    O dirigente enfatiza que, nos próximos anos, a intenção é expandir presença no mercado brasileiro e abocanhar as oportunidades originadas pela Copa do Mundo e as Olimpíadas. Até então, a marca operava no Brasil apenas por Florianópolis. Em solo gaúcho, a companhia teve uma experiência ligando Porto Alegre e Punta del Este, em 2010, mas não obteve o retorno esperado e saiu de cena. No retorno ao Rio Grande do Sul, a meta agora é suprir a lacuna deixada pela Pluna. Com seus dois voos diários do aeroporto Salgado Filho ao aeroporto de Carrasco, a bandeira falida em 2012 tinha mais de 90% de ocupação.

    Como concorrente direta da BQB em solo porto-alegrense resta apenas a Gol, que no ano passado reduziu a frequência diária de voos diretos ao Uruguai. “Até o ano passado, tínhamos uma oferta de 540 assentos diários para Montevidéu, com Gol e Pluna. Agora, apenas com um voo da Gol, temos 184 assentos disponíveis por dia. A partir da entrada da BQB, passam a ser 248 vagas”, explica Jussara Yañez Leite, presidente da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart).

    Com destinos na Argentina, Chile, Paraguai e outras cidades uruguaias, a BQB também deseja conectar o Estado com o Mercosul. Moraes também vislumbra oportunidades no sentido inverso. “Os uruguaios e argentinos enxergam o Brasil apenas como um destino de praia. Nós temos espaço para tentar mostrar que existe um outro tipo de Turismo aqui”, diz o secretário municipal de turismo, que vê na nova operação do trecho Porto Alegre-Montevidéu uma boa possibilidade de atrair visitantes à capital gaúcha.

    Além disso, segundo Moraes, também se abre uma chance para conectar os uruguaios à Europa através de Porto Alegre. Com o fim da atuação da espanhola Ibéria em Montevidéu, no ano passado, as opções aéreas ficaram mais escassas no país vizinho. “É um movimento natural que se cria. Nada impede e um uruguaio de vir a Porto Alegre via BQB e pegar um voo da TAP para ir à Europa”, define.

    • Vitor, estamos acompanhando isso, mas por enquanto são voos charter. É que a maior parte da Imprensa compra a versão da companhia aérea sem se dar ao trabalho de checar junto à Anac se o voo está autorizado. 🙂

    • Carlos

      ja usei o servico da buquebus, que possui esta empresa aerea BQB,

      NAO INDICO, pois esta empresa nao respeita o consumidor, faz de tudo para nao dar suporte. Fiz uma viagem ano passado com ela, eu tinha comprado pra mim e para minha namorada 2 passagens de buquebus de Montevideo para Buenos Aires, fomos ate Buenos Aires, passamos 1 dia la, encontrei um preco muito bom para voltar com a Pluna ( 9 usd por passageiro, sim de aviao! o que eu estava com a outra cia era de barco). mandei emails e liguei pra buquebus, tenho ate emails comprovando o fato ocorrido. A empresa que diz fazer reembolso em seu site se negou a realiza-lo, dizendo que so faz reembolso pagando na argentina, mesmo que vc tenha comprado pela internet com seu CARTAO DDE CREDITO DO BRASIL e POSSUINDO FILIAIS NO BRASIL. Acho um absurdo a empresa ter um site e filial no Brasil, o consumidor compra e caso queira cancelar deva se dirigir ate a Argentina para receber de volta o que foi gasto. Resumindo: Nao recebi nada de volta, os funcionarios desta empresa sao super mal educados, quando eu estava no banheiro masculino, uma funcionaria entrou no banheiro e ainda me deu bronca, sendo que a porta estava trancada e etc. Meu depoimento aqui ocorreu para evitar possiveis fatos como o meu que ocorreu e para vcs ficarem espertos para nao correr o risco de um calote, sabendo que esta empresa nao efetua reembolso em nosso pais, mesmo tendo site em portugues Brasil e filiais aqui. Abraco para todos.

  • João Alfredo

    Olha, nos primeiros dias de janeiro eu estava consultando e achei alguns dias de março com 3 mil, 4 mil, 6 mil dependendo do trecho… Não comprei pois os horarios disponiveis eram muito ruins… Olhando agora realmente não acho nada. Acredito que eles estejam fazendo alguma mudança… mas nao acredito que vá ficar para sempre 10 mil pontos…

  • Gasparotto

    Que beleza!

    Eu que detesto BBB me divirto muito mais aqui no MD. Sempre é o mesmo nhenhenhém. Publicam alguma coisa da Gol e aparecem os tamsófilos, clientes e funcionários contratados só para descer o cacete. Se publicam alguma coisa da LanBrasil, aparecem todos os golófilos, clientes e funcionários contratados só para descer o cacete.

    E a tchurma do "nóis tem direito" quer incluir os inócuos cabides de emprego – Anac, CADE, Procon, Justiça – na briga.

    As aéreas querem é acabar com passivo de milhas. Todo mundo tem milhas, chupa um picolé ganha milhas, assina uma revista ganha milhas, até se voar ganha milhas.

    Se alguém quiser resgatar suas milhas não encontra disponibilidade, ou colocam uma quantidade absurda.

    Vai comprar e quando vai marcar lugar o vôo está vazio.

    Quando acabarem as férias e tiverem que atravessar o deserto vão se lembrar dos passageiros q1ue sumiram.

    Quanto à falta de concorrência, já vi esta caca n vezes, ciclicamente se repete como as fases da lua e as estações do ano. E a Copa nem chegou…

    Não é que o Sarney, que jamais larga o osso, profetizou: quem depois de mim virá, bom me fará. kkkk

    Já que estão querendo ressuscitar as falecidas incluam aí a Real, Panair, Paraense, Lloyd Aéreo Nacional (olha a Lan de antanho), Cruzeiro, etc.

  • andre trindade

    Além das milhagens altas (paguei 15.000 milhas Rio-BSB!!) as passagens nacionais estão muito caras! Concorrência Já !!!! A questão não é por causa da venda de milhagens, as milhas já foram creditadas, para a Cia aérea não faz diferença quem as utiliza.É falta de concorrência mesmo. Precisamos abrir o mercado para voos domestico, pulverizar e dividir mais. Um país com dimensões continentais ficar nas mãos de 4 empresas aéreas, é um absurdo!!!!!!!

  • RABUGENTO

    TAM??? Esqueçam! 🙁 Agora é LAN…

  • Rogerio Costa

    Eu acho que a quantidade de assentos ocupados será bem menor nos próximos meses. A GOL conseguiu boa taxa ocupação no último levantamento porque teve muita promoção também porque reduziu o número de aeronaves em alguns trechos.

    Muitos reduziram o número de viagens ou até vão parar de viajar devido aos altos valores das passagens e a falta de promoção.

    Com certeza isso poderá ser verificado nos próximos meses, claro que se a venda de passagens cair drasticamente as promoções vão reaparecer.

  • RABUGENTO

    A Azul, em breve estará voando para alguns países da América Latina. Vamos ver como ficará a concorrência.

  • Leonardo Gomes

    Antes que vá para 50k que é o novo máximo…

  • Fabricio Reis

    Zé, respeito sua opinião, mas descordo de você. Se o ano promete ser difícil, retirando-se as promoções será ainda pior. Carnaval, mesmo, eu troquei avião por carro, exatamente pelos altos preços das passagens. Assim como eu, muitos farão o mesmo. Será que é vantagem para as empresas acabar com as promoções? Vamos ver ao longo do ano…

  • Douglas Cardoso Pach

    Fica até estranho, SP-NVT os mesmos 10mil pontos de SP-NAT

  • Marcos Dutra

    Esses programas perderam a razão de ser, foram se degradando e viraram umas monstruosidades. Eles são tudo menos fidelidade. Como eu posso ganhar pontos comprando por exemplo uma passagem da Gol no cartão e colocando essa milhas do cartão na TAM? Isso é fidelidade?

    Depois então dessa porcaria de Multiplus, então, a coisa degringolou. Eu não quero gastar milhas para comprar jogo de panelas, obrigado.

    O marketing dessas empresas precisa urgentemente colocar ordem nessa bagunça, fazer regras claras e que não mudem e ter um mínimo de foco.

  • André Castro

    Ontem consegui emitir RJ > Floripa > RJ a 3.000 pontos pelo Smiles na semana do carnaval! Vôos de madrugada, mas tudo bem.

  • Luiza Queroga

    Parabens pelo post! afinal tem de denunciar quando eles não atende a promoção de pontos reduzidos (4mil pontos) que é sim permanente! foi assim que eles anunciaram: que seria permanente e pra sempre. Devo dizer que nesta semana consegui adquirir trechos por 3mil pontos sem grandes problemas (as ferramentas de segurança do site tornam o processo um saco). Contudo se realmente eles andam tirando aos poucos e ainda emitem uma nota desta dizendo que não é permanente, eles não cumprem a palavra e ainda mentem.

  • Giselle Iokilevitc

    Eu fiz GIG-EZE em agosto por 4000 cada trecho tambem. Fiz em 2011 e tambem em 2012, na mesma época….Pode ate ser que nem tenha nada com pouca milhagem pra voos nacionas, mas os internacionais eu ja vi essa semana mesmo com 20.000 o trecho pra MIA….

  • Relton Murillo Celes

    Mas agora, até comprando “verdura na feira” está dando pontos no Fidelidade TAM!!! Isso é jogada comercial pra conquistar mais clientes… então, já era de se esperar que as promoções de passagens com pontos reduzidos ficariam mais raras.

  • Guinho Par

    Consegui emitir dia 25/12/2012

    POA > GIG 3.000 pontos Fevereiro

    GIG > JPA 4.000 pontos Fevereiro

    Mas consegui apenas pelo telefone, me obrigando a pagar R$ 40,00 por cada emissão.

    Porque o site TAM Fidelidade simplesmente não funciona.

    O erro apresentado:

    Não foi possível concluir esta transação. Confira abaixo os possíveis problemas:

    1. Verifique se todos os dados do cartão de crédito foram digitados corretamente e tente novamente;

    2. Entre em contato com o banco emissor deste cartão de crédito e verifique se existe alguma restrição para finalizar esta compra;

    3. Escolha meios de pagamento alternativos (se disponíveis) como débito em conta-corrente, boleto bancário ou Lotérica; (4620)

    Liguei no SAC disseram que era o Cartão sem saldo, então liguei no 0300 e emiti com o mesmo cartão.

    Abri várias reclamações, nenhuma respondida, nem pelas redes sociais.

    Protocolo:47103172

    Enfim sem que nunca vão responder, e já ouvi cada asneira das atendentes que dá para escrever um livro.

  • Guinho Par

    Como não consegui emitir nada no site a volta emiti pago pela AZUL JPA-POA por R$ 238,00 + taxa de embarque 😀

  • Mendonça J&ua

    Até entendo a indignação de todos quanto à falta de disponibilidade de bilhetes no TAM Fidelidade a 3.000 pontos.

    Ocorre que, diferentemente do que muitos comentaram aqui, a tarifa com pontuação inferior a 10.000 pontos é promocional, SIM, e depende da boa vontade de companhia aérea.

    De acordo com o que pude verificar no regulamento do programa, "Você pode viajar para nossos destinos nacionais ou da América do Sul com passagens promocionais sempre que houver tarifas disponíveis. O resgate pode ser feito a partir de 3 mil pontos dependendo da antecedência de sua reserva. Mas é preciso ser rápido, pois os lugares são limitados."

    Portanto, apesar da aceitável indignação, as passagens promocionais dependem da disponibilidade da companhia aéra, infelizmente. Fazer o quê?

    Também estou muito chateado, mas é a vida…

  • MARCIO LAMANA

    Ainda bem que emiti 5 passagens em dezembro para voar março de poa x for x poa, com total de 30.000 milhas.

  • Mendonça J&ua

    Galera, a TAM acabou de colocar trechos promocionais!

    Aproveitem!!

    Eu já garanti meus bilhetes, hehehehe

    • Daniel Medeiros

      Confere Mendonça. As passagens promocionais estão de volta. Quem ainda não comprou, faça logo sua compra, antes que sumam novamente 😉

      • Bruno Caporalini

        Espero que tenha sido apenas uma atualização no sistema, uma conferência geral.. Realmente voltou!

        Fato é que se ficar tudo em 10 mil pontos, não utilizo mais milhas em viagens: vai tudo para hotéis da Accor.

      • Mendonça J&ua

        Pois é, Daniel, a semana santa no Rio já está garantida!!!

        • Daniel Medeiros

          Uma coisa curiosa é que antes era possível comprar passagens com até 3 meses de antecedência. Por exemplo, hoje é dia 10/01, logo poderia comprar passagens datadas até 10/04. A forma como está agora, só posso comprá-las até o último dia de março, estando o mês de abril indisponível.

          • Mendonça J&ua

            Acho que você está equivocado, Daniel, ou então é problema no trecho que vocês está pesquisando.

            Acabei de somular FOR-GIG-FOR e FOR-GRU-FOR e em ambas as pesquisas encontrei passagens promocionais até 10/04, exatamente o último dia que completa o trimestre, já que hoje é 10/01.

          • Daniel Medeiros

            Correto. Fiz alguns pesquisas antes do meu post anterior e não estava disponível. Acredito que perceberam o erro e corrigiram. Ainda bem =D

  • Guilherme Sodr&eacut

    Não procede! emiti ontem, dois psssageiros – CWB-IGU, por 3000 cada treco, total 12.000, para 06 de abril.

    Entrei agora, e ainda continua:

    15:40 IGU 16:40 CWB JJ3886 1:00

    3.000

    • Mendonça J&ua

      Muito bem Guilherme, desde ontem, quando o posto foi ao ar, tivemos um total de 79 comentários (80 com este meu), e todos confirmaram a notícia, somente você que diz não ter visto. Talvez seja porque seu computador tenha acesso ao sistema da TAM e possa emitir com a quantidade de pontos que você quiser.

      Claro que, como pode ser percebido, retirou os trechos do ar e hoje disponibilizou novamente.

      Claro que coincidiu de você ainda ter conseguido viasualizar antes deles tirarem os rechos promocionais e, agora, você novamente visualizou após recolocaram.

      • Guilherme Sodr&eacut

        Totalmente lamentável e desnecessária essa sua réplica.

        Meu comentário reflete tão somente ao horário em que foi publicado. Em momento nenhum citei que, da divulgação do post até o exato momento que comentei, a informação era inverídica. Mas sei lá, como você disse: deve ser meu computador mágico, com senso crítico apuradíssimo, com seu ego alimentado por respostas totalmente sem nexo e critério como o seu, que conseguiu magicamente acessar o sistema da Tam e me trouxe resultados com 3000 pontos, não é?

        • Mendonça J&ua

          Guilherme, a intenção era apenas descontrair.

          Como você não gostou, peço minhas sinceras desculpas.

          Devo ter extrapolado.

  • Fábio Galdino

    Amigos, situação voltou ao normal.

    Simulei GRU > BPS > GRU em março.

    Há opções apartir de 4000 pontos.

  • andre trindade

    Continuo achando anda por menos de 10.000

    SSA-CG em fevereiro 10.000

    Rec-Nata 07 fev 10.000

    Bsb-REC 28 jan 10.000

    • Mendonça J&ua

      Andre, você não está conseguindo, e provavelmente não irá conseguir, trechos a 3.000 pontos em janeiro e fevereiro, já que esse valor promocional é para compras bem antecipadas, geralmente de 81 a 90 dias de atencedência.

      • andre trindade

        Pois é , é que a TAM acabou de lançar uma nota a imprensa com promoção de passagens para janeiro e fevereiro,adquiridas entre hoje até o dia 13 de jan, imaginei que abrangeria as milhas também.

  • Andreson Mota

    Realmente, a coisa mudou um pouco…. ontem a noite procurava passagem REC X GRU e só encontrava por 10k. Hoje, exatamente o mesmo trecho, está por 3.000!

    Será que ouviram nosso clamor através do MD? 😉

  • Feliciano Martins

    Também curti. Pareceu o Arnaldo Jabor fazendo comentário. Muito bom mesmo!!

  • Feliciano Martins

    Acabei de emitir 2 bilhetes CURxFOR por 7k o trecho. Me pareceu bom, já que é um trecho longo e também porque até ontem estava 10k.

    Acho que as empresas aéreas devem ter um funcionário designado pra ler os posts do MD.

    Valeu Melhores Destinos.

  • Rudnei A Henrique

    Os Trechos para São Paulo Estão Normais… Com Promos de 3, 4 e 5 mil milhas.

  • Pedro Calixto

    Tá e como vão controlar quem é familiar ou não? Só pelo nome não dá… vai ficar um cara no check-in controlando? vão investigar a vida da pessoa no facebook?