Como acumular pontos no TAM Fidelidade voando companhias parceiras

Denis Carvalho 28 · março · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Com cada vez mais frequência o programa de milhagem tem sido um diferencial importante na hora de escolher uma companhia aérea. No Brasil, ao selecionar um voo internacional, as companhias que mantém acordos com a TAM, por meio da Star Alliance, ou com a GOL têm grande vantagem, já que muitas pessoas aceitam horários piores ou tarifas um pouco mais caras em troca da vantagem de receber valiosos pontos em suas contas do Fidelidade ou do Smiles.

O que infelizmente também tem ocorrido com frequência é que ao retornar de sua viagem os passageiros tem uma surpresa desagradável: os pontos simplesmente não aparecem. Julgando tratar-se de um erro, eles contactam a companhia aérea, mas são informados de que aquela passagem não dava direito à pontuação e já não há nada a ser feito.

A única forma de evitar essa frustração é estar atento às regras da TAM e da GOL para a pontuação por voos em companhias brasileiras. Na verdade, a informação está no site das companhias, mas na maioria das vezes passa despercebida. Vamos abordar a seguir as regras para receber pontos no TAM Fidelidade voando nas companhias da Star Alliance que fazem voos ao Brasil. Em um post seguinte, faremos o mesmo com a GOL e suas companhias parcerias, como KLM, Air France e Delta.

A TAM e a Star Alliance

A TAM é parte da Star Alliance, a maior aliança de companhias do planeta, com 26 membros e 4 em fase de filiação. É bem verdade que a fusão com a LAN neste ano pode levar ambas para a Oneworld, mas por enquanto os clientes TAM Fidelidade que voarem em qualquer uma das 25 parcerias em qualquer parte do mundo podem ter os pontos creditados em sua conta. A questão é que nem todos os bilhetes oferecem o benefício e ficar atento é a única forma de evitar frustrações futuras.

Acumular milhas no TAM Fidelidade voando TAP

Um grande exemplo, que tem sido causa de muitas reclamações entre os leitores do Melhores Destinos, são os voos da TAP. Desde o último dia 3 de outubro, as companhias promoveram uma reformulação nas regras que dificultou o acúmulo na classe econômica, eliminando da pontuação as classes de passagens M, H, Q e V, que pontuavam 100% no Fidelidade, e W, S, L, K, U e G, que pontuavam 50%. Agora, apenas as classes Y e B pontuam, o que pega muita gente desprevenida.

Veja as regras para as principais companhias que operam voos no Brasil, lembrando que as classes de passagens (letras) podem ser consultadas no momento da compra:

Air Canadá  

Classes inválidas para pontuação: X e I

Classes inválidas para pontuação dentro do Canadá e EUA: E, G, P, N, R, W e A

A partir deste ano pontuam apenas as tarifas: J, C, Z e D (150%); W* e R* (100%); A*, E*, G*, N* e P* (50%). Até 31/12/2011 pontuavam as tarifas: D (125%); e W (100%). * Apenas para rotas entre o Canadá e outros países.

 

Lufthansa

Parceria válida para todos os voos operados pela Lufthansa (incluindo os voos operados pela Air Dolomiti, Augsburg Airways, Contact Air, Eurowings, Lufthansa CityLine e Tyrolean Airways).

Classes inválidas para pontuação: X, I, O, R, N, L, T, U e E

A classe P passou a ser inválida a partir de 01/03/2012

 

Singapore Airlines

Classes inválidas para pontuação: X, I, O, G, Q, V, N e T

 

South African

Pontuam apenas as tarifas: E (100%) e L, G, V, W, T (50%)

Classes inválidas para pontuação: X, I, R e N

 

Swiss

Parceria válida para voos operados pela Swiss (LX)  e pela Swiss European Air Lines (LX*).

Classes inválidas para pontuação  O, R, I, K, L, W, E, X e N

 

TAP

– Classes Business (C, D, Z, J) pontuam 125%;
– Classes Economy (Y, B) pontuam 100%;
– Classes Business (I, R) não pontuam;
– Classes Economy (M, H, Q, V, W, S, L, K, U, G, E, T, N, P, A) não pontuam.

 

Turkish

Classes que valem 50% de pontos: P, L, V e T.

Classes que valem 110% de pontos: A e U.

Pontuam as classes: X, I, O, R, N, U, F e P.  As classes U e P são inválidas para pontuação em voos domésticos TK.

 

US Airways

Classes inválidas para pontuação: X, I e O.

Parceria válida para voos US ou operados pela US Airways Express ou US Shuttle, como também para voos operados pelas subsidiárias sob o código US (Piedmont Airlines, PSA Airlines, Air Wisconsin Airlines, Chautauqua Airlines, Mesaba Airlines, Colgan Airlines, Republic Airways, Trans States Airlines, Mesa Airlines e SkyWest Airlines).

 

United

Parceria válida para vôos operados pela United Airlines ( UA ) como também vôos United Airlines operados pela TED e United Express (Colgan Airlines, GO Jet, Sky West Airlines, Mesa Airlines, Shuttle América, Chautauqua Airlines, Trans States Airlines e Atlantic Southwest Airlines).

Classes inválidas para pontuação:  X, I, O e N.

 

Consulte a regra completa de todas as companhias no site da TAM. Para ver as regras para voos LAN e Pantanal entre nesse outro link.

E você? já teve problemas com pontuação em companhias parcerias da TAM? Tem alguma dica? Compartilhe nos comentários!

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe