Como acumular pontos no TAM Fidelidade voando companhias parceiras

Denis Carvalho 28/03/2012 às 10:39h 125 Comentários

Com cada vez mais frequência o programa de milhagem tem sido um diferencial importante na hora de escolher uma companhia aérea. No Brasil, ao selecionar um voo internacional, as companhias que mantém acordos com a TAM, por meio da Star Alliance, ou com a GOL têm grande vantagem, já que muitas pessoas aceitam horários piores ou tarifas um pouco mais caras em troca da vantagem de receber valiosos pontos em suas contas do Fidelidade ou do Smiles.

O que infelizmente também tem ocorrido com frequência é que ao retornar de sua viagem os passageiros tem uma surpresa desagradável: os pontos simplesmente não aparecem. Julgando tratar-se de um erro, eles contactam a companhia aérea, mas são informados de que aquela passagem não dava direito à pontuação e já não há nada a ser feito.

A única forma de evitar essa frustração é estar atento às regras da TAM e da GOL para a pontuação por voos em companhias brasileiras. Na verdade, a informação está no site das companhias, mas na maioria das vezes passa despercebida. Vamos abordar a seguir as regras para receber pontos no TAM Fidelidade voando nas companhias da Star Alliance que fazem voos ao Brasil. Em um post seguinte, faremos o mesmo com a GOL e suas companhias parcerias, como KLM, Air France e Delta.

A TAM e a Star Alliance

A TAM é parte da Star Alliance, a maior aliança de companhias do planeta, com 26 membros e 4 em fase de filiação. É bem verdade que a fusão com a LAN neste ano pode levar ambas para a Oneworld, mas por enquanto os clientes TAM Fidelidade que voarem em qualquer uma das 25 parcerias em qualquer parte do mundo podem ter os pontos creditados em sua conta. A questão é que nem todos os bilhetes oferecem o benefício e ficar atento é a única forma de evitar frustrações futuras.

Acumular milhas no TAM Fidelidade voando TAP

Um grande exemplo, que tem sido causa de muitas reclamações entre os leitores do Melhores Destinos, são os voos da TAP. Desde o último dia 3 de outubro, as companhias promoveram uma reformulação nas regras que dificultou o acúmulo na classe econômica, eliminando da pontuação as classes de passagens M, H, Q e V, que pontuavam 100% no Fidelidade, e W, S, L, K, U e G, que pontuavam 50%. Agora, apenas as classes Y e B pontuam, o que pega muita gente desprevenida.

Veja as regras para as principais companhias que operam voos no Brasil, lembrando que as classes de passagens (letras) podem ser consultadas no momento da compra:

Air Canadá  

Classes inválidas para pontuação: X e I

Classes inválidas para pontuação dentro do Canadá e EUA: E, G, P, N, R, W e A

A partir deste ano pontuam apenas as tarifas: J, C, Z e D (150%); W* e R* (100%); A*, E*, G*, N* e P* (50%). Até 31/12/2011 pontuavam as tarifas: D (125%); e W (100%). * Apenas para rotas entre o Canadá e outros países.

 

Lufthansa

Parceria válida para todos os voos operados pela Lufthansa (incluindo os voos operados pela Air Dolomiti, Augsburg Airways, Contact Air, Eurowings, Lufthansa CityLine e Tyrolean Airways).

Classes inválidas para pontuação: X, I, O, R, N, L, T, U e E

A classe P passou a ser inválida a partir de 01/03/2012

 

Singapore Airlines

Classes inválidas para pontuação: X, I, O, G, Q, V, N e T

 

South African

Pontuam apenas as tarifas: E (100%) e L, G, V, W, T (50%)

Classes inválidas para pontuação: X, I, R e N

 

Swiss

Parceria válida para voos operados pela Swiss (LX)  e pela Swiss European Air Lines (LX*).

Classes inválidas para pontuação  O, R, I, K, L, W, E, X e N

 

TAP

- Classes Business (C, D, Z, J) pontuam 125%;
- Classes Economy (Y, B) pontuam 100%;
- Classes Business (I, R) não pontuam;
- Classes Economy (M, H, Q, V, W, S, L, K, U, G, E, T, N, P, A) não pontuam.

 

Turkish

Classes que valem 50% de pontos: P, L, V e T.

Classes que valem 110% de pontos: A e U.

Pontuam as classes: X, I, O, R, N, U, F e P.  As classes U e P são inválidas para pontuação em voos domésticos TK.

 

US Airways

Classes inválidas para pontuação: X, I e O.

Parceria válida para voos US ou operados pela US Airways Express ou US Shuttle, como também para voos operados pelas subsidiárias sob o código US (Piedmont Airlines, PSA Airlines, Air Wisconsin Airlines, Chautauqua Airlines, Mesaba Airlines, Colgan Airlines, Republic Airways, Trans States Airlines, Mesa Airlines e SkyWest Airlines).

 

United

Parceria válida para vôos operados pela United Airlines ( UA ) como também vôos United Airlines operados pela TED e United Express (Colgan Airlines, GO Jet, Sky West Airlines, Mesa Airlines, Shuttle América, Chautauqua Airlines, Trans States Airlines e Atlantic Southwest Airlines).

Classes inválidas para pontuação:  X, I, O e N.

 

Consulte a regra completa de todas as companhias no site da TAM. Para ver as regras para voos LAN e Pantanal entre nesse outro link.

E você? já teve problemas com pontuação em companhias parcerias da TAM? Tem alguma dica? Compartilhe nos comentários!

 

125 comentários para “Como acumular pontos no TAM Fidelidade voando companhias parceiras

  1. Almir

    Queria saber se tem direito a pontos no multiplus os voos da Condor por ser parceira da lufthansa? Ja questionei via twitter e me afirmaram que sim, alguem sabe dizer com certeza?

    Responder
    1. Pedro H

      nao!

      A nao ser q o voo da condor seja comprado pela lufthansa e tenha codigo lufhtansa, e mesmo assim tenho minhas duvidas.

      Ja me arrasei numa dessas.

      Comprei Pela TAP um voo com codigo TAP, o avião era da SATA e a TAM me negou os pontos…

      Responder
  2. Jeter

    Excelente reportagem!

    Parabéns ao MD e muito obrigado pelas informações…

    Responder
  3. Filipe

    me parece que a maioria das passagens é invalida, isso aconteceu comigo ano passado, voei com a Lufthansa e não tive meus pontos creditados.

    na propaganda esses pontos e afiliações parecem uma maravilha, mas na pratica mal funciona, fiquei decepcionado!

    mas bacana o post para esclarecer, abraço!

    Responder
  4. Valleria

    Alguém sabe informar se a COPA AIRLINES tem alguma parceria com os planos da Tam ou Gol ?

    Responder
    1. Pedro H

      a copa tem o mesmo programa de milhagens da united, por ser ex-continental.

      Responder
      1. Julio

        sim…mas vc não respondeu, Pedro, se a relação é com a GOL ou com a TAM…..

        Responder
    2. Denis Martins Autor do post

      A Copa é uma das quatro companhias citadas no post que estão entrando na Star Alliance, o que deve ocorrer até meados deste ano. Se a TAM ainda estiver na aliança até lá, poderá sim pontuar no Fidelidade.

      Responder
    3. Gilberto P Filho

      Atualmente a Copa Airlines não pontua nem Tam nem Gol… pontua apenas na United, que faz parte da *Alliance e que ainda é uma incógnita se a Tam permanecerá ou não nesta aliança. A Copa ainda este ano fará parte da *Alliance com certeza.

      Responder
  5. Ana Lucia Noronha

    Comprei uma passagem Manaus Lisboa ida e volta, optei pela Tap pois estava certa que ganharia pontos na Tam , o que aconteceu é que quando solicityei, me informaram que este voo não dava direito a pontos, me senti enganada, reclamar para quem? fiz um voo horrivel, pois a empresa Tap estar cada dia pior, e ficou por isso mesmo.Acho que seria uma posição mais honesta por parte da Tam é informar ao consumidor na hora da comprar, se este referido voo dava ou não direito a pontos.Nem os proprios funcionarios da Tam tinha conhecimento, pois relatei o acontecido para um funcionario da Tam , a resposta é muito estranho eu não ter sido pontuada .

    Responder
    1. Leonardo Marques

      Oi Ana, esse seu caso é muito comum, mas como falamos no site da TAM tem a informação correta. Fizemos esse post exatamente para alertar. Mas tenho que certeza que poucas pessoas lerão agora. Quando voltarem de viagem e não conseguirem pontuar aí sim lerão, mas será tarde.

      Responder
  6. Daniel Fernando

    Várias vezes não tive voos pontuados. Agora uma dúvida: Vou fazer um voo Santiago-Mendoza-Santiago agora em Abril, e escolhi a LAN apesar da tarifa um pouco mais caro que a Aerolineas, por esta ter um sistema de milhagens próprio. O agente me garantiu que a LAN pontua no TAM Fidelidade. Confere? Quais classes pontuam?

    Responder
      1. Daniel Fernando

        Vasculhei o site da TAM e não encontrei nada. E esse link abre o site, mas nao mostra o conteúdo, só os menus.

        Responder
    1. Pedro H

      pontua!

      uma vez aconteceu um fato inusitado comigo

      comprei um voo da TAM por milhas para LIMA.

      Como comprei por milhas nao tinha direito a acumular por milhas.

      Na hora do embarque o voo foi cancelado(o que é normal na TAM) e eles me jogaram num voo da LAN via Santiago, e acreditem, pontuaram no meu TAM fidelidade…..

      Responder
      1. Paulo

        Ehehehe… Isso já aconteceu comigo tbm Fui com pontos da tam p/ Lima voando com antiga parceira Taca, em SP me passaram p/ a Lan e pontuei tudo no Lanpass. Sorte!

        Responder
      2. Daniel Fernando

        Pois é. Pelo jeito é no check-in colocar o código da TAM e torcer pra dar certo. Ou depois se stressar tentando oc créditos via site. Já tive viagem que foi creditada e ida, mas a volta não.

        Responder
  7. Leonardo Marques

    Pessoal, vamos deixar os comentários da GOL para o post da GOL que estamos fazendo, ok?

    Responder
  8. Alvaro

    A TAM está sendo desonesta, mudando a regra após o passageiro já ter emitido bilhete com uma parceira Staralliance e incentivando a "infidelidade" dos passageiros fiéis: não pontua com parceiros locais em codeshare(Ex. Trip, mesmo com um vôo "JJ"), agora os bilhetes da TAP que pontuam praticamente se limitam à classe executiva e tarifa cheia do econômica(Poucos Pax compram, pois é muito cara…). E o que é pior, muitos sites de empresas parceiras (Ex. TAP) não indicam qual a classe de tarifa durante o processo de compra de eTKT.

    Responder
    1. Helio Rodak

      CUIDADO COM A TAM E A LAN, VIAJEI NA SEMANA PASSADA ENTRE GRU – SCL VOOS LA 750 E LA 751 E A PONTUAÇÃO FOI ZERO MILHAS, E ELES NAO DISSERAM NADA AO EMITIR. COMPREI NO SITE DA TAM. COM LAN NÃO VOO MAIS

      Responder
  9. eduardo

    É possível utilizar os pontos da TAM direto em companhias parceiras? Por exemplo, com os pontos da TAM emitir passagem na lufthansa? Se sim, o que devo fazer? Obrigado.

    Responder
    1. Pedro H

      só ligando pra la para comprar em cias parceiras cujos voos nao tenham codigo JJ

      Responder
  10. Bertarelli

    Tive SÉRIOS problemas com a South African Airlines e com a TAM, depois disso, só uso American Airlines,a MENOS BUROCRATICA de todas..e simples pra se trabalhar.

    Tenho Nojo da GOL e da TAM, as regras são mudadas..sem a menor consideração com o passageiro. Acabei de ganhar um processo contra a TAM.

    pretendo só voar com essas companhias se for realmente necessário..caso contrário será só American Airlines.

    Responder
    1. Diogo Avila

      Bertarelli,

      Qual foi o seu problema com a SA? Eu tive num voo Guarulhos-Joanesburgo apenas 3125 milhas, e ainda não tive qualquer resposta se eles irão me creditar o voo seguinte Joanesburgo-Sydney e toda a jornada de volta.

      Responder
  11. jb

    Como faço para saber a classe do voo DEPOIS de voado?

    Responder
    1. Pedro H

      cartao de embarque fala a classe.

      Mesmo na passagem vem escrito

      Responder
      1. Anastasia Alencar

        não adianta nada pois minha passagem classe y eles alegam que o bilhete foi emitido errado e por isso fica eles sempre vão combater as pessoas e nos tratar com idiotas, seria preciso que um advogado colocasse um belo processo pedindo indenização pelo modo como a TAM vem agindo com seus clientes fidelidade

        Responder
  12. Diogo Avila

    Denis,

    Excelente post. Espero que em atendimento à imparcialidade do blog este comentário seja lido e talvez publicado.

    Creio que as práticas da TAM não são claras e as reclamações não são atendidas ou demoram demais.

    Ano passado, fazendo 7 vôos com a Turkish, eu tive uma pontuação e a minha outra. Como pode? Mesmos trechos, classes tarifárias e e-tickets??? Reclamei em todos os canais e não obtive respostas conclusivas. Estou pensando seriamente em tomar outras medidas.

    Agora voando pela South African, ao tentar colocar o n.º de fidelidade nos check-in´s, os atendentes sempre informaram que não era possível. Ok, sei que existe o procedimento de requerer posteriormente, mas a TAM demora mais de 3 meses para processar os pedidos, e você ainda corre o risco de ter um processamento equivocado como o que tive para os vôos com a Turkish.

    A colocação do Multiplus também parece algo bastante confuso, pois estamos tratando com uma pessoa jurídica diferente da TAM, e as informações são desconexas.

    Em 2010, tive um voo com a Pluna, que a TAM simplesmente não aceitou o creditamento, alegando que este não seria elegível para tanto. Todavia, nada me fora dito no momento da compra. Pelas regras do CDC, eles deveriam sim prestar este tipo de informação.

    Milhas ou pontos de fidelidade são uma ótima ferramenta, mas creio que a TAM tenha que implementar algumas melhorias no sistema como um todo.

    Responder
    1. Leonardo Marques

      Oi Diogo, fique à vontade para publicar críticas a qualquer companhia aérea aqui no Melhores Destinos. Seu comentário só não será publicado se tiver xingamentos ou for em um post que não tenha relação com o comentário.

      Abraço

      Responder
      1. Diogo Avila

        Leonardo, é justamente nesta imparcialidade que os blogs vencem no quesito credibilidade, alguns outros meios de comunicação.

        Parabéns!

        Responder
    2. Paulo

      Pluna? Desde quando ela é parceira da Tam?

      Responder
      1. Diogo Avila

        Fiz este vôo no final de 2010, e a parceria era apenas para codeshare, tanto que fiquei sem os pontos.

        Responder
  13. Nathalia

    Pessoal, uma ajuda. Como vejo as classes tarifárias da TAp ao comprar pelo site dela?

    Só aparecem "TP0000…"

    Responder
  14. Paulo

    Pois é, descobri da pior forma essas regras, fiz 3 vôos domésticos no Canadá bem caros c/ a air Canada e deixei de pagar mais barato na West Jet p/ acumular pontos com a tam pois precisava renovar o meu fidelidade vermelho. Olhando meu extrato eu vi q nada havia sido creditado e entrando em contato com o call center me apresentaram as regras da tarifa. Depois disso passei sempre a consultar e para minha surpresa, a maioria das promos p/ a Europa não são pontuáveis, já vi isso com a Lufthansa e Singapore, além de ter apenas 50% dos pontos no Vôo q estava cotando p/ Hong Kong c/ SAA. Com nessa brincadeira estou perdendo o fidelidade vermelho este mes e vou optar por outro programa da Star a partir de agora, provavelmente o da United q pontua praticamente em todas as classes com as parceiras.

    Responder
    1. Gilberto P Filho

      Vc fará a coisa certa Paulo. A United pontua 100% em quase todas as cias. parceiras. Escrevi a minha experiência voando com a SAA (abaixo) e pontuando com a United 100% ao invés do Infidelidade com 0%!!

      Responder
  15. Francisco Fagundes

    Fiz uma viagem Recife-Paris em julho do ano passado pela classe Y na TAP, mas até agora minhas milhas não foram creditadas. Ligo para a TAM e dizem que ainda está em análise na TAP. Em novembro viajei para a China pela Turkish e até agora também não foi creditado nada. Um absurdo!

    Responder
    1. Diogo Avila

      Pior é que os contatos pelo site são deficitários.

      Estou analisando a opção de notificá-los por correio com carta registrada. Costuma funcionar.

      Responder
  16. Livia

    Muito bom, salvarei aqui. As espertinhas sempre querendo pegar a gente.

    Responder
  17. Christian

    Oi! Comprei uma passagem com a TAP para Europa, optando pela empresa achando que ganharia milhas. Agora fui conferir as classes nos cartoes de embarque. BSB-LIS, LIS-FRA e FRA-LIS sao Y, entao pontuam, porém LIS-BSB é W e nao pontua. Como isto é possivel? Comprei todos os trechos juntos… Abracos

    Responder
  18. Guilherme Ortale

    EXCELENTE POST. Voei por Lufthansa e usei o numero do fidelidade e não ganhei ponto nenhum, vou conferir a classe da tarifa. Procurei essa informação em tudo quanto é lugar esses dados e não achei. Valeu MD.

    Responder
  19. David Pitombeira

    Desde 2010 venho acumulado milhas voadas na Tam no OnePass da Continental, pois são vitalícias, desde que se acumule alguma quantidade no intervalo de 18 meses e é possível resgatar na Tam. Com a entrada da Avianca na Star Alliance, será possível resgatar nessa também, creio.

    Com a mudança do OnePass para MilagePlus, não sei se houve algum tipo de mudança para novas adesões ao programa.

    Fica a dica para quem se interessar.

    Responder
  20. Gilberto P Filho

    Tenho notado que a Tam realmente é muito fraca em relação a pontuação com parceiras, como vc mesmo pontua em sua enquente mostrando o grande número de classes tarifárias que a Tam não pontua com as parceiras. Ano passado voei com a South African em uma classe super promocional e a Tam não pontuava nadinha… fui pesquisar e descobri que a United (Continental à época) pontuava 100% na mesma classe e fiquei curioso e percebi que a maioria das cias. parceiras pontuavam ou 100% ou 50% enquanto que a famigerada Tam nada… como falam sempre esse in-Fidelidade da Tam é horrível mesmo!! E o pior é que não temos muitos planos de fidelidade no país aí eles correm soltos!! Muito boa a matéria (ALERTA)!

    Responder
  21. Oscar Luiz

    Na verdade, esse negócio de pontuação em empresa parceira é uma grande falcatrua. Você compra uma passagem para um lugar atendido pela "Star-Alliance", e descobre e nada daquilo serve.

    Responder
  22. Gilberto P Filho

    Dependendo do tempo que foi a viagem eu diria para vc abrir uma conta na própria TAP ou na United e transferir a pontuação. Uma vez fiz isso a classe da TAP não pontuava na TAM e depois da negativa da TAM enviei documentos para United e fui pontuado, claro tudo dentro do prazo legal.

    Responder
  23. Patricia

    Menu Tam Fidelidade -> Star Alliance

    Responder
  24. Thyago

    Como vejo a classe do bilhete?

    Comprei um bilhete de ida – Mexico pra San Jose,CA

    Recebi os emails, mas nao localizei nada… será que vou pontuar?

    Responder
  25. Feliciano Martins

    Esse post é uma mão na roda. Excelente. Agora quando formos viajar é só consultar aqui pra saber corretamente que vôos acumulam pontos. Esse é o grande diferencial do MD, é feito pra realmente ajudar seus leitores. Parabéns!

    Valeu MD!

    Responder
  26. Fabio

    Post sensacional ….

    comigo aconteceu mesma coisa, mas com a Lan. Voo codeshare da lan, voo JJ. Até hoje não creditaram no Tam Fidelidade. Já mandei cópia do meu cartão de embarque, ele falam que está em analise.

    ps: isso faz mais de 6 meses.

    Responder
    1. Francisco

      COmigo aconteceu algo escroto demais. Comprei ticket TAM e vooei codeshare com a LAN. Ida LAN e volta tam. Na ida creditei na AAdvantage (1800 milhas). Na volta a TAM me deu apenas 1000. BIlhetes, tarifas tudo igual !!! Ja tinha tempo que nao usava o fidelidade da TAM e achava que eles ja estavam creditando as milhas voadas e nao aquele esquema de pontos !!! to fora !

      Responder
  27. Felipe Gonzalez

    Fiz um voo pela LAN de São Paulo para Madrid, falei que queria pontuar pela TAM mesmo assim quando cheguei no Brasil e fui consultar meus pontos estavam zerados.

    Responder
  28. Paulo

    qual o link?

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Estamos fazendo

      Responder
      1. Almir

        Denis, nao sabe informar sobre a minha duvida a respeito das milhas/pontos com relação a condor?

        Responder
  29. Caroline

    Pessoal, alguem sabe me dizer onde eu vejo a classe da tarifa no momento da compra?

    tivesse esse problema com a TAP em outubro.

    Obrigada

    Responder
  30. Juliana Rocha

    Comigo aconteceu o mesmo. Comprei tudo Turkish, o vôo era de uma cia aérea que nem me lembro o nome e a Tam não deu os pontos!

    Responder
  31. Fabio

    Pessoal, alguem sabe me dizer se uma passagem comprada na American Air Lines Acumula milhas na Gol ou na TAM?

    Responder
  32. Ana

    Várias vezes pontuei no Tam Fidelidade voos promocionais realizados com a LAN e a antiga Continental em trechos Brasilia, New York e Miami. Já num trecho São Paulo – Barcelona pela Singapore Air fiz a solicitação em novembro de 2011 e até agora nada. A Tam só informa que a companhia Singapore ainda não enviou a resposta sobre a confirmação de que o passageiro realizou o voo. Isso é um absurdo. No mais, nada a reclamar desta companhia, que é fantástica.

    Responder
  33. DANY SOARES

    Voei Swiss em Junho, classe Y e até agora não consegui que a TAM computasse minhas milhas sempre alegando que a Swiss e a Miles and More creditaram em outro local, mesmo com cartas e mais cartas de ambas dizendo que não creditaram nada…

    Uma dor de cabeça que ninguém da TAM resolve nunca…

    Responder
  34. Helio Rodak

    MUITO CUIDADO MESMO. Aconteceu comigo comprando passagem da TAP, pensando em ganhar milhas para utilizar na TAM, NÃO DEU MESMO, APENAS DUAS PONTUAM NA ECONOMICA, E NÃO AVISAM OU ALERTAM NADA, DEPOIS É TARDE, ISTO É PÉSSIMO Agora, apenas as classes Y e B pontuam, o que pega muita gente desprevenida.

    Responder
  35. Bárbara

    Se eu tiver pontos na copa conseguirei transferir para atam ?

    Responder
  36. Laura

    Vou viajar pela Britisch e comprei a passagem pela Iberia ganho milhas aereas em que programa de milhagem?

    Responder
  37. Alê

    Não sei bem qual a diferença tarifária entre as classes, mas tive a desagradável surpresa qd cheguei da Europa pela TAP agora e não tive pontuação. Ao recorrer ao atendimento, eles me informaram o que foi postada aqui no site e disseram que foi a partir de outubro. Obrigado pelo NÃO aviso TAM! Além disso, meus pais que viajaram na Execeutiva esperam há quase 60 dias pela pontuação. Já mandei e-mail pro Fale com o Presidente (Fale com o Incompetente, na verdade), já reclamei no Twitter e até agora nada. Dei os pontos como perdido. O programa de fidelidade está ficando cada vez mais infiel aos seus clientes, isso sim!

    Responder
  38. Denise Ressurrei&cce

    O Gilberto tem toda razão,já aconteceu comigo,sempre viajo de lisboa para o Brasil pela TAP E TAM,tenho o cartão de cliente frequente da TAP e sempre me creditam as milhas,mas qdo é para creditar os da TAM sempre dá problemas e como se diz aqui em Lisboa "fica em águas de bacalhau",ou seja,perco aquelas milhas.A melhor coisa é fazer o cartão separado da Cia Aérea que mais utiliza e assim evita o estress.

    Responder
  39. Denis Martins Autor do post

    Não, apenas novos voos

    Responder
  40. Denis Martins Autor do post

    Almir, acredito que se a Condor pontuasse estaria na lista do site, que publicamos. Note que a TAM inclui o nome de todas as companhias, mesmo as que fazem parte dos grupos e ela não consta!

    Responder
  41. Juan Silvs

    Es facil saber! Por ejemplo si dice 25% de millas Lanpass equivale a 250 puntos de Tam, 50% =500 puntos y ya 100%=1000 puntos.

    Responder
  42. Juan Silva

    A mi Tam me demorò 1 año para que me acrediten los puntos que volé AEP-USH-AEP por Lan. Finalmente me dieron pero con fecha del vuelo!

    Responder
  43. beto

    eu tb prefiro jogar minhas milhas no programa da United (e, pra quem quiser, o Itaú tem um cartão de crédito que joga milhas lá).

    já voei várias vezes, sempre com tarifas promocionais e na econômica, pela Lufthansa, TAP, Swiss e tive 100% de milhas creditadas. (mas me parece que agora algumas tarifas da TAP são só 50%).

    Quanto à Singapore, é só prestar atenção nas regras da tarifa comprada, pois lá diz se dá ou não milhas. E, em geral, por pouca diferença de preço, tem uma tarifa que tb dá 100% de milhas (que podem ser jogadas na United tb).

    Agora… o problema vem na hora de resgatar as milhas. Como vc acumula pontos na United, só vale a pena para resgatar para voos para FORA da América do Sul, pois para DENTRO da América do Sul será sempre, NO MÍNIMO, 25.000 milhas ida-volta. Nada de poder usar aquelas promoções que às vezes pipocam na TAM ou Gol de 6000 ou 8000 milhas por trecho na Am. do Sul.

    Responder
  44. Vinícius

    Fora a dificuldade que é para achar um voo utilizando os pontos… Meus Deus… Para achar um de 30000 pontos para Europa ou 20000 pontos para os EUA tem que rebolar e torcer para pegar um atendente legal que procure em todos os voos possíveis… Sempre consigo, mas dá trabalho… A TAM poderia ter mais fidelidade com os seus clientes e parar de travar os nosso voos..

    Responder
  45. Claudio

    Primeiramente a TAM dificilmente creditas suas milhas, esperando que o cliente nao reclame acredito eu.

    Depois, as classes novas que pontuam na TAP nao sao regras da Star Alliance e sim da TAM com a TAP acredito. Nos meus ultimos voos eu tenho pontuado na Continental ja que os pontos nao expirao, tem upgrade de classe para catao gold e a maior parte das tarifas pontua na TAP tambem.

    Responder
  46. Rogerio

    Piada do ano! A TAM está mandando emails para seus clientes pedindo para votarem no Fidelidade como o melhor programa de milhagem das AMÉRICAS! Vou fazer questão de entrar lá e deixá-los em último!

    Responder
  47. vera

    Vou p/ Cancun pela TAM de SP/Mexico e de lá p/ Cancun pela aeromexico Vcs sabem se há parceria com a TAM p/ cartão fidelidade?

    Responder
  48. ana maria cordeiro

    sim, a copa e parceira da gol e conta os pontos.viajei agora em fevereiro ,inclusive em sao paulo o excesso de bagagem nao e cobrado, ja que a viagem internacional da direito a 32 kg.Por sinal, a executiva da copa e pessiiiiiiiiiiiiima.

    Responder
  49. Felipe

    O complicado que eu viagem cm a Austrian e a Thai em out e nov do ano passado e até hoje nada dos pontos,,, segundo a TAM ainda esta em processamento,,,

    Responder
  50. Anderson

    A pergunta que eu faço é a seguinte: Tenho diversas milhas em variadas empresas aereas. 24000 na TAP, 10000 na TAM, 14000 American Airlines, 5000 Jet Blue e diversas outras. Eu posso transferir as milhas da TAP (24000) e da American Airlines (14000) para a TAM? Em caso positivo, qual o procedimento para realizar ests transferências?

    Responder
  51. Marcelo Henrique Thi

    Essas informações não conferem, pesquisem na lufthansa e pontua sim a classe E, são 6.094 pontos.

    Responder
  52. Paula Machado

    Eu e meu marido voamos pela TAP para a Europa há um ano atrás e não tivemos nenhum problema em pontuar na TAM. Recebemos, cada um, 12.000 milhas. Pena que agora a pontuação é mais restritiva…

    Responder
  53. Rogerio

    Piada do ano! A TAM está enviando emails para seus clientes Fidelidade pedindo para votarem numa pesquisa global, dizendo que é o melhor programa de milhagem das AMÉRICAS! Faz-me rir.

    Responder
  54. Denis Martins Autor do post

    Marcelo, entre no link do site: são as informações oficiais da TAM e ainda confirmamos com a assessoria de imprensa da empresa. Se quiser arriscar e comprar uma de classe "E" é por sua conta.

    Responder
  55. Nilda

    Fabio eu fiz uma viagem pela American Airlines, tarifa promocional e classe economica no período de 20 a 27 de março. Eles me solicitaram o numero fidelidade eu informei o meu número Smiles e a pontuaçao de ida já foi creditada, inclusive a do voo domestico feito pela Gol. Estou aguardando o credito das milhas do trecho de volta. A minha passagem foi toda no codigo da American Airlines.

    Responder
  56. vilma

    Amigos,preciso de ajuda!!Voei para o Mexico ,pela aero mexico..em novembro…..onde pontuo?????Smiles???Sky miles????ligo na Aero e ninguem me informa nada!!!!Vou agora o mes que vem de novo……Alguem pode me ajudar??

    Parabéns a todos daqui!!!!

    Leonardo, obrigada pela paciencia que vc tem com todos!!!!um abraço.

    Responder
  57. sergio medeiros

    EM RESUMO A STAR ALLIANCE ACABOU-SE

    Responder
  58. Sergio

    Algo me diz que a TAM vai deixar a Star Alliance para a Oneworld…

    Responder
  59. Jussara

    Eu também queria saber isso.

    Responder
  60. Jussara

    Também acho que ela faz isso esperando que o cliente não reclame. É inacreditável, pois mesmo colocando o número do Fidelidade na hora da compra, tenho que ficar mendigando meus pontos, que são um direito meu. A TAM é péssima!

    Responder
  61. Jose

    Aconteceu comigo,reclamei pelo RECLAME AQUI,em 3 dias creditaram os Pontos.

    Responder
  62. Reginaldo

    Fiz o mesmo vôo pela Swiss, solicitei meus pontos pelo atendimento TAM e me enviaram um e-mail informando que, por ter voado em classe "E", eu não tinha direito a pontuação.

    Não tenho costume de guardar passagens aéreas, mas esta estava em minha gaveta. Quando fui consultar a classe, adivinha? "Y".

    Enviei um e-mail de volta à TAM solicitando esclarecimento. Se eu não tivesse a passagem, teria confiado na empresa e deixaria de receber a pontuação que tenho direito.

    Espero que a TAM corrija estas "falhas", se é que pode-se chamar assim.

    Responder
  63. Vitor

    Cara Vilma,

    a aeromexico é do skyteam, mesma aliança de Delta, Airfrance, KLM, Alitalia e outras. Creio que aqui no Brasil eles não tem nenhuma parceria.

    Responder
  64. Reginaldo

    A Tam me enviou um e-mail informando que Y foi a classe que voei e não a classe de tarifa.

    Responder
  65. Jose Marques

    Depois de muitas reclamações a Tam,a partir de 01/04/2012,voltou a conceder pontos na TAP,bilhetes classes:Y,B,M,H e Q.

    Responder
  66. Ana Paula

    Estou com a mesma dúvida. Quero comprar as passagens pelo site da TAP, mas lá não é informada a classe de cada voo.

    Responder
  67. Ana Paula

    Acho q a TAM mudou a pontuação da TAP.

    Está no site:

    TAP (TP)

    A partir de 01/04/2012 pontuam apenas as tarifas: C,D,Z,J (150%); Y,B,M,H,Q (100%); K,L,G,S,U,W,P,V (50%). Até 31/03/2012 pontuavam apenas as tarifas: C,D,Z,J (125%); e Y e B (100%). Até 02/10/2011 pontuavam as tarifas: C, D, Z e J (125%); Y, B, M, H, Q e V (100%); e W, S, L, K, U e G (50%).

    Responder
  68. luiza

    Não acho a informação correta. Assim como a Lufthansa, e outras, no momento da compra a TAM devia dizer os pontos que você vai acumular naquele vôo.

    Agora se você cmoprou com a TAP, ai sim há uma desculpa pra não colocar o que você pontuaria com a TAM, mas sim o que você pontuaria com a TAP-VIctoria.

    Responder
  69. Élida

    Pessoal, voando pela Ibéria pontuo na Tam ou Gol? Obrigada.

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Se a TAM mudar para a Oneworld no futuro poderá pontuar por ela. Hoje,não é possível pontuar em nenhuma das duas!

      Responder
  70. Santos

    Voos pela Trip vendidos pela Tam não estão tendo os pontos de milhagem aceitos pelo fidelidade tam. perdi uns 1000 pontos há uma semana atrás.

    Responder
  71. Vanessa

    Também tive problema com pontos da SA. Adorei o voo com a SA, eles foram super prestativos e rapidos na resposta. Porém na hora de pontuar com a TAM me pediram 30 dias para resposta. Quando completou os 30 dias entrei em contato, me fizeram mandar toda a documentaçaõ de novo e me pediram mais 30 dias. Quando ia completar os 60 dias mandei e-mail para a Star Aliance. Rapidinho a TAM pontuou e respondeu. Mesmo assim descontou ponto por dizer ser invalido pela categoria. Eu não suporto a TAM. Pena que ela tenha alianças com empresas boas.

    Responder
  72. Eduardo Favila

    Então, se eu voar Lufthansa na classe S eu pontuarei 100% das milhas?

    Responder
  73. Barbara Viana

    Gostaria de saber aonde posso encontrar o teor da informação publicada, sobre como acumular pontos da TAM fidellidade em companhias parceiras? Saiu em jornal, está no site da TAM?

    Obrigada

    Responder
  74. Cibelle

    Comigo é com a própria Tam.

    Em Abril meu marido e eu compramos uma viagem para Orlando pela Tam Viagens. Compramos com nosso Tam Fidelidade. Até hoje não creditaram os pontos da viagem e hoje a Tam nos informou que, quando compra é feita pela Tam Viagens, a pontuação é menor. E nos deram apenas 1.500 pontos para os dois em uma viagem ida e volta internacional. Isso confere?

    Responder
  75. Denis Martins Autor do post

    O link para o site da TAM está no texto

    Responder
  76. Vanessa

    Ola, gostaria de saber se a united airlines tem parceria com a gol! Obrigada

    Responder
  77. Cátia Pinkola

    Para ajudar a todos e inclusive eu, gostaria que os passos para receber as milhas pela TAM FIDELIDADE, usando a TAP:

    1- Comprei em OUTUBRO DE 2011 ida e volta pela TAP, Classe economica, para Sevilha.

    2- O voo era para março/abril de 2012.

    3- Na hora da compra, foi informado que eu receberia 10.000 milhas.

    4- No aeroporto foi dito que só depois que eu retornasse poderia adquirir os pontos.

    Então:

    5- Retornamos e até hoje não sei como fazer.

    6- Quais são os passos a passos?

    7- Onde eu vejo na TAP que tenho essas 10.000 milhas?

    8- Como transferir para a TAM FIDELIDADE?

    já ESTA CHEGANDO OUTUBRO E NÃO CONSEGUI E NEM SEI POR ONDE COMEÇAR.

    Agradeço a todos que contribuir.

    Responder
  78. Adriana Basile

    to completamente perdida com esse sistema de pontos. Meu marido tem 110 mil pontos pelo cartao e precisamos ir de são Paulo pra africa do sul e pra índia depois, voltando pela africa mesmo. Alguém sabe se existe esse esquema e se posso utilizar os pontos dele pra nós 2? Pelo que vi nos destinos não tem esse roteiro….alguém sabe se existe alguma companhia conveniada?

    Responder
  79. marcia pimenteo

    Incrível como a TAM mantém uma parceria de insucesso com a LAN, qualquer destino dentro de fora da América do Sul cuja parceira para voar seja a LAN nunca tem disponibilidade de assentos para compra com pontos.

    Fiz uma compra de ida para Bogotá e desde o dia 29 de setembro de 2012 que venho todos os dias de manhã, de tarde e de noite e até de madrugada que venho monitorando a volta entre os dia 20 ou 21 de novembro de 2012 e sempre obtenho as mesmas respostas dos atendentes do call Center NÃO TEMOS DIPSONIBILIDADE.

    Essa resposta é costumeira, coincidentemente sempre pesquiso outros destinos operados pela LAN e nunca tem disponibilidade por pontos, quando aparecer uma ou é na classe executiva com conexões de 24 horas pelos aeroportos ou são conexões cansativas.

    Sempre pesquiso os trechos: Ushuaia, El Calafate, San Martin de Los Andes, San Carlos de Bariloche, Puerto Montt, Cuzco e Punta Arenas, a resposta é sempre a mesma, não temos disponibilidade.

    TAM, ta na hora de mudar essa parceria.

    Se você concorda com isso, compartilha.

    Responder
  80. Jan

    Alguém sabe alguma coisa sobre a pontuação com Avianca?

    Encontrei a informação entrando no meu programa TAM Fidelidade:

    O PROGRAMA > Star Alliance > "Conheça as regras de pontos" (no meio do texto) > 16.Classes inválidas para pontuação

    mas não consta nada sobre a Avianca.

    Responder
    1. Jan

      Achei a resposta nas "dúvidas frequentes":

      

      Pontuação AviancaTaca e CopaAirlines

      Porque os voos realizados com a AviancaTaca e a CopaAirlines não pontuam no Programa TAM Fidelidade?

      Apesar de seu recente ingresso na Star Alliance, as empresas AviancaTaca e CopaAirlines ainda não têm acordo de programa de fidelização com a TAM. Portanto, não é possível pontuar viagens realizadas naquelas empresas ou resgatar pontos dos programas de fidelização daquelas empresas para voar pela TAM.

      Responder
  81. Jan

    +clicar “Conheça as regras de pontos” (no meio do texto)

    e depois entrar em > 16.Classes inválidas para pontuação

    ou > 19. Classes com pontuação diferenciada

    Responder
  82. Marcos paulo

    Vocês sabem com acumular milhas no onepass voando com CIA parceiras?

    Responder
  83. Isis Albuquerque

    A tarifa K da Lufthansa também não está mais potuando. Fiz um vôo no último mês eles alegaram que não pontua mais.

    Fiquei muito revoltada.

    Responder
  84. Bruno Greggio

    Boa tarde, me desculpem se a pergunta é muito de principiante, eu gostaria de voar pela United para o meu destino…pois bem, eu posso usar os ptos acumulados no Tam fidelidade para adquirir uma passagem-premio pela United? Os ptos ainda estão no meu cartão de crédito, neste caso, basta passa-los para o Fidelidade? E como faço a aquisição da passagem , via Tam Fidelidade? Obrigado!

    Responder
  85. Denis Carvalho Autor do post

    Pode sim. Você tem que passar eles para o TAM Fidelidade, depois solicitar a emissão na United por telefone. Se quiser, ligue antes de fazer a transação para conferir o número de pontos necessários

    Responder
  86. Ivanilson Thurler Si

    Voei plea Americam Airlines para os Estados Unidos posso pontuar no Multiplus?

    Responder
  87. Adriana Damato

    uma pergunta eu tenho tam fidelidade ja fiz 4 viajem da españa a brasil sera que tenho pontos nunca fui ver como faço pra ver e tenho uma com a tap de españa a brasil muito obrigado

    Responder
  88. Denis Carvalho Autor do post

    Adriana, para receber os pontos você tem que informar na hora do check-in ou quando fizer a reserva seu número do TAM Fidelidade. Você fez isso? Se não tiver feito, pode solicitar posteriormente, mas há um prazo para isso.

    Responder
  89. Luciani

    Gostaria de saber se American Airline tem alguma cia parceira, tam ou gol?

    Responder
    1. Mary

      Pelo que sei a parceria é com a GOL.

      Responder
  90. Mary

    Oi, estou viajando em setembro e farei viagens com trechos pela Turkish e pela Alitalia. Gostaria de saber se posso pontuar no fidelidade TAM ou se tenho que ter uma numeração Star Alliance? Queria concentrar tudo em uma só numeração. Isso é possível? A Alitalia também permite essa pontuação na TAM? Obrigada

    Responder
  91. Veronica

    Eu viajei mÊs passado com a TAP porto Alegre – Lisboa, Lisboa Porto Alegre e no ano passado Porto Alegre Roma, Roma – Porto Alegre, todos pela TAP. Tem como pontuar no Tam fidelidade? Obrigada

    Responder
  92. Renata Villas Boas

    Olá, que bom saber que podemos nos informar aqui. A minha situação é a seguinte. Fiz um vôo para orlando pela United. Não sabia que poderia pontuar para a Tam, já que são parceiras. Pontuei pela united, mas provavelmente não usarei. São 15 mil pontos para mim e para minha filha. Isso , na United não é nada, mas na Tam , onde tenho pontuação, faria uma grande diferença. Existe algum jeito de transforma-los em pontos para a Tam? Obrigada. Renata

    Responder
  93. MARLI SEGAMARCHI

    VIAJEI PELA TAP NA CLASSE ECONOMICA NO DIA 4 DE MAIO PARA LISBOA E RETORNEI NO DIA 28 DE MAIO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA TER MINHAS MILHAS CREDITADAS.

    Responder
  94. Junior

    Eu também gostaria de saber como creditar, já tentei de tudo no site do Fidelidade e não dá certo.

    Responder
  95. Gil

    Pessoal, vi várias pessoas perguntando mas nenhuma resposta.
    Por favor, vocês sabem onde encontro a classe tarifária? Pois não tem no ticket e no site da Air Canada não consigo localizar a reserva porque já realizei meu vôo. Tentei no decolar que foi onde reservei, mas também não tem esta informação.
    Como faço para achar a classe tarifária? Please!

    Responder
  96. DVC

    Necessário atualizar o POST, pois a TAM/TAP não são mais parceiras.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>