TAM Fidelidade aumenta de 10 mil para 15mil os pontos necessários para viagens na América do Sul

Leonardo Marques 14/05/2011 às 8:06h 157

Na noite ontem vários leitores começaram deixar comentários bem insatisfeitos com uma mudança no Tam Fidelidade: a partir de 01/07/2011 será preciso 15mil pontos para emitir uma passagem na classe econômica para viagens internacionais na América do Sul. Hoje são necessários 10 mil pontos.

É inevitável a comparação com o Smiles, o único verdadeiro concorrente do TAM Fidelidade… No programa da GOL são necessárias 10.000 milhas para emitir passagens internacionais na América do Sul, mas há vários semestres a empresa tem emitido passagens por 6.000 milhas na baixa temporada. Vamos torcer para a GOL não ter a mesma idéia :)

Há também mudanças nas demais classes, você confere a tabela na imagem logo baixo. 

Confira alguns comentários que recebemos.

Duarte:

Olha a m3rda: a TAM mudou o valor em pontos pra trechos na América do Sul, a partir de julho passa de 10 mil pra 15 mil. Palhaçada…

Rodrigo:

A Corja da Tam alterou as regras de resgate para a America do Sul, a partir de 01/07 cada trecho passará a pedir 15.000 milhas para resgate. Cada dia gosto menos dessa companhia.

157 comentários para “TAM Fidelidade aumenta de 10 mil para 15mil os pontos necessários para viagens na América do Sul

  1. Anny

    Era só o que faltava mesmo! Promoção que é bom nada, desrespeito com o consumidor!

    Responder
  2. Kelber

    a minha sorte é que consegui viajar pro chile na promocional, pagando 7000 milhas por trecho na páscoa…agora não sei mais como viajar…terei que guardar milhas pra ir pra europa…eh o que vale mais a pena…

    gostaria de pedir um favor pra vcs: será que teria como vcs mostrarem quantas milhas tam ou simles se acumulam em determinados voos para a europa ou estados unidos? dependendo com uma combinação das milhas que temos com a que ganharíamos poderemos fazer uma viagem pra lá!

    obrigado

    Responder
    1. Danillo

      Na TAM vc ganha 10mil milhas voando para os EUA e 12mil voando para Europa. Jà no Smiles (através das companhias parceiras, uma vez que GOL não opera fora da A. do Sul) não sei quanto ganha.

      Responder
  3. Vinicius

    Estava vacilante em pedir o cartao smiles do banco do brasil justamente por perder a possibilidade de usar os pontos no tam fidelidade, mas acabei optando por pedir devido as diversas reclamacões que li do multiplus fidelidade. Pelo visto a tam acaba de confirmar que minha decisão foi acertada, se eu tivesse o cartão itaucard da tam estaria muito chateado agora!

    Responder
  4. Luiz Henrique Rodrig

    Este deve ser mais um "JEITO TAM" de perder seus clientes…Medida unilateral imposta justamente a quem tem FIDELIDADE, obrigado Tam!

    Responder
  5. Matheus

    É palhaçada.

    Responder
  6. Germano

    Meu cartão de crédito era atrelado ao programa da Tam, agora vou fazer outro que eu tenha liberdade pra transferir pro Smiles.

    Responder
  7. Augusto Lopes

    Acho que com a dificuldades para conseguir uma vaga nos voos da TAm, em comparação a da Gol nos programas de milhagem eles devem estar com as carteiras cheiras de pssoas com creditos que não estão conseguindo usar na promoção de 4.000 milhas.

    Querem com isso impedir o uso da milhagem no periodo de ferias, ja que os brasileiro, estão viajando muito pela america do sul, inclusive pela facilidade da lingua.

    Eles poderiam fazer a combinação milhas dinherio como a smile. Dessa forma não provocaria tantos transtornos aos seus cliente.

    SOU SINCERO, SE TIVER VOO PELA GOL A PREÇO BEM PROXIMO, COM ATE 100 REAIS DE DIFERENÇA, MESMO PAGANDO MAIS, NÃO USO A TAM. Melhor somar pontos no smile.

    Uma boa ideia seria a divulgação do e-mail da tam para que todos envia-se uma reclamação de descontentamento com essa medida.

    Responder
  8. Marcelo

    Essa mudança arbitrária da TAM acabou com os planos que fiz para minhas férias com minha família em setembro. Há uns dois meses recebi um cartão Smiles do BB e estava resistente a mudar para o programa de fidelidade da Gol, mas hoje resolvi desbloqueá-lo e cancelar meu Itaucard TAM.

    Responder
  9. Thiago

    é..pelo visto vou ter que trocar o meu fidelidade para a gol.

    Responder
  10. Rodolfo

    A TAM está QUASE sempre um passo atrás da Gol. Acho que as únicas coisas que ainda sustentam um pouco a moral da TAM é o atendimento um pouco melhor e as opções de voos internacionais (embora nem os utilize, são sempre mais caros que as outras cias.).

    As milhas não deixam de ser um tipo de moeda (crédito) para se realizar uma compra (aquisição) de passagens. Mas por que essa inflação de 50% quando os valores de milhas que vamos ganhar a cada voo continuarão os mesmos?

    Se a TAM está sufocada com a quantidade de parcerias (StarAlliance, Km de Vantagens etc.) então ela só mostra que não é uma companhia robusta e, no final, quem paga as contas dessas ousadias somos nós.

    Quando a GOL iniciar suas rotas intercontinentais e a Azul adquirir uma frota maior, a TAM pode começar a vender suas ações. Como quase já ocorreu.

    Meus pesâmes.

    Responder
  11. Andrey

    juntava pontos na TAM, mas agora vou mandar tudo para o SMILES. 15 mil pontos é muita coisa, não valeria a pena viajar com milhas na América do Sul. Tomara que a GOL não faça a mesma coisa.

    Responder
  12. Rodrigo

    E ridiculo , passagens mais caras , nenhuma promocao e ainda aumentam as pontuacoes RIDICULO !!!!!!! Saudades do comandante Rolim, sem falar na porcaria do site, e a dificuldade de se conseguir uma passagem com pontos e pagar mais 30 reais para isso

    Responder
  13. Iza Raz

    Era só o que faltava para eu desistir da TAM, fiz o Itaucard só para acumular milhas, todo mês pontuo e estes pontos voam pela TAM e não chegam ao Multiplus. Ontem fiz reclamação ao presidente, mas agora com esta notícia, vou de GOL, creio que será mais honesta e respeitará os clientes.

    Responder
  14. Danillo

    Também recebi a alguns dias o cartão de credito Smiles e vou passar a usá-lo e optar sempre por voos da GOL. É uma vergonha essa medida da TAM, mas uma forma de dificultar a premiação de milhas.

    Digam NÃO ao TAM Fidelidade e SIM ao SMILES. Já era difícil encontrar trechos baratos com milhas na TAM agora piorou mais ainda.

    Leonardo, acho que você podia enviar uma nota para TAM falando do descontentamento dos clientes e pedendi para eles próprios lerem os comentários aqui, que vão ver que estão perdendo não só na companhia aérea, mas também no Cartão de Crédito deles.

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Danillo, certamente eles já fazem isso ;) Nem é necessário avisar.

      Responder
  15. Thiago

    A inflação chegou agora aos programas de milhagem. Quem será fiel a uma empresa que age unilateralmente, prejudicando seu maior bem, o cliente? Estou cancelando também meu Itaucard. Divulguem o email do marketing da TAM para que possamos mostrar nosso descontentamento. TAM, PRAZER EM PERDER CLIENTES.

    Responder
  16. MARCIO

    O pior de tudo é que a TAM deve tambem passar a exigir 15 mil milhas para voos domesticos, para se ajustar as regras da STAR ALIAANCE

    No site que anuncia a essa mudança para a america latina tem a informaçao que a pessoa pode emitir passagens com 4000 milhas par diversos destinos nacionais e relaciona os trechos.

    Pesquisei Brasila Natal desde o dia 21.05 ate fins de julho e nao encntrei nenhum dia com 4.000. Fiz o mesmo para o trecho Brasila Recife e Brasilia João pessoa e todos com 9.000 ou 10 mil milhas.

    Telefonei entao para o call center e perguntei o porque da propaganda enganosa ja que nao existe trecho com 4.000 como anunciado

    A atendente infornmou que somente serao vendidas passagens com 4.000 milhas oara oassagens adquiridas entre o 85 a 90 de abtecedencia da viagem

    Em resumo, poucos vao poder comprar nessas condiçoes, com tanta antecedencia.

    Realmente cada vez mais o Fidelidade Tam fica pior.

    Vamos torcer para o Smiles nao seguir a mesma regra

    Responder
    1. Fernanda

      Sempre priorizei voar com a TAM exatamente por causa do fidelidade. Mas, faz algum tempo que estou para virar vermelho e sempre que faltam 2 mil pontos, a TAM demora a creditar meus pontos de viagens, exatamente para não me dar o upgrade. Sem contar que depois da entrada na Star Alliance e o péssimo sistema Multiplus, o atendimento da TAM só vem decaindo. A última notícia para me fazer de agora em diante virar cliente fiel da Gol foi essa do aumento de milhas em 50%. Abusivo, imoral e injusto. Junto com o cartão vermelho, podiam mandar o nariz vermelho de palhaço para seus consumidores. Esse é o jeito TAM de tratar mal e perder os clientes. Quem possui twitter, estamos tentando colocar o "infidelidadetam" nos tts.

      Responder
      1. Luiza

        hahaha durante 2 anos eu soh viajei com a TAM com o objetivo de pegar o vermelho, acumulei mais de 80 mil pontos, e nada! pq tem de ser 48mil em 12 meses, e sendo mais fiel q mt cliente nao ganhei uma vantagem por isto. Uma vez chegaram a demorar 4 meses para colocar os pontos de um voo, que eles diziam que eu nao tinha voado, sendo que apresentei o fidelidade no check-in. Liguei pra lah e mandei remarcar o voo, jah q eu nao tinha voado mesmo (tinha impresso doc do fidelidade da TAM afirmando isto), q eu ia pagar a taxa pra remarcar. Em 48h os pontos entraram.

        Responder
      2. Fabiano

        Hahahaha, adorei esse seu comentário sobre o nariz vermelho Fernanda, vc foi ótima

        Responder
  17. anderson

    Meu cartão de crédito é do Itaú fiz o cadastro no itaucard sempre presente e posso acumular pontos a cada compra que eu fizer e trocar pontuação para smiles, azul, tap, e tam tambem alem de muitos produtos que eu quiser comprar, vale a pena.

    Responder
  18. Mendonça J&ua

    É isso aí Augusto. Eu já mandei e-mail para a TAM reclamando.

    Sempre preferi a TAM e sempre achei o programa fidelidade melhor que o da GOL já que, diferentenmente desta, a TAM não limita assentos para vôos com pontos dentro da América do Sul. Agora, aumentar a quantidade de pontos em 50% de uma vez só… É muita traição da TAM para com aqueles que são clientes FIDELIDADE, não acha?

    Não quero tomar nenhuma medida agora acerca do cancelamento de cartões, pois vou esperar para ver se a mudança vai prevalecer.

    De qualqeur forma, não hesitarei em mudar para a GOL pois, apesar de gostar mais da TAM, o bolso fala primeiro.

    Responder
  19. anderson

    Meu cartão de crédito é do itau, fiz o cadastro no itaucard sempre presente e acumulo pontos nas compras, posso trocar pontos para smiles, tap, azul e tam, alem de muitos produtos que eu quiser comprar, vale a pena.

    Responder
  20. ROBERTO

    Aumentando a quantidade de milhas necessárias para voar na América do Sul a TAM alterou a regra do programa enquanto clientes acumulavam milhas. É abusiva e ilegal esta atitude e a companhia deverá figurar em milhares de ações judiciais.

    Responder
    1. Rodrigo

      Roberto concordo plenamente com vc, não sou advogado, mas minha esposa é e vou falar com ela para entrar com uma ação contra eles, sugiro que todos façam igual. No contrato diz que eles podem mudar a qualquer momento a quantidade de milhas para resgate, mas no meu entendimento, CASO VC JÁ TENHA MILHAS ACUMULADAS NO PROGRAMA E ELES RESOLVEM AUMENTAR EM 50% A QUANTIDADE NECESSARIA PARA O RESGATE, ENTÃO ELES TERIAM QUE AUMENTAR EM 50% TBM NOSSAS MILHAS QUE JÁ ESTÃO NA CONTA. Aí sim, o que fosse acumulado a partir daí seria já nos novos moldes, dando a alternativa ou não do clinete acumular dali em diante nesse programa.

      Responder
    2. Rodrigo

      Roberto, concordo com vc plenamente, no meu entendimento, NO CASO DEU JÁ TER MILHAS ACUMULADAS NO FIDELIDADE E A TAM RESOLVER AUMENTAR EM 50% A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA RERSGATE, ENTÃO ELA TERIA QUE AUMENTAR TBM EM 50% AS MINHAS MILHAS JÁ ACUMULADAS NA CONTA. A partir daí sim, as próximas milhas acumuladas teriam essa defasagem normal, pois o cliente tria a partir de agora decidir se quer ou não acumular milhas mais neste programa.

      Vou entrar na justiça contra eles, sugiro ue todos o façam tbm. Eles tem o direito de mudar a quantidade necessária para resgate mas não de desvalorizar nossas milhas que lá estão.

      Exemplo: se vc tem 5000 milhas vc tinha 50% de um trecho na America do Sul e agora com a mudança, com os mesmos 5000 milhas vc passou a ter 33% dessa mesma passagem, sendo que as milhas já estava lá. Se vc soubesse disso talvez não tivesse transferido milhas do seu cartão para esse programa e sim para outro.

      Responder
  21. Guilherme

    E isso que a TAM se diz focada na Classe C. HAHA. Palhaçada. Felizmente gastei os pontos que tinha e não pretendo mais voltar a voar de TAM.

    Mas, falando nisso, que porcaria é esse site do Smiles, hein? Só abre no Internet Explorer! Ai o cara que tem Mac faz o que? Desiste?

    Viva a Azul!

    Responder
  22. Claudio

    Ainda bem que parei de acumular milhas pela TAM!

    Boicote a TAM!!!

    Responder
  23. Luiza

    hahah Amei!

    Sou mais uma que desistiu da TAM. Este ano estou gastando todas as minhas milhas e a partir de agora soh voo com as demais companias. Prometi a mim mesma que nunca mais compro um voo com a TAM, e pretendo cumprir a promessa, mas nao sei neh… com tanta combania ruim nesse Brasil, nao ha uma empresa seria nacional como eh a Lufthansa, Swiss ou QatarAirways.

    Responder
  24. Luiza

    o meu eh do bradesco, eu posso transferir pra TAM na razao de 1:0,8 e sair perdendo, ou pro Smile por 1:1,2 e sair ganhand. Viva o Smile!

    Responder
  25. Diogo JPA

    [OFF]

    Alguem sabe o que aconteceu com o voo da GOL para Bogotá ? O site não mostra mais voos pra este destino =/

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Foi cancelado.

      Responder
  26. Amanda Toiansk

    palhaçada!

    Responder
  27. Marcelo Oliveira

    No Smiles você ganha milha de acordo com a distância voada. E você ganha por trecho. Por exemplo, no trecho Brasília-Miami em voo direto com a American Airlines você ganharia cerca de 3600 milhas Smiles. Já numa viagem Rio-N.York-Seattle, você ganharia umas 7200 milhas Smiles. Na Tam não importa o trecho específico voado e nem se houve conexão ou não. A Tam veria qualquer uma dessas duas viagens como um trecho entre a América do Sul e a América do Norte. E você acumularia então 5.000 pontos Fidelidade na ida.

    Responder
  28. Fernandes

    Mais uma palhaçada da Tam. Eu já tinha uma preferência pela Gol/smiles, agora é definitivo: adeus Fidelidade!

    Responder
  29. Clauber

    Deve ser efeito da mudança para o programa Multiplus, visto que agora, em tese, é mais fácil adquirir pontos. Entretanto, vai ficar mais dificil trocar por passagens.

    Responder
  30. Rafael

    Palhaçada, agora sim darei sempre preferência a Gol/Smiles

    Responder
  31. Leandro

    Copio aqui o e-mail que enviei para a TAM na área Fale com o Presidente. Como já tive experiência de não me responderem por lá, quem sabe eles não leem aqui. Não custa tentar. Sugiro que contribuam para encher a caixa de mensagens da TAM.

    Abs,

    _________________________

    Prezados diretores da TAM,

    gostaria de registrar a minha indignação diante da nova regra da resgate de pontos do Fidelidade TAM para voos internacionais na América do Sul. Estou com os preparativos prontos para viajar para a Colômbia no início de outubro com minha namorada e esperando apenas o período de 3 meses para emitir minha passagem, conforme regra do programa. Até o momento da emissão terei 40 mil pontos o que seria suficiente para a emissão das duas passagens de ida e volta.

    Só que hoje fui surpreendido com a notícia de que a partir de 1° de julho precisarei de 15 mil pontos por trecho o que vai inviabilizar totalmente minha viagem.

    Isso é um descaso com os clientes como eu que há muito tempo prioriza a TAM por considerar seu programa de milhas o mais interessante, o que deixou de ser a partir desse momento pois gosto de fazer viagens internacionais. É certamente uma irresponsabilidade de vocês diante dos planejamentos de muitas pessoas. Vocês têm noção do que é gostar muito tempo em pesquisa para montar uma bela viagem e depois ver tudo ir por água abaixo por essa atitude unilateral e despropositada? Vejam o Smiles, continua com 10 mil pontos e muitas vezes até menos. Tenho pontos em muitas empresas no exterior, como a Air France e emiti muitas passagens dentro da Europa por menos de 10 mil também. Deste modo vejo essa atitude como algo não digno de comentários, mas apenas indignação e desprezo pela companhia que um dia admirei.

    Bem, que este e-mail sirva apenas de registro pois tenho certeza que nem resposta terei. E se por acaso tiver será uma bem padrão e que não resolverá o problema que certamente não é só meu.

    Antes eu tivesse transferido meus ponto para outra cia aérea. Até paguei mais caro numa passagem da TAP para creditar milhas na TAM.

    Parabéns por estragarem minha viagem tão sonhada.

    Att,

    Leandro

    Responder
  32. Wellington

    Também entro para o time que tinha dúvidas em passar para o cartão de crédito smiles do Banco do Brasil, mas com esta notícia finalmente me decidi. Sem contar que sempre quando se viaja com a Gol ganha-se mais milhas por trecho, dependendo da distância, mas com a TAM é somente 1.000 milhas; mas queria saber como fica judicialmente, já que temos contrato de que voos na América do Sul são 10.000.

    Fiz simulação no Smiles e vi que pode pegar passagem para América do Sul com muitos meses de antecedência, na TAM limita em três meses, enfim, GOL com certeza a partir de agora!

    Responder
  33. Thiago Seixas

    Um lixo essa tam! E como lixo tah se lixando para seus clientes. Pessima estrategia de mkt!!! Cada dia pior…

    Responder
  34. Fabiano

    Léo de demais leitores, também estou super indignado com esta notícia !

    Alguém sabe me dizer se também aumentaram a quantidade de pontos que se ganha voando para Am. do Sul quando se compra as passagens ?

    Será que não é apenas uma mudança temporária de alta temporada, para forçar as pessoas a comprarem passagem como já citou alguém acima ?

    Esses resgates com menos de 10000 que ainda conseguimos ver no site ficaram lá até 01/07 ? E se eu emitir um trecho hoje GRU/EZE para agosto por menos de 10000 vale ?

    Abraços

    Responder
  35. André

    Se engana quem pensa que o programa Smiles não irá aumentar também a quantidade de milhas necessárias para a troca de passagens. A falta de concorrência dá nisso mesmo.

    Responder
  36. Mendonça J&ua

    Pessoal, pelo que entendi, o aumento de milhas não englobam os vôos nacionais, é isso?

    Pelo menos isso.

    De qualquer forma, vou esperar para ver se eles não faze como o smiles da gol, cujo trecho é 10.000 mas sempre fazem promoção em baixa estação.

    Quem sabe a TAM não faz o mesmo: 15.000 pontos em alta estação e promoções com menos pontos em baixa estação.

    Em relação a GOL sempre fiquei com o pé atrás pois todas as vezes que viajei por ela aconteceu algum problema: atrasos de vôos, as malas que não vinham no mesmo vôo que eu, problema na marcação de assentos, sem contar com o péssimo serviço de bordo.

    Mesmo assim, caso a TAM prevaleça 15.000 milhas, acho que vou fazer o cartão smiles do Banco do Brasil e cancelar o meu TAM Itaú.

    De qualquer forma, como a forma que mais uso para pontuar é através dos cartões de crédito do Banco do Brasil, que dão 1,6 pontos para ca dólar gasto, fico mais à vontade e com mais liberdade pois posso trasferí-los tanto para a TAM como para a GOL.

    Responder
  37. Claudia

    Não acredito!!! Ia tranferir os meus mais de 10.000 pontos do meu cartão Diners para o TAM Fidelidade, já pensando em adquirir uma passagem para algum lugar da América do Sul e a TAM me aumenta pra 15.000??? Não basta a eles terem as passagens aéreas mais caras do planeta? Essa 'nhaca' é capaz de comprar a TAP ainda, que será privatizada em breve.

    Responder
  38. Daniel

    Será que isso fere o acordo Star Alliance ?

    Será que já é o primeiro passo da LATAM para a One World ?

    A única certeza é que a TAM mais uma vez mostra a sua capacidade de nivelar seu serviço por baixo.

    Responder
  39. Flavia

    Marcelo estou na mesma que vc, ia tirar férias em novembro e dar de presente uma passagem para minha mãe, agora já era.

    Tbém vou mudar pro smiles. Palhaçada mesmo!!!

    Responder
  40. Jonatas

    Eu ia transferir uns 15 mil bônus para o fidelidade; ainda bem que não fiz. Foi por pouco.

    Responder
  41. Regina

    Realmente, a TAM já deu!

    Quando fiz cartão de crédito, já prefri o Smiles pra poder acumular milhas junto às de passagens compradas, que acabam sempre sendo Gol porque são as mais baratas.

    Mês passado emiti passagens com milhas TAM da minha mãe que estavam prestes a expirar e quase não voei porque a TAM cancelou a reserva a minha revelia (descobri no checkin). Na minha pouca experiência de TAM, nem o serviço salvou!

    Responder
  42. SUELLEM

    O caso é ainda pior. Tenho pesquisado vôos para os EUA (Miami)e não achei NENHUM a 20.000 milhas, como o anunciado. Detalhe: pesquisa com antecedência de 6 meses. É provável que já tenham mudado e não anunciado, fato corriqueiro na TAM. Que infelicidade…

    Responder
  43. Luisa

    Isso que é promoção hein. Não tem como a Gol ganha em disparada em tudo.

    Responder
  44. Eugenio Dantas

    Encontro diversos problemas ao acessar o Multiplus, mesmo alternando entre Firefox e Internet Explorer nas versões mais atualizadas.

    Somado ao aumento do custo das viagens com milhas, a tendência é migrar mais para o Smiles.

    Responder
  45. Joao Paulo

    o problema pra eles é que hoje se acumula milhas de um montão de formas, o que deixa mais caro pra eles emitir passagens de graça. Qd eraq só por voo, valia a pena pq ele tirava do monte de viajens que vc fazia, mas hoje vc viaja de milhas sem ter voado nenhuma legua de avião. Entretanto, não concordo com o aumento.

    Responder
  46. JOHN

    Palhaçada de mau gosto (15000 por trecho). A unica vantagem que tinha a TAM era o Programa Fidelidad (o Multiplus é uma piada difícil de entender).Com certeza vão perder clientes valiosos ao longo dos anos (como eu). Será que a prometida fusão com a LAN vai melhorar esta atitude gananciosa e pouco inteligente?

    Responder
  47. Yuri

    Ou seja, a tendência é piorar. Que arrependimento um dia ter sido fiel à TAM!

    Responder
  48. Alessandra Fran&cced

    É uma pena que não posso transferir pontos do múltiplos para o smiles,queria muito que a GOL participasse da promoção km de vantagens…Mas pelo menos os pontos do meu cartão de crédito transferirei para o Smiles..

    Responder
  49. Thiago Rodrigues

    Pois é,

    o jeito TAM vai me fazer trocar o meu cartão de crédito para o smiles.

    Responder
  50. Ademar

    E o pior, o site não está funcionando corretamente para resgatar passagens. Só aparece resultado com o dia 16 de Julho. Péssimo!

    Responder
  51. Gabriel

    É dificil entender como a TAM se sustenta, brasileiro é burro de viajar usando essa empresa. Tudo nela é mais caro e não significa muito melhor serviço que nas outras empresas!!! Vou fugir da TAM o maximo que eu puder!!!

    Responder
  52. Luiz Carlos

    In-Fidelidade TAM arruinou minhas férias. Estava tudo planejado: pontos transferidos, contas acertadas, hotel reservado. Agora vai custar US$ 1.000 a mais.

    TAM-TAM-TAMTAM: qual será a próxima surpresa?

    Responder
  53. diogo

    Além do mais o sistema do tam fidelidade está um CAOS!!

    Fui resgatar ontem com meus pontos suados nos destinos rio-bogota(5mil) bogota rio(4mil).

    Realizei todo o processo(até reservar assento reservei) quando fui pra tela do pagamento das taxas de embarque aparecia"aguarde" durava um minuto sem qualquer troca de dados com o site tam, depois disso o navegador(microsoft internet) não pode continuar tentando…e ela caiu.

    Fiz isso 4 vezes. Mas segundo o que dizem estar registrado no sistema foram 2.

    O pior veio logo depois destas tentativas.

    DESTINO BOGOTA EM TODOS OS PERÌODOS 10 mil por trecho!

    Abri protocolo no FALE COM O PRESIDENTE, e estão analisando o ocorrido.

    Fiz questão de dizer que gosto muito do serviço tam., mas o caos é caracteristica de outra empresa no cenário da aviação comercial no Brasil.

    É o anti-marketing.

    Como não é minha especialidade…

    Quem sou eu pra dizer se não vai dar certo..?

    Quem sabe clientes webjet migrem pra tam?(na contra quem viaja nela!!eu tb as vezes uso isso!)

    Mas pra mim TAM era sempre TAM…

    Responder
  54. RABUGENTO

    Percebo que muitas aeronaves voaram lotadas para Buenos Aires só com participantes do Fidelidade gastando suas "milhas"

    Será que também vão aumentar em 50% a distância das poltronas do reboque? Quer dizer, da classe econômica?

    Responder
  55. Daniel Martins

    Realmente não consigo entender a TAM, parece que ela toma diversas medidas para afugentar seus clientes, e pior, justamente os que possuem FIDELIDADE!!! As tarifas da cia geralmente são mais caras, até aí pode-se entender já que ela possui, miseravelmente, um serviço um pouco diferenciado, deixando claro que a esmagadora maioria não paga mais caro em uma tarifa aérea para receber um sanduíche morno e ter a possibilidade de ver um vídeo durante a viagem ou ouvir músicas nos canais do avião. O programa TAM Fidelidade nunca foi o meu preferido visto que antigamente as promoções eram bastante raras, enquanto que sua forte concorrente, a GOL, através do Smiles sempre promoveu diversas promoções para os seus clientes FIDELIZADOS!!! Fico triste em ver uma empresa do tamanho da TAM tomar uma atitude dessa natureza, a única coisa que posso fazer é priorizar e valorizar a sua concorrente juntamente com seu programa de milhagem. Acho que a TAM se esqueceu de um detalhe que não é novo para ninguém, mas que não custa-me relembrar; já foi-se o tempo em que os passageiros da aviação comercial brasileira preferiam as empresas apenas pelo nome, status e pelo serviço prestado, nos dias de hoje eles apenas pensam no melhor custo benefício, e como já falei, não será um sanduíche que fará ele optar por uma tarifa mais cara!

    Responder
  56. Leonardo

    Fiz cartão de crédito da TAM exatamente pelo pontos. e agora como fico? vou sair do cartão de crédito da TAM e me sinto lesado uma vez que comprei o produto exatamente por esta ser uma vantágem.

    Responder
  57. Paulo

    Estão falando do Smiles, mas acho que a escolha é entre seis e meia dúzia. Há semanas tento resgatar uma passagem pra Santiago e só aparece a opção Smiles Any Day, com 20.000 milhas. Com 10.000 milhas só com antecedência absurda.

    Responder
  58. j victor

    Bom….e viva o adultério!!!

    Infidelidade a partir de agora!!
    ;)

    Responder
  59. Caio

    Alguem sabe pq o telefone da tam da so ocupadoo?

    Vlww

    Responder
  60. Maycon

    um voo para goiania em junho esta em quantas milhas ????

    4 ou 10 mil ?

    Responder
  61. Marcio Antonio Estre

    SMILES

    Não é bem verdade que se emite passagem para a América do Sul com 10 mil milhas.

    Há anos que quase só se encontra trechos a 20 mil milhas.

    Infelizmente, raros são os trechos que se encontra a 10 mil…

    Responder
  62. Marcio Antonio Estre

    Muito ruim a mudança no Fidelidade Tam.

    Mas NÃO É VERDADE que no SMILES se emite passagem para a América do Sul com 10 mil milhas.

    Há anos que quase só se encontra trechos a 20 mil milhas.

    Infelizmente, raros são os trechos que se encontra a 10 mil…

    Responder
  63. Adriano

    Galera,

    Vamos fazer uma campanha nacional utilizando as mídias sociais (facebook, twitter, etc) para o "dia de boicote da tam" ou "diga não a tam", isso é um desrespeito! Não bastasse a dificuldade de comprar com a milhas (muitos voos quando abrem já estão esgotados a passagem com milhas) ainda mais essa restrição. Eles se utilizam de maior maket share para causar impactos em nós consumidores!

    Responder
  64. david

    Esta empresa (TAM)tende a quebrar se continuar desrespeitando o seu cliente. Caso quizesse fazer uma mudança desta deveria sinalizar pelo 1 ano antes. Aqueles que pediram resgaste de seus cartões de crédito também deveria ter a possibilidade de poder reaver os pontos para enviar a outra empresa aerea. É UMA VERDADEIRA SACANAGEM. jÁ FAZ 3 MESES QUE ESTOU TENTANDO RESERVAR UMA PASSAGEM PARA AMERICA DO NORTE POR 20 MIL PONTOS CADA TRECHO SEM SUCESSO. SÓ ENCONTRA COM 30 A 50 MIL PONTOS CADA TRECHO. ATÉ O ANO PASSADO NÃO HAVIA PROBLEMAS.

    TENHO PROCURADO VIAJAR PELA AMERICAN AIRLINES que tem respeitado melhor seu cliente. CHEGA DE TAM.

    Responder
  65. Claudio

    É.. agora é passar a voar só pela Gol, já que sempre marco minha viagens com antecedência. Voava pela TAM unica e exclusivamente por conta dos pontos e pelo fato de poder viajar para outros destinos da América do Sul por 10.000 milhas no máximo. A partir desta semana só Gol!

    Responder
  66. Danillo

    Eu também tenho cartão de credito Smiles e vou passar a usá-lo, e vou passar a optar sempre por voos da GOL (onde é bem mais fácil ganhar milhas). É decepcionante essas medidas da TAM. E depois eles querem que a gente vote neles com melhor programa de fidelidade… é para rir mesmo!

    Leornardo você poderia enviar uma nota para TAM informando o descontentamento dos clientes, e convidá-los a lerem os comentários aqui postados, pois vão perder não só nos voos mas no cartão de crédito deles.

    Responder
  67. Suzuki

    "Parabéns" cada dia pior! Péssimo serviço, site terrível, aeronaves ruins… e agora sacaneado o cliente fiel ao programa de pontos. Fidelidade só da parte do cliente, já a empresa… Tomará que compre a TAP e se enterre no burraco.

    O executivos da empresa precisam sair dos escritórios e experimentar a Azul.

    Responder
  68. Carolina

    Eu vou processar a TAM.

    No começo do ano, eu fiz o cartão de crédito TAM Itaucard, com a promoção de "ganhar uma passagem aérea" para qualquer lugar da América Latina. No caso, isso se referiu aos 10 mil pontos que eles creditaram para mim.

    Mas, já que agora eu não consigo mais emitir uma passagem para qualquer lugar da América Latina com os 10 mil pontos, isso significa que eles fizeram propaganda enganosa!

    Procon já!

    Responder
  69. Amom

    A TAM CRESCEU O OLHO!

    É a lei da oferta e da procura: estamos utilizando muito o Fidelidade da TAM! Mudemos para o Smiles da GOL, desse modo, os aviões da TAM vão circular com um número bem maior de assentos vazios, o que pode levá-la a rever sua decisão.

    Deixarei de baixar pontos dos meus cartões de crédito para o TAM Fidelidade. Passarei a baixar os pontos dos meus cartões de crédito somente para o Smiles da GOL.

    Responder
  70. Bianca

    Vou cancelar meu TAM FIDELIDADE ja!Que palhaçada!

    Bora pro Smiles!

    Responder
  71. Moacir

    Acabei de ligar ao Fale com o Presidente pedindo para registrar um elogio que foi "o respeito pelos clientes ao aumentar, na calada da noite, o número de pontos exigidos para a emissão de bilhetes"…

    Responder
  72. Bianca

    Vou cancelar meu TAM FIDELIDADE ja!Que palhaçada!Tenho o cartão há um ano e NUNCA consegui ver meu extrato!Aquela porcaria de Multiplus…

    Bora pro Smiles!

    Responder
  73. Amom

    Isso é um absurdo: 50% de aumento é um percentual de agiota. Os órgãos de defesa do consumidor e o Ministério Público deveriam tomar uma atitude contra isso.

    Conclamo a todos para baixarmos os pontos dos nossos cartões de crédito somente para o Smiles da GOL, ou outros programas de fidelização. Mostraremos que não somos caxexas.

    Esse aumento de 50% foi obra de algum estróina da área de vendas da Tam. Futuramente a Tam vai demiti-lo, mas daí será tarde demais: os ex-clientes Fidelidade TAM já estarão desconfiados o suficiente para voltarem a baixar pontos de seus cartões de crédito para essa empresa de almocreves.

    Deixemos os voos da Tam partirem com poltronas vazias durante a baixa estação (MESMO QUE ELA VOLTE ATRÁS!!!!!!!!).

    Baixei, recentemente, 25.000 pontos dos meus cartões de crédito para o TAM Fidelidade. Resultado: Tam Fidelidade, nunca mais!

    Responder
    1. ANTONIO RUCKER

      Sobre o aumento da pontuação em 50% pela

      TAM em voos na America do Sul, é um absurdo.

      INFIDELIDADE para a TAM. A sorte que so tenho 8.000 pontos no programa. Tenho

      60.000 no cartão que vou tranferir para a GOL.

      Responder
  74. igor - poa

    O sistema da TAM é um caos! Pesado não funciona, tá louco!

    Além disso aumenta? É pra não usar mesmo, correto ?

    Responder
  75. luiz mosena

    Vamos voar GOl….A Tam tá sacaneando demais…

    Responder
  76. Ernesto Gasparotto

    Ô TAM dos meus pecados…

    Ainda têm a cara de pau de dizer que estão desenvolvendo novas opções para ampliar ainda mais os benefícios aos clientes.

    Agora estamos fritos de qualquer jeito, pula da frigideira e cai no fogo.

    Tam infidelidade e Gol yellow smiles são a lesma lerda.

    Responder
  77. Emanuel

    Já faz muito tempo que desisti do Fidelidade da Tam. Sou bem fiel com o meu bolso. Gol,Webjet, Azul e Avianca sempre tem as passagens mais baratas.

    O smiles tava emitindo por 1000 milhas alguns trechos nacionais!

    Abração

    Responder
  78. Claudete

    A TAM deveria ler todos estes comentários.

    Que traiçãoconosco,anunciar um aumento de pontuação assim,de repente,depois que já fizemos nossos planos de viagem !

    É um absurdo.

    Será que isto é permitido pelo código do consumidor ? Vou entrar em contato com o IDEC,,,

    Responder
    1. Mendonça J&ua

      Claudete, infelizmente o CDC não proíbe essa conduta da TAM. O que não pode ser feito é exigir dos clientes que já resgataram seus bilhetes com 10.000 pontos, ou menos, que complementem a pontuação até os 15.000.

      Além disso, no regulamento do programa com certeza deve haver alguma cláusula que permita a alteração da quantidade de pontos para resgate de bilhetes. É aquele velha cláusula "Sujeito a alteração sem aviso prévio".

      Como a TAM está divulgando de maneira ampla a mudança, não há problema do ponto de vista jurídico. Pelo menos em tese.

      Digo em tese pois aqueles que ingressaram no programa tendo a informação de que os valores para resgate eram de 10.000 e transferiram pontos do cartão de crédito para o cartão da TAM com a expectativa de comprar bilhetes com esses valores, como foi o caso do Bruno que comentou logo abaixo, aí sim poderia ser pleiteada, inclusive judicialmente, a devolução dos pontos para o cartão de crédito sem nenhum problema.

      Outra saída poderia ser lançar mão dos incisos X e XIII do art. 51 do CDC que informa o seguinte;

      Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

      X – permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral;

      XIII – autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração.

      Além disso, como o contrato do programa Fidelidade TAM é do tipo "Por Adesão", está sujeito a todas as restrições dessa modalidade.

      Poderia, inclusive, o Ministério Público, ingressar com Ação Civil Pública para contestar a medida da TAM, iclusive para que a companhia seja obrigada a emitir passagens para a América do Sul a 10.000 pontos para aqueles clientes que já faziam parte do programa Fidelidade TAM e possuíam pontos antes da alteração do valor dos resgates, limitados é claro ao acúmulo de pontos feitos até a informação da alteração das tarifas. Em suma, para que a TAM seja obrigada manter as regras antigas para aqueles que já possuem pontos na TAM, até que esses pontos adquiridos até a data da alteração das tarifas sejam totalmente utilizados. Isso sim é possível.

      Alguém toparia enviar e-mail ao Ministério Público.

      Em caso afirmativo, deveríamos fazer um texto padrão, o qual me comprometo a fazer, e escolher uma região do Ministério Público, já que temos membros de todo o Brasil. Eu, por exemplo, moro em Fortaleza.

      Responder
      1. Rodrigo

        Concordo com vc plenamente, no meu entendimento, NO CASO DEU JÁ TER MILHAS ACUMULADAS NO FIDELIDADE E A TAM RESOLVER AUMENTAR EM 50% A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA RERSGATE, ENTÃO ELA TERIA QUE AUMENTAR TBM EM 50% AS MINHAS MILHAS JÁ ACUMULADAS NA CONTA. A partir daí sim, as próximas milhas acumuladas teriam essa defasagem normal, pois o cliente teria a partir de agora opção de decidir se quer ou não acumular milhas mais neste programa.

        Vou entrar na justiça contra eles, sugiro que todos o façam tbm. Eles tem o direito de mudar a quantidade necessária para resgate mas não de desvalorizar nossas milhas que lá estão.

        Exemplo: se vc tem 5000 milhas vc tinha 50% de um trecho na America do Sul e agora com a mudança, com os mesmos 5000 milhas vc passou a ter 33% dessa mesma passagem, sendo que as milhas já estava lá. Se vc soubesse disso talvez não tivesse transferido milhas do seu cartão para esse programa e sim para outro.

        Responder
  79. Monteiro

    Lamentável a mudança de regras: "Prazer em em perder clientes".

    Responder
  80. Bruno

    Se arrependimento matasse eu estaria morto. Acabo de trasnferir 6000 pontos do meu cartão pro tam fidelidade na esperança de que em setembro fosse pra Santiago. Antes tivesse mandado pro Smiles. Brincadeira de extremo mal gosto!!!!

    Responder
  81. Luiz Moreira RJ

    Se não considerarem quebra de contrato, no minimo é falta de respeito com ao consumidor. Já decidi, não transfiro mais meus pontos de cartão para o Fidelidade TAM. Agora só Smiles.

    Responder
  82. Daniel Martins

    Tb mandei uma mensagem para o "Presidente da TAM". Espero que me respondam de fato, e n como vc msm disse, me retribuam com uma resposta padrão de vergonhoso desprezo.

    Responder
    1. Luiza

      SAC gente, eh SAC, isto de "fale com o presidente" e outra colhordice deles. Chamem de SAC, e nao deste nome ficticio inventado por eles para o atendimento incopetente.

      Responder
  83. Carolina

    Será que não mudou alguma coisa também na pontuação? Aquela viagem que comprei na promoção, com trecho CWB-POA a R$ 29,90 me rendeu 3 mil pontos no fidelidade. achei super estranho…

    Responder
  84. Dan

    Mandei a mensagem abaixo ao Presidente da Companhia:

    Senhor Presidente,

    Recebi a lamentável mensagem do pessoal de Marketing informando que, agora, para vôos "internacionais" (estamos falando de América do Sul), a milhagem pulará de 10000 para 15000.

    Então deixe-me ver:

    - no Smiles, da concorrência mais direta, mantém-se os 10.000, não haverá majoração;

    - no AAdvantage, programa de milhagem internacional que participo, com 25000 eu vou para a América do Norte e minhas milhas não expiram nunca;

    - para somar pontos no TAM Fidelidade – ou mais precisamente, para trazer pontos do programa KM de Vantagens da Ipiranga para o (patético) Multiplus, tenho que desembolsar dinheiro.

    Peraí… para que mesmo alguém quer um programa de fidelidade como esse da TAM?

    Eis, sr. Presidente, o que farei: torrar os pontos que tenho, cancelar meu cartão de crédito Itaucard TAM Platinum declinando essas motivações (o programa de fidelidade não é satisfatório) e – para privilegiar a fidelização de meus outros programas, – evitar por completo os vôos dessa empresa.

    Algo que fiz maior parte da minha vida, pois sempre tive melhores recompensas no Smiles.

    Tudo volta a ser como antes. E é engraçado: empresas do mundo inteiro entrando no Brasil, passagens aéreas internacionais despencando de preço, e a TAM…

    E a TAM? O que vai ser da TAM, por exemplo, com a abertura dos céus brasileiros para a entrada das empresas americanas nos vôos domésticos?

    Não dá para entender.

    Até as notícias daquele lamentável acidente, eu reputava a TAM como uma empresa cara – mas cara por que os serviços de bordo eram razoáveis e, muito principalmente, os aviões eram novos – e para minha surpresa, o Aibrus já era de 4a ou 5a mão, algo que considero inimaginável a não ser na área de cargas.

    Minha missão: não mais usar os serviços da empresa e fazer essas minhas razões pessoais alcançar o maior número possível de pessoas.

    Pois chega um momento que cansa. Brasileiro não é mais idiota. Espera-se que o empresário brasileiro reconheça e valorize isso antes dos demais, não se pode esperar absolutamente nada a menos.

    Responder
  85. Eduardo Nóbre

    INCRÍVEL!!! Fiquei abismado e mais uma vez decepcionado com a TAM. Fico impressionado sempre que vejo esses absurdos desta empresa. Ultimamente já estava optando por voar GOL, pagando até um pouco mais caro as vezes, mas preferia; Agora com essa PALHAÇADA do TAM Fidelidade, que absurso! Tenho milhas em meu cartão de crédito, que ainda bem que não é O ITAU CARD TAM, e vou viajar é pelo SMILES. Espero que a GOL não tenha essa "idéia" idiota da TAM. Viva a GOL! Viva o SMILES!

    Responder
  86. Heron Fagundes

    Respeito a TAM pela sua história e a sua participação de mercado, mas evito voar com a mesma. Nos aeroportos que viajo as filas de check-in sempre são tumultuadas e sempre encontro alguém falando mal dos vôos. Tenho inclusive cartão tam fidelidade, mas nunca consigo usar os meus pontos, pois quando tem alguma promoção, sempre tem uma pegadinha na mesma e para conseguir efetivamente validar os pontos em passagem é um verdadeiro parto tanto na internet quanto por telefone…..então, prefiro a calmaria, vou acumular smiles e voar com quer me quer como cliente e não com aquela que faz promoções e depois te trata mal.

    Responder
  87. Marcelo

    Se a GOL participasse do KM de Vantagens aí seria perfeito…

    Responder
  88. Raul Ferreira

    Vamos torcer para a GOL não entrar na mesma onda e aumentar a pontuação para troca. Lembremos que praticamente estamos nas mãos das duas empresas, TAM e GOL.

    Responder
  89. Samuel

    Daqui a pouco a TAM aumenta também a pontuação necessária para os demais trechos.

    E a concorrência deve ir atras.

    Os programas de fidelidade estão cada vez perdendo mais para o preço baixo.

    Responder
  90. Luiza

    sobre isto… tive problemas tb, mas bastou 2 tentaivas. Acontece q se segura por um tempo a sua pesquisa, ai aparece 10mil, mas se voce clicar na proxima pagina aparece por 4mil. Entao gente, mesmo que tiver por 10mil, sendo q vc tah tentando novamente, vai naquela data que vai aparecer por 4mil.

    Como disse, o sistema segura aquela sua reserva anterior incompleta, e por isto nao aparece direto nas demais tentativas.

    Responder
  91. LetíciaM

    Gente,

    É muito simples..Somente uma unica atitude faz uma empresa retroceder…que é o boicote feito a ela!

    A TAM adquiriu a marca de empresa mais utilizada no ultimo ano dentro do Brasil…Simplesmente, devemos PARAR de usá-la.

    Quando ela decair para 2º ou 3º lugar, o depto de Marketing terá que repensar a estratégia negativa de marketing adotada e o motivo de pouca vendagem em ambito geral…

    VCS PENSAM QUE ELA NAO PERDE PELO BOICOTE?!

    Perde "TUDO"… Empresa sem cliente nao existe!

    []'s,

    Leticia

    Responder
  92. LetíciaM

    A partir de hoje:

    NAO VOE PELA TAMMM !!!!

    Responder
  93. Daniel

    Será que isso não fere as regras da Star Alliance ?

    Será que este não é o primeiro passo da LATAM para consolidação no One World ?

    O que é certo é que mais uma vez a TAM consegue o que poucos aceitam: se nivelar por baixo.

    Responder
  94. Ariadne

    Alguém sabe me dizer quantas milhas são necessárias pra comprar uma passagem pros EUA?

    Responder
  95. Silvia

    Também sou cliente fidelidade TAM e já ando descontente com o programa de milhagem que nao permite mesclar milhas+dinheiro e sempre acabamos perdendo os pontos pq expiram. De agora em diante nao serei mais fiel a nenhum desses programas, e sim as companhias que pensam nos cliente e fazem promoções, considerando baixas temporadas, voos noturnos, escalas, etc… Esse é o jeito de responder ao cartel nacional que não está nem ai para os clientes FIDELIDADE…

    Responder
  96. Cleisson

    Ainda bem que resgatei meus pontos para Buenos Aires esta semana… Irei em agosto, consegui 10000 na ida e 4000 na volta. Só espero que o Smiles não adote a mesma prática e aumente os valores para resgate. Daqui a pouco não valerá mais a pena aderir a programas de milhagens. Ponto negativo para a TAM!!! Total falta de respeito com os clientes…

    Responder
  97. jose valerio philipp

    É lamentável, mas o que fazer contra o poder economico da TAM.

    Como ja foi dito, tem algumas coisas que só depende de nós mesmos fazer, para demonstrar nossa indignação.

    Vamos boicotar:

    a) a compra de passagens;

    b) a transferência de pontos dos cartões de crédito;

    c) a contratação de novos cartões de crédito do Itau Fidelidade, bem como o cancelamento dos já contratados.

    INFELIZMENTE NOS FALTA ACREDITAR NO PODER QUE TEMOS E AQUILO QUE PODEMOS FAZER. NÓS SOMOS A MASSA, SOMOS NÓS QUE MOVIMENTAMOS E ENCHEMOS AS AERENOVES DESTAS CIAS, SE QUISERMOS PODEMOS MUDAR O RUMO DA HISTÓRIA.

    Responder
  98. jose valerio philipp

    É HORA DA GOL FICAR ESPERTA, BASTA NÃO ENTRAR NO MESMO BARCO, ABRIR NOVOS VOOS PARA ALGUMAS CAPITAIS IMPORTANTES DA AMERICA DO SUL E DELETAR A TAM DA SUA CONCORRÊNCIA.

    Responder
  99. Raul Ferreira

    Pessoal, comprei duas passagens de ida e volta para 30/09 e 02/10(Rock in Rio) de Vitoria para o Rio. Tinha a opção de paga-las na TAM o valor de R$503,00(com taxas) ou pela GOL R$547,00(com taxas).

    Advinhem, pasmem, paguei mais caro pela GOL.

    Normalmente optaria pela TAM, caso fosse pouco mais caro. Pessoalmente prefiro o serviço do vôo da TAM, mas com essa série de desrespeitos que ela vem nos trazendo, resolvi escolher a GOL.

    A gota d´água foi quando fazendo a simulação da compra pela TAM não era possível marcar assento e o crédito de milhas seria de 20%, fala sério, paguei quase 10% a mais na GOL com prazer.

    Na GOL terei credito de 90% das milhas e o meu assento e da minha esposa já estão marcados.

    VAMOS BOICOTAR A TAM!!!!

    Responder
    1. Rodrigo

      Parabéns Raul, vejo pela primeira vez o povo brasileiro aprendendo a fazer valer seu poder. Isso sim para mim é exercer a cidadania, é tornar o Brasil melhor e mostrar para esses mega empresários que eles é que dependem de nós.

      Responder
  100. Paulo Studart

    Não tem nada a ver. Eles vendem essas milhas para os parceiros e lucram outra vez, você não entende? Quando abastece no km de vantagens, uma parte do que pagas é transferido para a TAM, a título de pontos. Não existe almoço gratis

    Responder
  101. Gustavo Costa Ribeir

    Parabéns a TAM pela péssima decisão.

    Mais uma atitude da empresa que prejudica claramente os clientes que acumulam milhas de modo justo ao viajarem PAGANDO pela Cia.

    Boicote já!

    Responder
  102. Raphael

    Gente, eu CHOREI SANGUE.

    A TAM tem um ótimo serviço, sim. Mas o smiles oferece vantagens muito maiores, como mais pontos gastando menos dinheiro. Mas 15 mil pontos É MUITO.

    Responder
  103. Raphael

    Pessoal do site, por favor, tentem contato com a Assessoria de Imprensa da TAM e também com a da GOL. Assim, poderemos cruzar os dados e fazer uma apuração um pouco melhor e dar um posicionamento de ambas as concorrentes aos leitores. Além de, é claro, tentarmos fazer com que essas medidas sejam revistas. A repercussão está extremamente negativa. Isso é péssimo para a imagem de uma empresa e eles terão que rever essa estratégia.

    Qualquer coisa, entrem em contato comigo pelo email deixado no comentário, no campo obrigatório.

    Até!

    Responder
  104. Lívia

    Gente e como ficam as milhas promocionais?? Aquelas de 4000 se comprar com alguns (milhares) dias de antecedência???

    Tá falando que não vai aumentar, mas será??

    Responder
    1. Larissa

      também queria informações sobre isso!tô planejando uma viagem pra Buenos Aires em novembro e precisava MUITO saber disso,se não vou parar de planejar roteiros e essas coisas,infelizmente.

      Responder
  105. Milena

    FIDELIDADE = PONTUAÇÃO

    Se a economia vai bem teremos que pagar eternamente por uma pontuação que não deveria estar atrelada a volatilidade economica.

    Responder
  106. luciana

    Ontem tentei trocar milhas para Buenos Aires em final de julho e no site só conseguia trocar até 16 de julho e havia informação de que depois desta data passaria de 10000 milhas para 15000 milhas. Hoje consigo trocar com 10000. Acho que as reclamaçoes funcioram, será que eles voltaram atras?

    Responder
    1. Larissa

      ao menos a página da TAM no facebook está cheia de reclamações!espero que eles revejam esse aumento.

      Responder
  107. José Fernande

    Não deve ser atoa que a GOL ultrapassou a TAM em passageiros transportados no mercado doméstico no mês de fevereiro… pode ser pouco, mas de pouco em pouco ela conquista mercado…

    Responder
  108. Alexandra

    Sou cliente fiel da TAM há muitos anos, inclusive evitando de viajar por outras companhias pra poder acumular pontos. Não só por esse motivo, mas também pelo fato de preferir o serviço, a aeronave, o resgate de milhas, a compra de passagens etc (ainda acho a TAM superior nisso tudo). Tenho que reconhecer que o serviço da TAM sempre funcionou comigo, já viajei facilmente inúmeras vezes por milhas e nunca tive problemas com regaste ou compra (até recentemente). Mas de um ano pra cá a TAM tem me decepcionado dia após dia, com decisões desacertadas como o Multiplus e agora essa questão das milhas. A empresa de Marketing da TAM não analisa o impacto dessas decisões nos clientes, porque se analisasse com certeza não as tomaria tendo em vista a quantidade de insatisfações que irão encarar. É preciso justificar suas ações perante os clientes fiéis a tanto tempo e a toda a população interessada, claro! O Brasil carece de empresas áreas com responsabilidade perante seus clientes e que os tratem com o devido respeito, evitando fazer esses desserviços.

    Responder
    1. Rodrigo

      Alexandra, que empresa de marketing??? A diretora de marketing da Tam é a Manoela Amaro que nada mais é que a filha de João Amaro, irmão de Rolim Amaro fundador da Tam.

      A Tam tem o ranço de ser uma empresa familiar e por isso deixa que imcompententes como essa Manoela Amaro seja responsável por toda a área de marketing da empresa. Sendo que a única coisa que ela soube fazer até hoje foi nascer sobrinha do grande Comandante Rolim, que a essa altura se revira no tumulo ao ver como sua companhia se afundou!!

      Responder
  109. Marina Gurgel

    Que bola fora, TAM! Hoje mesmo estarei passando 10 mil pontos do meu cartão pra GOL. E eu que pensava em viajar pro Chile no final do ano trocando meus pontos fidelidade…

    Responder
  110. Ricardo M. Lima

    achei maravilhoso,estou muito contente com esta novidade.O cliente só tem a ganhar.Vcs estão ficando TAM,TAM? Te orienta TAM.

    Responder
  111. Victor

    Um absurdo!! Indo na contra-mão do relacionamento com o cliente, espero que o Smiles se aproveite desse desleixo!

    Responder
  112. Eduardo Rio de Janei

    Estou de acordo… Tenho 40 mil pontos no cartão, e estava planejando transferir para o TAM Fidelidade… Com esse aumento absurdo, mudo totalmente de idéia. Fico imaginando o leva uma empresa pensar dessa maneira… o concorrente cobra 6 mil na baixa e eles estão aumentando para 15 mil… Coisa de maluco… Deixem eles voar vazios!!!

    Responder
  113. Helvio

    Não adianta o chororô, a resposta tem de ser não mais emitir esses trechos e.

    Responder
  114. braulio

    Assento conforto, Aumento de pontos p fidelidade…

    e ainda tem gente q prefere TAM por causa de um sanduiche quente(?!), um fone de ouvido(que raremnte funciona) e a fama de ser empresa superior…….

    Sempre preferi gol, e a gol sempre me surpreendeu

    Responder
  115. Pedro Zinn

    sem comentários

    Responder
  116. Ricardo

    É lamentável o que a TAM está se tornando… Vôos atrasados, desrespeito total com o passageiro e aquela política de recursos humanos de que não há nada melhor do que o espírito de servir…

    Esse é o jeito TAM de zuar [a sua vida]!

    Responder
  117. ramon

    o meu cartão é tam itaucard. como faço para passar meus pontos para a gol? existe alguma possibilidade?

    Responder
  118. Decio

    Se eu resgatar agora, posso voar em outubro?

    Responder
  119. Alexandra

    É, realmente assim NÃO funciona! Uma pena. "Sabemos que a escolha da companhia área é uma escolha do cliente." diz o slogan deles. Pois eles vão ver MUITOS escolherem outras companhia!

    Responder
  120. Paulo

    TAM Fidelidade nunca mais. Inclusive acabei de cancelar meu TAM Itaucard e providenciei um cartão de crédito do SMILES. Palhaçada dessa TAM! Tomara que percam muitos clientes!

    Responder
  121. Paulo

    Justamente! Eu tenho o TAM Itaucard e fiquei muito p***!! Cancelei ele AGORA e já solicitei um do Smiles.

    Responder
  122. Deia

    Leandro,

    Post no reclame aqui que eles te respondem rápido… é a única forma que encontrei que me ouvissem…

    Responder
  123. fabio junior

    eu já vive cartão mas a um tempo optei por Smiles estou muito satisfeito. Tenho cartão Smiles e vou permanecer até onde eu estiver me agradando. Isso e um absurdo. Mas fazer o que? Eles fizeram o que eles quiseram então agora somos todos nos que dezenos nossas escolhas.

    Responder
  124. Leonardo

    Gol, pelo amor de Deus, não faça igual a TAM, continue nos respeitando, atendendo de forma coerente, a gente te AMA !!!

    Responder
  125. Marcio Antonio Estre

    Caros,

    ESTAMOS SEM OPÇÕES.

    O SMILES não é boa opção.

    A Gol está abandonando o mercado internacional e se concentrando no superaquecido mercado brasileiro para crescer como empresa doméstica (e tentar tomar o 1º lugar da Tam).

    Já havia abandonado o mercado europeu (Espanha, França, Itália) e da América do Norte (México).

    Passou a concentrar-se na América do Sul, expandindo-se para o Caribe (neste com voos quase totalmente vendidos para operadoras turísticas).

    Mas, mesmo na América do Sul, atualmente está se restringindo aos países que hoje são quase "estados brasileiros" como Argentina, Bolívia e Uruguai.

    Foi só a Tam passar a operar a Colômbia e a Avianca reforçar a rota com Airbus 330 que a Gol caiu fora.

    O boato forte agora é que abandonaria a Venezuela (mas acho pouco provável porque esta é usada como escala para o Caribe e o país não tem empresa aérea nacional significativa).

    Do Peru já tinha abandonado.

    Para o Chile tem apenas 1 voo, mas passa antes pela Argentina (é quase que um voo só para o mercado argentino).

    O voo do Paraguai é restrito e não dá conexão para quase cidade nenhuma.

    O da Bolívia se mantém por ser para Santa Cruz de la Sierra, uma região que é quase "fronteira agrícola brasileira".

    O Uruguai tem voo que deve permanecer ativo, mas a competição com a barateira Pluna (que cobra até o copo d'água) pode fazer ser desativado.

    Restou praticamente apenas a Argentina com bons voos.

    Caribe? Tá brincando! Os voos são quase todos fretados, sem vagas para milhas (é mais fácil ganhar na megasena que conseguir vaga com milhas para Aruba, Barbados, Curaçao e República Dominicana).

    Agora o PIOR: para a maioria dos voos, só se consegue passagem com milhas por 20 mil (no voos nacionais ainda se acha mais facilmente voos por 10 mil milhas, mas nas datas mais concorridas, só por 20 mil).

    Resumindo: ESTAMOS SEM OPÇÕES!

    Responder
  126. Daniel

    Não pode! A antecedência máximo é de irrisórios 3 meses para vôos no Brasil e América do Sul!

    Responder
  127. jorge krug

    ESSA ME DEIXOU MEIO TAMTAM.

    Responder
  128. Gustavo

    Esse é o jeito Tam de perder seus clientes Fidelidade…. já transferi os pontos para o Smiles.

    Responder
  129. Dirriba

    Bem acabei de emitir 6 passagens pela Gol que está com promoção de milhas a partir de 4.000 para emissões gratuitas.

    Emiti 3 no esquema e 3 com uso de milha parcial e completar com a diferença em dinheiro.

    Tive que repetir o processo umas 3x antes de finalizar, mas tá valendo :)

    Responder
  130. Kenia

    Já fizeram isso de forma "furtiva". Tentem encontrar uma passagem internacional (para os Estados Unidos por exemplo)… Eu tentei. Para classe executiva. Surpresa: 140000 milhas por trecho (isso mesmo: cento e quarenta MIL milhas por trecho). Não importa a cidade. Não importa a data. Nos próximos seis meses (que é o limute de consulta) é isso aí. Basta tentar. O que esta no site da TAM? 40 mil milhas. Um absurdo!!!

    Responder
  131. Valdinho Pellin

    Márcio.

    Infelizmente sua análise está correta. Estamos sem opção mesmo.

    Responder
  132. cleicer

    Tenho pontos pelo cartão Tam Fidelidade.Não tenho como trocar estes pontos para a Gol,tenho?Grato pela atenção.

    Responder
  133. Reginaldo Martins

    Olá, tenho 20.000 pontos na TAM, dá para viajar ida e volta para Buenos Aires? Nunca usei pontos acumulados, mas acho que está na hora de gastá-los. Obrigado.

    Responder
  134. ma

    issooo, muito booom, transferi meus pontos pra Tam, marquei minhas ferias na empresa e estava apenas esperando o tempo certo de comprar as passagens que são 3 meses antecipado e agora perdi toda minhas férias, pois não estava esperando por isso e o planejamento era por causa dos pontos, isso por causa da Tam…

    Responder
  135. Paulo

    15 mil, Tao ficando louco, nunca mais voo com a TAM,

    semana passada voei com a Avianca/Taca Bogota/poa bom preco e otimo atendimento.

    Responder
  136. Flavia

    Acabei de fazer uma pesquisa de voos com destino EUA junto a TAM e notei que para os próximos 6 meses não há como se pagar 20.000 milhas por trecho. Estranhamente e assustadoramente os trechos ficam em 65.000 milhas, até 100.000 milhas (classe economica).Socorro.

    Responder
  137. SELMA ABREU

    Que MMMMMMM. passei 80.000 para essa TAM, nunca mais, porque não vi isso antes. Esse abuso que fizeram com o consumidor que gasta muito para ganhar alguns pontos e quando acaba dar nisso, que vergonha TAM.

    Responder
  138. Odair

    Meta essa empresa no Juizado Especial Civel pois isso que eles fazem pode ser classificado como ESTELIONATO.

    Eles não podem alterar o poder aquisitivo de pontos que foram adquiridos ANTES das alterações na política.

    Comigo teve um caso semelhante do cartão de crédito GM Card que, sorrateiramente, mudou as regras em pleno jogo. Entrei na justiça e ganhei.

    Já tá mais que na hora de meter a Tam na justiça.

    Faça mais:

    Reclame no site ReclameAqui e envie mensagem ao "presidente da tam" (que, como verá, vai c… e andar pra vc).

    Responder
  139. warton beires fleury

    o site é horrivel, não cometo erro, e a msg é a mesma, num. ou assinatura eletrônica incorretos, não é verdade, enviar a fatura de pontos.

    Responder
  140. Reginaldo Holanda

    Prezados,

    Estou tentando comprar passagem para São Paulo, usando os pontos do Cartão de Crédito foram quase 30 dias somente para os pontos serem processados para a companhia, após tentei ligar para os contatos e sempre a ligação, fica ocupado, aquela gravação irritante, "aguarde um momento, vou transferir a sua ligação em seguida você é obrigado a ficar ouvindo aquela musiquinha patética e após vem o pior a ligação cai, a persistência já esta ultrapassando as 72horas, entrei em contato com o contato fale com o presidente, você jura que vai ser resolvido alguma coisa, puro engano, simplesmente diz que deve continuar tentando. É um descaso com o consumidor, cliente, estou pensando seriamente denunciar e processar esta companhia por não respeitar os meus direitos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>