TAM anuncia novo corte e redução de frequência em suas rotas internacionais!

Leonardo Cassol 9 · março · 2016

A TAM realizará importantes alterações em frequências internacionais partindo das cidades de Brasília, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. As rotas Manaus x Miami Brasília x Orlando, São Paulo x Cancun vão ser canceladas, enquanto outra rotas internacionais para os Estados Unidos terão redução no número de voos semanais. As datas de implementação variam conforme a cidade. Confira em detalhes as mudanças divulgadas pela empresa e as respectivas datas de implantação.

Brasília

A partir de 6 de junho, será reduzido de 6 para 5 o número de frequências semanais na rota Brasília-Miami e, a partir de 5 de junho, será cancelada a rota Brasília-Orlando. Como alternativa aos passageiros de Brasília são sugeridos os voos para Orlando com conexão em São Paulo.

Manaus

A partir de 4 de abril, será cancelada a rota Manaus-Miami. Como alternativa aos passageiros de Manaus serão oferecidos os voos para Miami com conexões em Belém, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.

São Paulo 

A partir de 22 de agosto, será reduzido de 14 para 12 o número de frequências semanais na rota São Paulo-Miami. A partir de 2 de julho, será cancelada a rota São Paulo-Cancun. Como alternativa para os passageiros de São Paulo com destino a Cancun será oferecida a rota via Bogotá (São Paulo-Bogotá-Cancun).

Rio de Janeiro

A partir de 10 de abril, será reduzido de 7 para 5 o número de frequências semanais entre o aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão e Nova York (JFK). A partir de 22 de maio, será reduzido de 7 para 5 o número de frequências semanais entre o aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão e Miami.

Importante: ambas as rotas serão operadas diariamente entre 22 de junho e 29 de agosto, sem prejudicar o atendimento dos passageiros que viajarão ao Rio de Janeiro no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fortaleza

A partir de 7 de junho, será reduzido de 2 para 1 o número de frequências semanais na já tímida rota Fortaleza-Miami.

—-

Sem dúvida, é mais uma notícia amarga para os passageiros, que vão dispor de menos opções para suas viagens internacionais. Já noticiamos o cancelamento de inúmeras rotas, sendo os Estados Uni

Agradecemos a dica do leitor Jonathan Crespo.

 

 

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Alan

    Há pouco Manaus perdeu para apenas Belém o voo da TAP direto de Lisboa, agora perde de Miami e Belém mantém o Miami direto. Isso é mais uma demonstração do que O Globo diz: o Pará é o único estado fora da crise. Link:
    http://oglobo.globo.com/economia/para-sera-unico-estado-sem-recessao-aponta-estudo-17779291

  • Marcio Correa

    A LATAM registrou um prejuízo de 210 milhões de dolares em 2015, some-se a isto a recessão no Brasil e consequentemente menor poder aquisitivo das pessoas, mais alta do dolar, que mesmo recuando um pouco nos últimos dias, ainda esta alto. Ou se tomam atitudes assim, ou pode ser pior. Uma pena. Em tempo: recentemente a Aerolineas Argentinas anunciou o cancelamento da rora BSB-BUE.

  • Marcelo Berto

    Logo os voos internacionais vão se concentrar em São Paulo e Rio de janeiro como antigamente.

    A American Airlines não pretende cancelar o voou de Brasília para Miami ou ainda é rentável?

    • Marcelo Melo

      Aparentemente ainda tem tido um bom movimento com a saída da Delta… Mas se a coisa continuar assim, dificilmente continua diário.

  • Henry

    Ajuste necessário para adequar a queda da demanda. .não dá para ficar reduzindo preço de passagem por muito tempo para lotar o avião. ..tem hora que tem que cair na real…O país está totalmente sem comando…e nenhuma medida económica será tomada com nossa situação política…num ambiente destes o lema é “sobreviver” e esperar as coisas clarearem mais na frente…

  • Kym

    Não esperava o cancelamento de Manaus-Miami. Essa rota é operada há muitos anos, muito antes das capitais fora do eixo rio-sp receberem voos pra MIA, a TAM já oferecia Manaus. Que triste!

    • Cosac

      Pois é, poderiam talvez diminuir o tamanho do avião. A American Airlines voa pra Manaus com A319… Difícil compreender

    • Daniel Bezerra

      Peguei esse voo em janeiro e não tinha 50% das poltronas ocupadas. Aí fica difícil mesmo. Mas reduzir o tamanho do avião era um boa como o Cosac sugeriu. Agora sou de Fortaleza e só consegui pegar o voo direto uma vez um trecho. Sempre que tentei estava quase cheio com o trecho por no mínimo 50 mil milhas, enquanto paguei, por exemplo, 18 mil milhas nesse trecho via Manaus. Aí esse ano anunciaram o segundo voo Fortaleza-Miami e dois meses depois cancelam de novo. Não entendi.

      • Kym

        Pois é, Daniel! Sempre soube que o voo de Manaus era sustentado por carga e passageiros de cnx, principalmente, BSB, BEL e FOR. Após a TAM ter inaugurado ligações com essas cidades os voos pra Manaus sofreram muito. Meu espanto foi a decisão drástica de cancelamento de uma das rotas internacionais mais primitivas da cia. Por anos a TAM operou com o A320, pq n colocar o aparelho novamente 3x por semana?!

  • Erica

    Sempre quis comprar o voo bsb – orlando direto pela Tam mas os preços eram ridículos! Ficava mais barato SEMPRE comprar voos com conexão (bsb – gru – orlando)… Uma idiotice!

    • Alan

      é porque o voo direto geralmente é vendido como um “luxo”, tendo as classes de alta renda como público-alvo: aquelas que preferem pagar mais do que ir fazer hora em Guarulhos. Felizmente o Belém-Miami (TAM) está acessível. Só o Belém-Lisboa (TAP) que ainda tá apertado.

  • Caio

    Consegui tirar meu visto americano e o dólar tomou viagra e não abaixa mais

    Pqp

    Me ajuda ai menino dolar

    • Patrick Ferreira

      Tá baixando, mas só vai baixar mesmo quando o grau de investimento do Brasil voltar.

      • Caio

        Sim, irá demorar um pouco a cair, infelizmente, o jeito é ir juntando dinheiro né? Mas já tô achando que nem vou ter como ir visitar o EUA/Canadá, até o dólar cair, já terá chegado a época de imigrar em definitivo ahhahaha

  • Patrick Ferreira

    Lacra 13

  • André Luís

    Calma TAM! Ela já está quase caindo.

  • Marcio Rebello

    É 13 e confirma, meu povo!

  • Aloisio

    Desculpem aproveitar o espaço mas nao sei como me comunicar a respeito de matéria passada.
    Seguinte, tenho o Uber mas nunca usei. Quero usar amanhá cedo e nao sei onde coloco o cod promocional MD.
    Será apenas quando da chamada do carro?
    Obrg

    • Aloisio, entra no aplicativo do Uber, clica no menu (3 barrinhas no canto superior esquerdo) e depois em “promoções” e “adicione um código promocional”.

  • Wólnei Franco

    Gol cancela Fernando de Noronha

    • Tarcísio Medeiros

      cancelou o voo extra, o normal continua intacto… O curioso é que o preço é exorbitante e mesmo assim acabou não sendo rentável…

      • Caco Nogueira

        o preço é caro pq existe uma cota diária de pessoas que podem entrar no arquipélago devido ser uma unidade de preservação. Então sempre estará caro para compensar!

  • Agnes

    Não há voo direto Brasília/ Miami – efetuei compra em outubro de 2015 e viajem marcada para abril já houve 5 alterações.
    E ao conferir no site não há voo direto

  • Adriel Marcos

    Pouco tempo atrás a TAP cancelou sua escala em Manaus para os voos em direção a Lisboa. Eu entendi, pq Belém é mais perto em relação ao velho continente e tem voo a toda hora saindo de Manaus para Belém (para as conexões). Agora não entendo pq a TAM quer cancelar MAO-MIA! Geograficamente, Manaus é mais próximo de Miami em relação a Belém! Se a TAM fosse esperta (e quisesse realmente sair do eixo RIO-SP), ela deveria fazer um hub em Fortaleza para os voos saindo em direção ao velho continente, e um em Manaus para os voos saindo em direção ao EUA e América Central (claro, não previsava ser voos diários, mas duas frequências semanais para NY, Miami e Cidade do México saindo de Manaus quebraria bastante o galho dos nortistas que necessitam viajar para esses lugares e que não querem gastar o dobro do tempo viajando para conexões em BSB, GRU OU GIG)

    • Marcio Rebello

      Belém tem incentivos fiscais para quem opera rota internacional…

    • Tarcísio Medeiros

      Geograficamente não significa nada. Geralmente sai muito mais barato vöos internacionais de SP do que do nordeste mesmo tendo voo direto (como da AA ou da TAP). Infelizmente Manaus é uma cidade isolada. Praticamente mal atende Boa Vista e quiçá Rio Branco e Porto Velho (mesmo assim ,pra essas duas cidades acho que compensa mais BSB). E com o dólar a R$ 3,80 está absurdamente caro lá pra manter essa rota…

    • Rodrigo

      Independente dos detalhes econômicos e políticos, eu adoraria que as conexões no Brasil respeitassem a ordem geográfica. Moro em Porto Alegre e já me aborrece fazer conexão em SP para viajar ao Uruguai ou à Foz. Fico imaginando o enjoo que é ir de Manaus a Miami via São Paulo ou qualquer lugar mais longe de Miami que Manaus… Lamentável.

      • Eduardo Yacyszyn

        Rodrigo, concordo contigo. Eu moro em Natal, imagina que pra ir pra Europa eu tenho que fazer conexão em GRU. Ainda existe um voo da TAP daqui pra Lisboa, mas sempre o preço é maior das demais. Inexplicavelmente.

        • Rodrigo

          O mesmo acontece aqui com o nosso voo Porto Alegre x Lisboa. Tive de comprar o voo com outra companhia, o que me obriga a fazer uma conexão em São Paulo e outra em Paris. Tudo isso porque a TAP não cobra preços razoáveis pelo trecho referido. Eu gostaria de entender o que faz um vôo com conexão ser mais barato para o passageiro que um vôo direto, que pode ter menos horas e passar por menos aeroportos.

          • Caco Nogueira

            pq quanto mais conforto e comodidade, mais valor você terá que pagar.

          • Rodrigo

            Mas e os custos de se descolar e pousar uma aeronave nos pátios dos aeroportos?

    • Alan

      Sobre Manaus: a Tam enfrentava concorrência com a American Airlines e com a Copa no voo pra Miami. Sobre Belém: a Tam é a única a operar Belém-Miami direto e a TAP é a única a operar Belém-Lisboa direto, além do fato de Belém ter laços estreitos (desde a época do Brasil Colônia) com Portugal

  • Cristian Pflüger

    Consultando o site da tam, a empresa ainda oferece voos para miami, partindo de manaus em 7 de abril

  • Eduardo

    Erica, eu fiz o voo inaugural BSB-MCO com ida na econômica e volta na executiva por um bom preço em Junho do ano passado. Os voos são feitos por aeronaves 767 300ER novinhas e ainda tínhamos a vantagem de “ganhar” 1h a menos de voo. Na média os preços eram competitivos sem falar que o aeroporto tb está bem arrumado. Uma pena!!!!

    • Carolina

      Sério, Eduardo? Fiz esse vôo agora em abril e foi horrível.

  • Bem ou mal ainda existe o voo da AA de Manaus para Miami

    • Marcio Correa

      E tem a Copa, e seus muitos destinos nos EUA. É sempre melhor, na minha opinião, fazer uma rapida conexão em PTY rumo aos EUA do que ter de ir ao sul do Brasil.

    • Alan

      com certeza a concorrência com AA e Copa foram decisivas na decisão.

  • MARCIO NOBRE

    Manaus-Miami o mais surpreendente! Mas Belém deve estar dando mais lucro com certeza! Eles sempre visam lucro! Geográfico fica em segundo plano sempre!

    • Alan

      Belém-Miami direto a Tam joga sozinha. Em Manaus compete com American Airlines e Copa. Além do mais, é impressionante a quantidade de pessoas de classe média alta e classe alta de Belém, que já enchem 80% desse voo.

  • Renato Rossini

    Liguei na TAM agora , pois tenho uma passagem para Orlando em setembro, saindo de Brasília. Segundo a TAM, a informação ainda não é 100% confirmada. Está em estudo e se ocorrer, será feita comunicação oficial…. Vamos esperar…

    • A informação foi divulgada pela TAM para todas agências e parceiros.

      • Melissa Marques

        Eu também tenho uma passagem para Orlando em setembro, saindo de Brasília. Liguei na minha agência TAMViagens e na própria TAM. A informação foi a mesma: ninguém tem conhecimento do cancelamento do trecho. Vamos aguardar e ficar atentos.

  • Tarcísio Medeiros

    O bom é que quando muda dá flexibilidade. a TAM é excelente nisso pois permite 7 das a menos e 15 adiante. Eu acabei pedindo o reembolso de uma passagem da PromoBUG da AA porque saia ainda mais barato pegar um bus visto que com a mudança, não ia pagar nada a mais pra alargar minha viagem em maio…

  • Monique Galvão

    Agora só falta a COPA vir para Belém, com seus vários destinos.

    • Alan

      Copa e Emirates =D

  • Luciana Souza

    E aquele avião especial da Disney que sai de Brasília vai sair de que cidade a partir de junho? Tomara que seja de Guarulhos!

  • paluzoid

    São Paulo x Cancun mal comecou….

  • Jonatas Elias

    Só fiquei impressionado com o cancelamento de MAO-MIA e a redução de GRU-MIA. Os outros já eram de se esperar.

  • Daniel Nascimento

    Tenho passagem em voo direto Brasilia-Orlando pra setembro. Liguei na tam e me informaram que o voo continua. Vocês receberam essa informação diretamente da tam?

    • Sim. Está no Facebook da TAM também. Eles vão informar os clientes e o call center em breve.

  • Fabrício Roque

    Off topic – Leonardo, vocês vão comentar em um post a proposta da Anac para reduzir o limite gratuito de bagagem para 10kg?

  • Thiago Barcelar

    É isso que acontece quando a companhia aérea quer vender passagem mais barata la fora para agradar os Gringos e explorar nós brasileiros.

  • ChargerBR

    A crise é algo terrível, mas a cultura do empresário brasileiro ajuda. Em plena crise americana de 08/09, as empresas também cancelaram voos, dentre outras medidas como aqui, mas preferiam ver o avião cheio com promoções do que vazios e com os preços lá em cima. Os preços, mesmo nacionais, são ridículos.

    • Alan

      é, caríssimo, formação de preços é algo delicadíssimo.

  • Janine

    As companhias aéreas sempre alegam prejuízo, mesmo quando as vendas vão de vento em popa. Engraçado é que nunca baixam os preços, para venderem mais.

  • Daniel Henriques

    A TAM acabou com os voos GIG-MIA saindo do Rio às quintas e sextas-feira! Justamente o de sexta-feira, que dava para ir depois do trabalho, a cia aérea descontinuou! Inacreditável!

  • Antonio Mota

    A rota direta Fortaleza-Miami da TAM sumiu completamente depois do mês de junho! Há cerca de 1 mês ele já havia tido todos os seus preços majorados em mais de 100%, então não tinha mais dado muita atenção… Até saber que haviam valores na faixa de 3 mil em Classe Executiva para o mês de novembro. Apesar de muito cruzar datas, o voo direto não aparece de forma alguma! Tentei Econômica também, e nada! Vocês têm alguma informação sobre isso, Melhores Destinos?

  • Emerson Miranda Ph

    Porque a TAM não voa de Fortaleza para Lisboa ou Madrid ou Barcelona, assim cai os custos…E dessas cidades os passageiros vazem os seus transfers, se houver.

  • Mario

    o voo

  • Mario

    Recentemente fui e voltei de Orlando pela rota BSB-MCO-BSB. O voo é excelente e estava completamente lotado. Não dá para entender o porque do cancelamento dessa rota.