TAM confirma negociação para comprar parte da TRIP

Denis Carvalho 30 · março · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Os boatos de que a TAM negociava compra de parte da TRIP se confirmaram na manhã de hoje.  Por meio de um comunicado assinado pelas duas empresas, divulgado em primeira mão aqui no Melhores Destinos,  elas informaram que ontem (29/03) assinaram uma carta de intenções que poderá culminar na compra de 31% do capital da TRIP pela TAM, sendo 25% do capital votante e o restante em ações preferenciais da companhia regional.

Ainda segundo o comunicado, a carta não possui “efeito vinculante”, ou seja, ainda não representa compromisso de negócio e tem como objetivo inicial “identificar eventuais oportunidades para o fortalecimento e a expansão dos seus negócios, por meio do desenvolvimento de uma aliança estratégica complementar ao Acordo de Codeshare existente entre as duas companhias”. A aquisição de parte da companhia regional também dependerá, segundo o informativo, da aprovação pelas autoridades competentes.

No comunicado, a TAM afirma que seu objetivo no negócio é “capturar o crescimento do mercado e ter uma exposição mais significativa no mercado de rotas de média densidade”. Além disso, as empresas explicam que suas rotas atuais, em sua grande maioria, são complementares. “A melhoria da conectividade poderá gerar um fluxo de passageiros ainda maior para as duas companhias”.

Como é comum em negociações deste tipo, as empresas ressaltaram que a carta representa apenas uma negociação e que a venda não está garantida: “Não é possível, neste momento, fornecer nenhuma previsão acerca do desfecho das tratativas, uma vez que as mesmas são ainda preliminares e não vinculam ou obrigam as companhias, que poderão desistir da negociação a qualquer momento sem que possa ser pleiteado, por qualquer das partes, direito de indenização a qualquer título”.

A compra de parte da TRIP pela TAM foi noticiada pelo Melhores Destinos e era dada como certa nos bastidores. Caso seja concretizada, a TAM voltará a ocupar a liderança no mercado nacional, que perdeu para a GOL no mês de fevereiro. Somadas, TAM e TRIP têm 42,36% contra 39,77% da GOL.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe