TAM negocia compra da Passaredo, afirma jornal

Denis Carvalho 11 · julho · 2014

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O jornal O Estado de S. Paulo divulgou que a TAM está negociando a compra da Passaredo, a quinta maior companhia aérea brasileira.  A empresa regional está em recuperação judicial desde outubro de 2012 e precisa de uma injeção de capital para se reerguer, segundo disseram fontes próximas à negociação ao jornal. As duas companhias assinaram um acordo compartilhamento de voos no fim de maio, divulgado em primeira mão pelo Melhores Destinos, que passará a valer em 1º de agosto.

“O acordo é um namoro. O próximo passo é o casamento das empresas”, disse uma fonte. “Ainda não há um contrato de venda assinado. Mas a intenção das empresas é fechar a venda da Passaredo à TAM.”, afirmou a tal fonte ao jornal. 

Ainda conforme a matéria, a compra da Passaredo seria a porta de entrada para a volta da TAM ao mercado de aviação regional, considerada a nova mina de ouro do setor, graças aos recursos prometidos pelo Governo Federal. A Passaredo tem sede em Ribeirão Preto e voa para 20 destinos com 9 aeronaves turboélice da francesa ATR.

Antes da Passaredo, a TAM já tentou comprar outra empresa regional. A companhia assinou uma carta de intenção de compra da Trip em 2011, mas o negócio não vingou e a Trip foi vendida à Azul no ano seguinte. A companhia também comprou a Pantanal.

Embora tenha nascido com a aviação regional, a TAM abandonou esse mercado nos últimos anos, quando focou em voos entre grandes cidades brasileiras e operações internacionais. A companhia, no entanto, já admitiu que pode voltar às origens.

Em setembro do ano passado, a presidente da TAM, Claudia Sender, disse ao Estado que a companhia estava avaliando a formação de uma frota focada em aviação regional. Os planos já foram confirmados pelo CEO da Latam, Enrique Cueto, que comanda o grupo formado pela fusão da chilena LAN com a TAM.

A aviação regional é o foco de um programa de incentivo do governo federal. O governo pretende reformar 270 aeroportos e dar subsídios a empresas para viabilizar rotas regionais. A oferta de voos regionais também foi um dos critérios definidos pelo governo para distribuir espaços no aeroporto de Congonhas, o mais rentável do País.

Criada em 1995, a Passaredo é a quinta empresa do País, com 1% dos voos nacionais. A empresa é uma das poucas sobreviventes entre as pequenas companhias que operam no País – desde 2010, 11 empresas aéreas deixaram de voar.

Com dívidas estimadas em R$ 100 milhões, a empresa pediu recuperação judicial em outubro de 2012. Desde então, vem tentando se reerguer. A companhia, que chegou a voar com jatos da Embraer, reduziu sua frota para operar apenas ATRs, um avião mais econômico.

Nos últimos anos boatos já “venderam” a Passaredo para a TAM e para a GOL inúmeras vezes, por isso sempre temos um pé atrás com esse tipo de notícia. A concentração do setor nunca é boa para o passageiro, já que menos concorrência significa preços altos e menos promoções. Basta lembrar da venda da Webjet, que tanta falta faz às tarifas nacionais com suas promoções.

Por outro lado, seria bom ver a TAM de volta à aviação regional para disputar mercado com a Azul e forçá-la a reduzir os preços em algumas rotas, onde reina absoluta. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe