TAM lança sistema de check-in pelo celular sem impressão de bilhete em todo o país

Denis Carvalho 3 · agosto · 2012

A  TAM Linhas Aéreas iniciou ontem a operação do seu check-in pelo celular em todo o País. O sistema, que já vinha sendo empregado em dez aeroportos, permite o embarque nos voos da companhia sem ter que pegar filas ou imprimir bilhetes. Todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por voos domésticos da companhia estão habilitados para oferecer a opção.

O check-in no site da TAM (www.tam.com.br), ou por meio do aplicativo TAM Mobile, pode ser efetuado a partir de celulares, computadores ou tablets conectados à internet. Em seguida, o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional (2D).

Para entrar na sala de embarque no aeroporto, ele deve acessar este cartão em seu celular ou tablet e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código é feita diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão da companhia em caso de despacho de bagagens. Nessa circunstância, A TAM promete disponibilizar um atendimento exclusivo para quem já efetuou o seu check-in.

O check-in pelo celular permite marcar ou alterar o assento, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade. É possível ainda fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todos estejam no mesmo código de reserva.

O aplicativo TAM Mobile está disponível para download gratuito nas lojas oficiais das plataformas iOS (Apple), Symbian, Windows Phone e BlackBerry.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thiago SSA

    Até que enfim o check-in pelo celular vai servir pra alguma coisa, para quem viaja cedo como eu, pode fazer o check-in na noite anterior ou na madrugada e dormir mais um bocadinho.

    Minha bandeira é GOL/SMILES mais a TAM brocou agora.

    Daqui a 15 dias vou ter a oportunidade de testar.

    Rsrsrsrs.

  • Ayrton

    Só falta o aplicativo para Android…

  • Só esquceram q no minimo 50% dos usuarios usam o android. Fail

  • ThiagoLima

    Nao tem para Android?

  • Ramon

    Não tem pra Android?? Que absurdo…

  • Mendonça J&ua

    Finalmente. Isso que já é tão comum nos Estados Unidos, chegou de vez ao Brasil. Eu, inclusive, cheguei a fazer o chek-in e obter o bilhete de um vôo que iria fazer no último dia 27 de julho, mas como antecipei o vôo não pude testar o novo sistema. Agora somente na próxima viagem pela TAM.

    A GOL deveria fazer o mesmo.

  • Marcos Reis

    E a promoção deste final de semana não vai rolar?

  • Diego Nascimento

    Nós, do povão (Android) ficamos de fora…

    huahuah

    🙁

    • Ramon

      povao? androids hoje sao mais tops que iPhone, muita mancada não disponibilizar pro sistema mais utilizado no mundo…

  • Victor

    Algo esta estranho…. Ja utilizava o serviçonse Check in da Gol pelo iOs, enqto que o da Tam sempre aparecia a msg de que o serviço deles estava em teste. Acabei de baixar novamente o app da Tam Mobile e continua dando a msm msg de teste…. Tah ou nao tah funcionando?!?!

    • Gustavo

      Aqui também está dando o mesmo erro, com ID brasileira e britânica. Algo está errado…

    • Camila Gomes

      Same here!

  • Márcia

    baixei pro iPhone! Funciona perfeitamente.

  • Thiago Castro

    Ué, tem Symbian e não tem Android????!!!!! Eles estão malucos???

    Fora isso (?) parece ser uma ótima iniciativa!

  • anamaria santos

    gostaria de passags mais enconta

  • Juliana

    Perdi um voo por causa desse novo serviço da tam. Estava com um voo reservado dia 07/07/2012 (véspera do feriado em são paulo) fiz o check-in e recebi o codigo pelo celular. 30 minutos antes fui para a sala de embarque e não me deixaram embarcar porque queriam o papel impresso. Apresentei o código fornecido no meu iphone e fui informada que seria necessário o papel impresso. O aeroporto estava muito cheio, tentei imprimi com funcionarias da tam, com muita má vontade não me auxiliaram e perdi meu voo. Comprei um outro na hora e paguei mais de 1.200,00 por um trecho até navegantes. Um absurdo.

    • Jussara

      Isso dá um belo processo, Juliana. Procure um advogado de confiança.

    • Inês

      PROCON neles.

    • Henrique

      Juliana, vai no forum da tua cidade e entra com uma açao de pequenas causas. Pelo valor da ação você nem precisa de advogado, é detalhar o ocorrido e levar cópia das passagens (da perdida e da comprada) e o comprovante que você fez o checkin pelo celular que a causa ta ganha o mínimo que você recebe é o valor da passagem que teve que comprar em dobro, ou seja, R$ 2.400,00 e mais alguma coisa de Dano Moral se perdeu algum compromisso no teu destino em função deste problema causado pela TAM.

    • Marco

      Naturalmente nesta data ainda estava em período de testes. Mas fica a dica para prevenir e imprimir como garantia para o embarque. Qualquer avanço tecnológico tem sua fase de testes e treinamento de pessoas. Com toda certeza o fiscal não estava preparado para essa nova tecnologia. Me expresso aqui como usuário desses serviços e deixo claro que não nenhum envolvimento com a empresa em questão.

  • Thiago SSA

    Depois dessa quem vai arriscar é o coelho, não eu.

    Um homem previnido vale por dois.

    Quem já perdeu voo sabe muito bem o transtorno.

    Como hoje dou uma boa margem de chegar ao aero antes do voo não custa nada pegar uma filinha.

  • Pri Banqueri

    Tem pro android sim, eu tenho. Eu ja usei o checkin da Tam pelo meu celular.

    Tomara que a Gol implante o sistema o mais breve possivel.

  • carlos

    Tem pra Microsoft, BlackBerry mas nao Android. Bizarro!!

  • Alysson

    Uma empresa que lança um aplicativo para Symbian e Blackberry e não lança para Android não merece o mínimo respeito.

  • david

    Fantastico… fui para o Rio de Janeiro e levei so a bagagem de mão, o embarque foi muuuito mais rapido e pratico parabens para TAM pela iniciativa!!!!!!

  • Marcos Gentil

    Bizarrice detected!

    Symbian? Ual, que revolução nem conhecia esse SO!

    Imagino que talvez tenham decidido assim: "Ah, Android para quê? É um sistema em processo de desuso, já o Symbian, ah o Symbian é extremamente atual…"

    Estão definitivamente fazendo isso errado, não?!

    * Ou talvez os estagiários do MD tenham no mínimo esquecido deste "superficial detalhe".

    :~

  • Marcos Gentil

    Será?

    Prefiro acreditar que o MD esqueceu de digitar, no mínimo…

    Ou precisamos fazer uma "vaquinha" para ajudarmos a TAM a criar/desenvolver meios de conhecer melhor os hábitos de seus clientes!

    Será?

  • Ivana

    Pessoal, afinal, tem ou não para Android?

  • Mário Ara&uac

    Android ficou de fora porque quem o usa é de classe baixa e que não tem condições de pagar pelas tarifas das passagens da TAM.

  • Foram essas as informações que recebemos da TAM, mas não precisa de app para fazer o check-in, basta entrar no site pelo navegador do celular!

  • Consultei os 8.534 estagiários do MD e não, ninguém esqueceu de nada e todos usaram as informações oficiais da TAM, mas 70% deles acham que você devia mudar de sobrenome e os outros 30%… Bem, melhor nem comentar o que disseram. 🙂

    • Roberto

      Hahaha… Boa Denis!!

    • Camila

      (x) curtir

      ( ) não curtir

      Hahahhahahha

  • Ivana, a TAM só informou esses sistemas operacionais. Mas não precisa de aplicativo, basta acessar a página da TAM do navegador do celular e selecionar a opção de check-in online

  • Marcelo

    Esse manja demais… rsrsrsrs

    • Marcelo, acho que ele estava sendo irônico com a TAM

  • Diógenes

    Tem gente que, além de não agregar nada, só faz críticas (negativas).

  • Thiago Castro

    O comentário estava válido até a última linha. Mas valeu pela resposta do Dênis. haha

  • Marcelo

    Tomara q seja isso auhuhauhauh

  • Daniel Vitor

    Nem se abalem, o app pra iPhone continua não funcionando, diz que esta em testes, somente em alguns vôos.

  • Mário Araujo

    Não galera, não estou sendo ironico, estou sendo realista, android a maioria que usam são pobres, baixa renda, que nunca vão viajar de avião, quem dirá pela TAM. a própia TAM pensou nisso.

  • MauricioC

    Assim como muitos, costumo, especialmente na ponte aérea, chegar mais cedo à fila de embarque de um voo para antecipar minha viagem (o que fuciona muito bem na TAM, muito diferente da Gol, que é irredutível, especialmente nos voos do Galeão, para atender a este procedimento benéfico tanto ao passageiro quanto à companhia).

    Desta forma, alguém sabe dizer se, neste caso, tendo feito o checkin pelo celular e sem ter o bilhete impresso, conseguiremos continuar a usufruir desse benefício de voar pela TAM, especialmente na ponte aérea!?

    Obrigado!

  • Cristimmar

    Caro Mauricio,

    tambem tenho a mesma dúvida: se fizer check-in pela internet ou iphone, se eu conseguirei antecipar o voo….

    Dica pra ponte aérea: comprar o horário mais barato e mais tarde do dia e chegar com bastante antecedencia pro horario mais caro e mais concorrido.

    Obs.: Pro SDU>CGH, nunca tive problemas pra antecipar voo com a Gol, TAM nem Avianca. Com a Gol já tinha feito web check-in e consegui antecipar a ponte msm assim….

  • Henrique

    Leo, denis…

    Posta agora sobre o da Azul..No meu iPhone ja está disponivel.
    E pq vcs nao fazem um app?

    • O da Azul permite fazer check-in sem papel tb?

      • Henrique Augusto

        Então, irei voar amanha. Mas ja fiz o checkin pelo iPhone e ja salvei no passbook. e ja tem o QR code igual o da tam… Manda um email para mim, que mando a imagem como anexo para voce ver. E amanha mesmo ja respondo se deu certo.

  • Henrique

    Denis, voei com a azul já. Foi tudo igual a tam, somente com o iPhone mesmo. Sem precisar de papel. Se for colocar isso no site, caso coloque quem deu as dicas, foi Arthur Mendonca, e Henrique Augusto.
    Agora nao sei se tem disponível para android.
    Valeu