ANAC libera uso de celular e Internet nos voos da TAM

Por Leonardo Marques

Desde ontem (20/08) a TAM está autorizada pela Anac a oferecer serviços de voz e dados através de telefonia móvel. Em outras palavras, a TAM agora pode permitir (e cobrar por isso) que seus passageiros utilizem seus celulares durante os voos e que acessem Internet utilizando tanto celular quanto aqueles modens 3G.

A autorização é válida apenas para os aviões Airbus da TAM, esses aviões são praticamente toda a frota de aviões da TAM que voam dentro do Brasil.

Para conceder essa autorização, foram realizados vários testes para verificar se os celulares não iriam dar algum tipo de interferência .

A TAM ainda não disse a partir de quando o serviço estará disponível nos seus aviões. Mas já se sabe que as ligações só serão permitidas enquanto o avião estiver acima de 3.000 m de altitude. Em cada avião terá uma espécie de antena que irá permitir a utilização do serviço.

Esse tipo de serviço é muito polêmico, muitas pessoas acham a idéia excelente, mas outras pensam que é o fim da tranquilidade nos aviões. O fato é que esse serviço custa muito caro nos países onde já é oferecido e não deve ser utilizado por tantas pessoas. Não será surpresa se o valor do minuto ficar acima de R$10.