TAM agora permite antecipar voos nacionais gratuitamente pelo celular ou site

Denis Carvalho 18 · março · 2016

A TAM liberou a antecipação de voos domésticos sem custo pela internet. A partir do computador ou celular, os passageiros que já realizaram o check-in podem optar por um voo mais cedo no mesmo dia do original, desde que haja disponibilidade, sem taxas. Para isso, basta o cliente acessar o site da TAM e escolher a opção “Antecipação de Embarque”.

A TAM já permitia a antecipação desde o ano passado, mas era necessário fazer o pedido nos totens de atendimento no aeroporto, o que dificultava bastante o processo. “Agora o passageiro pode finalizar uma reunião antes do horário, por exemplo, e já do escritório adiantar o voo para chegar em casa mais cedo e aproveitar o tempo a mais com sua família”, diz o gerente de Mercado e Produto da TAM, Andre Sena Keresztes.

Captura de Tela 2016-03-18 às 10.45.09

Segundo a TAM a antecipação está disponível apenas para voos que ocorram no mesmo dia da viagem original e com a mesma origem e mesmo destino, sem alteração de aeroportos. O serviço também não é válido para voos operados pela Passaredo, mesmo comprados pelo site da TAM.

Para antecipar seu voo ou verificar mais detalhes e regras acesse o site da TAM.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos

    Excelente. Parabéns à TAM. Considero isso um diferencial. As demais companhias ficarão para trás se não concederem esse benefício.

    • Claudio

      A Azul já concede esse benefício há bastante tempo.

    • Rodrigo Aguiar

      Azul e Gol ja fazem isso pelo Celular ja a um bom tempo… 😉 Faltava soh a TAM…..

      • AndreaP

        Fui tentar fazer isso na Gol uma vez e a funcionária no aeroporto disse que eu só poderia escolher um voo com menos de 6 horas antes do voo que eu havia comprado. Exemplo, se o voo era 19h, eu só poderia marcar prum voo depois de 13h. Qual a vantagem então? Detalhe, não tinha nenhum voo que atendesse essa exigência surreal. A Gol é um formulário de várias vias e cores, burocracia dos anos 80.

        • Mas todas elas fazem essa limitação de tempo. Na Azul são quatro horas antes. Inclusive o MD postou uma vez uma notícia com o paralelo entre as regras. A Gol foi pioneira nesse serviço.

        • Márcio Sampaio

          É vantagem em rotas com diversas frequências, especialmente em viagens de negócios. Já utilizei a facilidade algumas vezes na Azul e na Gol e considero um excelente serviço!

          Por exemplo, você tem uma reunião em São Paulo durante o dia e tem voo marcado para 19h para Rio ou Brasília. Digamos que a reunião terminou mais cedo que o previsto, no caminho para Congonhas você antecipa pelo celular o bilhete para o voo das 17h ou até mais cedo, sem burocracia (basta ter vaga disponível no voo desejado). No exemplo, são pelo menos 2 horas que você efetivamente ganha no dia, ao invés de esperar no aeroporto o horário original do voo.

    • Marcos

      Não sabia que estas também ofereciam esse serviço pela Internet. No entanto, reforço o que a Andrea disse, também enfrentei essa limitação com a Gol ao tentar antecipar um voo no aeroporto.

      • Alexandre Leite

        Como disseram a Gol foi a pioneira, e além de antecipar pode também adiar, claro que com a limitação de 6 horas, mas pelo APP fica muito fácil e prático. Realmente a Gol inova.

  • Renata Spacek

    E no embarque com crianças, já que pela TAM não se pode fazer checkin on line?
    Na Azul já alteramos o voo facilmente pelo aplicativo. Sabem me informar??

  • Juliana

    Ótima noticia, só faltava isso para ser completa!

  • Pedro

    Denis agora fiquei com uma dúvida. Nos “termos e condições” do site da TAM é dito que “A antecipação somente poderá ser realizada na data de voo e sem alteração da origem, destino e conexão (se houver)”. Sem alteração de origem e destino isso é lógico, porém fiquei na dúvida se você pode antecipar um voo que seja por conexão por um direto. Ex: um voo GRU-FOR com conexão em REC e você antecipar para um direto GRU-FOR. Na Avianca eu sei que isso é possível mas pela TAM eu fiquei em dúvida. Ou essa restrição de conexão seria você para antecipar um voo trocando somente o local da conexão?

    • Pegando somente a regra, você não pode alterar a conexão, ou seja, nada de mudar para voo direto. Meu palpite: o sistema da TAM vai liberar a troca sim, mesmo de voos com conexões diferentes. A GOL libera até troca de aeroporto dentro do destino, como CGH e GRU ou SDU e GIG!

      • Pedro

        Como você falou, no caso da GOL até já realizei uma antecipação em um voo BSB-CGH para BSB-GRU. No caso da TAM a minha interpretação é a mesma que a sua. Mas tomara que seu palpite se concretize. Obrigado Denis.

        • Victor.

          Ja usei esse serviço pela TAM, tinha comprado um voo com conexao, e consegui antecipar por um voo direto. Sem custos. Parabens a TAM, por realizar esse serviço, agr pelo site e smartphone…

      • João

        Em dezembro tentei trocar GIG por SDU com antecipação de 4h, saindo de Vitória e a Gol nao permitiu. Não sabia que aeroportos dentro do destino é possível.

    • Natacha

      Já troquei. Em 2014 tinha um bilhete que saía de João Pessoa para GRU com conexão em Brasília. Cheguei no aeroporto antecipadamente e consegui sem qualquer custo embarcar em um voo que viria direto para GRU.

    • Acredito que ele mantém as conexões, ou seja, creio que não deixará antecipar um voo com conexões para um voo direto. Quem sabe futuramente?

      Mas só o fato de fazer isto online já é muito bacana, adorei a novidade.

      • Alexandre Leite

        Pode sim Anderson, basta haver disponibilidade no voo, eu ja fiz isso mais de uma vez.

    • Paulo

      Pode sim, eu já fiz. Mas foi direto no balcão do aeroporto.

  • Fefê

    Parabéns Tam !!! Espero que funcione, pela Gol nunca consegui.

  • Luis

    Agora somente falta a Passaredo para seguir essa nova regra!

  • Excelente!!! Parabéns TAM!!! Muito legal!!!
    Pelo celular também é bem legal, super rápido para antecipar 🙂 Adorei a novidade!!!

  • brunofinotti

    galera não sei se ja viram mas o Multiplus ta com promoção de venda de pontos com 40% de desconto!

  • No Brasil isso é considerado diferencial. Pra ver o nível do negócio.

    • Jonatas Elias

      Uai, quais cias lá fora que você conhece permitem isso?

  • Ricardo Contin

    azul permite antecipar ou adiar…a tam devia tbm aceitar adiar.
    E nao apenas no mesmo dia, mas no dia anterior, para os casos dos voos antes das 7hrs da manha por exemplo

    • Paulo

      A Azul só permite adiantar pelo aplicativo, adiar não.
      Domingo passado utilizei a opção de adiar voo da Azul porém tive que ir até o aeroporto para fazer. Pelo aplicativo simplesmente não funcionava. Embora tenha dado trabalho, é uma ótima alternativa! Outra questão importante do aplicativo da Azul é que você só consegue adiantar o voo por ele se não houver conexões no seu itinerário, o que é péssimo!

  • Valéria

    Parabéns à TAM por, enfim, liberar essa vantagem ae. Viajo muito de GOL e quase SEMPRE consigo antecipar meu voo, inclusive pelo aplicativo.

  • julianabf

    Acabei de tentar fazer a antecipação para minha viagem de amanha às 13h40, mas não consegui…
    No app da Tam, não achei a opção. No site, também não. Só consegui achar a página usando o link que está aqui no MD.
    E a resposta foi “Não existem opções para antecipar o seu voo. Consulte as restrições no documento de Termos e Condições.”, mesmo existindo 2 vôos ainda em venda e eu estando aparentemente dentro das regras… 🙁

  • juliana, tente fazer depois da meia noite

    • Josimar

      No app da tam eu também não achei a opção… voei hoje e não consegui adiantar pelo app, só no aeroporto. Mas antes tarde do que nunca, tomara que em breve atualizem o app. =)

  • Tiago Torresani

    Só é possível antecipar no dia da viagem.

  • Ozeias Souza

    A proposta é boa, mas conseguir em qualquer cia aérea é quase como ganhar na Mega da Virada: voce sabe que tem chance, mas nunca consegue.

  • Augusto

    Meu voo Tam é SLZ-GIG-GRU. Posso antecipar pra SLZ-BSB-CGH? Continuo saindo de Sao Luis e chegando em Sao Paulo. Será que é possivel?

  • jorge carvalho

    Na teoria é ótimo…tenho um voo BSB-POA hoje a noite, acabei de tentar fazer a antecipação no site e apareceu a seguinte mensagem: “Não existem opções para antecipar o seu voo. Consulte as restrições no documento de Termos e Condições. (115)”. Após contato com o atendimento telefônico da TAM, a atendente respondeu que essa funcionalidade só está disponível nos totens de auto-atendimento do aeroporto. Que bola fora hein TAM!

    • Virginia

      Estou tendo o mesmo problema. Muito bola Fora. Tentando antecipar um voo Curitiba-POA e não está rolando. Liguei e a atendente falou que não tinha como me ajudar, que era para eu continuar tentando.

  • Josimar

    Alguém já conseguiu adiantar um voo usando seja o aplicativo ou o site? Eu sinceramente, desde a postagem desta matéria já fiz 8 trechos com a TAM, tentei em todos eles adiantar o voo, e sempre a mesma mensagem: “Não existem opções para antecipar o seu voo. Consulte as restrições no documento de Termos e Condições. (115)”. Fui pro aeroporto mesmo assim e lá sempre consigo antecipar o voo… será que é realmente bola fora? Alguém ai já conseguiu antecipar pela net??? Valeu!

  • Josimar, eu tentei uma vez e também não consegui. Vou tentar na ponte aérea Rio-SP. Se disser que não tem voo é que o app não funciona mesmo!

    • Josimar

      Praticamente todos os meus voos são na ponte aérea SDU-CGH. Apenas dois foram do Santos Dumont para Curitiba e de Curitiba para o Santos Dumont, mas mesmo assim com conexão em Congonhas.. o resto apenas voos diretos SDU-CGH e CGH-SDU… muito estranho isso! Amanhã vou voar de novo e vou tentar, ponte aérea, e meu voo é as 2 da tarde, com certeza é pra ter voos mais cedo!

  • Juarez Calil

    Alguém já conseguiu antecipar vôo da Latam mantendo o destino mas alterando o aeroporto?

    Tenho um vôo que parte às 18:15 com destino ao RJ no SDU e queria antecipar pro de 13:35, mas é GIG.

    • Juarez, pela regra não pode. Mas eu já consegui algumas vezes. Depende do funcionário do check-in. No totem eu nunca consegui não.