TAM e American Airlines iniciam acordo de codeshare

Denis Carvalho 15 · agosto · 2013

A TAM  e a American Airlines deram início hoje ao seu acordo de compartilhamento de voos (codeshare). Com o convênio, cada uma das empresas poderá comercializar em um único bilhete os assentos de determinados voos operados pela parceira. Com isso, os clientes da TAM poderão chegar a mais cidades nos Estados Unidos, enquanto a American Airlines poderá vender seus bilhetes – e, o que é mais importante, estender suas promoções – a mais cidades pelo Brasil a fora, graças à malha doméstica da parceira.

Além disso, a partir do dia 22 de agosto, os passageiros registrados nos programas de fidelização da TAM Fidelidade e AAdvantage também poderão acumular pontos ou milhas ao voarem por ambas as companhias. As empresas prometem que até o final do ano também será possível resgatar bilhetes utilizando pontos ou milhas entre os programas.

A parceria é fruto de dois fatores principais. Por um lado, a fusão da TAM com a LAN e a consequente troca da Star Alliance pela Oneworld, que ocorrerá no ano que vem. LAN e American Airlines são parte da aliança global. Além disso, a American Airlines teve de encerrar sua parceria com a GOL quando parte desta foi comprada pela Delta.

Com o acordo,os passageiros da TAM poderão chegar a 25 destinos nos EUA, como Las Vegas, Chicago ou Boston, a partir de conexões com voos da American Airlines que saem dos aeroportos de Miami, Orlando e Nova York. No futuro, o número de destinos cobertos pelo codeshare aumentará, podendo chegar a até 50 cidades norte-americanas. Já os clientes da American Airlines poderão viajar para oito cidades no Brasil em rotas operadas pela TAM a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Alguns benefícios oferecidos para clientes frequentes do TAM Fidelidade, como o acesso à sala VIP da companhia parceira e o embarque prioritário, ainda estão condicionados ao ingresso da TAM na oneworld®, que está previsto para o segundo trimestre de 2014. Até lá, todos os clientes da TAM continuam contando com os benefícios da Star Alliance em voos operados pelas companhias membro desta aliança.

Mais informações nos sites da TAM e American Airlines

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leandro Vidal

    Excelente notícia!! Agora já podemos juntar pontos Multiplus nas viagens com a American!!

  • Daniel Mansur

    A One World sem sombra de dúvidas tem as melhores companhias, mas vou sentir falta da variedade de companhias que pontuam na TAM.

    • Carlos Neto

      Eu também. Sinceramente, fique triste com a saída da TAM da Star Alliance por causa disso…

      • Titobosco

        Só sentirei falta do speech da tripulacao encerrando com um sonoro "A star alliance member" hehehehe.

        • Carlos Neto

          Fiz um voo semana passada e eles nem falaram mais isso… Na semana retrasada ainda falavam.

    • Daniel,
      Primeiramente gostaria de deixar claro que respeito sua opnião sobre as companhias membros da One World, porém, na minha opnião a One World tem as companhias com piores padrões de atendimento em comparação com a Star Alliance. Eu costumo comparar a AA com a GOL e a TAM com a United (visto que a TAM já perdeu muito em qualidade de atendimento).

      Eu percebo que a Star Alliance exige mais um padrão de atendimento, quanto a One World parece menos exigente. De tal forma tbm, que acredito que os padrões da TAM caíram tanto que eles estão se igulando aos padrões da One World! Mas enfim, pode ser uma questão de gosto e opniões diferentes. Eu sinceramente dou preferência a Star Allinace e não dou mais preferência a TAM em minhas viagens, pois, sempre tenho problemas com o atendimento da CIA.

      • Sílvio Carneiro

        Concordo contigo. Haja vista a presença da Ibéria, campeã mundial em sumiço de bagagens…

    • Sílvio Carneiro

      É? Não no ranking da Skytrax. Das 20 melhores, 10 são Star Alliance, 3 Oneworld, 1 Sky e 6 sem alianças. Acredito que o que foi postado por ti será próximo da verdade se a Qatar Airways e a Hainan cumprirem a promessa e ingressarem na Oneworld.

  • Tenho 10.604 milhas no AAdvantage…
    Será que depois do desenrolar dos acordos eu conseguirei emitir uma passagem na TAM numa rota nacional? Algo como MAO-GRU…
    Brincando pelo site da AA vi que dá pra emitir passagem por lá mesmo em companhias européias da Oneworld. Só assim pra eu queimar essas milhas…

    • bruno

      Também tenho AAdvantage. Não precisa se preocupar, pois nossas milhas “não expiram” (a conta tem de ser movimentada no máximo em 2 anos, ou seja, é muito tempo… só deixa expirar se for muito relapso). Para Outubro, peguei LPB-GRU por 8.000 o trecho, achei super em conta. Creio que no futuro dará sim para emitir trechos domésticos. Boa sorte!

  • Michelle H.

    O que acontecerá com as milhas multiplus ?
    Será respassada para One World…. ou já tenho que me preocupar em utiliza-las ?

    • Luiz Felippe Zoghbi de Castro

      Os pontos serão passados automaticamente! Não precisa correr!

      • Michelle H.

        Obrigada Luiz Felippe,

        Já estava pensando pra onde e quando ir !

      • Gustavo Lima

        Como assim, "passados automaticamente"…Multiplus para AA e da AA para Multiplus (sim, tenho conta e milhas em ambos programas)?? Não ficou claro se vc se refere somente a compatibilidade automática das milhas Multiplus para as cias aéreas da One World, caso ou quando a TAM venha a ser confirmada.

  • Tenho um trecho doméstico em setembro Mia/Las pela AA após voar pela Tam Bel/Mia. Será q a AA vai honrar a franquia de bagagem da Tam no trecho internacional?

    • Como você comprou seu bilhete? Direto BH > LAX com escala em MIA ou comprou BH > MIA pela TAM e depois comprou outro bilhete da AA MIA > LAX? Se comprou separado a AA pode não honrar com a franquia internacional de bagagem. Agora se comprou tudo junto, eles vão honrar com as franquias. Lembro que você pode solicitar a TAM para já etiquetar sua bagagem direto para LAX, só lembro que como MIA será sua primeira entrada dentro dos EUA, você deverá pegar sua bagagem em MIA de qualquer jeito, mas dai é so deixar do drop bag da American sem ter que etiqueta-la novamente, entende?

      • Ricardo

        Pedro, correto. Mas acredito que ele tenha dito Bel de Belém e não BH. Se comprou junto a franquia é a mesma (os atendentes sempre dão o migué dizendo que são 23kgs, mas você dá aquela corrigida e eles confirmam 32kgs). Agora, se comprou separado, aí já fica restrito aos 23kgs no trecho interno dos EUA.

        • Eu ja comprei separado um trecho DFW > JFK (estava fazendo GIG > DFW) e o atendente resolveu quebrar um galho e colocou a etiqueta até o destino final, mas dai na volta tive que pagar pelo despacho…

      • Carlos Neto

        Pedro, sei que você já respondeu a pergunta mas ele se referia a LAS (Las Vegas) e BEL (Belém), pelo que da para entender… heheheheheh

      • Gustavo Lima

        "Entende?" kkkkk me lembrou o Edson Arantes, vulgo Pelé! rsrsrs

    • Se o bilhete é o mesmo a franquia considerada é a internacional, se são bilhetes separados, cada um tem sua franquia e nesse caso você vai ter que respeitar a franquia de vôo doméstico americano.

      E mais: isso independe da cia… mesmo que tivesse comprado dois vôos AA separadamente (dois bilhetes), um de BEL – MIA e outro MIA – LAS, ainda assim teria que respeitar o limite de bagagem doméstico no 2o vôo.

      Você não conseguirá etiquetar suas malas em Belém para Vegas diretamente se tiver comprado dois tickets separados. Portanto de duas uma: se toda a sua viagem estiver no mesmo bilhete, você terá que pegar sua mala em Miami e depositá-la na área de trânsito para o vôo para Vegas. Se estiverem em bilhetes separados, você terá que pegar sua mala em Miami e lá fazer novo check-in para Vegas.

      • (Nesse caso, reze para ter uma conexão de pelo menos 3 horas).

  • Uma dúvida sobre o codeshare, no próprio site da AA quando vou comprar passagem pra qualquer local tem como comprar saindo daqui, de joão pessoa, saindo tam ou gol até gig-gru-bsb, isso tudo já na mesma passagem e com a mesma franquia de 2x 32kg, e de lá pego pra cidade destino.
    Isso não já seria codeshare?
    Fiz essa compra em maio, por isso achei que já existia um codeshare.

    • Carlos Neto

      Não. Isso é um acordo interline para compartilhamento de venda de passagens. Code-share é quando uma companhia coloca no voo da cia parceira o seu código, ou seja, um voo operado pela JJ mas com código compartilhado AA.

  • Gabriel

    Tenho milhas na American Airlines e no Multiplus. Em dado momento conseguirei juntar os dois?

    • bugout99

      Com certeza absoluta isso nunca vai acontecer.

    • Carlos Neto

      Acho que isso só será possível se eles fundirem o programa de fidelidade.

  • Cersei Lannister
  • Uma dúvida quanto a mudança de terminais em SP, terei um voo chegando no Terminal 1 – ASA B(tam)< pra fazer conexão pro Terminal 2 – ASA D(american)>
    Nunca fiz conexão internacional em GRU, a distância aí entre terminais é longe?
    Eu sei que os terminais 1 e 2 lá são colados um no outro, porém na prática não sei se demoraria a sair de um pra ir até o outro.

    • Fabio

      É tudo uma coisa só. Cinco minutos de caminhada e várias esbarradas nas pessoas.

      • Obrigado por tirar a dúvida.

        • tarcisiorm

          O único que é separado é o terminal 4, que era onde ficava a Webjet.

  • Muito bom. A TAM ja foi parceira da AA e na epoca eu viaja muito com a AA para Dallas, pq era muito mais barato, e acumulava os pontos na TAM! Fico feliz que vao voltar!

  • Daniel Matos

    Nem sabia que o acordo codeshare da AA era com a Gol. Sempre achei que era com a TAM. hehehe

  • Quais são essas 8 cidades do Brasil?

  • Marcos Sobral

    Rapaz, isso é uma boa para Recife que tem voo direto da AA. Vou poder usar minhas milhas da Tam na AA.

  • tarcisiorm

    Eu vou viajar pela AA, e ganharei milhas da TAM, mas NINGUÉM da minha familia consegue usar o Multiplus.
    O meu o email com recuperação de senha simpesmente não chega, não tenho nenhum registro no meu email de senha (eu só uso um par de senhas pra tudo). Minha mãe mudou o email, e já fez todo o procedimento para eles alterarem e nada. E meu pai também disse que não consegue usar o dele. Já o da Gol é sempre tranquilo -.-"

  • Louise

    Eu estou com dúvidas ainda…O texto diz que a partir de 22 de agosto os passageiros registrados no Tam Fidelidade e AAdvantage também poderão acumular milhas ao voarem por ambas a companhias. Entretanto, eu liguei para o SAC da TAMhoje, após ver a notícia e questionei como seria feita essa pontuação, e o funcionário me respondeu que ainda não é possível voar em uma companhia aérea e pontuar no programa de fidelidade da outra, que existe esse acordo de codeshare entre as companhias, porém ainda não há confirmação de data para que possa se aproveitar a pontuação no voo de uma companhia para a outra.
    Não sei se esse funcionário era mal informado, o que eu sei é que fiquei confusa. Afinal, pode ou não pontuar pelo TAM Fidelidade voando American Airlines? Tenho um voo marcado para Outubro, vou aguardar e ver como fica…

    • Fabio

      Você já falou com algum funcionário de cia aérea bem informado? Eu nunca… o pessoal aqui do MD tá mais por dentro do que eles.

      • Boa!!! rsrsrs

      • wilber

        Só ler o texto e depois as perguntas que estão sendo feitas daí me responde se o pessoal daqui é bem informado… Ou se sabem interpretar um texto… Estão todos no mesmo nível, isso sim.

    • Olá Louise, fiquei com a mesma dúvida. Tenho voo AA para os EUA em dezembro. Será que vou poder pontuar no TAM Fidelidade ? Noutro dia um atendente do call center da TAM falou que só a partir do ano que vem. Ou seja, após a entrada da TAM no One World… Fica a dúvida. Se alguém puder ajudar, agradeço.

  • Lucas

    Pessoal, tenho uma dúvida. Quero resgatar uma passagem para os EUA para dezembro no TAM Fidelidade, usando minha pontuação. Vou conseguir resgatar minhas passagens usando voos American Airlines?

    Obrigado.

  • Lenira

    Se eu tenho pontos no Advantage posso voar de TAM?

  • Essa é a MELHOR NOTICIA do ano… Uhhhuuu … Kkkk…
    As milhas acumuladas no programa da AA (pelo menos os meus) não expiram NUNCA, ou seja eu não me preocupo se tenho milhas vencendo em alguns meses.. O problema é que desde o ano passado quem acumula milhas pelo AA só podia viajar para fora do País devido ao encerramento do convênio com a Gol e agora voltaremos a viajar pelo Brasil

  • Camilla

    Minha dúvida é a mesma que a de várias pessoas, final de novembro vou pros EUA pela AA, queria saber se já poderei acumular pontos multiplus! Seria ótimo 🙂

    Dei uma bobeira grande quando voei pela US ano passado e solicitei as milhas lá no programa da US ao invés de pedir as milhas no Multiplus, as 10 mil milhas estão lá sem uso e vencem em junho do ano que vem se eu não movimentar, o que provavelmente irá ocorrer… tenho uma mini esperança que com a fusão da US e AA eu não percas essas milhas.

    • moalopes

      Eu informei meu número multiplus na hora da compra na US e ganhei 10.500 na Tam.

      Tente comprar uma passagem da Tam pela US. Acho que dá certo.

  • Não entendi nada!!!

    A American Airlines (AA) não era do programa da Gol – Smiles??? E agora?

  • André

    Fiz um voo em junho pela american, ssa-mia.. Mas nao resgatei as, milhas ainda. Seria possivel eu resgatar as milhas desse,voo que foi em junho, no programa da tam? Valeu!

    • Resgatar você consegue (Liga la ou manda e-mail), agora direto pra TAM acho que não! Eu também fiz um vôo em Junho pela AA e ta no meu AAdvantage!

      • André

        Infelizmente eu so fiz o meu AAdvantage depois q voltei de, viagem. O site diz que nao posso resgatar as milhas.. Alguem sabe algo? Ou tem alguma dica? Valeu!

  • Vitor J. Nunes

    Aéreas citam preços para defender fusão
    O mercado de aviação continua "altamente competitivo"
    Valor Econômico – 15/8/2013
    Financial Times – O mercado de aviação continua "altamente competitivo" e os preços das passagens estão muito baratos, afirmou ontem a Airlines for America, principal associação das empresas do setor nos Estados Unidos – um dia depois de o departamento de Justiça americano ter criticado o comportamento da indústria.
    (…)

    • Vitor J. Nunes

      Agora tem limite de caracteres, não é? Tentei postar a matéria completa e apareceu uma janela azul sem nada escrito que julguei ser a tentativa de algum aviso.
      De qualquer forma, aproveito para avisar que o menu acima não aparece visível para mim, fica todo desconfigurado.
      Abraços, MD!

  • Jose Coutinho

    A TAM já cancelou os voos diretos do Rio para Orlando, Santiago, Paris e Frankfurt. A próxima vítima será o de Montevidéu em janeiro de 2014. Com o code- share com AA, tudo indica que os voos para Miami e Nova York serão operados pela a empresa americana. Estou impressionado com a incompetência das antigas aéreas brasileira, TAM agora chilena LAN e Gol da americana Delta. A minha maior indignação é com a ANAC e o CADE que permitem estas fusões e compras, com a desnacionalização e com o prejuízo ao passageiro. Nos Estados Unidos, as autoridades se preocupam com o cartel. O caso mais recente é a fusão entre AA e a US Airways. Daqui a alguns anos estaremos voando pela LAN Brasil e a Delta Brasil.

    • Felipe

      Pera la, a TAM virou chilena, mas a GOL ainda é brasileira, a Delta detem uma fatia minoritaria das acoes…

      • Emerson Martins

        A Tam já virou Chilena há muito tempo!

  • Ricardo Bueno

    Pessoal, uma dúvida. Voei pros EUA pela AA em 03-Ago e retornei em 17-Ago. Pegunta: não conseguirei pontuar em nenhum outro programa além da AAdvantage já que foi anterior a 22-Ago? Obrigado,

  • Luiz Ferreira

    Acabei de receber um e-mail da Tam/Multiplis dizendo que “A partir de hoje, acúmulo E RESGATE de pontos Multiplus no Tam Fidelidade em voos American Airlines.”
    Resta fazer simulação pra saber se o resgate também já é possível de fato. Caso positivo, é uma otima notícia!
    Pena que a simulação só pode ser feita por telefone ou nas lojas…

  • Mateus F.

    Vou fazer uma viagem para a Europa com a TAM. Sou cliente TAM Fidelidade e também AAdvantage.

    Prefiro acumular milhas no AA, pois considero que os resgastes são bem melhores com a AA do que com a TAM.

    Se eu quiser pontuar no AA, ao inves do TAM Fidelidade, é possível, certo? Nesse caso, acumularei milhas referentes a distancia percorrida?

    Obrigado

  • Paula S

    Olá Denis e trips,

    Será que alguém pode me ajudar? Comprei passagens Rio – Mia e Mia – Rio. Gostaria de emitir duas passagens da American Airlines para os trechos Miami – Cancun e Cancun – Miami com pontos do Multiplus-Tam. Como faço? No site não aparece essa opção… Tenho que ligar para a Tam ou para a American?

  • marcelo

    posso passar meus pontos multiplus para meu advantage? ou usá-los para resgatar um vôo AA ?