TAM e Aeroméxico anunciam acordo de compartilhamento de voos

Denis Carvalho 16 · abril · 2012

A TAM e a Aeroméxico acabam de assinar um acordo de compartilhamento de voos (codeshare), que coloca as malhas regionais das companhias no Brasil e no México à disposição de ambas. Os trechos estarão disponíveis para venda direta no site das duas empresas a partir de hoje e o primeiro voo de código compartilhado será operado no dia 23 de abril.

Os passageiros do voo TAM de São Paulo para a Cidade do México terão à disposição conexão para destinos como Acapulco, Cancún, Ciudad Obregón, Guadalajara, León, Los Cabos, Monterrey, Poza Rica e Veracruz, além de qualquer outro dos 40 aeroportos servidos pela Aeroméxico naquele país.

Em contrapartida, os clientes da companhia mexicana que embarcarem no voo entre Cidade do México e São Paulo terão acesso a conexão para qualquer um dos 43 destinos operados pela TAM no Brasil.

Segundo a assessoria da TAM, “a parceria amplia ainda mais o leque de opções de destinos internacionais oferecidos pela empresa, que começou a operar o seu voo diário entre São Paulo e Cidade do México há oito meses”. Já a Aeroméxico avalia como vantagem a expansão de  sua presença no Brasil, que representa “um importante mercado para as viagens de negócios e para a indústria do turismo em geral”.

Para o cliente, contudo, o acordo pode não ser vantajoso por conta da falta de concorrência. O compartilhamento de voos pode impedir uma disputa mais acirrada de preços entre TAM e Aeroméxico. Se bem que nos últimos meses ambas se mostraram bem confortáveis com as tarifas e não vimos ações mais arrojadas de nenhuma das partes, o que é uma pena!

Com informação das companhias

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Katia

    Pessoal, uma dúvida: milhas da Aeromexico podem ser usadas p/ emissão na Tam?

    Obrigada!

  • Igor – Poa

    Deve ser interessante a ação, mas o preço não.

    Outra coisa, deve-se verificar se os vôos existem.

    No compartilhamento da Aerolíneas com a GOL, a cia argentina oferece Buenos Aires – Belo Horizonte com conexão da GOL em POA sendo que o vôo POA-CNF não existe mais, porém aparece nas pesquisas de compra no site da AAs até Dezembro.

  • Rodrigoclt

    Isso permitiria tirar GIG-Cancun pela Tam por milhas?

    • Denis Martins

      Acredito que não, geralmente você só emite pelo Fidelidade trechos operados pela TAM!

      • Leandro

        Discordo, Dênis, para mim essa é a grande vantagem do fidelidade. Quando tinha codeshare com a Passaredo, emitia numa boa. Com a LAN, em vôos na America do Sul, idem. Star Alliance pode ser combinado com qualquer outra cia, um vôo TAM. Se vocês puderem esclarecer essa dúvida com a Assessoria de Imprensa da TAM, seria ótimo, mas eu já conto com essa opção para emitir uma volta de Cancun (ehehehehe).

      • Bruno Miceli

        Mas até a cid do mexico pode pq eles fazem esse trecho

  • Fabinho

    Nunca trocaria o B-777 da Aeroméxico pelo A-330 da Tam. O serviço de bordo também é superior.

  • Boa pergunta, também quero saber. Como ficam as milhas para acumulo e resgate?

  • operados pela TAM ou Star Alliance?! eu tirei voos com a Lufthansa e TAP através da TAM.

  • luis

    já voei duas vezes pelo fidelidade por cias diferentes: TAP e Lufthansa. Acho que o fidelidade emite bilhetes pra qq cia aerea da Star Aliance desde que o mesmo trajeto seja feito também por voos da Tam. Como esse voo GIG – Cancun ainda nao existe, nao sei se será possível…

    • Leandro

      Vamos esperar, logo logo descobrimos. O que eu disse é que os codeshares da TAM normalmente permitem emissão no fidelidade. Passaredo (antigamente), Pantanal e LAN, permite, apesar de não fazerem parte de nenhuma aliança (apenas acordos privados). Por isso acredito que a TAM vai permitir essa emissão, mas não posso afirmar.

      Pelo Fidelidade você emite qualquer trecho da Star Alliance, independentemente de a TAM fazer ou não a rota. Pode emitir para a Ásia e Oceania, por exemplo, lugares onde a TAM não vai…

  • Rodrigoclt

    Na verdade vc consegue tirar trechos de outras companhias da star alliance pelo telefone. É difícil ter disponibilidade mas já consegui tirar 20.000 milhas o trecho entre GIG-Cancun pelo Tam Fidelidade operado pela Continental.

    Minha dúvida é se com o acordo de code share a Aeromexico tbm seria eletiva para uso com milhas.

  • Thiago Castro

    Apesar do lance da concorrencia, acho uma boa noticia. Aumenta as opcoes para quem sai daqui pro Mexico. E, em se tratando do principal destino mexicano (Cancun), ha a concorrencia das empresas americanas.

  • Carlos

    Eu acho não pode,porque TAM pertence Star Alliance,e AEROMÉXICO pertence SKYTEAM.Conforme as regras de usar milhas,não pode.Tam só tem cooperação com AEROMÉXICO.

  • Jean Carlo

    Eu voar de aeromexico pra ter minha mala arrombada e rolbarem até roupas usadas. nem EDITADO, sou mais ir de outra empresa. já vi tantos relatos de muitos ladrões nos aeroporto do mexico e do panama, arrombaram a mala de uma amiga, que vinha de miami bando de ladrão safado.

    • Denis Martins

      Jean, infelizmente então você vai ter que viajar de carro, pois esses crimes ocorrem com passageiros de todas as companhias. Muitas vezes são quadrilhas com funcionários de aeroportos e não das empresas aéreas, ou mesmo de ambos. Veja mais aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/cuidado-mala-aberta-a...

  • Rodrigoclt

    Isso, a idéia é essa, Tam até México Dc e juntando com Aeroméxico de México Dc até Cancun.

    Uma vez consegui VIX-Cancun pela Tam, operando Tam de VIX-GRU e Continental GRU-HOU-CUN

  • Daniel Oliveira

    Bom dia. Ainda não aparece no site da TAM a opção de compra de qualquer cidade do Brasil a Cancun, lógico que deve ter conexão no México, alguma previsão?! Pretendo ir no dia 12/05.

    • Clari

      os voos da aeromexico a cancun tem escala na ciudad do mexico DF sim …

      já troquei duas vezes passagens da aeromexico com milhas. inclusive ano passado, altíssima temporada (natal/reveillon) fiz SP-Cancun por 65 mil milhas. nada a reclamar dos voos, nem do atendimento telefonico da aeromexico, espero q continue assim.

  • Rodolfo

    Vi ontem quando pesquisava uma passagem para Orlando para minha mãe um compartilhamento desses. TAM até a Cidade do México e Aeroméxico até Orlando!

  • Cristiana

    Tb queria saber isso. Será que posso pontuar no TAM fidelidade? Tenho uma passagem comprada da Aeromexico.

    • Denis Martins

      Me corrijam se estiver errado, mas a TAM é parte da Star Alliance e a Aeroméxico da Skyteam, logo a pontuação no Fidelidade não é possível. Você pode fazer o cadastro no Club Premier da própria Aeroméxico ou optar por companhias da Skyteam, como Alitalia, Air France,KLM, Air Europa ou Delta. A Aerolíneas Argentinas em breve também deve aderir à aliança.

      • Matheus Souza

        Em alguns casos de compartilhamento de voos é possível acumular pontos.

        Exemplo: Voando American Airlines e pontuando na GOL (como era possível antigamente)

  • Denis Martins

    Sim, mas o mesmo ocorre com a LAN. Mas com a Aeroméxico não há nada neste sentido até agora, não é?

  • Bom, ja fui pro México duas vezes.

    A primeira foi uma conexão, comprei uma passagem pela Aeromexico, de Chicago até Guarulhos com essa conexão na Cidade do México.

    A outra foi uma viagem que fiz recentemente até Cancun, e fiquei dois dias na Cidade do México.

    Utilizei Taca para chegar até o México e a companhia VivaAerobus que é uma low cost mexicana de Cidade do México até Cancun.

    Nunca tive nenhum problema, como o Denis falou… são quadrilhas e que podem ter aqui, no México, na China, etc!

  • Marco

    Só falta aparecer os demais destinos. Fui fazer uma simulação para Cancun pelo site da Tam, mas o destino não está disponível

  • Daniel Oliveira

    Eu já fui a Cancun pela aeromexico e achei otimo, comprei direto do site. Estou perguntando se por exeplo eu queira comprar SP a Cancun no site da Tam se terá esta opção, visto que, da cidade do México a Cancun será pela aeromexico, entende?!

  • tive duas malas abertas e revistadas e chegaram pela esteira abertas!!! mas não furtaram nada, tratava-se de uma vistoria da PF de lá, e veio um bilhete dentro alegando isto… mas não deixa de ser uma sacanagem né!? a mala toda aberta, qualquer um podendo mexer… eles deviam fechar e selar (ou recolocar o cadeado) antes de retornar.

  • Didogs

    Simulei hoje no site da Tam em dinheiro ja aparece vix-cun por 1151 o trecho mais quando mudo a opcao para pontos da a mensagem:

    Não existem vôos com assentos disponíveis neste trecho(s) e data(s). Para vôos operados por companhias aéreas parceiras, solicite a disponibilidade de assentos através de nossa central de atendimento ou lojas TAM. Acesse a página "Contatos" para mais informações. (66002 [-1])

  • Sa

    olá

    TAM opera com SAE?

    desde sp a ciudad mexico

    obgda

  • Luciano Gustavo

    Acabei de retornar dos EUA, via aeroméxico. O vôo é bom, e, a "perna" operada pela TAM também é excelente, porém, segue um pequeno relato dos problemas que encontrei, bem como a falta de "boa vontade" por parte do pessoal da AM.

    Eu e mais 7 pessoas que estávamos em um vôo Aeromexico, operado pela TAM, tínhamos 1 hora e 50 minutos de conexão para LA (tempo curto, porém razoável para conexão em condições normais), porém, o processo de imigração foi lento, e, tivemos todos que buscar nossas bagagens (que não foram encaminhadas). Resultado, foi que mesmo correndo por todo o aeroporto (não avisam que a TAM opera no Terminal 1, e, a Aeromexico no Terminal 2), com as bagagens e o aerobus, foi impossível pegarmos o vôo. Não tivemos auxílio de nenhum funcionário TAM, muito menos dos funcionários da AM, que inclusive, dão até a impressão de gostarem de ver o nosso desespero. Nossa opção foi "aguardar uma espera", mesmo que não tenhamos conseguido (soubemos depois que o avião saiu com alguns lugares vazios), ou pegar outro voo na segunda (era sexta feira). Resultado, tivemos que posar no méxico, nossa empresa teve que adquirir outro "trecho" da aeromexico para o dia seguinte "engraçado que havia apenas troca de passagem para a segunda", e, tivemos que pagar um hotel nas redondezas.

    Senhores, nós passageiros merecemos o mínimo de consideração, e, não podemos antecipar detalhes do tipo que envolve mudanças de terminais para conexão, retirada de bagagens, etc… Considero praticamente impossível alguém conseguir "pegar" esta conexão com o deslocamento que é necessário. Fora isso, todos os funcionários (com exceção de uma moça de venda de bilhetes da AM), nos tratam com descaso e dão informações incompletas e incertas. Fica o alerta. Chequem as conexões, e, se forem "perna TAM", mudem suas passagens para no mínimo 4 horas de intervalo. Um abraço.

  • Rodrigo David

    Bom dia, Estou no aeroporto do méxico neste momento aguardando a conexão dos vôos entre as duas companhias. Tive minhas malas revistadas e fui questionado sobre tudo o que tinha dentro, abriram todos os meus perfumes e inclusive perguntaram para quem eram as bolsas que eu tinha na minha mala. Além disso, o fato de ter que retirar a bagagem e ter que fazer o check-in novamente, além de completamente desconfortável acaba sendo uma correria e tanto. No meu vôo de São Paulo para a Cidade do México, vários brasileiros perderam o vôo para cidades dos EUA. Acho que essa opção só é válida se for realmente mais barata, caso contrário escolham outras cidades para as paradas. Abraços