TAM receberá novo jato Airbus A350 no ano que vem

Denis Carvalho 7 · agosto · 2014

O Airbus A350, um dos aviões de passageiros mais modernos do mundo, e que o Grupo LATAM Airlines receberá no final de 2015, visita pela primeira vez a América do Sul, com paradas nos aeroportos de Santiago, no Chile, e de São Paulo, no Brasil, como parte de seu processo de certificação para iniciar as operações comerciais com passageiros.

TAM será a primeira companhia aérea das Américas e quarta companhia do mundo a receber e operar o Airbus A350-900 XWB. A companhia tem uma encomenda de 27 aviões do modelo, cuja previsão de entrega é entre o fim de 2015 e 2019. A Azul também tem encomendas do jato, mas com entrega prevista para 2017. Além delas, outras companhias como Avianca e TAP, poderão operar o jato no Brasil.

O A350 poucou ontem em Santiago (Foto: Airbus)
O A350 poucou ontem em Santiago (Fotos: Airbus e TAM)

 

A chegada do A350 marcará a chegada de uma nova geração de aeronaves de longo alcance na TAM, construídas com materiais compostos, que são mais leves, eficientes e econômicos. Os custos de operação (incluindo gastos com combustível) e emissões de gases de efeito estufa dessa nova aeronave são até 25% menores em relação a outros aviões de porte semelhante.

A aeronave é a resposta da Airbus ao inovador Boeing 787 Dreamliner. O grupo Latam opera o modelo concorrente, mas com a LAN, que inclusive planeja usá-lo na rota de São Paulo a Santiago. Já o novo A350 deverá substituir os atuais A330 da TAM e voarão apenas com a marca da companhia brasileira.

A350 SCL 2

Atualmente, o modelo Airbus A350 está passando por sua fase final de certificação e uma das cinco aeronaves de desenvolvimento passa hoje por São Paulo.  Os destinos fazem parte de uma série de voos teste que começaram em Toulouse, na França, e que passaram por Johanesburgo, na África do Sul, Sydney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia. Da cidade brasileira, o avião retorna para a sede da Airbus, em Toulouse.

A350 SCL 1

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos

    Meu sonho voar neste modelo!

  • Tiago Del Valle

    Ótima oportunidade pra TAM abrir a cabeça e explorar novos destinos!

    TORONTO
    WASHINGTON
    CANCUN
    TOKYO

    A tam precisa urgente de novos destinos e parar de depender de Code Share.

    • Thyago

      A Gol precisa aumentar a malha também. Principalmente com voos para a europa.

      • A gol vai querer ir com os aviões que tem saindo de Fortaleza com parada técnica em Tenerife pra chegar em Portugal, iria ser Ilário

        • William Perez

          Acho um absurdo a TAM nao ir pra Tokyo. Sobretudo com a colonia japonesa e negocios que temos nos dois paises. Principalmente depois que a Japan Airlines descontinuou os voos pra GRU.
          Alem de Lisboa e Johannesburgo. Seriam otimos, uma vez que ela saiu da Star Alliance.

    • Léo

      Começará este ano a rota Toronto, o ano que vem será Los Angeles, Porto, Barcelona e provavelmente África do Sul.

      • Carlos

        TAM em Porto?? Qual a fonte da notícia?? Acho difícil…

      • Rodrigo

        Duvido que ela consiga operar para o Porto, ainda mais com a TAP na cola.

  • Thomas H.

    A configuração standart na econômica do A350 é 3-3-3 (uma poltrona mais larga que as atuais famílias 330/340). Mas aposto que a TAM vai enfiar um apertado 3-4-3 como faz atualmente com os seus 777.

    • Vai ser interessante ver isso, já que a velha TAM não existe mais. Na verdade serão jatos LAN com a marca da TAM!

    • Helio

      Não tenho dúvida que vai ser 3-4-3.
      No no 777, até a Emirates usa 3-4-3…

    • Guilherme

      É só ver que o 787 da LAN é o mais apertado e com menor poltrona de todos.
      Então é bem provável que seja 3-4-3 ou ainda 3-3-3 mas com o mínimo de espaço entre as poltronas possível como já nos outros aviões da TAM.
      É o jeito APERTAM de voar !!!

  • MTorres

    Acho que sera 3x3x3, como nos A330.

    • Thomas H.

      A330 é 2-4-2

      • MTorres

        Isso kkk

  • O mais legal do post é a foto do aeroporto de Santiago com os Andes ao fundo. Espero que a LATAM incremente a qualidade das aeronaves e do serviço dos vôos para SCL, tanto saindo de GRU quanto de GIG.

    • MTorres

      Nem tinha reparado. Muito bonita a foto!

  • david

    Acho que a Tam deveria colocar a configuração? 9×1 com apenas um corredor no canto !

    • Mariana Ribeiro

      boa, boa, boa, estou chorando de rir!

    • Rodrigo Dourado

      kkkkkkkk e vão vender o assento isolado pelo triplo do preço!

  • Guilherme

    Esse avião é o mais belo de todos.

  • Rodrigo Dourado

    27 Aeronaves?! Ou a tam vai de fato renovar toda a frota ou vai operar muitos novos destinos!

  • Danilo Fernando

    Ótimo! Mas queria mesmo é voar nos A-380!! Hunf!

  • DIEGO

    Já voei no A380! hihihihi

    • Vinicius

      Bateu aquela inveja agora… hahaha

  • Esqueçam novos destinos. A TAM não tem força para disputar novas rotas. O foco é em aumentar a rentabilidade das rotas que já são rentaveis.

  • Léo

    A frota da TAM vai ficar composta por: 27 A350, 39 A321 10 B777 (posteriormente substituídos pelos B777-9X) e um monte de A320 NEO.
    O A350 vai ser 3-3-3, uufffaaaa!

    • Thomas H.

      320 Neo consegue operar no SDU?

  • canadaway

    a Lan já esta vendendo passagem de Guarulhos para Santiago em 787!

  • Por conta dessas que sou fidelidade DELTA que tem espa

  • fred k. chagas

    vê se eu vou ter como "sonho" voar nesse ou noutro avião… Curto são os destinos. Claro que prefiro um 777 novo a um cacareco 767 da AA por exemplo, ou um 787, etc et al.
    Mas, sinceramente, "sonho" é demais.

  • Eu fotografei ele hoje em GRU. Em embarquei no T3 e ele estava do lado do 747-8 da Lufthansa

  • Enquanto isso, a Gol parada no tempo com seus 737-800…

  • DanielL1

    Avianca Brasil ou Avianca Colombia A350? . Avianca Colombia é Boeing 787-8

  • Jaime

    Fiquei até com saudades dos 767 da VASP . Cada viagem… uma melhor que outra.

    • VASP nunca operou 767, quem operou foi VARIG e TRANSBRASIL.
      VASP operava o widebody concorrente, A300.

      • jorge moraes

        Vou também com trireatores DC 10 e sua versão mais nova MD 11.

  • João

    Na verdade o A350 compete com o 777 e o 787 com o A330

  • jorge moraes

    Qual a capacidade de pax dessa aeronave?