Do Brasil ao Chile no Boeing 777 da TAM – classe econômica

Denis Carvalho 25 · agosto · 2011

Enquanto aguardam o sinal verde para sua fusão, as empresas TAM  e LAN continuam a riscar os céus em algumas rotas internacionais onde são concorrentes. É o caso do trecho entre São Paulo e Santiago, a principal rota entre Brasil e Chile, cada vez mais procurada por brasileiros e chilenos para aproveitar os encantos dos dois países. Neste confronto, a TAM tem um trunfo importante: trata-se do Boeing 777-300, o chamado “triple seven”, que a empresa emprega na ligação para a alegria de seus passageiros. Entre eles está nosso leitor Samuel Paiva, que fez uma experiência completa com o gigante da Boeing: na ida, aproveitou todas as regalias da classe executiva enquanto na volta optou pela econômica. Desta viagem nasceu o relato detalhado e cheio de fotos que reproduziremos em dois posts separados. Alterando a ordem da viagem, segue abaixo o trecho da regresso, onde nosso leitor descreve a classe econômica. Não perca amanhã a continuação, quando ele detalha como é voar na classe executiva deste maravilhoso avião. Acompanhe:

Este relato vai contar como é voar para o Chile no maior avião que liga o Brasil àquele país e ainda como é o vôo na sua classe econômica.

A TAM possui atualmente 4 Boeing 777-300 configurados para 365 passageiros em 3 classes , essas aeronaves são empregadas nos vôos noturnos da companhia para Londres e Frankfurt e ao chegarem pela manhã um deles faz a rota entre Guarulhos e Santiago e outro atende três vezes por semana a cidade brasileira de Manaus.

Check-in
Nosso voo de retorno foi na classe econômica e como não teria nenhuma regalia, rumamos direto para a fila de check-in, que não era tão grande. Em pouco menos de 20 minutos estava realizado com cordialidade e praticidade.

O aeroporto de Santiago tem amplas instalações é muito limpo e organizado.

Fomos então passar pela imigração e rumar direto para o portão de embarque.

Embarque e Vôo
Com o vôo lotado o embarque fica demorado (cerca de 30 minutos) e as filas são longas, mas o pessoal da TAM em Santiago organizou todo o procedimento com muita eficiência e clareza aos clientes.

O vôo da volta seria no assento 27K , localizado na segunda de três partes da classe econômica do 777-300 da TAM. O speech do comandante informava clima bom em rota e um tempo de vôo estimado de três horas e meia.

Decolagem autorizada e logo deixaríamos Santiago para traz sobrevoando a Cordilheira dos Andes, que é o ponto alto da rota: inesquecível!

Serviço de bordo
Após estabilizados, os comissários iniciaram o serviço de bordo, que era composto de um almoço com opções de carne ou massa.

Optei pela carne que estava razoável e acompanhado de salada , sobremesa e pão: tudo dentro do esperado para a classe econômica.

A simpatia dos comissários da TAM chama a atenção e tornou todo o serviço de bordo muito agradável.

A maioria das grandes companhias aéreas utiliza a configuração 3+3+3 na classe econômica do 777. Como exemplo cito a Singapore, Air France, British e KLM entre outras. Já as norte-americanas oferecem a configuração 2+5+2, entre elas a American Airlines, o que em ambos casos totalizam nove assentos por fileira .

Na TAM, a configuração é 3+4+3 o que totaliza 10 assentos por fileira e deixa a largura do assento muito apertada.

É impossível comer sem esbarrar no passageiro do lado e qualquer movimento e você está em cima do vizinho. Esse ponto é muito negativo, pois se foi muito incômodo em um vôo de menos de quatro horas imagine cruzar o Atlântico nessa situação. Acho que a TAM precisa rever isso para conforto de seus passageiros de classe econômica do Triplo Sete.

Entretenimento
O sistema de áudio e vídeo AVOD (Audio Video On Demand) era o mesmo da classe executiva e os monitores da classe econômica têm boa qualidade. Chegam a ser acima da média de alguns 777 mais antigos de outras companhias.

Chegando a São Paulo, fizemos uma espera para poder efetuar os procedimentos de pouso em Guarulhos e atrasamos cerca de 30 minutos.
O pouso foi tranqüilo e suave em um inicio de noite de inverno com muita movimentação de aeronaves no pátio em GRU.

Abaixo estão algumas fotos desse voos. Não perca o post de amanhã com uma aviação muito completa e 30 fotos da classe executiva da TAM.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Noemí

    Também quero… rsrsrs

    • Vitor J. Nunes

      Salvo engano, voltei num desses de Londres. E nessa mesma viagem (férias) voei de Air Canada e Air Transat (ambas canadenses). Nada se compara ou seriço e atendimento TAM.

      Claro que sou fã da GOL e do MD pelas promoções, lógico! rsrsrs

    • Sergio

      Voltei sábado passado de Santiago para GRU pela LAN, e apesar de nao ter voado num 777, o serviço deles foi extremamente eficiente e o voo foi muito tranquilo. Realmente a parte mais interessante da viagem é a passagem sobre a cordilheira dos Andes!!

      Se continuarmos tendo bons serviços assim de ambas as companhias depois da fusão, todos saem ganhando na história 🙂

    • Flávia

      Fui em julho na econômica desse Boeing e concordo com tudo que foi dito. Durante o voo viemos conversando exatamente a questão do desconforto para viagens à Europa.

    • Jadhiel

      Ja fiz essa rota pelo menos 3 vezes ida e volta, a bordo do 777, uma delas de executiva, foi fantástico, as cordilheiras coberta pela neve, uma paisagem deslumbrante.

  • Ricardo Daniel

    Muito show mesmo! Por enquanto só viajo dentro do Brasil, mas um dia chego lá e postarei os meus comentários aqui também. Muito legal o que o Samuel Paiva fez. Parabéns e valeu!!

  • Laís

    Minha viagem pra la tava toda programada..ja tinha ate comprado mala e tals..ai me vem o ENEM e acaba com tudo..Queria muito ir, ainda + num aviao desses..uhuuhhu

  • Laszlo Caldeira

    Muito bom o relato do leitor. Ainda não tive a experiência de voar no 777 da TAM, mas com certeza é o melhor avião comercial da atualidade.

    Parabéns pela matéria.

    Abraços.

  • Jadhiel

    vou postar fotos no twitter.

    • Leonardo Marques

      Podia colocar no picasa e colocar o link aqui pro pessoal ver.

  • Alex Sander

    Nossa… muito bom mesmo !

    Qualidade TAM é sem comparações !

  • Gol? êca! Me perdoem, mas gol só se a vantagem for de pelo menos 40% a menos no preço, caso contrário, TAM TAM TAM TAM.

  • Rodrigo

    Sempre vejo muitos passageiros reclamarem do pitch no B777. Viajei nesse ano BOG – JFK no A330 da Avianca e também me decepcionei com o pitch. Quais aeronaves vocês consideram mais confortáveis (classe econômica, é claro!rs)?

    • Oscar Luiz

      Embraer da Azul.

      • Leonardo Marques

        Acho que o A319 da Avianca BR ainda ganha.

  • José

    Também fiz esse voo em julho, na classe executiva. O atendimento da TAM a bordo foi péssimo, incompatível com o que se espera de uma companhia que se diz a melhor da América Latina. Espero que tenha sido um problema específico da tripulação no dia do meu voo, porque, se o atendimento padrão da TAM for daquele jeito, a companhia vai mal. Prefiro a LAN, sempre.

  • Vou fazer esse mesmo trecho em Novembro em B777, porém em Primeira Classe (devidamente emitido com milhas pela US Airways, usando as milhas daquela promoção da Qatar do ano passado, já que para compra custa a bagatela de USD2700,00)…

    Ainda não encontrei nenhum relato de como é a experiência de First com a TAM (vi que inclusive em GRU tem uma sala de checkin exclusiva e tambémm uma sala VIP exclusiva da First).

    Quando voltar eu faço um relato dessa viagem para o Melhores Destinos.

    • Leonardo Marques

      Faz mesmo bruno!

      • Sérgio Marcelo

        Voei JFK-GRU de First na segunda. Foi bem legal, tem direito a transfer que pega no hotel. Uma pessoa te espera na porta do aeroporto e te leva para o balcao de despacho de bagagens da First. Depois de despachado vai com voce ate a imigracao, cortando a fila e depois voce espera na sala vip. O unico porem foi o embarque na aeronave. Muito baguncado. Ao chegar em GRU, uma pessoa da TAM te espera na porta da aeronave, mas infelizmente voce precisa ficar na fila da policia federal em Guarulhos. Abs Sergio

  • Bruno

    Putz, configuração 3-4-3 no 777 é muita mesquinharia.

    Quanto ao serviço de bordo, há uns 2 anos viajei CDG-GRU pela TAM e achei superior às companhias européias, talvez do nível da KLM (a melhor em minha opinião)

  • Daniel

    Em fev/mar deste ano fomos e voltamos de Frankfurt neste 777.

    O atendimento TAM é ótimo, o assento péssimo. Infelizmente pra mim, pegamos os assentos janela e ao lado. Experiencia horrivel, claustrofóbica até. Eu não sou alto (1.80) mas nunca mais pego este lugar. Tenho vários amigos que não aguentariam estas horas loooongas ali.

  • Rafael

    Só um comentário: o texto afirma que a maioria das companias, inclusive Air France, utiliza 3+3+3 no Boeing 777. Mas recentemente voei Paris-Guraulhos com a Air France nesse avião, e a configuração é 3+4+3, como na TAM.

    • Ricardo Haruk

      Até a Emirates é 3+4+3. Na Air France e na KLM os 777-300 também são 3+4+3 e apenas os 777-200 são 3+3+3.

  • Fernando

    Lendo esse post lembrei que a EMIRATES também tem essa péssima configuração de 3+4+3 na econonômica de seus 777-300ER.

    O segredo, pra minimizar o desconforto e/ou se estiver viajando sozinho ou acompanhado, é marcar com antecendência os últimos assentos das laterais (do 46 ao 48), quando a configuração vira 2+4+2.

  • Luiz Henrique Rodrig

    Tive a sorte de ir neste Boeing 777 da Tam em Julho para Buenos Aires na classe economica e como o avião estava com muitos assentos vazios, a viagem ficou mais confortavel ainda.

    Digo sorte porque nosso voo foi cancelado e depois de aguardarmos mais de duas horas em Guarulhos finalmente a Tam então disponibilizou o Boeing 777 para nossa viagem.

    O atendimento a bordo foi muito bom, e o voo excelente, o que compensou o atraso inicial.

    De vez em quando a Tam acerta!!!

  • Átila Maciel

    Retornamos de Santiago dia 07/08 e realmente a experiência de voar na classe executiva do 777 deixa bem claro de como é ruim viajar na classe econômica dos demais vôos. É muito fácil ficar mal acostumado com tanto conforto.

  • Luciano

    Realmente é um absurdo a TAM insistir na fileira de dez poltronas. Mostra a real consideração da empresa com os passageiros: se for classe econômica é tratado como gado.

  • samuel paiva

    sempre que for comprar uma passagem e precisar decidir , de uma olhada no seatguru.com , lá voce tem informações de pitch e largura do assento , podendo assim comparar.

    por exemplo esse da TAM tem 31 pol. de largura entquanto o das demais tem pelo menos 32 a 32,5 pol com alguns casos com até 33 polegadas.. e vá por mim é um numerinho que faz diferença!!!

  • samuel paiva

    Sim ao lado da sala VIP da executiva tem uma sala VIP da primeira classe.

  • samuel paiva

    alguns aviões da air france tem essa configuração mas não são todos.

  • samuel paiva

    exatamente a emirates tambem tem essa configuração e é apertado , porem tem um dos melhores sistemas de entretenimento de bordo do mundo e um serviço melhor .
    O pitch é pouca coisa maior o que minimiza um pouco o sofrimento , o que ainda deixa a TAM pior nesse quesito.
    é muito apertado .
    Para voces terem uma ideia , assim que desci do 777 fiz uma conexão em um A 319 da companhia para chegar em Ribeirão Preto , e tive a nitida sensação (e comprovei depois com as dimensões do assento) que o conforto no assento do A 319 foi maior.

    • Letícia

      Samuel… você fez o relato de sua viagem em algum site ou blog? 😉

      • Leonardo Marques

        O relato dele é exatamente esse que publicamos.

        • Letícia

          Me expressei mal.. relato de passeios por Santiago e arredores.

        • samuel paiva

          Leticia , coloco os meus realtos aqui no site do melhores destinos sempre , ja foi feito um da british airways que ficou bem completo e agora este.

          Este canal é muito importante.

        • samuel paiva

          Com relação a viagem lá no chile não fiz relato , se quiser dicas é só perguntar!

  • Na Qatar Airways a configuração neste avião é 3-3-3…

    • Rodrigo

      Quando fiz meu voo pela Qatar SP-Doha se não me engano a configuração do 777 era 2+5+2, mas não tenho certeza.

  • Alexandre R. Martins

    Ate mesmo o ATR72 da Trip e o ERJ145 da Passaredo são mais espaçosos e confortaveis…

  • Galvaodf

    Fui para Santiago de A319 e voltei nesse 777. Realmente nao tem comparacao. O servico eh muito melhor.

  • Igor – Poa

    Embraer 190 e 195 e o A318 da Avianca!

  • Rodrigo

    Eu não sei em que país essas pessoas aí de cima vivem, mas no meu país a Tam continua sendo uma péssima companhia. Continua tendo um péssimo atendimento e derespeitando seus clientes. São raras as vezes que consigo viajar pela Tam sem ter que processa-la por algum problema dela.

    TAM, NEM DE A-380!! TÔ FORA!!

  • Vanderlei

    Fui com essa aeronave para Santiago em Junho é muito show, otimo aviao, atendimento nota 10, o aeroporto de Santiago é grande e bem sinalizado e alfandega muito rapida, que delicia voar nesse voo da Tam 777! Vale muito a pena.

  • Eduardo

    A diferença na configuração se da ao modelo do 777. Alguns são maiores 777-300 e outros menores como o 777-200, depende da empresa aérea. o Da AA é 777.200 por isto é 2-5-2.

    • Samuel Paiva

      Mas a larger do avião é a mesma em todos

      • Samuel Paiva

        Correto – mas a larger do aviao é a mesma tanto no 200 quanto no 300 , o que muda e a opcao da cia em configurar com 9 ou 10 assents por fileira . Ja voei no 777 – 200 da AA e mesmo com a configuracao 2-5-2 ainda e Maia comfortable na economical que o estilo alta densidade usado pelagic Tam

  • Francisco Neves Siqu

    Também acabei de fazer GRU-CDG-GRU com a AirFrance e tanto na ida quanto na volta a disposição da econômica era 3+4+3. Para mim que tenho um 1,83 foi bem complicado ir no meio, principalmente com um chinês espaço do lado na volta…

  • Daniel

    Ja fiz executiva e economica na TAM pelo 777 (para Londres), a ida, uma maravilha na executiva (estou falando do assento, por que o serviço de bordo não se compara a AirFrance e Lufthansa), ja na volta, foram 11hrs de voo, contando os minutos para acabar!

  • Daniel

    Somente para correção:

    "…onde nosso leitor descreve a classe executiva." trocar executiva por econômica. 18ª linha.

  • Aldenivan

    Há um voo manaus são paulo a tarde que a tam usa essa aeronave. já o fiz mais de uma vez é realmente de mais. Faz com que a A330 pareça um coletivo no Paraguaio, só que limpinho é claro.

  • Denis Carvalho

    Bom observado! Já arrumei!

  • Floriano

    A Turkish voa com o 777 e a configuração e 3+3+3. Muito confortável. Mas o serviço de bordo, é muito ruim!!! Mas compensa pela qualidade do entretenimento e do espaço. A mais confortável que voei ultimamente. A TAM precisa largar de ser ambiciosa. A LAN é outra que vê apenas a parte financeira. LIXO.

  • Alexandre R. Martins

    Samuel, por acaso vc conhece a primeira classe da Tam tambem, saberia informar quais são as principais diferenças entre ela e a executiva ?

  • Marcelo Oliveira

    Os 777-300 da KLM também têm configuração 3-4-3. Mas seus 777-200, que geralmente fazem a rota GRU-AMS, têm configuração 3-3-3.

  • bruno

    segunda passada fui de Curitiba a Foz e o voo era tão economico q nem pouso no destino final, acabou voltando pra Curitiba… (se pa eu conto como foi a tragica viajem…)

  • ME

    Voei nesse avião indo pro Chile e achei um espetáculo

  • Lilian

    me desculpem … mas e vc ve o que? o valor tbem, caso contrario nao estaria reclamando …. pague mais e va de executiva ou primeira classe no 777 tenho certeza que vc nao vai ligar p/ valores nao he …. !! Me poupe

  • Maurício

    Pq é tão ruim viajar no assento da janela, cruzando o atlântico? não é a primeira vez que vejo alguém dizer isso…

  • vitor hugo bitencour

    nossa sai de barcelona e fui para alemanha fui num da singapore airlines serviço de bordo atimo as singapore girls super gentis adorei mas no voo alemanha sao paulo pela tam pelo amor de deus tava super desconfortavel foi orrivel demorou demais para chegar em sao paulo fui para barcelona no terça-feira retrasada na singapore airlines adorei foi um voo tranquilo atendimento otimo comida exelente voutei ontem(sabado)dia 19 de dezembro vou de novo sempre voarei na singapore airlines

    semana que vem pego um voou de sao paulo barcelona mas nao vou ficar em barcelona nao vou para singapore e de singapore japao e depois vou ficar uma semana na australia vai ser cansativo mas conserteza vai ser bem legal ir a azia mas recomendo ….voe na singapore e compare vai ser exelente

  • Thiago

    Não precisa se preocupar com isso queridinho! A opinião da maioria dos brasileiros elegem a TAM como a melhor cia aérea do Brasil, fato é, que a cia é a maior da America latina e hemisfério sul e a única a ser convidada a fazer parte da Star Alliance, a maior aliança de cias aereas do mundo. Tem a frota mais jovem, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros, melhor serviço de bordo e atendimento em chek-in, cordialidade é o diferencial da cia, vc nao percebeu isso porque deve ser um passageiro "problema", em breve a ANAC regulamentará uma lista com o nome de passageiros que como vc causam tumulto e problemas a diversas cia´s aereas, assim como nos EUA e Europa, as cia´s poderam recusar esses passageiros e em breve eles nao poderam mais voar em cia alguma por apresentar risco a segurança de todos os usuarios do sistema de aviação civil, fique tranquilo, se nao mudar sua conduta e se reeducar, em breve nao poderá mais voar com ninguem….

  • Thiago

    Certeza que nao é, casos atípicos estão sujeitos a acontecer, afinal o ser humano é falho…

  • Karina Albuquerque

    entendi, mas fica meio dificil sem os pontos e as vírgulas.

  • ALYSSON

    Fui recentemente para Miami nesse avião, realmente a ida foi um espetáculo. O voo partiu de BSB – GRU – MIA, porém o retorno MIA – BSB. Fez com que eu me decepcionasse profundamente com a TAM, de início no check in a atendente tratavam todos com falta de cordialidade e educação, tratou uma senhora na minha frente com grosseria. Posteriormente foi minha vez, tratou-me da mesma forma. O avião usado na rota MIA – BSB é muito antigo, não oferecendo o conforto do 777, o ar não refrigerava a parte dos fundos do avião, aguardei mais de 20 minutos para ser atendido pelas atendentes do serviço de bordo. Costumo viajar sempre pela TAM, mas dessa última vez foi frustrante.

  • Douglas

    Boa Lilian!! Floriano, acho que vc está igual a Tam(rsrs).Tá olhando só para o lado financeiro. Ponha a mão no bolso, compre uma passagem mais cara e pare de reclamar!!

  • Frederico Cunha

    Gostaria de deixar registrada minha péssima viagem de ida e volta para Londres pela TAM agora no final de março de 2012 no Boeing 777. O Embarque na ida ainda foi um pouco mais tranquilo já que foi dividido por letras e pelos assentos. Na volta (em Heatrow – Londres) o embarque foi muito bagunçado e demorou cerca de 45 minutos ou mais sem qualquer organização.

    As poltronas da classe econômica do 777 da TAM são muito apertadas e parecem até piores do que as poltronas de vôos domésticos (ponto bom foi apenas o sistema de TV da poltrona). Como o vôo de Londres demora mais de 11 horas, o incômodo começa quase imediatamente a decolagem e vai piorando com o tempo.

    Pior que os assentos eu aponto apenas o serviço de bordo oferecido. O jantar (massa) que foi servido no retorno de Londres era péssimo, sem qualquer condição de comer, sendo que as aeromoças ainda se recusaram a fornecer outro prato aos passageiros. A reclamação foi geral no avião. Até o café da manhã servido era pobre e com um sanduiche muito ruim (pior que nos vôos nacionais).

    O único ponto positivo da viagem foi o preço promocional pago nas passagens, já que a TAM não é mais a mesma. Nas próximas viagens internacionais, prefiro escolher outra Companhia aérea. Realmente muito decepcionante o Boeing 777 da TAM e o serviço de bordo.

  • paulo

    cuidado com o português, pega se algum professor ler

  • marcwz

    Irei para o Chile com um amigo no final de setembro. Escolhemos o voo do triplo 7 justamente pelo tamanho da aeronave, além de que pagar 230 na passagem ajudou, ahahaha. Bem, espero não ficar decepcionado, ah, o voo foi comprado ontem, para irmos dia 30/9 e conseguimos lugar apenas na calda, configuração 22 333 222, deve ser mais confortavel, ne?

    • marcwz

      digo, configuração 22 333 22

    • Peguei esse voo no mês passado, achei bem confortável sim. Muito melhor que o A330 da TAM

  • Cidinha

    Viajei dia 01/10/12 para Santiago de LAN 3-3 e retornei para São Paulo dia 07/10/12 num B777 da TAM 3-4-3, realmente é muito apertado entre um assento e outro, mas achei melhor em termos de atendimento o da TAM, e também o avião da LAN parecia velho em comparação ao da TAM, apesar do aperto (que o da LAN também era) ainda prefiro mais o da TAM.

  • giulianna

    nem me fala 3-3-3 já é apertado!

  • giulianna

    air canadá faz 3-3-3

  • Guilherme

    Viajei em um desse para a Itália e achei muito desconfortável, cadeiras muito próxima uma da outra e a comida também não era muito boa, mas a viagem é tranquila em relação a entretenimento e no pouso e decolagem, e realmente a equipe da TAM faz um excelente serviço dentro da aeronave…

  • Sancho

    Voar 777 da Emirates! Não conheci a economica! Voei São Paulo /Dubai/São Paulo na primeira classe!
    É indescritível! Só voando pra sentir! Na executiva fiz Dubai?Istambul/Dubai , espetacular! melhor serviço
    de bordo e conforto das aeronaves. A diferença de preço é absurda! A Emirates , eleita a melhor companhia
    aérea do mundo tem preços quase que a metade da Tam. Antes de de tudo chequem a Emirates!
    Decolar tomando Dom Perignom 2006 é viver!

  • Alvaro

    Me parece que está equivocado culpar a TAM por usar a configuração 3+4+3, pelo que tenho visto o que determina isso é o modelo da aeronave, a maioria das companhias usa essa mesma configuração sempre que é 777-300, enquanto as que usam 777-200 tem configuração 3+3+3, então o que determina não é a companhia muito menos a TAM

  • Lorena

    Fiz recentemente um vôo de Guarulhos a Orlando pela Tam e tive uma péssima experiência com relação às refeições servidas.
    O vôo decolou às 10:40 h. Às 11:30 foi servido o almoço com duas opções massa ou carne, salada e sobremesa. Até aí tudo bem. O vôo seguiu tranquilo, sem turbulências. A segunda refeição, no entando, foi servida às 17:30 h, SEIS HORAS APÓS A PRIMEIRA REFEIÇÃO. Eu já tinha comido barrinha de cereal que eu tinha na bolsa, já havia reclamado ao comissário pela demora em servir o lanche e ele falou que eles estavam seguindo o protocolo de horários da empresa.
    E a história se repetiu no vôo de volta, seis horas sem servir nada!!!
    Então, se você vai fazer vôo internacional pela Tam e está acostumado a comer de 3 em 3 horas, tem hipoglicemia, viaja com crianças ou simplesmente não quer passar fome, fica a dica: LEVE O SEU PRÓPRIO LANCHE!!!