Stopover em Dubai! Dicas de roteiro para curtir a cidade em até 96h!

Monique Renne 3 · abril · 2017

Dubai está entre os destinos mais populares do Oriente Médio e a cada dia investe mais no turismo para atrair viajantes de todo o mundo. A cidade, exótica e extravagante à primeira vista, oferece aos visitantes grandiosas e espetaculares atrações e pontos turísticos capazes de ocupar a agenda de um mês inteiro. Sabemos, no entanto, que Dubai ainda é apenas um ponto de passagem de muitos viajantes que estão em conexão, por isso dicas e um roteiro para visitas rápidas é sempre bem-vindo, ainda que a vontade seja de ficar muito mais!

Quem embarca do Brasil rumo à Ásia, África, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Oceania com a Emirates obrigatoriamente fará uma conexão na cidade de Dubai. Na verdade, a única rota da companhia aérea que não faz conexão em Dubai é para Buenos Aires. E a grande vantagem de viajar com a Emirates – além do novo Airbus A380 que decola de Guarulhos – é exatamente poder fazer um stopover na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos sem altos custos adicionais. Aproveite a conexão, independente do seu destino final, e solicite alguns dias a mais em Dubai. O visto de trânsito para Dubai tem duração de até 96h, tempo suficiente para curtir a cidade e, claro, ficar com vontade de passar mais tempo na próxima vez!

Downtown Dubai

Como solicitar um stopover em Dubai

O stopover pode ser solicitado na hora da compra da passagem, pelo site ou por telefone, escolhendo a opção de múltiplos destinos e inserindo a parada em Dubai. O ideal é fazer a simulação com e sem o stopover para ver a diferença de valor entre as passagens com os dias desejados a mais na cidade. O stopover também pode ser solicitado diretamente à companhia aérea Emirates após a aquisição da passagem aérea. Nesse caso, ao realizar a compra, é importante prever quantos dias a mais serão necessários para o stopover. Nas nossas pesquisas, encontramos opções de stopover gratuito em passagens com paradas também acima de 96h, tempo limite do visto de trânsito.

Não há uma regra fixa sobre a gratuidade do stopover. Depende da tarifa de cada bilhete adquirido, mas sempre haverá, no mínimo, a cobrança das taxas aeroportuárias. O contato para pedido de stopover pode ser feito por telefone, e-mail ou pelo site da companhia. Ainda que o stopover seja barato, será necessário também o pagamento do visto de trânsito para Dubai.

Palm Jumeirah

Quando ir a Dubai

Este é um dos pontos cruciais para quem pretende fazer um stopover em Dubai. Por ser muitas vezes apenas um ponto de parada antes do destino final, os viajantes não prestam atenção à melhor época para visitar a cidade e podem levar um grande um susto com o intenso calor. Tenha em mente que o auge da temporada de turismo em Dubai é no inverno, especialmente entre os meses de novembro e abril, quando o clima está mais ameno e todas as atrações em pleno funcionamento. A cidade se torna um destino vibrante, com parques e praias cheios, atividades ao ar livre e muita gente nas ruas. Já no verão, entre os meses de junho e setembro, as altas temperaturas costumam afastar os turistas, muitas atrações fecham as portas e andar na rua pode ser até desagradável. Veja mais sobre quando ir a Dubai para não ser pego de surpresa por uma intensa onda de calor.

The Beach

Como chegar e onde ficar em Dubai

Dubai é uma cidade fácil de ser explorada pelos viajantes e, independente do número de dias, você terá a oportunidade de ver belas atrações. Mas como o voo do Brasil chega bem tarde (entre 22h e 23h) e você ainda terá que passar pela imigração e pegar as malas, o melhor é seguir para o hotel e aproveitar a noite para se recuperar das 15h de voo.

Para sair do aeroporto de Dubai é possível escolher entre o metrô, táxi ou aplicativos de locomoção, como o Uber. Infelizmente o horário de chegada do voo  praticamente impossibilita usar o metrô. Por isso é muito provável que seja necessário usar outro meio de transporte. Veja mais sobre como sair do Aeroporto Internacional de Dubai.

Dubai não decepciona os visitantes quanto à qualidade dos hotéis. É possível até mesmo investir em resorts de luxo à beira do Golfo Pérsico (na baixa temporada eles têm preços amigáveis). As melhores regiões costumam ter preços mais elevados para hospedagem. Ao mesmo tempo, elas oferecem várias atrações e ajudam a vida de quem prefere estar bem localizado, mesmo que para isso seja necessário pagar um pouco mais. As principais áreas para se hospedar em Dubai são: Região costeira (Jumeirah, Dubai Marina e Palm Jumeirah); Downtown Dubai (Burj Khalifa e Avenida Sheyk Zayed); e Dubai Creek (Deira e Bur Dubai).

A proximidade com as atrações principais e com as estações do metrô são dois fatores que devem ser levados em consideração, especialmente por quem pretende usar o transporte público. O metrô de Dubai chega a grande parte das atrações turísticas e facilita a locomoção. Veja mais sobre onde ficar em Dubai.

Roteiro de 1 dia em Dubai

Se você está na correria louca e vai ficar apenas 24h em Dubai, é bom começar cedo! Para quem está na cidade por tão pouco tempo, mas quer ver o máximo possível, a nossa sugestão é pegar um dos ônibus Hop-On Hop-Off disponíveis em Dubai: Big Bus Tours e City Sightseeing. As duas empresas oferecem três diferentes rotas que cobrem toda a região turística de Dubai. O trajeto completo, com as três rotas, tem duração média de 6h e os primeiros ônibus partem antes de 9h da manhã. Ao final do dia você terá visto quase tudo. Mas é claro que ficar só no ônibus não tem graça, por isso escolha algumas paradas para conhecer as atrações mais de perto. Vale dizer que todo este roteiro de um dia pode também ser feito de metrô, táxi ou Uber, mas o ônibus permite ver muito mais da cidade.

Big Bus Tour

8h30 – Centro Histórico

Comece o passeio pela rota que percorre o antigo centro de Dubai, onde está o bairro histórico de Al Fahidi (no lado chamado de Bur Dubai) e os populares mercados árabes, com destaque para o Gold Souk e o Spice Souk (no lado de Deira Dubai). As atrações estão em margens opostas do Dubai Creek, um dos mais tradicionais canais da cidade. Para atravessa, faça como os locais e use um dos barcos chamados de “abra”. A travessia é rápida e você economizará uma grande volta se estivesse de carro. O custo é equivalente a apenas um real, mas também é possível pegar o barco oficial do Hop-On Hop-Of. Calcule o tempo de 1h30 para esta parte do roteiro.

Dubai Creek

11h30 – Downtown Dubai

Suba novamente no ônibus e faça uma nova parada no Burj Khalifa, um dos maiores edifícios do mundo. Se o tempo estiver sobrando, não deixe de subir ao mirante do At The Top Observation Deck para ver como a cidade cresceu entre o Golfo Pérsico e as dunas do deserto. A visita ao mirante, no 125° do Burj Khalifa, tem preços variados de acordo com o horário. O momento mais bonito é entre o entardecer e o anoitecer, porém o ingresso mais barato é antes de 15h e depois de 18h30. Os preços começam em AED 95.

Burj Khalifa

Na mesma região é possível conhecer o prédio da recém inaugurada Ópera de Dubai, o Souk Al Bahar e o grandioso (para não dizer maior do mundo) Dubai Mall. Se quiser conhecer mais da cidade, resista às compras e siga adiante. Aproveite a região para um delicioso almoço. Escolha um restaurante com vista para as Fontes de Dubai e curta o espetáculo acompanhado de uma boa refeição árabe. Todo este roteiro nos arredores do Burj Khalifa pode também ser feito depois do anoitecer, quando as luzes tornam tudo ainda mais belo. Calcule o tempo de 2h para esta parte do roteiro.

Dubai Mall

14h30 – Jumeirah e praias

Por volta de 14h30 você estará de volta ao ônibus. Siga para a rota das praias e aprecie a vista para a Kite Beach, a Jumeirah Beach e a praia do Burj Al Arab, de onde se tem linda vista para um dos mais luxuosos hotéis do mundo. O passeio segue até a Palm Jumeirah, que com suas ilhas artificiais forma uma das mais icônicas imagens de Dubai. Ao chegar à ponta da ilha você estará de frente para o hotel Atlantis The Palm. Faça uma parada rápida para aproveitar os deliciosos food trucks e a vista para o Golfo Pérsico.

Caso seja um apaixonado por praias, troque esta parada por um mergulho na Kite Beach. Ao voltar para o ônibus, pegue a conexão para linha que vai até a Dubai Marina, onde está o grande canal cercado por elegantes edifícios comerciais e residenciais. Calcule 2h para esta parte do roteiro, ou não será possível pegar o último ônibus para a Dubai Marina, que parte às 17h do Mall of The Emirates (onde está a estação de esqui indoor).

17h – Dubai Marina e The Beach

Pegue o último ônibus às 17h e siga a rota da Dubai Marina. Com o horário já bem próximo ao pôr do sol, o ideal é ir direto para The Beach, de onde se vê um lindo entardecer na praia. Sente-se em um dos bares e restaurantes com pés na areia e aproveite para descansar. Caso o roteiro esteja acelerado, ainda haverá tempo de pegar o último cruzeiro pela Dubai Marina para ver o pôr do sol navegando (para isso será necessário estar na Dubai Marina às 17h). Se optar pelo cruzeiro, siga depois para The Beach. O lugar é ótimo para o início da noite, com muitas lojinhas, restaurantes e um clima bem descontraído. Neste momento você já não terá mais o ônibus Hop-On Hop-Of para se locomover.

The Beach

22h – De volta ao Burj Khalifa e, quem sabe, uma balada

Se ainda restar energia, avalie a possibilidade de voltar ao Burj Khalifa, que é um verdadeiro espetáculo de luzes ao anoitecer. Quem sabe até dá pra pegar uma apresentação da Ópera de Dubai ou curtir algumas horas de compras no Dubai Mall. Sim! Os principais shoppings de Dubai abrem até um pouco mais tarde e garantem a felicidade de quem está na correria. Para quem é mais adepto das festas, vale até procurar um dos beach clubs ou casas noturnas da cidade para fechar a noite no grande estilo de Dubai.

Ópera de Dubai

Outras alternativas

Caso queira curtir mais tempo o centro histórico, as praias ou a região da Dubai Marina, pule a parte de Downtown Dubai. Ela pode ser toda feita à noite, porém já sem o transporte do ônibus. No local há metro e o uso de táxi e Uber na cidade é bem fácil.

Se conhecer o Deserto for uma prioridade, faça todo o trajeto de ônibus sem paradas e esteja pronto para começar o passeio pelo deserto por volta de 15h, quando começa o pick-up dos turistas nos hotéis ou pontos de encontro. Nós sugerimos o passeio pelo deserto apenas para quem vai ficar dois dias ou mais na cidade.

Deserto de Dubai

Custo

Quase todas as atrações desse roteiro são gratuitas. A exceção é o tíquete do Ho-on Hop-of e o At The Top Observation Deck, o mirante do Burj Khalifa, que tem custo a partir de NAD 95. Haverá também custos com transportes e alimentação, assim como o passeio do Deserto, caso seja incluso no roteiro.

Roteiro de 2 dias em Dubai

Ufa! O roteiro de um dia é mesmo uma correria! Mas se você tem 48h para conhecer Dubai, poderá aproveitar muito mais e nem precisará ficar tão preso aos horários. O roteiro de um dia ainda vale para você, mas fazê-lo com mais calma será muito mais proveitoso e entre uma atração e outra do roteiro de um dia você poderá curtir outros pontos turísticos. Haverá tempo para conhecer bem os lugares e não apenas passar correndo (ou de ônibus) por eles. Ao final, ainda será possível adicionar um passeio pelo deserto, seja em um voo de balão ou um 4×4.

Primeiro dia – Centro Histórico e Downtown Dubai

No período da manhã, comece pelo centro histórico de Dubai e siga as atrações do roteiro de um dia (ler acima). A diferença agora é que você terá uma manhã inteira para curtir a região e adicionar algumas atrações. No lado de Bur Dubai, caminhe pelas ruelas do bairro histórico de Al Fahidi e entre nas lojinhas, galerias e cafés localizados entre os muros da área mais antiga de Dubai. Faça também uma visita ao Museu de Dubai, onde é possível ver o desenvolvimento da cidade e como ela se tornou um dos principais destinos do Oriente Médio para o turismo.

Ao terminar o passeio pelo centro histórico, pegue um abra (os barcos que cruzam o Dubai Creek) e siga para o lado de Deira Dubai. Você estará de frente para os famosos Spice Souk e Gold Souk, os mercados de especiarias e ouro mais populares de Dubai. Caminhe por entre as lojas e barraquinha e não se esqueça de negociar os preços. Se quiser investir em um almoço tipicamente emirati, retorne a Al Fahidi (ou inverta a ordem das visitas) e faça uma reserva no Sheikh Mohammed bin Rashid Center for Cultural Understanding. Além da boa comida tradicional você ainda terá uma aula sobre a cultura dos Emirados Árabes Unidos. Ótimo para começar a viagem e entender mais sobre Dubai.

No período da tarde, siga para Downtown Dubai. As atrações serão semelhantes às do roteiro de um dia, mas você poderá fazer tudo com calma, entrar nas atrações e curtir uma das mais lindas áreas de Dubai. Experimente chegar ao Burj Khalifa caminhando pelo Palace Hotel. Você terá um cenário espetacular para fotos, com o contraste da modernidade e tradição de Dubai. Se ainda não tiver almoçado, escolha um dos restaurantes com vista para o lago artificial onde acontece o show das fontes (são apenas duas apresentações de dia, às 13h e às 13h30). Pode ser no Souk Al Bahar ou no Dubai Mall. Depois do almoço, aproveite para descansar do calor passeando pelo maior shopping do mundo. Vale cada minuto e você sairá de lá com a certeza de não ter visto quase nada.

Dubai Mall

A visita ao At The Top Observation Deck – o mirante do Burj Khalifa – pode ser feita de dia (é mais barato) ou no final da tarde, quando o pôr do sol dá um toque especial e ainda é possível ver o acender das luzes em Dubai. A entrada para o edifício está localizada dentro do Dubai Mall. Depois de aproveitar o mirante e ver o anoitecer na cidade, desça para curtir o show das Fontes de Dubai, desta vez iluminada. Não perca também o espetáculo luminoso na fachada do Burj Khalifa, ele acontece de hora em hora, intercalado com o show das fontes. Ande por todo o entorno do lago artificial e feche o passeio na Ópera de Dubai. Com sorte é possível até conseguir ingressos para um espetáculo! Se quiser ir jantar em um lugar diferente, experimente o Box Park ou a City Walk. Os dois centros comerciais estão a poucos minutos de carro do Burj Khalifa e rendem um bom final de noite.

Segundo dia – Jumeirah, praias e Dubai Marina

É hora de seguir para a orla de Dubai e curtir à beira dos canais e do Golfo Pérsico. Comece bem cedinho e aproveite as atrações de Jumeirah e da Dubai Marina que estão no roteiro de um dia. Com a diferença que no roteiro de dois dias você poderá passar mais tempo curtindo e relaxando. Comece o passeio pela Kite Beach, uma das mais belas e com melhor infraestrutura para passar algumas horas. Experimente alugar uma prancha de SUP ou até mesmo um kitesurfe. Vale também apenas curtir o visual, a orla, a pista de corrida, os quiosques e os restaurantes da região.

No final da manhã, siga por Jumeirah Beach (este é o nome de toda a orla e cada trechinho tem um nome especial) até Burj Al Arab Beach. Pare por lá para apreciar um dos mais luxuosos hotéis do mundo, o Burj Al Arab (se quiser conhecer por dentro, reserve um dos restaurantes) e depois siga até o Souk Madinat Jumeirah, onde será possível fazer algumas comprinhas ou tomar um café (preferencialmente gelado, para aplacar o calor). Próximo à hora do almoço, vá para a Palm Jumeira e aproveite um dos restaurantes do Atlantis The Palm ou mesmo um dos food trucks que ficam na orla. Dentro do hotel há várias opções deliciosas e é um bom ponto de parada para matar a fome.

À tarde, siga para a Dubai Marina e experimente um dos passeios de barco. Pode ser um speed boat ou mesmo o ferry comum do transporte de Dubai (veja mais sobre passeios em Dubai). O importante é ter a experiência de “navegar” pelo Golfo Pérsico. Ao terminar o passeio de barco ainda haverá tempo de ver um belo pôr do sol à beira-mar. Vá para The Beach, sente-se em um dos restaurantes locais (preferencialmente nos relaxantes pufes) e curta o entardecer. A praia, de frente para The Walk, é ótima pedida também para algumas compras e um bom jantar. Excelente para fechar os dois dias de stopover por Dubai!

The Walk

Outras alternativas

O roteiro de dois dias permite facilmente encaixar um passeio pelo deserto na programação. O ideal é que seja no primeiro dia, já que o passeio de 4×4 termina tarde e pode atrapalhar o horário do voo. Acelere a programação e calcule o tempo livre de 15h a 22h. Este é o tempo médio do passeio de 4×4. Caso prefira o passeio de balão, opte por fazer no primeiro dia do roteiro. O passeio acontece bem cedo e depende de condições climáticas perfeitas. Por isso pode ser cancela. Escolhendo o primeiro dia você terá a oportunidade de tentar novamente no segundo. O mesmo vale para quem quer fazer um salto de skydive em Dubai. Veja mais sobre passeios em Dubai.

Custo

Quase todas as atrações deste roteiro são gratuitas. A exceção é o tíquete do Ho-on Hop-of e o At The Top Observation Deck, o mirante do Burj Khalifa, que tem custo a partir de NAD 95. Haverá também custos com transportes e alimentação, assim como o passeio do Deserto, caso seja incluso no roteiro.

Roteiros de três e quatro dias em Dubai

Se você tem três ou quatro dias em Dubai, siga primeiro o roteiro de dois dias e depois invista em um dos roteiros a seguir. Quem tem três dias poderá escolher uma das opções e quem tem quatro dias escolherá duas. Vale dizer que o primeiro roteiro a seguir poderá ser feito apenas durante a alta temporada de Dubai, de novembro e abril, quando todas as atrações estão abertas. Nos meses mais quentes muitas atrações fecham as portas e nem tudo pode ser visitado.

Opção 1 – Miracle Garden, IMG World e Global Village      

As três atrações estão localizadas próximas à Sheikh Zayed Road, porém exigem um grande deslocamento entre elas. O percurso total será de 34 km e o transporte público entre as três é escasso, por isso invista em um táxi ou Uber para fazer o trajeto. Comece o dia pelo Miracle Garden, onde dezenas de grandes esculturas de flores vivas hipnotizam os visitantes. O destaque do jardim é o Airbus A380 todo recoberto por flores. O parque abre às 9 da manhã e o ideal é estar lá bem cedo para fazer este roteiro completo.

Dubai Miracle Garden

Às 11h, siga para o IMG Worlds of Adventure, o maior parque de diversões indoor do mundo. Divirta-se nas montanhas russas, simuladores e outros brinquedos capazes de arrancar alguns gritos. Para economizar tempo, compre o passe VIP. Assim não será necessário enfrentar as filas que são bem grandes nos finais de semana. O almoço pode ser por lá mesmo.

IMG Worlds of Adventure

Às 17h, vá para a Global Village. O espaço, dedicado à cultura de mais de trinta países, é repleto de pavilhões onde são vendidos produtos típicos, comida, roupas e todo tipo de arte e artesanato de cada região. Como se não bastasse a beleza dos pavilhões, a Global Village ainda oferece um parque de diversões e espetáculos ao ar livre para fechar a noite.

Global Village

Custo

Todas as atrações deste roteiro são pagas. O valor da entrada no Miracle Garden é de AED 40. Na Global Village o tíquete tem custo de AED 15. Os ingressos no IMG custam a partir de AED 245. Preço total a partir de AED 300. Haverá custos com transporte e alimentação durante o dia.

Opção 2 – Dubai Parks e Outlet Village

Este roteiro é para quem gosta muito de parques temáticos. O Dubai Parks é uma das mais novas atrações de Dubai e promete se tornar rota obrigatória entre os turistas que já são fãs de grandes parques como a Disney e o Universal. O Dubai Parks conta atualmente com três parques temáticos: Legoland, Bollywood Parks e Motion Gate.

Dubai Parks

Com temática de cinema, o Motiongate é o parque mais radical entre os três. Ele conta com as principais montanhas-russas e brinquedos que dão frio na barriga. Inspirado no universo cinematográfico, o Motiongate tem seções baseadas no universo clássico de Hollywood, da Dream Works e Columbia Pictures, além de especiais como Os Smurfs e Jogos Vorazes. O Bollywood Parks segue a mesma temática cinematográfica, mas o destaque é o cinema indiano. Uma experiência em parques temáticos única em todo o mundo, com grande destaque para as maravilhosas apresentações ao vivo que acontecem em todo o parque. A Legoland Dubai, já bem conhecida entre os frequentadores de parques temáticos, agrada especialmente ao público infantil, que conta com diversos brinquedos que remetem ao universo Lego. A Legoland conta ainda com um parque aquático (ingresso separado).

Ao sair do Dubai Parks, ou entre um parque e outro, dê um pulo no Outlet Village Dubai. O espaço, dedicado a lojas do tipo outlet, oferece bons preços e oportunidades para compras em grandes marcas. Se você está em busca de algumas peças novas, vale dar uma passadinha por lá. Ah! Importante! Há um transfer gratuito que liga o outlet ao centro de Dubai. Aproveite para economizar no transporte.

Custo   

Os ingressos para cada parque têm custo a partir de AED 215. Há pacotes que incluem dois ou três parques e outros para vários dias de visita. O custo dos pacotes é a partir de AED 335. Constantemente são oferecidas promoções.

Opção 3 – Abu Dhabi e Ski Dubai

Ok! Dubai é realmente linda, mas a vizinha Abu Dhabi também! E é lá onde está uma das mais incríveis atrações dos Emirados Árabes Unidos: a Sheikh Zayed Grand Mosque. Só ela já valeria a viagem, mas dá pra aproveitar o passeio e também visitar o Ferrari World, que conta com a montanha-russa mais rápida do mundo e também a que tem o maior looping do mundo. O parque é especialmente interessante para fãs do automobilismo. Abu Dhabi se prepara para receber cada vez mais turistas e promete para os próximos meses a abertura de uma filia do Museu do Louvre e tem como planos futuros a inauguração de um Guggenheim. O passeio em Abu Dhabi é de um dia inteiro e é possível ir à cidade com transfer, táxi, Big Bus Tour e com carro alugado. Veja mais sobre o que fazer em Abu Dhabi.

Sheikh Zayed Grand Mosque

Ao voltar para Dubai, se ainda não for muito tarde, aproveite as últimas horas da viagem em contato com a neve. Sim! Dubai oferece uma estação de esqui indoor que pode ser irresistível diante do calor da cidade. Se você nunca experimentou a sensação de esquiar ou de ver neve, não perca esta oportunidade. O Ski Dubai fica dentro do Mall of the Emirates e o passeio ainda rende boas oportunidades de compras.

Custo

O ingresso do Ferrari World custa a partir de AED 275 e do Ski Dubai a partir de AED 150. O valor para chegar a Abu Dhabi varia muito e depende do meio de transporte escolhido para o deslocamento.

Burj Al Arab

Para quem tem mais tempo na cidade

Se você não está apenas de passagem por Dubai e pretende ficar alguns dias a mais por lá, não se preocupe! No Guia de Dubai é possível ver tudo sobre essas e outras atrações da cidade. Não importa quantos dias o viajantes fique em Dubai ou quantas vezes volte, ela sempre reserva boas surpresas e novidades!

Acesse o Guia de Dubai e veja tudo sobre como se locomover, onde ficar, quando ir, o que fazer, as boas oportunidades de compras, as melhores regiões para encontrar restaurantes e os principais pontos turísticos de Dubai. Acredite! Um stopover de 96h não será suficiente. Prepare-se para voltar mais vezes. Dubai sempre irá surpreender. E já tem muita coisa nova sendo construída por lá!

Já esteve em Dubai? Conte pra gente o que você mais gostou por lá! 

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos
  • Marcio Cicero Durval Durval

    Boa Tarde, Monique! Com certeza um ótimo Post sobre Dubai, meus parabéns! !!!!. Com certeza se tivesse saído antes este Post teria aproveitado muito mais minha estádia de 3 dias pegando o Stopover em Dubai. Mais me aventurei e explorei bastante as Arábias, só fiquei chateado com o Dubai Parks que atrasou suas obras e não pude aproveitar o que o Parque realmente oferece, mais quem sabe uma outra oportunidade.

    • Monique Renne

      Oi, Marcio! As obras realmente atrasaram um bocado, mas agora ele já está quase 100%. Eu curti bastante! Vale tentar outra vez. 😀

      • Marcio Cicero Durval Durval

        Com certeza aproveitei muito os 3 dias, foram bem corridos e bem aproveitados e quando aparecer uma oportunidade ficarei mais dias!

  • Ronaldinho Gaúcho

    Os post´s dessa moça sempre são estilo globo repórter… Fala muito e não diz nada.

  • Luiz Fernando

    Monique , primeiramente obrigado por um post tão completo e elucidativo … minha dúvida é a seguinte : emiti um bilhete com a Tam para Dubai com escala em Londres ,,, pretendia ficar um 3 dias em Dubai e seguir viagem para índia ( emitiria a passagem pela AA ) , pensava em conseguir o visto no desembarque , seria possivel não voando com a Emirates ? Grato