Delta e United oferecem desafio que permite equivaler status das concorrentes nos seus programas de fidelidade

Leonardo Cassol 31 · julho · 2015

A Delta e a United, duas das maiores companhias aéreas norte-americanas, continuam uma disputa acirrada pelos passageiros frequentes que voam para os Estados Unidos. Ambas estão com ofertas parecidas de status challenge para clientes das concorrentes que desejam obter status elite em seus programas. É uma boa oportunidade para conseguir equivaler os níveis das categorias, mediante o cumprimento de uma meta de quantidade de milhas ou trechos voados muito inferior ao padrão que costuma ser exigido. Não chega a ser moleza como um status match, mas os desafios apresentam metas que podem ser atingidas até com uma única viagem.

A boa notícia é que os status que forem obtidos no segundo semestre desse ano terão validade até janeiro de 2017.

Importante ressaltar que os programas de fidelidade das companhias aéreas dos Estados Unidos estão entre os mais vantajosos do mundo. O níveis mais altos oferecem benefícios como upgrades para a classe executiva ou primeira classe, que podem ser usados pelo próprio passageiro ou por qualquer outro convidado, assentos premium gratuitos, sala VIP, atendimento prioritário, maior franquia de bagagem, bônus de até 100% sobre as milhas voadas, maior disponibilidade de assentos em passagens com milhas, entre muitos outros.

Além disso, o status também é válido nas empresas parcerias de cada aliança, sendo a Delta do SkyTeam (Air France, Air Europa, Alitalia, Aerolineas, Aeromexico, KLM, Korean etc.) e a United da Star Alliance (Air Canada, Air China, Avianca, Copa, Ethiopian, Lufthansa, South African, Swiss, TAP, Turkish etc.).

Conheça as regras e os critérios adotados para o Status Challenge:

Delta
Quem é elegível: clientes com status nos programas da American, United e outras empresas. 
Como funciona: O interessado deve preencher o formulário eletrônico. Se atender aos requisitos receberá de imediato um upgrade de status válido por 90 dias para um dos níveis Elite Silver, Gold ou Platinum, com base no status no programa de milhagem da concorrente. Para manter o status até 2017 é necessário cumprir as metas do desafio.
Metas do desafio:
Metas-Desafio-Delta-StatusChallenge
Prazo para solicitação: 30 de junho de 2016.
Mais informações na página da promoção da Delta.

United
Quem é elegível: clientes com status nos programas da American, Delta e outras empresas.
Como funciona: O interessado deve preencher o formulário eletrônico.  Se atender aos requisitos receberá de imediato um upgrade de status válido por 90 dias para um dos níveis Premier Silver, Premier Gold ou Premier Platinum, com base no status no programa de milhagem da concorrente. Para manter o status até 2017 é necessário cumprir as metas do desafio.
Metas do desafio:
Metas-Desafio-United-Status-Challenge
Prazo para solicitação: 30 de setembro de 2015.
Mais informações na página da promoção da United.

A American Airlines não está com política de Status Challenge vigente, mas está oferencendo upgrade e renovação de nível mediante pagamento, bem como tarifas mais caras com pontuação diferenciada que permitem atingir o nível elite mais rapidamente. A mudança de nível é possível quando faltar menos de 15.000 milhas ou 15 trechos de qualificação para alcançar a categoria almejada. A renovação é para quem teve status em 2014 e perdeu. Mais informações na página da oferta da American Airlines.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Guilherme Lisiane

    Se voces nunca tivessem viajado de American Airlines e, em uma única viagem em outubro, fossem acumular 20.000 milhas, colocariam suas milhas no AAdvantage ou há outro programa de milhagem melhor para descarregar?

  • Fernando

    Bacana hein, estou adorando as dicas do Leonardo, o cara sabe tudo!

    • Muito obrigado, Fernando! Fica ligado no MD que vamos postar sempre novidades e dicas.

  • Rafael Bonilha

    Estou com os dois desafios. Enviei o meu TAM Fidelidade. Viajo agora para a Ásia com a United então o desafio vai ser concluído. O da Delta que não sei se viajo com eles a tempo, quem sabe! Abs e ótimo post.

  • Adriano Andrade

    Daria pra deixar a informação mais palatável pra os pobres mortais que tem milhas apenas no smiles, multiplus, e programas amigo e o da azul que nem lembro o nome? rsrs

    • rsrsrs Essa é mais complicada mesmo. Mas cartões vermelho na TAM, gold Avianca e Diamante na Gol podem tentar a equivalência também.

  • Albino

    Tem que comparar, Guilherme. A American tem uma “vantagem” de acumular as milhas realmente voadas. Veja a soma real na AA e compare com os outros programas como, por exemplo, a Tam que tem uma tabela fixa. Exemplo: Um vôo GRU-NYC pontuando na AA dá 4.745 pontos-base, e na Tam acumula 5.000 pontos. Nessa ótica, você ganharia mais pontos na Tam. Já sobre o resgate, na Tam teoricamente você resgata passagens nacionais por 10.000 pontos, enquanto na AA são 12.500. No AAdvantage os pontos não expiram desde que você mantenha a conta ativa, na Tam expira em 2 anos. São muitas variáveis, teria que ver o que mais se adequa ao seu perfil. Qualquer coisa é só falar. =)

    • Marcelo

      Na AA expiram se você não voar ou não comprar-usar milhas em 18 meses. Na Delta as milhas não tem validade.

  • Albino

    Leonardo, salvo engano a AA está com challenge também. Pelo menos eu recebi um e-mail: “For Challenges starting on or after today, you’ll earn statusthrough February 2017 when you meet qualification requirements. For Gold status, the cost is $140.00 and will require earning 5000 elite qualifying points within the 3-month enrollment period. For Platinum status, the cost is $240.00 and will require earning 10,000 elite qualifying points within the 3-month enrollment period.”

    • Albino, aparentemente foi uma oferta específica apenas para participantes selecionados. No site deles informam que não tem ofertas de status match (link do post). Pesquisei novamente e não achei nada. Se o e-mail for recente, encaminha pra gente se puder.

  • Bruno

    Pena que sou “escravo” dos upgrades cortesia da TAM para classe executiva, senão voaria com outras companhias rsrs…

  • Se você pretende voltar a voar com alguma frequência para os Estados Unidos, o AAdvantage é uma boa opção. Do contrário, considere pontuar na TAM que você resgata com mais facilidade as passagens do Brasil. Mas o acúmulo não é pelas milhas voadas. Confira a pontuação das tarifas aqui: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b3aa5892584ca210VgnVCM1000009508020aRCRD

  • Parabéns, Rafael. Vai valer a pena. São excelentes programas. Em tempo, qual a classe tarifária de seu voo United? Talvez consiga uma surpresa boa aqui pra vc

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Tive a mesma dúvida ano passado. Voei com a AA e lancei no TAM Fidelidade. Acumulei 10.000 pontos em 5 pessoas da família, dando 50.000 pontos. Quando preciso, emito uma passagem na TAM usando os pontos de minhas filhas ou da minha esposa em meu nome. Se você faz muitas viagens nacionais durante o ano, esta opção deve ser levada em conta. Um abraço.

  • Filippe

    Pessoal, uma duvida. Vou voar de Avianca Combiana em Setembro e United em Outubro. Ambas sao membras da STARALIANCE. como faco para juntar os pontos em um soh lugar ? posso juntar separadamente em cada CIA e depois transferir os pontos para uma ou para a outra ?

    • Felipe, não dá pra transferir depois. Voce precisa escolher um programa e pontuar nele os voos de ambas viagens. Pode ser o Mileage Plus ou o LifeMiles. Ou ainda o programa Amigo da Avianca Brasil, único brasileiro que pontua pela Star Alliance e, por isso, permite pontuar United e Avianca Colômbia.

      • Rubem

        Oi Leonardo. Parabéns pelas matérias e obrigado por sempre nos manter informados. Com a entrada da Avianca na Star Alliance o programa Amigo ganhou novo fôlego. Acha que vale a pena concentrar nele as milhagens? Quero também tentar um status match do fidelidade vermelho da tam para Avianca ou United. Qual seria sua sugestão?

  • Bruno Carvalho

    Sou tam fidelidade vermelho mas quando vou para os EUA de american não consigo upgrade para executiva. Há alguma forma de tentar status macth com a AA? Além se possibilidade de upgrade eu teria bônus de milhas. Obrigado!

  • Renyane

    Alguem pode me ajudar??? Eu sou Medallion Silver na Delta. Mas queria usar essas milhas pra comprar passagem aqui mesmo no Brasil (que uso com muito mais frequencia).

    Eu consigo usar meus pontos Delta pra comprar passagem em outra companhia parceira aqui no Brasil?

  • Rubem Poli Swensson

    Mesma dúvida…