Star Alliance perde a TAM mas recebe Copa e Avianca no próximo dia 21

Denis Carvalho 12 · junho · 2012

A TAM acaba de divulgar, em comunicado no site da Bovespa, o adiamento por dez dias do leilão de permuta de suas ações para a fusão com a chilena LAN. Com isso, a criação da Latam deve ocorrer oficialmente no dia 22 de junho, data em que a companhia brasileira também terá de deixar a aliança global Star Alliance para se unir à Oneworld, onde a LAN é membro.Por outro lado, Copa e Avianca devem ingressar na Star Alliance de maneira oficial no dia 21, selando as trocas de posições entre as companhias latino-americanas .

Segundo o comunicado divulgado há alguns minutos no site da Bovespa, o leilão será realizado no dia 22, a partir das 10 horas. Segundo as restrições impostas pelos governos do Brasil e do Chile para aprovar a fusão, as companhias não poderiam integrar duas alianças globais, como ocorre hoje. Apesar de não terem anunciado oficialmente ainda, é certo que o novo grupo permanecerá na Oneworld, conforme vontade da LAN.

Tanto é verdade que a Star Alliance já marcou a entrada de seus novos membros – a Avianca/Taca e a Copa – para o dia 21 de junho. De acordo com o governo do Chile, a Latam e a Avianca jamais poderão pertencer à mesma aliança global, como forma de incentivar a concorrência entre as mesmas. Dessa forma, a entrada da Avianca sacramenta a saída da TAM da maior aliança entre companhias aéreas do mundo.

Segundo a imprensa internacional, a entrada das novas companhias na Star Alliance será feita ao mesmo tempo, com eventos em Bogotá, sede do grupo Avianca/Taca e na Cidade do Panamá, hub da Copa. Vale destacar que a Avianca Brasil, apesar de ser do mesmo dono e ter o mesmo nome, não faz parte oficialmente do grupo e continuará fora da Star Alliance, já que seu programa de milhagem – o Amigo – infelizmente não é integrado ao LifeMiles.

Com informações da Bovespa e portal Portafolio.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thiago Ambrós

    Que péssima notícia. Realmente agora o TAM Fidelidade que já não valia quase nada vai valer bem menos.

    • Pedro H

      calma!

      sendo uma cia só, as milhas TAM e LAN terão que se fundir, igualmente como foi com a AirFrance e KLM

      acho q melhorará o novo programa de milhagens, até por que eu tenho uma 6 duzia de milhas em cada que juntando eu acho q vai valer alguma coisa hehehehe

  • Roberto Ellery

    E quem voar Avianca/TACA, não poderá se beneficiar em nenhum plano de milhagem de CIAs brasileiras?

  • Eduardo

    E a Gol? Ela poderia aproveitar e se candidatar a se associar à Star Alliance. Ou com a influência da Delta, pelo menos tentar integrar a Skyteam, em que a Delta já é integrante.

    Mas uma pena não ter mais nenhum representante brasileiro na Star Alliance.

    • Thomas H

      A Gol está mais próxima da Skyteam mesmo.

      • Pedro H

        diz ela que nao tem interesse…

        mas tem aliança com KLM, AirFrance, Delta, Aerolineas Argentinas

        todas skyteam

  • carlos santos

    uma pena mai uma vez o brasil fora da staralliance

  • Marco

    Vai ser mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que conseguir fazer uma boa viagem internacional com "milhas" da TAM.

  • Diego

    Quem já tem bilhetes emitidos e ainda nao voados via esta parceria extinta agora, algum problrma?

  • Giuseppe

    Os pontos multiplus poderão virar milhas para avianca/copa?

    • Não, mas poderão virar milhas em companhias da Oneworld

  • Rafael

    Essa notícia mais do que justifica o site da Oneworld começar, de repente, a ter versão em portugês. Negócios são negócios e a TAM devia estar "precisando" ser vendida. Pros usuários foi péssimo. Vamos ter que trocar Lufthansa,Swiss e TAP por Iberia e British (com suas caríssimas taxas de segurança e embarque). E vamos ter de trocar United (que já não é grande coisa) por American. Sobre US nem é preciso comentar. Com a raridade que é achar voos com pontuação mínima na TAM vai sobrar serviço muito ruim pros usuários do Fidelidade/Multiplus. Ou então pagar muito mais pontos pra continuar usando a Star Alliance pela TAP. Espero que a LAN possa disponibilizar todos os seus voos rapidamente pra uso com milhagem. Se não a queda no serviço será ainda pior.

  • Infelizmente as empresas aéreas brasileiras não se firmam no mercado internacional, e os passageiros ficam reféns de constantes mudanças nos planos de fidelidade.

    Apesar de parecer muito interessante a fusão da TAM com a LAN, é lamentável o resultado por ora no que se refere aos planos de fidelidade.

  • Valdinho Pellin

    Desculpe minha ignorância…..na verdade nunca voei com pontos mas tenho alguns no programa multiplus….. o que acontecerá com estes pontos? eles migram para o programa que a TAM integrará? Podem ser aproveitados na Avianca?

    • Não muda nada para seus pontos, exceto que você poderia usar para resgatar passagens em alguma companhia da Star Alliance e agora poderá resgatar nas da Oneworld. A Avianca continua indisponível. =)

      • Valdinho Pellin

        Obrigado Denis.

        Abraço

  • Henrique

    Viajo nesta quinta com retorno pro dia 21 pela Lufthansa e Interot, que são da Star Alliance. Será que ainda pontuo no Fidelidade?

  • Elaine Domingues

    Vou viajar na próxima semana no dia 21 pra França pela SwissAir…Sempre peço no check in pra incluir as milhas no cartão fidelidade da TAM..será que ainda estará valendo isso?

    • Boa pergunta! Vamos ter que aguardar o anúncio da TAM com os detalhes

  • Fábio Nunes

    Bom dia amigos,

    Há algum prazo já definido para ganho/resgate de pontos via TAM/Star deixarem de valer? Imagino que não haja oficialmente qualquer divulgação, mas se puderem levantar…

    Pretendo fazer um voo que a princípio seria pela United, e então pontuaria no TAM Fidelidade, mas temo que até lá isso não seja mais possível e eu “perca” estas milhas voadas.

    Desde já agradeço.

    • Sim, por enquanto não há nada oficial, mas devem anunciar na próxima semana

  • Janderson

    Com certeza! O ideal, e natural agora seria a GOL entrar na SKYTEAM ja que ela ta acabando o acordo com a AMERICAN tera a DELTA como pricipal parceira nas Americas, e a AVIANCA BRASIL ser englobada pela AVIANCA e entrar na STAR ALLIANCE! E o logico! Ficariamos com um representante em cada alianca!

    • Guilherme Ortale

      Tá mais fácil a gol acabar com o Smiles por corte de gastos do que fazer isso.

      Agora ela vai cobrar pela marcação de assento também.

      Ela vai virar uma Ryanair, porém sem os preços da mesma.

  • Thiago Ambrós

    Aproveitando o tema, viajarei pela Copa Airlines no dia 24/06 e 09/07. Logo poderei pontuar no TAM Fidelidade haja vista que a Copa já estará ingressada na Star Alliance?

    • A Copa já terá ingressado, mas a TAM já deverá ter saído

  • Anacarla

    E será que vai haver fusão nos planos de milhagem? Tenho pontos tanto na Tam quanto na Lan.

  • Guilherme Ortale

    Na prática não vai fazer tanta diferença, pelo menos pra mim. Pra emitir uma passagem pelo Fidelidade nas cias aéreas parceiras é a maior dificuldade, tem que ligar lá, esperar ser atendido, dá o maior trabalho e nem sempre dá certo, já na gol que nem é formalmente aliada do SkyTeam agora para emitir um passagem pela Air France/KLM é super simples e rápido pelo site.

    No Fidelidade pra se conseguir pontuar voando por uma paceira também, só nas classes tarifárias mais altas, sendo que nós sempre procuramos fugir dessas classes tarifárias.

    Enfim, espero que com a entrada na Skyteam a Tam melhore seu programa para vôos internacionais com parceiras.

    Muito me interessa voar em janeiro pelo 787 na LAN ou pela British, mas marcando pontos no fidelidade !!!

  • Thiago Castro

    A GOL tinha q entrar logo na Skyteam e a Avianca tinha q parar de palhaçada e integrar logo os sistema pra ser uma coisa só!!!

  • Paulo

    Gol na Star Alliance? Acho que a Lufthansa não ia querer queimar o filme dela colocando a Gol com o seu serviço inferior.

  • Alexandre

    Tenho cerca de 55 mil milhas no cartão de crédito que penso em transferir em milhagem da TAM ou GOL (SMILES). Pra qual das duas vocês sugerem? O uso será mais provável em trechos domésticos. Por isso, acredito que a GOL tem oferecido mais promoções e seria a melhor opção. Estou certo?

    • Guilherme Ortale

      A julgar pelas últimas promoções de milhas a gol na certa para trechos domésticos. A não ser que você vá usar em trechos muito longos, por exemplo Manaus – Porto Alegre … esses raramente se consegue lugar nas promoções da Gol… ai o da Tam é mais fácil e com 10.000 se consegue o trecho com mais tranquilidade.

    • Marcelo Oliveira

      Alexandre,

      Se seus pontos no cartão de crédito não estão para expirar, espere, não transfira para companhia aérea nenhuma! Depois que você transfere seus pontos para uma companhia aérea, aquela companhia (e suas parceiras) passam a ser sua única opção. O problema é que as regras do programa de fidelidade, as rotas operadas, os horários e as parcerias de uma aérea podem mudar a qualquer momento e inviabilizar os seus planos. Além disso, quanto mais cedo você transferir os pontos, mais cedo eles expirarão. Então primeiro decida quando e para onde quer viajar e aí sim transfira os pontos, depois de ter avaliado qual programa é melhor para sua viagem específica.

  • ricardo

    Ja fiz duas, a terceira sera dia 19/06 para Caracas. Antes Santiago e Buenos Aires.

    Obs-todas com promoçao de milhas

    • Danilo Fernando

      Pelo menos no meu caso, não tenho muitas espectativas mesmo! Também queimo minhas milhas aqui na América do Sul mesmo.

  • Paulo

    Falou tudo. Serviço de Ryanair com preço Lufthansa.

  • Helena

    Tbm estou aguardando isso… tô com umas 30 mil em cada…

  • Matheus Diniz

    Chegar ao cartao BLACK da TAM será ainda mais dificil!! O futuro dos clientes que tinha bastantes milhagens na TAM é preocupante!!

  • Mendonça J&ua

    Tenho algumas dúvidas:

    1) Os pontos que já tenho acumulados no Fidelidade TAM certamente somente poderão ser utilizados, ou seja, somente poderão ser emitidos bilhetes, em companhias que pertençam à Star Alliance até a data de saída da TAM da aliança. Isso está claro. Mas e até quando os vôos poderão ser realizados? Por exemplo: Se eu emitir os bilhetes no dia 21/06, até que data o vôo poderá ser realizado? Até a data da saída da empresa da Star Alliance ou até a data constantes nas regras de emissão, isto é 3 meses para América do Sul e 6 meses destinos Internacionais?

    2) Os pontos creditados posteriormente irão para a One World?

    3) E no caso de bilhetes já emitidos com companhias da Star Alliance com pontos do Fidelidade TAM, caso solicite o reembolso após a retirada da companhia desta aliança, para onde irão meus pontos?

    • Mendonça, a data ainda deve ser anunciada pela TAM, quando formalizarem a saída. Creio que darão um prazo.
      A resposta das duas outras perguntas acho que é a mesma: os pontos irão para o seu TAM Fidelidade e onde você poderá usar vai depender das possibilidades do Fidelidade naquele momento. Se já estiver integrado á Oneworld, poderá emitir por empresas de lá. Mas cá entre nós, a grande dúvida é o que vai acontecer com o Fidelidade em si. Vira Lanpass? Latampass? Fica separado? Meu chute: vão criar um novo programa unindo Fidelidade e Lanpass, assim como a Avianca e Taca fizeram com o LifeMiles. Vamos aguardar!

      • Valdinho Pellin

        Então para quem pretende utilizar as milhas para viagem na América do Sul talvez seja mais interessante. Aumentará as opções já que será possivel voar pela TAM e pelo LAN. Por exemplo, para viajar a Bogotá ou a Santiago haverá mais opções de vôos ou não?

  • Mendonça J&ua

    A não vai entrar para a Sky Team, mas sim para One Wolrd.

  • Mar

    Péssima notícia!!! Essa mudança desestimula quem usa o Fidelidade da TAM…

    Não darei mais preferência a TAM ao comprar minhas passagens!

  • Marcio Antonio Estre

    Quando a Varig saiu da Star Alliance, foi dada a opção pela Star Alliance de se filiar a qualquer outro programa de empresa aérea da Star Alliance mantendo o nível Star.

    Ou seja, quem era Star Alliance Ouro na Varig pode entrar como Star Alliance Ouro na United, Tap, Lufthansa etc.

  • WalberMX

    Sera que a Azul entra em alguma aliança?

    • Guilherme Ortale

      Eu rezo pra isso, pois quem não mora nas maiores capitais nunca consegue promoção boa para o exterior tendo que comprar uma passagem avulsa até Gru ou Gig perdendo a possibilidade de levar as 2 malas de 32kg, aliás, só a AirFrance e KLM oferece passagens saindo de todas as capitais com o acordo com a Gol ou compra-se pelo decolar e submarino, coisa que não quero fazer mais…

      Queria muito ver a Azul entrar na Star Alliance no lugar da Tam e com extensão para code share em todas as capitais.

  • Thiago Godoy

    Tenho uma passagem premio emitida pelas cias aereas parceiras pra setembro. Com essa saída da TAM, será q eles vao honrar?

  • Carlos

    Ela irá cobrar somente até a fileira 6

  • fernanda monturil

    Sempre viajo do canada p o Brasil usando a parceria star alliance pela air canada e tam , nesse caso como fi já que a única cia canadense é air Canadá e o restante é americana. Teria que comprar passagens separadas? Envio meus pontos sempre p o cartão da aeroplan, alguma coisa pode mudar nesse destino?

  • Pamella Prado

    Com toda esta mudança, qual programa ficará melhor, visando viagens internacionais e também nacionais: a Tam Fidelidade ou o Lanpass?

  • Daniel Falcão

    Denis, há alguma previsão de quando o programa Amigo (Avianca Brasil) será integrado ao programa de milhagem da Avianca Internacional (LifeMiles)? Obrigado!

  • Joao Alfredo

    Realmente, não eh plano da Gol entrar em alianças… So não sei ate quando…

  • Paulo

    Também comprei um voo codeshere operado pela Lufthansa. Pedi esclarecimentos sore isso a TAM e não se manifestaram ainda. Quando eles manifestarem posto aqui a reposta.

  • Renato Lopes

    Estou em uma viagem com minha esposa agora e fiquei triste sobre a saida da TAM da Star Alliance. Emitimos voos do Brasil pra Europa, dentro da Europa, da Europa para os Estados Unidos e dos Estados Unidos para o Brasil usando milhas e com muita facilidade através do call center da TAM. Usamos cerca de 240 mil milhas, e o trecho mais caro foi de 30 mil, todas de companhias parceiras, nenhuma da TAM. Existe algum modo de acumular milhas que possam se usadas na Star Alliance? Algum cartão de crédito?

  • Hiran

    Você é o tipico brasileiro, só quer levar vantagem… Quer vijar de 787? Entao compra…

  • Hiran

    Li alguns comentários de pessoas que não entendem nada de aviação mesmo.

    Calma: TODAS as passagens emitidas com pontuação do Programa TAM Fidelidade serão honradas.

    Agora Azul na Star Alliance? Não dá né…

    Vai ficar fácil virar Black na TAM, então tenta… Aposto que é TAM Fidelidade Branco. Haha.

    Gol na Star Alliance. Hahahahahhaaha. Piada mesmo.

  • Willy Ferrrero

    Espero que quando a empresa se concretizar, e escolher o novo hub no nordeste, opte por um pequeno centro.Uma boa aposta de hub no Nordeste, seria a capital da Paraíba João Pessoa. A TAM sempre teve interesse de transformar o aeroporto no hub no nordeste para voos com destino ao norte, centro, sudeste e sul. Até cogitou a possibilidade de oferta na privatização do Aeroporto Internacional Castro Pinto. Uma vez que os aeroportos dos grandes centros no nordeste já estão saturados (Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e São Luís), apesar dos investimentos.

    Mas vamos aguardar, a decisão da Latam. Caso a nova empresa não opte em transformar pequenos centros em hub. Provavelmente e infelizmente será em Recife, onde o aeroporto apesar de moderno, não pode mas ampliar nem a pista.

  • Tarcísio

    Notícia triste, mas esperada. A verdade é que essa história de fusão é pura ilusão: A TAM foi comprada pela LAN! Os números já previam e quem apostou numa possível reversão do quadro(como eu)perdeu duplamente: na Bovespa e no Fidelidade.

    As grandes incógnitas continuam:

    1) Qual será a relação de conversão de pontos Fidelidade em milhagem da Lan?

    2) Será regime integral ou somente compartilharão entre sí a pontuação?

  • Marcelo

    Com a TAM saindo da Star Aliance, quem tem pontuação no cartão TAM poderá vir a ser consultado para escolher onde gostaria que a pontuação ficasse? Tenho a impressão de que essa consulta aconteceu com outra companhia a alguns anos atrás.

  • EDSON SIEG

    Rafael,

    Muito bom seu comentário vc realmente entende das companhias citadas. Em relação à Lan e o Lanpass, eles limitam muito o número de assentos com pontos; a pontuação é muito alta p vc fazer parte da primeira categoria de sócios. Exemplo: fui para a Australia e para fazer parte da primeira categoria de sócios do Lanpass deveria ainda fazer uma viagem ida e volta para os EUA;

    Se fosse no Tam INfdelidade, se vc vai para a Europa uma vez 12000, na econ. vc já vira categria prata.

    Na oneworld, vc precisa ir, por exemplo, TRÊS VEZES, para os EUA, saindo do brasil, para obter as 40.000 MILHAS e entrar na primeira categoria( Na Lan são Milhas voadas e não Pontos como na Tam)

    Outra maneira de suber de categoria na Onew seria duas viagens indo para a Europa, e acredito certamente q o será mais difícil subir de categoria nos promgramas.

    Outra coisa: quem tiver pontos no Lanpass, tem q se acostumar a:

    a tebela de pontos para resgate nas companhias Oneorld é altíssima e só se faz por telefone: das 9h às 17h (hoário bem restrito) e pode se preparar p levar chá de cadeira pq até vc ser atendido, demora e muito. No site, só é possível consultas voos Lan e nunca com a quantidade de pontos anunciada, ou seja, a gente tá enrolado e muito, quem tiver esperando melhoras, acredito q vai se decepcionar, espero estar enganado, apesar de a Lan ser excelente companhia aérea em termos de programas de milhagem ela deixa muito a desejar.E os voos precisam sair de GRU se sair de outro lugar do Brasil, inclui a TAM por causa do coldshare, e isso aumenta, e muito, a quantidade de milhas requeridas.

  • marcos

    Nao pode, pois a GOL e uma companhia que se diz low cost, basicamente nacional, nao oferece classe executiva e primeira nem obedece aos requisitos minimos de qualidade dessas aliancas…

  • marcos

    Pessima noticia mesmo!! Por causa de uma decisao da justica chilena defendendo os interesses dos consumidores chilenos e da LAN que nao precisara se adequar a nada nem se obrigar a uma mudanca, os interesses dos consumidores brasileiros e em especial clientes da TAM serao prejudicados pois vao entrar em uma alianca inferior e provavelmente se ajustar a padroes inferiores oferecidos pela LAN aos seus clientes… Aonde esta o CADE que nao fez o mesmo tipo de exigencias para a concretizacao da fusao, em defesa dos clientes TAM e do mercado brasileiro???

    • Almeida

      Eu viajei pela LAN no ano passado e achei o atendimento muito melhor que o prestado pela TAM aos consumidores brasileiros. Seria muito melhor ver a TAM atender como a LAN do que o contrário.

  • Daniel

    Gol terá taxa para reserva de assento e banco do meio livre

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1103452-go

  • Daniel

    Gol 'B787-8' aviões 8 2017

  • alejandro

    SINGAPORE airlines,,,,,TURKISH airlines,,companhias 5 Estrelas.

    Agora IBERIA,,companhia 1/2 MEIA ESTRELA,,,

    Comparem,compare e vejam que jogada a TAM fez em detriment dos seus passageiros.

    A resposta,,,,facil,,,,mudar p o Smiles da GOL out o FlyBlue da AirFrance/KLM.

  • Daniel

    não gosto TAM e Lan , é Gol foi SkyTeam 'http://en.wikipedia.org/wiki/SkyTeam'

  • Luiz

    Pelo menos vai dar pra ter um ganho nos pacotes de volta ao mundo com a TAM entrando na OneWorld, uma vez que essa rede é a única que faz o vôo entre América do Sul e Oceania, as demais fazem apenas via EUA.

  • Ana Paula

    Tem certeza? Eu comprei passagens pela TAP há alguns meses, mas só voarei em setembro. Planejava transferir as milhas para a TAM. Ainda será possível?

  • Gabi

    Dúvida: tenho no meu Fidelidade pontos que vem de voos com a Tam, e pontos que vem de voos com a Swiss e Lufthansa. Esses pontos vão se dividir?

    Os que eu tenho da Swiss/Luf vão ficar no fidelidade e os outros vão pra OneWorld?

  • Junior

    Pessoal sera que com essa fusao da Lan com a TAM,havera alguma promoçao de passagens internacionais??

  • Carlos

    O SKYTEAM não aceitará O gol ser membro agora.Pois o GOL não qualifica.Imagina que o SKYTEAM terá um membro economica,como ser todas regras mesmo na SKYTEAM?

  • Eduardo Brandao

    Não faca nada ainda. Espere você precisar usar os pontos ai você transfere o qto você vai precisar pq em 3 a 5 dias os pontos estarao no seu programa de milhagens. Logo logo seu cartao de credito podera fazer parceria com a,guma empresa star alliance como o hsbc faz e transfere direto pra tap, sem passar por tam ou gol. Assim logo logo avianca e copa tb poderao ter tambem,

    Por enquanto é so lamentar. Estou na justica contra Tam por falta de credito de pontos em parceiras star alliance, no fim o consumidor sempre perde,

  • Mariana

    Tenho uma dúvida! Comprei uma passagem para San Francisco pela Lan e pretendo comprar o voo interno separado pela TAM. Agora com essa fusão.. eles vão honrar a franquia internacional de bagagens?

  • André

    E a pontuação? já era?!!

    Comprei pela Tam para julho uma ida pela Lufthansa para Munique. Será que consigo ainda a pontuação?!!!

    • André

      Complementando: pontuação para o plano da TAM..

  • Dona

    Xiiiiii…lá se foram minhas chances de lua de mel com milhas…Acho que vou cancelar meu cartão de crédito da TAM e ir para o do Smiles…

  • Lenira HAZBOUN

    Por favor, quais sáo as companhias aéreas mais conecidas que fazem parte desse nova aliança da TAM?

  • YGOR

    por isso continuo firme com o mileage Plus da United.

    • Karl

      United é Star Alliance também. O MileagePlus melhorou depois da fusão United-Continental em 2011, quando a Copa passou também a fazer parte do programa. Mas algumas mudanças não foram tão boas, como a nova política de upgrades….

  • YGOR

    Claro que tem. Eu tenho bilhete emitido para voa TAM em julho, com milhas que seriam creditadas no Mileage Plus.

    Essa mudança com "aviso prévio" de 10 dias é absolutamente contra a defesa do consumidor.

  • Pessoal, vejam as companhias que fazem parte da Oneworld, para depois ver se tem que se lamentar. Acho que não há prejuizo algum para as milhagens da TAM

  • Henderson

    Iria viajar pela AirCanada e iria pontuar no tam fidelidade e agora nem dá mais 🙁

    tenho que ir de copa para pontuar né?

  • Leandro Maia

    Comprei uma passagem pela TAP para viajar em setembro. Paguei uns R$200,00 mais caro para sair direto de Belo Horizonte (evitando GRU e GIG) mas também para poder acumular milhas na TAM. Agora vejo que não vou ter onde creditar milhas para voar em companhias aéreas brasileiras. Será que vão dar um prazo para terminar as operações conjuntas ou saem e acaba direto? Ou melhor, qual a chance da TAM continuar com parceria com a TAP fora da aliança da mesma forma que já tinham antes da empresa brasileira entrar para a Star?

    • Ygor

      É Leandro, infelizmente ficaremos sem possibilidade de usar milhas acumuladas nas parceiras da Star (programas das empresas estrangeiras) para voo dentro do Brasil. Eu, por exemplo, tenho muitas milhas. Os últimos exemplos de fim de acordo entre cias aéreas, Denis pode confirmar, foram informados com grande antecedência.

      No caso da AA e Gol, o fim da parceria foi informado em meados de fevereiro e até 12 de agosto será possível emitir passagens de um com milhas da outra. Já a TAM dá apenas 10 dias!!! Vamos esperar que, dado esse prazo muito curto, há uma extensão do prazo para uso de milhas, em prol da satisfação do passageiro. No entanto, não me lembro de situação semelhante.

  • Frans

    A Lan ficou com o controle da empresa, logo, as decisões sempre tendem para o lado chileno……

  • Ernani Chaves

    Quem faz parte dessa Oneworld? Nunca ouvi falar!

  • Maria da Graç

    Péssima notícia! A Star Aliance oferece inúmeras companhias aéreas e qualquer viagem ao exterior rendia muitas viagens com a Tam. Agora lascou tudo! Tam, porque você fez isto?

  • Luis

    Sera que vai ser possível unir as milhas do AAdvantade com o Fidelidade?

    • Ygor

      Porque seria???

      As alianças aéreas pressupoem facilidades para os passageiros. No entanto, elas continuam cada uma com seu programa de milhagem individual.

      É bastante possível que a LATAM crie um programa único para as duas cias, assim como Avianca-Taca tem o LifeMiles. No entanto, AAdvantage + Fidelidade, não haveria mesmo porque.

  • Só saberemos quando eles anunciarem oficialmente

  • Os pontos não vão para a Oneworld, eles ficam no Fidelidade. Quem está se integrando à Oneworld é a TAM. A Oneworld é uma aliança onde as companhias compartilham serviços, não um plano de fidelidade.

  • Ana Paula, certeza, certeza não temos de nada até que a TAM venha a público e diga "vai ser assim". Mas pelo que temos acompanhado de casos semelhantes muito provavelmente você não conseguirá pontuar, a menos que a TAM dê um prazo ou aceite de reservas feitas antes da saída dela da Star. Mas se eu fosse apostar, diria que não será possível. Se for o caso, pontua no LifeMiles e torce para integrarem a Avianca Brasil.

  • Se essa história do hub do Nordeste vier a se concretizar eu apostaria em São Gonçalo do Amarante (o novo aeroporto próximo a Natal), mas tem muita coisa em jogo, difícil prever

  • Hiran, tem que ter paciência, ninguém nasce sabendo e pelo menos o pessoal está tentando aprender! 🙂

  • Nenhuma, Daniel. Oremos!

  • Ficarão iguais! 🙂

  • Giselle

    Alguem sabe se mudam as regras do Multiplusfidelidade ou ele continua podendo transferir os pts pra TAM após essa mudança?

    E sobre o Km de vantagens, programa de incentivo da Ipiranga, que transferia pro Multiplusfidelidade (e esse por sua vez passava pra TAM). Alguma mudança em relação a isso??

    • Danilo Fernando

      Giselle, acredito que por hora não muda nada no multiplus, pois esse é um plano de fidelidade 'nacional' e com muitos contratos de parceiros amarrados. Talvez só mude as regras de transferência de pontos. Por exemplo: O KM de vantagens permitia mandar lotes de no mínimo 5000 pontos, agora já são no mínimo 10000!

  • Giselle

    Mais uma dúvida que eu tenho: Eu nem sabia dessa saida da TAM do Star Alliance e acabei de ler aqui no MD. E queria saber se a TAM vai continuar com os vôos pra NY e Miami. Eu transferi há pouquissimo tempo meus pts do cartão de crédito pra viajar pros EUA em março do ano que vem, e mesmo que quisesse tirar o bilhete agora eu não poderia pois só tiram ate 6 meses nesse trecho….Quem souber, por favor me diga se ainda vão fazer essas rotas 😀 Grata.

  • Vitor Borges

    Marcio, gostaria que realmente acontecesse isso. Embora, a saída da VARIG tenha sido quase uma expulsão pelos constantes problemas de cancelamento e atrasos de voos.

    No caso atual, a saída da TAM é deliberada e não sei se alguma companhia do exterior iria assumir as despesas com esses cartões gold. à época, me tornei gold da Lufthansa e ao término, a TAM integrou a Star. A meu ver está saída é uma péssima decisão que só prejudica os clientes em absoluto!

  • Helebrando

    Péssima notícia mesmo! Oneworld é um lixo! American é o lixo do lixo! A única que ainda se aproveita um pouco é a British.

    Que horrível! Pelo menos o Fidelidade ainda dá para salvar com o Multiplus. Estamos completamente isolados da Star Alliance e isso é péssimo para os Brasileiros e estrangeiros também. Quando a Varig quebrou, pelo menos a TAM tinha alguns acordos bilaterais que permitiam acumular pontos na Lufthansa e algumas outras, por exemplo. Agora nem isso! Cara, que ruim.

    Por fim, quem disse que existe concorrência no Chile? A Lan deve ter uns 98% de market share… Não me conformo.

  • Vitor Borges

    Prezado Denis, boa noite. Face a este, a meu ver, trágico acontecimento na aviação brasileira, gostaria de sugerir um post que reunisse as opções de bons programas alternativos da star alliance, em termos de chegar rápido ao elite (Aegean), programas tradicionais, e os programas que tem integração com cartão de crédito brasileiros (HSBC e TAP). Acho que será de grande valia para todos! Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho deste blog!

  • beto

    o itaú tem um cartão de crédito que acumula milhas na United, que faz parte da Star Alliance.

  • Ygor

    Fábio, teoricamente você deixa de ter a possibilidade de acumular ou utilizar milhas nas empresas parceiras a partir do momento em que a parceria expira. Isso NÂO vale para bilhetes já emitidos. Uma vez que você tenha emitido seus bilhetes, seja para quando for, eles estão 'pagos". Você perde, sim, a possibilidade de realizar emissões após a data da expiração.

  • Ygor

    Se você já tem o bilhete emitido, então já tem um contrato de transporte. Eles não tem como não honrar. A partir da emissão utilizando os pontos/milhas, você tem uma passagem "paga". Lembre-se de que os pontos/milhas valem dinheiro.

  • Ygor

    Gabi, uma vez que os pontos já tenham sido transferidos de qualquer companhia aérea parceira para a conta do Fidelidade, não interessa o destrato entre as cias aéreas. Os pontos agora pertencem ao Fidelidade. Ao se concretizar a mudança de aliança, se você voltar a voar Lufthansa, Swiss ou qualquer uma das outras 24 membros da SA, terá que creditar os pontos em uma delas, excluindo aí a possibilidade de crédito na TAM. E a partir desse momento, somente poderá creditar no Fidelidade qualquer voo realizado em uma das 20 membros da OW.

  • Ygor

    "O" Gol???

  • Edu

    "Fusão" é apenas um modo de ver a questão. Tuo indica que a LAN comprou o controle acionário da TAM. Quem compra manda…

  • Ygor

    Marcelo, se vc tem pontuação no Fidelidade, ninguém pode tirá-la de lá.

    Creio que a consulta à qual vc se refere foi a opção dada pelas cias da Star Alliance aos pax de cartões Gold e Diamante da VARIG a manter o mesmo nível nos seus próprios programas. E dessa forma, elas manteriam aqueles passageiros em seus voos para o exterior (que a VARIG não mais faria) dando-lhes as mesmas regalias. Foi uma boa jogada na tentativa de fidelizar os passageiros órfãos da VARIG.

  • Ygor

    Agora vc deverá voar AC para o Brasil. Se vc for além de São Paulo (RS, Es, CE, por exemplo), não terá como pontuar esses trechos no Aeroplan, uma vez que ficaremos sem parceiro nacional. Já se vier para o RJ, poderá voar United, até o Rio, ou ver a possibilidade de comprar Air Canada, com o trecho SP-RJ pela UA.

  • Ygor

    Olá Renato, até onde sei você poderá acumular milhas em membros da Star Alliance da seguinte maneira:

    – cartões Santander (SuperBõnus), para o Victoria,da TAP;

    – Diners Club (Global Rewards), para o Royal Orchid, da Thai;

    – Itaucard (Sempre Presente), para o Victoria,da TAP;

    – Itaú Mileage Plus, para o Mileage Plus, da United;

    – AMEX (Membership Rewards), para o Kris Flyer, da Singapore; para o LifeMiles, da TACA-Avianca; para o Victoria, da TAP;

    – Cartões CAIXA (Programa de Pontos), para o Victoria, da TAP;

    O Programa de Fidelidade dos Cartões Bradesco, apesar de não transferirem milhas para nenhuma cia da Star Alliance, permite que se troque as milhas por uma passagem para qualquer lugar, não interessando a cia aérea. Você também pode trocar por pacotes de viagem ou diárias em hotéis. Verifique: http://bit.ly/LwKVzE

    Espero que tenha ajudado.

    Abs

  • Marcus Simões

    O Fidelidade TAM está ruim há muito tempo. agora que virou esse negócio de Multiplus, conseguiu piorar ainda mais. Muito confuso. Fiz o trecho GRU – SCL – SYD – SCL – GRU e não ganhei as milhas do trecho SCL – SYD. Só as da América Latina. Murrinhagem!

  • Karoline

    Nesse caso, em qual programa podemos pontuar? Meu caso é o mesmo!

    Thanks.

  • Thomas H

    Nunca se sabe, até a porcaria da Aerolineas Argentinas está ingressando na aliança, que já tem a não menos porcaria Vietnam Airlines (já voei, é um lixo em todos os sentidos).

  • Danilo Fernando

    Então Dona, eu esperaria! Deixe os pontos no seu cartão e depois vc decide! O Smiles não é tão melhor assim!

  • Sabrina

    Mais uma vez nós brasileiros fomos deixados de lado e ficamos no prejuízo!

  • Rafael

    Olá Edson,

    Eu não sabia nada sobre o LANpass. Obrigado por ajudar. Só usei pouco e li muito sobre os serviços da LAN e sabia que eram bons. Agora sabendo que o LANpass é ruim, aumenta ainda mais o meu desânimo. Mas sou otimista e ainda espero que a LATAM tenha um programa de fidelidade no mínimo tão útil quando o Fidelidade. Porque sem piorarem os serviços e tabela mínima de uso de pontos e ainda por cima com as cias áreas da Oneworld (metade ruim de serviços e a outra metade que nunca vamos usar) a coisa vai ficar feia. Eles podem até perder mercado. Quem nunca teve como fator decisivo da compra do ticket o acumulo de pontos no fidelidade?

  • Lenira Hazboun

    Para quem é do nordeste, não vai ser bom, já que antes ao viajarmos de TAP direto para a europa pontuávamos na TAM, agora a única opção vai ser pontuar ou na própria TAM ou AA,que não é essa coisas todas ( no que diz respeitos aos aviões ). Essa outras companhias da One World nem veem pras essas bandas. Poucas opções…

  • No Mileage, da Copa, ou em qualquer empresa da Star Alliance: http://www.staralliance.com/pt/ (A TAM já terá saido)

    • Karoline

      Obrigada pela resposta Denis! Tem algum desses dois programas que é mais vantajoso?

      • Karoline, essa peegunta é complicada, são muitos! Mas acho que para nós, brasileiros, o melhor ficou o LifeMiles, da Avianca/Taca, por ter voos para a América do Sul. A menos que você tenha o objetivo de acumular para algum destino específico, como Europa. Ai tem que comparar qual o melhor, pois tem outros como o Victoria da TAP.

    • Thiago Ambrós

      Fazendo aqui as contas percebi que ganharei uns 6.000 milhas no Mileage Plus, tem o que fazer com isso? Já que não é comum eu viajar pela Copa, United ou Continental. Pelo jeito perderei estas milhas.

      • Pontua no LifeMiles, talvez dê para emitir algum trecho na Taca ou Avianca.

  • Fernanda S.

    Pessima notícia menos Sou Fidelidade Vermelho e as companhias da Star Alliance são muito melhores que as da OneWorld. Quero agora saber o que é que eles vão fazer com o sistema de milhagens..

  • Pessoal, o que eu posso dizer é que com relação a passagens para os Estados Unidos, acredito que vai melhorar em razão da American estar na One World. Ela é a empresa que oferece mais voos pra lá e de diversar cidades do Brasil, não apenas GIG e GRU. E claro, a TAM vai continuar com os voos que já opera para os EUA. Agora, fatalmente, com relação a viagens pra Europa, vai piorar muito para os clientes!

    • Tarcísio

      Alguma duvida em voar hj entre AA ou qualquer (digo qualquer uma cia da StarAlliance)???

      Fala sério! A mais mequetrefe cia da StarAlliance dá de 10 a 0 na AA…

      Talvez, disse talvez, as coisas melhorem com a homologação dos pedidos da AA para voar com "novos" 777-200/300 (nem ER será…).

      Golpe muito duro que teremos que engolir por conta da falta de visão e coragem no mercado atual e pontencial brasileiro por conta dessa entrega da TAM à LAN…

  • Ana Paula

    Estou na mesma situação que você. Viajo pela TAP em setembro, e planejava pontuar no TAM fidelidade. Acho q nos demos mal.

  • Thiago

    Pessoal, ontem dei um RT nesta notícia e a Tam me respondeu, por DM: "Olá! Informamos que ainda não foi definida a aliança para o grupo LATAM e no momento permanecemos na Star Alliance. […] […] Ressaltamos que nada muda com relação a utilização de pontos do Programa TAM Fidelidade. Obrigado.".

    • Sim, ainda não foi definida, mas eles não têm escolha. O Governo do Chile exige que eles fiquem em alianças diferentes da Avianca. A Avianca está indo para a Star Alliance. Logo…

  • Pingback: Flying with TAM in August, can I credit miles straight to Avios - FlyerTalk Forums()

  • Djuli

    Oi!

    Já comprei uma passagem pra Londres e estou pensando em comprar outra.

    Gostaria de saber se na fusão da TAM com A LAN, as passagens aéreas para a Europa tendem a aumentar, diminuir ou estabilizar o valor.

    Dependendo, vou comprar a minha passagem correndo antes que ocorra a fusão!

    Já agradeço pela resposta,

    • Pergunta bem difícil! Sinceramente, não tenho como arriscar um palpite. Alguém?

      • Ygor

        Mãe Dinah??? Tá por aí???

      • Tarcísio

        Arriscaria uma pequena redução a médio/longo prazo por conta do relativo aumento da eficiência de logistíca e peso de negociação pós-fusão.

        Mas a curto prazo, de onde acham que sairia a grana pra custear a onerosa fusão e ainda mostrar balanço no azul pega-acionista???

  • Ygor

    Giselle, a TAM tem direito a realizar as rotas mencionadas. NY e Miami são destinos lucrativos. A LATAM não seria louca de deixar o mercado brasileiro sem esses voos. Ainda mais que a TAM é a única cia brasileira que voa para lá.

  • Tarcísio

    Concordo contigo, exceto pelo fato de que não estamos orfãos da StarAliance: Lufthansa, AirCanada, SouthAfrican Airways, Turkish, Suiss, entre outras que já voam ou que estão em processo de voar para o Brasil.

    Basta aprendermos a usar as leis de mercado ao nosso favor: aproveitemos as promos e ofertas delas, pontuemos nos programas dela, valorizemos a presença delas, etc

    Por sí só a TAM vai compreender o tremendo tiro que deu no próprio pé…

  • Tarcísio

    Não necessariamente, Pedro.

    Vide os recentes exemplos da Avianca-TACA que não compartilham seus programas e o estado atual da LAN e TAM, que até agora, trechos fora da América do Sul não eram aproveitados.

    Temos que esperar pra ver a extensão dos danos…

  • Tarcísio

    Isso pode até ser verdade em alguns trechos operados pela LAN no Pacífico (como os da América do Sul para Oceania, operados por 777-200).

    Mas o que diria dos sucatões 767's e 747's operados nas demais rotas???

  • Tarcísio

    O que não considero lá muito justo, visto que o mercado aeroviário brasileiro é infinatamente maior que o chileno.

    Sempre se falou na proteção do nosso mercado nacional, visto os escabrosos casos vivenciados, como o do impedimento da antiga Varig captar ou fundir com cia estrangeira e evitar a falencia.

    Mas o fato dessa fusao descaradamente cheirar a uma aquisição ninguém levantou uma virgula…

  • chachos

    Ana Paula, mesmo TAP e a TAM na StarAliance a tranferenica de milhas para TAM nao e possivel com bilhetes de todas as classes. Maioria de classes nao e tranferivel.

  • Djuli

    Obrigada Tarcísio e Denis! Acho que vou comprar logo… Parabéns pelo blog, acompanho sempre!

  • Helebrando

    Sim, claro que sei que essas companhias voam para o Brasil, mas viagens internacionais são a minoria dos meus vôos. Onde ganho pontuação em volume é em vôos domésticos e principalmente no cartão de crédito que permite transferência somente para TAM Fidelidade e Smiles. Se a TAM ainda tivesse uma grande quantidade de opções de vôos internacionais, tudo bem. Mas são poucas opções, principalmente para os EUA, para onde, normalmente, vou de United, ou Canadá. Esse vôos é que sustentavam meu Fidelidade vermelho, agora nem sei o que vou fazer.

  • Helebrando

    Voar de American não dá.. sinto muito, mas não dá. Para mim, voar de American é o mesmo que voar de VASP, não passa de sucata em cima de um caminhão.

  • cleber

    Alguém vislumbra alguma possibilidade da Latam ficar na Star? A decisão chilena impede Avianca/Taca e Gol de terem os mesmos parceiros de compartlhamento que a nova empresa e permite que a Latam até possa até manter suas alianças desde que autorizado pelo CADE chileno. Nem Gol nem Avianca fazem parte de qualquer das alianças, a Gol não tem o padrão mínimo de aceite na Star, a Avianca até poderia, mas…A LaTam seria a maior da AL, dentro do padrão de atendimento da Star e com uma malha de cobertura muito maior do que na Oneworld. Isso além de o CADE chileno dar um prazo máximo de 24 meses depois de finalizada a operação para que a LaTam se pronuncie nesse âmbito (veja mais em "http://www.poderjudicial.cl/noticias/File/9843-2011_Libre%20competencia_fusion%20LATAM_Sr%20%20Bates.pdf?opc_menu=&opc_item="

  • David

    Fiquei confuso agora! Tenho passagem para a Croacia, em julho, pela TAP…será que os pontos poderão ser creditados na TAM ou devo me escrever no Milhas Victoria? Vlew

    • Só saberemos ao certo quando a companhia anunciar a saída da Star Alliance oficialmente

  • Márcio

    Acho que será fácil a Gol entrar no SkyTeam. Mesmo que a Aerolíneas Argentinas esteja listada como futura integrante no site da aliança, mas eles colocaram um trecho interessante:

    "And SkyTeam is still working to further strengthen its global network by actively monitoring specific opportunities in key growth areas Brazil and India."

  • Anderson Fláv

    Só para constar uma informação: no dia 12 de Abril de 2012 a TAM registrou um Termo de Prorrogação do Regulamento

    Programa TAM Fidelidade, no Décimo Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo (SP). Nesse documento solicitou a prorrogação, pelo período de 01/05/2012 a

    31/07/2012, do Regulamento do Programa TAM Fidelidade, mantendo-se integralmente em vigor TODAS as suas cláusulas e condições. Já que nesse Regulamento, assinado em 15 de junho de 2010, consta a participação da TAM no Star Alliance, acredito que a empresa fique impedida de suspender as regras de transferência de pontuação imediatamente, na próxima semana. Deve, então, esperar até o dia 1 de Agosto para ingressar no One World. Vocês não concordam?

  • Claudio

    Viajo frequentemente com a LAN para os EUA com escala em Santiago ou em Lima e os voos e atendimentos sempre foram melhores do que os que fiz pela TAM em voos internacionais tb. A única vantagem da TAM ao meu ver é o voo direto, fora isso o atendimento e serviço da LAN é muito melhor.

  • Thiago

    Denis, na sua opinião, que o melhor programa de fidelidade pra continuar acumulando pontos de voo da Star Alliance? O Mileage Plus, Miles & More, ou algum outro? Ou é tudo a mesma coisa nesse sentido???

  • Thiago

    Que site feio e sem graça esse da one word… O da SA deixa no chinelo!

  • Victor

    Vou sentir saudade em ver a frase nos aviões da TAM "Orgulho de ser Brasileira"

  • Diego

    As duas companhias farão parte de um mesmo grupo, mas continuarão com suas marcas separadas! A união é basicamente corporativa. Logo, cada uma continuará com seu programa de pontos!

  • Pedro Henrique

    1) A LAN não opera 747.

    2) Os 767 na frota da LAN são aviões novos, inclusive tendo mais 767-300ER "zero" programados para entrega durante este ano.

    Há de se pensar um pouco antes de escrever tamanha baboseira.

  • Pedro Henrique

    A Avianca e a TACA compartilham sim o mesmo programa de fidelidade, o LifeMiles. A Avianca Brasil (nome de fantasia da OceanAir Linhas Aéreas) ainda não foi formalmente integrada como filial do grupo e por isso tem seu próprio programa de fidelidade, o Amigo. Pelo mesmo motivo, a Avianca Brasil não entra no acordo com a Star Alliance.

    É esperado que até o final do ano a Avianca Brasil conclua seu processo de integração à matriz colombiana, e que faça finalmente parte do LifeMiles e da Star.

  • Rodrigo

    Gente a Tam foi comprada pela Lan, ou seja a Tam vai ter que ter a cara da Lan, graças a deus pq a Lan é a melhor cia aerea!

  • Acho que depende muito do destino que você tem em vista (Europa, América do Sul, Estados Unidos, etc). Esses dois que você citou são ótimos, além deles tem o LifeMiles da Avianca/Taca e o Victoria da TAP, que sempre fazem promoções para os brasileiros.

  • john

    mas mesmo sendo sucatão ainda são melhores que os 767 da tam…

  • Elaine Domingues

    Olá!

    Costumo viajar pra Europa (Paris) pela Lufthansa/SwissAir e já no check in peço para creditarem os pontos no TAM Fidelidade, pois posteriormente uso pra viagens a América do Sul…Vou viajar na próxima semana pra Europa e voltarei em Agosto e estou na maior dúvida, pois acho que não poderei mais creditar os pontos no TAM Fidelidade como costumava fazer antes…É isso? Vou voar pela SwissAir e não tenho idéia na hora do check in para qual cia. creditarei os pontos. Qual seria a melhor opção? tenho que fazer isso mesmo na hora do check in ou posso decidir isso depois? estou super confusa agora com essa mudança, se alguém puder me ajudar. Desde já obrigada!

  • Jana

    Sério, a Tam já era, agora é Lan! Vc vai lembrar de mim, sei o q digo!

  • Jana

    A tam serve biscoito mucho dentro de muito plastico ou amendoim e um sanduiche ruim recheado com maizena em pasta com peito de peru da plantação de peitos dele, será que isso é serviço superior do que o da Tam???????

  • Eduardo Favila

    Voando pela Copa, o que é melhor fazer?

    Deixar as milhas no Millage Plus? Ou na Star Alliance?

  • Beatriz

    Geralmente, os programas das cias americanas são os melhores, pois as milhas não expiram, contanto que haja alguma movimentação, ainda que seja via cartão de crédito. Sou membro AAdvantage há 17 anos e jamais perdi uma milha sequer. Já a TAM e as europeias pontuam menos, fazendo diferenças dependendo da tarifa paga e não da classe de voo.

  • Marcelo

    Foi o que tentei dizer!! rsrs… Sou vermelho na horrível TAM e gostaria de ter a oportunidade de permanecer Gold na Star Aliance. Será que haverá essa chance?? Até pq sou vermelho na TAM apenas pelo vínculo com a Star Aliance. Se não existisse companhia nacional na Star Aliance, depositaria meus pontos na TAP ou outra companhia qualquer que não fosse a TAM.

  • Wong

    O que seria um "coldshare"????

  • Valdo Valle

    Esta frase já foi tirada dos aviões da TAM há muito tempo, sendo substituída por: "uma empresa Star Alliance" ou algo similar. Ao sair da aliança e "virar" chilena, é possível que a nova frase seja: "Orgulho de ser chilena".

  • PAULO ALMEIDA

    Viajo Avianca pra NY em JUL. Essa entrada pra SA foi uma boa.

  • Leine

    Olá!

    Tenho uma dúvida, costumo viajar pra Europa (Paris) pela Lufthansa/SwissAir e já no check in peço para creditarem os pontos no TAM Fidelidade, pois posteriormente uso pra viagens a América do Sul…Vou viajar na próxima semana pra Europa e voltarei em Agosto e estou na maior dúvida, pois acho que não poderei mais creditar os pontos no TAM Fidelidade como costumava fazer antes…É isso? Vou voar pela SwissAir e não tenho idéia na hora do check in para qual cia. creditarei os pontos. Qual seria a melhor opção? tenho que fazer isso mesmo na hora do check in ou posso decidir isso depois? estou super confusa agora com essa mudança…

    • Leine, se não houver um desligamento oficial da TAM até a sua viagem você poderá pontuar no Fidelidade sem problemas. Se a companhia anunciar antes, teremos que ver como serão as regras. Sim, você pode informar no check-in ou posteriormente, mas guarde os cartões de embarque. Boa viagem!

  • Olavo

    Assim espero!

  • Olavo

    Um compartilhamento frio!

  • Dani

    Olá,

    Tenho milhas na lufthasa, aircanada e copa, todas integrantes da Star Alliance. Se for mesmo confirmada a entrada da Copa na Star, será possível emitir bilhetes para EUA juntando todas estas milhas?

  • Petrônio

    Resgatei ontem um trecho New York – Recife pela United para setembro através do Tam Fidelidade. O bilhete já está emitido. Corro algum risco de não conseguir viajar? Inclusive marquei três viagens (eu, minha esposa e meu filho) Recife – Miami (09/09) e New York-Recife (24/09) por 40 mil pontos cada.

  • Luna

    Hum, fiquei preocupada… Como será que vai ficar para os bilhetes comprados com cias. parceiras e ainda não voados? Por exemplo, em agosto tenho 3 vôos na Europa e comprei os bilhetes com a SAS, justamente para receber a pontuação no meu Tam (in)Fidelidade. Ou seja, paguei mais caro (SAS não é exatamente barata) só para obter os pontos (sou vermelho na Tam), como sempre fiz. Denis, o que você acha? Existe alguma possibilidade de pontuação para bilhetes já comprados e voados depois da saída da Tam da Star Alliance?

  • Rafael

    Irei viajar de Copa em setembro, para os EUA. Gostaria de colocar as milhas na TAM, mas com a saída desta da Star Alliance isso será impossível. E como dificilmente conseguirei juntar mais milhas para comprar passagem por uma cia aérea estrangeira, gostaria de saber se é possível transferir pontos do cartão BB para o programa de milhagem de alguma cia da Star Alliance.

  • Maria angela

    Tenta voar com milhas da tam pra Europa e Estados Unidos e veja se consegue. Se conseguir me avise. JA tentei tudo quanto eh data e nao consigo.

  • Ygor

    Oi Dani,

    nenhum programa de milhagem permite a reunião de milhas de contas diferente para a emissão de bilhetes. Tampouco de contas de programas de milhagem de cias aéreas diferentes. Portanto, a resposta para você: Não. Você poderá utilizar suas milhas para emitir passagens em qualquer cia da SA, DESDE QUE você tenha a quantidade suficiente para o ticket em cada uma das contas.

  • Ygor

    Petrônio, se o bilhete já está emitido, você já tem um contrato de transporte. Irá viajar tranquilamente. Boa Viagem. 🙂

  • Ygor

    Marcelo, para sua felicidade, vamos torcer para que o mesmo ocorra dessa vez…

  • Ygor

    É esperar para ver. Seria um marketing simpático da "nova cia" para angariar a confiança dos possíveis passageiros descontentes em ambos os lados e de novos também.

  • Ygor

    E muito provavelmente eles nada falaram para não divulgar antes da posição oficial da cia. Até então "tudo continua como antes no quartel de abrantes".

  • Ygor

    Complementando:

    Banco do Brasil – para o Smile, da Gol e Fidelidade, da Tam)

  • Ygor

    Não, Rafael. apenas para Smiles e Fidelidade.

    • Rafael

      Pois é. Vou escolher um e colocar torcendo pra viajar Star Alliance de novo, mesmo não tendo cia brasileira mais. No site da Copa já aparece "A star alliandce member" e no da Tam ainda aparece a mesma mensagem. Então ainda há esperança de pontuar TAM.

  • Ygor

    Luna,

    teoricamente não. A partir do momento em que cia quebrar o contrato com a rede, não poderá mais pontuar ou emitir.

    No entanto, dado o prazo curto da mudança, existe uma probabilidade, ainda que mínima, de haver a permissão de crédito por um tempo. Quem sabe? O grande dia é hoje. Porém não se falou mais nisso desde a publicação deste post onde comentamos. Vamos esperar para ver. Fique atenta. Abs.

  • Ygor

    Será que vai rolar uma bandeirinha do Chile? rsrs Acho que a frase pode ser: Orgulho de ser… (huahuah o resto fica no ar). Ou mesmo: Orgulho de ter sido brasileira. rs

  • Rubens Júnior

    O que o pessoal ainda não viu, é que a expressão fusão, foi utilizada para driblar a lei brasileira que permite que uma empresa ou grupo estrangeiro tenha somente 20% de uma empresa aérea nacional.

    O que acontece na verdade, é que a LAN comprou o controle acionário da TAM. O CADE nada pode fazer com relação a isso.

  • Petrônio

    Obrigado Igor

  • Pingback: Agora é oficial: Avianca, Taca e Copa estão na Star Alliance()

  • Luna

    Obrigada pela resposta, Ygor! Agora parece que as coisas estão um pouco mais claras (ao menos PARECE), conforme novo post aqui no Melhores Destinos (por enquanto, TAM continua na Star Alliance e LAN, na Oneworld): http://www.melhoresdestinos.com.br/lan-e-tam-conc

  • Dani

    Obrigada Ygor…mas tenho poucas milhas em cada uma delas…acho que nao dá nem para emitir 1 trecho…

  • André Pessoa

    Que ataque despropositado. Se ele falou que pretende voar de 787 pontuando pelo Fidelidade, é claro que ele vai comprar a passagem. Mas mesmo que ele pretendesse voar resgatando milhas, não teria nada de mais. Voar com uma boa tarifa em milhas é um direito do cliente. As milhas não são presentes dados pelas companhias. Elas estão incluídas no preço e não são baratas.

  • André Pessoa

    Outro ataque despropositado. É o segundo na mesma caixa de comentários. Que vergonha.

  • Cleber

    Recebi hoje o comunicado oficial sobre a junção. A coisa, por enquanto, continua a mesma: TAM na Star, LAN na Oneworld; os pontos podem ser usados entre as companhias para compra de passagens (ptos Fidelidade p/ comprar LAN e vice-versa); mas não são intercambiáveis entre as alianças e não podem ser usados para upgrade entre as empresas (kms LAN na TAM e vice-versa).

  • Rodrigo

    A TAM ia entrar em crise se não tivesse se fundido com a LAN, o mercado brasileiro é muito cheio de tarifas, enquanto o chileno a carga tributária é muito menor. Ta aí a Gol ruim das pernas se mantendo pagando altas taxas no Brasil. A TAM vai ganhar muito dinheiro agora, e o governo não está nem preocupado com isso.

  • Vivian

    não sei se esse é o tópico correto, mas já que falam bastante sobre a Lanpass por aqui vou recorrer a vocês!

    Seguinte, quero emitir uma passagem de Ibiza -> Barcelona pela Iberia. Sou cliente LanPass e consigo transferir milhas milhas do cartão de crédito pra Lanpasss que emite a passagem com a parceira Iberia. No entanto, não sei como consultar a disponibilidade e quantidade de pontos nas parceiras da Lan. Alguem pode me ajudar com isso? Eu preciso de 2 trechos de ida apenas? Alguém sabe mais ou menos quantos pontos dará e se emitem só ida!? Muito obrigada e desculpa o trabalho todo!

  • Vinicius

    Até hoje consta no site da TAM o slogan "A Star Alliance member". Afinal, essa saída do grupo não se efetivou???