Star Alliance perde a TAM mas recebe Copa e Avianca no próximo dia 21

Denis Carvalho 12 · junho · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A TAM acaba de divulgar, em comunicado no site da Bovespa, o adiamento por dez dias do leilão de permuta de suas ações para a fusão com a chilena LAN. Com isso, a criação da Latam deve ocorrer oficialmente no dia 22 de junho, data em que a companhia brasileira também terá de deixar a aliança global Star Alliance para se unir à Oneworld, onde a LAN é membro.Por outro lado, Copa e Avianca devem ingressar na Star Alliance de maneira oficial no dia 21, selando as trocas de posições entre as companhias latino-americanas .

Segundo o comunicado divulgado há alguns minutos no site da Bovespa, o leilão será realizado no dia 22, a partir das 10 horas. Segundo as restrições impostas pelos governos do Brasil e do Chile para aprovar a fusão, as companhias não poderiam integrar duas alianças globais, como ocorre hoje. Apesar de não terem anunciado oficialmente ainda, é certo que o novo grupo permanecerá na Oneworld, conforme vontade da LAN.

Tanto é verdade que a Star Alliance já marcou a entrada de seus novos membros – a Avianca/Taca e a Copa – para o dia 21 de junho. De acordo com o governo do Chile, a Latam e a Avianca jamais poderão pertencer à mesma aliança global, como forma de incentivar a concorrência entre as mesmas. Dessa forma, a entrada da Avianca sacramenta a saída da TAM da maior aliança entre companhias aéreas do mundo.

Segundo a imprensa internacional, a entrada das novas companhias na Star Alliance será feita ao mesmo tempo, com eventos em Bogotá, sede do grupo Avianca/Taca e na Cidade do Panamá, hub da Copa. Vale destacar que a Avianca Brasil, apesar de ser do mesmo dono e ter o mesmo nome, não faz parte oficialmente do grupo e continuará fora da Star Alliance, já que seu programa de milhagem – o Amigo – infelizmente não é integrado ao LifeMiles.

Com informações da Bovespa e portal Portafolio.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe