Star Alliance oferece status Gold para clientes TAM Fidelidade Vermelho e Black

Denis Carvalho 31 · março · 2014

A Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, perdeu hoje duas importantes empresas para a rival Oneworld. Mas para jogar um pouco de água no champagne da rival, a aliança preparou um inesperado contra-ataque: está oferecendo status Gold para todos os clientes TAM Fidelidade Vermelho e Black!

Isso mesmo, quem estava chateado por perder os benefícios da Star Alliance poderá escolher o programa de outras companhia afiliada e solicitar o status Gold. Estão disponíveis nove programas de companhias aéreas entre os membros da Star Alliance:

Aeroplan (Air Canada)
Airpoints (Air New Zealand)
EuroBonus (Scandinavian Airlines)
MileagePlus (United, Copa Airlines)
Miles & Smiles (Turkish Airlines)
PhoenixMiles (Air China)
SA Voyager (South African Airways)
ShebaMiles (Ethiopian Airlines)
Victoria (TAP Portugal)

Os links para adesão nesses Programas de Passageiro Frequente podem ser encontrados no site da promoção. “Só porque a TAM deixou a Star Alliance, isso não significa que você também tem que deixar. Se você já possui status Star Alliance Gold no programa TAM Fidelidade, gostaríamos de transferi-lo para um dos programas de fidelização das companhias aéreas da nossa rede participantes da promoção”, afirma a Star Alliance no site.

Uma vez que os clientes tiverem recebido seu novo número do programa escolhido, devem solicitar a manutenção do status Star Alliance Gold acessando o site StarAllianceGold.staralliance.com e enviando eletronicamente uma prova da validade do cartão TAM Frequent Flyer Vermelho ou Black. Assim que a manutenção de status for validada, será enviado ao cliente participante um novo cartão com o logo de status Star Alliance Gold.

Os clientes que, além de possuírem o cartão TAM Vermelho ou Black, já têm uma conta de passageiro frequente em qualquer um dos nove programas das companhias aéreas que integram a Star Alliance, podem acessar diretamente a página StarAllianceGold.staralliance.com e solicitar a manutenção do status.

A promoção será válida até o dia 30 de maio de 2014, às 21h (horário de Brasília). Todos os termos e condições podem ser encontrados no site da promoção.

Os clientes Star Alliance Gold têm acesso a mais de mil salas VIP pelo mundo com direito a levar um convidade. Além disso eles podem utilizar balcões de check-in exclusivos, tem prioridade na lista de espera caso o voo desejado já estiver lotado e prioridade de embarque, juntamente com os passageiros da Primeira Classe e da Executiva. Contam ainda com prioridade no despacho de bagagem  e também têm direito a uma peça de bagagem despachada extra ou a um excesso de peso de até 20 kg.

A promoção parece especialmente interessante para os clientes TAM Fidelidade Vermelho, que acabaram perdendo benefícios com a mudança da Star Alliance para a Oneworld.

Dica do leitor Ronaldo Ferreira

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Dênis Colli

    EXCELENTE!
    Vou trocar o (in)Fidelidade Vermelho pelo United Gold… O lado complicado pra mim hoje é voar 50k durante um ano, além de algumas classes pontuarem de 25% à 50% das milhas voadas… Tem que ficar de olho!

    Recomendo o Miles&Smiles daTurkish Airlines, quando você atinge o status Gold (Elite) ele é valido por 2anos… Não sei se para essa promoção de status match eles vão aplicar as mesmas regras… A parte chata que recentemente fizeram algumas mudanças e acabaram reduzindo significativamente as tarifas elegiveis para pontuar no programa, voos intra Europa agora pontuan de acordo com a tarifa comprada, e não mais pela distancia… O sistema permite emissão online para voos TK, e permite emitir voos One-way(apenas uma perna, ex GRU-IST). Para parceiros StarAlliance a emissão por enquanto somente via callcenter (inglês). Tirando estes detalhes, voando 25k ao ano ou 35k a cada dois anos (1 ida-volta Europa ao ano) é possivel manter o Status Gold, acesso aos Lounges internacionais, bagagem extra despachada, prioridade de check-in e filas de segurança (EUA, Asia e parte da Europa), etc…
    Na minha opinião é o mais facil de manter por looongo periodo os beneficios, mas depende de cada um…

    Será que alguma cia da SkyTeam vai oferecer "beneficios" para voarmos com elas também?? Delta? AirFrance/KLM?

    Adiooooos TAM!

    • Kennedy

      O termo “transferi-lo” em “gostaríamos de transferi-lo para um dos programas de fidelização” foi incorretamente traduzido. Em inglês está escrito “match”, isto é, “igualar”. Isto faz diferença pois você não vai perder seu programa da TAM ao “transferi-lo” e sim, ganhar um novo programa em empresa aérea de sua escolha, “igual” ao que você já tem na TAM, sem perdê-lo.

    • Sei que a Delta aceita o Status Match também, mas é preciso voar 30 mil milhas elegíveis em 3 meses para se manter como Medallion.

  • Fernando-RJ

    "Saída pela direita !!!" rs

  • Promoção para POBRES mortais como eu e uma boa parte da galera ninguém faz né?

  • Luciano

    Que beleza, acabei de pedir o status Gold para a TAP, vamos ver quando liberam. Eu queria mesmo status para o Lifemiles da Avianca.
    Valeu MD!

    • Dênis Colli

      Também queria Gold no LifeMiles!
      Mas não liberadam dessa vez…

  • Fenomenal!!

  • Muito legal, acabei de mandar meus dados para o MileagePlus da United – Copa Airlines. Obrigado Melhores Destinos por mais esta dica. Sucesso e que Deus nos abençoe.

  • Luciano

    Lifemiles…..bem que podiam repensar.

  • Renata

    Pena que não tem o Miles&More da Lufthansa/Swiss!! Mas já estou feliz em conseguir manter o status por mais um ano, ao menos!

  • marcel

    Uma pergunta tenho passagens já compradas para os EUA para maio na United, consigo algum beneficio se me filiar ao programa deles com status gold, mesmo a passagem sendo comprada antes de atingir esse status, pergunto isso pois tenho interesse no 20kg a mais de bagagem.

    • Positivo. Na verdade, você vai ter +1 um volume, ou seja, +32kg.

      • Diego

        Terás também embarque prioritário (Premier Silver e Gold embarcam no grupo 2, Premier Platinum, Premier 1K, Global Services e passageiros de First/Global First, Business/Business First embarcam no grupo 1).
        E se tiveres algum vôo doméstico nos EUA, tem chances de upgrade de classe gratuito. Além de acesso aos United Clubs (salas VIP).

  • Fabio

    Será que serve pra quem tem cartão Platinum da TAM?

    • Não.

    • Waldemar Rolim

      Não se refere a cartão de crédito e sim de milhagens, RED RED/BLACK ou BLACK

  • Leonardo Perim

    PERGUNTA: Com essa ação eu perco o fidelidade da one world ou fico com o status nas duas alianças?

  • sissa

    Qual o melhor programa de companhia p fazer o match?

    • Diego

      Na minha opinião, disparadamente é o United Mileage Plus! A facilidade para emissão de bilhetes, tanto United/Copa quanto de diversas outras cias *A é tamanha que não vejo como outras empresas ainda dificultam isso obrigando o cliente a ficar horas pendurado no telefone suplicando por um vôo.
      Sem contar que, a partir do status Silver, você já tem embarque e bagagem prioritários nos vôos UA e chances de upgrade gratuito em vôos domésticos americanos, algumas rotas intra-Ásia. Claro que a prioridade é sempre dos passageiros com status mais alto, até os passageiros de menor status na cia (Global Services, Premier 1K, Premier Platinum, Premier Gold e Premier Silver).

  • Marjana

    Boa noite! Quais os benefícios que detentores do cartão vermelho da TAM perderam com a entrada da companhia na One World? Grata pela dica de como permanecer na Star Alliance: valiosa!

  • Grace

    Oi, bom dia! E quem tem Silver e o branco mesmo, podem migrar? Meu marido, meu filho e eu temos o azul (Silver) e meu outro filho esta quase atingindo ;( o que faremos??? Não sei como vai ficar…

    • Grace, pelo que entendemos a oferta é apenas para status Gold. Quel é o seu cartão no TAM Fidelidade?

      • Grace

        Olá Denis, obrigada pela atenção!
        O meu cartão é o Silver/Azul, logo estou sem saber se devo manter na TAM ou mudar…

  • Marco

    Estou desde ontem tentando fazer o upload da foto do meu fidelidade no site da Star Alliance, mas não consigo. Alguém está com o mesmo problema?

    • Larissa

      Tive o mesmo problema ao tentar fazer o upload pelo Firefox – aparecia uma mensagem dizendo que o arquivo deveria ser de extensão JPEG ou PNG, sendo que ele era JPEG. Quando troquei o navegador para o Safari, consegui fazer o upload sem problemas!

  • Luciano

    Enviei uma foto do meu cartão TAM Vermelho na melhor qualidade possível e responderam que não está legível! Ta com cheiro de golpe da Star Alliance!! Na dúvida, solicitei novamente, vamos ver!

  • filomena romeiro

    gostaria de saber se quando transfiro ou “match” meu cartão tam vermelho para star alliance eu transfiro os pontos de milhagem tb? Ou apenas ganho a categoria star gold. Os pontos que tenho na TAM (já que não perco minha adesão ao Tam fidelidada) ficam na Tam ou na companhia eleita da star alliance?

    grata, Filomena

    • Angélica

      Quando vc termina de preencher o cadastro, tem o termo que vc precisa aceitar no final. Lá, além de dizer que vc só pode fazer o match para uma cia aérea, também falam que os seus pontos ficam na TAM…

  • Marcelo

    Minha duvida é a seguinte, o meu cartão vermelho vençeu em 03/2014, acho que todos vencem nesta data né?

    • Neto

      Exato. Os status da Tam viram todo mês de Março. Se você conseguiu pontos suficientes para se manter na categoria vermelha, será automaticamente enquadrado na categoria Sapphire da oneworld.

      • Marcelo

        sim eu consegui o cartao sapphire da oneworld, minha duvida eh se o vencido gold da star alliance me da o status match, sera?porque o fotografei e enviei na promocao, sera que tinha que fotografar o novo da oneworld tb fora o antigo da star alliance???

  • NAtalie

    Nao entendi nada : fiz o processo e eles NEGARAM. Como assim? Não seria um direito do TAM fidelidade vermelho? Juro q se negaram mesmo eu não vou mais viajar de SA…

  • Agradeço se o Melhores Destinos puder checar essa promo pois eu enviei meus dados do TAM vermelho e recebi a seguinte mensagem: Dear Star Alliance Status Match applicant,

    Thank you for applying for the Star Alliance Status Match promotion.

    Unfortunately, your application was not successful as it did not comply with
    the Star Alliance Status Match Terms and Conditions. We are therefore unable
    to proceed with your application.

    Please note that this decision is final and appeals cannot be considered.

    Thank you for your understanding.

    Best regards

    Status Match
    STAR ALLIANCE
    THE WAY THE EARTH CONNECTS http://www.staralliance.com

    • Natalie, não sabemos quais ops critérios deles. Talvez houvesse uma cota limitada de status match

    • Seans

      Natalie,
      Verifique se a sua conta no novo programa escolhido já está ativa ANTES do envio do pedido de status match.
      Boa sorte!

  • Gustavo

    O pior de tudo é Vc receber um e-mail confirmando a mudança para o Status Gold no Tap Victoria, e hoje chegar um cartão com uma carta falando que não fui mais aceito…. Picaretagem pura dessa Star Alliance…o negócio é mesmo ir para Oneworld

  • Carolina

    Pessoal, a promoção não era até 30/05? Não estou conseguindo fazer mais… sabem dizer se é problema do site ou se encerrou antecipadamente? Obrigada!

  • Licene

    Melhores destinos, por favor, nos ajudem… a promoção era até 30 de maio e já tiraram o site do ar.
    Alguém tem alguma solução?

  • Marcello

    A promoção fechou antes do que deveria… seria 30 de Maio e hj (29) tentei entrar e estava fora do ar, como encerrada. Falta de transparência pura.

  • Também estou tentando acessar a página, mas há uma mensagem dizendo que a promoção acabou!!!! Hoje ainda é dia 29/05/2014!!!!

  • fabienne

    A página está redirecionando para a home da Star Alliance, absurdo isso!
    Fiz o cadastro 4 vezes e deu erro, como tentei na quarta, tava ainda no pc a tela aberta, inclui os dados, e redirecionou para a home.
    Saco isso!

  • Estela

    O promoção fechou antes da hora, o email que consta na página não respondem e na página da Star Alliance não existe nenhum contato para que possamos ligar e confirmar.
    É inacreditável este tipo de falha e descaso com os clientes.

  • Ronaldo Silva

    Como brasileiros devemos mudar a nossa atitude. Ficar somente reclamando de tudo geralmente não resolve nada!

    Também não fiquei satisfeito com o encerramento prévio da promoção, então enviei um e-mail argumentando sobre a minha impossibilidade de usufruir da promoção… hoje recebi meu status Gold da Star Alliance.