Star Alliance confirma entrada da Avianca Brasil quando a TAM sair

Leonardo Marques 15 · dezembro · 2013

Nós já comentamos algumas vezes que com a saída da TAM a Avianca Brasil entraria na Star Alliance. Nesta sexta-feira a Star Alliance confirmou que após a saída da TAM,  em março, a Avianca Brasil passará a integrar a maior aliança de companhias aéreas do mundo.

A Avianca tem uma malha muito menor que a da TAM, porém para muitos passageiros a Avianca é a empresa aéreas que tem os melhores serviços no Brasil, falta agora aumentar a malha e melhorar o programa de fidelidade.

Nos últimos três anos a Avianca cresceu mais de 300% e modernizou sua frota.  Até então  composta exclusivamente por aviões antigos, hoje a frota da empresa é formada em sua maioria por Airbus, sendo 11 deles novos, com ótimos sistema de entretenimento e ótimo espaço. A empresa tem atualmente 29 aviões e receberá mais 10 em 2014, a maioria deles destinados a substituir os últimos fokker 100 que ainda estão operando pela empresa. 

Em 2014 a empresa também vai receber 3 aviões Airbus A330, eles são maiores que os aviões operados pela Avianca, pela Gol e pela Azul e deverão ser utilizados para rotas longas distância, como Estados Unidos ou Europa.

A entrada da Avianca Brasil na Star Alliance vai trazer passageiros de outras empresas como a TAP. Isso contribuirá para uma maior ocupação dos voos e expansão da malha da empresa. Aliás, não está descartada a possibilidade da Avianca Brasil comprar a TAP. A venda da empresa Portuguesa deve acontecer no primeiro semestre de 2014.

É bem provável também que no próximo ano o programa de Fidelidade da Avianca Brasil, o Amigo, seja substituído pelo Lifemiles, o programa da Avianca Colombiana. Apesar da empresa não ter informado nada nesse sentido, este é o caminho natural.

2014 será um ótimo ano para aqueles que gostam dos serviços da Avianca Brasil e é muito importante ver uma quarta companhia aérea brasileira ganhando força para concorrer com as 3 maiores.

Dica dos leitores Thiago Ambrósio e Dênis Colli.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Julio brandao

    Awesome!!!

    • Kleovânia

      favor colocar a traduçam pos nam falo ingles obrigado

      • Claudson

        E nem português…

  • Fernando Merencio

    Espero que a Avianca aumente, e rápido, sua malha.

    Para quem é de Curitiba por exemplo a entrada dela na Star não vai ajudar em nada pois não tem um voo se quer ligando ao Galeão ou a Guarulhos!

    • Antigamente tinha um vôo Curitiba – GRU, que era ótimo e tinha um preço muito bom. Mas foi descontinuado por pouca ocupação. Uma pena, cheguei a pegar esse vôo.

    • Junio

      Nem Vitoria ES…. alias não temos nem se quer um aeroporto descente!

      • O rapaz. Sou de Vitória também. Fala mal não… fala MUITO mal. O aeroporto é muito ruim. kkkk

        Seria muito bom ter voos da Avianca aqui em Vitória. Só tem Gol, Azul e Tam. Difícil!!!!

  • Marcos Roberto

    Pra quem mora em Goiás também não vai fazer diferença!

    • ANTONIO CARLOS PEDRO

      É VERDADE,GOIAS TA RUIM DE VOO E DE AEROPORTO,O DE GYN É UMA VERGONHA,EXPLORAÇÃO TOTAL,UM PÃO DE QUEIJO EM SUA ÚNICA LANCHONETE CUSTA R$4,50 !!! A GRANDE VERDADE QUE A INFRAÉREO É QUEM DEVERIA SER PRIVATIZADA,INEFICAZ, TAL QUAL A ANAC,TUDO FARINHA DO MESMO SACO

    • Piloto

      Talvez algum dia que Goiás tiver um aeroporto decente as companhias aéreas irão interessar em voar para lá. O Aeroporto da capital Goiânia é uma porcaria, nem se quer há pontes cobertas (fingers) para o embarque de passageiros. Em dia de chuva tem que ir da sala de embarque até a aeronave de guarda chuva. QUE VERGONHA.

      • Suzana

        Igual Cuaiba/MT! hahahha
        E o pior é o "puxadinho" que está sendo feito la. Uma vergonha sem tamanho! RIDÍCULO!

        • Gabriel Q.

          Então empatou com Vitória! Que lástima… A única vantagem para mim é o desembarque pela porta traseira da aeronave. Quando acabar vou sentir falta (daqui a muitos anos… rs)

        • Gabriela

          Bah, em Cuiabá tá terrível!
          Desembarquei lá há 2 semanas atrás. O "puxadinho" foi o melhor hahaha

  • Muito bom! Tem o melhor serviço do Brasil! Além da malha, também precisa aumentar suas frequências onde opera, tomara que cresçam mais e mais! Só peca no programa fidelidade. Esse Amigo é o maior inimigo da Avianca Brasíl. LifeMiles já!

  • Carlos Neves

    Algum palpite sobre o futuro da AZUL nesse contexto de alianças? Estava apostando numa aliança entre a TAP e a AZUL…

    • Eu estava torcendo pra Azul entrar na Star Aliance…

      • Dênis Colli

        A Azul está com parceria de codeshare com a TAP, e está muito interessada na compra da TAP que poderá ocorrer em 2014.

  • Tenho uma amiga que trabalha na Avianca Brasil e a mesma foi fazer treinamento do Amadeus esse mês em São Paulo, confirmando também que a integração com a matriz. Com isso é um bom sinal, indica que já está bem próximo de ocorrer.

  • Julio brandao

    Um amigo q trabalha na Avianca me disse q um destes A330 fará a rota de ssa p um destino na Europa.

    • Dênis Colli

      Se for Europa será Madrid, onde a Avianca Colombiana já voa a partir de Bogota também com A330.

  • Silvio Carneiro

    Em breve começarei a concentrar meus pontos no "Inimigo". Adeus TAM Fidelidade!

  • Oscar Luiz

    No dia 31/03/2014, estarei subindo a escada embarcando num voo da Avianca Brasil e dando tchauzinho para TAM!

    Tchau TAM, tchau!

  • Espero que a aliança só faça melhorar a qualidade do programa de fidelidade e, quem sabe, o espaço entre as poltronas, que já é o ponto alto da companhia.

  • Leitor inseguro

    DÚVIDAS
    1. a TAM fará parte de outra rede (similar a star alliance)?
    2. meus pontos do tam fidelidade migrarão para o star alliance ou permanecerão com a TAM?

    • Diego

      1) A Tam está ingressando na aliança chamada OneWorld. Dentre as grandes empresas desta aliança, podemos citar American Airlines, Iberia, British Airways e LAN. Se essa mudança será boa ou ruim para o consumidor, cada 1 deve avaliar individualmente.
      2) Seus pontos são seus e estão depositados em uma conta no programa Tam Fidelidade, que é ligado à Tam. Logo, esses pontos seguem estando ligados à Tam, onde quer que a empresa vá. Até a saída da Tam da Star Alliance, você ainda pode emitir bilhetes em cias Star Alliance. Após isso, seus pontos permitirão emitir bilhetes de cias OneWorld e de outras cias que a Tam decida manter acordos.

      • José dos Anjos

        Não sei se é verdade, mas um agente de viagens que a TAM manterá o acordo de codeshare com a TAP, o que significa poder continuar comprar com as milhas do Fidelidade, por exemplo. Será que alguém confirma isso?

    • Junio

      Com certeza permanecerão com a TAM.

  • Jussara

    Não sei como a Avianca conseguiu essa proeza, de que adianta ter aeronaves modernas se ainda cobram para antecipar o voo! Sexta feira tive que esperar o horário do meu voo por 7 horas, pois não pude adiantar o voo, pois eu teria que pagar 600 reais de diferença tarifária e além disso o voo atrasou 2 horas 🙁 Antes de modernidade e lanches o que eu mais preciso é de flexibilidade. Avianca nunca mais!

    • Thomas H.

      Se quiser ter flexibilidade, basta comprar a passagem em uma classe tarifária superior.

      • CARLOS SEGUNDO

        Boa !
        Tem gente que compra a tarifa promocional e quer ter regalias e a flexibilidade da tarifa cheia, tenha dó.

        • Jussara

          Antecipação de voo gratuita não é luxo, isso é tão básico que a Azul, Tam e Gol possuem essa opção. Mas não vou me explicar mais, pois só que viaja frequentemente que entende.

          • CARLOS SEGUNDO

            kkk !
            " pois só quem viaja frequentemente que entende " kkk de novo !
            Se realmente viajasse frequentemente saberia que a Avianca é a segunda melhor empresa do País e ponto.
            Precisa de flexibilidade filha ?, pare de comprar bilhete com tarifa promocional e passe a comprar bilhete com tarifas flexíveis.
            É cada uma ….

          • Jussara

            Nao tenha preconceito com os pobrezinhos que nem eu e tantos outros que nao podem pagar pela tarifa superior. Vc nao é humilde?

        • Wilson

          Engracado encontrar funcionarios da Avianca que vestem a camisa. Espero que nao sejam mandado embora kkkkkk

    • Dênis Colli

      Jussara cada perfil de tarifa tem suas "regras" e assim suas vantagens e desvantagens.
      Na Avianca Brasil tudo é mais dificil.
      Recentemente antecipei um voo da Avianca Colombiana usando uma quantidade de milhas que não existe em alta-temporada além de não pagar nenhuma taxa para antecipar o voo.

    • Alex

      Já vi que vc nasceu pra sofrer de TAM!

  • Cara, a Avianca é a segunda melhor CIA Aerea do pais, só fica atras da Azul na minha opinião…muito bom saber que ela vai ser agora membro da SA… =)

  • Precisa aumentar a malha aérea e diminuir o preço!!

  • Cláudio

    Boa noite, meus caros.
    Um amigo meu fará uma viagem de São Paulo a Cuba em março. Por enquanto não possui cadastro nem no Programa Amigo e nem no Lifemiles. Ele pode optar entre um ou outro? Essa viagem será contabilizada naquele que ele escolher? Qual a diferença entre eles? O que recomendam?
    Obrigado!!!

    • Nessa caso a opção é o Lifemiles, não tem como pontuar no Amigo.

      • Cláudio

        Obrigado, Leonardo! E abusando um pouco mais da sua boa vontade, sabe me dizer se há algum problema se cadastrar em ambos? Acredito que não, mas, nunca se sabe, né? Melhor perguntar antes… Vi que o Programa Amigo está ofertando 500 pontos para cadastros novos. Será que a Life costuma fazer essas promoções tb? Atualmente não tem isso, mas será que vale a pena esperar e tentar em janeiro ou fevereiro? O vôo dele é apenas em março…

        • Silvio Carneiro

          Prezado Cláudio, não sou Leonardo, mas tentarei responder à tua pergunta. Não há nenhum problema em se cadastrar em ambos, a princípio o Amigo será migrado para o Lifemiles com esta entrada da Avianca para SA, visto que a colombiana já é integrante. Quanto às promoções, a MD costuma publicar boas promoções com o Lifemiles. Teu amigo, se quiser os pintos, tem que se cadastrar no Lifemiles, como já respondeu acima o Leonardo. Vide abaixo uma das mais recentes promoções
          http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-milha

          Att

          • Cláudio

            Obrigado, Silvio. E talvez sejamos parentes. Tb sou Carneiro…
            Sobre a promoção, a que me referi na pergunta é daquele tipo que concede X milhas para quem se cadastrar no programa naquele momento. Mas acho que o LifeMiles não faz promo desse tipo.
            No mais, verei com meu amigo se ele vai querer "os pintos" hahaha
            abração e obrigado, "primo"!

  • Olha, depois que eu peguei o vôo – Cuiabá – GRU, a Avianca desceu no meu conceito. O avião era muito antigo, o serviço de bordo foi bastante irregular.. Uma pena, e eu que havia elogiado tanto o serviço que havia tido de POA – GRU um ano antes

  • Excelente notícia, considerando os ótimos serviços da Avianca. Rafael, não sei qual o avião que você pegou, mas os serviços oferecidos nos modelos da Airbus são muito bons.

  • beto viajador

    Vamos prestigiar a Avianca que uniu-se a maior rede das aereas. tam ja era, pois teve o desplante de trocar uma rede de 28 empresas aereas por uma rede de 12. Que falta de respeito ao consumidor !!!!

    • Beto, a Tam foi obrigada a trocar por exigência da justiça chilena, após sua "fusão" (leia-se aquisição) pela LAN.

      • Oscar Luiz

        A TAM fez a fusão porque quis. Ou ela imaginou que o Chile é o Brasil e que aqui pode tudo?

        • Oscar, não é bem assim! O próprio CADE (órgão brasileiro que fiscaliza aquisições e fusões) recomendou a mudança, em nome da concorrência. Imagina a TAM na Star Alliance e a LAN na OneWorld… elas teriam praticamente todo o mercado de parcerias!

          Além disso, a "fusão" que resultou na LATAM tem muitos mais aspectos do que simplesmente o "porque quis". São interesses mercadológicos complexos, de modo que temos hoje, na América do Sul, dois grandes grupos: Avianca/Taca e LATAM.

  • Pessoal, acabo de voltar de PUJ (na verdade, dentro do avião da Avianca Brasil aguardando a conexão GRU-BSB) e os funcionários da colombiana me falaram que a integração das empresas só depende da omplantação do Amadeus (previsão fevereiro).

  • Robson Rosa

    Graças a Deus e ao meu suor, consigo viajar para a Europa em média 3 vezes ao ano. E o pior momento é na volta encontrar com brasileiro babaca no aeroporto medido a gostosão viajador: Pra que falar PUJ, é Punta Cana o metido.

    • Robson, lamentável seu comentário! Se vc realmente acompanhasse o MD, saberia que geralmente usamos os códigos IATA para nos referirmos aos destinos (assim como PUJ é Punta Cana, também citei GRU e BSB). Consegui a viagem com meu suor, a única de turismo que pude fazer esse ano, e graças a dica valiosa deste site! Se vc pode viajar 3x por ano à Europa, parabéns, aproveite esta oportunidade! No meu caso, estava sem internet nos 7 dias que fiquei fora, e assim que cheguei em GRU aproveitei p/ verificar e-mails e tb o MD, e quando vi este post aproveitei que poucas horas antes tive a informação. É assim que uma comunidade online deve funcionar!

      E para que eu tiraria onda com pessoas como vc que podem viajar várias vezes ao ano? Por favor, tenha mais respeito com o que é postado aqui! Não falei nada que atacasse alguém e não entendi seu post ofensivo. Vc é a prova de que, infelizmente, a internet está repleta de pessoas mal educadas e idiotas, que não conseguem ver nada além do próprio umbigo!

      Leonardo e Denis, desculpem pelas palavras, mas são postagens como deste infeliz que deveriam ser filtradas!

    • MTorres

      Arrotou que viaja tres vezes ao ano pra europa e o cara é metido? kkkkk

      • Fernando

        kkkkkkkk… muito bem observado! Viajante emergente detectado…