Smiles

Denis Carvalho 21 · julho · 2013

O programa de fidelidade da GOL costuma oferecer boas oportunidades em passagens nacionais e internacionais. Apesar de não fazer parte de nenhuma aliança, oferece uma boa variedade de companhias parceiras, como Delta Air Lines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Air Canada e Korean Air e Aeroméxico, que possibilitam encontrar passagens para várias partes do mundo. Seus pontos fracos são o preço mais alto de passagens em relação aos concorrentes, dificuldade crônica de encontrar passagens com algumas companhias parceiras, sobretudo a Aerolíneas Argentinas e a falta de atrativos dos voos da GOL, como entretenimento e serviço de bordo.

Categorias

O Smiles oferece quatro categorias de acordo com o número de milhas Club acumuladas: Smiles, Smiles Prata, Smiles Ouro e Smiles Diamante. Cada uma delas oferece benefícios exclusivos aos associados.

As milhas club podem ser acumuladas das seguintes formas:

Voando GOL ou parceiras aéreas
1 milha acumulada = 1 milha Club

Parceiros não aéreos
10 milhas acumuladas = 1 milha Club

Smiles

É a categoria básica. Para fazer parte basta preencher a proposta de adesão. Por ser a categoria inicial, não oferece nenhum benefício especial e as milhas têm três anos de validade.

Smiles Prata

Para conquistar essa categoria, basta que você acumule um total de 10.000 milhas Club, no período de 12 meses. Os benefícios Smiles Prata incluem:

• Bônus de 25% sobre as milhas acumuladas pela GOL, ou seja, além de acumular milhas de acordo com a tarifa do bilhete de viagem escolhido, você recebe milhas extras por pertencer à categoria Prata;

• 5.000 milhas Smiles de bônus quando você conquistar a categoria Prata;

• Voando GOL: Ter direito a um excesso de bagagem de até 10 quilos nos países que usam o conceito de peso na franquia de bagagem.

As milhas da categoria Prata têm validade de três anos. 

Smiles Ouro

Para conquistar essa categoria, basta que você acumule um total de 20.000 milhas Club, no período de 12 meses. Entre os benefícios da categoria Smiles Ouro estão:

• Bônus de 50% sobre as milhas acumuladas pela GOL, ou seja, além de acumular milhas de acordo com a tarifa do bilhete de viagem escolhido, você recebe milhas extras por pertencer à categoria Ouro;

• 7,5 mil milhas Smiles de bônus quando você conquistar a categoria Ouro;

• Voando GOL: Ter direito a um excesso de bagagem de até 20 quilos (nos países que usam o conceito de peso na franquia de bagagem) ou a uma peça (nos países onde esse conceito se aplica);

• Atendimento diferenciado no check-in GOL e acesso à Sala VIP Smiles, independente da classe em que estiver voando;

• Central de Atendimento Smiles Exclusiva.

As milhas da categoria Ouro têm validade de quatro anos.

Smiles Diamante

Para conquistar essa categoria, basta que você acumule um total de 35.000 milhas Club, no período de 12 meses. Os benefícios da categoria Smiles Diamante são:

• Bônus de 100% sobre as milhas acumuladas pelas companhias aéreas parceiras GOL e Delta Air Lines. Ou seja, além de acumular milhas de acordo com a tarifa do bilhete de viagem escolhido, você recebe o dobro de milhas Smiles por ser cliente Diamante;

• 10 mil milhas Smiles de bônus quando conquistar a categoria Smiles Diamante;

• Voar pela GOL em assentos especiais gratuitos, podendo optar pelo assento sem ninguém ao seu lado;

• Acesso gratuito ao assento GOL+ Conforto, que oferece mais espaço entre os assentos e privacidade ao passageiro, já que o assento do meio é bloqueado.

• Excesso de bagagem de até 20 quilos (nos países que usam o conceito de peso na franquia de bagagem) ou a uma peça de até 32 kg (nos países onde esse conceito se aplica);

• Atendimento diferenciado no check-in GOL e acesso à Sala VIP Smiles, independente da classe em que estiver voando;

• Antecipar voos sem cobrança de tarifa adicional: o seu voo pode ser antecipado desde que na mesma data e até 6 horas antes da sua partida original, havendo lugar no voo;

• Central de Atendimento Smiles Exclusiva.

As milhas conquistadas na categoria Diamante têm validade de cinco anos.

Parcerias

O Smiles oferece uma variada gama de parceiros, entre companhias aéreas, bancos, lojas e programas de fidelidade variados. Apesar de não ter a mesma diversidade do Multiplus, seu concorrente da TAM, ele tem ampliado rapidamente o número de opções para o acúmulo e uso das milhas.

Companhias Aéreas

A GOL não é parte de nenhuma aliança, mas mantém parcerias com diversas companhias aéreas para acúmulo de milhas e resgate de passagens. São elas: Delta Air Lines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Air Canada e Korean Air e Aeroméxico.

Bancos e cartões de crédito

O Smiles permite a transferência de pontos acumulados nos programas dos principais bancos e cartões de crédito, como American Express, Banco do Brasil, Safra, Votorantim, Banestes, Banrisul, BBVA, Bradesco, Caixa Econômica Federal, BRB, Credicard, Diners Club, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander.

Outros parceiros

Para expandir as opções dos clientes, o Smiles tem parceria com lojas e empresas de diversos segmentos. O grande diferencial é que os pontos obtidos por meio de compras ou transferidos também contam para upgrade de categoria Smiles, na proporção de 1 milha Club a cada 10 acumuladas. Entre os parceiros há redes de hotéis, como Accor Hotels, Voilà Hotel Reward, Hotel Gran Marquise, Costa do Sauípe, Tay Hotels, Atlantica, Golden Tulip, Hilton HHonors, Othon, Sheraton, Marriott, IHG Rewards Club, Slaviero e Starwood. Há ainda convênios com lojas virtuais, estacionamentos, locadoras de veículos e diveros outros.

Pontos

O número de pontos para emitir passagens nacionais na GOL já foi o grande destaque do Smiles, mas desde o ano passado a política do programa mudou e nem sempre ele oferece as tarifas mais competitivas. Algumas vezes é possível encontrar passagens com boa disponibilidade e valores menores que os concorrentes, mas nem sempre isso ocorre. Quando se trata de voos em companhias parceiras, a coisa complica um pouco, com passagens mais caras e com menos datas, mas ainda assim é uma boa opção.

Promoções

O Smiles costuma fazer vários tipos de promoção. O primeiro deles é para o resgate, com valores reduzidos de passagens nacionais e internacionais durante um período limitado de tempo. O segundo é para a transferência de pontos de cartões e bancos, oferecendo bônus para os clientes. Também costuma fazer promoções para a compra de milhas ou transferências entre participantes com bônus.  É provavelmente o programa que mais faz promoções ao longo do ano, mas muitas não são vantajosas.

Cartão de crédito

Além dos cartões parceiros, o Smiles tem um cartão próprio, em parceria com o Bradesco e Banco do Brasil. Os cartões International oferecem 1,35 milha Smiles por dólar gasto, enquanto os cartões Gold e Platinum oferecem 1,5 e 2 milhas, respectivamente.

Cadastro

Fazer o cadastro no programa Smiles GOL e começar a acumular milhas é muito fácil: basta preencher um formulário de inscrição no site da GOL. Acesse este link e preencha as informações desejadas para se cadastrar.

Contatos

Site: www.smiles.com.br
Centrais de atendimento: Smiles e Prata: 0300 115 7001 ou Diamante e Ouro: 0300 115 7007

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • nelson costa

    Estou com dificuldades de receber pontos programa Smiles de promoção realizada. Estou colecionando protocolos dos pedidos sempre prometendo soluções proximos dias .Como posso acessar a Ouvidoria da Smiles pois pelo telefone e contato pela internet não consegui nada!

  • Giovanna Besada

    Estou muito insatisfeita com o programa Smiles, entre 2011 e 2012 transferi 90.000 milhas para o programa . Esqueci minha senha e tento desde dezembro de 2012 recuperar a mesma ,ontem as 22:00 Hs ficaram de voltar a ligação em 2:50 Hs estou esperando até 14:15 de hoje .Detalhe importante ,em outubro próximo 30.000 milhas perdem a validade.Espero pacientemente que este impasse seja resolvido, Giovanna Besada

    • Kellerson

      Giovanna, Tente o site Reclame aqui. Tive um problema com a Smiles e foi resolvido rapidamente.

  • Rodrigo

    PESSOAL, PARABÉNS PELO SITE! CADA VEZ MELHOR!!! Segundo notícias recentes, divulgadas inclusive no site de "melhores destinos", a GOL está em processo de fechar parceria com a TAP. Alguém sabe em quanto tempo pode demorar a aprovação, pelo governo, dessa parceria (tomando por base processos de parcerias anteriores)? Alguém sabe o andamento desse processo? Por favor, alguém poderia esclarecer minhas dúvidas? Muito obrigado!

  • Ricardo C.

    Não adianta o SMILES ter milhas mais em conta porém não apresentar nenhuma opção disponível em certos trechos durante 1 mes de busca pelos 30 dias. Por,exemplo nenhum vôo rio las Vegas rio em fevereiro 2015

  • Érico Lindner

    Pois é, eu tinha intenções de transferir pontos para o Smiles, procurei uma loja da Gol onde recebi meu nº e tentei acessar minha conta, mas como não lembro a senha, não houve jeito. E diante dos depoimentos acima, abandonei a idéia. Érico Lindner Canoas-RS

  • Carla

    Eu tenho milhas do Smiles e estou tentando alguns meses passagens de ida e volta pata Los Angeles e não disponibiliza nada. Que programa é este ? Sei que tem varias cias aéreas parceiras.

    • Leonardo Abou Kamel Machado

      Conseguiu carla?? to querendo passagens pra LA tb, vou em janeiro, se conseguiu me fala como… mas no site nao tem… o serviço de call center é muito ruim… to em duvida do smiles e da azul… uma amiga minha me indicou entrar em contato direto com a copa airlines…

      • Carla

        Nada Leonardo. Vc conseguiu ?

  • diovania

    O programa ja foi bom , hoje esta pessimo.Nao tem boas opcoes ! Ja troquei de programa , e hoje o melhor tem sido AA.

  • Rafael

    Eu sempre transferi meus pontos para Smiles, mas depois de ter tentado emitir uma passagem internacional eu nunca mais coloco um ponto sequer neste programa. Olha o estilo de atendimento:

    Ana P.S.S.:Olá. Bem-vindo(a) ao atendimento online!
    Por
    favor, anote o nº do protocolo: 1411190999668. Convidamos a participar
    de nossa pesquisa de satisfação no final do atendimento.
    09:04:14

    RAFAEL:Olá bom dia,
    09:05:09

    RAFAEL:gostaria
    de saber como faço pra emitir passagem por milhas smiles através de
    parceiras aéreas… Há mais de um ano venho pesquisando inúmeros trechos
    que necessitei durante esse tempo e nunca achei sequer uma tarifa
    disponível pra qualquer que fosse o destino
    09:06:24

    Ana P.S.S.:Bom dia!
    09:06:31

    RAFAEL:neste
    momento estou precisando de um trecho was-mco, três aeroportos suprem
    este trecho, porém sequer aparece um valor para compra
    09:07:20

    Ana P.S.S.:Rafael, a pesquisa é realizada pelo site http://www.smiles.com.br em sua conta Smiles, Voos Parceiras Aéreas opção “Emissão de bilhete on-line”.
    09:07:24

    RAFAEL: estou achando que pela Tam a
    emissão via American Airlines tá ganhando e muito da parceria Gol -Delta. Acho que talvez aqui seja como lá, e somente por atendimento telefônico, é isto?

    09:07:36

    RAFAEL: Parece que perde tb no atendimento
    09:07:48

    RAFAEL: Pois pela sua resposta vc sequer leu minha pergunta
    09:08:13

    RAFAEL: Já lhe informei q há um ano venho pesquisando pelo canal que me sugeriu
    09:08:33

    RAFAEL: e nunca vi uma disponibilidade sequer pra qualquer que seja o lugar

    09:09:22

    Ana P.S.S.:Rafael, a pesquisa sobre trechos com as parceiras é somente pelo site Smiles.
    09:09:34

    Ana P.S.S.:Não temos acesso a trechos com as parceiras.
    09:09:50

    RAFAEL:era tudo. Obrigado

  • Humberto Hitoshi

    Alguém também acha impossível emitir passagens pela smiles para o exterior? Consigo no máximo para América do Sul, mas para América Central e o resto do mundo estou achando impossível! Não há disponibilidade nunca até ano que vem. Estou tentando para Aruba/San Andrés/Maldivias e nada…

    • Geisa

      Estranho isso, Humberto. Eu fui e voltei pra Europa em março 2015 com todas as passagens emitidas com milhas Smiles. Fiz GIG-CDG e CDG-BCN pela Air France e BCN-MAD e MAD-GIG pela Iberia. Todas, todas mesmo, compradas com milhas (65.000 ao total). Quando fiz as reservas entrei diretamente na busca do site.

  • Raimundo Gomes Braga

    Essa avaliação de “melhor programa de milhas brasileiro” está defasada!

    É hora de fazer uma nova eleição para chegar a essa constatação!

    Comprei um bilhete para o irmão de um amigo meu viajar de Porto Velho a Rio Branco. Ele foi barrado no aeroporto e não pôde embarcar. (LOC: NL48KX)
    Disseram que é bloqueio de segurança.

    Deveriam adotar um procedimento de segurança como o do Fidelidade da Tam, que é feito no momento da Compra.
    Se o programa permite a compra no site, a pessoa tem o direito de embarcar!

    Como se não bastasse, o constrangimento sofrido pelo cidadão, eu preciso emitir mais bilhetes hoje e simplesmente a minha conta smiles foi bloqueada.
    Tenho mais de 300 mil pontos no programa Smiles e não posso usar minhas milhas.
    Liguei na central Smiles e a atendente me informou que somente o setor de segurança pode efetuar o desbloqueio e que isso pode demorar ATÉ 10 DIAS UTEIS! (protocolo: 124762379329)
    Mas eu preciso comprar hoje esse bilhete, pois amanhã já pode ser outro valor!

    Isso lembra a época do Collor, em que as pessoas que tinha dinheiro na conta corrente não podiam sacar!

    É um absurdo estratosférico! Só acontece esses horrorosos desrespeitos ao consumidor em países tupiniquins como o Brasil.

    Totalmente indignado com o programa Smiles!

    Quero que devolvam todas as minhas milhas para o Banco do Brasil!

  • Valquiria

    O programa da Smiles já foi um dos melhores, mas agora é um dia piores. Ultimamente eles fizeram várias campanhas favorecendo acúmulo de milhas, mas com isso você precisa de muitos pontos para emitir um bilhete. Todos os anos eu emitia bilhetes para o nordeste com 10 mil pontos, isso agora é impossível. Um trecho de Campo Grande ao nordeste só é possível com mais de 20 mil se tiver sorte. Recentemente transferi 80 mil pontos para a Smiles e me arrenpendi muito. Se você tem pontos transfira para a Tam ou Azul. Smiles nunca mais.

  • Fernando Rasmusen

    Estou com muita dificuldade para conseguir voo para Vacouver, CA. no período de janeiro a março de 2016.
    Alguém sabe qual o melhor modo de procurar voos para este destino utilizando a Smiles?
    Se puderem ajudar, ficaria muito grato.
    fernandorasmusen@gmail.com

  • Fátima, a mudança na validade das milhas é apenas para o que for acumulado pelo Clube e após o ingresso no Clube. A Smiles tem ofertas para Buenos Aires e destinos nacionais que geralmente divulgamos aqui. Fique ligada nas nossas postagens