Smiles X TAM Fidelidade, a briga pelo pior site.

Leonardo Marques 20 · abril · 2011

Já tem alguns meses que os leitores estão pedindo esse post… vamos lá!

Até o ano passado a emissão de passagens pelo site da TAM funcionava bem, até que criaram o Multiplus, estava criada a confusão. Já fizemos dois posts aqui sobre o assunto, são milhas que desaparecem, as passagens são emitidas em um site mas é preciso ter senha em dois, o site não funciona em alguns navegadores…

No final de 2010 a GOL lançou um novo site do Smiles, com novos recursos muito interessantes, como por exemplo remarcar passagens emitidas com milhas. O problema é que esse novo site não funciona, ele é péssimo! Não funciona adequadamente em nenhum navegador, mas no Internet Explorer 8 e no Firefox 4 era possível, com um pouco de sorte, emitir passagens. Porém. essa semana, a GOL resolveu bloquear o acesso com qualquer navegador que não seja o Internet Explorer. Dessa forma, usuários de Mac, Linux, Smartphones (ex: iphone/android) e tablets (ex: iPad) ficam impedidos de emitir passagens no Smiles.

Estamos em 2011 e as duas maiores empresas aéreas do Brasil, que tem os dois melhores programas de fidelidade não conseguem ter um site que ofereça o mínimo: emitir passagens com milhas de forma simples. Infelizmente os programas de fidelidade das demais companhias brasileiras ainda não são competitivos, mas uma hora isso muda.

O Melhores Destinos já recebeu até comentários de leitores achando que isso seria proposital. Realmente pode parecer, mas preferimos acreditar que seja incompetência mesmo.

No dia que essa situação mudar, teremos prazer em publicar aqui um post falando o belo site do Smiles ou do belo site do TAM Fidelidade, mas por enquanto só nos resta reclamar.

Onde reclamar?

Smiles 0800-887-0000

TAM Fidelidade 0800 123 200

Você também já teve problema com o site desses programas de fidelidade? Deixe aí o seu relato nos comentários.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Leandro Diniz Modest

    Essa semana fui ajudar meu avô a resgatar passagens pelo Tam Fidelidade, mas é claro que meu avô não sabia a senha de resgate, entrei em contato com a tam e eles informaram que havia um problema no cadastro do meu avo que eles não foram capazes de me dizer a senha, ou seja, não consegui a passagem, para isso devo (meu avô deve) ir no aeroporto para conseguir emitir essas passagens, ou aguardar 30 diaspara solução do problema cadastral. Mas que não me garantem o prazo.

  • Douglas

    Acabei de resgatar milhas BEL – GRU 16/5 – 4000 smiles e levei 40 minutos.

    Na semana passada, consegui resgatar o trecho GRU – BEL 13/5 – 4000 multiplus em 10 minutos.

    Esta é a minha experiência recente.

    No entanto, vale destacar que estou tentando resgatar outro trecho no site SMILES, sem sucesso. Só dá erro e mais erro. "Usuário sem permissão de acesso ao login"

    É isso.

  • Viviana Garcia

    Pra te dizer a verdade ainda nao sei a diferenca entre o TAM Fidelidade e o Multiplus nao…alguem pode me explicar??

    🙂

    Obrigada

  • Letícia

    Continuo achando a TAM pior, que não resolve nem pelo site nem por telefone. Agora inventaram que é só mandar um email. Já pedi reembolso desse modo duas vezes, há mais de um mês e nunca obtive resposta. Continuo na briga.

  • LucasA.

    Pois é. É complicado acessar o smiles.

    Antes eu tinha até problema de fazer o loggin..

    e o pior são as mensagens que eles não respondem.

    Faz 2 semanas que eu mandei uma dúvida através do faleconosco e até agora….zzzz

  • alexandre chagas

    E reclamar adianta !!!

    os 2 são pessimos !!!

    Parece que eles estão fazendo um favor. Alguem já tentou emitir bilhete internacional com a Tam?, é uma aventura. Eu agora só viajo nas parceiras. Na AA, é tão facil e tem varias promoções durante o ano

  • Bruno Simões

    Desde a mudança no site do Smiles eu estou com problemas para acesso e emissão de bilhetes. Cada vez mais eu vou tendendo para a Azul, mesmo com seu programa de milhagens pouco competitivo (ou até pra WebJet, que não tem).

  • Daniel

    Não é possível emitir passagens por esse telefone?

    • Leonardo Marques

      No Smiles não.

  • Jeferson

    [2]

  • Renato

    Fazem 20 minutos que eu logo no site do Smiles, até mesmo pelo IE. Mas processa, processa e não faz nada.

  • Mirella

    Tenho pontos no Multiplus e aparecem normalmente no TAM Fidelidade. Fui tentar usar para comprar passagens para os EUA para Agosto (vejam bem q está relativamente longe)e aparece como esgotado, não tem opção. Mas se eu refaço a busca SEM querer usar as milhas tem passagem a vontade. E outro dia ainda ouvi uma promoção da TAM falando que se houvesse passagem disponivel também teria para comprar com milhas. Propaganda MEGA enganosa deles. Quanto ao Smiles comprei ano passado para Buenos Aires rapidinho e sem problemas. Gostaria mesmo de saber qual o problema da TAM.

    • Alexandra

      Aconteceu o mesmo comigo no Carnaval. Mandei um e-mail para o Fale com o Presidente reclamando que a propaganda é enganosa e que os lugares estavam todos esgotados para passagens com pontos e disponível para compra. Eles me responderam que isso não existe e que se tivesse disponibilidade mesmo não haveria restrições de assento. Acabei conseguindo comprar, mas em datas fora do feriado…

    • Rafael

      Eu acho que por pontos eles só emitem até 90 dias antes do voo.

  • Nossa, a TAM me tira completamente do sério. Já tive 2 brigas muito feias com eles.

    Acho um absurdo eles terem um "fidelidade" que não fideliza ninguém e não funciona.

    Um desrespeito com os clientes.

    Com a GOL ainda não tive problemas, mas já dá um frio na barriga querer os pontos.

    E o mais legal de tudo é que estamos nessa era digital que tudo tem que ser rápido e bem resolvido… mas né…

  • João Ximenes

    De fato os sites são bem ruins (só suportar Internet Explorer é vergonhoso), mas pelo menos o atendimento do SMILES me ajudou a ter acesso. Enviei email para gol.digital [a] bm.com e rapidamente a GOL entrou em contato para resolver o problema.

  • Carina

    Ontem, tentei emitir passagens pelo Smiles e não consegui. Tenho um Mac e por isso não sou "apta" a emitir passagens por ali. Por causa disso, vou deixar de ser "apta" a comprar passagens pela cia no site normal – que, ironicamente funciona perfeitamente em qualquer sistema. Na Tam, direto, eu coloco a senha pra tentar usar as milhas e dah mensagem que o sistema não estah funcionando. Muita preguiça de ser "fiel" as cias aéreas e não receber respeito em troca.

  • Ricardo

    Bom eu abro o site, vejo meu saldo, só que quando vou emitir as passagens não aparece as passagens com milhas, só com dinheiro. Que coisa.

  • Daniel

    INACREDITAVEL!

    Se voces repararem, os meses de Fevereiro e Março tem exatamente os mesmos dias caindo no mesmo dia da semana.

    Por conta desses SITES EXDRÚXULOS, fui fazer uma viagem de uma semana, e acabei comprando a volta para o mês seguinte. Prejuizo de R$ 400,00 reaos para emitir outra passagem na hora e 17 horas no aeroporto. Empresas medíocres!!!!!!!!!

  • Olá,

    proponho fazermos uma campanha no twitter para que as empresas saibam que precisamos de mudanças.

    Que tal twittar:

    @passagensaereas falou o que estava entalado na garganta há tempos! resgatar milhas com @TAMAIRLINES @VOEGOLOFICIAL é impossível! #campanha

    Vamos?

    • Bruno Simões

      Gostei da ideia. Vou aderir.

  • Bruna

    Eu perdi 1800pts na mudança da Tam… Ainda não fui atrás desses pontos, mas, quando for, sei que vou me estressar…

    Tenho um Mac, mas ainda não acessei o site do Smiles para ver se tenho problemas…

    • Moacyr Lopes

      Você não está sozinha. Perdi 2700 pontos na mudança, fiz a reclamação e eles nem responderam.

      Por isso que a Azul, a Webjet, a Passaredo e a Trip estão crescendo. A Tam não respeita seus clientes.

  • André Marques

    Consegui emitir semana passada pelo Fidelidade, mas somente pelo I. Explorer, e nós no século 21, TAM na década passada…..pura incompetência

  • Alexandra

    Já resgatei muitas vezes pelo TAM Fidelidade, mas realmente é um site muito ruim. O Multiplus foi a pior invenção que a companhia teve, já mandei inclusive minha reclamação sobre isso. Pra mudar e-mail no cadastro, resgatar senha, etc, é uma via cucis! Às vezes, é melhor pagar a taxa para emitir por telefone do que pelo site. Nunca usei o do Smiles, nem posso dizer como é.

  • Nadja Mallet

    Fiquei um tempão pra conseguir acessar o site do Smile pelo explorer… o site tá com muita lentidão… quando finalmente consegui não havia promoção de 1.000 milhas para o período e trecho que eles referem na promoção… SP(CGH)para Salvador… péssimo… mas não é que acabou/esgotado… simplesmente nem constava opção smiles!

  • Samuel

    Também acho vergonhoso o Smiles só funcionar no Internet Explorer. Já fiz a minha reclamação. Registrem a de vocês também.

  • Thiago

    Odeio emitir passagens pelo site, sempre uso o TAM Fidelidade e emito direto na central de vendas pelo telefone .. ligo la rapidinho, a secretaria eletronica pede a senha de resgate, dps eh so emitir a passagem .. bem mais facil 🙂

  • marta

    Minha experiencia anterior (antes do Multiplus) com o TAM Fidelidade era ótima… já havia resgatado vários trechos, não só pra mim, e sempre dei preferência por voos TAM objetivando pontuar no Fidelidade. Depois do Multiplus, essa realidade mudou drasticamente. Tive pontos da própria TAM não efetivados em tempo hábil, o que me impediu mudar de categoria (desde agosto de 2010 insisto com a TAM para a mudança de categoria devida, mas até agora nada… chegaram a pontuar os trechos depois que enviei, por duas vezes, cópia dos cartões de embarque, mas não efetivaram a mudança de categoria a qual tenho direito.. já abri processo no Fale com o Presidente, mas também não surtiu efeito).

    Quanto ao Smiles, utilizei poucas vezes, com dificuldade. Agora, por exemplo, estou tentando resgatar pela promoção de milhas reduzidas, e o site não carrega, mesmo usando IE, como determinado pela empresa.

    Sempre tento resolver emissões de passagens pela internet (compra ou resgate de milhas), mas meu marido não tem paciência pra isso e sempre vai a uma loja da TAM… já fiquei duas horas na loja da TAM-aeroporto em Brasília para resgatar milhas, na época daquela confusão que até saiu na imprensa (depois disso a TAM instalou uns banquinhos pra tentar minimizar o problema das longas filas), passei mal e hoje dou preferência a ficar sentada na frente do computador tentando pela internet.

  • Daniel Santos

    Realmente o site do Smiles é muito reuim. Inclusive estou tentando agora mesmo e o site só dá erro em cima de erro. Está impossível emitir passagens.

    • Renata

      Eu acabei de ter uma briga com o atendente, porque depois de 2 meses tentando pelo menos descobrir meu saldo de milhas, ele vem me dizer que não tem acesso à informação e que devo tentar posteriormente, pois o site está funcionando normalmente e o problema é no mue pc. Quando falei que o problema é antigo, que todo mundo para quem perguntei alegou que nunca conseguiu usar o site, simplesmente fiquei sem resposta. O atendente fechou a janela do atendimento online. É mole?? Será que na GOL do aeroporto de Brasília consigo saber quantas milhas tenho e, se for o caso, resgatá-las?

  • Erlon

    Uso Linux e é uma confusão quando eu tenho de emitir bilhetes pela Tam (tive de subir uma maquina virtual windows para quando eu precisasse fazer isso). Smiles eu não posso dizer nada pois nunca usei nem o velho nem o novo… Até os bancos estão melhorando com relação ao suporte a Linux, mas as empresas aéreas parecem não querer investir nesse segmento que a cada dia cresce…

  • Fabio

    Hoje entrei no site do Smiles para resgatar milhas mas fui impedido de continuar porque sou usuário de MAC. Mandei uma reclamação, mas acho que esse tipo de erro não precisava chegar a acontecer. Como pode um site ser tão mal administrado???

  • Vagner Santos

    A cada dia se confirma a incompetência destas duas companhias.Ano passado (setembro) fiz 2 trechos internacionais pela SWISS AIR – STAR ALLIANCE. Até hoje a TAM não computou meus pontos.Na GOL tento resgatar passagens já fazem 2 meses, e o site NUNCA,repito, NUNCA funciona. Coloco numero smiles, tento a senha, a pagina fica fora do ar. Tento de novo, nem abre.Conexão não é,pois tenho velocidade de sobra na minha net.Por eliminação vejo que é a incompetência e descaso destas duas "gigantes" (será que podemos chamar assim?)da aviação brasileira.Fica aqui registrado meu descontentamento com tanto descaso.

  • Luciani Gomes

    Com a TAM eu ainda consegui resgatar minhas milhas mais facilmente, mas a GOL é f. Acho que vale vocês fazerem uma matéria também sobre o resgate de pontos com companhias parceiras. GOL e TAM oferecem esse serviço, mas a troca de pontos por passagem só pode ser feita através do telefone. Tentei diariamente durante uma semana na GOL agora em abril, cheguei a esperar meia hora na linha, e nunca fui atendida. Resultado, desisti. É um absurdo o desrespeito com o consumidor.

    * Ano passado eu só consegui que a GOL creditasse meus pontos ganhos voando em cias parceiras meses depois de ter feito a solicitação, e só porque entrei com queixa na Defesa do Consumidor do Jornal O Globo.

  • Hilton

    Eu sou obrigado a usar a BOMBA de explorer, pois não funciona no firefox nem no melhor de todos os navegadores, o Opera (venceu com os votos dos internautas), Isso é um absurdo!!! Tenho as minhas dúvidas, ou não sabem fazer um site (masters) ou tem mutrata com o windows.

  • vane

    tb nao sei… poderia ser uma materia…

    "curti" a materia…

  • Rodrigo

    Bom pessoal, o jeito é recorrer ao procon, talvez com aplicação de multas as companhias melhorem os seus procedimentos. Mas entre o programa multiplus e o smiles, o tam é disparado o pior.

  • Nataly

    Muito Ruim o site da smile, cheio de bugs e cai toda hora a conexão, pra compra passagens é bem mais eficientes o da multiplus eu desisti por que nunca consegui passar da área de login

  • Rafael

    Tenho o TAM Fidelidade. O site é realmente muito lento, mas não acho que seja pior que o site TAM sem procurar por passagens premio.

    Nunca tive problema algum em resgatar passagens, já fiz isso várias vezes, inclusive esta semana. O que é realmente chato é o site do Multiplus, mas a principio vc não precisa usar ele para nada, a não ser conferir se tem milhas que estão vencendo.

  • alex

    entre telefonemas e emails e espera por resposta até conseguir cadastrar minha esposa efetivamente no tam fidelidade que não sei porque exige também um cadastro no multiplus que no final vc tem que enviar para a tam demorei 3 semanas….isso para o cadastro…..imagino agora para a compra.

    na gol nem sabia que com outros navegadores não consegue, pois uso o IE8 mesmo….mas se não puder em outros navegadores é uma grande falha…

    mas resumindo prefiro a gol devido a essa enrrolação de ir para lá e para cá da tam….horrível!

  • yakult

    Site Ridículo, levei quase duas horas pra descobrir como comprar milhas pelo site, completamente confuso e desorganizado.

  • Samuel

    É tosco demais!

  • Marcelo

    Também já tive problemas. No TAM Fidelidade é difícil saber quantas milhas eu tenho, pois nunca carrega no site… No Gol ocorrem problemas na navegação… Será mesmo proposital? Tomara que não!

  • Evelise

    O pior é na compra de passagens pela TAM, que sempre dá erro.

    Estou com uma reclamação em aberto pelo fato de terem cobrado uma passagem indevida no meu cartão de crédito, pois no momento da compra o site apresentava erro e não completava a operação…mas a cobrança indevida foi feita.

    E para o reembolso de uma outra passagem não utilizada, eles estão demorado mais de 1 mês para resolver a situação.

    A TAM tem muito o que melhorar no serviço de atendimento ao cliente.

  • Cesar Boff

    Péssimo o site do Smiles! Estou tentando resgatar milhas faz algum tempo e nada! Vejo que vou perder a promoção e a possibilidade de resgatar algumas milhas que estão por vencer. Péssimo também o check-in pelo celular que te obriga a procurar um atendente para imprimir uma segunda via do cartão de embarque, pois nos totens de autoatendimento não é possível imprimir a primeira. Bem vindos ao século 21 que brilhantes gênios da informática desenvolvem sites e aplicativos que rodam em um único navegador ou que na realidade não funcionam efetivamente. Mais uma vez, azar o nosso que pagamos tarifas tão altas por um serviço de péssima qualidade.

  • Ontem mesmo perdi um tempo preenchendo o cadastro para me inscrever no Smiles e: quem disse que deu certo?? Eu clicava para enviar e voltava sempre para a mesma tela de cadastro..

  • Gustavo

    A gol/SMILES BLOQUEOU minha senha ¬¬, e quem disse que consigo uma nova ?!

  • Leonardo

    nunca tive problemas com o smiles….ele sempre entra e funciona normal pra mim, a unica coisa é que as vezes ele fica um bem lento, mas sempre funcionou sem problemas!

  • Marcos

    Muito bom o post, quem sabe surte algum efeito nas duas gigantes do mal atendimento.

  • Marcio Marinho

    Não posso deixar de comentar minha experiencia com essa tal de Multiplus. Ressalte-se de antemão que sempre fui bem atendido pela TAM em seu sistema telefonico e pelo site, à exceção de uma vez que tive de remarcar uma passagem Berlim-Curitiba, onde a única opção era ligar para a loja de Frankfurt que simplesmente não atendia o telefone e quando atenderam foi uma novela mexicana para remarcar a passagem.

    Quanto à Multiplus, minha triste saga começou com sua criação. A TAM simplesmente mandou meus dados desatualizados para a Multiplus. OU seja, meus dados na TAM eram um e na Multiplus, outro. Para atualizar esses dados, após reclamações em todos os números da TAM, fui obrigado a enviar cópias de documentos pessoais por e-mail. Conduta TOTALMENTE INSEGURA que expõe os clientes da TAM a estelionatários e vazamentos de dados com imagens de documentos pessoais de seus clientes. Isso tudo pelo fato de meu email estar desatualizado. Após muitos aborrecimentos, resolvi mandar o tal email. Assim, requeri: solicito a alteração do meu email para aaa@yahoo.com. Qual foi meu erro? Deveria ter terminado a frase sem ponto, maculando as regras básicas da Gramática, a fim de fazê-los entender que meu email era aaa@yahoo.com (SEM PONTO) e não aaa@yahoo.com. (COM PONTO) É brincadeira!! Alteraram meu email de forma errada e isso durou mais uma semana para resolver. Santa Paciência! Será que os caras não conseguem unificar nem os dados dos clientes. Temos de manter duas assinaturas eletronicas etc. Sinto na contramão dos avanços tecnológicos atuais. Lamentável. Acho que a TAM não precisa disso! Sem falar que se a TAM não é empresa da Multiplus, a TAM não poderia repassar seus clientes para a Multiplus. Nao temos contrato com essa "empresa nova".

  • Eduardo Galvã

    Sou Engenheiro e trabalho na área de TI, inclusive com desenvolvimento de sites.

    Incrível como que estas empresas não tem a capacidade de contratar pessoas competentes para fazer algo tão trivial. A maioria dos erros são MUITO BÁSICOS.

  • Dia 18 tentei me cadastrar no Smiles. Minha IE não funciona corretamente. Resultado= Tive que baixar o IE para poder me cadastrar no Smiles. Sacanagem isso

  • Gustavo Costa Ribeir

    E o Smiles continua com problema. Nem com o IE versão 9999… é possível acessá-lo.

    Portanto, promoção para inglês ver.

    O controle de qualidade para os programas de milhas da Gol e da Tam é 0.

  • Leandro Costa

    Utilizo o smiles com muita frequência, viajo sempre a cada 15 dias. Nessa semana me deparo com o bloqueio ao site do programa para usuários que não utilizão Internet Explorer!

    Isso é uma piada de mau gosto! Vou ferrar muita gente com isso!

    Usuários de várias plataformas, mac, linux, ou mesmo windows com outros navegadores, tablets ( ipad e similares ), usuários de qualquer dispositivo móvel, etc!

    PQP! Que mudem isso logo!

  • Julio Santos Monteir

    Recentemente tive o prazer de emitir uma passagem com milhas na United.com (United Airlines/Continental Airlines). O site deles é muito bem feito, rodou muito bem até mesmo no Chrome 12, no Mac OS X, fiz a compra de 5 passagens em menos de 20 minutos.

    O legal é que o sistema de compra via milha é o mesmo que compras em dinheiro, portanto você não é "penalizado" por comprar com as milhas.

    A United.com não tem aplicativo para iPhone, mas o seu site tem uma versão mobile para smartphones, compatível com iPhone e Android, portanto é possível também fazer muita coisa pelo próprio celular.

    Um exemplo a ser seguido.

  • Leonardo Barros

    Liguei hoje para o TAM Fidelidade e perguntei o porque de nunca conseguirmos encontrar trechos disponíveis, com o mínimo de pontos da classe de viagem! Por exemplo, simulem viagens com a máxima antecedência possível para Miami ou NY! Daqui a 6 meses será Outubro, baixa estação, 20.000 pts por trecho! Se você tentar, NENHUM dia haverá disponibilidade de assentos por 20.000! Somente 30 ou 40.000, se não estiver esgotado! Na minha opinião é proposital, e nos fazem de palhaços!

  • Luciano

    Sugiro a vc entrar em contato com seu cartão de crédito,pois através do setor de reembolso vc não vai conseguir com facilidade,foi deste modo que consegui o reembolso no meu cartão do bilhete TAM.

  • Bruno do Couto

    Já fiz a minha parte, liguei e reclamei do site Smiles

  • paty

    faz mais de um mes q estou pedindo minha senha eletronica pra tam, e ate agora nada me foi respondido. estou querendo utilizar meus pontos pra viajar, e nao consigo, pq nada/niguem resolve me mandar uma simples senha. faz enviei um mail com TODOS os dados q me pediram e ate agora nada!!

    E PESSIMO O ATENDIMENTO TELEFONICO, fiquei mais de 48min. pra alguem me atender, ai CAIU a ligacao. tentei de novo, mais 34 min. me pediram pra enviar comprovante de endereco, cpf, rg e numero so cartao, q em 72hs estava resolvido. isso ja faz tempo e ate agora nada.

    no smiles pelo menos eles respondem, te dao atencao.nao tive problema nenhum ate o momento.

    mas NAO RECOMENDO NINGUEM A TER O TAM FIDELIDADE, nem o site deles da assitencia!!PESSIMO!!!

  • Paulo

    Quando o ano não é bissexto, fevereiro e março começam no mesmo dia da semana pois fevereiro possui 28 dias o que fecha exatamente quatro semanas. Não é problema do site.

  • Maria

    Leonardo gostaria de informações sobre as parcerias que a Tam e a Gol tem para companhias aéreas nos EUA, pois estou com vários pontos e queria transferir para uma das duas……

    eu tenho o cartao smile mas como emitir com as companhias parceiras usando os pontos dele???

    alguem sabe como isso funciona??

  • Carlos Eduardo

    A TAM é pior. FATO

  • Carlos Eduardo

    Mas aí a culpa foi sua, por falta de atenção.

  • cecilia

    muito boa a iniciativa do melhores destinos de publicar uma matéria aqui sobre a falta de competência destas empresas com seus serviços online. viajei em março de jpa para poa e tive que emitir minha passagem da tam na própria loja por conta dessa confusão de várias senhas, desde que implementaram o multiplus, que é muito bonito, mas pouco prático.

  • Somos 3.. tambem passei por isto. Eh propaganda enganosa mesmo, pode apostar. Eles dizem nao restringir mas eh estorinha. Resgatei "sem problemas" (tirando este das datas) pelo telefone. Paguei soh as taxas de embarque, ida e volta da Europa. Agora realmente, foi um sufoco achar datas, fiquei 1:15min no telefone para que eu conseguisse datas adequadas ao meu cronograma de ferias.

  • Marcio Antonio Estre

    SITE DA TAM:

    1) Desde que começou o Multiplus, o site entra em conflito e na maioria dos acessos o sistema entra SEM REGISTRAR o saldo de pontos, inviabilizado o resgate de passagens.

    2) É impossível emitir diretamente pelo site passagens com pontos quando a viagem envolve algum trecho com companhias parceiras. Mas ao se emitir via Fone ou loja Tam, cobram tarifa que só deveria ser cobrada se a passagem pudesse ser emitida na WEB.

    3) Muitos lançamentos não aparecem nos sites. Os estornos de passagem e as transferências de cartões só aparecem no site do Multiplus, os bônus de cartão não aparecem lançados, apenas o saldo aumenta (você tem de controlar o saldo para saber se entrou) e as emissões de passagens aparecem com datas diferentes no Tam e no Multiplus.

    4) Desde o lançamento do Multiplus, os logins passaram a ser diferente (número Fidelidade na Tam, CPF para o Multiplus), as senhas de acesso à Web são as mesmas MAS… MUDANDO EM UM dá conflito no outro…

    5) Tem mais, mas paro por aqui.

  • Lycurgo Tostes

    Eu bem entendi que o espaço é para a discussão sobre a qualidade dos site, e não sobre os programas em si. Mas pelo visto dos comentários, a conclusão é que, experiências à parte, ambos os programas se mostram uma boa porcaria e idem para os sites dos mesmos. Mas, uma conclusão parece ser unânime: A junção do programa TAM FIDELIDADE como o tal "MULTIPLUS" foi a pior coisa que a TAM teve a infelicidade em fazer. Se realmente quiser provar aos seus usuários a TAM vai ter que melhorar e MUITO o tal "MULTIPLUS".

  • Marcio Antonio Estre

    Explico:

    * América do Sul: emite com no máximo 3 meses de antecedência. Sem limites de assentos para emissão com pontos Fidelidade.

    * América do Norte, Europa e outros continentes: emite com no máximo 6 meses de antecedência. Há limites para emissão com pontos Fidelidade. As emissões sem limites de assentos com pontos Fidelidade cobram o dobro e até mais que o triplo dos pontos normais. PIOR, desde que foi lançada a "emissão com pontos sem limites de assentos", praticamente sumiram as vagas com a quantidade regular de pontos (só se consegue em voos em datas ruins (meio de semana etc.)

  • Rafael

    Quem manda se lerdo e nao prestar atencao? uhauhauhauh

    a culpa foi sua! =P

  • Rafael

    Semana passada aproveitei a promocao do Smiles e resgatei (sem problema algum) trechos de ida e volta do Galeao p/ Manaus.

    Com apenas 8mil pontos, farei uma viagem q nao sai por menos de 700 reais (ida e volta).

    Sempre utilizo o site Smiles e nunca tive problemas…

    Ja o site da TAM nao posso dizer a mesma coisa! Simplesmente instalou-se o caos depois que inventaram essa junçao com o MultiPlus! BAGUNCA TOTAL!!! =/

  • monica

    É até cômico isso… Eu tb estou tentando há séculos acessar minhas milhas no Tam Fidelidade, porém eu só passo da primeira senha, na segunda sempre dá erro e quando clico no "esqueci a senha" pra ver se me dão uma luz, eles praticamente cancelam e depois nada se resolve. Já pedi por mail e nada… Pedi por telefone e nada… Não sei mais o q fazer!

  • Saulo Benigno

    Sério, o da Azul foi o mais fácil de usar, sempre uso os descontos, são muito bons mesmo. Sempre.

  • Iza Raz

    Não sei qual dos dois é o pior. O Multiplus é um teste à paciencia. Transferi 10 mil pontos do BB para o Fidelidade e passados 22 dias não sei onde anda os pontos. Devem estar voando pela TAM. Reclamar não adianta, alias lançam programas, nós aderimos e depois não nos é dada importancia recomendada pela boa pratica comercial. Alguem responsável apareça!

  • Martim

    Nunca tive problemas com a TAM, emiti agora em março pelo site. Já o Smiles para mim é uma grande incógnita, só sei quantas milhas tenho quando recebo boletim por email.

  • Lidiane

    Emiti bilhetes POA/FOR ida e volta para maio com milhas reduzidas no Smiles e não tive problemas, já a Tam, perdi milhas na troca de site, e vou voar pela Tap que é Star Alliance, mas estou pensando em fazer o fidelidade da própria Tap, porque pelo jeito pontuar na Tam vai virar lenda…

  • igor – poa

    FIDELIDADE

    No mês de março voei um trecho pela TAM, após o vôo vi que nao computaram os pontos.Entrei em contato por e-mail do Prog. Fidelidade, e me responderam que eu não poderia pontuar pois NÃO ESTAVA NAQUELE VÔO.Retornei chamando eles de incompetentes e enviando cartão de embarque.Dois dias depois estava pontuado o vôo, daí responderam meu e-mail dizendo que eu não tinha do reclamar pois já tinha sido pontuado.Responderam como se eu fosse louco e estivesse reclamando de algo que já havia sido feito.

    SMILES

    Nos ultimos 4 trechos voados, nenhum foi computado, somente após enviar cópias de cartões de embarque 3 vezes para o e-mail do gol.digital atendimento no FaceBook, pelo smiles nunca responderam!E pelo telefone é impossível!

  • Elizabeth

    Tenho o mesmo problema, tendo acessar meu extrato para ver a validade da milhas na Tam,

    ja tentei varias vezes a senha nunca confere,

    peço nova senha é enviada p meu email…mas adivinhe tambem não confere…parece mesmo proposital..não sei o q fazer????

    • Alexandre

      Comigo acontece o mesmo. Já não sei o que fazer. Parece que querem nos vencer pelo cansaço.

  • JOHN

    This Multiplus thing is complete rubbish !!!

  • Matheus

    Pior que eu postei no passado que eu gostava do Tam fidelidade, após essa droga do multiplus a vida mudou, mas para pior… O que eu faço e recomendo a todos, mandem email diariamente para o Fale com o Presidente. Se todos mandarem reclamações a equipe de TO da Tam e Smiles terão que trabalhar. Infelizmente algumas coisas só funcionam na pressão.

    Abraços e mandem email direto para eles.. abraços

  • É claro que é de propósito! Pura má fé das cias aéreas! Qualquer garoto que programa em Java, PHP e Flash sabe fazer um site que roda em qualquer navegador!! Surreal, vergonhoso, chega a ser doentio.

  • Marlene Oliveira

    Leando e Monica!!! Vivi uma experiência parecida com os Smiles da Gol, também tinha conta e senha e não sabia, levei mais de ano para resolver, foram muitas tentativas. Um belo dia enfureci e fiquei pendurada no telefone e na net até resolver. Mas acho que nesse dia tive sorte de pegar atendente menos lesado, porque normalmente as informações que dão são vagas e não convincentes. Torço que consigam também resolver os seus problemas. Por exemplo ontem consegui comprar passagens de ida e volta de POA a São Paulo por 1.000 milhas cada. Boa Sorte!!!

  • Alexandre

    Depois que criaram o Multiplus, nunca mais consegui acessar o meu extrato de pontos. Ficou horrível pois preciso de uma senha que não tenho e não sei como conseguir.

  • Liana

    Sou usuaria de MAC e tive que arrumar um pc pra poder tentar comprar pelo smiles… tentar, neh?

    pq quando abre a janela de emissao de passagem so aparece data ate 2006. oi? nao deixa nem pesquisar em datas atuais. ja fechei o browser e reiniciei e nada…

    nem dá pra acreditar nessa brincadeira de só ser possível pelo IE!

  • walber ximenes

    Juntando todas cias aereas domesticas os sites, emissoes de fid,aeronaves cancelamentos ,atrasos e extravio O KÊ QUE DA??

  • José

    O TAM Fidelidade era o nome usado quando as vantagens pela pontuação só poderiam ser usadas na TAM. O Multiplus é o novo nome onde teoricamente você pode ganhar pontos em mais estabelecimentos e também usar a pontuação para outras coisas, que não viajar.

  • Marcelo henrique

    E o cumulo alem de péssimo site fta de respeito e as regras Nao Sao claras

    Fui resgatar milhas EUA que seriam 60 mil alta temporada me falaram que so conseguiria se fosse por 100 mil milhas absurdo vergonha total precisamos abrir mercado geral pra mudar algo nesse pais

  • O site da Tam eh impossivel ver o extrato… Eu postei uma reclamacao no twitter, com print da tela e falando que eu queria ver meu extrato e nem o

    Twitter deles funciona… Atendimento bom ao cliente virou luxo…

  • claudio

    TAM fidelidade nunca funciona. E o fato de funcionar somente no IE é um absurdo.

  • Eloane Silva

    Estou desde 26.01 solicitando o credito de milhas para a Smlies, fiz uma viagem internacional pela KLM e tenho direito as milhas.

    Ja enviei toda a documentacao exigida varias vezes atraves pelo pessimo site da smiles. Sempre recebo um email que alguma documentacao esta faltando, reenvio e ate agora nada! Ja fiz reclamacao atraves do site http://www.reclameaqui.com.br e eles nem se dignaram a responder minha reclamaçao.

    Pelo jeito terei que entrar com uma açao contra a Smiles e ainda pedir um dano moral.

  • Rochelle

    Tambem acho !!!

  • Renata Matos

    Fiz resgte para Buenos Aires (pra mim e pro meu esposo) GRU-EZE-GRU, pela tam fidelidade e multiplus,juntando pontos de um e de outro, sem problema nenhum…aliás, nunca tive problema com a tam, ja fiz várias viagens pelo Surpreenda Mastercard, recomendei a amigos e familiares e nunca recebi reclamação deles quanto a algum problema da Tam…

  • Fabrício

    Realmente eu não sei qual site é o pior, mas hoje só transfiro meus pontos para a TAM, porque acho um absurdo a GOL cobrar 20.000 pontos por um trecho.

  • Fabrício

    Realmente eu não sei qual site é o pior, em todos encontramos dificuldades, mas absurdo maior é a GOL cobrar 20.000 pontos por um trecho, neste ponto a TAM é mais justa.

  • Liane

    Minha pontuação no Fidelidade TAM ficou negativa desde que cancelei uma passagem comprada com milhas. Isso foi em setembro de 2010. Desde então, tento resolver o problema, por telefone, por e-mail. Eles sempre me prometem regularizar minha pontuação (que deveria ser de 18.000 milhas) dentro de 30 dias. Aguardo até o mês seguinte para incluir nova reclamação e nada. Da última vez, que foi em março de 2011, eles me disseram para aguardar 15 dias, mas novamente sem resultado. Não sei mais o que fazer.

  • Leandro

    Realmente os dois programas fidelidade são horríveis. Vai tentar emitir uma passagem das companhias parceiras do Smiles… Demora em média 40 minutos para ser atendido além de quase nunca ter disponibilidade nos trechos que vc procura.

  • Michelle

    Tanto o site da Tam quanto o do smiles só funcionam aqui no IE. Mas o do smiles já me deu problema 2x na hora de emitir… As milhas foram descontadas, mas na hora de pagar pelas taxas de embarque, deu pau, e tive que esperar MUITO tempo até um atendente ter a boa vontade de me atender pelo telefone… EU tive que revirar o site em busca dos códigos das passagens emitidas, pq o atendente não achava no sistema… OI, né?? Pior que atendimento das empresas de telefonia… Consegui pagar e tudo correu bem na viagem! Da segunda vez fui atendida "rapidamente" (entre aspas, pq o atendente resolveu rápido o pagamento das taxas, mas demora um século para ser atendida por alguma alma caridosa…). Na última vez, pasmém! Consegui emitir passagem e pagar as taxas de embarque! Um super VIVAAAAAAA para o milagre!

    Sobre o site da Tam….. #fail Milhas somem, milhas que expiram sem sermos avisados, ou às vezes não conseguem dizer quantas milhas vc tem, pq o multiplus tá com problema… Pelo atendimento online, SEMPRE entra como se fosse na minha conta, pq o sistema já reconhece o número do tel como sendo meu… Ou seja, não se pode ter outros viajantes na mesma residência???? Minha mãe tem sempre que explicar que a conta da qual ela quer usar as milhas é a dela, e não a minha!!! Fora que nos trechos que são operados por cias parceiras só podem ser emitidas pelo telefone, e não pelo site… E mesmo com essa imposição, ele COBRAM A TAXA DE EMISSÃO PELO ATENDIMENTO TELEFÔNICO! Poxa, se desse pra emitir pelo site, certamente que o faria! Acho o cúmulo ser cobrada por algo que NÃO DÁ pra fazer pelo site! A culpa por acaso é minha??

    Fora que no site há uma tabela imensa quanto aos valores de milhas cobradas em cada trecho… mas na prática, o cobrado é MUITO mais! Chega-se ao cúmulo de ser cobrado 115 mil milhas para ir do Rio a Tel Aviv, com escala em apenas um país europeu, quando deveria ser apenas 80 mil… Por 80 mil, a atendente ofereceu a seguinte alternativa: Rio-Frankfurt-Istambul-Tel Aviv… OI?? Como a adição de mais um vôo pode ser mais em conta? Bom, como nada podemos fazer, bora jogar no ralo 115 mil milhas mesmo… Pq meu pai, de quase 60 anos, não tem condição de ficar dando a volta ao mundo pra poder ver seu/sua neto/a nascer…

  • Michelle

    AMO a Azul! Pena que não tem vôo internacional…

  • Outra opção é deixar uma reclamação via twitter. O da TAM é @TamAirlines e a Gol é @voegoloficial. Pelo menos eles dão uma resposta, mesmo que não resolva. Semana passada fiquei muito chateado com a TAM pq perdi 2,5h tentando remarcar uma passagem pelo TAM Fidelidade. Se o site funcionasse, não teria esse problema.

  • LÊDA PEREIRA D

    Repudio a maneira como a TAM Fidelidade, juntamente com a tal Multiplus roubam os pontos dos clientes. Em dois meses deste ano perdi 7.000 e já está previsto perder mais 1000 pontos no final deste mês. Os prêmios existentes para resgate na Multiplus exigem uma quantidade exorbitante de pontos. Deixo aqui o meu protesto e aconselho aos leitores que não utilizem seus pontos para esta finalidade, ou seja, TAM Fidelidade. É só enganação!

  • Gloria

    Pensava q este problema era só meu, mas agora vi alguns comentários e estou vendo q o problema está c/ os sites das cias. aéreas brasileiras e c/ a falta de respeito q ela trata o consumidor brasileiro.

    tive o mm problema p/ comprar passagens c/ milhas, inclusive milhas q sumiram, aparecia no site, mas na hora da compra elas sumiam.

    Enfim…….esstamos no Brasil…..

    abraços.

  • Leo

    Acho que funciona!

  • Marisa

    tb não sei… uma confusão!

  • Marisa

    Já faz dias que não consigo acessar o Smiles. Horrível! De que adianta ter promo de milhas reduzidas se nem conseguimos entrar no site? Falta de respeito com os consumidores!

  • renato hideki

    Pois é, venho tendo muitos problemas para acessar o site smiles. A área de login era restrita a quem tenha Internet Explorer. Como eu uso Linux em casa, só tenho o Explorer no trabalho…

    Enfim, eu conseguia fazer login utilizando a tecla tab, mas isso é um saco.

    Reclamei com a Smiles, me responderam dizendo que eu deveria utilizar o IE, respondi dizendo que eu não tinha o IE por ser usuário de Linux. Me responderam dizendo que eu usasse o Internet Explorer, que era gratuito e estava acessível a qualquer computador (ou seja, nem leram direito minha reclamação).

    Respondi mais uma vez dizendo que não haviam respondido minha pergunta, que era "quando o site estará disponível para outros navegadores que não o Explorer?".

    Em mais ou menos uma semana eles colocaram o aviso de que o site só pode ser acessado pelo Internet Explorer. Agora nem consultar meu extrato de milhas eu posso… nem sei mais o que fazer.

    • patricia

      Eu tb estou com o mesmo problema, no atendimento on line depois de 27 minutos de espera, a atendente disse que não sabia o porque da mudança, perguntei então, quem sabia, e adivinha? Ela não sabe quem sabe a resposta, parece pegadinha, né? De muito mau gosto. Ate baixei o IE, mas não funciona direito em MAC e portanto, estou impedida de fazer resgate das minhas milhas. Ah, tb mandei email, a resposta quase repetia minha pergunta, so informando que agora o IE dá acesso. RIDÍCULO!!!

  • rocha

    parece mentira mais não é, tenho uma conta smiles a tres anos acumulo mais de 30000 pontos, já tentei emitir passagens pelo site mais de 20 vezes e nunca conseguir, para lhe falar a pura verdade nunca conseguir emitir uma só passagens com minhas milhas , e essas comocam a vencer em março do ano que vém. o que devo fazer? por reclamaçao não adianta. por outro lado esse programa de fidelidade da gol para facilitar a vida dos fidelizados deveria ter um cal center para emitir essas passagens via telefone como a tam, essa nunca tive poblema , quando no site esta ruim para emitir o bilhete emito pelo cal center, já a gol não tem esse sistema.

  • Eduardo

    Pessimos sites! Sao empresas grandes que poderiam ter esse cuidado com nos clientes.

  • Suely de Macedo Garc

    Esse site do "Smile" é inacreditável.Quero imprimir o meu cartão e não consigo.Depois de longa espera,aparece:"Tente novamente em alguns segundos".Sigo a instrução e aparece a mesma coisa.Parece até que estamos nos primórdios da internet.Loucura !!!!

  • o pior com certeza é o da TAM, nos ultimos 4 anos fiz mais de 10 viagens com a TAM e me foi creditado até agora 600 pontos! e o site é todo bugado, nada funciona, nem o cadastro minha familia conseguiu fazer no tam fidelidade, é muita falta de respeito da TAM.

  • monica

    Realmente… Até agora não entendi esse Multiplus… Só piorou as coisas! Já q inventaram isso, deveriam manter as mesmas senhas para acesso ao sistema! Achei imbecilidade, pois sempre dá erro e eles não tem uma equipe q resolva isso na hora. Temos q ficar ligando e mesmo assim, as vezes não adianta!

  • Carla Broquá

    Assim que soube da promoção de 1000milhas da Gol/Smile, tentei entrar no website e tive o meu acesso impedido de seguir adiante por não possuir o internet explorer, pois sua usuária de MacBook. E agora, como faz? Vou ter de ir para uma Lan House ou pedir o computador de algum conhecido emprestado sempre que eu quiser usar minhas milhas? Falta de respeito TOTAL com o consumidor! Talvez funcione se reclamarmos com o PROCON. Será?

  • Cecilia

    HAHAAH Tá brincando né? Perdi "só" 7000 pontos voando pela TAP, fomos juntos meu marido e eu, a ida 1/11/2010 e volta 15/11/2010, ele recebeu tudo direitinho (o irônico é que EU mandei as duas documentações, a minha e a dele). Até hoje me enrolaram e me ROUBARAM 7000 pontos. Se processar, ganho fácil fácil ! Peço até danos morais, pois deixei de usar as milhas em nossas férias deste ano… É uma palhaçada, dizem que não encontram meu nome na lista de embarque, depois dizem outras coisas, o fato é que estou em poder de todos os cartões de embarque. TAM e TAP = palhaçada da grande, 7000 milhas ROUBADAS do cliente !

  • cristiane

    alguém tem q tomar uma providência,é uma vergonha…o povo ta revoltado,só tem reclamação nos comentarios!ate quando vão continiar passando a perna no povo,fingindo q esta tudo certo??vender passagens no dinheiro,cartão é facil,dificil é atender os direitos do consumidor com agilidade,que é de nosso pleno direito!!

  • Guilherme Barreto

    Estou vendo a lista interminável de reclamações contra o SMILES e TAM Fidelidade. Acontece que, com relação à TAM Fidelidade, eu sequer posso reclamar, uma vez que há uns 5 meses tento e não consigo me cadastrar no site. Alguém pode me dar uma dica???

  • JM

    Inacreditavel que ainda tenhamos que conviver com esse tipo De problema. Mais inacreditavel pois acreditar que uma cia Do porte da TAM sabedora das inapropriadas correlacoes De sistemas De uso No dia a dia da cia e nenhuma atitude toma a respeito, INACREDITAVEL.

    Cabe salientar que o conceito da cia aerea TAM esta realmente em baixo, por isso minha tomada De dicisao nao deve importar a cia, ou seja, nao mais consulto ou adquiro produtos da TAM.

  • Juarez

    Gostaria de ouvir a TAM e a Smiles

  • Israel

    O pior de todos é mesmo o SMILES. Já cheguei a perder todos os pontos que tinha, na época em torno de 50.000, porque, em plena crise da Varig ninguém conseguia viajar nem mesmo com bilhete comprado, ainda mais com milhagem. Depois, mesmo após a aquisição pela Gol, não era possível emitir o bilhete pelo site. Então depois de ver meus ponto ir pro ralo, desisti desta companhia aérea e procuro concentrar meus pontos na TAM, onde sempre achei que o serviço é um pouco melhor.

  • Isabela

    Muito boa essa matéria!!!!

    Faz tempo que sofro e nunca consigo resgatar minhas milhas da TAM. Acho mesmo que seja de propósito, justamente para dificultar nossa vida. Que falta de profissionalismo e de respeito com o consumidor. Até parei de transferir pontos dos cartões de crédito para as milhas, pois não é viável. A prestação de serviço tem que ser ágil e eficiente, senão é fria!!! Pura enganação!!!!

  • Dirriba

    Na TAM até hoje não consegui emitir bilhetes e realizar o cadastro para alguns tipos de pontuação. O motivo? Eles aceitam o cadastro com CPF que não é seu e na época que fiz o cadastro usei o CPF de meu pai (era menor não tinha tirado e nem queria tirar o CPF – que só fiz qdo estava com 18 anos para abrir minha conta bancária e tirar a CNH).

    O resultado? Pedi para atualizarem e a solução foi perder todas as milhas e abrir um novo cadastro…

  • Lays

    Uma coisa que me intriga:

    Por que que o smiles não "roda" no chrome

  • Graziela

    Não entre no site da Tam pelo google por que não funciona. Tive o mesmo problema da Monica e só consegui acessar o site quando digitei o endereço eletronico da Tam no internet explorer. A partir daí o resgate da senha e tudo o mais funcionou.

  • Juliana Costa

    Olá pessoal, já tive experiência nas 2 empresas, Tam e Smilles. Ultimamente, só transfiro meus pontos para o Smilles pq ninguém merece o Multiplus da Tam.

    Aliás, tirar passagem com milhas virou um trabalho árduo, pois vc tem que perder horas procurando nos sites e nda…Pra mim é tudo "embromeixon…"

    Boa sorte a todos…

  • A melhor coisa a fazer é cadastrar-se nos programas de milhagens das maiores companhais.

    O que eu fiz foi:

    Me cadastrei na Continental (que faz parte da StarAlliance, assim como a TAM) e também no AAdvantage (no qual a GOL também participa).

    Pronto, agora é possível pontuar por uma quantidade enorme de companhias, e sem frescuras (coisa típica de empresas tupiniquins).

    Att,

    Renato

  • Renata Martin

    A Tam é ridicula, consigo fazer o resgate e trocar por passagens somente dentro do Brasil, internacional o site nao funciona!

  • Job

    Dica para os usuários, liguem/escreva para o Ombusdam se houver, fale com o presidente.

    E digam o seguinte, que forçar o usuário a usar uma tecnologia pode ser interpretado como venda casada, o que é proibido por lei. E que se a empresa continuar com esta política, além de burra, por excluir os Tablets e SmartPhones, que estão explodindo de usuários nos aeroportos irá desagradar os clientes e criar uma imagem de empresa desconectada com a modernidade. De como exemplo os bancos, que estão mais conectados e mostram nas suas campanhas tables e smartphones sendo usados para seus serviços.

  • Aldenivan

    Acha esse ser o pior abisurdo da gol só permitir a emissã pelo saite e pela enternet esplore. Os atentende siquer assecam sua conta. Também tive problemas serios nos dois programas mesmo sendo cliente especial nos dois. Perdi promoções inperdivel. Por casa de tais problemas quando tentei o telefone a Tam ainda da uma solução vago, já a gol nem isso. A unica coisa boa é que ambas permitem completar uma compra "perdira" devido os erros do saite, sem cobrar tachas estras coisa que antes não era possivel.

  • Aldenivan

    Imagina então Vagner, quen não tem banda larga como é o meu caso. A pagina cai com frequencia e tem de esperar as millhas voltar no caso da Tam, e resar para alguel lhe atender no caso da Gol. Ultimamente tenho perdido opçoes escelentes nos dois programas. quando por fim resolvo um problema a promoção já tem acababo em ambas as companhis. Uma vergonha e derespeito

  • Aldenivan

    Desculpa rodrigo mas o procom aqui mais parece ser a favor das empresas. Mas boa ideia.

  • Frangolino

    UB. O do smiles ainda vai de FF4, mas os da TAM nem a pau, juvenal.

  • Renata Faria

    Eu estava com o mesmo problema e só resolvi na terceira ligação para o 0300, realmente acredito que não possa piorar….

  • Sandro

    Buenas, só consegui comprar passagens pelo Multiplus após ligar para a TAM e ser informado que o sistema estava com erro, sou pai de gêmeos e não conseguia emitir os bilhetes, até que a operadora me disse pra emitir pra mim e pra esposa e depois ligar pra eles e emitir os dos filhos (4 meses).

  • Fabio

    Estou no mesmo barco que vc Alexandra. Já resgatei várias vezes pelo site da TAM, sem problemas, mas que é lento isso é. Alterar email NUNCA funcionou. Recuperar senha de resgate sempre consegui sem problemas. Quanto à disponibilidade de assentos sempre me programei para emitir com as milhas exatamente 90 ou 180 dias antes da data da viagem, dependendo do destino (América do Sul ou EUA/Europa) e daí nunca deixei de conseguir para as datas que precisei. Só acho um absurdo SEMPRE ter que emitir via telefone quando você quiser um trecho internacional somente de ida ou volta, o site não permite. Quanto ao SIMLES nunca usei.

  • Gustavo

    Eu acumulo milhas no programa Smiles, e utilizo o Windows todo em inglês, por opção minha, mas além de abrir somente no Internet Explorer, o site do Smiles só disponibiliza o pagamento via cartões internacionais, quando a opção é Smiles & Money, só que você só vê isso depois que as milhas já são debitadas! Aí você tem que ligar no serviço de atendimento, esse 0800 que tá no post e esperar, esperar, esperar…

  • Marcus Simões

    O da TAM é tão ruim que eu já estava quase pulando pro cartão vermelho e hoje estou no branco com apenas 750 milhas e ainda expirando…

  • Alexandra

    Aconteceu comigo algo parecido, mas acabei recebendo minhas milhas no final das contas. Só que ao invés de 20 dias, como informado, só foi debitado depois de 28, 30 dias. Mandei váaarios e-mails depois do prazo de cômputo e recebia só a resosta: suas milhas estão em processamento, PEDIMOS QUE AGUARDE. Eu aguardei 20 dias, oras!!! Uma absoluta falta de respeito informar prazos falsos e pior ainda (como no seu caso) perder os pontos completamente!

  • Matheus Aredes

    Sou um grande usuário destes sites e tb gostaria de expressar minha indignação.

    E minha opinião é que a Gol e TAM fazem é de propósito. Um exemplo foi que tive que comprar minha passagem pra Europa pela GOL e a fila de espera no SAC é de 30 minutos !!!!! Isso mesmo.

    Acredito que é má fé da Gol porque TODA VEZ que liguei, a espera foi 30 minutos. Eles colocam poucos atendentes lá…

    Falta uma empresa aérea séria no Brasil.

  • CERRE

    Eh impressionante…..

    Da ate vontade de xingar, so que nao tem a quem vc recorrer!!!

    O site da gol, o smile nem sequer entra na pagina para fazer login, ou melhor, entra mas nao acaba nunca de carregar, portanto vc nao consegue nem colocar seus dados.

    Assim nao adianta ficar fazendo repetidas propagandas de promoçoes de 4 mil milhas…se vc nunca consegue resgatar!!!!

    E o tam fidelidade era otimo, super simples para resgatar, mas concordo que desde da entrada do multiplus, tudo virou uma grande confusao.

    Meu pai tem simplesmente 2 numeros do tam fidelidade, nos 2 ele tem milhas disponiveis, mas ja liguei para todos os numeros possiveis e nao consigo unificar seus pontos…Que tal???

    Um absurdo.

  • Daniel

    essa campanha tem dw acontecer!

  • Viktor Doria

    hj, 26/4, continua a mesma porcaria. quem tem mac nao pode resgatar pn!

  • Isabel

    Prezados,

    estou me sentindo uma anómala mas preciso entender como faço para emitir um bilhete aérero pela Smiles para NYC? Alguém pode me ajudar e me instruir?

    Desde já agradeço.

  • Jpelegrin

    Putz!!

    Escreveu em aramaico!!!!!!

    A mesma linguagem que o Smiles utiliza kkkkkk.

  • Jpelegrin

    Cara, explica isso melhor!!

    Como funciona?

  • Jpelegrin

    ganhou de melhor piada do site!!!!

    Durante dois anos voei pela Gol creditando minhas milhas. Nunca consegui um extrato. Em janeiro dei um basta e comecei a ligar na Gol.Após 10 ligações(cinco com protocolo) finalmente alguém me explicou o motivo: seu cartão Smiles não existe!!!!

    Nem como brincadeira isso é aceitável.

    Reclamar a quem???

    Nesse mesmo período juntei 68.000 pontos na Tam, onde faz dois meses tento inserir meu CEP, que impede meu acesso porque está incompleto!!

    Diz o ditado: "Trouxa rareia mas não acaba"…..estou falando de nós, clientes…….

  • Leonardo BH

    E não é apenas uma coincidência ambos os sites com os mesmos problemas. É que ambos usam o mesmo sistema! Não sei se já repararam mas pelas URLs e mensagens de erro dá pra perceber. Eu só reparei pois sou usuário de Linux, sou cliente de ambos os programas e pra acessar tenho que usar o Windows (ou um emulador).

  • Fiz um post sobre a diferença entre TAM Fidelidade e Multiplus aqui (http://tamtamtamtam.wordpress.com/2011/04/30/tam-fidelidade-x-multiplus). Em resumo, na minha opinião, a TAM precisa se livrar do passivo que as milhas representam, então inventou o Multiplus. Como não podia obrigar ninguém a migrar, deixou o TAM Fidelidade funcionando (também porque a Star Alliance não aceitaria os pontos Multiplus).

  • Karine

    Perdi 6.000 milhas no Smiles, 40 minutos de minha vida esperando ser atendida, e a paciênciaaa!

  • Fox

    Quando tentei usar os pontos do Multiplus, identificaram uma duplicidade no cadastro e disseram que iria demorar 60 dias para a unificação. Esse serviço é uma piada …

  • moacir ferrari filho

    Estou decepcionado com Tam confirmei passagem p dia 24-10 apos eu me prepara aki em londres p ir pro brasil,pra o meu casamento e acabou me avisando q esqueceram q resposabilidade quero urgencia p me atenderem sou clientes a anos….. cade minha resposta.

  • ana

    é um absurdo a forma como o smiles da gol está tratando seus clientes. Emiti 2 trechos com 100.000 pontos, para voltar ao Brasil, o bilhete que recebi por e-mail está incorreto, tento falar nos telefones do smiles: 4003 7001/7007 (como estou no exterior o 0800 não funciona), e o smiles simplesmente: nÃo atende. Já passei mais de 10 horas por dia tentado falar há mais de 20 dias e nada! absurdo completo. As milhas já foram debitadas da conta. realmente não sei mais o que fazer.

  • Lydia

    Sou usuária de mac. Tentei solicitar milhas de parceiros e não consegui, pois os botões para carregar arquivos não funcionam. Tentei chrome, firefox e safari e nada. Daí, tentei solicitar ajuda pelo "fale com o presidente". Ocorre que o botão "continue" para enviar mensagem ao presidente também não funciona… Será que tenho que comprar um pc para poder me comunicar com a tam?

  • O site do TAM Fidelidade não funciona com computadores MAC e navegador Safari. O código de autorização para finalizar a compra não é enviado para o MAC. Para finalizar a minha compra liguei para o SAC TAM que orientou-me acessar o site por outro computador.