Smiles e SkyMiles oferecerem benefícios a clientes de status superior

Denis Carvalho 9 · janeiro · 2013

A Delta e a GOL começaram a oferecer benefícios aos clientes de status mais elevados de seus programas de milhas, Smiles e SkyMiles. Agora, os clientes Smiles Diamante terão benefícios como salas VIP, prioridade de check-in, embarque e bagagem, fila preferencial de raio X e maior franquia de bagagem na Delta. Em contrapartida, quem tiver o status Gold, Platinum ou Diamond na companhia americana poderá usufruir das vantagens ao voar com a GOL.

As medidas estão em vigor desde outubro, mas a GOL só informou no site do Smiles. Alguns  leitores já haviam nos enviado esta informação, mas até ontem a companhia não havia confirmado, por isso não publicamos antes.  A última posição da companhia, recebida pelo MD anteontem, era de que “a integração dos programas de milhagem e benefícios da GOL e da Delta está em processo de negociação entre as companhias”.

Burocracias à parte, a notícia é ótima para quem tem o status Diamante do Smiles, mas frustrante para os níveis inferiores, que ficaram de fora do processo de integração.

Veja os benefícios:

Prioridade de check-in
Filas dedicadas e identificadas com “Priority check-in” atenderão os clientes Smiles Diamante

Prioridade de embarque
Uma fila específica com a identificação “Priority Line” estará disponível na maioria dos aeroportos que operam voos Delta, permitindo o embarque prioritário dos passageiros, antes do embarque dos passageiros identificados no bilhete de embarque como Zone 1. O benefício será estendido para os acompanhantes dos clientes Smiles elegíveis, que estiverem no mesmo localizador.

Prioridade de bagagem
As bagagens dos clientes serão identificadas no check-in com uma etiqueta diferenciada, permitindo que sejam entregues nas esteiras prioritariamente.

Fila Preferencial de Raio X
Filas exclusivas com a identificação “SkyPriority Security Line” serão disponibilizadas.

Assentos preferenciais
Clientes que comprarem on line passagens em tarifas elegíveis (Y e B) nas classes econômicas, terão acesso ao beneficio no momento da compra. Assentos preferenciais são:
– assentos no corredor na parte da frente da aeronave
– assentos na janela na parte da frente da aeronave
– assentos na saída de emergência

Bagagem adicional
Clientes voando Delta para o Brasil ou do Brasil, em classe econômica poderão despachar até três volumes (dentro das regras do país) sem cobrança de tarifa adicional e quando voando em classe BusinessElite poderão despachar até quatro volumes (dentro das regras do país) sem cobrança adicional de tarifas.

Sala Vip
Acesso às salas Vip Delta mediante apresentação do cartão Smiles Diamante válido.

 

Já os passageiros que tiverem os status Gold, Platinum ou Diamond da Delta terão os seguintes benefícios:

Prioridade de check-in
Filas específicas de embarque, onde existe a identificação Clientes Smiles Ouro & Diamante e Parceiros Elite

Prioridade de embarque
Chamada prioritária juntamente com os clientes Ouro e Diamante. Os clientes serão identificados através do cartão de embarque que terá o nome “ELITE” impresso, conforme abaixo:.

Assentos preferenciais
Ao incluir seu número SkyMiles no site GOL no momento da compra da passagem, o cliente será identificado e poderá ter acesso aos assentos preferenciais sem cobrança de tarifa adicional. Hoje, assentos preferenciais são:

– Saídas de emergência: nas pontes-aéreas (SDU-CGH e CGH-SDU), os assentos localizados na frente da aeronave são oferecidos sem clientes ocupando o assento do meio.

Bagagem adicional
Clientes possuem o direito de despachar uma bagagem adicional ou 20kg de acordo com a regra do país, sem a cobrança de tarifa adicional

Salas Vip
Localizadas no aeroporto internacional de São Paulo (internacional) e Rio de Janeiro (internacional).

Vale lembrar que o nivelamento dos programas de fidelidade das duas companhias foi uma das ações anunciadas pelo presidente da GOL, Paulo Kakinoff, na entrevista exclusiva ao Melhores Destinos. Lembrado  disso, o leitor Christian Schneider percebeu as mudanças ao emitir passagens na Delta.

“No início de dezembro, emiti JFK-GRU-POA com a Delta e, para minha surpresa, quando imprimi o itinerário constava abaixo do número Smiles: Gold Medallion / Elite Plus.Voltei a pesquisar na Delta e constou o status no itinerário de “Diamond Medallion”! Para ter certeza peguei um trecho doméstico em classe econômica (DCA-JFK) (USD 30) e troquei meu número Smiles Diamante pelo Sky Miles categoria de entrada após atualizar sumiu o selo do SKY PRIORITY, voltei a trocar os números de passageiro frequente e os benefícios de status elite voltaram”, contou o leitor.

Veja a publicação no site do Smiles

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leonardo Couto

    Poderia ter sido extendido aos clientes Smiles Gold também

    • Renato Lira

      Viajei pela Delta em Novembro. Fazendo o trecho Brasil-EUA e voos domésticos dentro dos EUA.

      Sou smiles GOLD, mas por algum motivo eles me identificam como G3 DIAMOND. De fato temos todos os benefícios descritos como prioridade de embarque/bagagem adicional e tudo mais, mas NAO TEMOS ACESSO A SALA VIP! eles cobram por isso.

      • Renato Lira

        E por assentos preferenciais entendam economy comfort. Apenas clientes skymiles pode colocar o nome na lista de espera para upgrade para a primeira classe.

      • Joao Paulo Mello

        Renato, foi só apresentar no check-in? O que você conseguiu? De tudo que li até agora, foi o unico relato de que Gold conseguiu alguma coisa!

  • Fernando Amorim

    As vantagens descritas são válidas apenas para quem faz parte dessas categorias no smiles ou também para quem tem o cartão de crédito smiles ouro e diamante ?

    • Christian Schneider

      Fernando,

      Não existem cartões de credito Smiles Ouro ou Diamante, mas Smiles Internacional, Gold e Platinum, a variante Gold e Platinum oferecem alguns benefícios, porem apenas para voos GOL. Espero ter ajudado, abraço.

  • Cristiano Alencastro

    Tem um detalhe que muita gente não percebe e a Gol faz propaganda enganosa de safadeza. A Gol realmente tem uma sala VIP no Galeão, porém, ela fica no Terminal 2 e não no terminal 1 que é de onde saem os voos da Delta e da GOL.

    Eles usam a sala VIP para prestar serviço para a Star Alliance. Tive oportunidade de usar quando voei Lufthansa em 2011.

    É uma sala excelente, só não é para os membros do Smiles ou do Skymiles.

    • Márcio Sampai

      Não é a sala VIP que era da Varig? Esta operava, antes de ser leiloada, no Terminal 2.

  • Joao Goldmeier

    Pelo que eu entendi existem benefícios também para os clientes Gold, mas o link no final do post não abre (pede login e senha). Seria possível colar a imagem da tela aqui?

  • Cristiano Alencastro

    Só um pequeno grande detalhe nesse anuncio da Gol, eles fazem (de safadeza) uma propaganda enganosa quanto a sala vip no Galeão. Eles realmente tem sala VIP no Galeão, o detalhe é que fica no terminal 2, já os passageiros de GOL e Delta embarcam no terminal 1.

    Eles usam a sala VIP para prestar serviço a outras cia aéreas, principalmente star alliance. Uma excelente sala, só não é para os passageiros Smiles ou Skymiles.

    • Christian Schneider

      Exatamente, voos GOL e das cias parceiras partem do T1, a sala de GIG atende somente os pax LH, UN, TP, etc, o Smiles apenas mantem aberta pois é uma fonte de receita.

      Já a Delta utiliza a sala da Air France, que fica muito lotada até a saída do 747-400 para Paris, depois consegue-se respirar.

    • Milton Lucio Cortes

      Por falar em Galeão, a Infraero tinha um plano para, em 2013, tornar o T1 exclusivamente doméstico e o T2 internacional.

      Será que ainda está de pé este plano ?

  • Christian Schneider

    É incrível recebermos essas informações em primeira mão através do MD! Dias antes de enviar a documentação ao Denis, havia consultado a GOL, através da Coordenação de Mídias Sociais e posteriormente através da recém-criada Gerencia de Negócios – Cliente Diamante, ambos núcleos da GOL , foram ágeis e atenciosos nas respostas, entretanto apenas informaram que estava em andamento o processo de nivelamento entre GOL e DELTA, sem comunicar nada mais concreto.

    Infelizmente cada vez mais a GOL demonstra que não prioriza informar seus cliente acerca dos planos futuros, inevitavelmente como cliente que identifica nos programas de milhagem, um ativo de valor agregado ao serviço de transporte aéreo, estou receoso quanto ao futuro do Smiles.

    Atualmente tento não manter um número elevado de milhas no Smiles, temo que sem aviso a GOL altere a tabela de premiação das cias parceiras ou até mesmo suspenda o programa resguardado as milhas. Essa é uma possibilidade real e pode ser confirmada através do atendimento Smiles.

    • Joao Goldmeier

      Me parece ser uma posição sensata. As mudanças no programa Smiles já estão ocorrendo e na minha opinião foram em maioria para pior (com exceção deste novo benefício com a Delta e a extensão do prazo das milhas para clientes Ouro e Diamante).

      A dica é programar alguma viagem logo e queimar as milhas, pra depois ver como vai ser esse novo Smiles.

  • Ranerio Vieira

    É a própria. Já usei ela com meu cartão Smiles Platinum voando por outra companhia, é sala Smiles mas fica fora do terminal que a Gol e a Delta operam.

    • Felipe Rossi

      Apenas voos internacionais tem acesso à sala VIP do Galeão. É a gol omitindo, mentindo e desrespeitando cada dia mais…

  • Christian Schneider

    Nova informação: A partir de hoje 10/01/2013, os voos da Delta passam a operar no T2 do Galeão, oportunidade dos clientes GOL voando Delta utilizar a Sala Smiles.
    https://pt.delta.com/content/www/en_US/traveling-

  • Pieter van der Meer

    Também cabe observar que os assentos preferenciais estão disponíveis apenas para quem compra passagem em certas classes de tarifa (as mais altas naturalmente). Comprei passagem por tarifa promocional e não liberam os assentos preferenciais.

    E a sala VIP, mesmo pra quem tem diamante, é paga também?

  • Pieter van der Meer

    Uma observação: Comprei passagem por tarifa promocional e não liberam os assentos preferenciais. Os assentos preferenciais estão disponíveis apenas para quem compra passagem em certas classes de tarifa (as mais altas naturalmente).

    E alguém pode confirmar se o acesso nas salas VIP da Delta nos USA, mesmo pra quem tem Smiles Diamante, é pago também?

    • Jurandir Castro

      Pieter, estive no aeroporto de Atlanta, 15 dias atrás. Via cartão smiles platinum, não consegui acesso a sala Vip. A atendente, falou que somente clientes Diamante teriam acesso sem cobrança. Como tinha um Amex Platinum adentrei na Sala, onde chopp e refri são liberados. Drinks são pagos assim como vinho. Os quitutes são grátis, mas nada comparado ao das salas Smiles de GRU e GIG, ou das salas Centurion de GRU.

      • Fabricio Barboza

        Jurandir, a atendente da sala vip de Atlanta falou que apenas mostrando o cartão Diamante do Smiles para adentrar? Se for isto está de bom tamanho para mim, já que a Delta não puxou automático o Sky Priority, mesmo sendo Diamante no Smiles.

  • ANTONIO CARLOS MARTI

    Estive em duas salas vips da Delta em Orlando e New York (La Guardia) no principio de maio de 2013 com acesso franqueado por meu cartão Smiles Diamante. Não paguei nada, mas algumas bebidas de dose e garrafas de vinho são cobradas. Sucos, refrigerante, cervejas, alguns drinks e vinhos servido na taça são free. Os "comes" não são muito variados mas atendem as necessidades. Minha mulher e minha filha entraram comigo na condição de acompanhantes. Na sala do La Guardia inclusive elas nem estavam no mesmo voo que eu. Ao solicitar acesso, nos dois casos me perguntaram se estava em uma conexão internacional. O interessante é que na primeira sala respondi que sim e na segunda que não. Como me aceitaram nas duas fiquei sem saber qual a resposta certa.

    Quanto aos privilégios, tive acesso prioritário no checkin, raio x, e aeronave, mas não consegui assentos especiais sem custo nos voos da Delta.

  • Marcos Andrade

    Smiles Ouro tem ou não direito ao excesso de bagagem na Delta????

  • Alessandro

    Se eu estou voando pela Gol num vôo GRU-MCO, na volta tenho direito à Sala Vip da Delta ou só se estiver voando pela própria Delta?