Smiles permite reserva de passagens por três dias

Denis Carvalho 26 · março · 2014

O Smiles, programa de milhas aéreas da GOL, lançou um novo serviço a seus clientes. A partir de agora é possível fazer a reserva de um bilhete por até três dias antes de emiti-lo. A nova função é útil para quem deseja completar seu saldo no programa, por meio da transferência de pontos de cartões e bancos parceiros, transferência entre contas, reativação de milhas expiradas ou mesmo a compra das milhas faltantes para emitir as passagens, mantendo o mesmo valor em milhas encontrado.

Segundo a companhia, a reserva terá custo de R$ 30, mas clientes categoria Diamante ou que façam parte do Clube Smiles estão isentos da cobrança e poderão fazer até cinco reservas gratuitamente. 

interna

Cada reserva é válida para até nove passageiros e para fazê-la basta selecionar a opção de reserva na tela de pagamento. Será gerado um número de localizador, incluindo todas as passagens reservadas. Para confirmar a reserva, basta acessar a opção “Meus Voos” no site do Smiles e clicar no botão “Finalizar emissão”.  

Após a reserva, caso o cliente não realize a emissão das passagens no prazo, a reserva será automaticamente cancelada, não ocorrendo o reembolso do valor da taxa pago. Aliás, o valor não é devolvido mesmo que a reserva seja confirmada.

Apesar dessa incômoda taxa, a iniciativa da GOL é boa e segue o padrão das companhias internacionais. Por aqui, sabemos que a Azul oferece a possibilidade de reservar passagens para a compra em dinheiro em seu site por até 24 horas, nas reservas efetuadas com antecedência mínima de sete dias, mas não vimos a mesma funcionalidade nas passagens do TudoAzul.

Confira mais informações e o regulamento completo no site do Smiles.

Dica dos leitores Kleber Silva, Gabriel Quintella, Rodrigo Aguirar, Mauro Sérgio Guimarães, Maria Elisa da Silva e Adriana Manhães.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leonardo

    Boa iniciativa. Agora falta voltar a oportunidade de jogardes de categoria com pontos do cartão. Cortaram esse benefício que era muuuuito bom.

    • Leonardo

      Corrigindo: upgrade

      • Eduardo Castro

        Leonardo. Tenho uma pergunta: caso eu reserve uma passagem no Smiles ( 16000 pontos Rio de Janeiro a RBR ) e depois de três dias eu não efetuo o pagamento da taxa de embarque… Daí a reserva será cancelada, mas os pontos smiles serão debitados da minha conta smiles?

    • Leonardom , cortaram esse beneficio ? Voce sabe desde quando ? Porque na página ainda consta o beneficio para upgrade de categoria atraves de compras com o cartão de credito , agora fiquei sem entender , alguém saberia me explicar ? Grato !

  • Gostei, será que é válido também para vôos com parceiras? Ou só vôos Gol?

    • Carlos Alberto

      Somente vôos da Gol.

      • patoeconomico

        Se é so para voos da Gol não há muita utlidade.

  • MTorres

    MUITO BOM! Quantas promos ja perdi por ainda estar com os pontos no Programa do Cartão de Crédito.

    E como sou participante do Clube, não pago nada por isso.

  • Bruno Castro

    ridicula essa taxa, que vergonha,,,

    A Gol mudou meus voos na epoca da copa… nem jogo em nenhuma das 2 cidades tem … e vai ficar por isso mesmo, sendo que se me atraso 5minutos… perco tudo… multas absurdas, perco milhas… uma vergonha…
    Pior ainda voces acharem bacana a multa de R$ 30,00

    • Leonardo Pereira

      Vários espaços aéreos estarão fechados ou restritos país a fora por ordem do Comando da Aeronáutica, incluindo os maiores aeroportos do Brasil. O seu voo, apesar de não sair ou chegar nesses aeroportos, sofrem, pois as aeronaves fazem rotas entre vários aeroportos, então, o fato de um aeroporto fechar, obriga as empresas a redirecionar todos os seus voos, se você acha que é simples alterar rota A->B->C->D->E .. tirando um ou dois pontos aí sem influenciar os demais passageiros, mantendo o horário de embarque e tudo mais, acredito que falta um pouquinho de compreensão, e ela está avisando com meses de antecedência, não são 5 minutos antes do seu voo… paciência, quase ninguém quer a Copa aqui, mas já que vamos ter…

  • Fernando-RJ

    Essa taxa é no mínimo estranha…

    • Leonardo

      Vejo 2 motivações: 1- Estimular a adesão ao Clube Smiles. 2- Evitar muitas reservas por impulso especialmente nas promoções que ficariam prendendo assentos atoa.

      Só discordo de não devolverem a taxa quando a reserva for confirmada.

      • Perfeita sua análise Leonardo, e concordo inclusive com a questão da taxa, mas acho que isso é parte da primeira motivação que você elencou.

  • Fernando

    Vejo um ponto positivo e um negativo nessa mudança:

    Positivo: agora vc não é mais obrigado a passar as milhas para o Smiles e depois torcer por uma promoção. Vc pode deixar suas milhas no banco e, SE aparecer algo bom no Smiles, vc reserva e depois joga as milhas pra lá. Caso contrário, tem liberdade para transferir para outro plano de fidelidade.

    Negativos: nas boas promoções, antes vc só tinha como concorrentes aqueles que já possuíam as milhas no Smiles. Agora vc vai manter esses e adicionar concorrentes que possuem os pontos nos bancos, que poderão reservar e tirarão sua oportunidade de resgatar. Ou seja, aumentou a concorrência. Vai ter que ficar de plantão 24 horas pra pegar a promoção logo que se inicia…

    • Maria Elisa Silva

      Fernando tem razão…..

  • Felipe

    Só faltou o prazo da “Reserva” ser de 8 dias, pois é o tempo que eles pedem mas geralmente não honram para a transferência dos pontos do cartão para milhas no smiles.

  • guih

    para passagens de muita milhagem, como estados unidos, até vale o risco de perder R$30,00 reais

  • Leonardo

    Faltou informar esse detalhe: “A opção de reservar bilhetes estará disponível até 15 (quinze) dias antes da data do voo.”

  • Bruno

    Seria uma ótima notícia se a gol tivesse um sistema de buscas eficiente. Mas agora no caso de destinos com pouca disponibilidade vamos ter que vasculhar diversas vezes meses inteiros atrás de uma disponibilidade para ver se liberou alguma reserva, no velho método batalha naval. O que já era torturante ficou pior.

  • ideraldo luiz de souza

    si eu fizer uma reserva e passar dos 3 dias e nao tiver saldo perco a reserva???