Smiles diz que aumento de passagens foi erro e promete devolver milhas a clientes

Denis Carvalho 17 · julho · 2013

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A Smiles acaba de anunciar que o aumento na emissão das passagens aéreas internacionais em companhias parceiras da GOL foi gerado por um erro de sistema. A empresa prometeu devolver as milhas aos clientes que foram prejudicados pela falha no sistema, que teria afetado 4 mil emissões desde o final de maio, quando o episódio ocorreu. O aumento de 30% sem aviso prévio está sendo investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal.

Veja o comunicado da Smiles:

A Smiles S.A. – que atua no segmento de recompensa e fidelização, com governança e gestão independentes da GOL – informa que, por uma falha de sistema, foram geradas alterações indevidas nas quantidades mínimas de milhas exigidas para emissão de bilhetes com suas parceiras aéreas internacionais.

O sistema passou a cobrar uma quantidade de milhas superior aos valores que constam na tabela de resgate de parceiros aéreos. Essa falha ocorreu para resgates com as parceiras aéreas em voos para a América do Norte,  América do Sul, América Central e Caribe, Havaí, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania e Ilha de Páscoa. A falha não afetou a emissão de nenhum trecho ou bilhete de voos operados pela GOL.

Pedimos desculpas aos nossos clientes e comunicamos que todas as milhas debitadas acima do valores mínimos estipulados nas tabelas de resgate serão devolvidas aos cerca de 4.000 participantes possivelmente afetados – dentre os mais de 330 mil que adquiriram bilhetes Smiles no período de 29 de maio de 2013 até hoje. Os créditos serão realizados automaticamente nas respectivas contas Smiles até o dia 15 de agosto, não sendo necessária nenhuma solicitação por parte dos clientes.

A falha foi corrigida e trechos nos valores mínimos já estão disponíveis no site www.smiles.com.br. A companhia registra que, até o momento, não recebeu qualquer documento emitido pelo Ministério Público do Distrito Federal. A Smiles reitera suas desculpas pelos transtornos e reforça o compromisso de transparência, respeito e qualidade com seus clientes.”

É no mínimo estranho que a GOL/Smiles tenha demorado tanto tempo para verificar esse erro e só agora, após a investigação do MP, tenha adotado essa posição, mas não deixa de ser uma boa notícia para os clientes que foram prejudicados. O problema são os milhares de clientes que deixaram de emitir as passagens por não ter milhas suficientes devido ao erro do sistema que elevou as tarifas. A esses não haverá nenhum ressarcimento.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe