Smiles diz que aumento de passagens foi erro e promete devolver milhas a clientes

Denis Carvalho 17 · julho · 2013

A Smiles acaba de anunciar que o aumento na emissão das passagens aéreas internacionais em companhias parceiras da GOL foi gerado por um erro de sistema. A empresa prometeu devolver as milhas aos clientes que foram prejudicados pela falha no sistema, que teria afetado 4 mil emissões desde o final de maio, quando o episódio ocorreu. O aumento de 30% sem aviso prévio está sendo investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal.

Veja o comunicado da Smiles:

A Smiles S.A. – que atua no segmento de recompensa e fidelização, com governança e gestão independentes da GOL – informa que, por uma falha de sistema, foram geradas alterações indevidas nas quantidades mínimas de milhas exigidas para emissão de bilhetes com suas parceiras aéreas internacionais.

O sistema passou a cobrar uma quantidade de milhas superior aos valores que constam na tabela de resgate de parceiros aéreos. Essa falha ocorreu para resgates com as parceiras aéreas em voos para a América do Norte,  América do Sul, América Central e Caribe, Havaí, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania e Ilha de Páscoa. A falha não afetou a emissão de nenhum trecho ou bilhete de voos operados pela GOL.

Pedimos desculpas aos nossos clientes e comunicamos que todas as milhas debitadas acima do valores mínimos estipulados nas tabelas de resgate serão devolvidas aos cerca de 4.000 participantes possivelmente afetados – dentre os mais de 330 mil que adquiriram bilhetes Smiles no período de 29 de maio de 2013 até hoje. Os créditos serão realizados automaticamente nas respectivas contas Smiles até o dia 15 de agosto, não sendo necessária nenhuma solicitação por parte dos clientes.

A falha foi corrigida e trechos nos valores mínimos já estão disponíveis no site www.smiles.com.br. A companhia registra que, até o momento, não recebeu qualquer documento emitido pelo Ministério Público do Distrito Federal. A Smiles reitera suas desculpas pelos transtornos e reforça o compromisso de transparência, respeito e qualidade com seus clientes.”

É no mínimo estranho que a GOL/Smiles tenha demorado tanto tempo para verificar esse erro e só agora, após a investigação do MP, tenha adotado essa posição, mas não deixa de ser uma boa notícia para os clientes que foram prejudicados. O problema são os milhares de clientes que deixaram de emitir as passagens por não ter milhas suficientes devido ao erro do sistema que elevou as tarifas. A esses não haverá nenhum ressarcimento.

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Denis Carvalho

Editor chefe

  • Jose Carlos Rodrigue

    Meus cumprimentos ao Melhores Destinos pela representatividade que têm.

    Tenho certeza que, se não existisse um blog/site de tanta penetração quanto vocês têm, empresas como a Gol não se sentiriam acoçadas por todos os lados e viria a público desfazer o "erro". Erro? Tá bom, vou fazer de conta que acredito.

    E à todos aqueles que não se calaram e envidaram esforços mandando reclamações ao Ministério Público.

    Nunca desisti de acreditar que nós brasileiros podemos ter a força necessária para mudar os rumos das coisas.

    É só acreditar que as coisas mudam sim.

    Dias melhores virão.

    • Rodrigo Resende

      É isso aí, José Carlos, nós consumidores temos poder sim. É verdade que uma ajudinha do MP sempre ajuda, mas mesmo sem ele podemos nos unir e fazer força para tirar do circuito empresas que não respeitam seus clientes.

  • Dalcione Rossato

    Mentira!!!!!

    Eles mesmo me responderam que eles podem aumentar a quantidade de minhas para o bilhete Smiles sem aviso prévio!!!

  • Lucione Vicente Topa

    Erro de sistema…… sei !!

  • Ricardo Azevedo

    Também creio que o Smiles só se comunicou após a publicação pelo MD, pois se não fosse o MD e o MP nada seria feito a favor dos consumidores e clientes do programa.

  • Luciano Rego

    Foi "erro de sistema" e só se pronunciam agora que o Ministério Público entrou no caso? É mais um caso de ação na surdina esperando que os clientes fiquem calados e aceitem. Não adianta pessoal, temos que reclamar e esperniar SEMPRE que acharmos que estamos certos. 🙂

  • Roberto Diez

    Eu deixei de emitir as passagens Rio – Paris – Rio ,para novembro de 2013 , para viajar com a minha esposa e filha. Tenho 219.000 milhas que seriam suficientes tendo em vista a necessidade de 70.000 milhas para cada um. Reclamei na coluna Em Defesa do Consumidor, do jornal O Globo, no site reclameaqui.com e fiz denúncia no MP. A Gol não respondeu a nenhum dos questionamentos. Então decidi ajuizar uma ação no JEC do RJ requerendo o acréscimo em milhas no mesmo percentual que o Smiles majorou a quantidade necessária de milhas, cerca de 35%.Também postulei uma indenização por danos morais em face da frustração que passei junto à minha família. Não acredito em "erro" . Posso apostar que, dentro de algum tempo, a Gol/ Smiles vai voltar a aumentar as milhas necessárias para voar com parceiras, mas dessa vez vai avisar previamente aos participantes, conforme determina o regulamento do programa, e vai alterar a tabela que dessa vez esqueceram de fazer.

    • Roberto Diez

      Corrigindo: A Gol/ Smiles respondeu ao Jornal O Globo. Olhem o que eles afirmaram em 26/6, bem diferene da alegação de erro:"A GOL informa que entrou em contato com o cliente e esclareceu que conforme o Regulamento Smiles, o Programa de Relacionamento oferece diversos tipos de bilhetes e tarifas diferenciadas, informadas no momento da solicitação da emissão. O participante pode escolher a que estiver mais próxima às suas necessidades. A tabela de prêmios também é variável e é determinada de acordo como a sazonalidade e antecedência da data prevista para o embarque. Tais informações constam no regulamento do Programa. A Companhia também informou que a alteração na premiação refere-se aos bilhetes que envolvam os voos dos parceiros aéreos. A tabela de prêmios para voos GOL/Varig permanece inalterada e a promoção Milhas Reduzidas, foi prorrogada até 11/12/2013. O regulamento também prevê nos itens 5.2, 5.3 e 8.3, que cada parceiro adota regras próprias para utilização de seus serviços. A ocupação das aeronaves é feita por um gerenciamento de espaço, organizado de acordo com as tarifas plenas (full fares), promocionais e especiais, enquadrando-se nestas últimas os Bilhetes Smiles. As solicitações de reservas e emissões de prêmios Smiles, que envolvam voos operados pelos parceiros, podem ser atendidas pela internet, com até 10 (dez) meses de antecedência da data pretendida da viagem e está sujeita à disponibilidade de assentos. A Central de Relacionamento da GOL permanece à disposição, 24h, para solucionar quaisquer dúvidas, pelo site http://www.voegol.com.br/Atendimento ou pelo telefone 0800 704 0465”."

  • Bruno Caporalini

    Do mesmo jeito que prometeram honrar as passagens minhas que foram canceladas numa promoção por falha deles (inclusive teve um post aqui no MD com essa promessa) e não cumpriram.

    GOL e SMILES: Empresinha sem vergonha, sem caráter e sem palavra.

  • Jose Carlos Rodrigue

    Olhei agora no site e diria que pouco mudou. De agosto a dezembro em várias data agora só tem na executiva pelas 37500 milhas. Ou seja apenas deram um upgrade de classe.

    Alguém achou algum trecho na econômica pelos 25000? Ou eles acham mesmo que todos iriam acreditar numa nova postura da Smiles? Vão precisar se esforçar para reconquistarem credibilidade.

    • Alan

      Eu também quero saber se alguém voltou a encontrar passagem por 25.000 milhas em algum trecho Brasil/EUA

      • Felipo Torin

        Eu acabei de encontrar GRU-JFK 02 de dezembro por 25000.

        Eu dei azar pois emiti ontem minha viagem pros EUA meu e da minha noiva e paguei cada perna 32500. Ou seja, gastei 30000 milhas a mais. O pior foi que precisei comprar milhas para completar o que eu precisava pois eu nao tinha a qtde suficiente.

        Sera que eles vão devolver so as milhas ou pode-se conseguir o estorno do valor gasto com a compra das milhas?

        Mais uma dor de cabeça

        • Entra no site http://www.mpdft.mp.br e tenta um contato com o promotor de justiça que está tocando o inquérito civil público. Acho que seu caso é tipicamente um "efeito colateral" a ser corrigido pela empresa.

      • Richard Avakian

        O vôo diário da gol para Miami via Sto. Domingo tem grande oferta de datas por 25 mil ptos, mas precisa emitir com antecedencia. Da para emitir até para jun de 2014.

      • Felipo Torin

        Encontrei dia 2 de dezembro, GRU-JFK por 25000, lamentável pois emiti ontem minhas passagens para os EUA e gastei 65000

    • Joao Batista

      Por favor, como faço para encontrar passagens na executiva para os EUA? Nao consigo achar nem na econômica, tentei várias datas e nada. Só consigo achar voos para o caribe.

  • Igor Fujishima

    Vocês teriam a tabela mostrando a quantidade correta de milhas a ser cobrada? Comprei 2 passagens para Punta Cana, sendo que cobraram 15.000 milhas ida e 15.000 volta de cada passageiro. Gostaria de saber se essa quantia seria correta ou fui lesado?

    • Rodrigo Resende

      Está correta. As mudanças, acredito eu, foram só para os vÔos de empresas parceiras. Corrijam-me se estiver errado.

    • Afonso Monteiro

      Esta com um valor muito bom, estou esperando retornar para esse valor para comprar as minhas, estão pedindo agora 40.000 por trecho.

      Preciso para AGOSTO!

    • Igor está correto, eu também fui pra Punta Cana por 15 cada trecho

      Também fui para Santo DOmingo também é 15 o trecho ( Brasília)

      Brasília Orlando 25 mil o trecho

      • Joao Batista

        Célia, por favor, como faço para encontrar passagem com milhas smiles? Tem algum segredo? eu também consegui emitir em abri/13 para Punta Cana por 15 k o trecho. Agora estou procurando para os EUA e não consigo achar de jeito nenhum. Faz uma semana que procuro e nao acho nada. Queia usar logo minhas milhas antes que seja impossível, pois ultimamente só vejo reclamações da Smiles.

  • tcampos

    A TAM também "errou" outro dia, vendendo voos domésticos (no Brasil) MUITO mais caro para brasileiros do que para estrangeiros. Lamentável o abuso de poder econômico e a fraqueza dos órgãos de defesa. #tisti

  • Gabriel Q.

    Não colou… ficou feio a desculpa esfarrapada.

    Eu me enquadro no último caso, deixei de emitir passagens para EUA e Canadá para agosto, e emiti com a concorrência. É uma pena, porque preferia a GOL, que permite stopover nos EUA a caminho do Canadá, e a TAM não permite.

  • Claudia

    Aha, tá, to até acreditando que esse "erro" só foi percebido agora e resolveram estornar as milhas de 4 mil clientes. De qualquer forma, parabéns ao Melhores Destinos, que se tornou a minha leitura obrigatória diária, pelo excelente serviço que presta. Nota 10 para vcs. Quanto à Smiles/Gol, vamos ficar de olho para que outro "erro" nao ocorra. Não é só por milhas, é por direitos – esse é nosso manifesto!!!

  • Bruno Feliciano

    Eu como profissional de TI tenho até vergonha de ler algo como essa declaração. Nunca vi algo tão deplorável quanto isso, jogar a "eme" que os diretores com salários milionários fizeram como sendo culpa do pessoal de operações.

    Depois disso nunca mais mando uma milha para essa empresa e espero nunca precisar voar com eles.

  • Afonso Monteiro

    Agradeceria se tivessem reduzido as milhas para Punta Cana, para agosto. No entando, ainda nada foi feito. 40.000 milhas por trecho ainda.

    • Afonso, Agosto não é o melhor mês para ir a Punta Cana
      A temporada de furacões oficialmente é do dia1º/6 a 30/11

  • Daniel Matos

    LifeMiles neeeeeles, amiiiiiiigo!

  • Brunno Cardoso

    Vem niminnn Lifemiless eu te amooo…

    E que venham as mega promo aos EUA!!!

  • Eduardo

    hilária esta postura do Smiles e de muitas outras empresas brasileiras. Enganam. Erram. Não admitem que erraram e quando a coisa aperta (Judiciário), tentam arrumar um pouco.

  • Jair Batista

    Seria melhor para a imagem da empresa se tivessem simplesmente falado que realmente aumentaram o valor das passagens, e por causa das reclamações resolveram voltar ao preço antigo. Assim resolveriam o problema com o MP e os clientes não sentiriam-se tão enganados.

  • Thiago Castro

    Menos mal que os valores vão voltar ao "normal".

    • Dalcione Rossato

      Se for pra voltar o "normal" da disponibilidade de assentos como antes, não adianta muito.

      • Rafael Barbosa Lisbo

        Como donos do programa eles fazem o que querem, inclusive aumentam sem avisar previamente. Mas, como isso é ilegal, chupa Smiles!!!!

  • Felipe

    Bom, agora que eles abriram o capital do smiles nao podem brincar com o consumidor, ja que influi nas acoes deles (e dos investidores), e tambem as multas da CVM sao pesadissimas, em epoca de crise é bom que eles mantenham o respeito com o cliente (como deveria ser sempre, entretanto é dificil ver empresas com essa postura de respeito ao cliente no BR) , pois em outras epocas duvido bastante se a GOL teria essa postura…

  • Henrique Ofugi Ono

    Seria muito mais humilde e principalmente H-O-N-E-S-T-O se a Smiles assumisse a bobagem que fez, se desculpassem publicamente pelo fato e então voltar a regra antiga.

    É muita falta de TRANSPARÊNCIA dar um motivo que está na cara não ser verdade para justificar a volta à regra antiga.

    Será que o Leonel Andrade (Presidente do Smiles) e até mesmo o Paulo Kakinoff (Presidente da GOL) estão cientes desta LAMBANÇA da sua equipe?? Um dos dois (ou os dois) poderiam se pronunciar sobre este ocorrido.

  • Carlos Eduardo Silva

    Milhas escassas, dificuldade para obtê-las, cartões de crédito dificultando e diminuindo mais as milhas, raras oportunidades para obter um voo com disponibilidade (quando encontra, são valores bem altos com milhas) e tudo isso sem promoções. Está muito difícil dessa maneira para nós consumidores. Lamentável!

  • André Lorente

    Eu arriscaria dizer que nesse caso o MD ajudou mais que o MP!

  • Márcio Sampai

    Denis e Leonardo, desculpe pela pergunta totalmente off-topic, mas sempre soube que as taxas que pagamos juntamente com as passagens eram tabeladas – por exemplo, taxa de embarque nacional (mais ou menos) R$ 21,30.

    Acontece que fui pesquisar preços de passagens e também utilização de milhas para os trechos GRU-EZE e MVD-GRU. Qual não foi minha surpresa quando vi os seguintes valores das taxas (não vou abordar o preço das passagens):

    Tam – 163,42

    Gol – 210,23

    Smiles – 252,53

    Bem discrepantes para algo que deveria ser "tabelado"… No resumo da Gol e do Smiles, inclusive, aparece "adicional de combustível" de R$ 33,56!

    E ainda tive outra surpresa (ainda mais depois do MD divulgar passagem para os States por 600 dilmas): achei pelo Smiles GIG-MCO para outubro deste ano por 20 mil milhas cada trecho (ida 22/10, volta 30/10), porém só de taxas R$ 442,28!!! Quase o preço da passagem da United POA-MCO divulgada ontem… é issso mesmo ou tem mutreta da Gol na história?

    Como diria o Galvão Bueno: "Pode isso, Arnaldo?"

    • Maria Cecília

      Taxa de embarque internacional é mais cara mesmo, e ainda tem a taxa de embarque da volta que o preço depende do país em questão.

    • Maria Cecília

      Verifique se não tem nenhum seguro oculto incluso, se o voo da gol não ta caindo no aeroparque e se esta sendo cobrada taxa de bilhete premio

      • Márcio Sampai

        Maria Cecília, sei que as taxas são bem mais caras em voos internacionais. O que estou questionando é se as empresas podem cobrar taxas diferentes na mesma rota.

        Fiz a pesquisa exatamente na mesma rota, nos mesmos aeroportos, nas mesmas datas.

        Como exemplo, nunca vi empresa nacional cobrar "adicional de combustível", e este item está incluso nas taxas da Gol nos trechos pesquisados.

  • andre trindade

    Empresas que carregam a herança de maltratar passageiros em ônibus, só poderia acarretar nisso. Desrespeito nos ônibus repassados nos voos e assim vai…

    Abertura já !!!

  • Maria Cecília

    Lembrei daquele programa ACREDITE SE QUISER

  • Thiago Ambrós

    É, erro de sistema. Acabo de emitir MCO-BSB na executiva e quando vou olhar no extrato cobraram o trecho interno (MCO-ATL) 18.500 milhas e para o internacional (ATL-BSB) 37.500 milhas! Além de terem me rebaixado pra classe econômica no trecho interno!

    Um absurdo, liguei lá e me disseram que quando não há disponibilidade em todo trecho na executiva, o "sistema" rebaixa na econômica. Vão me desculpar Smiles e GOL, mas o sistema que vocês usam é ridículo! Como pode tantos erros assim?

    Me deram a opção de reembolsarem todo o itinerário e as taxas, mas que se eu quisesse todo itinerário como eu havia reservado, teria que tentar novamente reservar SEM A GARANTIA de que há disponibilidade!

    Afff!!

    Quanta lambança hein?

    • NSC

      Que absurdo!!!! Tô de cara!!

      O que mais me dá raiva é que estes atendentes de call center não resolvem nada. E cada um fala uma coisa diferente pro mesmo tipo de problema.

  • henrique tomiello

    É a estratégia do incompetente, culpar o "sistema". Engraçado que esses erros do "sistema" sempre prejudicam o consumidor, nunca o beneficiam.

  • Delleon Fernando

    "Erro no sistema"

    Sei! Foi a mesma desculpa que deram na promoção de aniversário da Gol, quando cancelaram os bilhetes de milhares de passageiros que emitiram passagens pelo Simles por 1 mil milhas a volta. Disseram que iriam honrar, MAS NÃO HONRARAM coisa nenhuma. Enviaram e-mail solicitando que entrássemos em contato, e quando entrávamos, eles ofereciam a volta por 1 mil milhas e mais um absurdo de dinheiro.

    Resultado: Depois de várias tentativas, o único jeito foi mover uma ação contra a Cia por danos morais.

    O que não podemos mesmo, de jeito nenhum, é ficarmos calados em meio aos abusos dessas empresas.

  • Bianca Tonelli

    BOICOTE ESTÁ NA DISPONIBILIDADE

    Venho "economizando" milhas para a lua-de-mel e vejo que o boicote da GOL na emissão de bilhetes com empresas parceiras está principalmente na falta de disponibilidade de datas! É possível consegui voos de ida, mas não de volta! Isso ocorre em várias datas! E o pior é que checando sites de busca de voos, aparece disponibilidade de volta com estes mesmos parceiros!

    Com MD e MP demos um passo na melhoria do programa Smiles ao voltarem a pontuação aos valores normais, mas nossa fiscalização tem que ser permanente, pois ainda há muito o que melhorar para que o consumidor seja efetivamente respeitado!

  • Pieter van der Meer

    Eu deixei de emitir passagens por falta de milhas, as quais sumiram pela cobrança indevida por parte do Smiles.

    O mínimo que o Smiles pode fazer é devolver em dobro as milhas debitadas em excesso, conforme prevê a lei quando se trata de cobranças indevidas!

  • Márcio Sampai

    Atenção, já achei para o ano que vem trechos de BSB para ATL, JFK e DTW pela Delta por 25 mil milhas!

    Como dizem na minha terra, "perdeu Smiles, a casa caiu"…

  • Rafael Lima

    Erro… uhum.

    Bem capaz que o site foi lá e se atualizou sozinho.

  • henrique tomiello

    Tenho SMILES há 5 anos e era um dos maiores admiradores do programa. Cheguei a viajar do nordeste a Buenos Aires por 24000 milhas o casal e Santiago 28000 milhas o casal. Isso sem falar nas diversas promoções com 3000 milhas o trecho em viagens nacionais. Hoje ainda possuo muitas milhas no programa, mas não tenho como gastar, pois uma passagem nacional está 10000 milhas o trecho. Eles anunciam promoção a 6000 milhas o trecho, mas nunca consigo achar os voos. E agora querem começar a enganar o consumidor com promoções falsas e essas "falhas do sistema". É uma pena saber que um negócio que era tão bom acabou nisso.

  • Emanuela

    Será que haverá promoções para América do sul por conta desses problemas MD??? abraço a equipe

  • NSC

    Erro? Que empresa é essa que demora dois meses pra perceber que existe um erro que a beneficia?

    Quando é um erro que a prejudica, ela corrige em questão de horas, como já aconteceu.

    Tenho CERTEZA que não foi erro. Se o Ministério Público oferecesse denúncia com base no apurado neste inquérito, pegaria muito mal pra ações do Smiles, diante da recente IPO de ações.

    Portanto, preparem-se: ela está recuando no momento, mas irá aumentar logo, logo, dentro do procedimento real.

  • Rafael Lindoso

    o adicional de combustível não pode, mas não sei te dizer com base no que, mas diferenças de taxa pode existir por diferenças de voo. Por exemplo, ao sair daqui de brasilia pra buenos aires eu pago uns 40,00 a mais que quem sai de são paulo pq é cobrada a taxa de embarque dos voos domésticos. se o voo tem conexão de umas 4 ou 5 horas, ou mais, é cobrada uma nova taxa de embarque. nesse voo da gol pros eua tem uma conexão em santo domingo, com a cobraça de uma nova taxa de embarque internacional.

  • Alexandre

    Olá. Me encontro entre os 4000 prejudicados. Transferi 210.000 pontos do BB para o Smiles, pois já havia feito a simulação de 2 passagens ida e volta de Gru-Lis via CDG pela Air France em executiva. As milhas caíram no dia 30/05 e na hora de emitir, surpresa! Eram necessários 280.000 pontos ou seja 70.000 pontos por perna. Tive que emitir só a ida por 140.000 pontos e voltar pela Iberia. Ligando para a Central eles disseram que a tabelampoderia sofrer alterações sem aviso prévio, me senti um imbecil, mas na hora não sabia que o que haviam feito comigo era imoral ou ilegal.

    Quero só ver se realmente vai ser devolvido automaticamente estes pontos, to pensando em ligar lá para solicitar os pontos.

    Outra coisa, uma grande sacanagem do Smiles, emiti GRU/cDG/LIS, o trecho de Sampa a Paris em executiva e o trecho de Paris a Lisboa, que deveria ser em executiva vai ser em econômica. Será que isso esta certo? Comprei a executiva e há classe executiva no trecho interno.

  • Pieter van der Meer

    Acredito que américa do sul nao, já que não houve problemas nas emissões com voos Gol, apenas com as parceiras.

    Mas para europa e EUA ja é possivel encontrar passagens com a tabela antiga (e ainda constante no site).

    • Emanuela

      Obrigada Pieter!! 🙂

  • crica

    Comigo ocorreu o mesmo problema!! Foram debitadas 30 mil milhas a mais que o efetivamente devido e agorar preciso comprar outro trecho, tem apenas 1 lugar disponível, não tenho pontos suficientes e vou acabar perdendo pois vou ter aguardar o retorno das milhas até 15/08. Concordo com vc, eles devem devolver em dobro!!

  • Patricia Delatorre V

    Felipe, meu caso foi parecido com o seu. Emiti minha passagem para a Europa por outro programa, e a volta seria com a Smiles pois tinha na data que eu queria. E eu ainda usaria milhas para um trecho extra interno de Madrid para Berlim. O que aconteceu? Pensei em deixar para emitir no final de semana com calma e tempo, e 2 dias antes fui informada do aumento. Ou seja, chorei alguns dias de raiva pela falta de nocao de nao avisarem previamente. Como voce, fui obrigada a comprar milhas, pedir milhas emprestadas, e pagar um trecho interno de aviao mais outro de trem, tudo poderia ter sido usada exatamente as milhas em questao. Conclusao, mesmo que elas voltem, perdi algo em 700 reais na brincadeira.

  • Márcio Sampai

    Valeu, Rafael!

    Ou seja, além de ter que fazer uma conexão pois a empresa não tem interesse em aviões de longa distância, o passageiro ainda tem que pagar por isso…

    Eis uma bela explicação para ausência de mais voos diretos para o exterior de outras cidades que não sejam SP: "alguéns" ganham mais com as taxas das conexões!

  • Márcio Sampai

    E digo mais: por isso que vão superlotar Guaruphos com voos do Marrocos, Filipinas, Abu Dhabi, Butão, Groelândia, sei lá mais o que, pois a ANAC e o consórcio que administra o aeroporto vão ganhar muito $$$ com as taxas das conexões domésticas.

    O Rio é o destino mais visitado por estrangeiros no país, só que grande parte de seus visitantes precisam passar por SP por causa da concentração de vôos… conexão = taxa de embarque = LUCRO!

  • Manoel Duarte

    Absurdo, absurdo. Sinceramente, era melhor a Smiles peitar e dizer que aumentou mesmo e que daqui pra frente é assim, ao menos não íamos ficar com a sensação de golpe, literalmente 'cara de otário'. Por óbvio que não se demora tanto tempo pra se constatar 'um erro de sistema'! Agora, voltar atrás e dizer que foi erro, é querer fazer 'se colar, colou' com os milhares de usuários do programa. Eu sou um, que não emitiu passagens porque com o aumento e a famigerada 'não encontramos voos disponíveis nas datas pesquisadas' deixei de lado e preferi comprar as passagens. Ainda bem que não tinha emitido os bilhetes ainda, pois uma transferência no trabalho 'abortou' minhas férias, rsrss, mas ai já são outros quinhentos! Já começou mal essa nova gestão do Smiles!

  • tcampos

    Não sei se é um cala boca mais hoje achei voo (SSA X POA) com saída dia 30.12 e volta 06.12 por 6.000 smiles o trecho.

    Não é grande coisa e ainda não comprei, espero uma de 3.000 hahaha. Mais ontem só tinha essas datas por 10.000, mesmo depois do anúncio da promo de 3.000 não tinha nada por menos de 10.000. Verifiquem seus trechos, vai que surgiu algo interessante.

  • Silva

    Fico lendo alguns comentários e vejo o quanto o brasileiro é oportunista, se fosse um erro para o cliente todos estavam aqui feliz e brigando para garantir que a passagem fosse respeitada, como no caso da IB, porém, quando o erro é contra, todas realizam críticas e buscam acabar com a imagem da empresa, erros são normais, assumir após ordem judicial ou não é demonstrar a vontade de querer mudar, será se alguém iria aceitar o cancelamento da passagem na IB devido o erro e o prejuízo nas vendas da passagem? BRASIL, de OPORTUNISTAS e políticos CORRUPTOS!

  • Marcos Sobral

    Engraçado. Tirando a Iberia que vendeu passagens a 500 reais só vejo erro "pra cima". Até hoje não vi o Smiles colocar "sem querer" passagens a 1 milha…

  • encontrei passagens pra Amsterdam por 35 mil ptos. ainda bem q voltaram à pontuação anterior.

  • Carlos H.

    Isso é chamar o consumidor de idiota. Não é falha no sistema, é agir de má fé. O famoso "se colar, colou". O sistema funciona da meneira como foi programado para funcionar, não é do nada que vai começar a cobrar mais ou menos. Que piada, ao invés de assumir que são desonestos agora querem enganar o consumidor de novo com essa conversa mole.

  • Erro este que comprometeu minha ida para RBR, saindo de CGH, onde trechos de 35 e 40 mil pontos estavam disponíveis. Lamentável, mas gentil e responsável a resposta para os clientes.

  • Fernando

    Em poucas palavras: eles tentaram e não deu certo. Essa conversa de erro de sistema é velha como o manuscrito da Biblia. Não confio no Smiles para transferir pontos do cartão e vou passar a fazer para o programa da American, que em mais de 10 anos sempre honrou o combinado.

  • André Luís

    Quem está acreditando nesta história de erro? Erro se corrige no mesmo dia. Mas eu vou acreditar na história deles sim, se o Papai Noel, o Coelho da Páscoa e um duende do jardim passarem pela minha frente agora, em 3… 2… 1…

  • Tharcilla

    Perguntinha: alguém ja conseguiu emitir passagem pro Havaí pelo smiles? Qtas milhas gastou?

  • yano

    engraçado, todos os "erros" da smiles sempre prejudicam o consumidor. Será que algum dia haverá um erro que beneficie o passageiro ?

  • Marcos

    Uma pena que não consigo encontrar trechos para Miami/Orlando para 3 pessoas. Quando há disponibilidade, só é para um passageiro, se aumento o número de passageiros, dá indisponível. Isso pq quando encontro é na executiva.

  • Vicente

    Acontecem erros para baixo, sim. A pouco tempo teve um na Ibéria

  • Markov

    Enquanto o Judiciário não pesar a mão nas demandas contra as Cia aéreas e Telefonia, vamos continuar sendo desrespeitados por essas empresas, que são totalmente carregadas no colo pelo governo.

  • Claudio Seixas

    Não é possível continuarmos reféns de manipulações escandalosas, como esta! Não foi erro, pois erro não se leva 2 meses para descobrir e corrigir. Foram desonestos ao fazer a alteração sem aviso e levianos em tentar encobrir a má fé, com essa desculpa esfarrapada de "erro"! Precisou o MP dar uma "Dura" para eles "corrigirem" a pilantragem!

  • kbainha

    Eu perguntei quantas milhas seriam necessarias e confirmaram por email que seriam 47.500.ja havia decidido transferir meus pontos para outro lugar….

  • cintia

    Gente

  • Cinti

    Gente.. estou tentando encontrar voos internacionais pelas companhias aéreas (ou mesmo pela Gol), mas não consigo consultar. Quando tento o webchat da Gol.. nada… Alguém sabe me dizer como consultar os voos disponíveis das companhias aéreas parceiras????? Mesmo quando tento voos que sei que a Gol tem, nada de aparecer disponibilidade… impossível não haver UM VOO para Orlando no mês de dezembro, não???
    Agradeço.

    • Isso é normal… Quando não aparece é pq não há a disponibilidade para clientes smiles. Vc pode encontrar os voos nos sites das cias parceiras (delta, klm, etc) usando pontos das proprias cias aereas (esqueça os pontos smiles pois só valem para voos da Gol).
      Esta é mais uma mentira da Gol, apesar de podermos usar pontos smiles para resgatar bilhetes de outras operadores, é muitissimo raro existir disponibilidade.
      AInda que exista essa falsa unificação da emissao de bilhetes Gol/Delta, ela tb não é verdadeira. Vc encontra o trecho desejado no site da Delta (e das outras cias) mas não encontra na Gol.
      Resumindo.. continue procurando todo dia, pois pode ser (com muita sorte) que surja disponbilidade no trecho desejado (mas duvido muito). Nesse ponto a star alliance (Tam e parceirad) é muito mais honesta. Basta ligar que a central do Fidelidade te informa todos os voos disponiveis em todas as cias participantes.
      Espero ter ajudado e boa sorte.

  • Olá pessoal emiti ontem pelo Smiles bilhetes de maceió-orlando-maceió por 25 mil cada trecho para abril/2014, tenho algumas dúvidas! como vou com criança pequena, meu filho vai estar com 3 anos na época, fico preocupada com o vôo "pinga pinga" esse ano fomos de tam no vôo direto de SP e foi tranquilo principalmente por termos adquirido assento conforto. será que a Gol vai nos dar essa opção de assento conforto na frente que possam ir crianças? pois qnd fui selecionar os assentos só tinha conforto os de saída de emergência, o que não permite crianças… e quanto ao avião é um avião pequeno igual aos de vôos domésticos? pois na escolha de lugares só vejo 2 fileiras de 3 assentos cada lado… Outra dúvida: permitem Stopover em Santo Domingo? Grata!

    • O voo será feito com escala, não ha troca de aeronave no exterior (apenas em SP).
      O aviao é o mesmo usado em trechos nacionais (737-800).
      Leve material para entreter a criança, pois não há nada no aviao.
      Havia assento conforto, mas as regras para adquiri-los mudam, o melhor é ligar na Gol e tentar marca-los. Os assentos conforto sao da fileira 1 a 15, onde so vendem as poltronas A e C e D e F, ficando vagas a B e a F.
      Boa sorte!

  • Isso é pra afastar as outras falcatruas da Gol e do Smiles……
    Encerram as investigações e continuam cobrando taxas abusivas para cancelamentos e remarcações (o CDC permite a cobrança de multas no máximo de 2% e nao de 80, 90, 100 e 120 reais como faz a empresa…)