A caminho de se tornar “empresa”, Smiles muda regra para perda de voos

Denis Carvalho 07/05/2012 às 16:10h 60 Comentários

Entre as várias medidas de recuperação financeira, a GOL planeja seguir o exemplo da concorrente TAM e transformar o Smiles em uma empresa independente, possibilitando inclusive a negociação de ações em bolsa de valores e facilitando as parcerias com outros segmentos para acúmulo e uso de milhas. Enquanto estuda a alteração, a companhia anunciou na última semana uma nova regra para a perda de voos (no show): a partir de agora quem não se apresentar no embarque perde suas milhas.

A medida, informada por e-mail aos associados, desagradou muitos leitores, que já estavam insatisfeitos com medidas nada populares, como o fechamento de salas VIP em aeroportos. Conforme a companhia, apenas as milhas de bilhetes emitidos antes de 01/05/2012, poderão ser reembolsadas em caso de não comparecimento sem o devido cancelamento da passagem, que pode ser feito mediante o pagamento de uma taxa.

As mudanças no Smile seguem o compasso dos cortes de gastos da GOL, que vê no programa de milhagem uma ótima saída para sua crise financeira. A Multiplus, por exemplo, criada a partir do TAM Fidelidade, obteve  lucro líquido de R$ 61,6 milhões no primeiro trimestre deste ano – seu valor de mercado já é equivalente ao da própria TAM: R$ 6,45 bilhões de reais em comparação aos R$ 7 bilhões da companhia aérea.

Com o sucesso da empreitada a concorrente conseguiu roubar do Smiles o título de maior programa de milhas da América Latina, que portava desde a década de 90, ainda sob comando da Varig. Hoje, o Fidelidade soma quase 9 milhões de usuários enquanto o Smiles tem pouco mais de 8 milhões.

A GOL contratou a consultoria Boston Consulting Group no início do ano para fazer a reestruturação do programa de milhas –  o estudo deve ficar pronto apenas na metade do ano que vem. Executivos da GOL afirmam que os dados definirão a viabilidade de se criar uma nova empresa com o Smiles –  se é que existe dúvidas após o sucesso do Fidelidade.

Com informações dos sites InfoMoney e Exame e dica dos leitores Wallyson Cleibson, Rodrigo Cesar, Guilherme Vargas, Bruno Reis e Marina Perello.

60 comentários para “A caminho de se tornar “empresa”, Smiles muda regra para perda de voos

  1. titobosco

    É o ditado da internet: "Tá no inferno? Abraça o capeta!"

    Proximo passo vai ser diminuição da equipe de comando para voos de até 1h30min de duração. Nao duvido nada…

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  2. Igor - Poa

    Espero que…

    1. Não mude as promoções

    2. O método de acumulo… pois na tarifa mais baixa acumula 25% no fidelidade não acumula, isso é ruim

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  3. Najla

    Aproveitando este assunto Smiles e Multiplus…Vcs já fizeram algum post sobre vantagens e desvantagens de ambos. Ex: Se na hora de transferir pontos do cartão de crédito, qual escolher?

    Agradeço a atenção.

    Najla

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    1. Leonardo

      Eu confesso que já aproveitei muito mais o Smiles, eles sempre fizeram mais promoções, a Tam começou faz pouco tempo com as reduções de milhas, e mesmo assim, são bem mais limitadas.

      O ruim do Smiles é que eles limitam a quantidade por voo, então tem que pesquisar muito e estar sempre maleável a viajar em dias que não queria.

      Já fui pra Buenos Aires, Fernando de Noronha, e inúmeras capitais, tudo por 4000 a 5000 milhas o trecho.

      Eles têm feito menos promoções com milhas nos últimos tempos, e quando fazem, restringem bastante. Mas deve ser efeito da crise, assim guardo, não viajo.

      Mas no geral, o Smiles sempre fez mais promoções que o Múltiplus.

      Mas, como o Leonardo falou, muda muito, mas sempre tenho mais esperanças na Gol em promoções que qualquer outra empresa.

      Dica, deixe no cartão até onde der, quando surgir promoções, transfira, a maioria transfere em 1~2 dias úteis. Pelo menos o meu do Bradesco demora isso.

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  4. David Pitombeira

    Essa é uma coisa que nunca entendi, pois várias vezes que ia remarcar ou cancelar bilhetes emitidos com milhas do Smiles, recebi de orientação dos próprio atendentes do call center para dar no show e depois pegar as milhas de volta. São esse tipo de postura, dentre outras, que levam a companhia a situação em que está.

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  5. Bruno

    A GOL infelizmente é uma companhia que não valoriza o que tem mais valioso: o cliente. Não respeita e não presta um bom atendimento. Tá fadada à falância, coitada.

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    1. Igor - Poa

      E um detalhe a empresa tem sua regra administrativa, muitas vezes é um funcionário mal intencionado ou com má vontade é que dificulta as coisas.E isso é em toda empresa, não somente nas cias aéreas.O fato é antes de comprar algo leia as regras e depois faça valer as mesmas, não peça nada além porque daí não fica a cargo da empresa, pois você aceitou.

      Não estou defendendo a GOL, mas preciso ser sensato já me incomodei com a empresa por funcionários mal educados mas fiz valer as regras da mesma com superiores a este funcionário.

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  6. Bruno Holtz

    Vamos aguardar. O smiles é o que resta de melhor na Gol. Se complicarem ele como a Tam fez com o fidelidade, e surgirem programas decentes da Azul e Avianca, a Gol que se prepare, pois o passageiro vai migrar em massa para a concorrencia.

    O que vemos hoje por parte da concorrência (basicamente AZUL e Avianca): tarifa similar, ficando a dever basicamente no programa de fidelização. Se arrumarem este "lado", vão conseguir atratividade dos usuários GOL, que terão mais serviço a um preço semelhante aliado a milhas para futuramente emitir em passagens bônus.

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    1. Thiago Castro

      Desculpa aí Bruno, mas a Avianca e Azul estão longe de terem uma tarifa similar. Já no serviço estão milhares de anos na frete (pelo menos na Avianca, mas dizem que a Azul é ainda melhor), nem se discute. Mas os preços mais baixos ainda estão com a Gol e com alguma frequencia com a Tam.

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    2. Igor Kardush

      Pra mim, o problema das outras não é a falta de um bom programa de fidelidade, e sim de uma boa malha de voos. Pra pegar ponte aérea, quando não tenho flexibilidade de horário, eu sói vôo de Avianca. Mas quando não sei que horas volto, vou de TAM ou GOL, no último horário, pois aí, posso chegar antes e pegar um vôo mais cedo.

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    1. Igor - Poa

      Sim, me confundi.

      E Fidelidade acumula 20% na PROMO e nada na MEGAPROMO.100% somente a partir da FLEX sendo que no Smiles já é 100% na PROGRAMADA.

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  7. Luisa

    não acumulo milhas pelo cartão, então nunca resgatei uma passagem pelo tam fidelidade. Já pela gol consigo acumular pontos suficientes com a tarifa programada e usar efetivamente o programa. Seria uma pena se começassem a vincular mil coisas ao ac´mulo de milhas e a pontuação para retirada fosse pras alturas, como aconteceu com o multiplus.

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  8. Rafael

    Smiles é um dos pontos mais positivos da Gol, espero que não usem a TAM como exemplo, é uma confusão o Fidelidade x Multiplus

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  9. Thiago Castro

    Eu sei que a Cia Aérea não é a empresa que mais preza pelo cliente, os aeroportos são um lixo, os vôos são ruins e blá, blá e tal e aquilo tudo que todos nós sabemos. Mas vocês acham essa medida realmente um absurdo??

    Não estou defendendo o Smiles, mas o cara emite um bilhete e não comparece. Poderia ter cancelado e estava resolvido. Mas ainda quer as milhas de volta. Ele não compareceu pq não quis (ou não pode, ok), mas não cancelou pq não quis.

    Bem, na minha opinião acho que essa medida é o menor dos nossos problemas em matéria de aviação no Brasil.

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  10. Glauce Ignez

    Me disseram que além de perder as milhas os bilhetes também serão cancelados. Isso quer dizer que a pessoa irá perder a passagem?

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  11. mariaceciliasoaresar

    A gol so vem piorando dia a dia,so espero que nao chegue a hora de ser igual aquele filme o piloto sumiu,pensa que o cliente e bobo,ficam mudando a qualquer hora e por varias vezes o roteiro e o cliente fica a deriva,espero que melhorem logo,pois senao nao vai ter cliente pra voar.

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  12. Celso

    E lá se vão minhas esperanças de viajar com as super promoções de milhas reduzidas como as que tiveram ano passado :(

    Até hoje estou arrependido de não ter aproveitado as promoções de mil milhas pra rodar mais pelo Brasil.

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  13. Alberto

    Eu mesmo voo mais pela Gol basicamente por causa do Smiles. Inclusive tenho seu cartão de crédito. Tudo pq é, incomparavelmente, o programa com mais opções acessíveis para se expedir bilhetes. Se mudaram radicalmente – para pior – eu também serei um dos que o abandonarão. Sem dúvidas.

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  14. Alessandra

    essa também é minha pergunta, estou com 6000 pontos para transferir, mas para qual? GOL ou TAM? pela Gol eu vi que com 7000 já dá um trecho internacional, agora a TAM pede 15000….

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  15. Luiz Gustavo

    Isso aí! Assino embaixo! Mas a regra não se aplica ao no-show apenas, mas a desistência da viagem (mesmo que cancelado via fone ou site)…As milhas viram pó…

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  16. Lucia

    A gol o atedimento deixa adesejar, se depender as comissáriassó ver elas quando passa o cardapio, e quando vem empurando aquele carrinho de lanches pobre e caro antes já era pedantese precisava de um copo de agua nunca que vieram trzer, agora com isso de pagar os lanches está muito ruim, já viajei para outros país com a Taca quando compra a viagem a companhia já avisa se for jantar é cobrado 5 Dolares se for lachar não paga é lanche é muito bom melhor que o da Tam e o café da manhã maravilhoso as comissárias muito simpatica na hora do desembarque elas vem até você para pegar a mala de mão e desejar bom passeio a Taca é uma compania de El salvador Avianca muito boa bom café bom almoço e jantar e não cobra, a Gol taxas alta que pagamos para o serviço de bordo e cadê? os banheiros tem cheiro de xixi, Bruno já viajei pela Azul ñ gostei parece um onibus desses simples voando o corredor apertado.

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  17. Bruno Holtz

    Tiago,

    Foi o que falei. O serviço de ambas está anos luz da GOL. Falta a elas um bom programa de fidelidade, além, claro, de uma melhor e mais distribuída malha para serem completas.

    Quanto a tarifas…há controvérsias. Realmente para compra antecipada (2 meses ou mais), a GOL leva vantagem. Mas veja a compra de bilhetes com uma semana ou menos (o grosso dos viajantes do Brasil são a negócios, que não tem em muitos casos como planejar). Ambas são equivalentes, e diria mais: A AZUL é de todas a mais previsível em termos de tarifas, a partir do ponto em que você precise de bilhete com alguma urgência.

    Ex: Com 3 meses um trecho ai operado pelas duas (Gol e AZUL), a diferença é grande em favor da GOL. Mas se você comprar hoje para viajar na sexta, a diferença será minima ou mesmo a favor da AZUL, que tem pouca variação de preços, ao passo que a GOL tem grande variação.

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  18. Roseli Oliveira

    As companhias aéreas perdem ao dificultar a vida dos passageiros. Sempre acumulei o Smiles porque era melhor que o Fidelidade, que complicou muito com o multiplus. Viajando na

    Gol ganhamos mais milhas que a Tam. O problema que me deparei agora é que fui usar meu smiles para viajar para Orlando e eles só colocam passagem de volta ou pela primeira classe, onde precisamos de 100.000 por uma passagem. Brincadeira. Espero que seja a crise e que eles revejam porque se continuar assim vou rever minha posição com o Smiles.

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  19. Luiz Carlos Oliveira

    Se a GOL dificultar ainda mais a utilização das milhas Smiles como já vem ocorrendo, como pouca disponibilidade de vôos, horários e assentos, estará dando um tiro no pé , pois a imagem já desgastada tenderá a piorar e a concorrência está aí e aumentará quando o governo abrir o mercado interno para as companhias internacionais.

    Além de mais ,a GOL deve repensar muito, sobre este asunto, pois a imagem é quase TUDO, e não se recupera facilmente.

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  20. Tâmara

    Eu faço o mesmo mas estou pensando seriamente em abandonar o programa smiles pelo fato que me ocorreu no início de abril. Cai de categoria ouro para prata após 4 anos. alegaram que eu nao acumulei 18mil milhas voadas pela gol em 1 ano. Acho um absurdo uma empresa como o smiles e a Gol mudar as regras deste programa como se troca de roupa, pois a cada semestre eles tiram mais nossas vantagens. Moro em chapeco e a cada vez q visito minha familia em goiania percorro aproximente 6 trechos, sem contar as transferências anuais e viagem internacional que retirei por milhas. Com tanto movimento ainda disseram que eu acumulei em trexos apenas 2mil milhas. Enfim nao acho certo contarem a movimentacao apenas de trechos voados, deveriam considerar transferencias e prazos entre compra de passagem. Tipo fui para o exterior e no mesmo mes me migraram para o prata sem me consederem o prazo de pagamento de cartao e transferencia de milhas, detalhe, ja estava com mais duas passagens compras para os proximos 2 meses!!!

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  21. ELITA

    Olá David, hoje a regra é: se não comparecer no dia, perde as milhagens da passagem. Se souber com antecedência que não poderá mais viajar, entre direto no site e desmarque o vôo. As milhas voltarão para sua conta smiles. Caso queira alterar a data da viagem, faça a mesma coisa e marque em outra data. Se a viagem desmarcada era com milhas promocionais, não é certeza de que haverá a mesma promoção para a outra data escolhida. É melhor alterar do que deixar acontecer o "no show", aí dançou!

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  22. Dony

    Ainda consigo lembrar de quando a Gol havia afirmado que as medidas que seriam tomadas em relação ao prejuízo da empresa não afetariam o cliente diretamente.

    Aham, senta lá Gol!

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  23. Igor - Poa

    Me refiro a transferir do cartão para o Smiles pela primeira vez.

    Já quanto a emissão da passagem, já emiti trechos com 1.000 4.000 e 5.000

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  24. Igor - Poa

    "A medida, informada por e-mail aos associados, desagradou muitos leitores"

    Não recebi nada e aliás a GOL ultimamente só sabe desagradar seus clientes.

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  25. Igor - Poa

    Um trecho da reportagem de João Werner Grando na revista Exame resume a GOL hoje

    "Por essa lógica, cortando o número de voos, fica mais difícil atrair gente, aumentar preços, recuperar as margens, e por aí vai. O discurso da volta às origens é sedutor. Mas, como acontece com qualquer empresa em situação semelhante, ele não é garantia alguma de voltar a dar certo."

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  26. Marianna

    Bom dia, Tenho dúvidas quanto à questão do no show.

    Sei que existe uma ação civil pública tramitando que limita o valor das taxas de cancelamento, alteração e no show para um percentual do valor da passagem, haja vista que essas taxas são muitas vezes abusivas ultrapassando em mais de 200% o valor pago pelo consumidor.

    Minha dúvida é qual é a atual política da GOL nos casos de no show, ela está realmente cobrando os R$ 100,00 (das tarifas promocionais)? Além disso, ainda perde a milhagem daquele trecho ou da compra toda?

    Se quiserem posso passar no numero do processa da ação civil pública para o melhoresdestinos divulgar, investigar e acompanhar.

    Atenciosamente,

    Marianna.

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  27. Thiago Castro

    Bem, nesse caso eu não concordo. Se cancelou antecipadamente as milhas deveriam voltar. Estava falando apenas do no-show.

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  28. Thiago Castro

    Pode até ser que não, mas acho que o problema aí é que era pra Orlando. Tá inviável ir pros States. Tão metendo a mão!!!

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  29. marcel

    a azul opera com embraer 190 195, na configuração 2×2 com a maioria dos voos com entreterimento individual, acho o espaço oferecido pela azul superior comparados a gol e a tam.

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  30. Fred

    Alguem sabe que fim levou aquelas negativas da GOL em não pontuar quando nós voavamos em cias parceiras (KLM/Air France/AA)? Fiz uns voos a Europa ano passado e eles negaram todos os trechos. Tem como reclamar formalmente disso?

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  31. Alessandra

    Eu já transferi pontos para a TAM e usei para trecho nacional, só uma ida, e não me pediram valor mínimo nao…mas se eles reduziram pontos para santiago, acho que consigo voar para montevideo em baixa termporada com uma pontuação mais baixa tbm ;)

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  32. Alessandra

    só para me retratar do comentário: já faz tempo e é por isso que não me lembrava mas tem um valor mínimo para transferir, só não me lembro direito, vou checar.

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  33. Rafaela

    No site do Smiles não dá pra consultar quantas milhas 'custam' pra viajar pra determinado lugar. E quando ligo, não há nenhuma opção pra isso. Como faço pra saber?!

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