Smiles altera data de vigência do seu novo regulamento para 22 de novembro

Leonardo Cassol 20 · novembro · 2015

Sem alarde, o Smiles alterou o início de vigência do seu novo regulamento. Foi em apenas 2 dias. A data original de vigência do novo regulamento divulgada pelo programa era 20/11 (imagem abaixo). Agora, no entanto, o site informa a data de 22/11 (imagem abaixo). Ainda não sabemos o motivo desse adiamento. Mas estamos atentos a eventuais mudanças positivas ou negativas que possam ocorrer após essa mudança.

Relembrando, o novo regulamento tornará o programa mais complexo, com custos de resgate totalmente imprevisíveis. Na prática, é quase um “cheque em branco” para os administradores do Smiles, pois: (i) extingue a tabela que definia valores mínimos e máximos para o resgate de passagens em voos nacionais e internacionais da GOL e dos demais parceiros; (ii) impede a alteração de bilhetes Smiles; (iii) deixa de determinar as regras de acúmulo de milhas e de bônus em voos GOL, dando liberdade a Smiles de modificar os atuais valores sem precisar alterar o regulamento; (iv) permite que se modifique, a qualquer momento, as regras relativas aos cartões Smiles, inclusive mediante o lançamento de novas categorias ou alterações das atuais.

Data original

Novo-Regulamento-Smiles

Nova data

FullSizeRender-22

Não há como prever exatamente como o programa vai se comportar após a vigência do novo regulamento. O Diretor do Smiles, em entrevista exclusiva ao Melhores Destinos, se apressou em dizer que os clientes não tinham com o que se preocupar e que as mudanças não iriam prejudicar os clientes. Difícil saber! Por um lado, o programa enfrenta a concorrência do líder Multiplus e dos emergentes Amigo e TudoAzul, o que pode ajudar a inibir novos aumentos nos valores de resgate. Por outro, seu histórico recente não inspira muito otimismo, tendo em vista as sucessivas mudanças negativas implementadas nos últimos anos ou, ainda, os problemas na disponibilização de vagas em voos de empresas parceiras.

Confira o que mudou no novo regulamento do Smiles!  E o regulamento atual, que fica vigente para os atuais membros até 21/11.

E você, acredita que haverá alguma mudança significativa noa valores de resgate de pontos? Caso positivo, pra melhor ou para pior? Comente participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • kleber silva

    NA PRATICA ELA ESTA DIZENDO O SEGUINTE:
    ESTOU TE DANDO MAIS DOIS DIAS PRA VOCE GASTAR LOGO SUAS MILHAS.PORQUE DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR.

    • Magno Vieira da Silva

      Exatamente!!!!!

    • Thiago Castro

      Sem Caps Lock, please.

  • MTorres

    Como a Promobug da AA me deixou sem datas no ano que vem, vou esperar a mudança pra queimar minhas milhas. A Qatar esta quase impossivel achar. Meu plano era duas ida e volta em J pra Asia.

    • AAraujo

      Já tentou ligar pra lá? Algumas passagens da Qatar não estão aparecendo no sistema… qual o período que você estava pensando em viajar?

      • MTorres

        Não tenho mais datas kkkk nem vou ligar. Valeu pelo apoio.

    • Tarcísio Medeiros

      Bem que poderia ter mais promobugs da AA. Acho que pegar uma pra Toronto e outra pra Vancouver não foram o suficiente pra mim HAHAHAHAH

  • AAraujo

    Prezados, na verdade havia uma divergência entre o que estava escrito no cabeçalho do regulamento (A partir de 20 de novembro) e o que estava no corpo do regulamento (A partir de 22 de novembro).

    Fiz um questionamento na página deles no Facebook e eles procederam com a correção.

    Abraços,

    • Araujo, a divergência ocorreu porque eles mudaram o texto depois de divulgado e esqueceram de mudar o título. Como eu imprimi o regulamento e guardei no dia que publicamos a notícia, foi fácil de conferir.

      • Magno Vieira da Silva

        Leonardo, você sabe quando custa (ainda no regulamento antigo) a alteração de um bilhete emitido pra voo na Qatar? Não achei essa informação porque esse tipo de alteração só é feito na Central por telefone. Obrigado e abs.

        • Patrick Ferreira

          50 dólares.

          • Magno Vieira da Silva

            Super obrigado, Patrick!
            Que caro!!!! Rsss.

        • Denis Colli

          100 reais

  • Leandro Oliveira Silva

    Cancelei meu cartão Smiles ontem e já pedi um Tam. O Smiles foi bom enquanto durou.

  • Este “cheque em branco” que o Smiles tem em mãos poderia ser usado para “comprar” o primeiro lugar de preferência entre os leitores do Blog e dos milheiros de todo Brasil. E chegar novamente no primeiro lugar e ser o melhor programa de milhagens do Brasil (e pq não do mundo com tantas parceiras aéreas) seria até fácil pra eles, tendo em vista as péssimas notícias recentes envolvendo os outros programas de fidelidade:

    O Tam Fidelidade surpreendeu positivamente numa análise geral com as novas regras a partir de 2016, mas essa questão de emitir pontos via site Multiplus ta me parecendo uma estratégia já usada pela GOL / Smiles para vender milhas, inflar os pontos, encher os bolsos e nos fazer de besta.

    O Tudo Azul deu um tiro no pé com essa absurda TAXA DE CONVENIÊNCIA, sem comentários.

    O Amigo da Avianca Brasil tem até boas promoções e parece ser bom de briga, mas tem pouco folego devido a limitação das rotas.

    O LifiMiles da Avianca Internacional já foi um bom programa, mas devido a alta do dólar ficou inviável.

    AAdvantage da American Airlines é outro que deu um tiro no pé, prefiro nem comentar.

    Enfim, dou minha cara a tapa Smiles, agora é tudo ou nada, nos surpreenda positivamente, faça diferente, faça melhor e seja o melhor do Brasil outra vez.

  • Tarcísio Medeiros

    Na verdade na TAM já aconteceu isso. Absurdamente do Recife está mais barato ir pra Buenos Aires, Montevideo ou Santiago que ir pra São Paulo ou Rio de Janeiro. Até Fortaleza que é quase uma ponte aérea está a 16.000 na TAM. Não costumo ver essa rota, mas capaz de ser até mais cara que no Smiles. Mas como eu só posso comprar milhas e a cotação do Multiplus é mais de 50% mais cara, está mais caro pelo Multiplus do que pelo Tears

    • Deyvisson F. R. Almeida

      A TAM já foi muito ruim para milhas, muito mesmo. Hoje ela melhorou e forma incrível, se tornou a melhor disparada na minha opinião. Agora vamos ver o futuro, né?

      • Tarcísio Medeiros

        Então, aqui no Recife tá tenso, porque 10.000 só tem pra João Pessoa e Maceió, que é melhor ir de ônibus pois são 120~200km e de avião ainda exige conexão. Pra Fortaleza tá 18.000, quando antes era ou 10.000 ou 12.000. SP, Rio e Brasília já tão a 20.000, do sul nem me atrevi a ver. Ela tá valendo a pena aqui no Recife só pros vôos internacionais…

  • RenatoADM

    O grande problema do SMILES é justamente esse tipo de atitude de uma hora para outra eles mudam as regras claro para beneficio próprio e esse “Cheque em Branco” que eles possuem em mão nunca será utilizado para beneficiar os usuários quem ainda tiver milhas não pagem para ver, ainda vai piorar e muito esse programa de INfidelidade de clientes.

  • Daniel Brito

    Pessoal, como o post da eleição ficou pra trás, vou perguntar nesse: Vocês que elegeram o Tam Fidelidade o melhor programa, fizeram isso mesmo sem serem categoria vermelho? Eu achava o pior de todos, especialmente para rotas no Nordeste (talvez seja isso), sempre muito caro para emitir, caro para cancelar bilhetes e muito difícil evoluir de categoria pois nem mesmo numa proporção baixa eles consideram pontos de cartão de crédito para isso. Mas agora que sou Vermelho na TAM, com a tabela diferenciada de emissões e a gratuidade para reembolso, aí sim, é perfeito, aí eu vi que ser diamante na gol é mesmo que nada.

    • Daniel, nem sempre o melhor é melhor para todos. Por exemplo, quem mora em BH, não é atendido pela Avianca e tem mais opções de voos pela Azul e Gol do que pela TAM. Já quem mora em Brasília encontra muitas opções pela TAM, Avianca e GOL e poucas pela Azul. O importante é pesquisar sempre e ficar ligado nas promoções

  • Patricia Rangel

    Caí no conto do vigário hj… transferi 40.000 milhas ao custo de R$2.000 para receber 80.000 milhas em bônus, porém quando fui resgatar o trecho que havia pesquisado hj cedo, havia subido de 13.000 milhas para 29.000 no período da tarde, ou seja, este mesmo trecho está sendo vendido pela gol por 449,00, mas pelas milhas no preço que paguei na “promoção”sai por R$725,00!!! Me senti enganada e roubada!!!

    • Deyvisson F. R. Almeida

      Deu mole. Devia ter efetuado reserva via club smiles.

      • Patricia Rangel

        Deyvisson, estou vendo que esta coisa não é mesmo para iniciantes… Como funciona este club smiles? Consigo reservar sem precisar emitir na hora? Não entendi…

        • Clube Smiles é a coisa mais sem futuro do mundo, fuja deles, esqueça o Smiles, é o melhor que vc faz, principalmente depois de ser feita de trouxa.

        • Deyvisson F. R. Almeida

          Hey querida , me desculpe a demora. Sim! O smiles permite você reservar uma passagem por 3 dias sendo clube smiles (Acredito que para quem não é seja necessário o pagamento de uma taxa de 30 reais). Isto foi criado para você garantir a sua reserva e poder correr atrás daa milhas. Mas só serve para voos gol. A opção aparece na última etapa, a de pagamento.

          • Patricia Rangel

            Obrigada Deyvisson!

  • Junior

    BOM! uma coisa é real: ANTES FALAVA VOE PRA EUROPA A PARTIR DE 35000 PONTOS. POIS BEM, PROCUREI HOJE O DIA TODO PARA VIAJAR EM JUNHO DO ANO QUE VEM. DESAFIO A QUALQUER UM AQUI OLHAR E ME FALAR EM QUE DATA ENCONTRARAM UMA PASSAGEM COM 35000 PONTOS? POREM NA MULTIPLUS, ENCONTREI MUITOS VOOS POR 35000 E 40000. AÍ EU PERGUNTO: SE AGORA QUE NAO TEM MAIS TABELA, COMO VAI FICAR? É O PIOR PROGRAMA DE MILHAS DO PAIS ATUALMENTE.

    • Karl

      Dá uma folga pro CAPS LOCK, amigo.

    • 100Paciência

      Emiti HOJE via central, AZ com stop over, pagando as tais 35K: GIG/FCO (01/10) + FCO/ATH (11/10).
      Não foi fácil. Foi apenas no 3º atendente. A primeira não encontrou disponibilidade para o trecho GIG/FCO. A segunda disse que não poderia fazer mais stop. Por fim, consegui no terceiro.

    • Alex Cristiano

      Desafio aceito
      11 de junho 35.000 GRU-FCO, AZ-675
      Um abraço

      • EIion Tallet

        no site do smiles nem alitália ta mostrando nesse dia… o minimo 50.000 num voo da KL… Ou será que com 35 só pelo telefone?

        • 100Paciência

          Pelo visto, como sempre, só o tablete sabichon não consegue enxergar!!! Volta lá, tenta de novo! Quem sabe dessa vez você consegue…

        • Alex Cristiano

          É que tem pouca disponibilidade, e desde a postagem, alguém deve ter emitido, ainda mais depois deste fim de semana que pelo visto foi bem movimentado.

          De qualquer forma, agora só consegui encontrar por 35.000 saindo de GIG para FCO (Roma) nos dias 10, 13 e 15.
          Um retorno para GIG no dia 28/06.

          Se tiver interesse, recomendo ligar agora para a central, tentar montar a passagem saindo da sua cidade (se não der certo pelo site), e emitir. Junho é bem concorrido.

          Se quiser para setembro está bem mais fácil.

          Um abraço

  • Karl

    Aprecio seu otimismo, mas não aposto muito nisso. Quando os programas tinham regras claras, era mais fácil escolher um e planejar o acúmulo e uso de milhas. Com regras imprevisíveis, ficou difícil escolher o menos pior… considerando as últimas mudanças, duvido que nos surpreendam positivamente!

  • Cristiano

    Desculpe pelo post, fora de hora, mas para transferir milhas para o Le Club, eu precisaria me hospedar ainda esse ano?

    • Marcos
    • Henry

      Não. ..pode fazer reserva até à data de validade dos pontos Lê Club…que valem até 18 meses..é para revalidar e só enviar 1 pontinho…então vc faz uma compra de uns 20 reais na Drogaria Pacheco ou na Rio São Paulo e recebe 10 milhas Smiles e envia 8 milhas pro Lê Club e recebe 2 pontos e revalida todos pontos lá. ..

      • Cristiano

        Obrigado, Henry!

  • Luis

    uma cia não sabe o que é VERGONHA!Mas é a cara da GOL,tudo de ruim que você pode imaginar,ela tem!Quem vai continuar investindo esse lixo?

  • Antonio Carlos

    Como faço para transferir milhas do Smiles para o le Club ?

    • Entra no site do Smiles, seleciona Shopping Smiles e parceiro Le Club.

  • Esperando o cheque ser compensado, saber se tem saldo (mudanças positivas) ou se foi devolvido, como um cheque sem fundos (mudanças piores, se é que da pra ficar pior que já ta)

  • Tarcísio Medeiros

    A nova tabela já entrou em ação? Porque os preços continuam os mesmos até então, é só às 23h (sem horário de verão) que mudará?

  • Cristiano

    Valeu, Marcos!