Má notícia! Smiles reajusta tabela de emissão de companhias aéreas parceiras sem aviso

Denis Carvalho 30 · abril · 2015

Os clientes do Smiles foram surpreendidos de maneiro nada agradável mais uma vez. Sem aviso prévio, o  programa de milhas da GOL aumentou a tabela de emissão de várias companhias parceiras, frustando os planos de quem estava acumulando suas milhas para uma viagem internacional. O aumento não afetou todas as companhias parceiras, mas foi o suficiente para atrapalhar a viagem de muita gente!

“Estou me programando pra fazer uma viagem em Junho com meu noivo, para Alemanha e Zurique. Só que como ainda não tínhamos a certeza absoluta da viagem, eu só estava monitorando as passagens, mais especificamente as milhas (Smiles), já que tenho uma quantidade razoável e que daria pra pegar os dois trechos, pois um trecho estava 50 mil e outro 65 mil, o que esta bem próximo ao que possuo. Mas hoje, quando ele obteve a certeza da viagem, entrei no Smiles pra emitir minhas passagens e tive uma surpresa, os trechos subiram muito, passaram para 65 e 80 mil respectivamente”, lamentou a leitora Fernanda Almeida, uma das muitas que foi surpreendida com a decisão do Smiles.

Já o leitor Renato Duarte estava planejando viajar para a Ásia, mas terá adiar os planos: “É um absurdo que a companhia faça uma mudança como esta sem avisar os seus clientes! De um dia para o outro as milhas que acumulamos com tanta dificuldade simplesmente passam a valer menos!”

Pelo que apuramos, o aumento afetou as passagens de várias companhias, como Air France, KLM, TAP e Etihad. Procurado pelo Melhores Destinos, o Smiles confirmou a alteração, que foi justificada pela variação cambial. No entanto, o programa firmou que continua seguindo a seguinte tabela de resgates mínimos, com voos da Aerolíneas, Delta, Alitalia e Qatar, além da própria GOL:

Nova-tabela-smiles

Não vamos entrar no mérito da questionável justificativa do aumento do dólar e seu reflexo nas milhas, mas o Smiles pisa na bola mais uma vez ao não informar seus clientes com antecedência e permitir que eles façam suas emissões antes da mudança nos valores das passagens. Seria muito bom se a companhia revesse a decisão e desse pelos menos um prazo antes de efetivá-la! Que tal, Smiles?

Dica dos leitores Pedro Silva, Luís Fontavine Neto, Lucas Marroquim, Pedro Abreu e Fernanda Almeida

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Rodrigo

    Avisando antes eles até se sairiam bem, pois muita gente iria “correr” para aproveitar a oportunidade de emitir passagens antes da mudança.

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    É só procurar a justiça e entrar com um MS. Se uns 10% dos clientes entrassem contra os desmandos de Smiles/Multiplus/TudoAzul as cia. aéreas não faziam isso. Mas como brasileiro só sabe reclamar e não corre atrás de seus direitos…

    • PB

      Oscar, Acredito que a base de clientes do Smiles já só mantem os incautos; Os mais inteligentes migraram para outros programas de fidelidade, mais profissionais, maduros, éticos e honestos como um AAdvantage ou até um TAP Victoria.

      Ate o BA Avios, que precisou aumentar tabela, o fez com amplos avisos de antecedência diretamente, nos perfis sociais e pelo call center.

      Assim, o Smiles vai acumulando o tipo de clientes que eles buscam: os incautos, os que deixam milhas expirar e os que trocam suas milhas por recargas de celular ou descascadores de batatas.

      No médio e longo prazo sabemos que esta troca será prejudicial ao lucro da empresa, mas até lá, os executivos já se bandearam deixando o mico na mãos dos acionistas SMLE3.

      • Diego

        O smiles realmente é o que há de pior no quesito respeito ao consumidor. Hoje, ainda acumulo algumas milhas com eles pra conhecer a America Latina, que na minha opinião, vale MUITO a pena. Sou de Belém, e as passagens partindo daqui são bastante caras, na maior parte das vezes. Este ano vou para bariloche e san martin de los andes em setembro e ushuaia e el calafate em dezembro. Tudo com míseras 10.000 milhas. Boa parte dessas milhas foi daquela promoção na qual transferia e ganhava o dobro. Tudo saiu incrivelmente barato. Porém, não sem algumas dificuldades na emissão e algumas reclamações no consumidor.org.

        • Diegos

          Mesmo caso que eu! Encontro somente a ida, volta somente até Buenos Aires por 10.000, sendo que para o Brasil não aparece opção.

        • Diego

          Como o companheiro disse, para cidades do norte-nordeste é fácil encontrar ida e volta. Pesquisando agora estou vendo várias disponibilidades. Tente partindo de outra cidade, por 10.000 o trecho acredito que ainda assim vale a pena. Quanto a disponibilidade de assento, realmente é um problema. Em setembro encontrei 2 assentos, tanto ida quanto volta, porém em dezembro tinha apenas um assento. Neste caso, eu e minha namorada vamos voar um trecho em voos diferentes , que era o que tinha disponível. Belém-SP mesmo voo, SP-Buenos aires voo diferente, Buenos-Ushuaia mesmo voo. Caso a smiles esteja disponibilizando apenas um assento por voo, tente emitir desta forma.

    • Markus

      Infelizmente não existe justiça no Brasil quando o assunto é direito do consumidor

  • Luiz

    Ridículo e deplorável essa atitude, junto com a “desculpa” da variação cambial foi pra matar mesmo! Meus caros, quando vocês vao se dar conta de que esse Smiles não presta pra mais nada quase? Saiam disso aí logo, avisem todos que puderem, amigos, familiares e tudo pra fazerem o mesmo! Só assim sentindo a perda maciça de clientes que vão pensar em ter respeito com todos! Smiles? Never!

    • Charles Barros

      Deixe-me ver se entendi direito este argumento de variação cambial: Em julho de 2014 eu teria que gastar R$23.000 no cartão de crédito para conseguir 10.000 milhas. Agora com o mesmo gasto no cartão eu recebo 7.420 milhas. No mundo todo as milhas são cotadas em dólares, tanto para aquisição, quanto para troca de benefícios. Não houve alteração de paridade, logo o argumento do Smiles é infundado.

      • Fernando Gama

        Um engodo!

      • Marcela

        Exatamente!!!!

      • Luiz

        Exatamente! Quando eu li essa “desculpa” deles aqui, a vontade que deu foi mandar para aquele lugar todos quem gerenciam esse programa falso e sem ética!

  • Fefa Porto

    Bom dia!
    Sempre fui um fiel defensor do Smiles, mas ultimante só estão pisando na bola! Já é a segunda vez em menos de 1 ano que alteram os valores de resgate e não informam aos clientes. E pelo amor, variação cambial é a desculpa mais usada ultimamente! Quando a variação é para menor, os valores não acompanham também.
    O acumulo está cada vez mais difícil e agora estão dificultando cada vez mais o resgate. Palhaçada!
    Com exceção da Qatar, só companhia “lixo” continua com a tabela atual (que também foi alterada sem informação.

    • Tito Bosco

      É que nem cotacao para os combustiveis: quando o preço do barril sobe, é usado como justificativa para elevacao da gasolina por aqui. Quando o preço baixa (tal como agora), os preços se mantém e como agora temos que pagar o rombo da Petrobrás, o valor só faz é aumentar. Coisas do Brasil…

      • Rodrigo

        Quando o barril de petróleo aumentou e passou dos 100$ o Lula segurou os preços aqui no Brasil.

        • André

          Segurou por motivos eleitoreiros e ferrou com a empresa. Aquele molusco PTralha safado não fez nada que não fosse por motivos políticos .

  • Thiago

    Ridículo.. o Smiles não respeita seus viajantes frequentes e fica curtindo com nossa cara com aquela campanha de motivos pra sorrir.

    Temos sim motivos pra chorar..

  • YURI FAMINI

    Novamente, Smiles. Cada dia que passa vai ficando insustentável a permanência. Já criei minha conta no LifeMiles. A merda são as milhas que já estão no Smiles :/

  • Andrea

    Ódio desse programa!! Já fiz inúmeras reclamações no Reclame Aqui e no SAC da empresa, mas recebo sempre as mesmas respostas cínicas padrão. Estava planejando uma viagem para a Europa e já fui surpreendida pelo aumento anterior, há uns dois meses, de 35k para 42,5k, e agora mais essa! Pior: tenho Clube Smiles e cartão Smiles. Vou só esperar mais uns meses para completar o saldo que preciso, rapar a conta e sair fora. Não existe programa mais mal intencionado que esse, uma verdadeira enganação!!

  • Hugo Leonardo

    Eu não vejo vantagem nenhuma o Smiles, eu entrei para o Clube Smiles com a lembrança de um programa vantajoso até uns tempos atrás, onde era constante as promoções com milhas reduzidas e, mesmo sendo difícil usar o sistema para achar, se procurasse com calma, achava.

    Agora, meu e-mail é entupido de promoções fajutamente criativas, eles vivem insistindo para comprar milhas, mas NUNCA é vantajoso comprar milha (só se faltar tipo 1000 para uma viagem), e ficam tentando te enganar com 50% de desconto SE comprar tanto, ou compre 5k e pague 75% de desconto em outros 5k (ou seja, é a mesma promoção de antes, só que com outra cara), os destinos surpresas de 2k sai a mesma coisa sem a promoção, pois um trecho desaparece os valores menores, ou seja, sem o destino surpresa, ida e volta sai a mesma coisa.

    E por aí vai =/ só falta mais um pouco para completar 12 meses de Clube Smiles, vou transferir as milhas do cartão, ganhar meu bônus, emitir o que der para emitir e ADEUS, vou continuar juntando milhas, mas sem esforço, o que eu voar e juntar, bom, mas não vou alterar meus planos para juntar.

    Dane-se o Smiles!!!

  • Com essa noticia, acabo de cancelar, mesmo que tardiamente, minha assinatura do Clube Smiles e da minha esposa também. Vou poupar 60 reais por mês, que em um ano me rende 720,00, suficiente para comprar uma promoção aqui pelo MD.

  • Andre

    ja era 35.000 pros eua pela delta, qual a mudança?

    • Bruno_Feliciano

      A tabela exibida mostra as companhias que não soifreram aumento, todas as outras tiveram aumento.

    • sigma7777777

      Recebi agora um informe sobre uma oferta de emissão por 30 mil milhas Smiles para Miami/Orlando. Período de voo: entre 11/5 e 30/6 – exceto no feriado de 3/6 a 7/6. A emissão é só até as 8h00 do dia 8 de maio de 2015.

      • Fernando Gama

        Cada perna?

        • Leonardo

          Sim.

        • sigma7777777

          Sim, por trecho.

      • Márcio Sampaio

        Mas nesse caso não é pela Delta, mas sim os voos da Gol com conexão na República Dominicana (e com suas altas taxas).

  • Mateus

    Como se fossem baixar a quantidade de milhas se o dólar voltasse a baixar..

  • Raimundo Gomes Braga

    Há mais de um ano o Smiles está indo na direção de piorar as coisas.
    Cria diversas promoções, mas a grande maioria é desvantajosa, e apenas os mais atentos percebem os artifícios.
    Eu vejo o Smiles como um Banco, que faz de tudo para você investir o seu dinheiro.
    E quando chega na hora de sacar lhe impõe inúmeras dificuldades.

    E você acaba sacando o valor que depositou com desconto.
    No inicio pode dar lucro, mas se fizerem por muito tempo acredito que a robustez da empresa irá minguar.

    • André Kraemer Góes

      kkkk Smiles virou tipo um título de capitalização!

      • Rodrigo

        Titulo de capitalização está melhor que a poupança, pois ao menos a inflação é corrigida, enquanto que a poupança ñ está nem cobrindo a inflação

        • Thiago

          Não senhor…. kkkk. Título de capitalização “corrige a inflação” utilizando a TR! Não cobre índices de inflação (nem a poupança vem cobrindo).

    • Derossi Mariz

      Concordo. Vou deixar de acumular pontos no Smiles.

  • Alysson

    Aumentou geral. Acabei de consultar alguns trechos que já estava de olho a muito tempo e estão praticamente o dobro de milhas agora. ;(

  • Marconi

    Ontem pesquisei passagem para europa e estava 85.000 ida e volta. Um pouco depois voltei pesquisar e o valor tinha subido para 120.000. Não tinha entendido porque os valores mudaram em questão de horas..
    Realmente é para ficar indignado!!!

  • Leandro

    Com esse caminhão de milhas ofertadas, o Smiles virou um Clube de venda de milhas, não um programa de fidelidade. É louvável deixar que mais pessoas obtenham milhas e possam viajar, mas é inevitável que com mais pessoas com muitas milhas os preços subam.
    Hoje em dia o próprio MD avisa como se fosse promoção os trechos pelos valores mínimos. Eles quase não existem. Enfim, tenho bem poucas milhas no Smiles e com tanta promoção de transferência, Clube Smiles e etc., acredito que a tendência seja ficar cada vez mais difícil pegar passagens pelo mínimo. E eu me recuso a pagar mais que o mínimo. Logo, para mim, não serve mais.

  • Matheus

    Até pouco tempo atrás eu acumulava pontos pelo Smiles, mas está cada vez mais caro, prefiri Multiplus e me dei bem na última vez, não paguei nenhum hotel da minha viagem (Accor) e ainda consegui as passagens…

  • Ricardo

    Desculpa esfarrapada. O aumento do dólar já tira o poder de acúmulo de milhas dos clientes uma vez que o benefício é atrelado à moeda norte-americana. Já estamos recebendo menos milhas com esse dólar lá em cima.

  • BRUNO

    É a hora da Azul tomar cada vez mais do mercado da gol pois o serviço da Azul ja da de 10×0 na gol, e ainda mais a Smiles cada dia mais querendo enganar seus clientes.
    Tem q sair em massa desse programa ai eles vão começar a melhorar as coisas.

  • Dealins

    Pois é, quem entrou no jogo da GOL/SMILES e comprou ou transferiu milhas ou aderiu ao Clube Smiles dançou mais uma vez. Pode até ser mais fácil acumular milhas – compradas, mas também não será tarefa fácil utilizá-las.

  • Fernando-RJ

    Motivo prá sorrir eles tem.. sacaneando todos !

    • Rodrigo

      kkkkk

  • Fernando-RJ

    Por favor, o último a sair, apague a luz !!! anda cara a conta de energia !! rs

  • sdrubow .

    mais uma vez no nosso brasilzão, vemos como funcionam os programas de infidelidade.

  • Vinicius

    Smiles, pior programa de relacionamento por milhagem do mundo!
    Quero ver quem consegue algo para a América Central por 15 mil, simplesmente impossível!
    10 mil para América do Sul hahahahaha nunca!

  • Guilherme

    Curioso o seguinte, se o dólar está baixo, o acúmulo de milhas pelos clientes fica mais fácil, teoricamente aumentando o uso de milhas e ai as Cias aumentam o valor de milhas pra compensar. Ai se o dólar aumenta, a cia justifica dizendo que custa mais pra ela pra emitir uma passagem internacional e ai aumenta a quantidade de milhas. Resumindo, no Brasil, a gente sempre se f… seja lá qual for a justificativa.

  • Feliz sem Jesus…!

    O Smiles fez cagada. Vendi todas as minhas milhas a tempo, ainda bem..! E vou me livrar do cartao de credito, tao logo acabe o 1° ano para nao pagar a anuidade dele…!!!

    • Daniel Carvalho

      Como consegue “vender” milhas? emitindo passagem em nome de alguem?

      • Edgard M Elias

        é isso mesmo, pelo que eu sei

    • Edgard M Elias

      mas se vc não pretende mais juntar milhas no smiles, não compensa cancelar o cartão agora? se não me engano os gastos com ele vão direto pro programa, não é isso?

      • Feliz sem Jesus…!

        Pois é, mas o meu CC já está no fim de seu primeiro ano. Tao logo chegue perto do fim, será cancelado para nao pagar anuidade. E os pontos que sobrarem, vou vende-los ou trocar por alguma coisa que preste. E dai vou comecar a usar outro programa de milhagem que seja mais vantajoso. O Melhores Destinos deveria fazer uma reavaliacao dos programas existentes no Brasil e exterior, para saber qual que compensa mais. Cansei dessas taxas de conversao nas faturas que nos desfavorecem e muito, junto com a elevacao dos pontos necessarios para adquirir um voo.

  • Thatiana Fernandes

    O problema é achar um banco que transmita pontos para esses programas. O meu, por exemplo, só TAM, Gol e Azul.

    • João Paulo Duarte Mello

      Caixa, Santander, HSBC, Itau (com desagio), Porto Seguro… Todos esses cartões transferem pelo menos pra Tap. Você tem que trocar de cartão.

      • Thatiana Fernandes

        Dessa lista, só o HSBC me atrai (apesar de já ter ouvido boatos de que eles vão fechar as atividades no Brasil).

        De resto, jamais mudaria para Caixa ou Santander. Itaú já tenho, mas com essa taxa de pontos tosca nem uso, não vale a pena.

        • Leonardo

          O cartão do Santander costuma ter umas promoções interessantes, e se receber o salário por lá dá pra chorar isenção de tudo.

          • Amauri Lopes

            Exatamente Leonardo. Recebo meu salário pelo Santander e os cartões são muito bons. Não tenho prazo de vencimento de minhas milhas.

          • maria lucia

            Eu acho o Santander meio ruinzinho mas continuo lá exatamente pelas promos nos cartões.

  • Thatiana Fernandes

    Até tem ida a 10k pela aerolíneas, mas é impossível achar a passagem de volta. Logo, mais um golpe do smiles.

    • Bruno Pinho

      já tinha percebido isso outro dia em passagens na aerolinea.. só consigo a ida… nunca a volta..

  • Rita Valeria Stefenon

    É isso mesmo ! eu estava monitorando pra Orlando em setembro e já estava em 35.000 enquanto na azul em 25.000 cada trecho. Agora passou pra 44.000 o trecho da Smiles

    • Rodrigo

      Saindo e voltando em junho por GIG para MIA está 30.000 ida e 36.000 volta. A Azul vai manter até quando esses preço?

  • Andrew Bueno Piolli

    Acho infundado isso cara, problema que as pessoas não buscam os seus direitos ou não sabem.
    Ou ficam nesse pensamento que nada funciona…

    Já viu pessoas da elite reclamarem de serviços? Não, porque eles sabem seus direitos e os procuram.

  • Max

    Estou viajando para o Japão de Executiva agora, pela airfrance, comprada antes do aumento por 75k o trecho. Agora o mesmo bilhete custa 160k.
    Ano passado o dólar estava 2,29. Agora 3,10. Aumentou 33% e o mesmo bilhete aumentou 213%.

    O smiles pensa que somos trouxas?

    • Fernando-RJ

      Brincadeira.. Vamos mandar umas aulas do telecurso prá esses caras do Smiles !! rs

    • Bruno

      Na executiva era 75, depois foi para 100, agora está 160, ou seja, foi de 75 p/ 160 em menos de 1 ano. Na econômica era 50 depois do primeiro aumento e agora está em 80. Absurdo. Vamos pedir que o Ministério Público tome providências de novo!

    • Leonardo

      Sim

  • João Paulo Duarte Mello

    Saia desse clube enganação. O smiles nunca foi confiavel pra se poder pagar pra fazer parte desse “clube”. Fuja de cartão smiles…

    • Andrea

      Vou sair, João, o único problema é que tenho 48.000 milhas e preciso completar o saldo para poder usar. Mas assim que emitir a passagem cancelo tudo, não tenha dúvida!

  • Rodrigo

    AAd só vale a pena para quem viaja para América. Europa o mínimo são 50k. TAP só vale quando rola alguma promo para transferência…

    • maria lucia

      Pois é, concordo. AA só interessa para quem gosta de ficar indo para US e a Tap ´pede mtos pontos a não ser qdo ela inventa alguma promo de aniversário (ou seja 1 vez por ano)

  • Rodrigo

    Azul faz Europa?

    • Leonardo

      Não.

    • Evandro Gardenali

      Eles tem parceria com ViajaNet. apesar de não fazerem europa voce consegue emitir bilhetes para lá. eles tem um sisteminha parecido com o pontoviagem do itau e o bradesco fidelidade…

    • Jose

      Companhia Azul não voa para Europa, mas seu programa de fidelidade, Tudo Azul, tem passagens internacionais com as companhias parceiras para todo mundo, veja no site:
      http://tudoazul.viajanet.com.br

  • Rodrigo

    Depende do lugar do Brasil onde você mora… Terça estava 3.100 milhas saindo de BH para Buenos Aires e volta a 8.000

  • Leonardo

    A mudança da British e da Iberia não foi só aumento. Tem algumas oportunidades muito interessantes:
    – Brasil x Inglaterra, ida e volta, por 39 mil avios pela British;
    – Brasil x Espanha, ida e volta, por 42,5 mil avios pela Iberia;
    – Brasil x Espanha, em EXECUTIVA, ida e volta, por 85 mil avios pela Iberia.

    Sem contar que é possível emitir trechos curtos (mas caros) por valores razoáveis:
    – Rio x Buenos Aires, 15 mil avios, ida e volta;
    – Rio x Brasília, 9 mil avios, ida e volta
    – Rio x EUA, 50 mil avios, ida e volta (ou 45 mil, se fizer conexão em Manaus ou Bogotá)

    Eles tem uma das tabelas mais interessantes, uma ótima disponibilidade, possibilidade de usar avios + dinheiro com valores justos, 0800 que atende rápido (em português) e consegue resolver as coisas.. É muito melhor que qualquer programa brasileiro.

    • Thatiana Fernandes

      Leonardo, boa tarde. Qual o seu banco, pra conseguir transferir pra British?

      • Leonardo

        Santander, transfiro para a Iberia e ela permite transferir para a British.

        • Fernando Gama

          Como faz para transferir da Ibéria para British? Tenho 82 000 pontos lá e não achei essa opção.

          • Leonardo PA

            Cara, você tem que ter um cadastro na Iberia e outro na British, com exatamente as mesmas informações (Nome completo, data de nascimento, bla bla bla).

            Feito isso, você deve entrar na conta da British e lá tem a opção “Combine my avios”. Ele vai pedir para você colocar seu login e senha da Iberia e, em seguida, perguntar quanto você quer transferir. Aí é só preencher o valor e confirmar. A transferência é imediata e não tem custo, e pode ser feita nos dois sentidos (Iberia => British ou British => Iberia) quantas vezes quiser.

            Se ainda tiver dúvidas, dá uma pesquisada no google por “Combine my avios” que você vai encontrar vários tutoriais explicando.

          • Leonardo BH

            Vai em comprar avios e lá embaixo aparece um link quase que escondido para compartilhar os avios. Se não encontrar vai no Google que você acha fóruns sobre esse assunto.

          • Leonardo PA

            Dá uma procurada na internet pela opção “combine my avios”, é por dentro do site da British. Tem vários tutoriais explicando como faz.

          • Leonardo PA

            Se cadastre no site da British e depois vá até a opção Combine my Avios. É importante que seu cadastro na Iberia bata com o da British.

  • Rodrigo

    Acho que a tabela deles está errada… Encontrei GIG – MIA a 30.000 a ida no dia 17/06 e 36.000 a volta no dia 28/06…

    • Thatiana Fernandes

      Smiles está com promoção de mínimo 30k temporariamente para os EUA.

  • Thiago Barbosa

    Boa tarde Diego, estou tentando emitir sem sucesso justamente esses trecho pra argentina, soh q soh tem disponivel a ida, a volta nao aparece! Ai nao da pra comprar neh! Como vc conseguiu???,preciso da sua ajuda! Obrigado

    • Thatiana Fernandes

      Estou na mesma. Também estou testando toda hora mendoza ou bariloche e sempre consigo só a ida.

    • Thiago Queiroz

      Você mora no sudeste? Geralmente você encontra fácil a volta, porém pra cidades do nordeste, sempre encontro por 10 mil milhas.

  • Thiago Barbosa

    Denis, precisamos da ajuda o MD nesse caso da Aerolines, o Smiles nao disponibiliza a volta! Ai como faz? Onde podemos entrar com uma reclamacao! Pq simplemente nao existe!

    • Juliano

      Concordo com vocês! Desde dezembro de 2014 não encontro retorno com a Aerolineas… simplesmente não disponibilizam. Sugiro fazer reclamações no Reclame Aqui. Precisamos da ajuda do MD para esclarecer o problema…

    • Alan

      Emitam duas idas. Uma do Brasil para a Argentina e outra “ida” (que na verdade é a volta) da Argentina pro Brasil.

    • Flávio Azevedo de Lima

      Somos vários nessa situação.

    • Fernando-RJ

      Umas semanas passadas, o mui AMIGO da Avianca Brasil, mandou email para emissão nos trechos elencados, por 4k. Fiz meu logon, e me dei ao trabalho de testar TODOS eu disse TODOS os trechos por todas as datas possíveis da promoção. NENHUMA achada. Liguei para lá… A resposta padrão: deve ter terminado as disponibilidades. Ora, começou as 00 horas e quando começou iniciei as buscas… Ficaram de retornar. Óbvio que não retornaram. Resultado: Juizado !

  • Paulo César

    A Smiles so esta me dando aborrecimento , participei da promocao onde se dava 10 mil milhas por R$9,90 e ate agora nada de receber o voucher , ja entrei em contato com a empresa e so me enrolam , vergonha !!!!!!!! (desculpe pelos acentos)

    • Thatiana Fernandes

      Esse voucher já virou lenda…

  • Luiz

    A grande verdade é que o programa Smiles vem oferecendo uma série de benefícios como bônus na transferência e descontos na aquisição de milhas, mas, por outro lado, aumentou consideravelmente a quantidade de milhas exigidas para a emissão de bilhetes. Ou seja, dá com uma mão e tira com a outra.
    É pura enganação.
    Acho mais justo não oferecer qualquer benefício e possibilitar o resgate com menos ponto.
    Há dois anos viajei para Aruba com 30.000 ida/volta. Agora, não se consegue por menos de 30.000 cada trecho.
    Além disso, a busca por voos em companhias parceiras é complicadíssimo. Normalmente se consegue um trecho, mas não consegue o outro. O site é lento, no final a gente acaba desistindo, pois não se tem tempo para ficar horas na frente do computador tentando.
    Tenho um número considerável de pontos Smiles e ainda aderi ao programa Clube Smiles, mas assim que utilizar minhas milhas foi desistir do programa e começar a passar os pontos para outras companhias aéreas.

  • André Kraemer Góes

    Essa justificativa da questão cambial é meio furada, né, Smiles? Afinal, a principal fonte de aquisição de milhas – os pontos do cartão de crédito – também é vinculada ao dólar.

  • André Kraemer Góes

    Essa campanha é uma tremenda duma enganação. Acho que nem 1/10 dos “motivos pra sorrir” foram de fato promoções de verdade. O resto, tudo benefícios bobos, muitas vezes extremamente restritos.

  • Tito Bosco

    Daqui pro fim do ano a unica vantagem de ser smiles nao básico é poder ter prioridade no embarque. Somente.

    • Fernando-RJ

      E nem sei hein !! Uma multidão de prioridades…

  • Moacir Martins

    Considerando a palhaçada crescente da Smiles acham que compensa transferir para Accor 3×1 e nunca mais?

    • Fernando-RJ

      Acho precipitado.. vamos esperar mais uns dias e ver o que acontece..

    • Leonardo

      Dá pra transferir da Accor para a Iberia 1×1. Pode ser uma boa opção dependendo de quantos pontos você tem.

    • Leonardo BH

      Ainda está valendo a “promoção” 3×1 ? Pois a conversão normal é 4×1.

    • Andre

      só se vc quiser mudar o sofrimento. Na accor as tarifas de U$ 100 vc não aplica o voucher, nas tarifas de U$ 200 sim! Raramente compensa. Eu tive que queimar os pontos da Accor, e quase não valeu a pena. Consegue ser pau a pau com smiles.

  • Coelho

    Pensando seriamente em dar um disband e vazar desse smiles, esta me comendo 30,00 ao mês pra nada.

  • Kildare Castro

    antes você podia vender 10000 milhas smiles por R$250,00 em média, depois de hoje vale o que? R$125,00?

  • Luis

    Gente,valor em milhas minimas só existem qd tiver megapromoção!Mesmo pra os voos da GOL,muito dificíl achar 10000 milhas por trecho,por exemplo,GRU-SCL-GRU,exceto para o cliente de Clube.

  • Rafael Goes

    Estava demorando para eles aumentarem. Do que adianta zilhões de promoções no Clube Smiles se as milhãs aumentam de 6 em 6 meses

  • Ronald

    A desculpa da variação cambial é difícil de aceitar, pois todas as conversões de milhas de cartões são feitas com base no dolar e não em reais – ou seja – a moeda base das milhas sempre foi o dolar.

  • Toni

    Pior do que isso é não conseguir emitir passagens! Estou tentando emitir duas passagens pela aerolíneas argentinas para Ushuaia aproximadamente 4 meses e sempre aparece um erro na hora do pagamento das taxas. E no SAC não resolvem nada. Já imprimi todas as ofertas e vou ajuizar uma ação de obrigação de fazer no JEC, tendo em vista que os trechos foram ofertados e não cumprem a oferta.

    • Thiago Barbosa

      Olá Toni , tudo bem? estou com o mesmo problema quero emitir para Bariloche ou Ushuaia mas nao consigo pq eles simplesmente nao disponibilizam a volta em nenhuma data, vc pode me enviar essas ofertas por email para que eu possa entrar no JEC tambem? qnto mais gente entrar melhor, quem sabe eles param com essa enganacao,

    • Thatiana Fernandes

      Vc consegue emitir volta? Porque pra muita gente todos os voos da aerolineas só aparece a ida…

    • Cedrick Moraes Maia Mendes

      Opa… sou mais um na lista exatamente com o mesmo problema… apareçe disponivel o trecho de ida e volta do brasil pra ushuaia, porém na hora de pagar sempre dá um erro e a atendente fala que é problema no sistema e tente mais tarde…
      Podem me orientar ??? também quero entrar no JEC, mais nao sei o procedimento…

      Agradeço.

  • Tatiana Masaad Nequete

    Migrando de programa de fidelidade em 3, 2, 1….

  • Fernando-RJ

    O mais engraçado é que acabo de receber um email, num tom de grande coisa, para emissão para Orlando/Miami por 30k o trecho… grandes coisas!! rs

  • Deejay Cidinho

    Boa tarde Diego, como você conseguiu? Já venho há tempos tentando emitir mas apenas a ida aparece como disponível.

  • arthur

    Tem 1 mês que tento emitir um trecho da aerolineas argentinas para argentina pelo site da smiles sem sucesso. O trecho está disponível mas sempre surge um erro na transação. Fui informado que havia um problema no site. Já tentei por inúmeras vezes contato com o 0300 e nunca consigo falar com um atendente. Com relação a respeito ao consumidor, a Smiles é a pior sem dúvidas.

  • RICARDO MOREIRA LIMA

    O nome Smiles da gol(minúsculo) esta corretíssimo.A gol fica rindo da cara dos seus clientes.gol(minúsculo) linhas aéreas INTELIGENTE pensa que o consumidor é BURRO.JÁ FUI CLIENTE DA gol HOJE NÃO SOU MAIS.

  • Leonardo

    Dá pra transferir pra Accor (3×1, péssimo) e depois pra Iberia (1×1). Dependendo da quantidade de pontos que você tem, pode valer a pena.

    • maria lucia

      Leonardo, acho que tem um mínimo para transferir (que nem tem no Multiplus) e não pode ser quebrado.

  • Afonso Weigert

    Como fazer para efetuar migrações para AAdvantage,, TAP Victoria, Air France, ou seja, transferir milhas Smiles para outros planos? Obrigado.

  • Amauri Lopes

    Não é a primeira vez mas para mim talvez seja a última pois tenho me decepcionado com a Smiles e pretendo abandoná-la de vez!

  • Leonardo

    Não tem como, a não ser que você esteja disposto a perder mais da metade dos seus pontos. Aí você transferir pra Accor e, de lá, para vários programas.

  • Guilherme Mesquita

    maldito SMILES…

  • Tarcisio Althoff

    Não entendo. A cultura econômica do nosso país é tão fraca, que os programas de milhagem fazem pressão inflacionária em cima deles mesmos. Deprimente.

  • Cleber Rosa

    Ontem eu queimei 90 mil milhas, e fiz correndo porque sabia que era uma das últimas chances de usar razoavelmente bem antes de apodrecerem.

    Enfim, emiti:

    2x AUH – DOH – HKT pela Qatar em econômica por 12.5k cada = 25k
    2x ICN – FCO – AUH pela Alitalia em executiva por 32.5k cada = 65k.

    O “legal” é que ao simular ICN – FCO (apenas) o preço ia pra 100k cada. Eu preferia ir direto, mas o sistema do Smiles é burro e restritivo demais. Vou deixar a GOL pagar os dois trechos em executiva pelos 32.5k.

    Agora é terminar de queimar o que sobrou, e tchau!

  • Rodrigo “Rod” Montaleao

    Enquanto isso, acabei de tirar SP X Miami na American por 20.000 milhas cada perna. Por isso não troco o plano deles por nada. Sim, fico preso na AA e seus parceiros, mas não conheço ninguém no mercado fazendo viagem pros EUA por 40.000 milhas ida e volta.

    • Cleber Rosa

      E dá pra fazer vôos longos e normalmente caros como GRU – LAX com as mesmas 20.000 milhas, pechincha!

    • Edgard M Elias

      Rodrigo, e quais as formas de acumular milhas com a AA, além de viajar? Tem algum cartão de crédito parceiro, por ex? Quais são as cias parceiras? Obg

    • Edgard M Elias

      E, no fim das contas, “preso” vc fica em qq programa de milhagem né… no Smiles vai ser com a Gol e as parceiras… além do mais, AA é do oneworld, que inclui British, Iberia, TAM, etc… não é desvantagem ficar preso num programa desses… hehe

    • Leonardo

      Pela LAN sai 44 mil se usar o Santander

  • Daniel Carvalho

    KLM também, estava olhando a viagem RJ/Bangkok, estava por 100 mil milha sida e volta, transferi a milha na promoção de 20% assinando o clube smiles #enganado 1a vez, depois de 5 dias.. aparece a de 30%, só que ela só cai até dia 15! #enganado a 2a vez…
    e a surpresinha da vez? sem nehum aviso prévio, passagem agora está 160 mil milhas!! Empresa desonesta!! juntei 200 mil milhas p emitir o bilhete p mim e minha esposa… agora não dá o saldo! #enganado a 3a vez…

    Subir por causa de dolar? acumulo em dolar, trocam em dolar, querem enganar quem??

    essa smiles deixou de ser um programa de fidelidade aéreo há muito tempo.. em um curto espaço o faturamento bomba.. mas em um longo prazo vai sobrar só tranqueira nesse programa… empresa que não presa a relação de confiança com o cliente, não merece respeito!!

    enganado 3x em menos de um mês, valeu #Smiles !!

    • Bruno

      Amigo procure um advogado e faça a Smiles pagar pelo abuso

      • Daniel Carvalho

        Será que esse tipo de evento conseguimos algo em um juizado?

        • Bruno

          Bem fundamentado sim amigo, eles fazem esta falsa promoção de te dar 20% para depois aumentar 60% no valor da passagem. Sem falar que foi o segundo aumento expressivo em menos de um ano. Este valor de aumento é abusivo e infundado, as CIAs estão baixando o preço das passagens, tanto em dólar quanto em real, e a Smiles vem com esta conversa de alta do dólar. A verdade é que criaram um curral de compradores de milhas e agora rancam até o couro dos confinados. Se não tiver outra opção de companhia parceira da Smiles com os valores antigos peça para que eles sejam obrigados a vender a passagem no preço antigo e peça danos morais por eles brincarem com o sonho e com a economia das pessoas. Vendem-se como donos de milhares de motivos para sorrir, mas quem ri por último é eles, os clientes só ficam na “alegria de bobo” que dura pouco. A Smiles tornou-se vendedora de ilusões, deveriam mudar o slogan para “171! motivos para sorrir, pois pra mim estas atitudes dos últimos tempos não tem outro número melhor para defini-los.

    • Leonardo

      Procura pela Qatar, acho que ainda dá pra encontrar as passagens no preço que você quer. Você tem que procurar separado, Rio x Doha, depois Doha x Bangkok, e dá pra fazer um stopover em Doha, se quiser. Na volta, a mesma coisa. Aí, com todos os vôos anotados, você liga pra central de atendimento e manda eles colocarem tudo no mesmo bilhete. Como é stopover, o segundo trecho (Doha x Bangkok) não deve ser cobrado.

      • Daniel Carvalho

        Leonardo, muito obrigado!! dica top…. pesquisei alguns trechos, deu RJ/SP/Qatar (50 mil) + Qatar Bangkok (12,5 mil)… se eu ligar lá e pedir a emissão em um bilhete só esse valor vai sair só os 50 mil? os atendentes não criam dificuldades para isso? Direto pelo site da smiles, eu consigo o trecho SP/Bangkok (conexao em Doha) por 100 mil ida + volta.

        Mais uma pergunta, minha esposa tem outras 60 mil milhas no cartao dela… posso emitir uma passagem de ida e volta + 1 ida por um fidelidade, e a outra volta por outro fidelidade?? tem algum perigo nisso? assim eu evitaria a compra de algumas milhas para completar os 200 mil.

        Tenho dúvida quanto ao visto para entrada no Qatar, se eu fizer um stopover (e sair da área internacional do aeroporto) eu preciso de um visto emitido por algum hotel de lá, é isso? qual o custo?
        Se eu somente for fazer conexao, também preciso do visto? ou posso ser enquadrado na regra entre 8h e 24h?

        mais uma vez, obrigado Leonardo!! TOP!!

      • maria lucia

        Boa Leonardo. Bem bolado e explicado. Parabéns mais uma vez.

      • Daniel Carvalho

        Leonardo, muito obrigado!! TOP!!!
        Estou tentando ligar na Smiles, mas quando logo com a senha, eles dissem que estão passando por pblms operacionais e desligam, pedem pra ligar mais tarde. #medodemaismudancas

        Achei uma opção de ida RJ/SP/Qatar (50 mil milhas) + Qatar/Bangkok (12,5 mil) a volta no entanto só vai até SP, volta também pelos mesmos valores. No entanto tem hora que aparece essa opção, e tem hora que não aparece. .

        Na regra 7 do site, está descrito que não podem haver paradas intermediarias. Mesmo assim, se eu ligar e falar com a atendente e combinar os voos, conseguirei emitir por 50 mil? Como deve ser meu “approach” com a atendente?

        Uma outra dúvida, quero comprar uma 2 ida e uma volta com as milhas de um fidelidade Smiles meu (150mil), e a outra volta com um outro fidelidade Smiles (50 mil), essa operação é arriscada? Assim eu evitaria ter que comprar milhas a 7 centavos ou transferir a 3 centavos.

        • Leonardo PA

          A regra que você está falando é a que aparece depois de fazer a pesquisa, certo? Dela se refere ao trecho específico que você está pesquisando, no caso Rio x Doha. Ou seja, você não poderia fazer o stopover em São Paulo, que é onde faz conexão.

          No site antigo tinham as regras de stopover: no máximo 3 conexões por perna (perna = ida ou volta), apenas uma das conexões pode virar stopover (por perna), o stopover tem que ser na região de destino da viagem e não pode passar mais de uma vez na mesma cidade. Como Doha e Bangkok são na mesma região (Ásia), você tem direito a fazer esse stopover, seu custo deve ser de 50 na ida e 50 na volta, o trecho interno na Ásia não deve ser cobrado.

          O risco é o seguinte: quando você emite só a volta, você perde a franquia de bagagem da ida (provavelmente 2x32kg). Mas o mais importante é conferir quantas vaga há no voo que você quer emitir. Cuidado para não fazer confusão caso haja apenas uma vaga no voo. Você vai conseguir emitir para uma pessoa mas não vai conseguir para a outra.

        • Daniel Carvalho

          Leonardo, deu tudo certo!! Muito obrigado pela dica, ontem emiti primeiro em um fidelidade dois trechos de ida (GIG/GRU/DOH stopover 2 dias DOH/BKK) e uma volta (BKK/DOH/GRU/GIG) (150.000milhas), e hoje uma volta no outro fidelidade (50mil milhas)!!

          Acredito que depende muito da boa vontade de quem lhe atende do outro lado linha, o funcionário que me atendeu a primeira vez, estava torcendo e fazendo de tudo para dar certo, realmente conhecia as regras e foi muito profissional, muito mais que um atendente que estamos acostumados a ver por aí… acredito que seja um analista especializado, deu vários problemas na rede dele, ele pediu ajuda ao suporte dele, a linha caiu três vezes, e todas as vezes dei sorte de ser encaminhado novamente para este profissional (acredito que por razão do horário, já era mais de meia noite, e ele deveria estar de plantão sozinho).. Realmente a atitude deste funcionário me cativou, se todos eles fossem assim, com certeza seriamos mais fieis às empresas.

          Mas para emitir o bilhete do trecho da volta, não consegui mais contato com a central. Somente consegui contato hoje, a pessoa que me atendeu parecia uma porteira velha de tao sem educação.

          Perguntou o que queria e passei os techos para ela (BKK/DOH/GRU/GIG), ela me disse que não tinha jeito e que só poderia emitir o que aparecesse, ou seja, BKK/GIG, evidentemente apareceria AirFrance/KLM, aí disse que dava pois já tinha emitido um bilhete ontem assim, passei o localizador, ela começou a falar que quem fez isso ontem fez errado, que não poderia mais montar trechos, bla, bla, bla… e que o máximo que daria para fazer era BKK/DOH/GRU (a mesma opção simulada no site), aí insisti mais um pouco, e ela acabou emitindo o bilhete. Mas aí eu digo, se fosse essa atendente o meu primeiro contato, ela teria feito de tudo para dar errado..

          Leonardo, estou lhe devendo uma cerveja!!

  • Daniel Carvalho

    e o pior, pelo Santander, de onde retirei meus pontos, agora está mais barato!!
    a isca de 20% só me enrolou…

  • jorge moraes

    A alteração foi causada variação cambial? Mas, pra umas aumentou, pra outras não. Sem sentido.

  • Beto Diez

    A Gol e a Smiles realmente não respeitam o participante do programa. Conforme o próprio regulamento do Smiles qualquer alteração no regulamento deve ser comunicada aos participantes. Vejam:

    “9.2. Alteração e Gestão do Programa – Este Regulamento poderá ser alterado mediante prévia e ampla comunicação ao Participante Smiles, ficando consignado que toda e qualquer alteração sempre constará atualizada e disponível no site http://www.smiles.com.br. ”

    Em 2013 tive que cancelar um plano de viagem em família, para a Europa, após juntar as 210 mil milhas necessárias (70.000 x 3) pois fui surpreendiydo por um aumento de milhas sem que eu fosse avisado. O Melhores Destinos noticiou o caso, o Ministério Público se manifestou e eu ajuizei uma ação de indenização junto ao judiciário carioca. O número do processo é 0221955-47.2013.8.19.0001. Em resumo um pouco do processo e da decisão:

    “A parte autora alega que adquiriu as milhas necessárias para trocar por passagens, porém, sem qualquer aviso prévio a segunda ré alterou a quantidade de milhas necessárias. Requer o aumento de seu saldo proporcional a do aumento e danos morais. , JULGO PROCEDENTE EM PARTE o pedido para condenar os réus solidariamente a creditar 77.872 milhas na conta SMILES do autor, no prazo de 15 dias, a partir do transito em julgado, sob pena de multa na execução e a pagar solidariamete à parte autora R$ 5.000,00 à título de danos morais, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros legais da data da leitura da sentença.”

  • Christiano

    Qual o procedimento para cancelar a inscrição no clube smiles ? Não encontrei a opção pelo site. É apenas por telefone?

  • Tricolorpf

    Alguém sabe quando será possível acumular milhas na TAP voando gol? Nunca mais coloco milhas no smiles.

    • Leonardo

      Teoricamente já pode…

    • maria lucia

      Da Tap para Gol não pode. Da Gol para a Tap pode.

  • Joao Victor

    Mas, convenhamos, o Smiles não tem nada a ver como fato de que 10000 pontos de cartão de antigamente hoje valem 7500 pontos (porque são convertidas em dólar). Da mesma forma, alguém que ganhava o equivalente a 1000 dólares (em reais) de salário, hoje ganha o equivalente a 7400 dólares e nem por isso vai querer que os preços no exterior tenham baixado de preço pra manter a mesma cotação. É preciso entender que a AF cobra em dólar por esses assentos que o Smiles disponibiliza, e o preço está lá, paga quem quer, parem de resgatar que talvez diminua. Lei da oferta e procura. Eu não resgato mais nada com Smiles, agora nem acumulo mais milha com Smiles, mas não fico reclamando e me fazendo de vítima, ou então tira Alitalia e paga 35000 milhas.

  • antonio Marcos

    Na prática a GOL não está nem um pouco preocupada com o cliente. A Gol que conhecíamos, hoje é apenas um varejista de Milhas. Eles inflacionam as milhas de forma abusiva. Assim que concluir minhas milhas vou migrar para TAM.

  • Valter Marinho Costa

    Sou do programa Smiles desde 1996 e estou siando fora, HOJE EM DIA é um programa para enganar bobocas, essa desculpa que o dólar aumentou é a maior palhaçada e um argumento completamente sem fundamento, pois como a milhagem é atrelada ao dólar, o processo é inverso contra o cliente, agora o cliente para acumular milhas, principalmente através dos parceiros de cartão de crédito, têm que gastar muito mais reais para conseguir o mesmo numero de milhas que conseguiam quando o dólar era mais baixo. SEMPRE que o acumulo de milhas é atrelado ao dólar ou qualquer outra moeda não existe variação quando a moeda aumenta para o programa Smiles, muito pelo contrário a variação é contra o cliente, que precisará desembolsar mais reais para ter o mesmo numero de milhas. Este programa FOI EXCELENTE QUANDO ERA ADMINISTRADO PELA VARIG, depois que a GOL assumiu virou uma arapuca. Saiam todos do Smiles e procurem outros programas, TODOS estão melhor que o Smiles.

  • Fernando Dimitry

    Aburdo!!!

  • Márcio Sampaio

    A maior dificuldade não foi conseguir ida e volta para Ushuaia ou El Calafate, o problema é que só consigo para um passageiro… quando pesquiso para dois (para um casal), não há voos!

    • Thatiana Fernandes

      vc consegue ver a volta, Marcio? Se consegue, não dá pra comprar separado pra cada passageiro?

      • Márcio Sampaio

        Thatiana, meu receio é trocar as milhas numa passagem e depois não ter mais disponibilidade. Ainda mais que confirmam na central que só tem um assento disponível!

        • Thatiana Fernandes

          É… é um risco. Mas o smiles costumava dizer quantos assentos faltam, pelo menos em voos próprios (e já vi pela aerolíneas tb). Vai ver tiraram…

        • Diego

          Eles tem essa política sacana de somente liberar um assento. Para ushuaia eu e minha namorada vamos um trecho em voos diferente. Veja se não tem essa opção para você, as vezes aparece que são voos diferentes, mas apenas um trecho o é. Os outros trechos são exatamente no mesmo voo. Caso não tenha problemas com isso, acho que é a única opção válida.

  • Mariana Ribeiro

    Acho que essa justificativa de aumento do dolar nao e’ valida, acho que e’ simplemente a tradicional relacao de demanda e oferta. Sao poucos os assentos disponiveis para serem emitidos com milhas em voos e muitas, muitas milhas nas maos de varias pessoas. E’ super simples aumentar o numero de milhas para as pessoas “desovarem” as milhas acumuladas.

  • Thatiana Fernandes

    Nunca aparece a ida da argentina para o Brasil, mesmo que procurando como um bilhete só de ida. Já tinha tentado isso também.

  • Sergio

    Realmente não faz nenhum sentido falar em variação cambial, pois já estamos fazendo menor número de milhas por conta da alta do dólar. Já está na hora de pensarmos em nos unirmos e em uma ação pública para esse problema.

  • Roberto

    Que pena que aderi a esse programa mesmo… a promoção p/miami ou orlando tá dando na verdade 70mil milhas ida e volta. Ou seja, 70 mil milhas na PROMOÇÃO estão valendo 1250 reais (considerando as promos atuais p/lá), transferindo p/accor dá 11 vouchers de 40 euros, 440 euros. Quando transferir p/parceiro compensa mais que as ‘promoções’ é pq a coisa tá ruim mesmo…

  • Adri

    Como sempre, respeito nenhum com os clientes….

  • Guto Fernandes

    Para uma empresa (GOL) que fecha o check in bem antes do horario e faz com que o cliente perca o voo…..nao eh de se duvidar nada.

  • Berta

    Achei um absurdo também…estava acompanhando os trechos e havia visto 35 mil milhas para Porto (Portugal) cada trecho, e agora está 65 mil, em menos de 3 semanas…simplesmente deprimente esta atitude da Smiles, até porque comprei 100 mil milhas para garantir, e agora já não tenho mais o total de milhas que preciso. Estaca ZEROOOOO. Decepção com a GOL.

  • Denis Colli

    Acho que cabe um processo ai! Segundo o CDC(Codigo Defesa Consumidor) mudanças desse tipo devem ser comunicadas com no minimo 30 dias de antecedencia, visto que o Programa de fidelidade passa a ser “acreditado” pelo usuario da mesma forma que ele utiliza os serviços de determinado banco.

  • Marco Antonio

    Já cancelei Smiles Clube, e as milhas de cartão de crédito não coloco mais no Smiles, utilizava a Gol em todos os meus voos, estou retornando para a Azul, comprei nos últimos 3 anos em torno de 15 voos internacionais, inclusiva com a compra de milhas. A Gol está no caminho da VARIG e VASP, depois de perder os viajantes frequentes, estão dando prioridade aos viajantes eventuais, não conseguem observar que empresas aéreas americanas não quebram, porque prestigia seus clientes

  • Luiz Cordeiro

    O programa smiles tem um grande problema. Frequentemente eles fazem promoções como bônus e compra de pontos com desconto. Por outro lado, a emissão de passagens está cada vez mais difícil, pois a exigência de numero de pontos só vem crescendo.
    Cheguei a conseguir passagens para Aruba por 30.000 ida e volta, agora não tem por menos de 60.000.
    Assim, o smiles dá com uma mão e tira com a outra.
    É pura enganação.
    Outro exemplo é Fernando de Noronha, é IMPOSSÍVEL conseguir passagem para lá, mesmo fazendo buscas de longo prazo.
    A azul tinha, há poucos dias, ida e volta de Florianópolis a Noronha por 30.000, mas infelizmente todos os meus pontos estão no smiles.
    Sem falar nas dificuldades de conseguir passagens de companhias parceiras, o sistema de busca é péssimo e difícil, frequentemente se consegue um trecho, mas não o outro.

    Como tenho muitas milhas no smiles, vou utilizar assim que conseguir alguma coisa que me interessa, mas certamente não vou mais transferir para este programa.

  • Osvaldo Filho

    Estava planejando emitir passagens para a Europa pela Alitalia (tinha encontrado várias opções por 35k) para mim e minha esposa, mas depois desse anúncio da mundança nas outras companhias, nem sequer encontro mais voos da Alitalia de/para Roma. Nossa, que ABSURDO ser pego de surpresa assim. Me sentindo totalmente IMPOTENTE. Investimento desvalorizando a cada dia. Se o dólar sobe, vc precisa de mais milhas e consegue juntar menos, tudo a ver. Gente que espera juntar milhas (e gasta para isso) para dar volta ao mundo, daqui a pouco não consegue nem viajar dentro do país. Melhores Destinos, nos ajude!!

    • Lorene

      Osvaldo, estou na mesma situação que a sua, estou planejando ferias com meu esposo para europa, e montei meu trecho com stopover (parada intermediaria) pela alitalia, que estava 35 mil.
      Agora alem de aumentar todos klm, air france e Tap. A Alitalia que eles disseram que foi a unica que nao subiu, mas eles tiraram todos os trechos econômicos da alitalia, vc so acha alitalia a 85 na executiva.
      É muito sacanagem.
      Juntamos por anos milhas pra poder viajar e acontece isso. Muito chato.
      Estou tentando outros meios, talvez uma ida por KLM a 50mil , e volta por alitalia por alghero que ainda encontro a 35 mil.

  • Leonardo PA

    Que bom que deu tudo certo cara! Um bom atendente é fundamental, boa viagem!

  • Rodrigo

    Bacana, tem Roma saindo do Rio de Janeiro por 76.252 pontos ida e volta pela ibéria

  • Andre

    não sei q serviço é esse da azul q alguns falam tanto… pra mim é mais do mesmo. Serviço mesmo é QATAR, Emirates, etc, o resto é uma briga pra descobrir quem é o “menos pior”.

  • Osvaldo Filho

    Lorene, de uma pesquisada novamente no smiles, talvez tenham disponibilizado mais bilhetes na econômica.

    • Matheus Mello

      Lorene , eu emiti esses tempo atrás Londres – Sao Paulo pela Alitalia por 35k.

      Estava pesquisando diariamente pelo site , nunca aparecia….numa tarde de segunda , voa-lá! Apareceu e eu já resgatei….agora as passagems de 35k europa da KLM e Airfrance SUMIRAM!

      • Lorene

        Matheus, para que mes vc pesquisou?

        Estou tentando uma volta alghero x sp ou praga x sp pela alitalia para agosto, mas esta bem difícil, fico o dia todo no site atualizando em 10 em 10 min e nada de aparecer.

        os trechos internos pela alitalia estao a 12.500, mas sao poucos trechos e poucas datas.