Smiles fecha sala VIP doméstica em Guarulhos

Denis Carvalho 28 · janeiro · 2013

A GOL fechou na semana passada a Sala VIP doméstica no aeroporto e Guarulhos, o maior do País. A decisão não foi informada aos clientes, que foram surpreendidos somente com um aviso na porta do local. Por meio de sua assessoria de imprensa, a GOL confirmou o fechamento da sala, que ocorreu no último dia 21 de janeiro. No site do Smiles não há nenhuma menção ao fechamento da sala, que continua a figurar entre os benefícios para os clientes das categorias Ouro ou Diamante.

Com a decisão, o Smiles deixa de ter salas VIPs destinadas a passageiros nacionais e passa ter somente duas salas VIP, uma em Guarulhos e outra no Rio de Janeiro, de acesso exclusivo a clientes de voos internacionais. No ano passado a companhia já havia fechado as salas em Curitiba e Porto Alegre.

Ainda no ano passado, a GOL começou a vender acesso à sala VIP de Guarulhos aos clientes das categorias Smiles e Prata mediante o pagamento de taxas a partir de R$ 40. A medida, contudo, parece não ter sido suficiente para justificar a permanência do serviço. Na sala VIP eram oferecidos serviço de banho, TV a cabo, internet, revistas e jornais, bebidas, frutas e lanches.

A decisão da GOL de fechar sua última sala VIP não chega a ser uma surpresa, já que a companhia há tempos implementa uma dura política de cortes de gastos operacionais. Todavia, seria importante que a empresa informasse seus clientes com antecedência, ainda mais se tratando das categorias mais altas do Smiles. Vale lembrar, contudo, que o mesmo procedimento do fechamento súbito e sem aviso prévio foi adotado com relação às demais salas VIP.

Com dica do leitor Valdir Cotrim e informações da GOL.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos Reis

    Que ruim, eu mesmo ficava nesta sala muitas vezes já que sou cliente ouro. Pena mesmo!

  • Hudson Guidoth

    Que Decadência….

    E o cliente é quem paga o pato…

    #boicoteGOL – Primeiro as salas VIP, redução das milhas, Passagens a preços absurdos, cancelamentos e mudanças de vários voos…

  • tcampos

    Comprei uma passagem hoje, e escolhi um voo 30min mais longo só porque a escala é em GRU, onde teria a sala VIP.

    Que tragédia esse SMILES está se tornando.

    • tcampos

      Digo: "a conexão".

  • Fabio Peixoto

    É ainda pior: como muitos aqui já sabem, a sala VIP Smiles que restou aberta no Rio vem da época da Varig e fica no terminal 2, enquanto a Gol opera exclusivamente no terminal 1.

    Os clientes Smiles/Gol só conseguem frequentá-la em voos internacionais das companhias "parceiras" que operem neste terminal (TAP, United, US Airways, Lufthansa e Emirates) e, ainda assim, apenas se forem trechos nos quais a Gol não opere também.

  • Cristiano Alencastro

    Só corrigindo o texto, só sobrou a sala VIP de Guarulhos Internacional. Porque a do Galeão fica no terminal 2 do aeroporto, e os voos internacionais da Gol saem do terminal 1. Ou seja, não serve para os passageiros Gol.

    Eles usam a sala vip no terminal 2 para prestar serviço a outras companhias.

  • Thiago Ambrós

    Nossa que fase das companhias aéreas brasileiras viu?

  • Ranerio Vieira

    É por isso que tou doido para abrir mão do meu cartão BB Smiles. Não dá para negociar a anuidade, embora eu consiga negociar com todos os outros cartões do BB que eu tenho.

    Os benefícios cada vez mais reduzidos e mais difícil emitir as passagens com bons valores, haja vista a questão da última promoção de milhas, que o site do Smiles caiu completamente e quando voltou estavam 'inflacionados' as 'milhas reduzidas'.

    Quero ver se vou para um cartão que deixe na conta do Banco as milhas e só transfira na hora de utilizar, porque não dá certo esse progrma do Smiles como opção preferencial hoje. Caiu demais demais em tudo a Gol.

    O meu cartão Smiles é ainda o da saudosa Varig, em plástico, alto relevo, bonito, que hoje mesmo tendo mudado para a categoria Prata a Gol não emite o cartão em plástico.

    E vão cortando benefícios que me levavam a preferir a Gol em detrimento de voar TAM, Azul ou Avianca.

    Para programa de "fidelização" a Gol só está dando bola fora com o Smiles.

  • Guilherme Ortale

    Puts, agora que peguei meu cartão Platinum Smiles. A gol está virando uma cia fraca demais, não tem nada além do vôo, literalmente.

    E a falta de respeito aos clientes é velada, nenhum comunicado prévio, um belo dia ela fecha e fim.

    Só no Brasil.

    • Ranerio Vieira

      Guilherme, vai para o Diners, tem mais benefícios que o Smiles Platinum.

      • Guilherme Ortale

        Pois é, vou pedir o Diners mesmo.

        Estou trocando meus cartões, do Itaú já cancelei.

        Vou ficar com o Smiles, Amex e Diners.

  • Ranerio Vieira

    Para quem tem interesse em salas VIP, o Diners é um cartão bom uma anuidade bastante razoável que oferece acesso a várias salas VIP. Tem em Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont.

  • Dênis Colli

    Verdade… Muito ruim…

    A cada dia temos menos beneficios nas Cias Aereas…

    Os cartões Dinners e Amex possuem mais beneficios em viagem que os Fidelidades Black e Smiles Diamante/Ouro…

    Independente da empresa que utilizamos para voar

  • Cinthia Domingues

    Pior é quem paga o cartão smile platinum, a única vantagem é ter prioridade na fila. Eu acho errado a partir do momento que o mkt é vinculado.

    • Guilherme Ortale

      O Gold também tem prioridade na fila, hehehe.

      Sobrou apenas a conversão de 2 pra 1, que é boa, mas te limita a Gol… então outro cartão que tenha a mesa conversão "mata" o Smiles Platinum.

      Aliás, vi uma coisa boa que mudou, agora a gratuidade no excesso de bagagem passou de 10kg pra 20kg… provavelmente por que NINGUÉM usa… ai eles melhoram o benefício.

  • Marcos Sobral

    Tô achando que daqui a alguns anos nossos aeroportos serão iguais a estações rodoviárias de quinta. A cada dia tiram um serviço.

  • FH

    Só mesmo no Brasil é que se permite que uma companhia péssima como a Gol compre outra apenas para acabar com a concorrência. Este caso da Webjet é um escandâlo. A questão do Smiles é consequência da ruindade da empresa.

  • Luiz Fernando Sacagn

    Olha é impressaõ minha ou depois que mudou a presidência da Gol só pioraram as coisas para nós clientes … só vejo bola fora , é uma atras da outro contra os consumidores , fecham as salas vip , extinguem o lanche a bordo , emitir bilhetes nacional só por volta de 10000 pts o trecho … a últiam promoção do Smiles alardearam tanto e na hora que fui comprar estavam mais caros que os bilhetes da Tam ( essa ainda emite a 3000 pts comprando com a devida antecedencia … ponto pra Tam ) enquanto que na Gol … e mais essa agora ? Fico perguntando qual a verdadeira vantagem de possuir um Smmiles Platinum com uma mensalidade alta e inflexivel … vou cancelar esse cartão e priorizarr meus gastos na Tam que ainda possui passagens na promocionais a 3000 pontos e não a 10000 como a gol ! e ainda tem lanchinho ,refrigerante … balinha cerveja ( ops não tem mais tbém ) tá difícil assim viu rsss

  • João Ricardo

    a sala domestica do smiles foi fechada porque a gru airport pediu o espaço para aumentar a area do embarque doméstico da asa c, coisa semelhante aconteceu com a tam alguns anos atrás!

  • Carlos Eduardo Perei

    Bom, pessoal, segundo li em um fórum de aviação, o motivo do fechamento da sala se deu por solicitação da concessionária GRU Airport, que possivelmente planeja expandir a área de embarque doméstico do TPS 2 (presumo que seja a área de Raio-X e inspeção).

    Ficamos no aguardo de uma possível realocação da sala VIP Smiles para outra área.

  • Diego Lopes

    Destas, nenhuma é parceira da Gol! apenas são: Qatar, Iberia, Delta, Air France / Klm

  • Kurt Theodor Krause

    E lá vai a GOL de ladeira abaixo, cada vez mais se transformando em companhia de ônibus aéreos (pior até, porque os ônibus andam mais confortáveis..).

    Quando a a gente pensa que já está ruim ela consegue piorar mais um pouco. E o pior que a gente não vê nenhuma opção a curto prazo que seja mais interessante.

  • Felipe Rossi

    Nem as categorias ouro ou diamante recebem mais o cartão. Sou cliente diamante há 3 anos e todas as vezes que pesso meu cartão físico, a resposta é sempre a mesma "o serviço de emissão de cartões está suspenso sem previsão de retorno".

  • Mauricio Carneiro

    Mantenho o Diners por isso. Além de 1.5 milhas por dolar o que não é uma taxa ruim, os beneficios são bem legais, principalmente para quem sua muito guarulhos e congonhas.

  • Fernando Roberto Fer

    O Smiles Platinum está cada vez mais menos atraente por todos os motivos já elencados: sem salas vips, emissão com milhas na gol cada vez pior.

  • Thiago Souza

    Porque as pessoas ainda voam com a Gol? É uma empresa de baixo custo e tarifa alta, sempre todos os trechos dessa empresa estão mais caros do que as outras cias. Veja o caso dos voos para Miami. Desde que esse voo foi lançado pela Gol, voar com a TAM em voo direto no modernissimo 777 é 20 a 30 % mais barato do que a Gol. Nunca vi esse trecho da Gol valer a pena, a não ser quando tem alguma promoção do Smiles.

  • ana

    realmente é uma pena. Sempre usei muito essa sala…

    a gol so tem nos decepcionado…

  • João Wendel

    VAI FALIR!!!! É uma palhaçada! O pior é que no site do Smiles a salinha continua como benefício para os associados (http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/o-smiles/beneficios/sala-vip-smiles/paginas/default.aspx). Se querem enxugar os gastos, que enxuguem com coisas que gerem gastos relevantes, e não com o único motivo das pessoas quererem se tornar fiéis à companhia. Acabei de virar cliente diamante, mas não sei PRA QUÊ. As promoções de milhas são uma lástima, têm a cara de pau de vender lanchinho (miséria) a bordo, agora estão fechando as salas VIP… como esperam fidelidade? Em questão de conforto nas aeronaves a TAM, a AZUL e a AVIANCA dão um show (ok, nem tanto, mas é bem melhor). Que voltem a valorizar quem é fiel à cia, porque do jeito que está ficando não existe mais vantagem alguma em continuar viajando pela GOL.

  • Roberto Pires

    O mesmo ocorre no Rio! A sala VIP Smiles fica no Terminal 2 do Galeão, e a Gol e suas empresas parceiras voam do Terminal 1! Ou seja, como utilizar deste benefício? Propaganda enganosa!