Smiles aumenta pontuação para resgates para a Europa em várias companhias sem avisar clientes

Marcel Bruzadin 26 · fevereiro · 2015

Os clientes participantes do programa de fidelidade Smiles foram surpreendidos ontem com o aumento de pontos necessários para resgate de passagens aéreas para a Europa. A mudança ocorreu nos voos operados pelas companhias Air France, KLM e TAP.

As passagens da Air Frande e KLM, que antes podiam ser encontradas por 35 mil milhas Smiles passaram a custar 42.500 enquanto as da TAP subiram para 55 mil milhas!

Questionado pelo Melhores Destinos, o Smiles confirmou que as alterações são definitivas e afetaram apenas voos em classe econômica com destinos da Europa – voos em classe executiva e para outros destinos não sofreram alterações. Segundo o programa, o motivo da mudança foi a variação cambial

“O Smiles mantém válida a tabela de valores mínimos para resgate de passagens para a Europa na classe econômica, a partir de 35 mil milhas, por meio da parceria com a Alitalia, que tem 17 voos semanais partindo do Brasil, sendo 10 de São Paulo e 7 do Rio de Janeiro”, justificou.

A atitude gerou grande insatisfação entre os leitores, que esperavam uma postura oposta, uma vez que a alta do dólar está dificultando o acúmulo de milhas e as viagens internacionais para nós, brasileiros.

Para se ter uma ideia, a pontuação de resgate com a companhia TAP teve um aumento de pouco mais de 15% em relação à pontuação anterior. Já as companhias KLM e AirFrance tiveram um aumento de aproximadamente 21%, ou seja, não havia como os clientes não ficarem insatisfeitos.

Além do aumento significativo nos resgates, outro ponto que gerou bastante reclamação foi a falta de comunicação do Programa, que em momento algum notificou os participantes sobre esse aumento, pegando muita gente de surpresa, principalmente os que já estavam planejando sua viagem para a Europa e estavam aguardando uma melhor pontuação de resgate.

Dica dos leitores Benicio Dias e Deyvis

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Fernanda

    O aumento do dólar está dificultando muito viagens para o exterior, espero que abaixe logo !!!

    • Leonardo

      Sinto muito, mas só na outra encarnação…

      • iago

        kkkkkkkkkkkkk

  • Coelho

    Gostei dessa parte “afetaram apenas voos em classe econômica” só faltou mencionar que 90% dos seus clientes são desse perfil.

    • Lênio

      Acredito que o erro de muitos é querer forçar a barra e juntar pontos até mesmo desembolsando mais para isso. Devemos boicotar as empresas que foram desmembradas das companhias aéreas (Smiles, Multiplus, etc). Elas é que precisam de nós e não o contrário. Temos a opção de viajar sem ser por emissão de pontos ou milhas. Da mesma forma que existem promoções por milhas também há promoções para a efetiva compra da passagem, e estas são em maior número e com maior disponibilidade de assentos. Pontos e milhas tem prazo de validade curto e nem sempre temos tempo disponível para realizar uma viagem enquanto que o dinheiro não temos essa preocupação. BOICOTE JÁ!

    • Lênio

      Por que o meu comentário anterior ainda não foi liberado? Não há nada demais no conteúdo

  • Carla

    O Smiles é um dificultador de vidas. Um programa de fidelidade sofrível, deplorável.

  • Daniel

    Mandar email todo dia com os 365 motivos pra “sorrir” eles mandam, né?

    • Patricia

      putz, verdade!

    • Fayelle

      Boa!

      • Adriano Chaves

        Vamos cada um mandar 365 e-mails para eles com o assunto – Cliente Smiles, 365 motivos para chorar. Vamos Protestar.

  • Nilton Oliveira

    E só isso que brasileiro ganha.. E acabei de jogar milhas no smiles.. Espero que as promoções sejam mais constantes agora!!!

    • Jose Torrejais

      Que tal enviar denuncia ao ministério publico? Lembra da última vez que isso ocorreu e eles tiveram que voltar atrás? Eu já enviei. Quanto mais pessoas enviarem, melhor! Dá para fazer por email! pjconscap@mpsp.mp.br

      • Henry

        Parabens José Torrejais…
        Você é um dos poucos que apontou o caminho certo a ser seguido, neste caso..
        Com atos contra a economia popular e as relações de consumo, só mesmo denunciando ao Ministério Público..
        Os diretores do Smiles deveriam responder criminalmente por causarem prejuízos às pessoas… igual o Sr. Ike Baptista está respondendo, porque iludiu pessoas.. apresentou situações irreais para tirar vantagens indevidas..
        O Smiles num dia dá 20% de bônus e no dia seguinte aumenta a tabela de resgate em 21% !!!
        Fala sério.. quando vejo pessoas aqui falando em “falha”, “tristeza”…
        É uma reação de quem, ou é funcionário do Smiles/Gol e quer amenizar o crime que foi cometido ou então a pessoa está acostumada a ser sacaneada e achar isto normalzinho..
        O que o Smile fez aqui, DIGA-SE DE PASSAGEM, pela segunda vez, foi incentivar pessoas a transferirem seus pontos para o programa, dando bônus e, ato seguinte, aumenta sua tabela de resgate em percentual muito maior que os bônus dados..
        Isto é crime!!!!!!!!!!
        Tem que botar na cadeia os responsáveis por isto..
        O Smiles poderia sim, aumentar sua tabela de resgate.. isto não seria errado… mas não poderia incentivar pessoas, oferecendo bônus e, poucos dias depois, aumentar a tabela de resgate..
        Fica patente a intenção da empresa de enganar e levar vantagem indevida mediante artifício… no código penal isto é configurado com ESTELIONATO…

      • Rodrigo Oliveira

        vou enviar, mesmo eu não participando do Smiles rsrsrs
        (me passe um padrão de mensagem)

    • Clóvis Nicoleit C

      Até das promoções ele alteraram. Antes era 35000, agora só por 42.500, no mínimo.

  • Eduardo Scoz

    A smiles sempre surpreendendo!! 365 motivos pra ficar triste.

    • Henry

      Você ficou triste ????
      Por isto que o seu país é esta m…. em que políticos, empresas e seu próprio povo se acham no direito de fazerem o que querem e fo….. o resto das pessoas…
      Isso vai muito além da tristeza, da falha… é um ato de sabotagem às relações de consumo…
      E vocês aqui falando em “falha”, “tristeza”, etc..
      Assim, nós sempre seremos tratados desta forma:
      Sem nos respeitarem como cidadãos e consumidores..

  • fernanda

    E nao sei como tem gente que diz que smiles é o melhor programa….emissao ( aqui do Sul ) custa um monte de milhas, enquanto a TAM, se consegue facil um nordeste por 7000 o trecho!

    • José

      Pouco antes de juntar-se a Lan fiz ida e volta com a Tam: São Paulo – Fortaleza (7.000 milhas), São Paulo – Belém (8.000 milhas) e São Paulo – Manaus (9.000 milhas).

  • Paula

    Grande falha essa de não avisar os participantes… Ainda bem que ainda não passei meus pontos!!!

    • Henry

      Paula..
      Isto o que o Smiles fez não pode ser considerado uma simples “falha”, mas sim um crime contra a economia e relações de consumo…
      Falha é um sistema sair do ar, um avião ficar retido por problemas climáticos, por um defeito inesperado, um erro da empresa ocasionado por erro de um funcionário…
      Aumentar a tabela de resgate em 21,0%, 24 horas depois de ter incentivado às pessoas a transferirem seus pontos dando “bônus” de 20% é mais que uma simples “falha”..
      É um ato deliberado, pensado com o intuito de enganar pessoas que acharam que iriam ganhar um “bônus” e ganharam um “ônus”, que é a pessoa ficar com suas milhas presas num programa que age de má fé…

      • Paula

        com grande falha quis dizer uma grande erro da cia. Mas sim, o que tu disseste resume bem.

  • Marcos Reis

    Infelizmente é a situação em que estamos vivendo no país… As passagens emitidas com milhas não saem de graça pras empresas envolvidas… Vamos ser sensatos. O negócio é tentar aproveitar as promoções momentâneas.

    • Jonatas

      Como se milhas fossem caridade

    • Henry

      Ser sensato aqui é não concordar docemente com esta “enrraba—” do Smiles e sim denunciar..
      Uma empresa que num dia dá bônus de 20% e no dia seguinte aumenta sua tabela de resgate age de má-fé.. e vc vem falar que “..passagens emitidas com milhas não saem de graça pras empresas envolvidas…” ??
      Ou vc está nadando em dinheiro pra dar esse mole pro Smiles ou vc é funcionário do Smiles/Gol, fazendo defesa do patrão..
      Empresas têm função social.. isto não quer dizer que são casas de caridade, mas também não podem ser um antro de safados e desonestos enganando seus clientes…

    • Maurício Paixão

      Acontece que as milhas também não são gratuitas, pagamos (e caro) por elas. Ou tu acha que alguma empresa dá algo para alguém? O preço da passagem que compramos já está incluso as milhas “de brinde”.

      • Filipe Lázaro

        Nem todos, Mauricio. Minhas milhas nunca foram compradas… meu acúmulo vem de passagens aéreas que compro, cartão de crédito, empresas parceiras, etc.
        As pessoas só pensam e reclamam como consumidores.
        Pensar como empresa ninguém quer ou poucos podem.
        Vc não é obrigado a usar Smiles. Até sugiro que da próxima vez que viajar, peça para a atendente do check-in não pontuar suas milhas.

        • Jose

          Pensando como empresário, há tempos os Programas de Fidelidade deixaram de ser uma forma simples de estimular os passageiros a usarem mais uma determinada empresa aérea. Hoje, eles tornaram-se empresas com rentabilidade maior do que as próprias empresas aéreas. Num mercado aéreo sem grande competitividade, como no Brasil, e sem regulamentação específica pra atividade, os Programas sentem-se à vontade para modificar suas regras sem muitos pudores, aproveitando que o consumidor brasileiro é muito acomodado e pouco exigente, indo pouco atrás de seus direitos. Os leitores do site Melhores Destinos continuem uma excessão a este consumidor acomodado e pouco exigente: são muito antenados às oportunidades deste mercado e, lendo-se a maioria dos comentários, enfocam com propriedade os problemas e trazem discussões de alto nível. Perceberam, claramente, que estão sendo prejudicados pelo Smiles com estas modificações das regras e estão reclamando! Quiçá todos brasileiros tivessem este mesmo engajamento para tentar proteger seus direitos, o Brasil estaria bem melhor!

          • Sergio

            Excelente colocação !!!! Penso exatamente assim e era isso mesmo que ia postar. Qualquer ato de passividade diante disso é prejudicial a todos os clientes. Podemos e devemos lutar por nossos justos direitos. Mais uma vez parabéns.

    • Gabriel

      apesar de eu concordar com isso, não consigo entender como as da TAP subiram 20k enquanto as da Alitalia não foram alteradas.

      • Elioenai Costa Moreira

        Gabriel,

        Desde que a TAP passou a figurar como parceira do Smiles, seus bilhetes mais baratos nunca custaram menos de 47,5k. O aumento absoluto, portanto, foi igual ao das outras duas: 7,5k.

        Abraço,
        E.

    • PB

      Claro que não é de graça; As empresas de fidelidade são muito bem remuneradas a cada transferência de milhas que os Bancos enviam para elas.

      Gostam de cobrar aos Bancos pelas milhas vendidas, mas no momento do resgate tentam dar o calote nos clientes. Feio, muito feio.

    • Fernando Gama

      O problema é que as milhas já são geradas em dólar! Todos os cartões dão pontos em função da cotação do dólar!

  • Roberto Portela

    Palhaçada!!! até as milhas estão inflacionadas nesse pais…

  • Aurelio

    Sem contar que aquelas promoções de ganhar até 30% de bônus foi uma armadilha para pegar trouxas. Confesso que eu fui um desses trouxas. Os bônus de 30% entraram apenas 1 dia antes da mudança. Cheguei a pesquisar no dia, mas deixei para emitir com mais calma depois. Se soubesse, tinha emitido no dia.
    Baita sacanagem.

  • Fernando-RJ

    Já nem me surpreendo com essas cabotinagens do Smiles …

  • Moraes

    puts, eu tinha visto semana passada por 35 mil pontos trecho. Fala sério. Agora só tem a 35 mil pontos pela aerolíneas, em viagens de “suaves” 30h ou mais e com as taxas absurdas de ezeiza.

    Vacilo grande do smiles.

  • larrysa

    este ano esta dificil de emitir qualquer coisa com smiles… trecho nacional a 10.000 tem que procurar e muito

  • Bia

    Isso é um estelionato, visto que até ontem estavam dando 20% para quem passasse as milhas do cartão para o smiles. EU transferi com intenção de viajar para o exterior contando com o valor praticado pela smiles, e agora eles vem com essa palhaçada. MP neles!!!

    • Eduardo

      Idem. Planejei a viagem, transferi os pontos, estava aguardando entrar o bônus de 30% antes de pegar as passagens, já que as milhas bônus só tem validade de 6 meses. Nesse meio tempo, inflacionaram. E ainda não creditaram o bônus…

  • Gabriela

    Engraçado que quando o dólar cai ninguém abaixa a pontuação necessária né? Suspeito, muito suspeito…

    • Baran

      Isso não é engraçado. Isso é Smiles. 🙂

    • Sergio

      Bem lembrado. Boa colocação.

  • klaus

    o segredo é segurar os pontos no cartão , aquela empresa que oferecer melhores vantagens , ai sim você deve transferir

  • Marcos Reis

    Alguém do Clube Smiles já recebeu informações de quais trechos esse fds terá 2.000 na volta? Tô precisando saber!

    • Maia

      A viagem deve ser realizada entre os dias 06/04/2015 e 31/05/2015. As tarifas promocionais não serão válidas para voos no período entre
      17/04/2015 a 21/04/2015 e 29/04/2015 a 01/05/2015.

      Os voos para os destinos desta Promoção deverão partir das seguintes origens:

      – Destino: Fortaleza (FOR)

      Origens: São Paulo (SAO), Recife (REC), Rio de Janeiro (RIO), Natal (NAT), São Luiz (SLZ), Salvador (SSA), Brasília (BSB), Belém
      (BEL), Cuiabá (CGB), Navegantes (NVT) e Goiânia (GYN).

      – Destino: Vitória (VIX)

      Origens: Belo Horizonte (CNF), Rio de Janeiro (RIO), São Paulo (SAO), Salvador (SSA), Campinas (VCP), Recife (REC), Goiânia (GYN),
      Uberlândia (UDI), Navegantes (NVT), Curitiba (CWB), Maceió (MZC), Florianópolis (FLN) e Cuiabá (CGB).

      – Destino: Imperatriz (IMP)

      Origens: Rio de Janeiro (RIO), São Paulo (SAO), Brasília (BSB), Belém (BEL), Marabá (MAB), São Luís (SLZ), Cuiabá (CGB), Recife (REC) e
      Manaus (MAO).

  • Henry

    Além de ter cometido este verdadeiro estelionato contra os participantes do programa, o Smiles tirou do ar o site antigo, onde se podia ver claramente a tabela com os 35k por trecho para a Europa…
    É.. o Smiles é programa de mafioso mesmo…

  • Rodrigo

    Aumentar é normal, são 6 anos que não há aumento de milhas para Europa pelo Smiles, existe inflação em todos os países deste planeta. Mas é sacanagem demais não avisar! E quem passou pontos do cartão ganhando bônus de 6 meses com a intenção de viajar neste período e agora não pode por conta deste aumento? Denuncie já ao MP pjconscap@mpsp.mp.br

    • Gabriela

      O que me enlouquece é colocarem a culpa no dolar. Primeiro pq os pontos são baseados em dólar, segundo pq existe investimento em fundo cambial, logo é possível “corrigir” os valores, terceiro pq quando o dólar tá mais baixo nunca abaixam o número de pontos. Além de tudo, devia ser obrigatório avisar com pelo menos 60 dias de antecedência.

      • thebestof80

        Só “esqueceu” de divulgar que o preço do petróleo despencou e que grande parte dos custos das companhias vem do combustível.
        Pior é achar que o consumidor é b.u.r.r.o……

      • Kidling

        Denunciado, transferi 85000 milhas em janeiro para nada. Esperar poder juntar 5 passagens(tenho 330000 milhas e quando faltavam 20000 aparece isso. Piada

    • PB

      Não é normal aumentar o referencial; E milhas são o referencial. Aumento de milhas não é nada normal, até porque milhas são referenciadas em dólar que está em alta; Logo no limite deveriam exigir MENOS milhas porque as milhas agora têm um valor muito maior.

      A contra prova para seu argumento é que AA, entre outros programas, solicita a mesma quantidade de milhas por mais de uma década. 40,000 milhas ida e volta entre EUA e América do Sul na época baixa. A AA é o maior programa, mais lucrativo e o mais antigo. Seguramente sabem o que fazem.

      Ficar o tempo todo mexendo com o termometro, com a referência é tática de amador; Sem aviso então é falta de honestidade com os distintos clientes.

  • Juliano

    Desde final do ano passado está impossível encontrar retorno para o Brasil com a Aerolineas Argentinas pelo Smiles… Para nenhuma data de 2015/2016 é possível encontrar voos de Buenos Aires para o Brasil com a Aerolineas…

    • joao

      verdade juliano….estou com esse problema tambem…estou pensando em denunciar no reclame aqui

      • Juliano

        Fiz isso João, várias vezes… costumam falar que tentaram entrar em contato… mas nem tentam… Mas quanto mais reclamações melhor, quem sabe eles disponibilizam novamente.

  • Orlando

    Dei sorte pq emiti minhas passagens para paris ha 02 dias, bem na vespera entao!!!

  • Eduardo Paci Galvão

    Enquanto isto, na AA, programa AAdvantage, continuam várias as ofertas com 40.000 ida e volta… o melhor programa disparado.

    • Rodrigo

      Para Europa? Ñ encontro nada por menos de 100.000 ida e volta…

      • Leonardo BH

        Acho que ele quis dizer EUA…

    • Fernando Gama

      O problema é como transferir pontos para o AA no Brasil. Até onde eu sei só o Citi faz.

      • Eduardo Paci Galvão

        Sim, uso o Cartão de Crédito do Citibank faz muito tempo e já usei muito o AAdvantage. Obs: não sou correntista.

        • Rosiane

          Eduardo, como posso conseguir o cartão do Citibank? Já procurei saber pela internet e nada…

        • Jean Raquel Peruzza

          Eduardo a anuidade dos cartões deles são altas ?

      • valesca

        Só o Citi faz e ainda dividem por 2 os seus pontos. Transferi 42.000 milhas do Diners para o AA e elas viraram míseros 28.000….nunca mais!!!!!

        • Leonardo PA

          O cartão Citi Diners é uma coisa, o cartão Citi AAdvantage é outra. O Diners é uma porcaria, o outro é bom.

  • Keila Souza

    A Smiles lançou a promoção do Motivo nº 174 com desconto para Europa a partir de 30 mil o trecho, para comprar de 20/fev a 02/mar. Que promoção é essa que nem chegou dia 02/mar e já subiram o valor das milhas por trecho?? Já estava providenciando para comprar por milhas e hoje vi no site do Smiles que tinha alterado, antes mesmo do MD publicar. Sacanagem! E eu tinha achado para julho e agosto, época que estarei de férias e é alta temporada.
    Aguardando uma promoção nessa época… está difícil…

  • PB

    O Smiles capricha como pior programa de fidelidade, nos quesitos transparência e honestidade com os clientes. Sem compromisso sequer com o curto prazo.

    Anunciam algo dificil de ser alcançado, oferecem preços mais altos sem qualquer transparência. Deixam de informar as alterações mais relevantes e o atendimento ao cliente é uma piada de péssimo gosto.

    Lamento por aqueles que confiam e enviam milhas para o Smiles, acreditando na Empresa. Dado o histórico continuado de desrespeitos, apenas com um intervalo quando o Ministério Público lhes mostrou a Lei, de fato sobram argumentos que não parece ser empresa séria.

    Trata as milhas como um favor, quando na realidade são a fonte de receita para a Empresa. Até seu modelo de negócios é ruim.

    Não por acaso está entre as empresas listadas em Bolsa com recomendação de VENDA, potencial de queda superior a 25% enquanto o Multiplus muito melhor avaliado.

    Pode enganar alguns por pouco tempo, mas não consegue enganar todos, todo o tempo.

  • Gustavo Pereira

    o motivo foi a variação cambial, ou seja, o motivo foi o desastre econômico patrocinado pelo atual governo brasileiro

    • Flávio Azevedo de Lima

      Acredite se quiser…

    • Gabriela

      Você tá fazendo uma conta como se o Smiles ou qualquer outro programa de fidelidade fosse uma padaria. Você recebe dinheiro, põe na poupança e depois quando o cliente vai resgatar você tira o dinheiro da poupança e paga a passagem do cara. Só que não é assim que funciona, se você tem despesas dolarizadas, você tem que manter investimentos dolarizados também, que é o que esses programas de fidelidade fazem. Além disso, na conta existem os pontos que expiram, logo lucro pro programa, ou pessoas que resgatam com milhas passagens que não valem nem 1/3 das milhas gastas (ex. 20 mil pontos ida e volta SAO-RIO). Os programas de fidelidade são altamente lucrativos para as empresas, tem gente muito bem preparada em fazer você gastar o máximo de pontos possíveis para resgatar trechos ou perder seus pontos. O Smiles na minha opiniao está ficando cada vez mais defasado em relação ao Multiplus que é um programa muito ruim. Vou começar a mandar meus pontos pro Iberia Plus.

    • Fernando Gama

      Pois eu acho que o motivo foi o olho gordo que contamina boa parte do empresariado brasileiro!

  • thebestof80
  • Flávio Azevedo de Lima

    Outra reclamação sobre o Smiles: não existe nenhuma data com passagem de volta de Ushuaia, Bariloche ou El Calafate. Alguém sabe de alguma coisa, além do padrão “as ofertas de assentos são limitadas… bla bla bla”?

    • Gabriela

      Há meses tento resgatar no Smiles esses voos e tb não consigo. Lamentável.

    • Matheus Hobold Sovernigo

      Acabei de voltar de lá por meio de milhas Smiles, mas peguei essas passagens na metade do ano passado.

      • Flávio Azevedo de Lima

        Bom, vou continuar procurando. A falta de transparência do programa é lamentável.

    • larrysa

      tambem estou tentando e nada 🙁

    • Lorena

      Eu comprei com milhas minha passagem para Bariloche tb, o voo é para 31/08..

      • larrysa

        saindo de onde? volta qd?

        • Lorena

          Saindo de Vitória (vix), não foi fácil comprar não rsrs, mas consegui!
          Foi por telefone, depois de algumas reclamações.

    • Juliano

      O problema está nos voos de retorno da Aerolineas, simplesmente desapareceram do Smiles. Já abrir reclamação no Reclame Aqui, mas eles simplesmente respondem que não tem disponibilidade para o período em que eu pesquisei…

    • Juliano

      É verdade, o Smiles não está disponibilizando voos de Buenos Aires para o Brasil com a aerolineas, por isso não se consegue de nenhum destino na Argentina. Seria muito bom para todos se o Melhores Destinos questionasse isso com o Smiles… Quando o Smiles parou de emitir com a Aerolineas e o Melhores Destinos publicou, rapidinho eles colocaram de volta, mostrando a força desse site. Ajudem-nos Melhores Destinos!!!

    • Jorge Pizarro Esteves da Costa

      Creio que proposital para você gastar mais milhas com a Aerolineas. Você consegue o trecho de ida por 10 mil pontos, mas não a volta, e aí tem que emitir 2 pernas (de Ushuaia, por exemplo, até Buenos Aires, e de lá para SP ou seu destino final).

      Mas no meio do ano passado não tinha isso. Voltei de Lima pra SP com escala em EZE por 10 mil milhas.

    • Paulo Oliveira

      Também não achei nada de volta na Aerolíneas, enquanto estou achando com facilidade idas por 10.000 pontos.

      • Juliano

        Isso mesmo, ano passado emiti normalmente ida e volta… Mas agora, não existe mais voos de volta de B. Aires para o Brasil com a Aerolíneas… Que parceria é essa que só funciona nos voos de ida? Só mesmo o Melhores Destinos para nos conseguir uma posição do Smiles sobre isso… Ajude-nos!

  • Rafael

    O interessante é que as milhas do cartão de crédito que junto para enviar para o Smiles são referenciadas em dólar. A cada dia que passa eu acredito menos nesses programas de milhagem, eles já foram bons quando pertenciam as empresas aéreas e funcionavam como estreitamento de relacionamento entre cliente e companhia. O ideal é ter para não perder a oportunidade de ganhar pontos, entretanto vale muito mais caçar umas boas promoções no MD.

  • Rafael

    Insatisfação total com Smiles, irei me fidelizar ao Multiplus ou Tudo Azul que ganho mais.

    • Fernando

      Tanto faz, é tudo porcaria. Melhor é não se fidelizar a ninguém.

  • Gerônimo

    Fico triste, mas não me dou por vencido, porque ainda tenho a arma que eles mais temem que é o poder de decisão de comprar ou não. Pra mim é muito simples: aumentou? não compro. Desvalorizaram as milhas? Cancelo o clube e os cartões de crédito smiles. Lamento apenas por aqueles que já estão com as milhas lá esperando para emitir uma passagem e agora terão que juntar ou comprar mais milhas. Na verdade, quase agradeço ao Smiles por me lembrar que esse negócio de milhas é só uma ilusão pro consumidor. Não passa de mais um jogo que, como sempre, só o dono da banca é quem ganha.

  • Danilo

    Esse Smiles é uma palhaçada. Atendimento ruim, opções de voo péssima e agora essa aumento que ta fora dos padrões de resgate.

    Assim fica difícil de te defender Smiles. Ta complicado… A vontade que dá é deixar de acumular as milhas por ele

  • Marcos

    Vejamos as demais opções:
    A própria TAP, para os poucos cartões que mandam milhas para lá, por 70.000 milhas voando TAP ou 80.000 via Star Alliance. O problema da TAP é a taxa horrenda de combustível.

    OU…
    Emissão via TAM pelas parceiras da Star Alliance remanescentes (Lufthansa, Swiss, Turkish) ou Iberia e British, via Oneworld…

    Vamos pagar no mínimo 5.000 milhas a mais por perna? Sim!
    Mas do jeito sujo que o Smiles joga, prefiro o boicote a eles…

  • Xenia Almeida

    A unica vez que aproveitei uma promoção foi em 2009. Depois disso, nada mais compensou… A Smiles fica mandando e-mail diário só com promoções que não tem nada de vantajoso. Fica dificil desse jeito….

  • Joao Victor

    Pessoal, sejamos sensatos. A pontuação mínima pra emitir passagena pra Europa continua sendo 35 mil milhas, só que antes eram oferecidas mais opções com KLM/AF, agora apenas Alitalia nesse valor. Esses trechos são fruto de negociação por acordo entre as companhias e chega uma hora que elas querem cobrar mais caro e só resta repassar. O Smiles continua com a promoção de assentos da Alitalia por 30 mil pontos, eu já aproveitei e emiti o meu voo. Por que não aproveitam em vez de reclamar? Não há o que conseguir na justiça, a tarifa MINIMA continua sendo 35 mil pontos, o que não quer dizer que todas devam estar pelo valor mínimo. Outra: algumas vezes a AF/KLM faz promoção de ida/volta por 1700,00 a 2000,00, o que é muito mais vantajoso que gastar 70 mil milhas, que equivalem a aproximadamente 2100,00, considerando 0,03 por milha. Infelizmente é costume do brasileiro, a começar pelo governo, eleger um culpado pra tudo. Agir pra melhorar a nossa economia ninguém faz. E vamos vivendo e consumindo, de aumento em aumento, vendo o salário ficar para trás. E o carnaval teve bom.

  • cidão

    Ontem fui comprar passagens para boa vista e vi que são necessárias 40.000 milhas ida/volta. Absurdo!

  • Luciana Curcio

    Pois é, percebi isso ontem… pesquisei passagens e achei que o aumento fosse por conta do período, mas agora vejo que não. Lá vou eu pensar novamente para onde vou transferir meus pontos. Que porcaria!

  • André

    O smiles deixou de. Ser bom para voar no Brasil quando começou a elevar as milhas para emissão de bilhete e depois trocou as milhas de por trecho é categoria para por gastos. Pontos do cartão troco atualmente por produtos, viagens nacionais não valem mais e agora as internacionais também indo pelo mesmo caminho

  • César

    Tenho acreditado no Smiles por muito tempo. Tenho transferido milhas para o Programa e, tanto eu como minha esposa, nos associamos ao Clube Smiles. Sempre busquei canalizar minhas viagens para a GOL em função do Smiles. Transferi ONTEM as milhas dos meus cartões e da minha esposa para o Smiles em função da promoção dos 20%. Mas agora, me sinto traído! Fui lesado! Mudanças podem acontecer, mas não avisar com antecedência é papel de Empresa sem credibilidade. Pois bem, essa eu perdi! Mas nada como um dia apos o outro… não me engana mais! Clube Smiles já era! Continuarei a viajar, tanto no Brasil, quanto para o exterior. Daqui pra frente buscarei viajar no Brasil pela TAM! Vou para o Fidelidade! E tem mais, o pessoal do Fidelidade e da TAM deveria agradecer essa “força” que estão recebendo!

  • Alan

    Essa inflação de pontos pode ter sido porque muita gente está cada vez com mais milhas Smiles: uma certa inundação de milhas no mercado.

  • Fernanda

    O Smiles não está mais valendo apena. Acumulamos nada viajando, só fazem subir as cotações. Antes se achava Noronha com certa Facilidade por 15/20 mil milhas o trecho, agora esta beirando 30 por trecho. Uma palhaçada. Para o Smiles eu não transfiro mais meus pontos do cartão!

  • Luciana Curcio

    Nem todos tem a sua disponibilidade e pontos para aproveitar a promo da Alitalia agora. Eu, por exemplo, estou há mais de ano acumulando meus pontos no cartão de crédito (Itaucard) para poder transferir para o Smiles, que julgo ser ainda o melhor programa para emissão de passagens para a Europa.
    O problema é que não fomos avisados, e pessoas como eu, que estão guardando as milhas e ainda não tem dias confirmados de folga para viajar, fomos pegas de surpresa. Talvez se tivessem avisado com antecedência, eu, por exemplo, teria transferido meus pontos para a Azul, na promo de 100% de bônus.

    • Joao Victor

      Mas não precisa ter disponibilidade agora. A Alitalia vai continuar 35 mil pontos depois da promoçãk de 30 m. Quando vc tiver, vc transfere. Em termos de pontuação mudou nada. Apenas esqueça AF/KLM se vc não tem milhas suficientes. Pra tudo na vida, vivemos conforme nossa condição. Carne aumenta de preço, se não pode pagar todo dia, compre ovo. Assim disse um ministro do governi atual que nós re-elegemos.

  • Patricia

    Eu olhei hoje no site do Citi Rosiane, tem lá as modalidades de cartões AAAdvantage e requisitos para cada um. Para a maioria deles não é preciso ser correntista

  • Lênio, sugiro que faça login com uma conta de Facebook, Google ou se cadastrando, caso contrário terá que aguardar sempre a moderação de seus comentários

  • Fernando Gama

    Concordo, uma andorinha só não faz verão. Somente agindo em grupo podemos ter força.

  • Fernando Gama

    Sim, daí você emita a ida e não consegue emitir a volta, tem que cancelar tudo e paga multa de 100 reais por isso. Absurdo.

  • Michel

    O Smiles não dá mais, quando viajo tenho priorizado escolher a TAM e transferir os pontos do cartão de credito para o Multiplus.
    Desde que o Smiles virou empresa de capital aberto tudo piorou. Antes qualquer voo POA/GRU dava 1000 pontos + os bonus pelo cartão, agora os voos promocionais não dão mais nada, absolutamente nada de pontos. Enquanto no multiplus ao menos os promocionais dão 50% da pontuação total.
    As opções de resgate da Multiplus tb estão de forma geral mais interessantes que o Smiles.
    Só quando eles começarem a perder clientes (dinheiro) é que vão mudar.

  • Jones

    Absurdo, além da falta de transparência. Se e quando o dólar cair, vão abaixar os pontos também? Duvido!

  • Junior

    Brasileiro é muito cordeiro…bufa, bufa mas não faz nada contra. Pelo contrário, prestigia demais este tipo de estelionato que ainda não está no código penal nem no código do consumidor. Empresas de programa como o Smiles, Múltiplus, etc, etc
    são piores do que Cassino, só eles ganham… e não estão enquadrados no Imposto de Renda…

  • Fernando Gama

    Perfeito!

  • Deyvis

    Eu percebi que na verdade para conseguir promoções para o interior da Argentina, a passagem tem que sair normalmente do trecho origem que tenha vôo direto para a Argentina, tipo São Paulo. Em Vitória, meu caso, não tenho nem encontrado mais os trechos disponíveis. Antes eles ao menos apareciam (Apesar do erro na hora de emitir), agora nem isto mais. São Paulo nas simulações que fiz só encontrava a ida para Ushuaia, volta nunca. TAM também percebi que só tem vôos para o interior do Chile/Argentina em quantidade de milhas aceitáveis se saindo de cidades que tem vôos diretos para estes países. Mas é aquele negócio, na hora que vai emitir toma-lhe um erro e nunca anda, não importa o quanto tente.

  • Leonardo

    A TAP não está mais cobrando a taxa de combustível para voos saindo do Brasil.

    • Marcos

      Ótima notícia então, Leonardo!
      Se não cobram mais a taxa de combustível, é a melhor opção atualmente, para quem for possível. 70.000 ida e volta pra qualquer destino da Europa com eles…
      Se não fosse a pouca disponibilidade de cartões que mandam pontos pro Victoria TAP, acabava essa indecência do Smiles de cobrar 110.000 milhas ida e volta de econômica para voar de TAP.
      Quem não pode se virar com os portugueses, o negócio é emitir via Parceiros da TAM.
      De vez em quando também a TAM arruma uma promoção de 35.000 milhas o trecho pra Londres ou Madrid.

      • aline

        e para quem pegou a promo de transferências em dobro do Amex, então, melhor ainda.

    • maria lucia

      Oi Leonardo. Veja se entendi certo: Aliltalia 35.000 via Smiles e Tap 35.000 com ela mesma. A Iberia recebe ptos do Santander e faz 30.000 emitindo através dela mesma qdo ha promoções. Parece que a KLM tem uma promo award ocasional em que faz 30.000 através dela mesma – mas como enviar ptos para a KLM ou seja, qual cartão de crédito manda para a KLM?

      • Leonardo

        Alguns dos programas abaixo possuem tipos de tarifas diferentes, ou seja, existem preços (em milhas) diferentes para a mesma classe do assento similar ao da TAM. Se eu não estou enganado, os (melhores) preços para cada um dos programas são os seguintes:

        – IberiaPlus: Brasil x Madri = 25k somente ida
        – IberiaPlus: Brasil x Europa = 35k somente ida
        – British Airways Executive Club: Brasil x Europa = 30k somente ida
        – Smiles (Alitalia): Brasil x Europa = 35k (no momento em promoção por 30k)
        – Smiles (KLM e Air France): Brasil x Europa = 42,5k
        – Smiles (TAP): Brasil x Europa = 55k
        – TAP Victoria: Brasil x Portugal = 35k
        – TAP Victoria: Brasil x Europa = 40k
        – Flying Blue (KLM ou Air France): Brasil x Europa = 40k

        O Flying Blue tem promoções mensais de milhas com desconto, por exemplo esse mês Brasil x Europa na Premium Economy está 40k. Acho que o único programa de cartão que transfere pra ele é o Membership Rewards.

        • maria lucia

          Super obrigada Leonardo. Aprendi, entendi e já copiei tudo para o meu caderninho. Meu cartão é do Santander que transfere para todas as empresas citadas por você, eu sempre espero alguma promoção onde haja bonificação de pelo menos 30% pq pelas minhas contas isso equivale a um desconto na precificação das milhas equivalente a 50% – você concorda com essa minha conta? O membership rewards que você mencionou é o do Citi né?

          • Leonardo

            O Santander não transfere para o Flying Blue nem para a British. Mas é possível enviar para o IberiaPlus e de lá transferir, online, para o da British.

            Também tem a opção de enviar pra Aeromexico ou LANPASS. A tabela da Aeromexico é ruim. O LANPASS não sei quanto fica pra Europa nem se é fácli ou difícil emitir por lá.

            O Membership Rewards é o programa de milhagem dos cartões American Express. É preciso ficar atento pois nem todo AMEX participa desse programa (o AMEX do BB, por exemplo, não participa).

            Sobre a sua conta, um exemplo prático: Rio x Miami pelo programa da British (voando AA ou TAM) sai 25 mil milhas. Se estiver com uma promoção de transferência de milhas de 40%, você só precisa transferir 18 mil milhas para ficar com 25,2 mil. Ou seja, você teve um desconto de 28% ((25-18) / 25).

            Na hora de fazer propaganda, é muito mais atraente falar em “40% de bônus” do que “28% de desconto”.

          • maria lucia

            Você tem razão, fui para Lisboa ano passado via Iberia Plus que foi quem pedia a menor pontuação. O avião não era novissimo mas correu tudo bem, trash foi a volta com o avião lotadão. Tudo bem que voar British é um luxo mas, no meu entender, sempre serão necessários mais pontos que com a Iberia Plus.

            Eu andei xeretando o LanPass mas a contagem deles é diferente da de todo mundo (não são milhas) e eu ainda não consegui entender/dominar o sistema de funcionamento deles.

            Cartão Amex é complicado e caro (meus Santander são grátis), o gerente Bradesco não apita nada e tem de ter análise do pessoal da Amex.

            O exemplo que dei da cta estava ao contrário – desculpe! Bonus de 50% equivale a 33% desconto.

          • Leonardo

            Acabei esquecendo de comentar sobre o Citi. Ele é o único banco que possui um cartão que envia para o AAdvantage, que eu considero o melhor programa de milhagem. O nome do cartão é Citi AAdvantage.

          • maria lucia

            É, algumas pessoas que conheço tb gostam bastante do programa da AA. Dizem que é facil sobretudo para quem gosta de viajar para USA. Eu particularmente prefiro Europa mas vou com a AA para Seattle em Junho.

          • Leonardo

            O AAdvantage, além de ter uma tabela muito boa, tem uma disponibilidade excepcional e uma ferramenta de busca muito boa também.

    • maria lucia

      Esqueci de perguntar: você sabe dizer se o Smiles já esta´ aceitando ptos de vôos feitos com a Tap? Antes apesar do code share não aceitavam!

      • Leonardo

        Não sei dizer.

    • aline

      Sério? Essa informação você tirou de onde, Leonardo? Muito me interessa saber disso.

  • Junior

    Pessoal, me surgiu uma idéia interessante. Vamos brigar por uma lei ou determinação que obriguem os programas de fidelidade que operam no Brasil, inclusive das cias aéreas a dispor da PORTABILIDADE, igual ao setor de comunicação e do setor financeiro, de saúde e outros, para impedir que nossas milhas fiquem reféns de uma única cia ou de um só programa! Aí vamos ver se eles terão coragem de abusar como fazem hoje, inclusive com esta questão de vencimento das milhas. Vamos fazer auê junto aqueles políticos que ainda honram
    o cargo (se encontramos, é claro) , junto à ANAC, e outras entidades do setor de aviação civil, para que regulamentem isso melhor…

  • Matheus

    Milha boa é milha gasta.

  • Helder Gama

    Até me associei ao Clube Smiles pra pode acumular mais para uma viajem planejada. Agora que transferir, veio este golpe! Este é o Brasil de empresas confiáveis e promissoras. Agora só me resta voar no que der e cancelar esta porcaria de clube.

  • gustavo melo

    As milhas são indexadas ao dólar, tem que abaixar o preço das passagens com milhas, não aumentar…

  • Junior

    MD
    favor entrar em contato comigo sobre a minha idéia da portabilidade de milhas!

  • Ernesto Lippmann

    Eu me sinto lesado e o pato mais idiota deste mundo. Há pouco , não só transferi minhas milhas do cartão, como “aproveitando” a promoção das milhas em dobro, verifiquei que havia diponibilidade para a Europa em JUnho e quaq, quaq o pato cmprou 4000 milhas que faltavam para as 70 mil. Eu só não fechei as passagens pois precisava fazer alguns acertos no trabalho para saber as datas exatas em que posso sair.Agora o que eu transferi e COMPREI não servem mais!!! E,nrm se coloque a desculpa no dólar, pois com o dolar perto de R$ 3 fica a cada dia mais dificil acumular milhas no cartão. Considero isto uma tremenda má fé, ou seja divulgar promoçao de milhas para os OTARIOS como eu comprarem milhas, para depois elas seem inuteis !!! Alô, Allo Ministério Publico cadê voce? Comprar milhas? Nunca mais, aprendi a lição!

    • Joak

      Emita Alitalia por 60 mil. Se não tem condição de pagar 42500 milhas, esquça AF.

  • Sergio

    Ontem, por coincidencia, tirei 2 bilhetes para India (Nova Delli) e estava 50.000 cada perna para voar em Outubro pela Air France voltando em Novembro. Mas, não é de hoje que o Smile vem caindo assustadoramente e cada vez mais diminuindo seus beneficios para nós clientes. Só ontem praticamente zerei minhas milhas e estou pensando em aproveitar e mudar talvez uma de bandeira Americana, que são mais honestas. Pois respeitam mais seus clientes fidelidade.

  • Andre

    Sou analista de ações e não vejo muito sentido alegar variação cambial uma vez que todos os contratos com milhas são feitos em dolar, tanto para aquisição quanto para resgate.

    Menos ainda em se tratando de viagens para a Europa, uma vez que o euro se desvalorizou 17% frente ao dolar nos últimos 12 meses.

  • Aecio

    Alias o smiles nao esta aumentando apenas para os voos internacionais. Os voos nacionais custam tb um absurdo.

  • didosilva

    Já está mais difícil juntar pontos por causa da conversão do dólar, e agora a Smiles me diz que aumenta o resgate também pelo mesmo motivo?

    Ou seja, nós, clientes, é quem perdemos em dobro. Tá certo isso??

  • Thiago Mesquita

    Como assim “em função do dólar”? As milhas não já são geradas com base no dólar? Já não estamos perdendo com a alta do dólar, gerando menos milhas para um mesmo valor pago de fatura? É cada um querendo tirar um pouco da gente utilizando o argumento do dólar: a administradora do cartão, o programa de milhagem… Não tá fácil pra ninguém.

  • Carmine Raffaele Arnoni Neto

    A Delta também mudou o skytean .A única diferença é que avisou o ano passado todo.Mas não faz a menor diferença porquê o prejuízo é sempre do consumidor.Agora ficou mais difícil juntar milhas e portanto vai ser mais difícil conseguir a viagem premio

  • Isabel

    Poxa, isso é deplorável mesmo. Principalmente, por fazer tal ação logo após ter feito uma enorme campanha de incentivo para que os associados Smiles passassem seus pontos de cartão de crédito para o Programa. Decepção!!!

  • Alex

    E as passagens para Bariloche?? Não consigo opção nenhuma de data.

  • Milton Lucio Cortes

    Desfiliando-me do Smiles Club em 3, 2, 1 …

  • Tati

    Uma pena!i jeito é mudar de programa, eles não são os únicos.

  • Carlos

    Pessoal
    Já é chegada a hora.A festa está acabando.Vamos fazer as nossas despesas ordinárias no melhor cartão que pudermos ter e quando estiver para expirar os pontos gerados por ele vamos usar os pontos dentro do que for possível.No mais é aproveitar as promoções de passagens que tem quase todo dia aqui no MD pros EUA, Europa e até pra Asia e Oceania.Chega de mendicância.

  • Renato Sal

    Alguem pode me explicar
    pois estou me sentindo um idiota. O que tem haver a variação cambial com isso?
    Os pontos são obtidos não em real mas na conversão em dolar hj eu ganho menos
    pontos pois o dolar esta mais alto e eles ainda aumentam a quantidade de pontos
    necessarias? Eles deveriam era diminuir os pontos necessarios para ganhar a
    base é dólar e a passagem nacional em Reais.

  • Eliana

    Sem falar que o site do Smiles já é feito de forma a dificultar a emissão de bilhetes usando milhas. Já fiquei várias vezes, por várias horas tentando encontrar lugares em voos sem ter encontrado nada disponível!!! Cheguei a colocar quatro meses seguidos nas opções e , ou não havia voo de ida disponível, ou de volta, ou ambos !
    É um desrespeito o que eles fazem com os usuários do programa! Eu também, como muitos, estou trocando pra Tam. Por sorte não passei para o Smiles ou últimos pontos!

    • Sergio

      Isso é uma grande verdade. Como é difícil achar uma passagem no site do Smiles !!!! Se tentar ligar então , pelo menos comigo eu não consigo nunca. Devemos pensar em uma forma unida de reclamar ao M P.

  • Carlos

    Vamos todos juntos parar para pensar.Todos os meios que usamos como geradores de pontos nos fazem de gato e sapato.Senão vejamos:
    – Os cartões de crédito nos cobram anuidades extorsivas,o dólar utilizado nas compras no exterior é muuuuito acima do comercial – portanto péssimo negócio – e aqueles que dizem que pagam contas cobram juros e taxas que no final vc acaba comparando os pontos.
    – Premmia e Km de Vantagens Ipiranga é uma piada.Voce tem que pagar para transferir pontos.Então novamente você está comprando milhas.
    Melhor pegar uma promoção aqui no MD com uma companhia que vc quer, paga parcelado voando numa data bacana e seja feliz e livre dos grilhões destes falecidos programas de fidelidade que já fizeram muita gente feliz….Mas hoje prestam um desserviço e um desrespeito aos passageiros.Pelo menos aos que querem se submeter.Eu tô fora.

  • Beyonce

    O jeito é parar de voar Gol e começar a voar Tam. O programa Smiles só tem piorado nos últimos meses.

  • Marcos Reis

    Não estou nadando em dinheiro e muito menos sou funcionário deles, compreender é bem diferente de aceitar, apenas expressei a minha opinião e creio que eu não esteja errado. Quem se sentiu lesado com a forma da empresa que proteste, bote na justiça, faça o que quiser. Não pedi pra ninguém aceitar, porém eu entendo perfeitamente a justificativa dada, se o país vive numa crise horrível, se o dólar está altíssimo, as empresas envolvidas de fato sentem o peso e precisam repassar pra alguém… Nós consumidores sempre pagamos a conta, cada dia que você vai comprar algo o preço está mais caro e, reclamamos onde? Com o Papa? O máximo que deixamos de fazer é consumir tal produto ou serviço ou então mudar os hábitos… Isso vale também para programas de milhas, existem vários no mundo todo (a grande maioria uma bost@) transferir e utilizar aquele que lhe dá o melhor negócio (se é que existe) será o caminho.

  • Arthur Penna

    O que já era ruim ficou pior! Smiles acabou!

  • Janio Correa de Freitas

    Desculpa esfarrapada, pois se o dólar subiu afeta também o acúmulo de pontos que estão diretamente ligados ao dólar (temos que gastar mais R$ para ter a mesma quantidade de pontos). Na verdade o que ocorre é que a Smiles está sendo bastante “criativa” na maneira em que podemos acumular os pontos, que a primeira vista é uma boa opção, contudo não adianta facilitar o acúmulo e aumentar sistematicamente a necessidade de pontos para os voos. Fiquei tão indignado que cancelei minha assinatura do Clube Smiles e estou divulgando aos amigos para que façam o mesmo.
    O Multiplus pelo menos não cria “armadilhas” onde os voos basicamente se mantem nos 10 mil pontos (exceto para voos muito próximos).

  • Paulo

    Nunca achei bom negócio gastar milhas para a Europa. Prefiro comprar a passagem para lá, ganhar as milhas e juntá-las às milhas do cartão para usar em voos para a América do Sul ou EUA.

  • Fernando

    Deustche eleva preço-alvo de ação da Smiles e indica compra – InfoMoney
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3883716/deustche-eleva-preco-alvo-acao-smiles-indica-compra

  • Rod B Seixas

    Sabe de quem é a culpa? Sua. A culpa é do consumidor. Vejo muita gente revoltada, mas continua no Clube Smiles, compra pontos pra usar daqui à alguns meses e nem reclama no Ministério Público, Procon e demais lugares. Basta lembrar que há pouco tempo o Smiles foi eleito o melhor programa aqui. Na primeira promoção do Smiles o povo esquece.
    Já vi gente aqui hoje elogiando o Multiplus. Como assim? A Tam faz a mesma coisa que o Smiles fez sempre e nem justifica.
    Se querem mudar algo, mexa na receita das empresas. Cancele Clube Smiles, Cartao de credito Smiles e Tam, nao compre pontos que podem parecer baratos se não for usar imediatamente e nao transfira pontos do cartao de credito com qualquer promoçâo, somente quando for realmente usar. 20% de bonus pode parecer excelente, mas se a empresa aumentar a tabela vc simplesmente dança. Se cada um aqui cancelar seu Clube Smiles, garanto que a empresa vai pensar 2 vezes antes de fazer de novo.

  • Igor Chianca

    Sendo assim, será que se o dólar vier a baixar, eles também baixarão as tarifas? Tenho meu palpite, mas fica ai a pergunta.

  • Nelcy

    Eu tive muita sorte, emiti passagem Paris-SP, no vôo noturno da Air France, em julho, por 35.000 milhas na terça-feira dessa semana.
    A ida eu já tinha emitido pela Alitalia por 30.000!

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Clientes? Que clientes? Passageiros…

  • ivan

    Quem viaja muito para um determinado país ainda pode ser cliente de uma companha estrangeira fixa (como AA) e ganhar alguma coisa. Mas para a maioria dos brasileiros, os programas de fidelidade Smiles e TAM simplesmente não fazem sentido. Abandonei ambos, e hoje quando compro passagem não quero nem saber se estou ganhando ou deixando de ganhar milhas.

  • Pablo Crocetta Biazin

    Smiles está cada dia pior mesmo!
    Já desisti de tanta piora, cancelei o clube smiles e agora passo os pontos do cartão pra outros programas.

    • Juliano

      Cancelei meu Club Smiles e de toda família (4 contas no total) e também o cartão Smiles da minha esposa…
      Melhores Destinos, seria muito bom se vcs tentassem alguma informações com o Smiles sobre a indisponibilidade de voos com a Aerolineas de Buenos Aires para o Brasil (retorno)…

      • Flávio Azevedo de Lima

        Eu também agradeceria muito por essa informação!

  • mariostefa

    É fazer os participantes do Smiles de otário. Ainda bem, que não transferi nadinha

  • mariostefa

    “safados e desonestos” isto é especialidade da Smiles/Gol

  • mariostefa

    Teve informação privilegiada?

  • RICARDO MOREIRA LIMA

    ENCERREI A MINHA CONTA NO SMILES SMILES NUNCA MAIS NEVER MORE

  • Alessandro

    Nunca mais….

  • Luis

    Pior é que hoje aparecia disponivel para resgate Paris para SP por 30mil milhas e na hora de concluir nao tinha disponibilidade

  • Moacir F

    Concordo plenamente, e endosso o que Lênio propôs: boicote! Viajei com a Gol em janeiro, havia uma promessa de 1000 milhas bônus. Fiquei pasmo, só vale por 30 dias. Que é isso? Piada, não é?
    Não temos que boicotar somente o Smiles, mas principalmente a dona dele. Faça pesquisa de preço e procure, sempre que der, priorizar outra companhia. A Gol tem que receber esse retorno de seus clientes.
    Eu não vou transferir mais pontos de cartão de crédito para o Smiles. Aliás a campanha de bônus para a transferência também só coloca em letras mais que minúsculas, tem 6 meses de validade para os pontos bônus.
    Faço uma ressalva quanto a uso de pontos/milhas para emissão de passagens, já que Lênio propõe somente emitir bilhetes pagando por eles. Eu acho muito válido usar da possibilidade de emissão por meio dos programas de fidelidade, é uma forma de valorização do cliente e um mecanismo que pode baratear uma viagem. Sou a favor dos programas, mas não de exploração como está fazendo o Smiles.

  • Breno Vieira

    Já desisti do Club Smiles ha um tempo =/
    Menos de 1 ano atrás, achava a Smiles a melhor (pra voos domesticos) sempre tinha promoção por 6mil milhas pra trechos longos.. Hoje eh impossivel achar os mesmos trechos por menos de 15mil..

    Tam Infidelidade está bem melhor.

    • iago

      me diz uma coisa, como funciona esse programa smiles?

  • Moacir F

    Perfeita colocação, e ainda, o bônus vale só 6 meses, se não aentar e usar logo fica com ÔNUS dobrado, por perder o bônus, que é só enganação.

    • Nino Sobrinho

      Gente a empresa traça um perfil, se você não está dentro dele paciência. Tá achando caro?? Então não compra, pronto.

      • Sergio

        Nino, não é tão simples assim, essa é uma situação de quebra de relação de consumo, e não podemos e nem devemos ficar passivos , pois somos os principais prejudicados

  • Mel

    Fique muito p…. !!!! Me dei mal!
    Tranferi meus pontos do car
    tão há 7 dias, que dariam 97.000 milhas exatas p/ ida e volta p/ Lisboa, agora subiram p/ 110.000! E agora? Estou me sentindo uma otária!!!

  • Heider

    Estou cancelando CLUBE SMILES, e pretendo não ter de novo. Nunca mais, não quero pagar para fazer parte de clube dos trouxas, do que a companhia nos transformou, pegando “adiantado” nosso dinheiro, e somos reféns de um programa que não sabemos o quanto podem aumentar a pontuação de resgate

  • Jorge Pizarro Esteves da Costa

    Mas a redução de cerca de 50% no preço internacional do barril de petróleo, que afeta de forma equivalente a cotação dos combustíveis, principal custo de operação das empresas aéreas, não superou as “perdas cambiais”?

    Creio que o Smiles está usando uma desculpa conveniente para lucrar mais.

  • Pedro Miranda

    Sou um dos afetados… Tive minha conta bloqueada sem nenhuma explicação ou informação, depois de ter adquirido milhas para voltar da Europa para o Brasil e olha só q surpresa, depois de duas semanas tentando contato, mandando email é telefonando mas NINGUÉM resolveu meu problema. I ROM IA é que somente ontem, dia do aumento da pontuação desbloquear am a minha conta? Fica a duvida, foi de proposito?! E agora?? Estou sem opção para voltar ao Brasil e dependendo de um péssimo atendimento para resolver o meu problema. O mínimo que está compania pode fazer é me dar os pontos q faltam.

  • luiz

    É a malandragem do setor atuando em cima da classe média! Mudam as regras do jogo com o jogo andando!

  • Flávio Azevedo de Lima

    Por favor, ajudem-nos Melhores Destinos!!!

  • Henry

    Não consigo mais entrar no site antigo do Smiles….agora, só abre o site novo…
    Além do mais, o chat on line não está funcionando..
    Alguém aqui consegue acessar o site antigo ??
    Alguém consegue acessar o chat ???

  • pipamenezes

    Eu fiz uma reclamação no Ministério Público, pois juntei pontos para 4 trechos de 35 mil voando KLM e não fui informado com antecedência do aumento da tabela. Façam o mesmo, pois eles serão obrigados a diminuir a tabela.
    Segue e-mail do MP: pjconscap@mpsp.mp.br

  • Pedro

    Esse SMILES é uma piada de mal gosto!!! Tenho 9 mil milhas lá e pasmem.. só dá pra comprar UM TRECHO ida OU volta de Goiania ao Rio de janeiro por exemplo acrescido ainda de 130 reais! ABSURDO! O trecho comprado separadamente custa em torno de 180! PURA ENGANAÇÃO! Se você for colocar mil ou 2 mil milhas + dinheiro eles tem a cara de pau de cobrar o DOBRO do preço (320 reais) de uma passagem normal emitida sem milhas. Desse jeito NUNCA conseguirei aproveitar uma ida ou volta sequer nesse programa

  • fernando

    Me programei para um trecho de 70.000pts, agora terei que comprar mais 15.000pts …….. é smiles fica para próxima vou comprar o trecho sem utilizar minhas milhas.

    • Leonardo

      Tenta pela Alitalia, qual era a viagem? Perder os pontos é dar lucro para o Smiles.

      • fernando

        sao paulo londres , estava tudo certo faria um stopover em amsterdã no fim de maio retornando começo de junho, vou deixar esses pontos para algum trecho nacional. Tentei por todas e alternando datas mas o minimo é 42.500 mesmo alitalia não tem disponibilidade.

        • Leonardo

          Cara, tem opção de ir fazendo stopover em Roma ao invés de Amsterdã em praticamente todos os dias no fim de Maio pela Alitalia. Não é a mesma coisa mas… e de Roma você pode seguir para Londres ou então Amsterdã ou Paris, que são bem próximas de Londres.

          • fernando

            Valeu amigo , ncontrei o trecho de volta pela alitalia por 30.000pontos .

          • fernando

            Leonardo consegui o trecho de volta pela alitalia mas não tem o de ida apenas com klm ou airfrance é possivel emitir em duas companias diferentes ? ou emito ida e volta separaradamente ?

          • Leonardo

            Não sei porque, mas o smiles não está juntando os vôos. Mas procure por GRU-FCO e depois procure por FCO-LHR, tem muitas opções no período. Quando for marcar, ao invés de fazer pelo site, ligue pra central de atendimento e mande emitir tudo junto, e não pague taxa de marcação por telefone pois o site não está montando essa conexão.

  • Andre

    O smiles está muito ruim. Vou cancelar meu Clube Smiles, como resposta a esse absurdo!!!! Acho que é uma boa forma de protestar! Se muita gente fizer isso talvez eles sintam onde doe (no bolso).

  • Leonardo

    Se não estou enganado, pelo Victoria é 70k para Portugal e 80k pro resto da Europa.

    Acho que a melhor opção é o IberiaPlus pagando 25k para Madri e pegando trem a partir de lá. Ou 30k pelo Executive Club da British Airways.

  • Nicholas

    Acabei optando em viajar pelo Brasil nestas férias de julho mesmo… só assim para usar as milhas…

  • Andrea

    Já não bastasse aquela porcaria de site pra pesquisa, tem que ficar procurando dia por dia e só aparece o aviso de “voo de ida não encontrado”. Foram inventar de fazer um site novo cheio de frescuras, que no final só fez dificultar (ainda mais) a emissão de passagens com milhas. Procurei o mês inteiro de junho por BSB-SFO, BSB-LAX e BSB-LAS e nada! Coloquei BSB-MIA só para testar e encontrei voos da Gol por 75.000 milhas a perna. Só pode ser piada! Vontade de gastar logo essas milhas e sair desse programa, cansei de ser feita de trouxa!

  • Ivan Aguiar

    A melhor resposta que podemos dar para a Smiles pela sua falta de consideração e informação com o seu cliente e cancelar as contas do Clube Smiles quem já possui e priorizar os outros programas de fidelidade existentes (TudoAzul, Multiplus e Outros), eu e minha família já fizemos a nossa parte, o ClubeSmiles perdeu mais três sócios e menos R$ 90,00 por mês pra eles… É para aprenderem a respeitar o consumidor, por regras claras, transparência nas informações e avisar de mudanças com no mínimo 60 dias de antecedência, pois mandar o tal “Motivos para sorrir” ou chorar… eles mandam quase todo o dia…

  • Leonardo

    Andrea, procure por BSB-ATL, somente ida. Depois, procure ATL-LAX. Devem aparecer pelo menos algumas opções. O smiles é capenga e não monta esses trechos todos juntos boa parte das vezes.

    • Andrea

      Obrigada pela dica, Leonardo! Aí está outra maneira que esses espertos encontraram de sugar mais milhas, obrigando você a emitir dois bilhetes: 35 mil milhas até ATL e mais 12.500 de ATL a LAX. Quando pensa que não tem como piorar…

  • Leonardo

    Mas nesse caso específico liga pra lá e manda emitir no mesmo bilhete que vai sair as mesmas 35 mil milhas. Pelas regras essa parada em ATL vira uma conexão. Basta respeitar o limite de 3 conexões.

    • Andrea

      Não sabia disso…vou ligar lá e tentar. Obrigada novamente!

  • Rodrigo

    AA ñ aumenta, pois a inflação nos EUA é praticamente nula. Faz sentido sim aumentar as milhas em países que tem inflação. Se vc ganha 10.000R$ e gasta 5.000R$ em cartão que lhe dá 1,5/$ vc acumula 2.500 pts/mês. Geralmente a inflação dobra em 10 anos, ou seja daqui a 10 anos vc estará ganhando 20.000 e acumulando 5.000 pts/mês. Se ñ houver aumento no valor das milhas a procura será maior que a demanda…

  • Rodrigo Pechi

    Prezado Grupo, o valor de uma milha seja ela gerada por voos ou gerada pelos Cartões de Crédito são sempre vinculadas ao valor em dólares, está foi a desculpa mais esfarrapada que eu já vi um programa fazer!

  • Filipe Lázaro

    E não são? Você compra um produto/passagem aérea e GANHA as milhas.
    Ao menos que saia a comprar milhas por aí.

  • Estevão

    E agora no etinerário Goiania Fortaleza, a gol só disponibiliza uma única opção diária para a volta, seja no smiles ou no dinheiro. Estranho, para dizer o mínimo.

  • Marcelo Guimarães

    ENGANAÇÃO! Simplesmente isso!

    Se o dólar tivesse baixo, iriam aumentar porque o número de viagens ao exterior estaria com muita procura. Como o dólar está alto, dão uma desculpa absurda dessas! Daqui a pouco, atribuirão o aumento ao rebaixamento da nota da Petrobras. Ou ainda, por conta do aumento do combustível. Ou qualquer babaquice, só pra ENGANAR os seus clientes!

    Por essas e outras que temos que ABANDONAR essas empresas brasileiras, e passar a voar, investir e pontuar nos programas fidelidades de empresas internacionais, pois essas sim dão valor ao cliente, prezam por respeito e consideração para com seus clientes.

  • Andréa

    O site antigo não está mais funcionando. Gostaria de denunciar esse CRIME do Smiles no Ministério Público do RJ. Alguém sabe o e-mail?

  • Alessandro

    O programa Smiles tinha que ser 365 formas de tapiar. Pois transferi minhas milhas, entrei no clube e só tive desilusão. As propagandas só existem no site, você nunca encontra o anunciado. ‘É pura enganação.

  • Jose Torrejais

    Pessoal, vamos reclamar ao Ministério Público. Já ocorreu denuncia há 2 anos, e o SMILES teve que voltar atras. e-mail:pjconscap@mpsp.mp.br

    Modelo de carta:

    Bom dia!

    Em menos de 3 meses, o SMILES reajusta os valores cobrados para resgate com milhas nas parceiras aéreas, sem qualquer aviso prévio. Há aproximadamente 2 anos, o programa fez o mesmo absurdo, e após intervenção do Ministério Público, voltou atrás, falando que era um erro do site, e que os valores seriam corrigidos e quem havia pago a mais, iria ser reembolsado. Porém dessa vez, o programa já comunicou alguns sites de viagens, que o aumento e definitivo, e foi devido a variação cambial (o que não apresenta o nenhum sentido, pois foi o único programa de fidelidade, entre centenas do mundo, que está aumentado a tabela com a justificativa de variação cambial). Não houve qualquer aviso prévio, o programa está fazendo promoção atras de promoção para as pessoas enviarem pontos do cartão de credito, e posteriormente, de maneira abusiva e ma fé, reajusta a tabela, com valores muito superiores ao bônus previamente concedido. Por exemplo, Airfrance/KLM, apesar da tabela demonstrar o valor de 35.000 ocorreu aumento para 42.500 (aumento de 21,4%), TAP que no site aparenta 35.000, porém desde novembro esta cobrando 47.500 (diferença de 35,7%), aumentou para 55.000 (aumento de 15,78% ou diferença de 63,63%). Solicito que o Ministério Público interfira nesses aumentos abusivos de novembro e fevereiro, obrigando o SMILES a honrar a tabela que consta no site, EM TODAS AS PARCEIRAS AÉREAS, conforme consta no site, não existe diferenciação de valores entre as parceiras, quando ambas voam ao mesmo destino, e que qualquer aumento deve ser comunicado com no mínimo de 90 dias aos participantes, de tal forma que os mesmos tenham tempo hábil de usar os pontos que já se encontra no programa, e decida se ainda irão continuar a usar o programa ou não.

    links que comprovam o aumento acima:

    http://passageirodeprimeira.com/posicionamento-oficial-do-smiles-sobre-o-aumento-da-tabela-de-resgate/

    http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=149&t=10749

    http://www.melhoresdestinos.com.br/smiles-aumenta-pontuacao-para-europa.html

    Obrigado

  • renata maia

    Os voos da Delta sumiram do portal Smiles. Vem mais coisa por aí..

  • Claudia

    Alguma novidade em relação a este assunto?
    O Smiles se pronunciou após as reclamações?

  • Patricia Delatorre Vanzin

    Aumentaram para 50.000!!!!!!!!!!!!!!!!! Confirmado através de contato com a empresa!! Pior que em 2013! MP neles!!!!!!