Smiles aumenta pontuação para resgates para a Europa em várias companhias sem avisar clientes

Por Marcel Bruzadin

Os clientes participantes do programa de fidelidade Smiles foram surpreendidos ontem com o aumento de pontos necessários para resgate de passagens aéreas para a Europa. A mudança ocorreu nos voos operados pelas companhias Air France, KLM e TAP.

As passagens da Air Frande e KLM, que antes podiam ser encontradas por 35 mil milhas Smiles passaram a custar 42.500 enquanto as da TAP subiram para 55 mil milhas!

Questionado pelo Melhores Destinos, o Smiles confirmou que as alterações são definitivas e afetaram apenas voos em classe econômica com destinos da Europa – voos em classe executiva e para outros destinos não sofreram alterações. Segundo o programa, o motivo da mudança foi a variação cambial

“O Smiles mantém válida a tabela de valores mínimos para resgate de passagens para a Europa na classe econômica, a partir de 35 mil milhas, por meio da parceria com a Alitalia, que tem 17 voos semanais partindo do Brasil, sendo 10 de São Paulo e 7 do Rio de Janeiro”, justificou.

A atitude gerou grande insatisfação entre os leitores, que esperavam uma postura oposta, uma vez que a alta do dólar está dificultando o acúmulo de milhas e as viagens internacionais para nós, brasileiros.

Para se ter uma ideia, a pontuação de resgate com a companhia TAP teve um aumento de pouco mais de 15% em relação à pontuação anterior. Já as companhias KLM e AirFrance tiveram um aumento de aproximadamente 21%, ou seja, não havia como os clientes não ficarem insatisfeitos.

Além do aumento significativo nos resgates, outro ponto que gerou bastante reclamação foi a falta de comunicação do Programa, que em momento algum notificou os participantes sobre esse aumento, pegando muita gente de surpresa, principalmente os que já estavam planejando sua viagem para a Europa e estavam aguardando uma melhor pontuação de resgate.

Dica dos leitores Benicio Dias e Deyvis