Anac autoriza Sky Airline a voar do Chile para o Brasil

Denis Carvalho 9 · maio · 2013

A Sky Airline é uma velha conhecida para muitos brasileiros que já fizeram voos com ela pelo Chile. A novidade é que em breve ela deverá está riscando os céus brasileiros, como uma nova opção para Santiago. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação regular da companhia no Brasil. Agora a companhia terá que apresentar à agência a solicitação dos voos e horários desejados para que sejam aprovados.

A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje e autoriza a Sky a “operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal no território nacional”. O próximo passo da companhia será apresentar as rotas e horários desejados no Brasil. É bem possível que de início seja apenas um voo ligando Santiago a alguma capital brasileira. O aeroporto mais provável seria Guarulho, mas com a escassez de slots no maior terminal do Brasil, pode ser que a companhia escolha outro.  Basta ver o caso da Tame, que desde o início do ano luta sem sucesso para aprovar seus voos para São Paulo.

Sky Airline

A notícia é excelente porque a falta de concorrência tem deixado as passagens para Santiago bem caras, especialmente após a saída da Pluna e da GOL da rota e a fusão da LAN e da TAM, que deixaram de ser concorrentes e hoje dominam os voos para Santiago. Com uma frota de 16 aeronaves A320-200 ou A319-200, a Sky opera voos para  20 destinos no Chile, Bolívia, Argentina e Peru.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos Pereira

    Ótima notícia, especialmente se criarem vôos diretos para o Atacama e a região dos Lagos Andinos.

  • NSC

    Benvinda!

    Como GRU e GIG já estão bem servidos demais para SCL, minha aposta são para POA, FLN, IGU e VCP.

  • Rafael Barbalho Guer

    Muito boa a notícia, principalmente a que teremos um novo concorrente para a LATAM. A concorrência é a melhor maneira de regular preços e a qualidade dos serviços.

    Entretanto, discordo que o monopólio da LATAM já foi refletida nos preços/promoções. Já vi promoção para o Chile, citada aqui mesmo por preço e por pontos na própria TAM.

  • Paulo Gottardi

    Duvido muito!

  • Paulo Gottardi

    Será que em breve teremos uma parceria Gol x Sky airline?

  • Thomas H.

    Acho que a Latam tinha a obrigação de ceder uns slots na rota SCL-GRU para que a fusão fosse aprovada, salvo engano.

  • Victor Almeida

    Isso é ótimo pra estimular a concorrência. Quem ganha (espero) é o consumidor. É uma pena o maior aeroporto do país (GRU) não ter slots disponíveis. Espero que com a reforma, venha mais e mais slots capazes de receber diversas companhia aéreas internacionais. O ideal é que todas as capitais expandam seus aeroportos, mas Brasil né…

  • Vitor Filincowsky

    Na minha opinião, deveria haver no mínimo o bom senso de se estabelecer ao menos uma rota direta entre quaisquer duas capitais da América do Sul… antes, havia voos de BSB apenas para Montevideo e Lima, mas a Pluna faliu e a LAN deu pra trás nessa rota. Aí lascou!

  • Paulo Oliveira

    Não seria viavel um voo desses.

  • Thiago Castro

    Direto é impossível.

  • Carlos Augusto Galin

    Voei pela Sky e achei muito bom! De Calama para Santigo, em um A320. Fico feliz com a entrada no Brasil .

  • Danilo Lemos

    Eu espero que com a entrada no Brasil a Sky melhore o processo de venda pela internet. Lembro uma vez que precisei comprar tinha que mandar um email para a empresa, dai eles emitiam… Não sei se hoje em dia isso ja mudou…

    Mas nao deixa de ser uma ótima noticia!! Estou esperando a Azul começar seus voos internacionais, aí a concorrência melhora de vez!

    • Bruno Brum

      Eu comprei direto pelo site, basta ter um cartão internacional.

      Não precisei enviar nada por email nao.

      • Clodoaldo

        Olá Bruno!
        Viajarei no final de Julho em lua-de-mel, então estou querendo muitas informações.
        Será que você poderia me ajudar, tenho dúvidas se consigo comprar direto pelo site, ou se compro pela decolar.com. A Sky Airline disponibiliza muitas opções de preços, e necessito reservar os assentos, você saberia me dizer a classe a ser comprada para reservar os assentos?
        abs

  • Bruno Brum

    Voei pela Sky quando tive no Chile, e paguei super barato nas passagens. A qualidade do voo tbm eh mt boa, e o serviço de bordo excelente.

    Fiz trechos de Santiago p/ Puerto Montt, Temuco e Punta Arenas e não tenho nada a reclamar.

    Torcendo para que os voos saiam do GIG; chega de GRU! huahuauh

    =P

    • Fred K. Chagas

      concordo !!! CAMPANHA "CHEGA DE GRU!!!!"

  • Milton Lucio Cortes

    GRU e GIG "bem servidos" pela LAN e TAM, que é a mesma coisa, não significa que tenha concorrência nesta rota… Aliás, Chile é praticamente monopólio da LaTAM…

  • Luiz Felippe Zoghbi

    Exatamente. Tem que ser GRU ou GIG, não tem concorrência! Aposto em GIG.

  • Hezequiel Lando

    Site da Tam sobre o Slots no aeroporto de GRU referente a solicitação do governo chileno para autorizar a ligação com o Brasil
    Slots Equivalentes que receberá Sky Airlines S.A. por parte de LATAM, para iniciar a operação dos mesmos a partir de 17 de junho de 2014:(i) Slot diário de aterrissagem: 20:00 horas. UTC; y,
    (ii) Slot diário de decolagem: 20:50 horas. UTC.
    (c)Slots que receberá LATAM respectivamente de parte de Sky Airlines S.A., para iniciar a operação dos mesmos a partir de 17 de junho de 2014:(i) Slot diário de aterrissagem: 04:20 horas. UTC; y,
    (ii) Slot diário de decolagem: 05:20 horas. UTC. http://www.latamairlinesgroup.net/phoenix.zhtml?c
    Abraço