A partir de hoje o site da Webjet deixa de existir

Leonardo Marques 17 · outubro · 2012

Aprovada a compra da Webjet pela GOL, já teve início o processo de unificação das duas empresas, que passarão a ser apenas GOL . A partir de hoje o site da Webjet deixa de existir e as passagens da companhia carioca serão vendidas apenas pelo site da GOL. A mudança também afetou as agências de viagem, que desde ontem passaram a emitir bilhetes somente pelo sistema da GOL.

Além do efeito prático, as mudanças deixam claro que a Webjet chegou ao fim, assim como aconteceu com a Varig e com a Pantanal e  irá acontecer com a Trip no dia 02/12. Em algumas semanas, a Webjet será apenas uma pintura de aviões usados para operar voos da GOL até que a marca desapareça em definitivo. Não deve haver cancelamento de voos, uma vez que isso já foi feito no decorrer de 2012. Daqui pra frente o que deve mudar é que os voos operados pela Webjet passem a ser  voos GOL.

Podemos dizer que a Webjet foi a primeira e única empresa low cost, low fare a operar no Brasil. É lamentável que a companhia, depois de tanto lutar para conseguir seu espaço no mercado, tenha chegado a esse fim. Por outro lado, esse final era inevitável: os preços da Webjet pressionavam muito TAM e GOL e uma das duas uma hora iria comprar a Webjet para por fim a esse modelo de preços baixíssimos. Quem acompanhou o Melhores Destinos em 2010 e 2011 viu a agressividade dos preços da Webjet e certamente aproveitou promoções fantásticas como esta.

Em maio de 2011, eu estive na sede da Webjet, conversei com o presidente da empresa e com todos os diretores. Eles estavam empolgados com o crescimento da companhia e com a implantação de um modelo de empresa aérea diferente no Brasil. Na época Charles Clifton, um dos fundadores da Ryanair, coordenadava a reformulação na operação da Webjet. Ele conseguiu tornar a empresa a mais pontual do Brasil por 18 meses consecutivos, mesmo tendo a frota mais antiga entre as seis maiores aéreas brasileiras. Inovaram em muitas coisas mas foram limitados pela legislação brasileira. 


Sede da Webjet no Rio de Janeiro

Sempre achei que era importantíssimo o Brasil ter uma empresa como a Webjet, já que ela representava algo realmente diferente para o mercado de aviação no Brasil. É verdade que os serviços dela eram inferiores aos de empresas como GOL e TAM, mas o objetivo era exatamente esse: ser diferente, mais acessível. Será que faz sentido ter seis empresas aéreas operando nas mesmas rotas com o mesmo modelo, oferecendo o mesmo tipo de serviço de bordo e se diferenciando apenas por preço? Eu acredito que não. A partir de 3 de dezembro a Azul irá operar sozinha em 42 cidades brasileiras! Onde estão as outras empresas? Estão todas brigando pelas mesmas rotas, oferecendo praticamente o mesmo serviço. Enquanto isso, a Azul terá o monopólio em 42 cidades brasileiras, você tem ideia do que é isso? A TAM voa para 42 cidades no Brasil, a GOL voa para 48 e a Azul, que agora incorpora a Trip, voa para mais de 100 destinos.

Portanto, mesmo que a Webjet não fosse uma empresa aérea para você voar e mesmo que a Azul não seja, é muito importante termos companhias  fazendo algo diferente, atendendo novos destinos, oferecendo alternativas, sacudindo o mercado e incomodando as gigantes.

Geralmente, quanto mais concorrência, melhor para os consumidores e obviamente que são mais promoções de passagens e mais visitas ao Melhores Destinos 🙂 Mas também não adianta ter seis empresas aéreas quebradas. 2012 entra para história como o ano que o Brasil começou com seis empresas aéreas grandes e terminou com quatro, sendo que uma delas passou a ser chilena.

Só nos resta torcer para que com todos esses ajustes, as empresas aéreas se fortaleçam e consigam oferecer boas tarifas mas também tenham lucros e consigam se manter no mercado.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • michelle

    Realmente é lamentável e quem perde é o consumidor. Às vesperas da copa do mundo, quando o país receberá muitos visitantes estrangeiros, perder uma companhia aérea pontual e razoavelmente econômica, é frustrante. A concorrência permite que o consumidor faça escolhas pelo preço, sim, mas também por vários outros critérios como eficiência na prestação do serviço. Além do mais, a lei do mercado é bem simples, se só eu ofereço um serviço, estabeleço o preço que bem entendo para ele. Realmente, a perda dessa concorrência é lamentável.

  • luciano melo

    bela materia sobre o fim da webjet, voce disse tudo esta empresa podia ser a pior de todas mas foi atraves dela que muitas e milhares de pessoas desde que foi fundada passaram a viajar de avião gracas a webjet que influenciou a quedas nos preços das passagens e a grandes promoções nos ultimos anos, é lamentavel o fim de mais uma empresa como a webjet que oferecia trechos muitos baratos e fazia a concorrencia baixar seus preços e com isso todo mundo podia viajar, agora resta aguardar os proximos capitulos da novela AVENIDA AEREA BRASIL e torcer para que os preços nao aumentem e milhares de pessoas voltam a viajar de BUS.

    • Alex Freitas

      Bem sensata sua observação e análise !! e Agora, como ficarão os voos no Terminal $ de Guarulhos ??

    • Daniel Matos

      Lembro de uma vez que fui a BH ver um jogo do Flamengo em 2007. Na época a Webjet ainda operava poucos voos diários entre as duas cidades, por isso só consegui comprar a passagem de ida que custou 50 Reais. A volta em outras companhias era bem mais cara para estar no Rio já na segunda pela manhã. Voltamos de ônibus e pagamos 80 Reais o trecho. Ou seja, o voo de ida de avião foi bem mais barato do que a volta que durou mais de 6 horas num busão. rs

  • Diego Karaski

    O pessoal geralmente se empolga com notícias de fusão, aquisição ou acordos operacionais.

    Eu já falei algumas vezes… Não vejo vantagem nenhuma pro consumidor.

    • Daniel Matos

      É que as pessoas sempre tendem a procurar o lado bom. Imaginam logo os possíveis novos acessos a partir de determinadas cidades, serviços melhores da outra companhia aliada ao preço mais baixo da companhia que está sendo incorporada (em alguns casos), etc. Mas na prática o que ocorre a médio e longo prazo é isso mesmo o que vc falou. Menos um na concorrência e menos esforço das companhias restantes em tornar seus preços/serviços competitivos e atrativos aos novos consumidores.

  • titobosco

    É uma pena. Apesar de meter o pau na webjet, os preços dela eram convidativos. No trecho que sempre pesquiso SSA NAT ela era a menos cara. Agora que a GOL incorporou a webjet ja colocou os preços no patamar GOL de cobrar. Perde-se uma concorrente incomoda, apesar de nao oferecer um padrao minimo de atencao aos clientes.

    • ubiraci silva

      O geito GOL DE COBRAR FOI OTIMO,estamos rindo muito aqui em casa com seu comentario,

  • Diego Lopes

    Hoje fiquei mais triste, apesar de saber a tempos da compra da Gol, hoje realmente vi que a Webjet partiu, mas com certeza nunca sairá da memória dos brasileiros, uma vez que dentro de 10 anos ou mais, pessoas continuarão falando sobre esta extinta Cia que inovou o mercado da aviação nacional. O Leonardo Marques, escritor da matéria no Melhores Destinos, foi extremamente feliz no comentário ".. a Webjet foi a primeira e única empresa low cost low fare a operar no Brasil."

    Eu, apesar de ter condições financeiras para viajar por qualquer Cia, por diversas vezes fiz o trecho CWB-POA via WEBJET, cheguei a gastar no trecho ida e volta (1600km) R$118,00 (com taxas).. para vocês terem idéia, de taxi da minha casa até o aeroporto eu gasto, ida e volta R$154,00 (48km)..

    A qualidade do serviço da Webjet era inferior? sim!

    Tinhamos que comprar os lanchinhos?

    sim!

    Os aviões eram antigos?

    sim!

    Mas e daí?!?! avião é um meio de locomoção, para trechos curtos, até 4 hras, eu não vejo reais necessidades de um serviço excelente (comidinha, toalinha, balinha, tapetinho, etc)

    Já fiz o trecho GRU-FOR, também pela Webjet e não tive problema algum..

    Enfim, obrigado Webjet!

    • É Diego…. muita gente vai falar "já foi tarde", mas nem imagina o quanto a Webjet era importante. Nem imaginam que voaram TAM e GOL pagando pouco por pressão da Webjet.

      Minha preferência de voar nunca foi Webjet 😉 Mas fiz alguns voos com a empresa devido a diferença de preço ser muito grande e não tenho do que reclamar.

      • Alex Freitas

        A GOl continuará operando em terminais distintos, como ocorre em Guarulhos e Porto Alegre ??

      • Gilson Garbeanno

        Leonardo e Diego, respeito a opinião de vocês, mas preços baixos não significam desrespeito ao consumidor, infinitas horas de atraso e constantes perdas de bagagens. A Webjet foi fundada pela CVC. A expertise de negócio da empresa não era voar.

        O que o passageiro exige é o mínimo de respeito com o consumidor. Todas as vezes em que voei em qualquer companhia aérea, percebia problemas de passageiros com esta empresa.

        Vai tarde.

        • Gilson, eu também respeito a sua opinião. A Webjet foi fundada pela CVC sim e enquanto estava nas mãos da CVC ela não foi pra frente mesmo. Mas Veja que no texto falei de 2010 e 2011 que foi quando ela partiu pro modelo de baixo custo. Nessa época ela não estava sendo administrada pela CVC e como também falei no texto o operacional estava nas mãos de um expert.

          Sobre atrasos, pode pegar os dados da Anac de fevereiro de 2011 até hoje e veja qual é a empresa aérea mais pontual. São mais de 18 meses consecutivos como a empresa aérea mais pontual. Veja, não estou dizendo que é a melhor não, isso ela nunca foi.

          Quanto ao vai tarde, isso eu não concordo mesmo.

          • Alex Freitas

            Esse povo adora dizer VAI TARDE !! Mas dúvido que gostem de pagar mais por serviços equivalentes, brasileiro é bobo mas não rasga dinheiro

          • Diego Lopes

            Excelente resposta Leonardo.

            Gilson, quantos trechos vc voou de Webjet para falar alguma coisa?

            Posso te dizer que fiz mais de 20 trechos por esta companhia e nunca tive problemas..

            Se quer saber mais, entendo do assunto Empresas Aéreas.

            Já viajei por:

            -Aerolineas Argentinas

            -Austral

            -Lan Peru

            -Aeromexico

            -Mexicana

            -American Airlines

            -United

            -Lufthansa

            -Airfrance

            -Sabena

            -Alitalia

            -Egyptair

            -ElAl

            -Turkish

            -Tam

            -Gol

            -Trip

            -Vasp

            -Transbrasil

            -Entre outros..

            Logo posso te afirmar que a Web, não pela qualidade de serviço, mas sim pela presteza no transporte deixará saudades

    • Nossa, isso é realmente lamentável. E só mostra que tem um monopólio muito grande nisso tudo, e como já comentaram, o prejudicado é o consumidor que não tem direito de escolher algo de acordo com o que necessita.

      Parabéns pela matéria!

  • Priscilla Ochoa

    lamentavel ver que num pais tao grande como o Brasil, a concorrencia eh uma coisa que nao se deixa existir. Consumidores sao impostos a pagar sempre mais caro pq os maiores impoem oq eles querem. Certamente com relacao a servico a webjet nao se comparava a nenhuma outra, mas se vc quer apenas ir e chegar a algum lugar, nao se podia reclamar. Vide Ryanair na Europa que tem recorde de clientes todo ano e ng reclama (eu odeio ambas, mas enfim, qdo se fala de preco nao tem do que reclamar haha)

    Triste ver que esse pais parece q nunca vai pra frente!

  • Marina

    É uma pena isso acontecer.

    Mesmo com a compra da webjet pela Gol, acho que ela deveria continuar sendo uma empresa diferente. Ela tinha seu público e éramos satisfeitos.

    Agora a Webjet vira Gol, os preços logo vão ser a mesma coisa e ela vai perder o seu diferencial. Torço pra que mesmo com a fusão, continue tendo o diferencial e que não fique com o jeito "Gol" de ser.

    Agora será que quem voar pela Webjet vai pontuar no Smiles da Gol?

    Boa sorte pra nós!

  • Misael

    Jamais esquecerei a Webjet, foi através dela que fiz meu primeiro voou! ¬¬ Infelizmente é assim que as coisas funcionam por aqui, quem chega e revoluciona a tendencia é ser derrubado por esse monopólio que só favorece os grandes empresários.

    Agora só resta torcer pela Azul, que o Senhor os ajude a prosperar e inovar nesse mercado chato e dominado por empresas mal acostumadas.

    • Vitor J. Nunes

      O meu primeiro foi da também finada Transbrasil! SSA > AJU > SSA

    • Diego Lopes

      Esqueça.. Azul é muito cara!! Só pra Campinas que eles são competitivos, demais trechos, raro achar um trecho barato..

      Apesar da incoerência no meu comentário vou para MAO amanhã saindo de CWB pela Azul.. neste trecho ela foi a mais barata, mas quem vai pra Manaus mesmo? quae ninguém hahaha

  • Livia Castrioto

    Realmente, é um baque pro consumidor. Foram inúmeras vezes que paguei passagem barata na webjet comprando de última hora… realmente o serviço deixava a desejar, mas entre encarar 6 horas de estrada entre RJ-SP no desconforto do ônibus e voar 40 minutos com a Webjet, era muito melhor a opção 2… Lembro de quando precisei ir a SP de última hora, nas outras cias a média era de 500 reais POR TRECHO, na webjet eu paguei 350,00 IDA E VOLTA. Infelizmente agora, pobre/classe média não tem mais opção. Se tiver que viajar de última hora, vai ter que encarar busão mesmo. E estou meio pessimista com relação a promoções daqui pra frente…

  • Patrícia S

    Leonardo, ótimo texto. Sintetiza de uma maneira bem clara o gigante problema que nos deparamos. A webjet além disso, deixará centenas de funcionários desempregados. Essa fusão privelegia as demais empresas aéreas e vai de contra o Brasileiro. Eu realmente não entendo os critérios do CADE que permitiu ao longo dos anos dezenas de processos como esse…Em todos eles o Brasil perdeu concorrência e nós a barganha, a possibilidade de brigar, de escolher.

  • Vitor J. Nunes

    Excelende texto, Leo. Impecável. Deveria ser editorial de grande jornal.

    Realmente lamentável esse fim.

  • Ricardo

    Gostei muito do artigo, mas, na opinião de vocês, a antiga BRA não poderia ser considerada low cost low fare também? Fiz algumas vezes a rota Cumbica-Brasília em aviões da BRA e o preço era muito mais barato que o cobrado pelo duopólio TAM-Gol.

  • Lucinéia

    Será que essa fusão virá acompanhada de alguma promoção das concorrentes ou da própria Gol?

    • Não vejo motivo pra isso.

    • Daniel Matos

      Virá uma promoção: Aproveite o fim do nosso martírio em ter que cobrar tarifas mais baratas e pague bem mais caro por um serviço porco como sempre fazíamos nos bons tempos!

  • gelma

    Eu so lamanto, Webjet tanto era muito pontual como os preços eram otimos.

  • “.. a Webjet foi a primeira e única empresa low cost low fare a operar no Brasil.”…

    Discordo, antes da Webjet ja tinhamos a BRA. Voei muito por essa compania com preços oompativeis com onibus.

    Lamento o fim da Webjet. Desde quando passou a ser uma empresa pontual, sempre foi minha opçao. Nunca me incomodei com lanchinho a bordo ou poltronas confortaveis. Voos nacionais s"ao suportaveis nesas condicoes, desde que o preco seja bom!

    • Diego Lopes

      BRA?! ein?! como?! quando?! não da pra comparar a coitada da BRA com dois aviões com a WEBJET.. Se é por isso o Taxi Aéreo Novo Horizonte também pode entrar na pesquisa..

      • A BRA voava para 17 destinos, ligando principalmente Sao Paulo as capitais do Nordeste. Nao eram 2 avioes e sim 11, dentre eles 2 B-767-300, possuia mais de 1100 colaboradores. Acho dificil comparar a BRA com uma empresa de taxi aereo!

    • Thiago Castro

      Um dos meus primeiros vôos foi de BRA, RIO/Curitiba em 2004. Era o mais barato que tínhamos na época. Isso ou ir de busão!!

      Eu chamava a empresa de BRA Vans Aéreas. Não tinha lugar marcado e o avião parava em todos os aeroportos no caminho!! hahahaha, mas era barato.

  • Sanzio

    quando se tratava de viagem a trabalho que a empresa paga, sempre preferi TAM, GOL e AZUL mas sempre que era viagem particular caia na Webjet pelos preços muito competitivos e horários bastante razoáveis. Leo, os balcões nos aeroportos da webjet tb deixarão de existir nesse momento?

    • Sanzio, hoje vamos tentar obter algumas respostas com a GOL e dependendo a gente faz um post ou atualiza esse.

  • André Nunes

    E quem comprou passagens da WEBJET? Como fica?

    • Todos os voos continuam operando normalmente. Em algum momento esse voos devem se tornar voos da GOL, mas para quem comprou passagens nada muda.

  • Wilberson

    Eu não gostava de voar pela Webjet por causa do aperto das poltronas, mas com certeza se eu paguei 69 em uma passagem na Tam ou na Gol, foi porque a Webjet tinha preços baixos.

    Mas querendo ou não, era uma tendência. A não ser que venha um grande investidor com "bala na agulha" para bancar uma cia de baixo custo, é difícil concorrer com as grandes. A Webjet não estava com uma saúde financeira muito boa, e arrisco a dizer que ela talvez iria sair por falência.

  • Paula

    É uma pena mesma, e já podemos sentir os efeitos dessa fusão. Ontem entrei no site da webjet, uma determinada passagem custava R$260,00. Hoje a mesma passagem sendo vendida pela Gol está R$519,00. Os vôos operados pela webjet não irão pontuar no smiles da gol (informação do atendimento gol).

  • Alê

    Vooei pela primeira vez nessa Cia há 2 meses e achei o avião amplo e confortável (mas disseram que era filho único ahahah). Paguei baratíssimo FOR-REC e me senti bastante satisfeita com o custo-benefício. Apenas o site deles que era realmente uma porcaria.

    O que mais me intriga é o CADE ter aprovado essa fusão, que não tem nada de benéfico (pelo menos não a primeira vista) para o mercado brasileiro.

  • Leandro SSA

    Pessoal,

    fiquei com algumas dúvidas:

    1) Os voos Trip já pontuam no Tudo Azul. Os voos Webjet pontuarão nos Smiles?

    2) O web checkin de passagem comprada no site da Webjet poderá ser feito no site da Gol?

    3) No aeroporto o checkin será realizado nos balcões da Webjet ainda ou da Gol?

    Obrigado!

  • Marco

    Viajei bastante graças aos preços da Webjet, principalmente lá por 2010. Meu muito obrigado à empresa. E ao MD.

  • Ana Luiza

    Nossa, e as mudanças já são totalmente visíveis. Comprei uma passagem ontem, sem saber que as duas empresas se transformaram em uma só. Hoje, ao ler essa notícia fui confirmar, e para a minha surpresa, a mesma passagem, se comprada hoje, custaria o DOBRO do preço! RIP Webjet 🙁

  • Pedro

    Minha primeira viagem ao Rio só foi possível por causa da Webjet. E não dá para esquecer as promoções fantásticas… Fiz Porto Alegre – Foz do Iguaçu – Porto Alegre por R$ 18,00!!!

  • Nayara

    Estou olhando hoje passagens para Recife dia primeiro, e apareceu a webjet… e com o preço bem abaixo de todas, será que é de confiança?

    • É sim, a companhia não deixou de existir ainda, mas vai ser incorporada aos poucos à GOL

  • Daniel Matos

    A TAM precisou adequar suas tarifas de trechos nacionais à realidade do mercado brasileiro. Hoje em dia a TAM aperece muitas vezes como a melhor opção em vários trechos em condições normais (sem uma promoção específica de determinada empresa). Tudo isso graças à quantidade de companhias brigando pelo mercado. Agora com esse monopólio e fim de algumas delas, daqui a pouco a TAM vai voltar a oferecer as tarifas exorbitantes a mais de mil reais pra um voo de 2 horas.

  • Rogério

    Acho que a única coisa boa nisso é que agora (creio) será possível pontuar no Smiles voando pelos voos da Webjet.

    • sam

      mas por enquanto nao pontuam ne?

  • Thiago Castro

    Eu sou a favor de abrir o mercado aéreo brasileiro às empresas estrangeiras. Precisamos de concorrência!!! Essa concentração toda não dá!!!

  • Alex

    Infelizmente é um fato lamentável…Achava que a Webjet se tornaria uma empresa de grande porte em pouco tempo por causa modelo na qual estavam seguindo…Sempre torcendo para que a mesma viesse operar aqui no ES para poder aproveitar preços iguais aos ofertados nos grandes centros..

    Cheguei a viajar pela Webjet em 2011 e realmente não tinha a disposição um serviço comparado as gigantes nacionais. Porém já era esperado e aceitável voar pagando R$ 9,00 de ida e 9 de volta BH-Foz um serviço inferior ao da Gol e Tam.

    Agora só nos resta esperar prá ver…

  • Rafael

    Obrigado Webjet, você cumpriu honestamente o seu papel enquanto existiu! Ryanair, venha para o Brasil, pois QUERO LHE USAR!!!

  • Marcos

    Se preparem pois o preço vai subir.

    Por volta das 20:00h de ontem estava comprando SP-RIO pelo site da WEBJET por 155,00. O site da Gol já mostrava o mesmo voo operado pela WEbJet por R$ 341,00. De repente, a página caiu e mensagem dizendo que voltaria após as 24h apareceu. Esperei até as 24H para poder comprar aquele voo mais barato.

    Para minha surpresa, a nova página da empresa direcionava para a página da Gol, onde o mesmo voo já surgia por R$ 575.

    Lamentável.

  • Gustavo

    Parabéns pela reportagem, texto muito bem escrito e sintetiza perfeitamente o atual panorama do mercado aéreo brasileiro.

    "2012 entra para história como o ano que o Brasil começou com seis empresas aéreas grandes e terminou com quatro, sendo que uma delas passou a ser chilena."

    Uma pena…

  • Bruno Willames

    Smiles shopping funcionando!!!

    • Thiago Castro

      hã?

  • Marcus Fuckner

    Excelente matéria Leonardo. Parabéns! A WebJet nunca foi perfeita, mas o que relembro de mais positivo nos meus voos pela companhia foi o ar descontraído e informal dos comentários da tripulação aos passageiros, sempre com uma excelente dose de humor, sem perder o respeito! Parabéns a todos os colaboradores da empresa que sempre prestaram um serviço de excelente qualidade! Espero que agora a GOL não se torne cada vez mais cara como está ocorrendo, a TAM acompanhe esse ritmo e perca cada vez mais a qualidade. E a AZUL, que veio para ser uma companhia de baixo custo mas nunca foi, NUNCA, NUNCA SEQUER encontrei algum trecho mais barato na AZUL do que na TAM e/ou GOL para os mesmos trechos, sem contar os horários péssimos e as conexões intermináveis.

    Parabéns Web, deixará saudades!

  • Marcos

    Admirava a WebJet pelas tarifas, mas também por uma característica que me chamava atenção: voos diretos entre cidades que não possuem esse tipo de serviço nas outras cias.

    Penso que, além do preço, outros fatores são importantes quando escolhemos viajar de avião. Entre eles os que eu acho mais importante são: tempo e segurança (principalmente quando comparada a viagens terrestres). Sem dúvida, em voos com até 3h de duração o menos importante é o serviço de bordo, gratuito ou não. Embora, muitas vezes, a melhor oportunidade para uma refeição tranquila seja o tempo que passamos dentro da aeronave. Para isso, é interessante manter o serviço de bordo pago. Ter a opção é melhor do que não tê-la.

    Considero o conforto importante, mas cada vez mais nivelado (por baixo) entre as cias. Nos voos domésticos a melhor opção, sem dúvida, são os jatos da embraer. Airbus (TAM) e Boeing (Gol) são idênticos no desconforto, principalmente para os maiores de 1,80m e acima do peso .

    Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer os serviços dessa cia. Quando teria, no intervalo entre a compra da passagem e o voo que faria pela WJ, ocorreu o anúncio da fusão das duas empresas e a Gol cancelou os voos direto entre BH e Floripa da WJ, acomodando os passageiros nos seus voos com conexão/escala em Congonhas ou Guarulhos.

    Concordo com as questões relacionadas à concorrência e que deveriam ser melhor avaliadas pelos órgãos do poder público responsáveis pela questão. Comparativamente, um dos maiores problemas dos altos preços cobrados pelas empresas de transporte terrestre é justamente a falta de concorrência.

    Fico na expectativa de uma nova empresa com essas características aparecer no mercado…

  • Gilberto P Filho

    Isso mesmo… esse parece ser o tipo de promoção que nós entendemos. Muito bem feita a matéria. Tudo isso está bem comprovado… hoje entrei no site e REC/SSA que pela webjet mesmo de último minuto não saia mais do que $180 hoje tentando para daqui 2 semanas não sairá por menos de $350… essa é a jogada que nós consumidores ainda não entendemos!!!

  • Renan Salvador

    A trip vai fechar as portas também?

  • Ricardo

    Uma pena, melhor promoção q teve foi essa mesmo de 9 R$, comprei Brasília – Fox do Iguaçu ida e volta 18 R$, e fiz compras no Paraguai. Sonho um dia conseguir algo do tipo novamente pois tá na hora de atualizar os eletrônicos hehehe

  • Vitor J. Nunes

    Verdade, verdade ela foi fundada por Jacob Barata Filho e Wagner Abrahão e comprada posteriormente pela CVC.

  • Tayná

    Estive no aeroporto de salvador essa madrugada, e uma funcionaria da webjet estava bastante preocupada, pq desde a meia noite a webjet estava sem sistema, e sem a lista dos passageiros dos voos, ela foi se informar se a lista estava disponivel para gol, e no sistema da gol so constava as passagens vendidas pelo site da gol, quer dizer, nao havia lista de passageiro nem sistema para as passagens vendidas pela webjet para ninguem! Acredito que essa fusão só faça o serviço da gol que já é bem insstisfatório piorar.

  • Henrique

    Pois é pessoal……O site da webjet migrou para o site da gol….logo, as bases tarifárias já foram alteradas….consequência, os valores dos voos da antiga webjet já aumentaram….

  • Débora

    Uma pena. E pelo que vi há pouco, fazendo uma busca de passagens no site da Gol, a empresa vai operar voos com as aeronaves da Webjet cobrando o mesmo preço de voos feitos por aeronaves da própria Gol, mais novas e confortáveis. Se for assim, perderemos ainda mais.

  • Natália

    Viajei apenas dois trechos de Webjet, e sinceramente, foi traumático (por vários motivos) ao ponto de eu optar por nunca mais viajar pela companhia.

    Fica a dúvida: como será a distribuição das antigas aeronaves Webjet, para atender os voos da Gol?

    • Diego Lopes

      Azar o seu, pois viajei mais de 20 trechos e nunca tive problemas. Com a Gol e Tam já tive inumeros problemas, vc nunca teve com estas Cias?!

      • Natália

        Para minha sorte, nunca tive problemas com a Gol e a Tam. Não me refiro a atrasos, lanches e atendimento de bordo (vale citar que com elas nunca tive esse incoveniente), mas a própria estrutura e funcionamento da aeronave.

        O que não dá é a Gol querer operar com as aeronaves recauchutadas da Webjet, cobrando o preço de aeronaves novas (soube que a empresa realizou a compra de frota de aviões); espero que a empresa seja ética neste ponto.

  • Le

    geito…estamos rindo muito aqui em casa com seu comentário.

  • Marcos

    Vai pontuar sim porque estará voando Gol e não mais webjet.

  • THIAGO SSA

    Um péssimo serviço que deixará saudades.

    A companhia com os melhores preços para datas próximas, como eles mesmo diziam: “Aqui não tem promoção, o preço é baixo o ano inteiro”. E realmente, em passagens em cima da hora cobravam até menos da metade das outras CIA’s, e não era promoção, os preço não eram tão volateis como as demais.

    Apesar de eu ter passado por um péssimo incoveniente com WebJegue, os preços compensavam.

  • Marcos Trevisan

    É realmente triste ler essa notícia que mais uma empresa se foi, eu viajei uma única vez pela web jet de guarulhos para curitiba, paguei coisa de R$ 36 na época isso tem dois anos atrás, nossa eu achei excelente pela questão do preço e um vôo que é super rápido em torno de 50 minutos. E realmente a Web Jet fez a diferença pois muitas pessoas que tinham sonho de viajar de avião pode ter oportunidade de realizar voando com a Web Jet, isso mostra o importante papel que essa companhia teve em levar oportunidades assim como dar a acesso a um público que até então não era o foco de nenhuma cia. A Web Jet teve uma contribuição significativa na sociedade e na aviação, já que trabalhando com uma margem menor em seu preços e com promoções diga-se bombásticas como a passagem por R$9, forçou as concorrente Gol-Tam e outras a baixarem seus preços e isso foi muito bom porque a oferta era maior, a concorrência era forte, acirrada, e quem ganhava com tudo isso éramos nós consumidores. A Trip também logo deixará o cenário da aviação e nós consumidores mais uma vez perderemos uma grande companhia, realmente não é um cenário bom ficarmos com poucas empresas que monopolizam o mercado e não oferecem preços tão atrativos como antes. Aliás de alguns meses para cá percebi que subiu bem os valores das passagens aéreas, mesmo promocional o preço já não era como do começo do ano por exemplo. É isso.

  • Rogério

    Não, por enquanto não pontuam.

  • William B

    Concordo!! Alguns dos meus primeiros voos também foram de BRA para Rio-SP! Me lembro de ir até uma sala deles no centro do Rio para emitir o bilhete haha!!

  • Danilo Fernando

    Cara, vai mudar nada! Daqui a pouco os aviões deixarão de ser Webjet. Será tudo Gol. O importante pra Gol foi a aquisição dos Hubs.

  • Carlos

    Apartir do mes que vem se unirão em POA E GRU

  • Daniel Matos

    hahaha É verdade!

    Lembro que la pro final dos anos 90 e inicio dos 2000 q eu conheci essa BRA. As tarifas nas outras empresas ainda eram caríssimas. Aí vi anuncio mas imaginei q fosse muito dificil conseguir uma vaga num voo dessa BRA pelo preço q eles cobravam. No dia do embarque a fila no guichê da BRA era a maior do aeroporto! hahaha

    Isso era na época q onibus custava muito mais barato q avião e a BRA cobrava uma tarifa semelhante a de onibus pra fazer GIG-SSA.

    Acho q foi a primeira low cost mesmo sem considerar essas empresas pequenas de taxi aéreo.

    • Thiago Castro

      Se me lembro bem, acho que paguei uns R$ 90 ou R$ 100 o trecho RJ/Curitiba em 2004. Era um pouco mais caro que o ônibus, mas MUITO mais barato que as outras companhias. E além do mais, chegava em um hora e meia (ao invés das 12 horas de busão).

  • Bittar

    Na época, pensei que o Brasil estava finalmente se desprendendo dos seus velhos laços aristocráticos, e que evidentemente a WEBjet não fosse somente a precursora, mas que também fosse a mais beneficiada financeiramente, haja vista o crescimento das classes sociais menos favorecidas. É uma falta de respeito com os brasileiros, saber que por falta de infra-estrutura nos aeroportos, (falta de slots) a WEBjet foi comprada pela GOL com tardia, porém decisiva autorização da ANAC. E que Infelizmente o MALDITO DINHEIRO compra o que já foi um dia, um ideal ou um sonho. Graças a falta de investimento na infra-estrutura aeroviária e sua respectiva crescente demanda interna, A GOL agora desfrutará de bons anos de crescimento e lucratividade sem preocupar com falta de slots e preparadíssima para grandes eventos futuros que acontecerão aqui. Como nada posso fazer, vou apenas pedir a deus que um POBRE como eu possa voltar a voar logo com preços tão bons quanto o da WEBjet. Que agora descansa em paz.

  • Marcelo de Carvalho

    Economia, luxo e conforto não são sinônimos de qualidade. Qualidade é fazer bem aquilo a que se propõe.

    • Danilo Fernando

      [Aplausos]

  • Eduardo Galvã

    Para quem, como eu, pagou R$ 9 o trecho (R$ 18 ida de volta) de BH para Foz, em pleno Janeiro ou então R$ 29 o trecho (R$ 58 ida e volta) de BH para POA, em pleno julho, só ficam saudades!!!!!!

  • diego

    Eu fico muito admirado com as pessoas quando a empresa ainda está viva e é uma maravilha e depois é comprado ou vai a falencia todos reclamam pois deixa saudade etc., mas quando a empresa é ruim no caso da Webjet de reclamação ela só perdia para a Tam nesses ultimos anos,as pessoas lamentam falam de um jeito da empresa como se fosse a melhor do mundo,a Webjet na minha opinião não deixa saudade o serviço era péssimo tirando a pountualidade o resto era um lixo a empresa, é ruim falta de concorrencia é claro mas sejamos sinceros pelo serviço prestado ela não deixa saudades, já a Trip quando virar Azul essa deixará saudades do serviço de bordo por exemplo de resto não deixará saudades!!eu até acho na minha opinião que se a Tam sumisse hoje para mim também não deixaria saudade alguma!!principalmente quesito SEGURANÇA!!!

    • Thiago Castro

      Bem, vejamos, sem Webjet, sem Trip e sem Tam. Sobra Gol, Azul e Avianca. Vc gostaria de um mercado aéreo assim???

      • diego

        claro que não,mas é tendencia no mundo inteiro veja o caso da Americam airlines e da Tap se não aparecer comprador elas quebram é bem pior

  • Diego

    Gilson,

    eu fiz vários trechos pela webjet, sempre foi mais barato e mais pontual que as demais. Verdade que as aeronaves eram piores, porém nunca tive problemas. Ocorreu uma vez que por problemas meteorologicos tivemos que ficar andando de aeroporto em aeroporto, mas o atendimento da webjet foi exemplar, pagaram alimentação, estadia, telefone sem precisar ficar brigando com ningém. Eu lamento muito o fim da webjet.

  • diego

    e outra também é melhor ser comprada a empresa que depois falir e começar a choradeira? vcs não acham?

  • diego

    olha a Gol voa para mais de 50 destinos nacionais!!no total a Gol tem 61 domesticos e 14 internacionais, Tam tem atualmente 42 nacionais e 18 internacionais pois a Tam não voa mais para Bogota quem faz essa rota é a Lan Colombia,a Azul tem 51 destinos com a Trip ela tem mais de 100 destinos nacionais só recapitulando

  • Jef

    Parabéns pela matéria. MD sempre muito coerente e imparcial. É uma pena o fim da webjet. Utilizamos (eu e minha esposa) bastante o serviço da empresa e sim… era sempre pontualidade britânica. Muita gente questionava o serviço de bordo pago, mas era a estratégia da empresa, que oferecia sempre boas tarifas (exceto nos últimos meses, após o acordo com a gol). O mercado falou mais alto…

  • Marlon

    Quer dizer que minhas viagenszinhas-relâmpago de final de semana vão ter de acabar pela alta dos preços???

    Rmmm… A impressão que eu tenho é que só nos lascamos. Tudo sempre piora pro nosso lado.

    🙁

  • Leandro

    Pessoal, sabem me dizer como irá funcionar para quem tem créditos na Webjet devido a cancelamento de vôo? Será que os créditos passarão para a GOL?

  • Ubiratan

    Gostei da piada, estou me acabando de rir aqui.

  • Brum

    *jeito

  • Igor

    Eu lamento a compra da Webjet pela GOL desde o início, hoje já não servia pra nada. Serviu antes,para baixar preços da GOL e TAM.

    Embora eu não usasse ela porque em 2008 comprei uma passagem, o vôo foi cancelado e fiquei 10h no aeroporto até embarcar pela TAM.

  • sam

    pois eh, que Ryan Air chegue logo!

  • Frederico

    peraí… comprei uma passagem pela WEBJET GIG/CNF/GIG pra esse próximo final de semana. Dancei ?? ê ê …

  • Rafael

    E o terminal 4 de Guarulhos que era só para a WEBJET, como ficará ?

  • sonhosemirates

    ABERTURA DE MERCADO, JÁ!

    Se temos multinacionais operando no estratégico setor de distribuição de alimentos no Brasil (redes de hipermercados), por que não podemos ter grandes cias. aéreas americanas e européias sacudindo o nosso reservado e protecionista mercado de avição? Me lembro de quando a americana PAM AM operava vôos domésticos na Europa.

    Vamos cortar o mal pela raíz. ABAIXO O CARTEL cias. aéreas brasileiras.

  • Rafa

    É uma pena mesmo… As passagens já estavam tao caras neste ano, vao aumentar ainda mais

  • Luciana Beck

    Muito bom o post. É importante apresentar esse novo ponto de vista quanto ao fim da webjet para os leitores. Eu, por exemplo, não havia entendido a situação da mesma forma.

    Realmente é uma pena para o mercado aéreo brasileiro a venda da webjet. A flexibilidade de viagens para aqueles que precisam viajar muito por ano como eu foi muito melhorada pela empresa. Agora é ver o que vai acontecer com apenas 4 empresas aéreas e o que poderemos fazer quando a isso.

  • Carlos

    Eu lembrei quando eu viajei com WEBJET na primeira vez,teve lanche e bebida,o serviço foi ótimo,não foi muito caro támbem.Agora,a WEBJET terminou.Quem destruiu ela?Foi GOL que a companhia aumenta os preços absurdo cara.Não quero voar pela GOL mais.

  • JOEL

    Boa Noite! a palavra fim expressa uma tristeza. a palavra webjet expressa hoje saudade. vi muitos comentários sobre o serviço da CIA, mas sinceramente não pude verificar muitas diferenças entre a referida e a Gol, embora reconheça que os serviços da web deixou a desejar, porém eu vejo a gol com serviço precário também e outra coisa as aeronaves agora passaram a ser Gol então acredito que nesta história toda o que mudou foi o seguinte: As aeronaves foram transferidas; o serviço pouco melhorou; o mercado enfraqueceu; e os preços subiram.

  • Regis

    Leonardo, muito interessante a sua visão. Concordo plenamente com todo o seu texto. Tive oportunidade de viajar pelas low costs européias, e elas fazem o papel essencial, que é transportar passageiros sem frescuras e sem preços abusivos.

    Espero que a Azul possa assumir esse papel o quanto antes, pois logo logo a Gol será adquirida pela Delta e a Tam já virou chilena.

    Só nos resta confiar no papel da Azul…

  • Bruno Bondezan

    To com uma passagem comprada lá. Liguei no 0800 deles e não tem mais a possibilidade de web checkin, nem pelo site da webjet, nem pelo site da Gol (não houve migração desses voos pro sistema deles).

    Se precisar de info, tem que ligar pra lá e perguntar.

    Ainda bem que liguei e perguntei, pq só assim soube que mudaram os horários dos meus voos.

    Pedi confirmação dessas alterações via email 2 vezes e ainda não chegaram. O jeito vai ser ligar de novo 1 ou 2 dias antes do voo pra não ser pego de surpresa, só por precaução.

  • Daniel FG

    RIP webjet.

    Em 2011 fui com minha mulher de NVT para o RJ. Pagamos 88 reais ida e volta, para os dois!

  • diego

    A Gol ainda pertence aos Contantinos a Tam sim é chilena, a Delta fez com a Aeromexico o mesmo que no caso da Gol teve entrevista do Paulo Kakinoff da Gol ao MD ele negou isso e outra ontem a Manoela Amaro a ultima executiva da familia Amaro na Tam deixo a cia aérea,agora quase não resta brasileiros na Tam, a Gol ainda vai durar muito ainda

  • DANIEL

    Com a webjet consegui comprar o trecho RJ-Curitiba por 29R$!!! Vocês tem ideia disso? Hoje dificilmente encontro passagem por menos de 150R$… Duvido que as empresas remanescentes se encorajarão para oferecer preços tão acessíveis.

  • Thiago Castro

    Acho que o caso da AA é bem diferente do da TAP. A AA está se reestruturando e tem dinheiro em caixa. Já a TAP tá mal mesmo.

  • Vasp, Transbrasil, Varig, BRA, Noar (dessa ninguém lembrou) Trip e agora WebJet

    Me senti um pouco mais velho lendo todos os comentários, e de todas elas certamente a Webjet será a que mais deixará saudades.

    Bem que a Avianca poderia aproveitar o momento e se promover e ganhar mais mercado como sendo uma ótima empresa e com as melhores tarifas… #ficadica

  • Thiago Castro

    Eu estou mais preocupado com preço de passagem do q um empresa não ser brasileira. Q bobeira isso. Abre logo o mercado aéreo brasileiro e vamos à concorrência!!!

    "Espero que a Azul possa assumir esse papel o quanto antes…" . Vc tá brincando né?? Azul low cost?????? Fala sério!!

    • Brum

      Azul não é e nunca foi low cost nem low fare uhauhauhauh

  • Michael

    Fiz o trecho BSB-SDU com a WEBJET. Meu Deus, que pontualidade…

    Já pela GOL, atrasos e mais atrasos.

    Se puder, evitarei a GOL com certeza.

    O Brasil está de Luto.

  • Paulo

    Pois é disseram que nao seriam canceladas as passagens, mas a minha e do meu amigo que havia sido comprado foram canceladas

  • Bruno Willames

    A opção de troca de milhas por produtos no smiles esta funcionando a partir de hoje.

  • Eu, particularmente, não tive o que reclamar da WEBJET. Serviço justíssimo quando comparado ao preço cobrado, além de ter sido responsável por puxar os preços da concorrência para baixo. Aliás, já deixei de voar Gol para voar WEBJET por preço similar, pois achava esta última companhia mais simpática e com melhor atendimento (atender bem não significa dar um amendoim de graça, e sim tratar o cliente com o mínimo de educação e respeito. Principalmente entre os comissários, sempre percebo que os da GOL são os mais insatisfeitos com a empresa que trabalham ou mesmo mal treinados, pois tirando algumas exceções, muitos estão sempre de cara fechada e parecem fazer um favor ao passageiro – já presenciei até mesmo cenas de histeria de uma comissária dentro de um avião da Gol)

    Infelizmente, as promoções estão mais escassas e já não são tão fenomenais. Tem sim outros fatores, como a alta do dolar e do consequentemente do combustível e leasing de aeronaves, mas a WEBJET fará muita falta para o mercado brasileiro.

  • Larissa Eugêni

    Muito bom o texto e muito bom que os brasileiros comecem a ter essa consciência. Finalmente o questionamento e o direito de entrar em um avião tem se tornado mais acessível…

    Mas o motivo principal desse comentário é dizer que sou apaixonada pelo Melhores Destinos!!!

    O trabalho que vocês fazem é fantástico!! Meu sonho é que existisse um site desse tipo na Europa!! Namoro à distância, eu aqui, ele em Roma e graças a vocês em um momento de total desespero por não ter dinheiro suficiente pra comprar uma passagem pra ir vê-lo depois de meses longe e ainda por cima ver o preço subir a cada dia que passava, finalmente consegui acabar com minha aflição… Foi quando conheci o melhores destinos e uma promoção maravilhosa da Lufthansa me levou até lá.

    Consulto e continuarei consultando vocês sempre!! Digo que meu sonho é que na Europa tivesse um site como o de vocês porque sempre que ele vem para o Brasil não tenho onde procurar promoções porque na maioria das vezes elas não correspondem quando a partida é de lá e não do Brasil…

    Quem sabe vocês não abrem um outro site pras pessoas que querem saber das ofertas tendo o Brasil como destino e não como partida???

    Parabéns! Vocês estão cada vez melhores e desejo que continuem assim, se aprimorando e dedicando sempre!!

    Um abraço,

    Larissa

    • Oi Larissa, muito legal seu comentário! Fico feliz em saber que estamos dando uma pequena contribuição com seu namoro a distância.

      Abs
      Léo

    • André

      Sem dúvida nenhuma, viajei mais depois que passei a ler este blog.

  • Edson

    Ontem entrei no site da webjet sem ao menos imaginar que seria o ultimo dia, comprei ma passagem somente ida para o techo GYN/GRU pagando somente R$ 187,00, hj pesquisando esse mesmo trecho ja no site da GOL, voando WEBJET com uma semana de antecedência os preços ja dispararam, nada menos que R$ 399,00… Vamos sentir saudades!!!

  • Na verdade, precisamos mesmo é de uma empresa como a EasyJet. Quase tão barata como a RyanAir, mas que opera em aeroportos melhor localizados e se adaptaria melhor à legislação brasileira.

  • Vinicius – POA

    RIP Webjet ;(

    Digamos adeus para uma empresa que fazia a diferença no mercado, forçava as demais a mexer nos preços das passagens.

    Voei muitas vezes pela Webjet de 2010 até 2012 e não tive problemas, mas com a Gol não vou nem começar a listar.

  • Jéssica

    Como podem autorizar algo assim???! Agora só nos resta servi de brinquedos para empresas como a Tam e Gol, com elas colocando preços abusivos em determinadas vezes. Isso, com certeza é lamentável.

  • EDSON SIEG

    É isso aí Leonardo, é por isso q digo, dá até tristeza de ler um monte de porcaria de especialistas em coisa nenhuma. Continue com o blog e parabéns por ele e pela paciência. O outro tá sacaneando acima um dos colegas só pq escreveu esse colega escreveu geito, em vez de "jeito", e daí????????? Vamos discutir o assunto do POST, com ou sem erro. Ou todo mundo aqui é perfeito, caramba? Ah, esqueci muitos aqui são perfeitos, ricos e especialistas em tudo em aviação, perdão gente, mas continuo gostando das matérias, o Blog é perfeito?? Não! Mas vc que está aí tb não é perfeito, ou é???

  • Meury Monteiro

    Gente,

    Acredito que comparações com as gigantes sejam em vão, uma vez que a Webjet se difere pelo seu público que buscava principalmente PREÇO e/ou DATAS bem próximas. Os valores cobrado pela Webjet apenas correspondem com aquilo que a empresa se propunha a fazer(bem colocado Marcelo)e fazia bem, pois se manter no mercado como a mais Pontual por 18 meses não é brncadeira não!

    Ainda que muitos falem mal, estes mesmo voaram em outras cias com preços acessíveis graças a maravilhosa reação que a Webjet causava nos seus concorrentes. Maravilhoso mercado da livre concorrência!

    Com este fim, TEMO pelo nosso Futuro, TEMO pelo nosso bolso!

  • Leonardo

    Concordo plenamente que a Webjet faz falta, mesmo para aqueles que não apreciavam seu serviço. A pressão sobre a TAM e a GOL era muito importante. Tanto que os preços para passagens em 2013 nas rotas operadas pela Webjet já subiram muito… muito mesmo. Eles mal esperaram a fusão ser aprovada e já subiram os preços. Além disso, uma reclamação: tentei remarcar um bilhete da Webjet hoje. O call center da Webjet foi desativado. Após 2 horas e 25 minutos aguardando o call center da GOL, não conseguiram fazer a troca. O primeiro atendente disse que eu teria que ligar para Webjet e passou o telefone desativado. Depois de eu "avisá-lo" e consulta ao supervisor, ele me recomendou emitir uma nova passagem e pedir o reembolso pelo site da Webjet (novo furo, pois o site saiu do ar também). Ou seja, essa transição já começou muito mal e bagunçada… será um mau presságio?

    • Brum

      Vejo tempos sombrios no horizonte!!

  • CLÓVIS

    Então quer dizer que agora vamos viajar nos aviões velhos da WEBJET, pagando os preços da GOL? Faz sentido…rsss

    • Todos os aviões da Webjet aos poucos estão sendo substituídos por aviões da GOL.

  • Flávio

    Alguém sabe dizer quantas aeronaves a WEBJET possuia?

  • Andréa

    Gostaria de saber se tenho como realizar o ckeck in pela internet, como fazia antes, de um voo da Webjet.

    Pelo que li num comentário acima, não é mais possível, é verdade? Tenho que fazer o ckeck in no aeroporto apenas?

    Outra coisa, havia comprado muitas passagens pela Webjet (todas com marcação de poltrona) e hoje de manhã recebi os e-mails da Gol, com os novos bilhetes, porém sem as marcações… vou ter como ter minhas marcações de poltrona iguais as da WEBJET???

  • roberto moraes

    Em pensar que a Web queria muito estar em Viracopos, Campinas-SP (VCP). oUTRO Detalhe importantíssimo é que atualmente por incrível que pareça a TAM tem os melhores preços incomparavelmente.

  • Brum

    O correto é passar sim. Mas se tratando de GOL…tudo pode acontecer heheh

  • Brum

    Vai esperando…

  • Thiago Caldeira

    a unica coisa que prestava na Webjet era o site, ai eles resolvem acabar com ele ……que BLZ !

  • André

    Todo mundo tem uma história de viagem barata pela Webjet..eu tbm tenho, algumas ainda hehe realmente uma pena!

  • Paulo Otávio

    Também acho uma pena. Já não bastasse algumas das grandes companias terem quebrado nos últimos 10 anos, a primeira real "low cost" que tivemos já era :/ Pensar que somos um país tão grande e um caso meio esquisito com essas companhias… Quer dizer, não sei bem se a situação tá igual em muitos países, mas comparando com alguns mercados, acho que o Brasil teria possibilidade de estar um pouco mais forte nisso.

    Pelo menos, consegui aproveitar a Webjet uma vez.

  • Alexandre

    É impressionante como eles conseguem piorar o que já era péssimo. Possuo crédito me Webjet de um trecho cancelado e preciso transferir pra Gol. O site da Webjet não existe mais. O da Gol não "enxerga" esse crédito automaticamente, o que deveria estar acontecendo naturalmente. Ligo no 08007040465 da Gol eles mandam ligar no 03001152121, opção 2 (Webjet). Ou seja, vou ter que pagar ligação pra resolver um problema deles. Além disso eu tento contato para resolver o problema e mesmo após 25 minutos de música (e ruim), ainda não me atenderam.

  • titobosco

    hehehehe tô ate pensando em chamar o povo do MD para meu casamento em Natal. Afinal, minha namorada conheci graças ao Melhores Destinos informando promoções isso no mês de março.

    Mas nao se apressem não ok? Temos muito tempo ainda. hehehehhe que ela nao leia isso rsrsrs

    Pra quem namora EAD (É namoro A Distância), o MD com as dicas de promos é uma ajuda descomunal!

  • titobosco

    Aí tem que entrar o Procon da sua cidade. Já é um abuso isso, esse descaso com os clientes ainda mais agora com a nova detentora.

  • Michele

    Lamentável… sempre voei pela Webjet não tenho o que reclamar no quesito pontualidade e preços!.Moro no Rio com família em Santa Catarina.. Pagava em média 250 ida e volta incluindo taxas.. Ontem para a minha supresas.. Os preços já subiram muito!! O valor só de ida pra SC esta pelo valor que eu costumava pagar com ida e volta..:(

  • Rodrigo

    E os voos para Europa antes de quebrar? Varias pessoas conheceram a Europa pela primeira vez, por meio da BRA, inclusive eu. Lembro até hj da promoção: Compre 1 passagem e leve duas. Acho que paguei R$ 2600 para dois passageiros (isso em 2007)!Depois fiquei sabendo que os aviões eram colados com "durepox"!

  • Janice

    Viajei pela Webjet e percebi a situação precária foi um vôo com assentos feio, apertado, comissário de bordo deram algumas instruções e desapareceram, mais o pior foi quando um senhor pediu um copo d'ága gelado era pago e na minha frente e do meu filho menor presenciei um longo bate boca entre o passageiro e o funcionário da empresa, senti medo.Do jeito que tava a empresa só poderia terminar assim.

  • Janice

    A empresa precisava melhorar seus serviços e associar o útil ao agradável.

  • Mariana Lopes

    Utilizo a ponte Rio-Sao semanalmente e, ultimamente, tenho sempre optado pela Webjet por conta dos preços sim, mas, especialmente, por causa da pontualidade! Um absurdo esse quase monopólio que temos no Brasil. Concordo com tudo o que foi escrito, temos que ter sim empresas diferentes para que o mercado se mantenha equilibrado e justo!

  • Zena

    Mesmo com muita gente reclamando de conforto e qualidade, a Webjet ofereceu o melhor: transporte aéreo rápido e a um preço acessível. As pessoas esquecem que a oferta de passagens era pequena até então e os preços eram abusivos, na verdade, ainda são… Bom mesmo é viajar de busão?! Deve ser para aqueles que adoram criticar. De qualquer forma, queria deixar aqui registrado que viajei mais de 10 vezes entre 2010 e 2011 com a Webjet, todas com tarifas incríveis. Uma delas, comprei a passagem em cima da hora, a um preço 1/5 mais barato do que qualquer outra cia aérea. Não só nos momentos de lazer ela foi muito útil pois quando você tem um parente doente, ou que acabou de falecer, é outra perda na sua vida o valor para voar. Dependendo da onde você vai, dá para comprar uma passagem para a Europa. E vamos todos nós depender dos monopólios para o transporte aéreo…

  • Marcelo Aragã

    Lamentavelmente perdemos uma grande empresa aérea, com ótimos serviços prestados e tarifas acessiveis ao consumidor brasileiro. De fato eu fui beneficioado pela prática de preços baixos e certamente não mais irei encontrar preços tão acessiveis como na WEB JET. Espero que não seja formado um cartel das empresas aéreas em nosso País.

  • Flávio

    Tempos sombrios se apresentam no horizonte. Como é que fazemos pra pressionar a abertura do mercado às companhias internacionais? GOL NUNCA MAIS! Estava crente que ela manteria a Webjet por conta do preço e do padrão de pontualidade, mas depois dessa? Vou de TAM! (também não é flor que se cheire, mas se eu posso voar na frota por vezes melhor da TAM com preço de gol, prefiro a primeira, de certo.)

  • Pierangelo

    Parabens (ironico) eu viajo de frequente nos finas de semana, e tambem por trabalho.Com grande surpresa vi que os preços d Gol respeito aos preços da Webjet aumentaram do 600%, um voo ida e volta Guarulhos/Rio de Janeiro ontem estava 1360 reais, antes con a Webjet comprava por 220 eu as veses comprei por 119.

    Isso vai afetar o turismo domestico, mas ninguem reclama né, cadé o ministro do turismo, cadé o ministro de desenvolvimeto, cadé o sindicato, cadé o responsavel de turismo do Rio. cadé vocé.

    O Rio como Salvador e outras cidades maravilhosas vao perder turistas brasileiros demais, considerando que a crise de fora nao traz mais muitos turistas.

    O custo de 35 min pela ida e 35 pela volta é igual ao custo de ida e volta para europa,

    Parabens, e ninguem reclama né.

    O povo brasileiro virou rico de repente?

    Eu nao entendo essa politica que permite tudo.

    Olha, eu proibi aos meus colaboradores de usar GOL, e cortei as passagens, menos muito menos, vamos ver.

    obrigado

    desculpe o meu pessimo portugues.

    Pierangelo, italiano quase brasileiro

  • Ju

    Realmente a WEBJET vai deixar saudades!

    Mantenho um relacionamento a distancia e agora estamos sentindo o preço….

    viajava muito pra Navegantes e Curitiba pagando muito barato. Agora a GOL voltou a cobrar muito caro…. aquele jeitinho GOL de ser……

  • Juan

    Pena que no tuve todavia la oportunidad de viajar en Webjet…

  • Daniel Bazetto

    O tempo passou e eu não vei de webjet

  • Matheus

    Realmente uma noticia muito triste, uma vitória para o monopólio, só nos consumidores que perdemos, continuarei fazendo o possível para não usar a Gol.

  • Eduardo

    Realmente uma mega pena a perda da Trip e da Webjet. Diminuindo a concorrencia e é claro, os usuarios se ferrando. Nunca tive problemas com a webjet nem com a Trip e sempre encontrei otimas promoções. Fui para POA e IGU e depois voltei pra BH pagando apenas 29,00 cada trecho. Quando que as grandonas vão fazer uma promo dessa??? Nunca. Alem do mais, com TAM e Gol ja tive problemas absurdos. Este ano mesmo. Estava na Bahia, a TAM alterou meu voo de volta , e nem se quer me avisou. Apenas mandou um email, que se caso eu não tivesse acessado, teria ficado por la. A GOL a mesma coisa. Este final de semana com o acidente em Campinas, não avisaram nem nada, e quando liguei pra la, me mandaram ir em Campinas que tudo seria resolvido la, sendo que eu estava em São Paulo, e ja sabia que os voos seriam transferidos pra la. Eh, realmente estamos ficando a merce das poderosas. Isso é o Brasil, realmente uma pena.

  • JULIO

    Eu era feliz e não sabia!!

    Passagem que custava 70, 90 e 120 reais agora subiram para 300!

    Vamos reclamar no Twitter! Rashtag #AcordaGol

    Comprou a Webjet ´pra acabar com a Concorencia!

  • ana paula

    Oi boa noite comprei passagem pra dezembro pela webjet e a gol me mandou um email com um novo localizador mais me madarao fazer o check in no balcao da webjet

  • Cíntia

    Isso é péssimo!! A diferença das passagens pesquisadas ontem pela Webjet, está hj, exorbitantemente mais alto pela Gol. Isso é um desrespeito ao consumidor.

  • Cíntia

    Concordo muito com vc. Acabei de registrar minha indignação. Os valores de passagens pesquisados ontem pela Webjet, são extremamente diferentes do absurdo que a Gol está cobrando hj. Isso é mais uma vergonha, e um desrespeito à todos os brasileiros e consumidores.

  • Mari

    Excelente matéria Leo. Parabéns!

    O que Os Melhores Destinos nos proporcionam não

    são pequenas contribuições, mas sim oportunidades incríveis de realizarmos sonhos, de economizarmos dinheiro, de ficarmos sempre atualizados com as melhores promoções de passagens aéreas e de termos sempre mais opções de escolha entre, as oportunidades do momento, no que diz respeito a passagens baratas, ou, optar por aquela cia. aérea de preferência, mas sabendo que irá pagar mais caro.

    O fim da WEBJET é realmente lamentável,pois em termos de passagens baratas, eles eram sozinhos. Eu fiz vários trechos com eles e não tenho nada o que reclamar, muito pelo contrário.

    A nossa esperanca é que o site Melhores Destinos continue crescendo cada vez mais a ponto de, fazer pressao nas Cias. aéreas, tamanho numero de pessoas que irão acessa-lo e farão a diferença no mercado de passagens.

    LEO, QUERO LHE PEDIR LICENCA PARA LANCAR UM DESAFIO:

    Quero aproveitar este momento oportuno, para lançar um desafio a todos os leitores do Melhores Destino, uma vez que: – "O povo unido jamais será vencido"

    Vamos nos urnir, com o apoio deste site maravilhoso, e vamos torna-lo uma ferramenta capaz de "balançar" o mercado de passagens aereas brasileiro.

    Como? Quanto mais pessoas souberem do site, quanto mais pessoas puderem acessá-lo, puderem dar suas opiniões, concordando ou discordando, mais poderoso ele ficará e chegará um ponto em que, juntos conseguiremos exigir uma postura diferente das Cias. aereas com seus clientes.

    O que voces acham da idéia?

    Perdemos a WEBEJET, é fato, mas podemos ganhar voz e força com a MELHORESDESTINOS.

  • Edson

    O país FDP mesmo, a meses atrás a Gol comprou a Webjet (WebJegue) que é um lixo mas é a única que vendia passagens a preços bons. Hoje o site da Webjet te envia pro site da Gol e acabou a farra de passagens com preço justo, salvo alguns trechos como São Paulo e Rio. Trecho BH para Foz do Iguaçu por exemplo que estava a 2 dias atrás R$ 260,00 agora custa R$ 517,00. Resta saber se estes preços são pra voar naquelas latas velhas mesmo.

  • Jordana

    Só lamento com o fim……voei muito de Webjet, era ao menos 90% das vezes a opção mais barata, dificilmente atrasava, tinha diversas opções de horário, vôos diretos inclusive para cidades mais distantes e nunca tive uma mala extraviada ou sequer estragada pela cia, ao contrário do que já ocorreu com outras. Agora é melhor eu preparar o bolso se quiser continuar a viajar com certa frequência

  • Rodrigo Sodré

    Trabalho no RJ e todos finais de semana vou para Belo Horizonte.

    Acostumado a pagar R$70,00 e até R$20,00 reais por trecho, me deparei com um preço absurdo de R$200,00.

    É…a Webjet nunca foi la grandes coisas, mas 40 min de vôo é bem confortável.

    Agora nada justifica essa negociação a não ser monopólio de mercado.

    A verdade é que isso honerará nos bolsos dos consumidores.

    Mais uma decepção Brasil!

  • Marcus

    Eu consegui, hoje, o reembolso dos créditos que tinha na webjet pelo 0800 723 1234

  • Fernando Herm&oacute

    Que pena…

    A primeira vez que viajei de avião foi pela WEBJET, foi excelente…Agora é voltar a andar de ônibus…

  • luiz

    A culpa é do CADE que autorizou!

  • luiz

    E ainda por cima ouvi dizer que estão demitindo funcionário, pilotos e co-pilotos.

  • luiz

    Ruim com ela, pior sem ela!!!!

  • luiz

    País capitalista é assim!! O povo que se exploda!!

  • luiz

    Vai vir sim, acompanhada da elevação dos preços das passagens!!!

  • luiz

    Na verdade precisamos é de um CADE sério, que veja op interesse do povo!!!

  • luiz

    Pois vai sonhando… nunca mais!!!!!

  • luiz

    Belo texto! Concordo plenamente! Infelizmente a classe D que conseguiu viajar de avião, por várias vezes com a primeira vez, dificilmente o fará de novo. Este país precisa de gente séria no comando! só pra lembrar: Qual foi o acidente que houve com a Webjet? Agora, quantos houveram com a gol e a Tam? Realmente não dá pra comparar!!!

    Tudo que é bom, acaba rápido!!! Infelizmente para o povão!!!

  • luiz

    Torno a dizer que a culpa é do CADE e Anac que consentiram essa pouca vergonha! Pra que serve o CADE? É um órgão em defesa de quem? Dos interesses dele!!!

  • luiz

    Não se iludam não! A Azul veio com a proposta semelhante da Webjet. Só que ela já monopoliza as rotas regionais. Então viu que aqui no Brasil é mole fazer o que quiser. Eles chegam com o ar de quem não querem nada, e como vê que esse país pode se fazer o que quiser, aí…

  • luiz

    Voce tem toda razão nas suas ´palavras. E o pior, é que vão demitir esse mesmo pessoal simpático da webjet e ficar com essa "malas" da Gol, ou seja, os serviços continuarão como vc descreveu!!!

  • luiz

    Não cara!!! Vão devolver os aviões da webjet;vão desempregar todos funcionários e tripulação. O CADE conseguiu o que queria!! Eles só querem os slot""!!

  • luiz

    Tinha comprado 737-800 e encomendado mais, só que agora já estão devolvendo, todos eles.

  • luiz

    Voce deve ser de classe alta!! Vai de Tam! Agora, cuidade que às vezes eles costumam cair!!!

  • luiz

    Concordo tambem com vc! Estão pensando que o Brasil está nadando em riqueza! Já,já, a crise que está no momento na Europa, já está caminhando pra cá. É só uma questão de tempo!! Aí não teremos mais os aeroportos cheios, com imensas filas, etc… Claro!! O povinho voltará a andar de busão! É isso que os governantes querem. Esconder a pobre infra-estrutura deste país! É uma vergonha nacional!!

  • luiz

    Agorta ´pede ao seu patrão para pagar Tam! Ele deve ter dinheiro!!!

  • luiz

    Somos um povo ignorante, merecemos o que temos, não sabemos votar, e o país vai de acordo com o seu povo! Quem tem dinheiro vai voltar a andar de avião, e quem não tem vai de ônibus com era anteriormente. Foi um sonho que já acordamos dele. Tenho vergonha de pertencer a um país que só pensa na classe A. E pensar que a classe D já andou de avião!! Daqui há uns 10 anos, ninguém vai acreditar quando falar que era pobre, e mesmo assim, viajou de avião. Isso se deu graças a WEBJET. Com todos os seus defeitos, mas foi um divisor de águas no tempo da aviação. Podes crer!!!

  • Nathália Ba&e

    Realmente foi muito boa..Sempre vi pessoas reclamando da Webjet..mais eu comprava passagens atravez dela pelo menos 1 vez por mês nos ultimos 8 meses…e não tenho do que reclamar! Lembro uma vez que estava chegando em BH e o comandante disse: "Boa Tarde, sou o Fulano, comandante dessa aeronave…e gostaria de dar as boas vindas a vocês que chegam em BH. A temperatura agora esta 17º, um pouquinho frio mais nada que uma comidinha mineira quentinha não resolva."

    Eu ri bastante e achei aquilo o máximo. Mais infelizmente esse prazer pelo visto…não teremos mais!

  • Luís Guilherm

    Corrigindo:

    Começamos o ano com 7 empresas aéreas:

    – Avianca

    – Azul

    – Gol

    – Passaredo

    – TAM

    – Trip

    – Webjet

    Terminamos com 4:

    – Avianca

    – Azul Trip

    – Gol

    – TAM

  • Guilherme

    Alex Freitas, discordo apenas quando você diz que brasileiro não rasga dinheiro. O brasileiro médio gosta de mostrar status e acha que voar numa cia. aérea pagando mais caro o torna superior! É a mesma história de carro caro (e tosco) = "status"! A estupidez reina por aqui…

  • danilo nelson silva

    olha estou vendo ,todos reclamar eu sei que viajar é uma nessecidade de todos ,só tem um jeito de fazer esses mercenarios da viação chegar em um acordo [passagem mais barata] é meter o pau em todos os veiculo de comunicação e paginas social esse negoçio de dizer que o serviço desses gigante da viação é melhor ,porque só porque serve meio copo de coca cola e um paozinho com metade de mortandela se liga WEBJET JÁ

  • Zcarias

    Não quero atirar pedras, mas acredito que seja tudo para monopolizar o mercado aerio brasileiro.

    ja voei com a Gol e com a Webjet, pra falar a verdade a Gol é bem salgada nas tarifas, diferente da Webjet. Fico triste pois pela vanda pois era uma empresa que mesmo não oferecendo o melhor serviço compensava nos preços.

    Agora resta saber vão faser promoções?.

  • Renato Medeiros

    Parabéns pela excelente matéria.

    Triste é ler o que o pessoal comentou aí em cima nos comentários.

    Gente que dependia e muito da Webjet para vôos de final de semana, pagando 70 reais o trecho. Agora pagando DUZENTOS reais.

    ;(

  • Jussa Trindade

    Lamentável o fim da webjet,mais que vender mais passagens a custa acessível a todos,tendo reflexão mais profunda a referida empresa realizava um valioso papel social,pois é descabido o elevado valor que temos que pagar nas outras empresas para realizar viagens nacionais e de curto período.Para pessoas que, assim como eu, moram distante de sua família, por tal motivo, tenta encontrar em dias escassos o tempinho como:natal,fim de ano,ou até mesmo um acontecimento familiar o qual tenhamos que estar presente pagar R$ 800,00 /950,00/1000,00 fato este que não ocorria com a WEB.A empresa que agora se finda não visava lucros colossais,ela atendia a real necessidade da sociedade no todo.Assim como tudo nesse país ainda não compreendi o alto custo das passagens, se a web tinha capacidade de nos ofertar preços acessíveis as demais também tem.Parabéns a webjet,certamente deixará muita saudade!

  • Jussa Trindade

    Lamentável o fim da webjet,mais que vender passagens a custo acessível a todos,tendo reflexão mais profunda a referida empresa realizava um valioso papel social,pois é descabido o elevado valor que temos que pagar nas outras empresas para realizar viagens nacionais e de curto período.Para pessoas,assim como eu, que moram distante da família que tenta encontrar em dias escassos o tempinho como:natal,fim de ano,ou até mesmo um acontecimento familiar que tenhamos que estar presente pagar R$ 800,00 /950,00/1000,00 fato este que não ocorria com a WEB.A empresa que agora se finda não visava lucros colossais,ela atendia a real necessidade da sociedade no todo.Assim como tudo nesse país ainda não compreendi o alto custo das passagens, se a web tinha capacidade de nos ofertar preços acessíveis as demais também tem.Parabéns a webjet,certamente deixará muita saudade!