União Europeia anuncia que vai cobrar taxa de 5 euros de turistas estrangeiros

Thayana Alvarenga 1 · dezembro · 2016

A Europa confirmou que vai aumentar o controle na entrada dos turistas, inclusive dos brasileiros, em breve. A principal mudança será  a criação do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). A expectativa é que ele seja semelhante ao ESTA adotado pelo governo americano, composto por um formulário online a ser preenchido antes da viagem.

A boa notícia é que o valor da taxa que será criada com o novo sistema não será de 50 euros, como chegou a ser estudado e divulgado pela impresa europeia em setembro, mas apenas de 5 euros, algo que gira em torno de R$ 18.

O novo procedimento faz parte do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, válido para qualquer viajante isento da obrigação de visto. Para embarcar, o passageiro vai precisar ter preenchido um formulário online com informações pessoais e ter pago a respectiva taxa. Neste formulário serão feitas perguntas como emprego, grau de escolaridade, entre outras.

“A autorização, cujo pedido não levará mais de dez minutos a preencher e que necessita unicamente de um documento de viagem válido, será válida por cinco anos e pode ser utilizada para várias viagens. Uma taxa de tratamento do pedido de apenas 5 EUR será aplicada a todos os requerentes com mais de 18 anos”, diz o comunicado da UE.

A previsão é que este novo sistema entre em vigor apenas em 2019, até lá não estão previstas mudanças na entrada dos passageiros no espaço Schengen. O objetivo principal do novo procedimento é aumentar o controle em fronteiras europeias, assim evitando possíveis imigrações clandestinas ou problemas ainda maiores, como de terrorismo e coisas assim.

Leia o comunicado oficial no site da Comissão Europeia.

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Alberto Kiess

    Justo! Infelizmente o controle precisa ser mais rigoroso, por diversos fatores, mas o preço é justo, não há motivos para pensarmos o contrário.

  • Rodrigo Aguiar

    Reciprocidade Brasil?

    • Leandro Godinho

      Não acho necessário. Eles têm um problema sério com imigração ilegal e terrorismo, enquanto nós não passamos por isso. Fazer algo parecido apenas por birra não faz sentido.

  • Leandro SSA

    Acho bastante justo. O preço não é extorsivo e, de fato, acho que o controle de entrada na União Européia tem que ser mais rigoroso, assim como eh nos EUA. Acredito que o preenchimento prévio das informações de viagem também permitirá uma agilidade no processo de imigração, reduzindo as filas.