Seguro médico dos cartões MasterCard passa a cobrir doenças preexistentes

Thayana Alvarenga 3 · fevereiro · 2016

A MasterCard começou o ano de 2016 com novidades para seus clientes. Desde 1° de janeiro algumas mudanças nos serviços de assistências e seguros dos cartões de crédito Platinum e Black. A novidade é que agora o seguro de emergências médicas em viagens passa a cobrir casos de doenças preexistentes. Isso significa que os beneficiários do seguro podem se beneficiar do seguro fora do país com assistência médica para uma doença diagnosticada antes da viagem.

Formalmente, a condição preexistente é dividida entre lesão e enfermidade. No caso da lesão, é uma doença para a qual um médico tenha recomendado ou prestado cuidados, tratamento, aconselhamento ou que tenha se manifestado ou sido contraída antes do início da viagem coberta. Já a enfermidade é uma condição ocorrida durante o período de 90 dias anteriores ao início da viagem coberta, quando o tratamento foi procurado e recomendado por um médico licenciado e para a qual haja sintomas, levando a pessoa a buscar diagnóstico, cuidado ou tratamento. Lembrando que uma doença médica não é considerada preexistente se for controlada, ou seja, não apresentando sintomas ou exigindo ajuste do tratamento ou medicação.

Os portadores dos cartões Platinum e Black da MasterCard continuam a ter os demais benefícios de assistência médica em viagens. Ela fornece despesas médicas, transporte médico de emergência, repatriação de restos mortais, retorno de dependentes e idosos, viagem de emergência de membro da família, entre outros.

Cobertura cartões MasterCard Platinum

As despesas médicas estão cobertas até o valor máximo de USD 25.000 por pessoa, incluindo cônjuge/companheiro e filhos dependentes, viajando juntos ou separados. A remoção médica de emergência/repatriação cobre até USD 50.000, além de custos de viagem de membro de família em situações de emergência, com passagem de ida e volta de classe econômica, mais USD 150 por dia por até cinco dias. Já a cobertura para retorno de filhos dependentes/pessoa idosa chega a USD 10.000. A repatriação de restos mortais é coberto em até USD 25.000.

Cobertura cartões MasterCard Black

As despesas médicas estão cobertas até o valor máximo de USD 150.000 por pessoa, incluindo cônjuge/companheiro e filhos dependentes, viajando juntos ou separados. A remoção médica de emergência/repatriação cobre até USD 100.000, além de um benefício em dinheiro para paciente internado de até USD 200 por dia por até 30 dias. Passagem de retorno para o país de origem de até USD 7.500 para em Primeira Classe. Convalescença em hotel até USD 250 por dia por até 5 dias e custos de viagem de membro da família em situações de emergência de até USD 7.500 para passagem de ida e volta e USD 250 por dia por até 5 dias. Tem ainda retorno de filhos dependentes/pessoa idosa até USD 25.000 e tarifas de hospedagem/canil para animais de estimação de até USD 500. Repatriação de restos mortais até USD 100.000. Perdas cobertas causadas ou resultantes de atos de terrorismo não estão excluídas.

Como ativar a cobertura

A cobertura é fornecida automaticamente quando o custo total da passagem de uma empresa de transporte comercial for cobrado do seu cartão MasterCard Platinum ou Black qualificados, e/ou adquirida com pontos ou milhas ganhos em um programa de recompensas associado ao seu cartão. As viagens estão cobertas por um período máximo de 60 dias consecutivos no caso dos cartões Black e no máximo 31 dias consecutivos para cartões Platinum. Não há limites para o número de viagens.

Mais informações, na página de seguros dos cartões MasterCard Black e MasterCard Platinum.

Dica enviada pelas leitoras Neusa Soares e Laryssa Cardoso.

Já usou o seguro de viagem dos cartões Mastercard? Conte nos comentários como foi sua experiência!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Renata Leandro

    Alguem sabe dizer, se este seguro serve para viagens a Europa?

    • Jose

      Você deve emitir a Carta Schengen (seguro e levar consigo). No Master Black é gratuito, desde que você tenha comprado a viagem com ele ou pago com milhas geradas por ele (pago a taxa de embarque com ele). Baita benefício! Ler o prospecto dele pra ver ver as coberturas e elegibilidades.

    • Rodrigo Godoy

      Serve sim.

      • Alberto

        Serve para a Asia?

        • Deyvisson F. R. Almeida

          Claro, mundo inteiro.

          • Alberto

            Vou para Tailândia e Singapura semana que vem. Emiti os bilhetes de ida pelo Tam Fidelidade e a volta pelo Smiles. As taxas foram pagas com o Visa Infinite. Ocorre que na fatura do Cartão não vem especificado “taxas” e sim TAM e GOL. Será que pode dar algum problema caso seja necessário acionar o seguro do Cartão?

          • Deyvisson F. R. Almeida

            Não, pode viajar sossegado. Aproveite bem!!

    • Sim!

    • Renato Monteiro Barbosa

      Sim, certeza, carta Schengen. É bom verificar os países do tratado, San Marino e Mônaco creio que não estão

  • Karen Ka

    Será que o visa Platinum também adotará a mesma política?

  • Marcelo Berto

    Se eu comprar uma passagem para mim e para minha namorada no meu Platinum, Ela teria direito ao seguro também?

    • Gustavo Machado Sousa

      Não, @marc@marceloberto:disqus. Eu já utilizei, e li todo o regulamento antes. A namorada não está coberta. Apenas esposa e filhos, desde que a passagem do beneficiário também tenha sido paga integralmente no cartão segurado.

      • Marcelo Berto

        Obrigado pelo esclarecimento, perguntei pq ela possui um adicional do meu cartão!!!!!!
        Mas na hora fiz o pagamento no meu apenas.

    • Renato Monteiro Barbosa

      Dica: Faça um cartão adicional para sua namorada e compre a passagem dela no cartão dela. Normalmente os cartões adicionais do Platinum são free. E com isso você evita problemas de titularidade do seguro.

    • André Felipe

      Não, só quando a referida mudar de status para esposa.

    • Bya Amorim

      Casa com ela no civil e fica tudo resolvido!! hahahahaha

    • Felipe

      No documento/certificado do MasterSeguro de Viagens está descrito:
      “Portador do Cartão MasterCard® Platinum, seu cônjuge (ou companheiro/a) e filhos dependentes (viajando juntos ou separados) podem se beneficiar do seguro de acidente em viagens realizadas mundialmente por meio de uma empresa de transporte comercial para: morte […]”

  • Maikon

    Tenho uma viajem marcada para Hungria em Outubro
    eu já posso fazer o seguro,o meu cartão é Platinum.

  • Jorge Leite

    Alguém poderia esclarecer – “adquirida com pontos ou milhas ganhos em um programa de recompensas associado ao seu cartão”. E quanto eu mando para o programa de milhagens diversos pontos de diversos cartões de bandeiras diferentes, e além disso compro pontos. Qualquer milheiro sabe que é praticamente impossível rastrear a origem de cada milha depois que ela chega dentro do programa de milhagem. E aí? Basta que eu já tenha mandado milhas para habilitar a cobertura? Muito mais clara é a condição do Visa Infinite “as passagens internacionais foram compradas por resgate de pontos de um programa de delidade, des- de que as taxas de embarque e os possíveis impostos tenham sido pagos com um CARTÃO VISA;”

    • maria lucia

      A regra que você mencionou para o Visa é exatamente a mesma para o Mastercard – passagem comprada com milhas receberá a cobertura desde que a parte paga (taxas e impostos) tenha sido feita com o cartão.

      • Jorge Leite

        Não é não. São regras diferentes. Vejas:

        MasterCard – “ou adquirida com pontos ou milhas ganhos em um programa de recompensas associado ao seu cartão”

        Visa – “desde que as taxas de embarque e os possíveis impostos tenham sido pagos com o cartão”

        • Lidiane Mesquita

          O que habilita a cobertura é o pagamento das taxas com o MasterCard.

          • Deyvisson F. R. Almeida

            Mas isto está meio obscuro no textodas regras, isto que ele quis dizer.

          • Lidiane Mesquita

            Sim, mas a resposta pra pergunta dele é essa.

          • Jorge Leite

            Por que afirma com tamanha convicção? Desculpa, mas a redação é extremamente ambígua. Em despesas pequenas não duvido que fique por isso mesmo (simples prova do pagamento das taxas de embarque), mas em despesas enormes (UTI etc) tenho sérias dúvidas se a cobertura ocorrerá dessa forma.

            Adendo: no certificado expedido pela Mastercard Black não há dúvidas. Basta pagar com milhas. Vide: http://www.mastercard.com/br/black/downloads/MBSCSP-0377_certificado_Seguro_Emergencias_Medicas_PT_ENG.pdf

            “Se a passagem for adquirida pelo programa de fidelização (milhas aéreas, por exemplo), o benefício será válido quando a taxa de embarque for paga com o Cartão MasterCard Black ou com pontos do programa de fidelização, se assim for possível.”

            Então, no meu caso (master black), estou tranquilo.

          • Lidiane Mesquita

            “Para Obter Cobertura:

            A cobertura é fornecida automaticamente quando o custo total da passagem de uma Empresa de

            Transporte Comum for cobrado do seu cartão MasterCard Platinum™ qualificado; e/ou adquirida

            com pontos ganhos em um Programa de Recompensas associado ao seu cartão (isto é, pontos

            de milhas por viagens). Para que um portador de cartão possa se qualificar para a cobertura, ele

            deve pagar todos os impostos, custos de envio e manuseio relacionados e quaisquer outras

            taxas exigidas pelo seu cartão MasterCard PlatinumTM qualificado.”

            Pontos ganhos em programa associado ao cartão, ou seja, não é necessário que todas as milhas sejam provenientes do cartão, mas que seja um programa para o qual vc transfere as milhas do seu cartão.

            E pagar as taxas de embarque.

          • Renato Monteiro Barbosa

            Lidiane, o visa deixa isso bem claro, já o regulamento do MasterCard não deixa não

          • Lidiane Mesquita

            Sim, mas é assim que funciona.

        • Necy Corsino

          No meu entender é muito arriscado comprar as passagens com milhas, pagar a taxa de embarque com o Master e ir confiando só no Seguro oferecido pelo Cartão! Está muito claro no guia de benefícios que o programa de milhas têm que estar associado ao cartão de crédito, mas como provar? Na dúvida, recomendo, e é como eu faço, quando comprar com milhas, usar o Visa para pagar a taxa de embarque já que a redação do Visa é clara e a do Master é bem obscura… Isso pode ser facilmente discutido judicialmente, mas quem será que ganha?!?!?!? O ideal seria a opinião de alguém que já tenha utilizado o Seguro do Master pagando a passagem com milhas.

    • Gustavo Machado Sousa

      Boa pergunta, caro Jorge. Eu comprei passagem de FOR-MIA, utilizei pontos tam fidelidade, mas paguei as taxas de embarque com meu SMILES MASTER PLATINUM. Vou me informar com a Master se o fato de pagar as taxas de embarque com Master, em um bilhete emitido com milhas, garante o seguro.

      • Roberto Guedes

        Muito pertinente, pois a facilidade de comprar passagens internacionais por milhas é grande, então, uma vez que passa-se, por exemplo o SMILES MASTERCARD PLATINUM (para as taxas), já estou incluído nesses seguros (que geralmente são obrigatórios/aconselháveis)?

      • Lidiane Mesquita

        Garante sim

    • Charles Barros

      Não importa de onde vieram os pontos/milhas. O seguro está unicamente vinculado ao pagamento da taxa de embarque com o Platinum ou Black.

  • Marco Pacheco

    O seguro é automático. Apenas solicite a apólice para ter documento a apresentar no controle de passaporte. Enviam pro teu email na mesma hora.

    • Rafael

      É automático? Mesmo que eu compre a passagem com outro cartão?

  • Cesar aug

    Comprei uma passagem com credicard platinum Mastercard, posteriormente cancelei esse cartão antes da viagem. Entretanto continuo sendo associado Mastercard através de um segundo cartão, itaucard platinum. Neste caso eu continuaía coberto pelo seguro quando ocorrer a tal viagem?

    • Charles Barros

      O seguro está vinculado à compra de passagem ou pagamento de taxa de embarque quando o bilhete for adquirido por pontos/milhas. No seu caso, não terá direito ao seguro, pois o cartão que originou a compra não mais está ativo. De nada adianta ter outros cartões, mesmo que Black quando o pagamento foi efetuado por um plástico cancelado.

      • Cesar aug

        Agradeço a sua resposta, provavelmente essa seria a resposta da bandeira, mas acredito que cabe discussão.

        Veja que a Mastercard é responsável pelo benefício e não a a adminiatradora do cartão. De qualquer forma espero não precisar usar esse seguro-saúde…

  • jussara

    Já utilizei o serviço da master card em Orlando, sem problemas. Que bom que terá mais cobertura

  • Necy Corsino

    Será que o Melhores Destinos não poderia conseguir o Processo Susep do Seguro Viagem novo da Mastercard e disponibilizar para nós?

  • Renato Monteiro Barbosa

    Rafael. Não, precisa ser com o cartão comprado para poder usufruir do seguro…. E sim para “enganar” as autoridades da comunidade Europeia.
    Você pode solicitar a carta de seguro Schengen sem nem ter comprado passagens, inclusive pode apresenta-la na alfandega caso solicitado na Europa. Contudo caso ocorra algum problema e você necessite do seguro, a operadora do cartão confere imediatamente se tem alguma passagem ou milhagem suficiente para uma troca na sua fatura.

    Já fiz isso quando precisei ficar 2 dias na europa e não queria comprar um seguro, corri o risco da necessidade, mas imprimi a carta para me liberarem na “alfandega”. Iria para um pais fora do acordo Schengen, mas aproveitei a escala para passear na europa.

  • Renato Monteiro Barbosa

    Necy, a coisa é um pouco mais complicada.
    Fucniona da seguinte forma (experiencia com o Visa Platinum), você liga para central, ela te encaminha a um médico e ou hospital, você paga todas as despesas e o que precisar, quando chegar no Brasil, você apresenta as despesas e eles te reembolsam…
    Para o reembolso você tem que provar que pagou as passagens e anexar todos os documentos que confirmem o pagamento e vinculo dos tickets com a compra. Além de todos os recibos detalhados das despesas… é literalmente um parto como todos os seguros…. mas no meu caso foram coisas simples e consegui o estorno das despesas. Não paguei nada em espécie, tudo no cartão…talvez isso tenha sido um facilitador.

    • Necy Corsino

      A questão que coloquei é somente sobre o fato de se comprando a passagem usando milhas vc tem direito ou não ao Seguro quando paga a taxa de embarque usando o Mastercard. No Visa, a situação é clara, no Master, aí ela é obscura…
      Seria quase impossível comprovar que as milhas que compraram a passagem vieram do Cartão Mastercard, assim, não daria para pedir o reembolso dos gastos médicos. Só se vc comprou a passagem diretamente do programa de fidelidade do Cartão, aí fica mais fácil comprovar. Se vc transferiu para um programa de milhagem de companhia aérea… Aí já era!

    • Renato Monteiro Barbosa

      Lendo o guia de beneficios da Mastercard achei algo bem interessante que a Visa não tem no quesito Assistencia Medica :
      Serviços sem desembolso de dinheiro: Os pagamentos para todas as Despesas Médicas e Evacuações Médicas de Emergência podem ser concluídos “Sem Desembolso de
      Dinheiro”, se a MasterCard for notificada no ponto de serviço, o que significa que a MasterCard poderá entrar em contato com o Hospital ou a clínica diretamente e processar o pagamento sem a necessidade de qualquer desembolso por parte do portador de cartão.

      Vale a pena a leitura: http://www.mastercard.com/sam/wce/PDF/Guia_de_Beneficios-Platinum-2016.pdf

    • Cassio R Eskelsen

      Dependendo do caso eles pagam direto para o hospital (foi a minha situação) mas é importante que:

      a) o Hospital aceite a garantia de pagamento da operadora
      b) você tenha como enviar por email a comprovação de que pagou as passagens com o cartão (no meu caso eu mandei a fatura)
      c) se o acidentado não for o titular do cartão você tem que enviar o documento que comprove a relação. No nosso caso o cartão era o meu e foi minha mulher que se acidentou, portanto mandei a certidão de casamento.

  • Silvia Rodrigues

    Já usei este seguro duas vezes e fiquei extremamente satisfeita. Aconselho fortemente a só comprar passagens pelo master card para ter o direito.

    • Danielle Lima

      Como fez para utilizar Silvia? Tenho o mastercard black e o visa platinum. Muitas vezes fico na dúvida se compro a passagem com um ou outro, pois não sei – se precisar usar a assistência médica – qual deles oferece maior praticidade.

  • André Felipe

    Eu não entendi “adquirida com pontos ou milhas ganhos em um programa de recompensas associado ao seu cartão,” na descrição do Black. Tem como exemplificar?

    • Necy Corsino

      Seria, por exemplo, vc ter um cartão Mastercard do Bradesco e usar diretamente o Bradesco Fidelidade para comprar sua passagem usando os pontos do programa. O problema é que a quantidade de pontos para se comprar uma passagem no Bradesco Fidelidade, por exemplo, é absurda!!

    • Charles Barros

      O que importa para o seguro é o pagamento da taxa de embarque com o cartão de crédito – não importa se foi por milhas ou pontos.

  • Bya Amorim

    Piada! Recebi este mail informando que ” Agora seu Seguro de Emergências Médicas em Viagens passa a cobrir também casos de doenças preexistentes. Ou seja, você estará elegível ao benefício se precisar de assistência médica fora do país para uma doença que já tinha antes de embarcar. ” Porem, HOJE ao emitir o meu seguro Schengen, lá embaixo há a frase: “Expenses relating to any pre-existing conditions are excluded”. Como assim ????

    • Cassio R Eskelsen

      Desencana, essas empresas são grandes, tem toda uma rede de fornecedores envolvida. Pode ser que não tenham atualizado o sistema ainda.

      O papel pré-impresso não vale muita coisa, só serve para a imigração européia ver que você está garantida em 30.000 euros (eles não exigem cobertura de pré-existentes).
      Quando você for acionar o seguro (espero que não seja necessário), eles irão verificar todas as garantias a que você tem direito 🙂

      • Bya Amorim

        Justamente por serem grandes, deveriam ter esse cuidado..Afinal o diabo esta nos detalhes. Mas ja enviei um mail direto para eles e eles acabaram de me responder informando que irao me contactar. 😉

      • Bya Amorim

        Detalhe: Nao tenho nenhuma doenca pre-existente. Mas ja que eles contam aos 4 ventos sobre essa mudanca, mandaram um mail diretamente para todos os seus clientes ressaltando essa alteracao em letras garrafais, como assim nao alteraram onde é mais importante???? Para mim , isso nao foi bacana para aqueles que tem essas doencas…Pois no final das contas, o que vale é o que esta no papel. 😉

  • Marcelo Berto

    Ela possui um adicional do meu cartão, só que no momento da compra das passagens efetuei o pagamento no meu cartão!!!!!!
    BUG AA
    Mas sempre faço seguro por fora, nunca utilizei do cartão!!!!!!

  • Cassio R Eskelsen

    No Platinum também é gratuito.

  • Cassio R Eskelsen

    Eu usei ano passado, ou melhor, minha esposa usou. Vou fazer um breve relato pois tem detalhes importantes para quem for usar.
    Ela quebrou a perna na Turquia,precisou passar por uma cirurgia para colocação de placa e pinos.
    Como ela foi levada de ambulância não deu nem tempo de ligar para o seguro antes. Liguei para o seguro já do hospital e eles abriram um procedimento. Me solicitaram os seguintes documentos: comprovante da passagem paga com o cartão (no caso a fatura do cartão de crédito), certidão de casamento e foto do passaporte com o carimbo da imigração turca. Por sorte eu tenho todos documentos escaneados no evernote, então mandei tudo por email para eles.
    Quem cuida disso não é a Master e sim uma contratada, a axa-assistance.com.br . A Axa entrou em contato com o parceiro na Turquia que verificou com o Hospital se eles aceitariam a garantia de pagamento deles.
    Como eu tinha todos documentos pedidos E o hospital aceitava a garantia então não precisamos pagar nenhum centavo para o hospital (e olha que a conta deve ter sido alta). Caso contrário, teríamos que pagar do bolso para ter reembolso no Brasil.

    Eles haviam autorizado a remoção dela para o Brasil em vôo executivo mas só pagariam para ela e como não teríamos a garantia de que eu conseguiria o mesmo vôo marcado por eles minha esposa ficou insegura de não ter um apoio durante a viagem e acabou declinando desse benefício. E olha que ofereceram todo suporte desde a cidade onde estávamos até a “entrega” dela aqui em casa.

    Estávamos no meio da viagem (foi uma roadtrip por toda a Turquia) e acabamos seguindo viagem. Sempre que podíamos alugávamos uma cadeira de rodas para ela aproveitar as atrações também.

    Na véspera do embarque soubemos que a Cia aérea exigia um atestado de que ela poderia viajar. Ai foi um corre-corre mas a Axa indicou (e pagou) um médico em Istanbul para fazer a avaliação dela.

    No fim deu tudo certo e não tenho do que reclamar. Aliás, só tenho elogios para o suporte deles!

  • Renato Monteiro Barbosa

    ArVerdade Necy, eu quis dizer resumidamente é que seguro é lindo quando não dá problema, e eles provavelmente vão querer que você prove o vínculo das milhas, empurrando o problema pro usuário e provar que aquelas milhas usadas foram as da transferência do cartão não deve ser nada fácil se você acumula milhas por vários meios. A chance deles negarem é maior do que a facilidade de provar o vínculo.

  • Paulo

    Usou do Mastercard mesmo? Black ou Platinum?

    • Cassio R Eskelsen

      Mastercard Platinum.

      • Paulo

        Show, obrigado pela resposta!

  • Paulo

    Alguém já usou do Amex Gold ou Platinum?

  • Necy Corsino

    Só um detalhe para os desavisados: agora, segundo o que está escrito no novo Guia de Benefícios do Cartão Black, apenas o portador do Cartão tem direito a cobertura das Despesas Médicas e não mais cônjuges e filhos dependentes!! Acho que o MelhoresDestinos podia tirar esta dúvida com o pessoal da Mastercard, pois na Tabela na página 21 do Guia novo consta que somente o Portador do Cartão está coberto nas Despesas Médicas. Se consultarem o Guia antigo, verão que lá constava o Portador do Cartão, o Cônjuge e os Filhos Dependentes na página 19 no tópico correspondente!

    • Cassio R Eskelsen

      Deve ser algum engano pois estou olhando no Guia do cartão platinum e consta que é extensivo (página 15):

      “Quem Está Coberto:
      Portadores do cartão MasterCard Platinum™, seus Cônjuges ou Companheiros(as) e Filhos
      Dependentes, viajando juntos ou separados”

      Considerando que o Black é uma categoria superior duvido que ele daria menos benefícios.

      • Necy Corsino

        No Guia do Platinum não tem a tabela que citei que existe no Guia do Black. Nesta Tabela cita expressamente apenas o Portador do Cartão como sendo o beneficiário no caso de Despesas Médicas. Nas demais coberturas, não há citação de quem seria o beneficiário. Isso gera dúvida. Em outro fórum de viagem foi levantada a hipótese de que esta situação de exclusão seria apenas no caso de doença preexistente, mas não há nada para confirmar tal suposição. Seria necessária uma opinião por escrito da Mastercard ou o acesso ao número do Processo SUSEP que regula este Seguro Viagem novo para tirar esta dúvida, pois aquele que consta no Guia de Benefícios Novo do Black tem data de comercialização de 01/05/2014 (Processo SUSEP nº 15414.900952/2013-63 Versão de Abril de 2014) e lá ainda consta a exclusão de doenças preexistentes. Tendo este número, basta ir no site da SUSEP e acessar o processo e lá tem todos os detalhes oficias do Seguro Viagem.

        • Melina

          Pessoal, uma vez eu li que a cobertura desses seguros de cartões, inclusive o infinite e o Black Mastercard, eram ruins, e desde então sempre contrato seguros a parte. Alguém sabe me Dizer se a cobertura é satisfatória? Mudou?
          Muito obrigada

  • Necy Corsino

    Precisa ser o do processo novo, pois o que consta no Guia do Black novo ainda é o Processo SUSEP antigo no qual consta a exclusão das doenças preexistentes. Este link que vc passou é o do Guia do Platinum, no qual o Processo SUSEP citado, pela data dele, parece ser o antigo tb!

  • Lidiane Mesquita

    É a informação que é passada por telefone, com ligação gravada.

  • Lidiane Mesquita

    Sim, o seguro da Master é como o da maioria das seguradoras, só vai te orientar a pagar para receber reembolso se vc estiver em um local onde eles não tenham convênio, geralmente cidades do interior ou lugares mais afastados. No geral, é ligar pro seguro informar onde está e te informam onde tem que se dirigir, ou dependendo do tipo de doença, enviam alguém.

  • Rondineli Barbosa

    Pessoal comprei uma passagem de ida e volta para Alemanha com meu cartão platinum, mas pretendo visitar também a holanda e a frança, será que o seguro vale pra todos os países mesmo que minha passagem comprada com o platinum só vai até a alemanha?

    • Para todas! Veja no site da Visa/MC que tem em detalhes como funciona.