Seguro de viagem – vale a pena contratar?

Leonardo Marques 07/05/2010 às 8:16h 111

Recentemente recebemos muitas perguntas sobre seguros de viagem e resolvemos fazer um post explicando o que é e como funciona.

O seguro de viagem é um seguro que custa a partir de R$15 e é feito especificamente para cobrir imprevistos durantes viagens, sejam elas nacionais ou internacionais.

A principal cobertura desses seguros são imprevistos relacionado à saúde, mas além de cobrir despesas com problemas de saúde, eles também podem cobrir diversos outros imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem, por exemplo: perda do vôo, perdas de documentos/cartões de crédito e extravio de bagagem.

Em algumas viagens internacionais o seguro viagem é obrigatório e se você chegar ao país destino sem ele terá que retornar ao seu país.

Vale a pena contratar?
Bom, isso é uma questão muito pessoal, mas, se você vai para o exterior sozinho é muito recomendado que você faça um seguro desses. Se você vai acompanhado para o exterior, ainda assim é uma opção bem interessante. Pagar R$90 para ter a garantia que, se você tiver um problema de saúde no exterior, certamente é uma boa opção.
No caso de viagens nacionais, aí já não é algo que digamos que seja necessário, mas como é barato, algo entre R$15 e R$20 alguns gostam de fazer.

Onde posso comprar/contratar seguro viagem?
A maioria das seguradoras permite que a contratação seja feita diretamente pelo site delas. No momento da compra da passagem aérea ou de um pacote, os seguros de viagem também costumam ser oferecidos.

Quanto custa?
O preço vai variar muito dependendo das garantias que você escolher e da duração da viagem. Para dar uma idéia, um plano nacional custa em torno de R$20, para viagens na Amércia do Sul em torno de R$80 e para demais
países algo em torno de R$90.

Quais são as principais empresas que fazem esse seguro?

Assist-Card
Cardinal Assistance
GTA
Mapfre Seguros
Mondial Travel
MIC Brasil
Multinational Underwriters
Travel Ace
Universal Assistance
Vital Card
World Plus

Você já fez uso desses seguros? O que achou? Deixe aí nos comentários a sua opinião/dica.

  • Henrique Garcia

    Léo, a última frase ficou como se fosse link igual ao link anterior :)

    • Leonardo (Melhores D

      Eu tinha esquecido de fechar todos os links das empresas :) … já arrumei, valeu!

  • Francisco

    Leo,

    Gostei da materia sobre seguro viagem, mas acho que deveria especificar o que eles cobrem?

    abs,

    • Mercia Lucena

      Caro Francisco,

      Viagei para USA fiz o seguro com a VITAL CARD -PLANO BASICO:Invalidez perm.total por acid.,Fisioterapia,Assist.Odontologica,Seguro Bagagem,Adiantamento p/Assis.Juridica,Assist. medica acidente/doença,Despesa Farmaceutica,Remoçao Hspitalar,Repatriaçao Funeraria e etc…
      Citei alguns itens.
      Vale a pena fazer o seguro,paguei U$ 95,00(por 27 dias).
      Graças a DEUS nao precisei usa-lo.
      Espero ter te ajudado,um abraço.

      • HENRIQUE

        A frase final: "Espero ter te ajudado, um abraço.", é típica de quem trabalha em empresa. Ou seja, suspeito fortemente que tu trabalhe na VITAL CARD.

  • Adriana

    É importante dizer que quem compra passagens, pacotes, hotéis com cartões de crédito tem seguro gratuito dependendo do cartão, inclusive para a Europa onde é obrigatório.

    • Hamilton Vaz Santos

      Boa dica, Adriana. Vou verificar se o meu cartão oferece o seguro grátis.

    • edvaldo

      É verdade.
      Quem tem conta no itau personalitte tem este beneficio, mas somente se comprou sua passagem com o cartão de crédito deles.

  • Marcos

    O seguro é tudo de bom, principalmente pra quem não tem plano de saúde, eu mesmo fiz uma viagem e lá fiquei doente (uma tal virose me pegou), o seguro que eu tinha pago custou R$ 17,00 e no entanto eu fui pra um hospital particular, tomei medicação fiquei internado e ainda por cima eles me reembolsaram o valor que gastei com medicamentos (R$ 90,00). Resumindo não saía de casa sem um seguro de viagem.

    • Kátia

      Qual foi o seguro que vc contratou Marcos?

    • marisol salles

      Marcos, que seguro foi esse, pode me dizer? Estou indo com minha filha de 10 anos à Disney e quero fazer um!
      Grata,
      Mari

  • Tati Navarro

    Leo,

    não esqueça que dependendo do tipo de cartão de crédito internacional o seguro já faz parte do pacote de serviços. O meu tem cobertura de 30.000 Euros e um monte de outras coisas. Por isso se vc tiver um cartão (que é obrigatório na entrada de alguns países) antes de contratar um seguro verifique sua cobertura e etc. No meu caso não precisei contratar e nem ligar para ativar esse serviço no Bradesco, porém meu namorado precisou ativar e pagar uma taxa de 5 reais, e mesmo assim fez um seguro pois o do cartão dele cobria apenas 500 dolares.

    • fabio

      eu pago o valor total da passagem com meu cartão e automaticamente eu recebo em meu email ou minha casa algum comprovante de seguro de viagem? eu devo entrar em contato com meu banco ou com o atendimento da visa, que no caso é o meu cartão?

  • Maria Emília

    Eu e meu marido viajamos para a Europa (pacote turístico de 19 dias), e a operadora disse que o seguro ficava por 400,00 reais. Achei caro e nos arriscamos a viajar sem ele. Pelos comentários acima, o seguro está bem mais em conta.

  • Tiago Moreira

    Olá… estou indo agora em Junho para os EUA em férias. Lá o seguro é obrigatório? Vou eu, minha esposa e minha filha (9 meses). Algum detalhe quanto ao fato de levar o bebê? (seguro mais caro, não pode, alguma coisa assim?)

  • Lucilene Castro

    Eu e meu marido passamos 1 mês na Europa no final do ano passado e contratamos o seguro GTA. Mas graças a Deus não precisamos utilizar, então não tenho como dizer se é bom ou não.

  • Diana

    Ah eu fui sozinha para Nova Zelandia, seguro obrigatório também, foi mais caro que os comentários acima, porque eu pratico esportes e queria um com cobertura extra, mesmo cobrindo qualquer acidente com mergulho e esportes radicais, por 40 dias paguei uns R$ 380,00.
    Me lembro que na época um seguro mais básico era por R$120,00.
    Não precisei usa-lo mas me senti bem segura pra fazer tudo o que queria lá sem me preocupar, especialmente quando o voo atrasou mais de 6 horas na volta e perdi a conexão na Argentina, a companhia aerea pagou as diferenças, porém se eu tivesse tido algum gasto pelo menos poderia ter tido reembolso.

    • julie

      Qual a companhia?

  • Pablo

    Olá, Gostaria de saber com que empresa vc fez o seguro, ja que , pelo que parece, vc ficou satisfeito com o atendimento…

  • Plinio

    Pessoal,

    Minha irmã certa vez foi para os Estados Unidos e pegou uma virose, nada demais. Contudo, como ela não melhorava tivemos que levar ao médico. Moral da história. Mil dólares a conta para ele prescrever uma medicação, pois lá é tudo controlado.

    Na Europa, caso você seja pego sem seguro, muito provavelmente eles mandam a pessoa de volta.

  • Pablo

    Gostaria que o "melhores destinos" fizesse uma comparaçao de custo- beneficio de varias seguradoras,pois andei pesquisando e cada uma tem outros criterios;fica dificil fazer uma comparaçao…Obrigado

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Pablo, a idéia era essa, mas como o preço depende muito do que você vai escolher acaba ficando complicado de comparar.

  • Gustavo Pereira

    Olá.

    Fui para os EUA agora no mês de abril, fiquei 21 dias em NY. Como foi uma viagem de última hora mesmo, pois soube que ia viajar poucas horas antes de embarcar, pensei em não fazer o seguro, sempre fazia, nunca utilizava. Mas por via das dúvidas, resolvi fazer de última hora o da Mondial Travel, que é o que sempre faço nas minhas viagens e além disso, no twitter deles ou pelas newletter, sempre chegam códigos de desconto. Paguei em torno de R$180,00 por 21 dias. Cheguei nos EUA por Miami, e em todas as minhas visitas, nunca fui cobrado pela imigração um seguro. Dessa vez também não… Aluguei um carro e fui de Miami até NY dirigindo, 40 horas depois estava lá. No dia seguinte, comecei a sentir uma forte dor no meu pé esquerdo, aguentei a dor 2 dias sem que eu entrasse em contato com o seguro, no terceiro dia resolvi entrar em contato e eles me encaminharam para um hospital. O atendimento foi maravilhoso, fiz todos os exames necessários e fui medicado, dois dias depois já estava melhor. Alguns dias se passaram, e comecei a sentir uma dor na garganta, evoluiu para uma febre e com o passar dos dias fui piorando. Entrei em contato com o seguro e eles enviaram um médico até o hotel, fui medicado com um remédio que custou $90 dólares. Três dias depois os sintomas não passaram e como o médico tinha me dado um prazo de 48horas pra que a febre passasse, resolvi entrar novamente em conto com o seguro, eles me encaminharam para um outro hospital bem próximo ao hotel. Cheguei por volta das 23hs e só saí às 08 da manhã, depois de fazer 8 tipos de exames de sangue, raio-x pulmonar e até ressonância magnética eles fizeram devido a forte dor de cabeça que eu sentia. Pela manhã antes de ser liberado, ainda recebi uma alimentação. No final soube que iria ser restituído pelos valores pagos dos medicamentos. Resumindo: NUNCA MAIS VIAJO SEM SEGURO!!

    • Camille Panzera

      Nossa, bem interessante. Taí um exemplo pra quem queria saber se o seguro pode ser útil ou não.
      Muito bom o serviço da empresa, hein?

    • Hamilton Vaz Santos

      Concordo com você, Gustavo. Seguro é para uma eventualidade. Se precisarmos, ele será usado. Se não precisarmos, devemos dar graças a DEUS.
      E, dependendo da cobertura que queremos, ele não encarece muito a viagem. E o custo-benefício é enorme.

    • RAFAEL

      E então, foi ressarcido? Esta é minha dúvida, vou para NY semana que vem e minha irmã e cunhado já contrataram pela Mondial. Quero saber se o esquema de seguros funciona de verdade. Tenho seguro pelo cartão AMEX mas queria contratar este suplementar.

  • Luiz Henrique

    Achei a materia interessante e oportuna. Infelizmente não tive o atendimento prometido quando necessitei usar o seguro de saude (adquirido no Brasil) nos Estados Unidos. Pessimo, depois de varias tentativas por fone, tive que pagar por um atendimento senão não teria meu problema atendido. Depois desta experiencia nunca mais fiz seguro em minhas viagens ao exterior e não recomendo para ninguem. Na hora de comprar é uma maravilha, porem quando voce realmente precisa e esta longe de seu pais, ninguem de acolhe. Fiquem atentos!!!

    • Mariana Dias

      Luiz Henrique,

      diga qual foi a empresa que você contratou, pra deixar claro para nós não cairmos no mesmo problema!

    • Pablo

      Com que seguradora vc fez o seguro? e importante saber , para nao fazer com eles, pois algumas sao boas.

    • Hamilton Vaz Santos

      O Gustavo, num post acima, usou a Mondial Travel e foi muito bem atendido. Já nos deu uma dica(boa) importante.
      Eu acho que você também poderia nos dar uma dica(ruim) também.
      Qual foi a operadora que você usou e foi tão mal atendido assim ???

  • Alber Souza

    Muito legal os esclarecimentos… Parabéns pelas postagens!

  • Cristiano

    Viajar sem seguro é uma extrema burrice…

    • hi9797

      aff, pagar 60 dolares eh que eh

      • HENRIQUE

        Se tu quer ir para o exterior e não pode gastar 60 dólares, é porque o mais longe que tu pode ir deve ser a parada de ônibus da esquina da tua casa.

  • Hamilton Vaz Santos

    Todo seguro é importante, seja ele qual for. Nós devemos SEMPRE dar graças a DEUS por não precisarmos utilizá-lo.
    Mas, numa eventualidade, se precisarmos utilizá-lo, ele está lá. E, dependendo da eventualidade, faremos uma economia ENORME.
    Eu acho que em qualquer viagem que façamos, nacional ou internacional, o seguro viagem deverá ser feito.

  • Hamilton Vaz Santos

    Marcos, concordo em gênero, número e grau.

  • http://www.gamereview.com.br/user/karuta karuta

    Gostaria de saber mais a fundo sobre os seguros do cartão de crédito, se realmente são os mesmos PAGOS… e contratados antes da viagem, poderia ampliar essa matéria com essas questões, pois a maioria dos cartões de crédito oferecem esse tipo de seguro, apenas vc pagando sua passagem com ele…

    • Leonardo (Melhores D

      é karuta, fiquei devendo isso mesmo, vou ver se atualizo o post.

  • Marcos Fonseca

    Muito bom o post, vou fazer um mochilão agora em Julho e preciso contratar um seguro viagem para mim e não sabia muito, agora tenho informações boas com o post e comentários !!!

  • Luan

    Lembrem-se que a responsabilidade da compania aérea por imprevistos decorre de lei, portanto não precisam de seguro para cobrir extravios, perda de voos etc… a não ser como é o caso da cobertura médica

    • Celina Alho

      Olá,
      Gosto dessa ideia de partilhar experiências, pois essa partilha pode ajudar a quem é menos experiente ou menos preparado para enfrentar imprevistos. Viajo muito, desde que me aposentei. E me utilizo sempre das vantagens do cartão de crédito. Já tive oportunidade de usar o seguro do VISA em minha viagem à Europa em 2007. Tudo funcionou direitinho. Para quem vai à Europa e comprou sua passagem (ou pacote) com o VISA, é preciso telefonar umas 2 semanas antes para o 0800 do cartão e avisar que vai estar contando com os serviços do seguro, caso necessário. Aí eles mandam pelo email um certificado, o qual garante a cobertura do atendimento médico, quando solicitado. Nunca saio do país sem isso. Para os EE.UU. ou Canadá não se exige isso. Só para os países da comunidade europeia. O cartão AMEX também oferece cobertura semelhante. É preciso visitar o site das operadoras de cartão e por ele se inteirar de todos os direitos que a gente tem por utilizar o cartão. Afinal, isso serve de estímulo a quem paga as faturas em dia. Havendo dúvida, nada como uma boa conversa pelo 0800 do atendimento ao cliente. As operadoras sempre disponibilizam pessoas gentis e bem preparadas para prestar todos os esclarecimentos. Outra coisa: Um grande benefício do seguro é, também, psicológico. Parece que quando se faz um seguro, seja de seguradora ou de cartão, a gente relaxa, sabendo que não está só. E aí se tem a tranquilidade necessária para resolver as coisas imprevistas da melhor maneira, serenamente. Galera, boa viagem!

      • fabio

        Olá Celina, quem pretende viajar e pagar pelo Visa Platinum não precisa se cadastrar nem fazer nenhum tipo de aviso à Visa antes da compra para obter o benefício do seguro ne? Somente depois de comprado e próximo à época da viagem ne?
        abraços

  • Pâm

    Gostei mto das informações, nem sabia que podiamos ter esse seguro, que deixa a gente mais tranqulo, ao viajar principalmente se for sozinho.
    Parabens ao melhores destinos, sempre colocando seus leitores a par de tudo para terem uma viagem legal.

  • Lorelay

    Contratei o seguro para passar um mês em Buenos Aires e foi muito útil. Tive uma reação alérgica bem séria, a algo que até hoje não descobri, e com o seguro eles enviaram uma médica até minha casa e ela pode me receitar uma injeção anti-alérgica. Em alguns países, como na Argentina, é muito difícil comprar certos remédios sem receita médica.

  • Dirriba

    Leonardo, vou postar aqui a minha situação, até como um alerta aos demais usuários.
    Fiz uma viagem a São Paulo em outubro pela Gol e como opção existia o seguro de contratação fácil pela web (viajaria logo na manhã seguinte) e como um "bônus" receberia um número para concorrer a prêmios.
    Como adquiri a passagem a um preço promocional e acabou calhando que o vôo seria na madrugada seguinte, fiz a contratação deste seguro e fui no dia seguinte viajar a São Paulo.
    A viagem tudo transcorreu bem, mas durante minha estadia (1 semana) alguns dias antes de fazer o vôo retorno fiz (o que a maioria dos passageiros deveria sempre fazer) o acesso a página virtual da GOL para confirmar horários de vôos, assentos e tals. Um alerta me apareceu um suposto "desbalanceamento" na tarifa e que deveria entrar em contato com a GOL. E pedindo para fazer um extorno a meu favor (estranho)
    Tentei pelo SAC da empresa – 0800 – tentativa e descobri que eles não aceitam chamada de telefone móvel, como não tinha ali outro tipo de contato, fui ao suporte on-line.
    Falei inicialmente com o atendimento de cancelamento e fui informado que pela parte deles meu vôo estava OK.
    Solicitaram que entrasse novamente no chat para atendimento geral (sobrecarregado na época) e verifica-se o que se tratava. Depois de várias tentativas consegui entrar na posição 64º de fila de espera. O atendimento tb não sabia o motivo, mas existiam um valor de crédito de $35,00 e que eles fariam a devolução no meu cartão de crédito. Tb não sabiam o motivo do crédito, mas minha viagem de retorno estava assegurada.
    Fiz a viagem de retorno e resolvi ir mais a fundo, descobri então de onde era este valor! O seguro viagem fora cancelado sem motivo ou aviso prévio e o valor do seguro devolvido.
    Não existiam motivos para o cancelamento, afinal de contas tinha outros seguros que nunca ocorrerá problema e não me fizeram nenhuma pergunta qdo da contratação, para ser motivo de nega-lo.
    Felizmente não precisei do seguro e como a viagem já havia concluído sem maiores incidentes não havia questão. Porém, a questão era que se eu tivesse necessitado (por qlq motivo) iria se tratar de uma grande disputa jurídica para cumpri-lo.
    Além da falta de respeito do cancelamento do mesmo sem prévio aviso ou justificativa no meio do período em que eu, em tese, deveria estar coberto pela apólice.
    Então devo alertar a todos que a contratação destes seguros deve ser feita com caute-la e que imprimam as apólices e demais condições. E que antes de viajar verifiquem se ele foi devidamente validado.

  • Otavio Juliato

    Ola, vcs saberiam me informar se para os EUA, o seguro de viagem eh obrigatorio para entrar no pais? Assim como na Europa.

    Caso afirmativo tenho assistencia total (seguro saude, bagagens, acidentes, etc) no meu cartao de credito, ele basta?

  • stela

    Eu nos EUA tive uma dor HORRIVELLLLLLLLLLL no abdomem e febre bemmmmmmm alta…Liguei p GTA e informei o que estava passando…Eles me perguntaram algumas coisas e ficaram de retornar…. em menos de 20 minutos me retornaram a ligacao, me indicando uma clinica para qual eu deveria me dirigir para ser atendida.

    A clinica ficava a menos de 10 minutos de carro do local onde eu estava. Bem proxima mesmo. Nao era um hospital, mas uma clinica. Mas era suficiente para o atendimento que eu precisava no momento.

    Chegando la me dirigi ate o balcao…tive que explicar o que estava acontecendo, que era do seguro gta (levei uns 10 minutos para resolver essa parte). Depois fui chamada, fiz exames, fui diagnosticada e fui medicada…menos de 2 horas eu ja estava de volta ao local onde estava hospedada ….

    So gastei 10 dolares do remedio…Mas poderia pedir o reembolso depois, caso julgasse necessario…

    • huummmm

      propaganda …

  • stela

    Nao…os EUA nao exigem nenhum seguro de viagem…porem e bom ter um, pq aqui saude e CARISSIMO…qquer consultazinha de 5 minutinhos sao 500 dolares…Dor de cabeca? mil dolares no minimo….Quebrou braco? 5 mil dolares ou mais….

  • stela

    Eu recomendo os seguros da GTA…Eu usei nos EUA e nao gastei 1 centavo para ter meu atendimento medico….Fora que cobre outras diversas coisas alem de saude….E e bem em conta ….

  • cícero dias

    realmente Gustavo, já viajei com o Seguro Viagem da Mondial Travel e os caras são 10! meu filho precisou de atendimento quando fomos pra disney nas férias e foi super tranquilo, me mandaram pra um ótimo hospital, muito atenciosos! recomendo! site pra comprar on-line http://www.mondialtravel.com.br

  • Desiree

    Olá!

    Eu fiquei sabendo que no banco Santander o cartão platinum dá direito ao seguro viagem, mas só se você comprar as passagens no cartão.

    Tem também alguns casos de cartões que você pode contratar um valor mensal que te dá "direito" ao seguro…

  • Telma

    Bom, na primeira viagem internacional da minha vida, contratei o seguro viagem da TripCard, a pincípio funcionou perfeitamente, pois logo que chegamos à Paris a bagagem do meu esposo foi extraviada, logo acionei o seguro e eles prontamente fizeram o que deveria e DOIS dias depois recebemos a mala no hotel em que estávamos hospedados.

    Mas, durante esses dois dias precisamos de roupas e alguns itens de higiene, claro, e eles nos disseram que poderíamos comprar esses itens e guardar as notas para sermos reembolsados. Porém, desde outubro de 2010 enviamos os muitos documentos solicitados e até agora eles ainda estão avaliando o caso, ainda bem que não gastamos todo o valor que estava disponível, se não me engano era de 800,00 dólares, gastamos somente uns 240,00 mais ou menos. Um valor baixo de compararmos os preços em euro, certo? Poderíamos ter gasto muito mais, mas não foi preciso.

    Bom, o caso é que até agora não me ligaram para dar uma satisfação, só eu ligo e eles sempre dizem a mesma coisa… ainda está em análise…Imaginem se eu não tivesse dinheiro para cobrir a despesa do cartão…

    Fica aqui o alerta, para qdo precisarem de uma empresa séria não contratem a TripCard!!!

  • Carlos Henrique

    Eu já comprei seguro da GTA algumas vezes. Até hoje não precisei usar o seguro, felizmente, por isso não posso recomendar. Mas sempre ouvia o pessoal elogiando o atendimento deles.

    Eu comprei neste site aqui e recomendo:

    http://www.vousossegado.com.br

    Eles trabalham exclusivamente com assistência da GTA, o site é muito simples e direto, sem complicação, sem firula para comprar. Recomendo mesmo!

    Ainda fiquei surpreso, pois fiz umas perguntas por e-mail num domingo e recebi a resposta uns poucos minutos depois…hehehe…deve ter alguém lá que não dorme nem descansa…

  • Paola

    Com certeza é preciso pagar um seguro. Não recomendo a Assist Card. Fiz um plano para ir para NY e pela primeira vez precisão usar o serviço. Estava com dor no pé, quase não conseguia andar e solicitei um médico e raio x. Primeiro de tudo, você tem que ligar para eles, explicar o problema e eles te retornam para dizer onde ir. Respondem depois de uma hora!!! Fiquei pensando se tenho um caso mais urgente e preciso ir para o hospital. Além de ligar, tenho que esperar uma hora o retorno. Me enviaram um email com o endereço de uma clínica e você tem que responder se vai para liberarem a consulta. Fui em una clínica pequena e fui atendida depois de 1h30 de espera. O médico apenas perguntou da dor, apertou meu pé e disse que era tendinite. Disse não precisar de raio x. Me passou um antiinflamatório por dez dias. Após dez dias retornei ao Brasil e quando o medicamento acabou a dor voltou muito forte. Fui ao médico e meu pé estava fraturado!

    Nunca mais uso esse seguro e recomendo optarem por outro também.

  • Simony

    Obrigada pela dica, tou lendo os comentarios antes de decidir com quem fazer o seguro.

  • Peter

    Em novembro de 2011, em viagem a Santiago do Chile, minha esposa passou mal e precisou de atendimento médico. Contactamos a seguradora MIC CORIS, que perguntou se queríamos ir a uma clínica ou que um médico fosse ao hotel – preferimos a última opção. Em aproximadamente 1h30 o médico chegou ao hotel e prestou um bom atendimento.

    A única dificuldade: o número de telefone da MIC em Santiago vivia ocupado – inclusive de madrugada. Deveria estar quebrado. Tivemos que contactar a MIC do Brasil (no cartão havia instrução para ligar a cobrar ao Brasil, na impossibilidade de fazer o contato local).

    Após retornar ao Brasil, encaminhamos os recibos dos gastos com remédios adquiridos e o receituário médico à empresa, que fez o reembolso do valor, ainda que se baseando numa inexplicável taxa de câmbio de R$ 1,59 – quando o dolar batia quase R$ 2,00, e mesmo o cambio turismo ou comercial estando bem acima disso. Ma como o valor era baixo – R$ 60,00 – deixei para lá.

  • Rafael Wlater

    Otávio, para entrar nos EUA não obrigatorio ter o seguro, somente para Europa, veja abaixo a relação dos países e Cuba que agora está exigindo cobertura minima de 7 MIl Euros.

    A partir de um comum acordo entre países europeus sobre uma politica única para imigração de passageiros foi criada a convenção chamada de Tratado de Schengen. Ele contempla entre vários quesitos, informações especificas sobre o seguro viagem, que exige aos passageiros em viagem pelos países do tratado uma cobertura mínima de 30Mil euros que cubra assistência médica para acidentes, e enfermidades. Os países do tratado são:

    (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia , República Checa e Romênia).

  • Douglas

    Contratei na Seguro Viagem o saguaro visa gem SulAmérica o site é rapido e execelente recebi meu voucher na hora

  • Lara

    Olá! MInha familia e eu, fomos de férias para Portugal, Espanha e França e Itália durante 30 dias. Contratei meu seguro de viagem com a asseguresuaviagem.com -cumprindo com os requisitos da União Europeia-, isso dos 30.000 euros etc. O papel do seguro foi a primeira coisa que nos pediram quando chegamos no aeroporto de Lisboa. Meu irmão esteve com dores de barriga terríveis, dois dias internado e se não fosse porque tínhamos o seguro de viagem, teríamos que ter pago uma fortuna. Pois é galerinha, por isso recomendo viajar sempre com seguro de viagem.

  • Andrea

    Bom, só que vc não deve saber se pagaram a conta, pois utilizei também em Dallas e como a minha irmã mora lá, ficou recebendo a conta em parcelas em 3 meses consecutivos e ela enviava para mim conta por conta eu reenviava para a mundial. Aí eles pagavam. Ou seja, vc não sabe se ficou com nome sujo lá nos EUA .

  • Pamela Castro

    Adoro o atendimento e serviço prestado pela Assist-card. Aliás acho que o conceito de Assistência Viagem é muito mais interessante do que meramente a contratação de um seguro. Neste ponto, tenho que reconhecer os diferenciais da Assist-Card e referenciá-los aqui. Nos últimos 10 anos tenho usado, já precisei acionar o serviço algumas vezes e sempre fui plenamente atendida. Indico a Assist-Card. Abraço!

    • Jose Borba

      Quanto foi o cache?

    • huuummmmm

      PROPAGANDAAAA !!!!

  • José carlos

    Lorelay, tudo blz. Estou indo para Buenos Aires em junho e gostaria de saber qual a empresa seguradora que vc co ntratou?

    Grato.

  • Flavio

    Alguém tem alguma experiência para contar, boa ou ruim, com seguros de cartões de crédito?

    Eu nunca confiei neles e sempre contrato um seguro quando viajo para o exterior.

  • Pamela Santos

    Fantástica e esclarecedora a abordagem feita aqui. Parabéns a equipe de conteúdo. Agradeço também o teor dos comentários que achei muito sérios e confirmadores. Viajo regularmente ao exterior tanto a passeio como a trabalho. Depois de escolhas frustradas e péssimas experiências com meus cartões de crédito que diziam oferecer este tipo de apoio, por indicação de uma amiga optei pela Assist-Card que trabalha com o conceito de assistência ao viajante, que considero superior a idéia de seguro de viagem. Precisei acionar o serviço algumas vezes e em todos os casos fui surpreendida com a qualidade do atendimento e do profissionalismo de todos os envolvidos. Quando fraturei meu braço na África me senti tão amparada e segura que compreendi a importância deste tipo de investimento. Como dizia minha saudosa avó: prudência e canja de galinha não fazem mal pra ninguém! Eu recomendo os serviços da Assist-Card ( wwww.assist-card.com.br). Queria deixar isso registrado aqui. Espero ter contribuido de alguma forma. Beijos!

    • Jose Borba

      Mais um… Quanto foi o cache?

  • Paula

    Olá! Da última vez que fomos para a Europa, agora em dez/2011, meu marido precisou de médico e acionamos o seguro da Visa. Pedimos que o médico fosse até o hotel. Como não falamos francês, nos mandaram um médico que falasse inglês. Deu tudo certo. Levou algo entre 1,5 ou 2 horas entre ligarmos para o seguro e o médido aparecer. Iremos novamente agora em outubro e só vou comprar seguro porque emitimos as passagens com milhas. Se as tivesse pago no cartão, usaria o seguro do cartão novamente.

    • sharon

      Paula, seu VISA é especial? Platinum?
      Tenho Visa internacional mas nuca soube sobre o seguro, como devo proceder?

    • Matheus

      Paula, pelo que vi no site do Visa, mesmo as passagens sendo compradas com milhas, se vc pagou a taxa de embarque com o cartão ou se as milhas vieram do programa de pontos do mesmo, vc tem direito ao seguro também. Entre em contato com a central para confirmar, mas acredito que vc pode estar coberta desta maneira!

  • MRosa

    Olá Stela,

    bom saber sobre a GTA. Estou indo a Europa (setembro) passar uma temporada e tenho indicação sobre ela, mas gostaria de certificar que não irei me arrepender. Se puder envie outras informações que enriquecerão os nossos anseios. Abraço.

  • Luiz

    Qual é o nome do teu seguro

  • Gilberto

    Em março desse ano viajei aos EUA com minha família e sofri um pequeno acidente esquiando, cortando o queixo. Fui direto ao Hospital, e depois de uma hora sai com dois pontos e alguma medicação, o que me saiu por 610U$. Como comprei a passagem com cartão Mastercard Black, quando voltei ao Brasil, entrei em contato com o cartão e mandei a documentação pedida para a seguradora, tudo por email, e depois de uns 40 dias fui restituído. Tudo tranquilo, sem pegadinhas ou contratempos. Agora estou com passagem marcada para Fevereiro de 2013 para os EUA, emitida por milhas, minha esposa esta grávida e estou pesquisando um seguro que cubra eventuais problemas com gestantes. Alguém conhece?

    • Márcio

      Gilberto

      O Travel Ace tem o seguro Special Master Gest, para grávidas. Adquiri para minha esposa em viagem ao Chile em 2010, mas ainda bem que não foi preciso acionar. O interessante é que a cobertura permanece (é bom checar, ao menos dizem eles) por um ano após o retorno ao país de origem. Espero que seja útil, pois na época foi difícil encontrar, sobretudo porque ela já estava com mais de 7 meses. Oito dias custaram USD 76,50.

  • Suzana

    Fui estudar em Portugal entre 2009/2010. Comprei o seguro da ISIS, felizmente não precisei usar, mas minha mãe viajou para lá agora em junho e passou mal. Disse q foi super fácil, ela ligou lá explicou o q tinha e eles retornaram super rápido indicando um hospital próximo ao hotel dela. Disse q foi super bem atendida no hospital e q deu tudo certo. Então acho q esse seguro talvez seja uma boa. Pensei em compra-lo de novo pq vou viajar pra Europa mês q vem. Porém, fui procurar e descobri q está absurdamente caro, hehe, então estou pensando em comprar outro. Fiquei interessada no GTA e Mondial, pelas descrições. Gostaria de saber se alguém tem dicas sobre o Porto Seguro. vi q ele é bem em conta, por isso o meu interesse.

    Obrigada e parabéns pela matéria!

  • Willians Rodrigues

    Alguém conhece o seguro sáude da Cardinal Assistance? Essa é uma das empresas mencionadas no final da matéria, o valor do seguro é muito barato, comparado as demais empresas.

    Obrigado

  • claudio

    Eu contratei do seguro da SulAmérica, muito bom. Comprei através do site http://www.sulamericaviagem.com.br

  • claudio

    Eu pesquisei neste site da Cardinal, na verdade eles vendem aqui pela internet mas estao em outro pais. Fiquei com medo.

  • tony

    Pessoal nunca façam seguro com a mondial assistance dona do site http://www.mondialtravel.com.br/ , eles são uma asseguradora clandestina que trabalha sem o devido registro na susep, eu paguei quase 300,00 reais num seguro, e tive minha mala extraviada em um viagem ao exterior, e assim que aceionei o seguro, o corretor imediatamente me xingou me mandando ir tomar naquele lugar. Tentei fazer uma reclamação na SUSEP: orgão regulador dos seguros, e veio a notícia que eles se quer tem o registro lá, e que eu posso ter sido vítima de um golpe,ou seja Mondial nunca mais, bando de golpistas!

    e tem funcionários da mondial aqui, falando bem deles mesmo, para venderem o seu ''peixe'', tomem cuidado!

    • RAFAEL

      Bom digitei o CPNJ da empresa que está no site e não deu nada errado. Minha irmã e cunhado estão contratando a mesma empresa da Itália e tudo bem até agora.

    • Alessandro Lima

      Concordo. Recentemente tive meu vôo alterado pela TAM (Miami) e eu tinha um seguro da Mondial. Como cancelei o bilhete e pedi reembolso para a TAM, a Mondial não quiz me reembolsar alegando que o "prazo" do contrato para reembolso já havia vencido. Eu nem realizei a viagem e eles ficaram com os dinheiro do seguro na "cara de pau". Acho que se os concumidores usarem cada vez mais os canais, vamos nos fortalecer para eliminar essas empresas ruins do mercado.

  • Carlos

    Prezados, muito cuidado com esses seguros médicos de cartão. Verifiquem os termos antes de contar com esse seguro. Comprei passagens com o cartão Visa Platinum do meu banco. Nos EUA, cortei o dedo e precisei de atendimento. Liguei para central Visa e pedi instruções de como proceder. Pediram meus dados e ficaram de me ligar em até 1 hora para indicar um local. Reclamei com eles sobre esse prazo porque meu dedo estava sangrando muito e me disseram que eu fosse em qualquer hospital. Fui em um hospital, tomei anestesia no dedo e 3 pontos. Tive que deixar uma caução no cartão de crédito e depois recebi a conta de U$ 1.800,00. Entrei em contato com a central Visa no Brasil e, daí em diante, só dores de cabeça. Me reembolsaram em torno de U$ 400,00 dos U$ 1.800,00, depois de uma infinidade ABSURDA de procedimentos. Disseram que esse era o valor razoável e usual segundo uma tabela da própria assistência médica, uma tal de AXA Assistance de Chicago. Detalhe que todas as vezes que liguei na central Visa para reclamar, informar que recebi faturas do hospital, etc, me diziam que a Visa não tinha nada a ver com isso e que eu deveria tratar diretamente com a AXA, que era a seguradora responsável. A Central Visa só transferia a ligação de forma que eu não pagasse o DDI. Ou seja, eu não tinha nem com quem reclamar no Brasil. Minha sorte foi que consegui ser atendido por uma brasileira, que me ajudou bastante, senão teria que resolver tudo usando o inglês. Mas o valor foi realmente menos de 1/4 do que paguei e, segundo essa brasileira, era isso mesmo. Até questionei se foi porque não aguardei a indicação de hospital e escolhi o que eu quis, mas ela disse que não. Quando deu essa confusão e fui atrás dos termos do seguro saúde do cartão, vi que realmente constava que o pagamento deles seria feito de acordo com os valores usuais e razoáveis para o procedimento, ou seja: o valor que eles quiserem. Assim, minha recomendação é que verifiquem os termos da assistência médica do cartão antes de viajar, para não passar pelo o que passei. E não se iludam com o limite alto para pagamento de despesas, porque é só um valor máximo, e não signfica que eles paguem tudo o que você gastar até aquele valor. No meu caso, eles só pagaram o usual e razoável, embora o limite de gastos do meu plano fosse algo em torno de 100 mil dólares.

    • Carlos

      Aconteceu a mesma coisa comigo. Só que no meu caso como a assistencia me deu bolo na hora de retornar paguei tudo e entrei na justiça em junho de 2013. Até hoje, julho de 2014 não recebi 1 centavo. Fora que não paguei nada ainda, pois não recebi o dinheiro. Meu nome tá sujo lá fora e nossa justiça não me reembolsou em nada, seja em danos morais ou diferença da taxa de dólar. Meu próximo seguro, que contratarei esse mês será da globalhopper, seguro no Brasil além de caro, te ferra caso você tenha que buscar algo na justiça. Vou numa cia com reputação e que se importe com ela. Estarei deixando menos dinheiro no nosso país, mas esse é o preço que será pago até a justiça melhorar e eu me sentir confiante de novo a comprar serviços aqui.

  • Talita

    Andrea, isso aconteceu comigo também. Porém, a Mondial me encaminhou ao final do processo todos os comprovantes do pagamento e me explicou que na verdade existe um tempo para receber os documentos do cliente, do hospital e fazer o pagamento e o hospital dar a baixa no sistema dele. Por isso, o hospital continua enviando a cobrança. Eu sempre compro com a Mondial e sinceramente não pretendo trocar, pois já precisei dos serviços deles e fui muito bem atendida, foram super atenciosos e me indicaram um ótimo hospital.

  • Larissa Dantas

    Consultei Mondial Assistance e GTA no site da SUSEP… O primeiro nunca sequer teve registro na SUSEP e o GTA não foi recadastrado…

  • Jonatan

    A Mondial esta ativa e regularizada na SUSEP sim, achei aqui como:

    Nome: MONDIAL PROTECTION CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    Categoria: TODOS OS RAMOS

    Registro: 10.0544094

    CNPJ: 07724702000167

    Endereço: RUA TOME DE SOUZA, 15 3° ANDAR SL 01

    Bairro: CENTRO

    Cidade: SAO BERNARDO DO CAMPO

    UF: SP

    CEP: 09710-240

    Contatos: CONTABILIDADE@MONDIAL-ASSISTANCE.COM.BR

    11 41262215

    Situação: ATIVO, VALIDO ATE 01/06/2015

    Fonte :https://www2.susep.gov.br/safe/menumercado/CadastroCorretores/dadosCorretor.asp?codigo=10.0544094&nome=MONDIAL%20PROTECTION%20CORRETORA%20DE%20SEGUROS%20LTDA

  • Irene Schmidt

    GTA Coberturas

    CHUBB Seguros – garantidos pela apolice nº 7130815 e Proc. SUSEP 10004842/99-52

  • Anderson Luis Gimene

    Léo boa tarde acima não vi descriminado a Porto Seguro que com certeza é um nome forte no mercado nacional.

  • Leila Fernandes Vali

    Também gostaria de saber o nome dessa operadora, pois estou procurando opções para fazer o seguro para uma possível viagem à Europa.

  • rafael

    Uma dica, comprei seguro viagem para Europa schengen no https://www.airportpark.com.br/seguro_viagem_euro… e obtive 15% de desconto no estacionamento Aeroporto Guarulhos Airport Park com codigo promocional.

  • Carolina Medeiros

    Aconteceu uma coisa muito chata comigo na minha última viagem e achei por bem alertar a todos. Viajei com uns amigos para Europa e fizemos o seguro da Coris April. Um dos meus amigos teve um sangramento do estômago em Barcelona e teve que fazer uma endoscopia para parar o sangramento e ficou três dias internado. Apesar do hospital ter mandado um relatório explicando ao seguro que não se tratava de doença pré-existente, o seguro se recusou a pagar a conta do hospital e ele teve que pagar 8 mil euros! (e, por sinal, foi dificílimo para nossos parentes mandarem essa quantia do Brasil para nós). Alguém mais teve experiências negativas como essa? Será que existe algum seguro que seja possível confiar?

  • Barbara

    Alguem sabe me falar sobre experiencia com a seguradora Allianz?

  • Hiram Ticianelli

    Gostaria de dar meu depoimento como comprador e usuario do seguro saúde GTA vendido pela empresa VIP TUR de Piracicaba-SP à minha familia. Estamos fazendo uma viagem para os USA que dura 3 meses. Para isso resolvi tomar todas as providencias e fiz o seguro GTA – OURO. Na hora que me venderem deixaram claro que para cada membro the minha familia teríamos 18 mil dolares de cobertura para cada ocorrencia. Infelizmente, logo na segunda semana de viagem, minha esposa teve um problema de saúde e tivemos que chamar o 911 que é a emergencia aqui nos USA. Em menos de 5 minutos o resgate estava na porta de minha casa e fomos para o hospital. La, enquanto minha mulher estava sendo medicada, tentei inumeras vezes ligar para o Seguro GTA (conforme orientação) mas sem resposta. O Hospital fez a parte dele e graças a Deus não houve maiores problemas.Fomos para casa. De verdade os problemas começaram depois disso, pois a GTA que vincula o plano com outra Segurado chamada CORIS que ao receberem os boletos de cobrança (cerca de 8 mil dolares no total) se negam a pagar, dizendo que era doença pre-existente. É uma vergonha. Se vc faz um seguro é porque sabe que um dia podera passar mal ou ter problemas de saúde. Vamos ter que fazer exames que comprovem que não temos problema algum de saúde para podermos fazer seguro? Para que serve entao. Pessoal, faz mais de 3 meses que venho trocando e-mail com as empresas envolvidas (VIP TUR, GTA e CORIS) e nada. Hj recebi um email dizendo que a parte deles ja esta feita, ou seja, vou ter que arcar com as despesas. Só me resta uma saída…….vou processar e buscar meus direitos na justiça. Aconselho. caiam fora destas empresas.

  • marta

    poderiam me informar qual seguradora cobre doença pré existente?

    • HENRIQUE

      Eu conheço o SUS….. este sim é de graça. Senão, faça como o nove dedos do mensalão, e procure atendimento no SIrio e Libanes.

  • marta

    vou para Miami e preciso fazer um seguro que cobre doença pré existente pois sou cardiopata e ipertensa

    • Valdemir

      A informação da empresa Omint tem assistência de doença pré existente de US$20 mil e US$50 mil, é só ler o contrato com cuidado no site da empresa.

    • Rapha

      Na allianz tbm cobre

  • Leonardo

    Estou indo morar por um ano na Europa, como não estou indo como estudante, o seguro fica bem caro e por isso preciso pesquisar bem.
    Conforme minhas pesquisas, até agora o melhor preço foi da Travel Ace. Alguém tem alguma sugestão ou então comentários sobre a Travel Ace?
    Abs

    • Silvia

      Leonrdo, eu fiz o seguro Travel Ace e fui muito bem atendida por eles na Espanha. Há um ano atrás o valor era bem menor que este ano para contratar. Mas o atendimento foi excelente.

  • Valdemir

    Verifique na Premium Assistance da empresa Omint

  • maximo

    Pesquiçe com um comparador de seguros de viagens. http://www.asseguresuaviagem.com.br.

  • zilda

    Li todos os comentarios e continuo em duvida. As pessoas colocam seu comentarios mas nenhum tem resposta portanto fico sem saber qual escolher. A Mondial não é registrada, a GTA tem pessimo atendimento, a Assist -card e cartões de credito não prestam… e por ai afora. Então como ficam as pessoas que querem ou precisam fazer um seguro se não há o esclarecimento devido? Quero fazer um seguro de assistencia de viajem principalmente medica para 3 pessoas. Vou passar 30 dias nos EUA e prefiro pagar 1000 reais num seguro do que receber uma conta de 8.000 dolares de um medico ou hospital. Se houver alguem que possa me indicar uma empresa séria, honesta e sem "pegadinhas" por favor gostaria de receber a sugestão.

    • Cristiane

      Eu estou pensando no travel ace, mas ainda estou pesquisando. estou com amesma duvida que vc e olha que minha viagem eh mais curta.e tem a vital card tb…vou pesquisar mais e ligar em umas agencias de viagens soh para especular msm.. Ver se me falam alguma coisa que seja consenso

  • Eliane R S MORANDINI

    Eu vou para Europa ficar uma semana,quanto será que pago de seguro,se alguém foi,poderia me ajudar?

    • nathalya

      paguei 224 para mim e meu marido.. ano passado. 12 dias.

  • http://www.wbat.com.br Willian

    Olá colegas viajantes.
    Alguma novidade sobre as assistências de viagem?

    Na real não me interesso por seguros bagagem, etc, apenas quero uma segurança em caso de doença / acidente nas próximas férias.

    Encontrei um bom preço na Mondial Assistance utilizando um cupom 04PROMOFACE5.

    Alguem precisou de auxilio médico / hospital nos Estados Unidos e foi atendido ou teve atendimento recusado?
    Abraço

  • julie

    Olá a todos… Li grande parte dos comentários e não vi de nenhum que falasse sobre cobertura para esportes, como mergulho e motociclismo. Já fiz pela worldnomads (http://www.worldnomads.com/#axzz31bz02tKf). E fica em 193 usd para 35 dias. Alguém tem alguma dica boa, 'segura' e mais em conta para uma pessoa?

  • Camila

    Alguém já contratou Sul América para viagem na Europa?Preciso de um seguro mas com dificuldades de escolha. Pesquisei Mondial, Porto Seguro e Sul América.

  • Diego Vieira

    Sei que o post é velho, mas venho procurando em muitos sites, inclusive já testei todos da lista, mas nenhum com preço bom. Porto Seguro está com preços bons e ótima cobertura. https://wwws.portoseguro.com.br/seguroapviagem/ – pra quem tem cartão da porto tem 5% de desconto.