Está no ar o Guia de São Paulo!

Monique Renne 15 · outubro · 2015

A maior cidade do Brasil acaba de chegar ao Melhores Destinos. Está no ar o Guia de São Paulo! Sabemos que a grandiosidade de Sampa extrapola as linhas da internet e abraça todo o mundo. Mas nada como uma ajudinha para começar a desbravar esta loucura de cidade. Por isso, preparamos um guia com dicas de quando ir, como se locomover, onde ficar, as melhores comidinhas, opções para compras, parques maravilhosos, os principais pontos turísticos e, claro, como não poderia faltar, a maravilhosa vida cultural paulistana. Sabemos também que São Paulo é de todos. Então não deixem de nos dizer o que é o melhor de São Paulo para vocês! Compartilhem no Guia de São Paulo aquelas dicas que só os melhores amigos dão. Quanto mais dicas, melhor!

sao paulo-032
Vista do Terraço Itália

Já estive em São Paulo incontáveis vezes. Porém nunca havia prestado atenção à cidade com olhos turísticos. Assim como eu, outros milhares de visitantes vivem o mesmo. Muitos viajam apenas para uma reunião de negócios, outros vão para um show, uma exposição, uma peça de teatro ou apenas para matar a saudade de um amigo maluco que decidiu morar por lá. Entre idas e vindas de poucos dias acabamos criando a falsa impressão de conhecer a cidade. Porém, sempre que chego a São Paulo, tenho a sensação de precisar redescobri-la.

A cidade é viva, pulsante e em constante transformação. E se você perguntar a uma dezena de pessoas o nome de um bom restaurante para ir, certamente ouvirá dez respostas diferentes. O mesmo vale para os museus, galerias, cafés, parques e baladas. São Paulo é uma cidade plural que merece ser explorada aos poucos. Sempre que estiver por lá, mesmo de passagem, faça ao menos um passeio, conheça um novo restaurante, ande por uma rua desconhecida e viva uma experiência inédita. Não se preocupe em conhecer toda a São Paulo. Vivencia-la é o que realmente importa.

Enquanto estive por lá andei de metrô, ônibus, trem, táxi e muito, muito mesmo a pé. E como os aplicativos de locomoção ajudam neste momento! Vamos combinar que é quase impossível para um visitante decorar as linhas de ônibus da cidade. Peguei alguns engarrafamentos (bem menos do que eu imaginava), não me aventurei a dirigir e desisti de alguns passeios simplesmente para voltar em um vagão mais vazio. Ah! O transporte é mesmo um grande fator decisivo na cidade. Serão incontáveis as vezes que um passeio deixará de ser feito simplesmente por ser difícil demais chegar lá.

Sendo assim, prefira conhecer São Paulo por regiões. Certamente você será mais feliz e gastará menos tempo. Que tal escolher um cantinho em cada visita? Explore a Avenida Paulista, repleta de espaços culturais. Passeie pela boemia da Vila Madalena e se encante com os grafites do Beco do Batman. Visite o Ibirapuera, assista um show ao ar livre e depois passeie pelos belos museus da região. Conheça a história de São Paulo através dos prédios do Centro Histórico e suba em todos que puder (São Paulo tem um certo charme vista de cima). E a cada visita, pegue o metrô para uma ponta diferente da cidade. Assim você terá a sensação de entendê-la um pouco mais. 

sao paulo-016
Avenida Paulista

Ao olhar mais atentamente para São Paulo percebi que ela não é feita apenas de concreto. E quantos belos parques há por lá! Alguns com mata tão fechada que nos fazem esquecer o fato de estarmos em uma das maiores cidades do mundo. O Ibirapuera é mesmo imperdível, mas não é o único. O Jardim Botânico reserva belas paisagens, assim como o Parque da Água Branca, o Alfredo Volpi, o Parque da Independência e o Parque da Aclimação. Outros trazem um plus, com obras de arte espalhadas pelos jardins. Difícil não se encantar com o charme da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, da Casa das Rosas ou mesmo com a Casa de Vidro da arquiteta Lina Bo Bardi. Sem falar nas obras de arte no Parque Buenos Aires e no Parque da Luz. E para ter certeza de que há verde em São Paulo, invista em uma viagem até o Parque Estadual da Cantareira, de onde se tem uma visão impressionante do contraste entre a natureza e o concreto. Veja mais sobre os parques de São Paulo.

Se obra de arte for o seu foco, São Paulo é o lugar! É impensável conseguir percorrer todos os mais de 600 espaços destinados à arte e cultura na cidade. Então comece pelos clássicos! MASP, MAM, MIS e MAC são apenas o início da jornada. Quando vencer a primeira etapa, siga para o CCBB, Itaú Cultural, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Instituto Tomie Ohtake, Museu Afro Brasil, Museu do Futebol, Museu de Arte Brasileira, Memorial da América Latina, Fundação Bienal, Sesc Pompeia e tantos outros que cruzarão o seu caminho. Ainda tem pique? Vá ao cinema, teatro, show… Não faltarão opções e muitas delas são gratuitas! Veja mais sobre a vida cultural de São Paulo.

sao paulo-024
Museu do Futebol

Visitar São Paulo está diretamente ligado a boas experiências gastronômicas. E essa talvez seja uma das questões que mais causa discórdia entre os moradores (vamos deixar questões futebolísticas de fora, ok?). O melhor pastel, o melhor parmegiana, a melhor pizza, o melhor bauru, o melhor sanduíche de pernil… São muitos quitutes e opções para se chegar a um melhor definitivo. Experimente vários e saia de lá com o seu melhor de São Paulo. Se estiver com um pouco mais de dinheiro e quiser investir mais do que os 20 reais do PF na padoca, São Paulo é repleta de bons chefs e restaurantes conceituados. O cartão de crédito é o limite! Veja mais em onde comer em São Paulo.

Para os que fazem a linha baladeiro, é hora de se preparar para descobrir a noite paulistana. Ela é… Digamos… Múltipla! São Paulo é para todo o mundo! Entre bares com breja gelada e ambientes para todos os gostos, certamente você encontrará o seu lugar. Vale lembrar que a programação de festas está em constante mudança. Portanto, antes de ir a São Paulo, consulte a agenda cultural para ter a certeza de estar na balada certa! Veja mais sobre a noite de São Paulo

sao paulo-055
Skye

Antes de ir embora, aproveite o variado comércio da cidade para algumas comprinhas. De estilistas alternativos, passando por grandes marcas de luxo até as populares ruas de comércio você poderá gastar pouco e sair com muito, ou, se o bolso permitir, gastar muito em apenas uma peça exclusiva! Da Oscar Freira à 25 de Março os visitantes fazem a festa e enchem as malas. Veja mais sobre onde comprar em São Paulo.

Se você está com viagem marcada para a maior cidade do país, aproveite o Guia de São Paulo. Lá você encontrará dicas sobre onde ficar, como se locomover, quando ir, o que fazer e muito mais. Lembre-se, no entanto, que São Paulo é um grande furacão de novidades. Talvez na semana seguinte tudo já tenha mudado. Não deixe de dividir as suas dicas de tudo o que há de melhor para fazer em São Paulo e ajude outros viajantes a descobrirem essa cidade incrível para todos. Bem-vindos a São Paulo! Ela é grande, inesgotável e espera por você! 

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • joao

    Amo minha cidade!

  • Elierge

    Ahhh gente, que lindo! <3
    Obrigada por incentivar o turismo na minha cidade querida, claro que SP tem seus problemas, mas é linda, turística e muita gente não dá tanto valor como deveria (a maioria dos paulistanos, inclusive!)
    "São Paulo é para todo o mundo!" Adorei sua frase, Monique e assino embaixo 😉

  • Diógenes

    Gosto de ir a SP. Minha última vez lá foi no feriadão de 12/10.

  • Eduardo

    O Tiete é lindo

  • Paula

    Arrasaram como sempre MD! Sou Paulistana de nascença e de todo coração! Todos os finais de semana procuro alguma coisa nova pra fazer e elas parecem não ter fim. Tem pra todo mundo: todos os gostos, todos os bolsos, todos os estilos e a qualquer hora. Adorei o guia! Parabéns!!!

  • Anderson Lima

    Não há algo que não exista em SP e a praia esta a 90 km ao Sul e 130 km ao Norte, o Guarujá no litoral Sul e as praias de São Sebastião como Riviera, Juquehy, Maresias ao Norte e a Ilhabela como o nome já diz realmente é linda

  • Cleiton

    Nossa, quando li “Está no ar o Guia de São Paulo” pensei, putz que responsabilidade heim. Tão difícil destacar uma ou outra coisa diante de São Paulo. O guia ficou simplesmente ótimo, Monique. Parabéns viu!
    ”o cartão de crédito é o limite” haha, super concordo.

    • Monique Renne

      😀 Que bom!!! Fico muito feliz!

  • Aqui em Mogi, onde eu moro, ele é lindo e limpo! 😉

  • Flaviano

    Nossa cidade <3

  • Monique Renne

    :*

  • Eduardo Soares

    o melhor bauru não tem discussão, é no Ponto Chic, onde ele foi criado 😉 e onde é feito seguindo a mesma receita original: rosbife e não presunto.
    (se quiser o charme histórico também esqueça as modernas filiais, vá para a matriz no Largo do Paissandu).

  • Leandro Bruycker (Darshan)

    Sou do Rio de Janeiro e estou cansado de minha Cidade. Tenho certeza que São Paulo é uma cidade que irá corresponder ao meu estilo e bom gosto e irei me sentir em casa. Tenho planos de ainda esse ano visitar São Paulo e num futuro próximo me mudar de vez para lá e passar meus dias até que m dia eu vá viver para Europa, ou quem sabe eu nem vá.