Clientes Santander terão que pagar IOF nas contas pagas pelo cartão

Denis Carvalho 7 · agosto · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A partir de setembro, os clientes Santander terão de pagar Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as contas pagas no cartão de crédito, por meio do serviço ContaPaga. Segundo o banco, haverá a incidência de 0,0041% ao dia, limitado a 365 dias, e adicional de 0,38% sobre o valor da conta. As informações estão disponíveis no site do Santander.

Questionado pelo Melhores Destinos, o banco confirmou que a medida entra em vigor no próximo mês e disse que está avisando os clientes sobre a alteração. Além do IOF, o serviço custa uma taxa de R$ 16 a cada documento, mas as contas de consumo em débito automático são isentas desta tarifa. 

A notícia não é nada boa, especialmente considerando que em junho o Santander cortou pela metade os pontos do Superbônus para quem paga contas no cartão de crédito. Mas é preciso deixar claro que dessa vez a culpa não é do banco, já que o IOF, como qualquer imposto, é cobrado pelo governo.

No Banco do Brasil, que também oferece serviço de pagamento de contas no cartão com geração de pontos também há a incidência do tributo. O curioso é por que o IOF não era cobrado no Santander até agora e qual o motivo da mudança – provavelmente pressão do governo federal, que entende o pagamento de contas no cartão como uma espécie financiamento bancário dos boletos pagos.

Com a nova mudança, só mesmo colocando os custos e benefícios na ponta do lápis para saber se ainda vale a pena usar o serviço e em quais situações, mas o certo é que cada vez mais está difícil acumular milhas por meio dos cartões de crédito, seja em qual banco for.

Dica dos leitores Andre Studard, Marcio Campos e Henrique Góes Oliveira.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe