Conheça a nova Sala VIP da Star Alliance no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos

Denis Carvalho 6 · outubro · 2014

A maior aliança de companhias aéreas do mundo, Star Alliance, inaugurou em julho a sua nova Sala VIP, no moderno Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Nosso leitor Leonardo Cassol foi conferir a estrutura do novo lounge para o Melhores Destinos e apresenta o que viu nesse post exclusivo. Confira:

Avaliação Geral

Em síntese, a avaliação é bem positiva. A nova sala é superior ao antigo lounge na United e ao lounge da TAM, antigas bases da Star Alliance até o lançamento da nova sala e a saída da TAM desta aliança.

Foto1

Os principais diferenciais ficam por conta da decoração, do conforto e do acabamento da sala, bem como do aprimoramento do serviço oferecido aos passageiros, especialmente na comida. Além disso, a sala dispõe de mais pontos de energia e uma maior qualidade da conexão por wi-fi.

Foto2

Os pontos negativos ficam por conta do lounge ficar lotado a noite, quando partem inúmeros voos da aliança, bem como por contar com apenas quatro suítes para banho, gerando filas para aqueles que desejam se refrescar antes da viagem. Nota geral: 8,5!

A estrutura do lounge

O lounge possui 1.350 m², com espaço para cerca de 300 pessoas. Está localizado no mezanino do terminal, com vista para a parte interna do novo T3 e também para a pista. Fica aberto diariamente do meio-dia às 3 da manhã e atende passageiros da primeira classe, classe executiva e com status Star Alliance Gold.

Foto4

A sala segue o novo conceito de lounges da Star Alliance com toques e sabores locais tanto nas opções de lanches, comidas e bebidas, quanto na decoração, que explora o artesanato, cordas, fibras naturais e a madeira, com tons claros e elementos da identidade visual da aliança. Nota 10!

Foto8

Internet e serviços

É fornecido acesso wi-fi gratuito com senha em todo o lounge, com boa velocidade. No horário de pico a conexão perde qualidade, mas não some como acontecia na sala da United e permanece melhor que a internet gratuita oferecia pelo aeroporto. Além disso, são disponibilizados mais pontos de energia que na sala anterior.

Foto6

A sala também dispõe de uma sala de reunião para negócios e impressoras com wi-fi, além de uma seleção de jornais e revistas nacionais e internacionais. Também estão disponíveis televisores com o status dos voos, bem como com notícias e esportes. Nota 7!

Alimentação
Os passageiros podem desfrutar de uma ampla variedade de bebidas quentes e frias, alcoólicas ou sem álcool, servidas como cortesia. Há duas estações de bebidas, além de um bar e outras duas estações de café, que fornecem drinks adicionais sob demanda. Há uma boa variedade de vinhos, além de whisky, licor, cachaça etc. Nota 10!

Foto10

Para comer há opções de sanduíches, grãos, saladas, massas, molhos e outros pratos quentes de comida, bem como frutas e doces variados, como brigadeiros gourmet, tortas, bolos, pudim etc. Um pouco mais de opções que as salas antigas, porém com maior qualidade. Nota 9!

Foto12

Foto13

Chuveiro e kit para banho
A sala dispõe de banheiro e apenas quatro suítes de banho, totalmente equipadas. É pouco para a grandeza do espaço e a demanda dos viajantes quando a sala opera em plena capacidade. Nas duas vezes que visitei, havia fila aguardando o serviço de banho. Apesar desse ponto negativo, o lounge oferece também um kit com toalha e sabonete para que os passageiros possam se refrescar antes de seus voos. Nota 7!

Cias Aéreas da Star Alliance que operam no T3 de Guarulhos

As companhias Air Canada, Air China, Lufthansa, Swiss, South African, Singapore, Turkish, TAP e United estão operando no Terminal 3 e seus voos contam com acesso a nova Sala VIP. Já a Avianca permanecerá no Terminal 1, enquanto Copa e Ethiopian continuarão no Terminal 2.

Saiba mais sobre a Star Alliance

As companhias aéreas membros da Star Alliance, que oferece mais de 18.500 mil voos diários em 1.316 aeroportos de 192 países, são: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airlines, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines, Thai e United.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Vinicius Barbosa

    Show de bola!

  • Mica

    Priority pass pode usar essa sala???

    • JohnP

      Pena que nos os mortais da econômica não tem acesso! Alguém usou a sala VIP (Concorde) da BA no Terminal 5 em Heathrow recentemente? Aquela sim é um show de bola!!!

    • Angelo

      PODE SIM ESTA NO SITE DO PRIORITY PASS

      Lounge Information

      Airport: Sao Paulo – Guarulhos International, Terminal 3

      Lounge: STAR ALLIANCE LOUNGE

      Location: Airside – after Passport Control, proceed to the Mezzanine Level above the Duty Free Shopping Area via the escalator or elevator.

      Opening Hours: 12:00 – 03:00 daily. Access may be restricted due to space constraints. Limited access between 17:00 – 21:00 Thursday, Friday & Saturday.

  • Marcos Reis

    Muito boa avaliação… Espero que essa possa perdurar por muito tempo!

  • Leonardo Pereira Cassol

    Não pode. Exclusivo da Star Alliance. Tinham muitos passageiros perguntando isso lá. Mas continua válido nas salas do T1 e T2.

    • Gustavo Sousa Accacio

      Cliente Avianca classe Executiva se tiver interesse pode usar a nova sala no terminal 3?

      • Victor

        Mas você vai querer sair do Terminal 1 de onde sai seu voo para ir até a sala VIP do terminal 3? Loucura!

      • Leonardo Pereira Cassol

        Em tese, sim! Na prática, não! Pois a Avianca segue operando seu voo internacional de outro terminal e provavelmente você não vai conseguir acessar o T3 sem o cartão de embarque de um voo operado por lá, já que a sala fica depois do raixo x. A Avianca tem parceria com outro louge, não se preocupe.

      • Denis Colli

        Dependendo do horario do seu voo pode. Se for o voo noturno vale a pena uma esticada ao T3 para conhecer o lounge, eu acho a Sala ProAir(não to lembrando 100% do nome) que a Avianca usa atende bem, mas fica lotada de manhã.

      • Sergio

        Você pode sim, os terminais se conectam…. Embarquei mês passado pelo terminal 3 e consegui tranquilamente usar a sala Master Black em outro terminal! Não é uma passagem secreta, vc caminha uns 10 min até la, se vc tá com tempo, vale a pena.

    • Ian Ferreira Schlüter

      Eu dei uma ligada por lah e informaram que Clientes Priority Pass tem acesso sim

    • Fernando

      Eu usei com PP.

  • Thiago

    Abre só ao meio-dia? Que estranho.

  • Fernando Barontini

    Muito boa a review. Valeu, Leomardo.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Obrigado! 🙂

  • Rayner

    Quem pode usar a sala?

  • Leonardo Pereira Cassol

    Sim. Porque praticamente não há voos de longo curso da Star Alliance pela amanhã. São todos a tarde e a noite. Pode confirmar os detalhes do funcionamento do lounge no link do Portal da Star Alliance: http://www.staralliance.com/pt/benefits/status-benefits/lounges/star-alliance-lounge-sao-paulo/

  • Everardo

    Gostaria de saber se terá uma sala VIP do Mastecard Black no terminal 3 ou continua no terminal 1. Vou para a Europa em Novembro pela TAM e vou sair pelo terminal 3 e vou ter que esperar 6 hs por uma conexão em Cumbica. Ou gostaria de saber se posso ir ao terminal 1 para ir a sala VIP? Já que vou chegar em São Paulo pelo terminal 2 e depois embarcar pelo terminal 3.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Continua no 1. Pode sim, mas é uma caminhada até o 3, de uns 15 minutos.

  • Gilberto K

    A melhor sala VIP da Star Alliance é a Istanbul, Turquia, administrada pela Turkish Air. Fantástica.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Foi a melhor que conheci também, Gilberto. De todas! Superou o Senator Lounge de Frankfurt, igualmente excelente!

    • Denis Colli

      Lounge StarAlliance em Istambul?
      O CIP lounge foi desenvolvido pela TK e permite acesso aos passageiros *A mas não é um lounge como esse em GRU, LHR e EZE mantido sem nenhuma marca de empresa aerea, somente da aliança.

    • Thomas Hisamura

      Das que estive, tb acho o CIP lounge de Istambul o melhor da Star Alliance. Em segundo, a sala da Thai em BKK, depois a da SAS em Copenhagen e depois o Senator de FRA. A grande decepção foi a sala da Singapore no T3 de Londres, esperava muito mais (agora a cia. está no novo T2).

      Na Am. Latina, a melhor sala *A é a da Avianca em BOG, mas nunca estive nos lounges de GRU e EZE.

  • Eu li em algum lugar que há como acessar o T3 dos outros terminais após os procedimentos de embarque, mas nunca tive tempo de conferir!

    • Bruno_Feliciano

      Dá sim. Eu tinha um voo saindo do T3 e usei a sala vip da Gol no T2. É uma boa andada, mas se tiver tempo vale a pena.

      • Leonardo Pereira Cassol

        Depois do Raio X?

      • Luciano Soares

        Bruno tem alguma indicação? Ou tenho que sair perguntando? Tenho um vôo da KLM que vai sair do T3 e queria usar a sala vip do smiles no T2.

        • Bruno_Feliciano

          É simples Luciano, vc vai no Terminal 3, faz o Checkin, e quando passar para a área segura é só procurar pelo corredor de acesso, leva uns 10 minutos de caminhada.

          • Eduardo Menezes

            Bruno, você sabe se depois das alterações dos Terminais do GRU ainda dá pra fazer essa travessia?

          • Sim, com certeza.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Dênis, T1 para T2 é possível. Do T1/T2 para T3 depois dos procedimentos de segurança não é possível. Você pode desembarcar e ir (uns 15 minutos andando), mas depois do Raio X o T3 não é conectado. Pelo menos não legalmente kkkk (talvez tenha algum túnel desconhecido kkkk 🙂 )

      • Gi

        Dá sim pra ir do T3 pro T2/T1, é praticamente um túnel desconhecido, já que não há indicações, nem placas, é um baita de um corredor, aliás, vários corredores. Vá se tiver tempo sobrando, pois são uns 20 minutos pra ir, e uns 20 pra voltar.

      • Evandro Gardenali

        Dá pra ir pro T3 a partir do T2 sim, tem um raio-x extra que você faz no corredor logo após sair do T2 em direção ao T3.

    • Evandro Gardenali

      Tem sim! Eu acessei o T3 a partir do T1. É só pegar a conexão ao T2 pelo mezanino e depois perto do freeshop do embarque do T2 tem como acessar o T3. mas é inviável… você vai demorar uns 20 min adando sem parar pra chegar lá… e tem que passar por um raio-x extra também.

    • Carol

      Dá sim! Fiz isso em junho! Fui conhecer o T3 e voltei pro meu terminal antes do embarque… são mais de 10 minutos andando, só calcular o tempo certinho e ir!

  • Zildomar Tavares

    Quem tem passagem como eu daTurkish Airlines pode usar a sala?

    • Leonardo Pereira Cassol

      Se for de executiva ou tiver status GOLD em um dos programas de fidelidade, sim!

  • Rodrigo Alvarenga Nunes

    Quem pode utilizar essa sala? e como fazer pra poder utiliza-la?

    • Leonardo Pereira Cassol

      Viajar em classe executiva, primeira classe ou ter status Star Alliance GOLD em qualquer cia membro, portando um cartão de embarque de uma empresa da Star Alliance

      • Rodrigo Alvarenga Nunes

        Pois eh,,, e como faz pra ser membro da Star Alliance e subir pra categoria ouro?

  • Leonardo Pereira Cassol

    Passageiros da classe executiva, primeira classe e com status Star Alliance GOLD em qualquer cia membro que estejam viajando em uma empresa da Star Alliance

  • Zildomar Tavares

    Obrigado pela resposta mas vai.mais uma duvida cartão Itaú card TAM platinum da direito a usar a sala?

    • Denis Colli

      Rodrigo no post esta bem claro quais são as regras de acesso ao lounge

    • Leonardo Pereira Cassol

      Infelizmente não! Em nenhuma das salas. Boa dica para o Itau!

  • Essa é como aquela sala de BSB que se pagar 100 ou 150 reais entra? Não lembro ao certo…

    • Leonardo Pereira Cassol

      Alex, nessa sala não tem opção de pagar pelo acesso. Na de Brasília realmente pode.

      • Valeu a atenção Léo. 😉

  • fm.marques

    TAm Itaucard Platinumpode usar essa sala?

  • Nando De Marchi

    da sim.. so embarcar pelo terminal 2 e seguir pro terminal 3 pelo dutfree, e uma loga caminhada, mas da sim..

  • André Felipe

    Que chato a Avianca, Copa e a Ethiopian não irem para o terminal 3. Seus clientes ficarão no prejuízo, sem esse grande diferencial que a STAR ALLIANCE oferece. Tomara eles refletirem e mudarem.

  • Evandro Gardenali

    Não, esse cartão não dá nenhum status de verdade ao cliente… acho que nem na própria TAM… e de qualquer forma TAM é oneworld e a sala é da concorrente star alliance.

  • André Felipe

    a reportagem é clara quanto ao uso da sala. se dê ao trabalho de ler…

  • Jeferson

    Priority Pass vai poder usar essa sala em 2 semanas. Está confirmado.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Excelente novidade. Vamos aguardar! Obrigado

    • zaqueu

      esta confirmado mesmo? Onde encontro essa informação pois no site da priority pass não tem essa informação?

  • gerardo

    Oi. Vou viajar de Turkish na executiva. O voo sai as 05:15hs da manhã. A sala estará funcionando esse horário?
    Obrigado

    • Roberto Nunes Pinheiro

      Confirmadíssimo!!!!!!! Priority Pass já pode usar a sala. Já aparece no site. Show!!!!!

      • thiago

        Bem que poderia também estendê-lo para a sala da star aliance do aeroporto de campinas

  • Ian Ferreira Schlüter

    Entrei em contato direto com o Lounge Vip Star Alliance..
    E sim, quem tem o Priority Pass tem acesso a sala vip, com tudo incluido
    Apenas se utilizar a ducha, é cobrado um valor de USD20,00.

    Só esperando minha viagem em março para aproveitar essa sala no Brasil.

  • Margareth Vieira

    Boa tarde! Vou para Miami agora no final do mes e embarco pelo Terminal 3. É possivel utilizar a sala VIP do Mastercard Black (pergunto! teclado desconfigurado…). Pelo que me lembro, o acesso era depois da Policia Federal do T1 ou T2… Tks!

  • Claudia

    Onde fica a sala do mastercard black priority pass em Guarulhos alguem sabe??

  • Bruna De Muzio Caparroz

    Passageiros da Air China em classe econômica não entram?

  • Reynaldo Luis

    Boa tarde, no site do Priority Pass, consta essa sala vip como fazer parte deste programa.. Isso mudou? Fizeram uma atualização? Essa informação é de 04/05/2015.

  • Ítalo Alencar

    Estão aceitando clientes com cartões diners.

  • Rhaabibe Facundes

    Agora esta sala também é acessível pelos portadores do The Platinum Card e o Elo Nanquim do Bradesco, recebi o comunicado.

  • Immer Ross

    Quanto tempo antes do voo é permitido acessar o terminal para acessar a sala?
    Meu voo é em classe excutiva, da avianca, as 6:55 da manha, e vou chegar no aeroporto as 23h do dia anterior… Será que vou conseguir usar a sala?