Saiba tudo sobre as mudanças no TAM Fidelidade a partir de amanhã

Denis Carvalho 31 · maio · 2013

A TAM vai promover mudanças profundas no seu programa de passageiros frequentes, o TAM Fidelidade, a partir de amanhã (01/06/2013).  As alterações, anunciadas em fevereiro, incluem o aumento no prazo de antecedência para resgates, a criação de perfis de bilhetes com regras distintas e nova política de reembolso, assim como o número mínimo de pontos nas passagens nacionais e internacionais também será aumentado.Algumas mudanças são positivas para os clientes, mas de uma forma geral as regras devem dificultar a emissão das passagens prêmios. Confira o que muda e como ficará o maior programa de milhagem brasileiro:

1. Prazo de emissão

A primeira importante mudança se refere ao período de resgate. A partir de agora será possível emitir passagens com até 360 dias de antecedência-  hoje é possível pesquisar somente com 180 dias passagens internacionais e 90 dias nacionais e América do Sul. Isso certamente vai facilitar o planejamento das viagens e a TAM informa que os menores valores serão disponíveis com maior antecedência.

Tipos de resgate para voos TAM e de alianças

Outra mudança importante será a criação de tipos de resgate, semelhantes às classes tarifárias usadas pela TAM. Serão três novos perfis de resgate, com uma variação de disponibilidade de assentos e pontos necessários para voos TAM. A notícia ruim é que a companhia anunciou ainda uma nova tabela de resgates para voos em alianças, passando o valor mínimo dos voos internacionais para 25 mil pontos e nacionais para 5 mil pontos.

As classes de resgate serão Promo, Clássico e Irrestrito e cada um terá regras diferentes:

Segundo a TAM, haverá ofertas com passagens da categoria Promo em menor antecedência.

Além da antecedência, essa mudança importante pois os valores para reembolso ou remarcação das viagens vão variar de acordo com o perfil escolhido, como ocorre nas passagens vendidas no site, e passarão a ser cobrados em dinheiro.  Isso tem um lado bom, pois ao devolver menos milhas a companhia inviabilizava em alguns casos que o cliente emitisse uma nova passagem. Os valores, porém, serão salgados em alguns casos.

Veja a tabela:

mudancas-tam-fidelidade

Nova tabela de pontuação

Aqui o ponto que mais trouxe insatisfação aos clientes da TAM. A criação das categorias deve trazer consigo um considerável aumento no número de milhas necessários para a emissão das passagens aéreas. Os voos nacionais na categoria Promo começam em 5 mil pontos, mas o resgate na categoria Irrestrito só será possível com um mínimo de 11 mil pontos, podendo chegar a 35 mil. Um exagero para um bilhete apenas de ida em voo doméstico! Uma nova vantagem para os clientes com cartões vermelho e black é a possibilidade de resgatar esses bilhetes de 10 a 15 mil pontos, logo a categoria Irrestrito acabará se tornando  exclusiva para esses clientes – a TAM claramente quer atrair os viajantes executivos com essa regra.

 

As novas categorias também permitirão à TAM cobrar muito mais pelos voos internacionais, chegando a limites como 130 mil pontos em um bilhete one way para a Europa ou 115 mil para a América do Norte, ambos na categoria irrestrito. Só a partir de amanhã poderemos saber o impacto que isso trará de fato ao programa, pois depende muito de quantas passagens “promo” serão oferecidas pelo programa, mas só a criação de duas categorias, sendo que a padrão (clássico) já é mais cara que a atual, não nos deixa muitas esperanças e parece que o estrago será mesmo grande!

Categorias

As mudanças também afetarão os status dos clientes no Fidelidade. De início, a pontuação necessária para mudança de categoria no programa será alterada e a quantidade de voos realizados no período de 12 meses também passará a valer como critério de avaliação, caso a pontuação não seja alcançada. Outra novidade importante será a criação de uma nova categoria: o TAM Fidelidade Vermelho Plus. Segundo a TAM, ela terá benefícios exclusivos que vão permitir a mudança de categoria com mais facilidade.

Tam-fidelidade-categorias

 

Para chegar à categoria Azul, o número de pontos em voos TAM necessários subirá de 12 mil para 15 mil ou 15 trechos voados. As categorias Vermelho e Black pouco mudam, mas a Vermelho Plus poderá ser alcançada com 100 mil pontos, preenchendo uma lacuna que havia entre as categorias.

Veja os benefícios da nova categoria:

TAM-Fidelidade-Vermelho-Plus

Os clientes da categoria Black também terão alguns mimos a mais, como a possibilidade de upgrades cortesia das classes econômica para a executiva, tabela com menos pontos em voos nacionais na categoria Irrestrito  e aumento dos atuais 50% para 100% nos pontos bônus em voos TAM e LAN. Para os clientes categoria Vermelho as mudanças serão apenas a tabela com menos pontos e o aumento de 50% para 75% no número de pontos bônus nos voos TAM e LAN.

Considerações

Como dissemos, só será possível dizer com certeza o impacto dessas mudanças a partir de amanhã, mas as perspectivas não são nada boas. Se a TAM oferecer uma quantidade razoável de passagens Promo e continuar fazendo promoções, incluindo bilhetes com pontuação menor em especial para Brasil e América do Sul, o estrago pode ser pequeno. Mas não é esse o cenário que es tamos aguardando. Informações de bastidores dão conta que para conseguir os bilhetes Promo será exigida uma grande antecedência, o que vai tornar o Fidelidade muito menos atrativo, se confirmado.

O problema é que o Smiles, maior rival da TAM, também anda tomando decisões nada simpáticas a seus clientes, como o aumento súbito na tabela de emissões que surpreendeu a todos na semana passada. Nesse cenário, as esperanças recaem sobre a futura integração do programa Amigo da Avianca rasil com o LifeMiles, bem como a entrada da brasileira na Star Alliance, prevista para o ano que vem. Pode ser ainda que a Azul retire um coelho da cartola, mas David Neeleman parece satisfeito com o Tudo Azul, que agrada muito a quem nunca teve paciência para lidar com programas de fidelidade. Como já dissemos algumas vezes, está cada vez mais difícil viajar com milhas no Brasil!

Confira mais detalhes no site da TAM

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Julio Brandao

    É uma pena! Lamentável! Que venha o Life miles!!

  • Paulo Victor Zontti

    me choca essa empresa criar tanta dificuldade pro usuario usar seus pontos.

  • Jean Prado

    Gol e Tam fazem o que querem porque tem pouca ou quase nenhuma concorrência. Agora some-se a estas dificuldades que estão criando às dificuldades que as operadoras de cartão de crédito já estão praticando quanto à pontuação de milhas/US$ ou ao mínimo necessário para transferência aos programas de fidelidade.

    Lamentável como sempre!

  • Thaís Costa

    Significa que o mercado anda bastante aquecido e eles não estão muito preocupados em perder clientes. Infelizmente nós é que saímos prejudicados com isso tudo.

  • Pedro Naibert

    O que ocorre com a TAM e que ela esta se adaptando a One World. Se vcs acessarem o site da American, Lan, Iberia e qualquer outra cia membro da One World verao que as regras sao bem semelhantes.

    Lamentavel? Nao sei se e esse o caso. Lembrem-se que o nome do programa e "programa TAM Fidelidade", ou seja, vamos oferecer beneficios aos que sao fieis a minha marca. Isso e Marketing de Relacionamento.

  • Camila Helena Sousa

    Agora fiquei na maior dúvida! Tenho bilhetes para emitir de Natal para Porto Alegre em agosto que hoje estão saindo por 10000 pontos o trecho e estava aguardando uma promo! Será que compro hoje ou espero para amanhã???? Acho que não vou correr o riscooo!

  • Luciano

    Com essas mudanças da Multiplus e Smiles a LifeMiles se tornou umas das melhores alternativas pra nós, mas também não é santo. O Lifemiles fez recentemente várias mudanças pra pior na surdina e logo depois da promoção de compra de milha 2×1.

    • Daniel Matos

      Luciano, qual foi essa mudança no LifeMiles? Não fiquei sabendo ou não li o email que podem ter mandado…

      • Luciano

        Daniel, tentei te responder antes mas o site censurou minha ajuda.

        De qualquer forma pesquisa no google que tem outros sites que comentaram as alterações pra pior do Lifemiles nos dias 15/05 e 23/05.

        E de fato você não recebeu e-mail porque as alteraões foram feitas SEM AVISAR na surdina mesmo.

  • Andre

    Camila, eu transferi pontos do KM de Vantagens p/ o Multiplus e estou preocupado por que os pontos ainda não caíram e provavelmente não vão cair antes da mudança.

    Eu acho complicado você trocar o certo pelo incerto… é uma aposta que não está muito a seu favor.

  • Luciano

    Eu se você você garantiria agora por 10k milhas, até porque se você comprar hoje o custo de um cancelamento dessas passagens é de apenas 1k de milhas, depois vai custar R$ 150,00, um absurdo.

  • Luiza Queroga

    caraca! eles mais do que dobraram a quantidade de milhas necessárias pra voar de executiva e primeira classe! Era apenas 50 e 60 mil pontos pra europa, respectivamente, agora tá 100 e 140 mil!!! absurdo!!!! aumento desproporcional para estas classes.

  • Arthur Cavalcanti

    Tenho uma duvida: estou querendo resgatar uma passagem para chile/argentina para julho por 20.000 pontos hoje cada trecho, nao entendi se aumentará para 25.000 logo amanha.

  • Alexandra Alves

    O cerne da questão é justamente esse: programar-se! Isso é comum entre viajantes a turismo, mas não para viajantes a negócios. Nesse caso, sofrerão bastante pra resgatar pontos em cima da hora, assim como sofrem hoje ao comprarem passagens pagas. Enfim, a reportagem falou bem: vamos ver o quanto de passagens promo eles disponibilizarão.

  • João Lu&iacut

    E pensar que, em plena alta temporada (julho de 2011), consegui voar GRU-SCL em classe executiva por 15 mil pontos. E na alta temporada do ano passado (julho de 2012), também consegui um ótimo negócio (GRU-SCL na econômica por 4 mil pontos). Já vi que nunca mais vou conseguir algo parecido no Fidelidade

    • Paulo Oliveira

      Há uma semana resgatei na econômica Confins-Santiago por 8.000 ida e volta, para voar em agosto. Já fui à Bolívia também com apenas 4.000 pontos o trecho. Adeus pechinchas…

  • Pieter van der Meer

    Concordo com todos que as regras se tornaram menos interessantes, principalmente para passagens na executiva e primeira classe.

    Mas convenhamos, estava muito fácil viajar na executiva com milhas. Em dinheiro a executiva custa aproximadamente 200% a mais do que a econômica, e com milhas (na TAM) apenas 67% a mais. Ou seja, estava desproporcional.

    No Smiles a diferença era ainda maior, a executiva custava apenas 50% a mais.

    Ou seja, as empresas estavam perdendo dinheiro, principalmente na executiva, por isso é compreensível este aumento.

    Mas uma pena, viajar na executiva era um luxo só possível com milhas, agora deixará de ser possível, pois em $$ é inviável…

    • Thiago

      Pieter, não é essa conta que tem que ser feita. É um erro comum achar que quando de viaja de milhas, não se está pagando pela passagem. Senão, vejamos: o meu cartão de crédito me dá 1,5 ponto por cada R$ 2,00 gastos (aproximadamente). Pelo regulamento antigo, para resgatar um bilhete ida e volta de executiva para a Europa, eu precisaria de 100.000 pontos ou seja, se juntasse pontos somente no cartão, precisaria gastar R$133.000,00 – 10x o valor da passagem! Não quero nem fazer a conta de quanto preciso gastar agora. Se juntasse voando, isso significaria de 6-7 viagens por ano para a Europa (com a média de passagem a R$2500,00, dá uma média de R$ 16.250,00 – mais do que uma executiva).

  • Pieter van der Meer

    Além das mudanças no Smiles e TAM, hoje a KLM (Air France), parceira Smiles, também anunciou aumento na quantidade de milhas necessárias para passagens-prêmio pelo Flying Blue.

    O trecho Brasil – Europa na econômica passará de 35k para 40k (a partir de…, ou seja, apenas com antecedência e possivelmente poucos lugares). Mesmo assim, está mais barato do que pelo Smiles, onde são necessárias 47.250 milhas para o mesmo trecho.

    Já a executiva terá um aumento maior, passando para 100k por trecho. Neste caso é mais em conta emitir pelo Smiles, que também aumentou, mas para "apenas" 70k.

    Diferente do Smiles, a KLM (e também TAM) anunciou as mudanças com antecedência (mesmo que em cima da hora, pois começa a valer amanhã) e ainda possibilita a emissão de bilhetes prêmio pelas regras atuais, mas apenas pela central de atendimento (telefone). Ou seja, quem quer agilidade e fugir da espera no atendimento telefonico, pode emitir pelas regras novas, na internet. Quem quer economizar e tem paciência, emite pelas regras atuais, por telefone.

    O Smiles poderia ter feito algo assim, dando um prazo, mesmo que pequeno, para emitir na milhagem antiga.

    Observação: até hoje ainda constam no regulamento os valores antigos, o que me leva a crer que poderia se exigir a emissão de passagens de acordo com este regulamento, ou não? Talvez um advogado possa responder…

    Ficou claro que o aumento na quantidade de milhas foi uma ação conjunta e orquestrada de todo o grupo (KLM, Air France, Delta, Smiles), e também da concorrência (TAM). Não deve demorar pra outras empresas e programas de fidelidade fazerem o mesmo. Infelizmente.

    • Ignacio

      sem contar o lifemiles que foi o 1o a fazer mudancas!

  • Rodenbusch Neto

    Camila é melhor você emitir logo HOJE, pois amanhã seus pontos do Multiplus não valerão para emitir passagens na TAM! O jeito é torrar o máximo pois depois não vai servir pra mais nada, só para alguns descontos ridículos em alguns parceiros da Multiplus…

    • Renata

      Como assim a partir de amanha os pontos Multiplus nao valerão no TAM Fidelidade? Aonde está escrito isso??

    • Paulo Oliveira

      Os pontos Multiplus são os pontos fidelidade. Isso não muda.

  • Lucio Venturim

    Gostaria de contribuir com um caso que ocorre quando tentamos emitir passagens para Miami pela TAM com milhas.

    Acompanho o site da United, para descobrir se alguma passagem foi disponibilizada pelas parceiras da TAM com baixa pontuação.
    https://www.united.com/web/pt/apps/booking/flight

    Fiz a pesquisa (GRU-MIA) e, para minha surpresa, havia disponível para todo o mês de Agosto na mais baixa pontuação, inclusive em vôos operados pela TAM.

    Porém quando tentamos a mesma pesquisa no site da TAM, a pontuação é a máxima (65.000). Ou seja, as parceiras podem emitir com baixa pontuação em vôos da própria TAM, enquanto no site da mesma só na máxima.

    Além disso, fui ao aeroporto tentar emitir diretamente no balcão. Ao realizar a pesquisa, para minha surpresa, a atendente informou que havia disponível na faixa promocional. Porém ao tentar efetivar a reserva não era autorizado, mesmo após diversas tentativas!

    Quem tem milhas United (MileagePlus) consegue emitir com poucos pontos em vôos da TAM. Uma pena que esse programa não tenha parceiros no Brasil para cumularmos pontos mais facilmente.

  • FABIANO

    Por isso que já sabendo dessas mudanças emiti em abril ida e volta pelo fidelidade cuiaba – cidade do cabo na executiva pela bagatela de 60.000 pontos na EXECUTIVA , ainda dá tempo.

  • Felipe

    Acho que no geral o povo estava muuuito mal acostumado, especialmente nos vôos internacionais. Eu entrei no fidelidade da Tam só por causa da Ipiranga, a menos de um ano, e vou ter o prazer de viajar de classe executiva pros EUA por 40.000. Só por essa oportunidade eu já agradeço ao programa. Agora, a realidade dos vôos domésticos realmente vai ficar dura se a Tam disponibilizar poucos assentos PROMO. Dependendo vou repensar se vale a pena trocar Kms por milhas.

  • Daniel Matos

    Saiam deste lixo enquanto é tempo!

  • Carlos Arnaldo

    Olha eu gosto muito da tam mas não gostei mt dessa mudança não agora pra mim ir ali na america do norte vai custar mt caro com os pontos

  • Mauricio Lima

    Corrijam-me se estiver errado, mas eu acho que os voos com empresas parceiras não entrarão nesta regra de tarifa promo, clássico e irrestrito.

    Acho que isso só é para Tam e os voos com empresas parceiras permanecerão com valor fixo, e com a novidade de ser independente da estação (baixa ou alta).

  • Eduardo Paci Galv&at

    Por estas e por outros que ainda considero o programa de milhagem da American o melhor de todos: fácil de usar, fácil de resgatar, não vence nunca e por aí vai.

  • Philippe Salha

    Estou tentando emitir um bilhete para a minha mãe com pontos do fidelidade e não consigo, simplesmente já travaram o site para ninguém mais emitir. Isso é caso de policia.

    • cleber roberto klein

      Pesquisei na parte da manhã RBR-FLN e estava por 10k todo o mês de julho. Ao entrar agora a tarde e comprar já aparece que não tem voos disponíveis!

      Porém se executar a mesma busca por dinheiro aparecem diversos voos em aberto e com dezenas de assentos vagos!

      Pelo jeito a mudança veio pára PIOR mesmo!

  • Brenda

    Olá!Alguém acima comentou que os pontos Multiplus não valerão mais para uso na Tam!Isto procede?Tenho pontos Multiplus precisamente para este fim: passagens Tam! E agora?!

    • Marcel Senas

      Não procede.

  • Luciana Cerqueira

    Você entendeu que eles estão DIMINUINDO os benefícios para os clientes fiéis, né??

  • Claudionor Junior

    Ocorre que, em empresas como a AA, é muito fácil resgatar, comprar e acumular milhas. Uma passagem em first class do Brasil para os USA, por exemplo, pode ser facilmente adquirida por 130mil milhas. Enquanto que com a mesma pontuação na TAM você tem que rezar pra conseguir pelo menos uma business.

  • Thiago

    Pedro, descordo. Ninguém fica fiel a uma marca se a parceria não é benéfica. No meu caso, parei com a TAM. E digo isso não só pelas condições desfavoráveis de resgate, mas também pelo fato de ela ter aderido ao pior programa de fidelidade. British e as taxas de aeroporto estratosféricas? Iberia e o péssimo serviço de bordo.

  • Luciano, infelizmente nós somos obrigados a manter filtros nos comentários para evitar mensagens de spam divulgando sites alheios – acredite são muitas todos os dias! Sei que não é o seu caso, por isso peço desculpas por não publicar os links. Mas para que o Daniel e demais leitores não fiquem sem resposta, segue os links do blog que publicou as informações em primeiro lugar – muitos sites, inclusive este que nos enviou, as copiaram em seguida, mas como sempre o original é bem melhor:
    http://boardingarea.com/blogs/onemileatatime/2013http://boardingarea.com/blogs/onemileatatime/2013http://boardingarea.com/blogs/onemileatatime/2013

    É bom destacar que esta última, que foi a primeira alteração, não afetou os clientes da América do Sul, segundo nos informou a própria Avianca!

    Um abraço!

  • Carlos Bessa

    Realmente eles bloquearam o sistema, agora pouco, 23:50, acessei o site e realizei a busca GIG – MIA e simplesmente achei voos por 20k/trecho. Selecionei as datas e coloquei comprar, ele pediu o nome de todos os passageiros, calculou o valor e quando apertei o botão final da compra o sistema apresentou um erro. quando retornei na busca já não tinha mais e também está apresentando um alerta que o sistema está em atualização até às 13h de 01/junho.

  • Luiz Gustavo de Lima

    Bsb X Lima (Peru) agora "sómente" 54.000 milhas na econômica (27.000 cada)!! Baratinho! ( e pensar que em 2011 fui a 8.000 ida e volta…)

    • Luiz Gustavo de Lima

      Sem falar que tentei fechar BSbXSCLXBsb (20.000 ida e volta para agosto), e o depois de tudo, o sistema diz "Erro"…será que querem ainda que paguemos o adicional de serviço para fazer via Central de Atendimento? Vão catar coquinhos, TAM FIDELIDADE!

  • Fernando

    Se era difícil eu usar milhas na TAM, agora ficou impossível..rs

    • LEONARDO PETRUCCELLI

      Eles enlouqueceram…

      Pagando tem vaga e com milhas não.

      Resgate Classico não existe mais, pois tinha entendido que a quantidade de milhas maior seria para os prazos menores, não tem mais aquela de 10 mil milhas com mais de uma semana antes, so ter vaga no avião.

      Na AA você voa interno bem mais simples

  • Rafael Cordeiro

    6:30 da manhã, e nada mudou….. se nem o mapa de assentos do novo B777 eles conseguem arrumar, o fidelidade da TAM não poderia ser diferente !!!

    • Alexsander Rebou&cce

      tentei comprar agora com os pontos para dia 30/12 SSA X SAO olha o que apareceu:

      "Desculpe, a data de partida para viagens com pontos deve está dentro de 92 dias a partir da data de hoje. "

      a partir de hoje não seria possível ???

  • Vanessa Gagliardi

    23.000 Rio x Maceió – O TRECHO! Eles enlouqueceram de vez!

    • Sergio Arias

      Acabei de ver no website deles Guarulhos x Teresina 35.000 – O trecho!

  • Fabio

    03:00 da manha consegui emitir BSB/MIA por 25000 para novembro. Tinham trechos MCO/BSB com essa pontuação também.

  • Renatto Mendon&ccedi

    Lamentável de verdade, uma passagem ida e volta que antes era emitida com 10.000 pontos, agora está por no mínimo 16.000 :/

  • Renatto Mendon&ccedi

    Lamentável de verdade, uma passagem de ida e volta que antes era emitida por 10.000 pontos, agora está por no mínimo 16.000.

  • Thiago Ambrós

    Não foi tão ruim assim a alteração, não pelo menos para os Estados Unidos, hoje consultei e achei MUITAS datas disponíveis partindo de várias cidades para Miami e Orlando. Todas por 25 mil pontos. Coisa que era impensável antes.

    • Roberto Nunes Pinhei

      Bom, fiz umas rápidas pesquisas nos voos internacionais e cheguei á algumas conclusões, é claro que precisamos esperar o que vai acontecer nos próximos dias e meses mais á priori podemos ver que:

      1- Orlando e Miami estão com uma imensa disponibilidade pra agosto / setembro / outubro / novembro a 25k o trecho (algo que não aparecia faz tempo)

      2 -NY a 25k não tem absolutamente nada. Só se acha a 50k (voando Tam) ou 40k (voando Lan)

      3 – Esse negócio de tarifa promo com 1 ano de antecedência por enquanto é balela pois se checarmos os voos de Miami e Orlando as tarifas promo a 25k estão somente de Agosto a Novembro. De Dezembro a Maio de 2014 absolutamente nada. (se observarmos as regras era pra ter tarifa promo pelo menos nos meses de marcço / abril e maio)

      4 – Agora se acha fácil voos por 40k pra costa oeste americana (LAX e SFO) voando Lan.

      Vamos ter que esperar mais algum tempo pra ver como vai reagir isso. Aparentemente por hora pelo menos para os EUA não ficou tão ruim assim, mais vamos esperar.

      • Raoni Bosquilia

        Olá Roberto! Como pesquisou os 40k para a costa oeste americana? Obrigado

        • Roberto Nunes Pinhei

          Pelo próprio site da Tam. Pode fazer a busca por exemplo a partir de LAX (Los Angeles). Vão aparecer vários voos por 40k. Ao selecionar o voo vai perceber que a companhia é a Lan com conexões em Lima ou Santiago.

  • Brenda

    Ok! Obrigada!

  • MARCOS BUENO LOPES

    Boa Tarde a todos clientes arrependidos da TAM Infidelidade.

    Sou cliente Smiles mudei para a TAM pois entrei no programa KM de vantagens Ipiranga. Me arrependi.

    Acabei de entrar na malha domestica TAM, as mudanças foram cruéis. AS passagens promocionais que antes eram 5000 e 6000 agora e 8000 e detalhe varias somente com stop. Fiz varias simulações em vários destinos e com datas alteradas. Clientes TAM perdem benefícios.

    • Sergio Augusto Cardo

      Bom dia.Para os que ainda não perceberam fiquem atentos.Estas atitudes são próprias de um regime totalitario aonde não existe respeito ao direito do cidadão e muito menos do consumidor.Digo isto uma vêz que o regime existente hoje no Brasil é o de uma DITADURA BRANCA aonde o Poder Executivo reina absoluto dominando o Legislativo e o Judiciario.Se o consumidor tivesse os seus direirtos respeitados valeria a pena entrar na justiça contra a TAM e outras similares.Esta decisão tomada deveria valer para as novas milhas a serem adquiridas a partir da entrada em vigôr das novas regras e não desrespeitar o direito adquirido ou seja a posse das milhas já adquiridas.Porém como nêste paizinho, aonde impera a impunidade e a corrupção,fazem o que querem com o povo e cabe a êste calar a bôca.ABSURDO

      • Luiz Araujo

        De pleno acordo,para cobrar imposto tudo funciona

  • MARCOS BUENO LOPES

    Boa Tarde a todos clientes arrependidos da TAM Infidelidade.
    Sou cliente Smiles mudei para a TAM pois entrei no programa KM de vantagens Ipiranga. Me arrependi.
    Acabei de entrar na malha domestica TAM, as mudanças foram cruéis. AS passagens promocionais que antes eram 5000 e 6000 agora e 8000 e detalhe varias somente com stop. Fiz varias simulações em vários destinos e com datas alteradas. Clientes TAM perdem benefícios.

  • Giselle Iokilevitc

    Eu taambem acho que o site da TAM ta meio doido ainda….tem trechos que só mostra a disponibilidade ate 90 dias, apesar deles dizerem que pode-se tirar com 360 dias de antecedencia…mas nem todos os destinos mostra isso…alem do mais, certos trechos piorou muito a quantidade de pts. E cade a tal classe PROMO na qual ia se precisar de menos pontos se tirasse com muita antecedencia? simulei vários destinos lá pra março do ano que vem, e nada dessa classe promo aparecer…alguem conseguiu acessar essa classe pra tirar com menos pontos devido ao prazo maior? Eu não consegui. Pra trecho nenhum: nem Europa, nem EUA…

  • RABUGENTO

    Todos esquecemos que agora o "Fidelidade" é Multiplus e a TAM agora é LAN…

  • Sergio Augusto Cardo

    Absurdo esta atitude arrogante e desrespeitosa para com os clientes.Se a TAM quer impôr novas regras que respeite primeiramente o direito adquirido dos clientes que já detem milhas.Se houvesse o mínimo respeito ao consumidor as novas regras deveriam valer sòmente para as futuras milhas a serem adquiridas.Num pais aonde o govêrno é autoritário como no Brasil,o que esperar das emprêsas que atuam no mercado ?

  • JOHN PENNEY

    Estas "decisões infelizes" da TAM e outras empresas representam o começo do fim dos chamados programas de fidelidade. Cada vez mais elas querem apenas clientes pagantes!!!!

    A solução é mais concorrência no setor aviação no Brasil: onde estão os RyanAir e os EasyJet equivalentes, com seus preços baixíssimos?

    Não existem porque este governo retrograda e autoritário não permite!!!!

    Acorda Brasil!!!!

  • Rosa Montan

    A onde esta as passagens de 5000 que se esta dizendo acima?NÃO ENCONTREI NADA.

  • Marcos Scheide Custo

    Com essas mudanças vocês acham que ainda vale a pena usar os pontos Multiplus na TAM ou é melhor usar em outro parceiro? Sinceramente, sempre achei desvantajoso usar os pontos para qualquer coisa que não em passagens da TAM. Nunca usei outro programa de pontuação, mas vou me informar melhor sobre as opções, inclusive o Dotz do BB, que é onde junto meus pontos (olhei rapidamente há algum tempo mas achei muito ruim).

    Hoje tenho 40 mil pontos e pelo que pesquisei na TAM a melhor opção para usa-los seria emitir 2 trechos de ida e volta para Santiago (10 mil cada trecho). Como eles começam a expirar apenas a partir de ago/2014 vou aguardar alguma promoção. Agora resta saber o que fazer com os pontos que acumular daqui para frente.

  • Ana Paula

    Para os EUA vi tarifa PROMO por 25.000 pontos, mas NENHUMA em alta temporada.

    O mínimo para os EUA na Alta temporada é 35.000 ou poderá ter (sabe lá quando) por 25.000 também??

  • Raoni Bosquilia

    Que estranho Roberto. Quando eu coloco GRU para LAX ou a volta não aparece nada, nenhum voo. E fala que para pesquisar voos com companhias parceiras para ligar na central apenas!

  • carlos ronaldo haas

    Boa Noite! Gosto muito de viajar e tenho o cartão de milhagens da TAM, que na realidade é da Multiplus. Porém estou muito insatisfeito com os beneficios que esta companhia me fornece com seu cartão de milhagens, fidelidade. Em geral meus destinos passam pela Europa. Viajei para Uzbesquistão, Iran, Israel, Jordania, Turquia, além dos paises da Europa.

    Viajando tanto, não consegui ter vantagens com o cartão da TAM. Sou cliente do HSBC e do Banco do Brasil, em termos de cartão de crédito, sendo que transfiro meus pontos para o TAM/Multiplus fidelidade.

    Logo tenho desejo de um cartão fidelidade que me forneça as possibilidades:

    » Passagens aéreas com o uso de milhagens;

    » Fazer up grade para uma classe superior nas viagens mais longas;

    » Utilizar salas vip na maior quantidade de aeroportos;

    Então, qual cartão fidelidade fornece as melhores possibilidades?

    Tenho cartões da Alitalia e TAP.

    Já busquei esclarecer minha dúvida de qual seria a melhor opção buscando pelo Google, mas não encontro algo que me esclareça.

    Quero muito que a direção de Melhores destinos me auxilie e me oriente.

    Ou que os usuários deste site que já tiveram esta dúvida me respondam.

    agradeço antecipadamente sua ajuda

    Carlos R. Haas

    • Difícil responder, pois há muitas boas opções e vai depender de fatores como sua renda, seu relacionamento com o banco, seus planos de viagem futuro, etc. Em termos de cartão de crédito, o Membership Rewards da American Express tem sido muito bem avaliado pelos leitores. Quanto às companhias aéreas, depende muito para onde você quer viajar. Estamos para fazer um posto sobre isso, mas este mercado está muito instável, com os bancos mudando as regras a cada semana, o que dificulta fazermos as comparações!

      • carlos ronaldo haas

        Gracias pela atencao.

        Minhas viagens SEMPRE tem alguma conexao com paises europeus, logo imagino que poderia ser um cartao de alguma companhia europeia.

        Acredito que com sua experiencia nesta area e baseado em diversos comentarios postados no seu site podes me orientar para 3 sugestoes em termos de cartoes fidelidade, sendo que com estas sugestoes poderei entrar no sites das companhias e definir o que se adequa mais ao meu perfil, para entao transferir os pontos dos cartoes de credito que utilizo.

        Fico no aguardo de sua competente orientacao.

  • carlos ronaldo haas

    Qual é a forma de comprar passagens de empresas da Star Alliance, tendo eu acumulado os pontos no cartão TAM # Multiplus Fidelidade?

  • Dijane

    7.000 pontos Campo Grande – Porto Alegre em novembro. Comprar correndo ou esperar a possibilidade de chegar a 5 ou 6 mil?

  • Dijane

    Encontrei hoje passagem por 7.000 pontos Campo Grande – Porto Alegre em novembro. Comprar correndo ou esperar a possibilidade de chegar a 5 ou 6 mil?

  • Marcos Scheide Custo

    Depois dessas mudanças tá difícil fazer alguma previsão. Não sei se haverá muitas promoções…

    Eu já estou pensando em emitir passagem para Santiago por 10 mil milhas no Carnaval pq na atual conjuntura me parece um bom negócio.

  • Marcos Scheide Custo

    Como funciona? Consigo consultar os valores pela internet?

    • Pieter van der Meer

      Não, somente por telefone.

      Pela internet apenas os vôos internacionais da TAM, mas não das parceiras Star Alliance.

  • Bruno Ricardo

    Já deu pra ver que a mudança não foi muito lá muito boa, fiz uma pesquisa pra consultar alguns trechos pelo Brasil e Mercosul, e aquele monte de passagens promo's com trecho por 3, 4 5 mil foram pro espaço, agora é só o valor padrão de 10mil, e mesmo as internacionais estão no absurdo de 50mil o trecho.

    É uma pena que a cia esteja desvalorizando as milhas, oq acaba compensando pagar, principalmente desse monte de cias estrangeiras que estão fazendo trechos nacionais e no mercosul por preços bem mais acessíveis.

    Espero que a TAM reveja o valor, antes que comece a sair com aviões vazios, e ai oq ela queria economizar, acabe virando prejuizo pra ela.

  • Jussara

    Isso sem falar na imensa dificuldade que é fazer com que a famigerada TAM compute os pontos. No meu caso, isso nunca é feito automaticamente, tenho sempre que entrar no site péssimo, e mendigar os pontos, que são meus por direito! Isso quando ela não tenta me passar a perna e eu tenho que ficar ligando e reclamando pra me darem os pontos devidos. Nem a GOL, que todo mundo sabe que é ruim, faz isso. É só voar e os pontos estão lá na minha conta. Como disseram alguns aqui, acho melhor largar mão de milhas e voar somente quando tiver promoção.

    • Jussara

      Só para ratificar o que escrevi, acabei de tentar solicitar pontos voados em MARÇO, que até hoje não foram computados, mesmo colocando o número do infidelidade na hora da compra, mas não consegui. A TAM quer que eu mande os comprovantes de embarque pra ela! Sendo que os comprovantes apagam super rápido, mesmo guardados em boas condições. E olha que eu sempre guardo, porque sei que as cias sempre querem ferrar o cliente. Acho um absurdo, perguntei se era alguma brincadeira de mau gosto. Vou boicotar essa cia a partir de hoje, que fique com minhas milhas, já que para usá-las já está mais difícil mesmo. E vou torcer pra que a Avianca fique melhor e voe para mais destinos.

  • Arthur Cavalcanti

    estou desde sabado tentando emitir passagens pelo site e nao consigo, sempre da erro dizendo que nao confirma a tarifa e horário, e pelo telefone a central diz que nao é possivel emitir pela mesma pontuação.

  • Arthur Cavalcanti

    Foi um verdadeiro parto, mas finalmente conseguimos emitir via central. A TAM esta dificultando ao máximo a emissao. Pelo site nao consegui mesmo emitir nenhuma passagem para Buenos Aires a 10.000 pontos. Sei nao, depois dessa vou repensar mesmo esse fidelidade, pois nao vale a pena tanta dor de cabeça para exigir o que é meu direito: usar minhas milhas!

  • Pieter van der Meer

    Compre correndo.

    Com as mudanças atuais nos programas de fidelidade, 7.000 pontos é um ótimo valor!

  • Michelli Malagoli

    Além dessas mudanças, a TAM agora não quer mais creditar milhas das companhias parceiras no TAM Fidelidade. Compramos nossas passagens pelo site da TAM para irmos de São Paulo a Santiago colocando nosso número de fidelidade. O vôo foi operado pela LAN e assim que chegamos enviamos email para a TAM solicitando o crédito das milhas. Para nossa surpresa, depois de 2 meses recebemos email da TAM nos informando que os pontos não foram creditados pois não fomos encontrados no vôo que informamos. Temos o email de confirmação de compra da TAM, temos os canhotos dos bilhetes e mesmo assim não conseguimos pontuar.

    Espero receber email da TAM desfazendo esse mal entendido, do contrário não vou mais acumular pontos no TAM Fidelidade.

  • JOHN PENNEY

    Try British Airways!!!

  • JOHN PENNEY

    Realmente parece que o programa TAM de infidelidade está com os dias contados. Melhor consultar uma boa agencia de turismo,sobre todo quando Vcs precisam de fazer varias conexões na Europa. As vezes as agencias conseguem preços surpreendentes, e com certa garantia de qualidade.

  • Nicole Leão

    Alguém reparou que a Tam aumentou ABSURDAMENTE os valores para COMPRA ANTECIPADA DE EXCESSO DE BAGAGEM??? Para 21 kg tá saindo ABSURDOS R$ 261! (era R$ 179!). Isso foi avisado? Faz parte das mudanças??? (ajuda a descobrir por favor, MD!)

  • Victor Loureiro

    BALELA. Acabei de buscar passagens para a Europa com UM ANO de antecedência e só me ofereceram opções na categoria Irrestrita (100 e 130 mil milhas por trecho)ou Clássica (a 65 mil – a de 45, nem pensar).

    Se não tem tarifa Promo (ou pelo menos a Clássica mais barata) com antecedência máxima, vamos planejar como?

    Na boa, vou tratar de vender as minhas milhas e começar a acumular na TAP ou outra.

  • Thaise Monte

    Gente, a TAM acha que somos bobos? Pensar que alguém vai jogar fora 40 mil pontos num trecho pro Chile é nos chamar de burros literalmente.

  • Sílvio Carneiro

    Eles mudaram para pior mesmo. Não entram mais na pontuação bônus por viajar em companhia parceira e isto eles não divulgaram com alarde. Deixei de ganhar 7000 pontos recentemente por causa disto. Os resgates aumentaram muito, mesmo com muita antecedência. Não se consegue resgatar por menos de 100000 para a Europa, antigamente era 70000. Pena que a maior concorrente não consegue decolar também. O Fidelidade TAM está ficando a cara do Lanpass, verdadeiro queixo-duro.

  • Joe

    programa de Fidelidade se tornou programa de Infidelidade

  • wladimir candini

    No resgate de milhas do cartão você já perde aproximadamente 10%. Se quiser transferir suas milhas para outra pessoa visando perder resíduos de outros resgates, a Multiplus cobra R$ 40 para cada 1000 milhas!!! Na época migrei de cartão com a alegação de não expirar, o que me permitia acumular pontos visando uma viagem maior com a família. Agora o que acumulo são Milhas de Desvantagens!