Portugal: roteiro de dois dias pelo Porto, escrito por portugueses!

Por Bruna Scirea

Pode ser bem interessante ouvir o que os locais tem a recomendar sobre os destinos que pretendemos visitar, não? Pois os leitores portugueses Andreia e Rui fizeram um roteiro de dois dias pela cidade do Porto, em Portugal, e compartilharam com a gente. 

O casal é daqueles que tornaram as viagens uma profissão. E há alguns anos vem compartilhando as experiências e dicas de viagem no blog Travel Lover. Confira as sugestões dos portugueses para quem deseja visitar o Porto:

2 dias pelas ruas do Porto

*Andreia e Rui, Travel Lover

O Porto é por norma uma agradável surpresa para quem o visita. Faz parte do patrimônio mundial da UNESCO e é a casa do tão famoso Vinho do Porto. Localizado no norte de Portugal, é rico em igrejas, museus e monumentos encantadores. É uma das cidades mais antigas da Europa, com herança que continua intacta!

O rio Douro separa a cidade de Vila Nova de Gaia, onde se encontram as adegas onde o Vinho do Porto é armazenado e envelhecido. O Porto possui um sistema de transportes públicos muito bem desenvolvido (metrô e ônibus) e o Uber também já opera aqui, sendo uma opção mais barata ao táxi. Quanto a alojamento, o Porto está repleto de bons hotéis, bem como apartamentos bem bacanas.

Na nossa viagem ao Porto ficamos no adorável NiP Oporto Apartment. Foi simplesmente delicioso: é super central e tem bons restaurantes a apenas cinco minutos de distância, além de vários pontos turísticos, como por exemplo o Café Majestic, histórico café situado na rua de Santa Catarina.

DIA 1

Após nos acomodarmos, fomos explorar a cidade. Começamos pela Torre dos Clérigos, uma igreja lindíssima de acesso gratuito. Depois nos aventuramos nos 230 degraus para desfrutar de uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade. Se optar por fazer esta visita ao pôr-do-sol, terá uma visão de tirar o fôlego!

Depois, aproveitamos para visitar um dos monumentos mais icônicos da cidade, a Livraria Lello, uma das mais antigas livrarias de Portugal e eleita recentemente como a livraria mais bonita do mundo. Também muito conhecida por ter inspirado JK Rowling na saga Harry Potter. Hoje em dia tem que pagar a entrada na livraria. No entanto, se adquirir algum produto, o valor de entrada será descontado.

Depois, para uma melhor experiência na cidade, decidimos fazer um tour com a Meet Me At Porto (empresa especializada em diferentes tipos de passeios: como culturais, gastronômicos, relacionados ao vinho etc), para descobrir todos os segredos da cidade e visitar locais menos turísticos.

Para o jantar fomos ao restaurante Santiago experimentar a tão famosa Francesinha, um prato tradicional do Porto! A francesinha é um sanduíche com bife, salsicha, fiambre, queijo, ovo, batatas fritas e regado com um molho especial! É um prato grande, mas existe a opção de partilhar, ou seja, pedir meia francesinha para cada um.

DIA 2

No nosso segundo dia acordamos cedo e fomos até á famosa Ponte D. Luís I, que liga o Porto à Vila Nova de Gaia e foi construída em 1886 por Gustave Eiffel (o mesmo da torre de Paris). Atravessamos a ponte desfrutando de uma maravilhosa vista sobre a cidade e aproveitamos o fato de estar em Vila Nova de Gaia para visitar as adegas de Vinho do Porto.

Depois atravessamos a ponte pela parte de baixo e tivemos um belo almoço na zona da ribeira. Ao terminar o almoço decidimos experimentar um café no Café Majestic. É realmente lindo, todo decorado e ornamentado em tons de ouro!

Seguimos o passeio pela Rua de Santa Catarina, assistindo aos espetáculos de rua e visitamos a Capela das Almas, que possui uma fachada realmente
fantástica! Depois, fomos ao Mercado do Bolhão, que continua operacional e onde ainda se vê as “Peixeiras do Bolhão” vendendo produtos frescos (peixe, carnes, legumes e frutas).

Após esta magnífica viagem, o Porto continua nos nossos corações e, com certeza, vamos voltar para lá por mais tempo! Se quiser saber mais sobre a cidade visite também o nosso Blog de Viagens!

_____________________________________________________________________________

Agradecemos aos leitores Andreia e Rui pelo relato de viagem pelo Porto! Quer mandar o roteiro de sua viagem para o MD? Entre em contato com a gente pelo e-mail convidado@melhoresdestinos.com.br