Roteiro de 7 dias pelo Maranhão: de São Luís aos Lençóis Maranhenses

Redação 7 · janeiro · 2019

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Há tanta beleza no Maranhão que é impossível não se apaixonar. Da capital São Luís, com seu belo acervo histórico, às areias brancas e finas dos Lençóis Maranhenses, com dunas que dão a sensação de estar no paraíso. Para ajudar quem está planejando uma viagem pelo Maranhão, o leitor do Melhores Destinos, Jair Prandi, conta como foi o seu roteiro de 7 dias por lá. Jair tem 48 anos, é gaúcho e escreve sobre suas viagens e aventuras para o blog Viagens e Caminhos. Confira o roteiro!

Roteiro de 7 dias pelo Maranhão: de São Luís aos Lençóis Maranhenses

Roteiro de 7 dias pelo Maranhão

*Por Jair Prandi

Sou leitor do Melhores Destinos há muitos anos e sempre recebo alertas por email das promoções de passagens. Agora também tenho o aplicativo instalado em meu celular que notifica em primeira mão sobre as promoções.

Costumo viajar de modo independente e com economia, onde primeiro aproveito passagens aéreas baratas para depois traçar um roteiro e organizar o restante da viagem. Foi assim que viajei ao Maranhão.

Leia também: Lençóis Maranhense – 35 dicas para a sua primeira viagem

Confesso que não estava planejando conhecer o Maranhão! Mas, num final de semana, fui abrir meu email e lá estava, uma notificação do Melhores Destinos. A promoção estava arrasadora, com preços de Porto Alegre a São Luís por menos de R$ 300,00, ida e volta. Dei uma pesquisada rápida sobre o destino e comprei antes que acabasse, para 2 pessoas, eu e minha esposa.

Costumo alugar carro em minhas viagens, mas cheguei à conclusão de que não seria vantajoso para esta viagem. O motivo é que nos dias em que estaríamos nos Lençóis Maranhenses estaríamos pagando com o carro parado. Lá os passeios são em 4×4 ou de barco.

Primeiro dia – viagem de ida

Viajamos de carro próprio, de Vacaria – RS (onde moramos) para Porto Alegre (240 km). Deixamos o carro no prédio do estacionamento do aeroporto e pegamos o voo às 16h. Após uma longa conexão em Brasília, chegamos às 23h30 a São Luís. Pegamos um taxi (R$ 60,00) até o hotel Brisamar, na Ponta D’areia, onde chegamos às 23h.

Hotel Brisamar

Escolhemos o hotel Brisamar pelo custo benefício e pela localização. As diárias para casal custam a partir de R$ 170,00. Na volta dos Lençóis, passamos mais 2 noites no hotel.

Segundo dia – Barreirinhas

Deixamos para conhecer a capital São Luis, nos últimos dias. Acertamos o transfer para Barreirinhas (cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses), com a agência Gi Conect (R$ 70,00 por pessoa o trecho). São 260 km de distância e eles buscam no hotel.

Acordamos às 6h, tomamos café e às 7h30 a van passou para nos buscar no hotel. No caminho para Barreirinhas, há apenas uma parada para lanche e para passar no banheiro. Chegamos por volta das 12h na Pousada Solar das Gaivotas, onde a van nos deixou. Ficamos 3 noites nesta pousada, simples e agradável, porém, distante do centro. O proprietário nos levava quando precisávamos, mas para voltar, tínhamos que nos virar com um táxi.

avenida beira rio barreirinhas maranhao

Reservamos o resto da tarde para conhecer o centrinho de Barreirinhas e descansar. O almoço foi no restaurante Tá Delícia, com comida caseira gostosa. Depois fomos conhecer a bela Avenida Beira Rio, a parte mais turística da cidade, onde estão os restaurantes e de onde saem os passeios de barco.

Terceiro dia – Quadriciclo nos Lençóis Maranhenses

Já havíamos agendado 3 passeios (um para cada dia) nos Lençóis Maranhenses. O primeiro foi de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis até a Península de Caburé. São 7h de passeio onde vai um guia na frente e os turistas o seguindo atrás. Fomos apenas o casal em uma máquina e o guia em outra, que acabou sendo exclusivo porque não havia outros.

Saímos às 9h e voltamos às 16h. O roteiro inicia por uma trilha em meio à vegetação de restinga e depois adentra nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis. No caminho, visitamos a Tenda dos Macacos, depois seguimos num trecho pela praia até a Península de Caburé.

O almoço um foi no restaurante do Paturi, onde pudemos comer um belo prato com peixe. Depois tivemos um tempo para curtir a península que é formada por uma estreita faixa de areia, onde num lado fica o Rio Preguiças e no outro o mar.

Saiba mais sobre o tour de quadriciclo até Caburé.

Quarto dia – Excursão 4×4 pelos Lençóis Maranhenses

Nesse não tivemos atividades pela manhã, então dormimos um pouco mais. Almoçamos no centro e embarcamos na excursão de Toyota às 14h. Este tour é feito em Toyotas 4×4 adaptadas com bancos e cobertura na carroceria.

tour 4x4 lencois maranhenses

Atravessamos o rio em uma balsa, depois adentramos ao parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde seguimos por 12 km de trilhas de areia até chegar às grandes dunas dos Lençóis.

A partir daí fizemos uma longa caminhada entre dunas e lagoas. Na época em que fomos, muitas lagoas já estavam secas, apenas algumas estavam com água. Aguardamos o belo por do sol nas dunas e retornamos.

Leia mais: Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses

lencois maranhenses

Saiba mais sobre o tour 4×4 Lagoa Azul.

Quinto dia – Excursão pelo Rio Preguiças e volta a São Luis

Uma camioneta nos buscou na pousada às 8h e nos levou ao cais, onde embarcamos numa lancha voadeira junto com outros turistas. O passeio pelo Rio Preguiças é muito gostoso e o rio é lindo.

tour rio preguicas

São 3 paradas no caminho: A primeira é na Tenda dos Macacos, em Vassouras. Mesmo lugar que tínhamos parado com o quadriciclo. A segunda é no povoado de Mandacaru. No local tem um farol, de onde se tem uma bela vista lá do alto. A terceira é na Península de Caburé, local do almoço, do banho de mar e de rio. Almoçamos na Cabana do Peixe, mas há vários restaurantes rústicos lado a lado para atender os turistas.

farol mandacaru
Vista do Farol de Mandacaru

Retornamos à pousada às 15h30, tomamos um banho correndo e arrumamos as malas. Às 16h a van foi nos buscar na pousada para retornar a São Luís, onde chegamos às 21h.

Saiba mais sobre o tour pelo rio Preguiças.

Sexto dia – São Luís

Neste dia pretendíamos fazer a travessia da Baía de São Marcos para conhecer Alcântara. Como era dia das eleições e os barcos iriam estar superlotados levando o povo para votar, fomos aconselhados a não ir.

Sendo assim, dormimos um pouco mais e pela manhã, caminhamos e curtimos a praia da Ponta D’areia, em frente ao hotel. Almoçamos no restaurante do hotel e passamos o resto da tarde curtindo a piscina.

Praia Ponta D'areia - São Luis
Praia Ponta D’areia – São Luis

Sétimo dia – Tour por São Luís e viagem de volta

Combinamos com um taxista (ainda no dia anterior) um pacote para alguns lugares que queríamos ir. Para um passeio que durou 6 horas e mais o translado ao aeroporto, nos cobrou R$ 300,00.

Saímos às 8h da manhã e primeiro fomos ao vasto Centro Histórico de São Luis. Circulamos por vários pontos, um pouco a pé, um pouco de carro e deu para conhecer os principais pontos turísticos.

Rua Portugal - Centro Histórico de São Luis
Rua Portugal – Centro Histórico de São Luis

Na sequência seguimos para São José do Ribamar, cidade vizinha famosa pelo santuário católico do padroeiro do Maranhão, localizado a 35 km do centro de São Luís. Visitamos a igreja, uma praça com as 12 estações da cruz e a enorme estátua do santo.

Depois seguimos por mais 30 km para Raposa. É uma vila de pescadores, conhecida pelas rendeiras de bilros e por oferecer passeios de barco por paisagens parecidas com as dos Lençóis. Como nosso tempo era curto não arriscamos, apenas ficamos observando maré que estava muito baixa e mostrava centenas de metros de areia mar adentro.

Almoçamos um excelente prato de peixe no restaurante “O Capote”, e na volta à capital passamos pela avenida Beira mar que margeia as praias de São Luís. Retornamos ao hotel, tomamos banho, fizemos o check-out, enquanto o taxista esperou para nos levar ao aeroporto.

Peixe em Raposa - Maranhão

Embarcamos às 16h e depois de uma conexão em Guarulhos, chegamos a Porto Alegre às 22h. Pegamos nosso carro e tocamos direto para Vacaria, com chegada a 1h30 da manhã.

O que mais gostamos na viagem

Os passeios nos Lençóis Maranhenses são todos bons e são bem variados, fizemos em 3 estilos diferentes: De quadriciclo, de barco e 4×4 com caminhada. Existem ainda outros para que tiver mais tempo disponível.

O que poderia ser melhor

Viajamos fora da melhor temporada nos Lençóis Maranhenses, na última semana de setembro, quando a maioria das lagoas estava seca, ou com pouca água. Com isso, os Lençóis perdem um pouco de sua beleza. O ideal é visitar os Lençóis entre de junho a agosto, época em que param as chuvas e as lagoas entre as dunas estão cheias.
Não viaje em dia de eleições, será um dia perdido! Comprei as passagens para aproveitar a promoção e só percebi depois que as eleições estariam no meio da viagem.

Raio X

Em São Luís ficamos no hotel Brisamar na Ponta D’areia e achamos que foi uma ótima escolha. Em Barreirinhas, melhor ficar na cidade, próximo aos restaurantes. Para os mais endinheirados há também ótimos resorts e pousadas na beira do rio.

Os restaurantes mais recomendados estão concentrados na Av. Beira Rio, entre eles o restaurante “A Canoa” e “O Bambu”. Veja mais sobre onde comer em Barreirinhas

Recomendamos fazer no mínimo dois passeios: De barco pelo Rio Preguiças e um 4×4 por um dos roteiros oferecidos, fizemos o da Lagoa Azul. Leia mais sobre passeios nos Lençóis Maranhenses

A melhor forma de ir de São Luis a Barreirinhas é através de um transfer, não é caro, e eles buscam e levam nos hotéis.

Se vai visitar estes dois destinos do Maranhão recomendamos no mínimo um dia livre em São Luis e dois para passeios nos Lençóis Maranhenses, sendo o ideal três. Você precisará de mais dois meios dias para os deslocamentos.

Os Lençóis Maranhenses por si só vale a viagem, já, a capital São Luis, vale a pena, por ser a porta de entrada, onde chegam os voos.

Dicas do Melhores Destinos

Conhecer os Lençóis Maranhenses é sempre um privilégio, mesmo que seja em um roteiro um pouco corrido. Recomendamos, entretanto, ao menos uma semana por lá para curtir de verdade as lagoas e outras atrações, sendo que o ideal para uma viagem completa são dez dias. Com esse tempo disponível, será possível conhecer Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, as três principais bases dos Lençóis Maranhenses. Acredite, as lagoas e cenários de cada uma delas é bem distinto e vale conhecer as três!

Sobrevoo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Foto: Monique Renne

A alta temporada nos Lençóis Maranhenses é marcada pelo período das chuvas, quando as lagoas de água doce em meio às dunas estão cheias e no auge da beleza. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho (a intensidade varia a cada ano), com auge nos meses de fevereiro a maio. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas. Para ver belos dias de sol associados a lagoas cheias, o melhor é viajar nos meses de junho, julho e agosto. Com o passar dos meses sem chuva, as lagoas secam e muitas não estarão com água para o passeio. Neste caso, o ideal é seguir para a base de Santo Amaro, onde as lagoas costumam ter água por mais tempo ou para Atins, localizada à beira-mar.

Santo Amaro em período de cheia das lagoas. Foto: Monique Renne

Ainda que as lagoas sejam as atrações mais famosas e procuradas, nos Lençóis Maranhenses é possível também fazer passeios para praias e rios, ou seja, dá pra ir durante o ano todo que sempre haverá belezas para ver. Para mais detalhes, acesse o nosso post com 35 dicas para a sua primeira viagem aos Lençóis Maranhenses e também o nosso exclusivo Guia dos Lençóis Maranhenses. Certeza que você também irá se apaixonar por aquelas lagoas espetaculares!

Agradecemos ao Jair pelo relato! Quer compartilhar sua viagem com a gente? Envie seu texto e fotos para convidado@melhoresdestinos.com.br!