Rio Galeão bate recorde de passageiros e recebe o maior avião do mundo!

Leonardo Cassol 22 · agosto · 2016

Com o fim dos Jogos Olímpicos o Aeroporto Internacional Rio Galeão atingiu a maior movimentação de passageiros da sua história, cerca de 85 mil pessoas nesta segunda-feira. É quase o dobro de passageiros em relação a um dia normal. Ao todo foram 430 movimentos de aeronaves, entre chegadas e partidas, entre eles o maior avião comercial de passageiros do mundo, o Airbus A380, da Air France, que veio especialmente ao Rio de Janeiro para levar turistas e a delegação francesa de volta à Paris.

O aeroporto passou com louvor no teste de estresse. Apesar do movimento intenso e das filas, poucos voos atrasaram e os passageiros não enfrentaram maiores problemas para fazer o check-in e embarcar.

Os viajantes puderam contar com 174 balcões presenciais de check-in, além do reforço de 65 balcões de check-in remotos, que foram instalados na Vila dos Atletas para otimizar o fluxo de passageiros. Também foram alugados três equipamentos de raio-x, totalizando oito que ficaram totalmente dedicados a este processo. Para agilizar o embarque também foram adicionados 10 equipamentos de raio-x, dois body scans e 12 balcões da Polícia Federal durante o período olímpico.

Aeronaves que vieram buscar as delegações da Rio 2016

Ao todo 46 aeronaves de companhias aéreas internacionais movimentaram o aeroporto carioca. Segundo a concessionária que administra o Galeão, na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de voos dessa natureza foi de menos de 10 aeronaves em um único dia.

O Melhores Destinos fez um tour pelo aeroporto e conferiu algumas aeronaves que vieram especialmente para levar de volta os atletas de seus países. Veja as fotos! As companhias Qantas, ANA, Aeroflot e Korean foram algumas que flagramos no Rio Galeão hoje a noite, além de aeronaves com pinturas especiais da KLM, Swiss e Lufthansa.

Estréia do Airbus A380 da Air France no Rio Galeão

Para levar os atletas e turistas da França de volta à Paris a Air France trouxe para ao Rio de Janeiro pela primeira vez o Airbus A380, maior aeronave comercial do mundo, que transporta, em média, 540 passageiros.

O avião foi recebido no pátio com o tradicional batismo do ramo da aviação (jatos de água que “lavam” a aeronave em seu primeiro pouso em um aeroporto). Os pilotos mostraram bandeiras do Brasil e da França em agradecimento!

Veja o vídeo do batismo.

batismo-airbus-a380-galeao

Em novembro de 2014, o Rio Galeão se tornou o primeiro aeroporto brasileiro a receber da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a autorização para pouso e decolagem de aeronaves do Código F (Airbus A-380 e Boeing 747-800), após passar por uma série de adequações. O Píer Sul, que é a nova infraestrutura do aeroporto com 100 mil m², conta com 26 novas pontes de embarque e três pontes com especificações técnicas para acomodar esses aviões.

Vai viajar pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro? Saiba como chegar ou sair do Galeão usando BRT, metrô, Uber, táxi ou ônibus executivo.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • André

    Infelizmente o Galeão é extremamente mal-localizado para spotting, o que vai dificultar pra nós acharmos registros em vídeo dos pousos e decolagens, mas o pouco que acompanhei pelo FlightRadar, foram muitas aeronaves wide-body no GIG de companhias que nem voam pro Brasil(ANA; AeroFlot; Qantas), que são extremamente raras até pra São Paulo, mas estão diariamente em LAX; JFK e LHR, por exemplo.

  • André

    Sei que o post não tem essa finalidade, mas vale mencionar que o Rio de Janeiro sempre foi um lugar especial pra Air France há décadas. Única rota na América do Sul que teve um concorde foi Paris-Rio e por anos o 747. É fato que a companhia francesa esperava usar aqui seu Baleião também, mas nossa crise mandou ele pro México. Não tem como não ficar triste em ver uma tradição ser desfeita!

    • jorge moraes

      A AF pretende assim que a crise melhorar usar o A380 em GRU e não no GIG.

  • Lucio Daou

    Parabéns pela excelente cobertura! Um dia histórico para o Galeão!

  • Rafael Sa

    Eu estava procurando os aviões que estiveram por lá…
    Mas só consegui achar informações com o FlightRadar.
    Legais as fotos.
    Boas as épocas em que Aeroflot, Qantas e Korean (já encerraram a rota?!), voavam pra GRU semanalmente…

  • André Kraemer Góes

    Vi que teve vôo da Cubana. Alguém sabe dizer qual a aeronave utilizada?

    • Oi André, não sei. No momento da visita a aeronave não estava no aeroporto.

      • João

        Foi o Il-96. Ele pousou por volta das 00:10hs.

  • Mauricio Laukenickas

    As Olimpíadas foram um sucesso. Só que teremos que lavar muitos pratos para podermos pagar essa conta.