Restaurantes em Gramado – dicas de onde comer na Serra Gaúcha

Camille Panzera 29 · dezembro · 2016

Nossas dicas para encontrar bons restaurantes em Gramado

Gramado, no Rio Grande do Sul, já é um destino consolidado no Brasil. A cidade gaúcha é um dos principais destinos de férias do país e realmente dá um show no que diz respeito a estrutura. É muito fácil se apaixonar pelo lugar, que tem uma arquitetura charmosa, natureza bela e uma receptividade singular!

Há muito o que ver e fazer na cidade e já falamos sobre as atrações da cidade algumas vezes, por isso, hoje é dia de dar sugestões de restaurantes em Gramado! Muita gente não dá tanta bola para programar esse lado da viagem, mas em Gramado as refeições são também uma parte importante do roteiro! A gastronomia local é super abrangente e oferece desde opções tradicionais, como o churrasco, a alternativas não tão óbvias assim, como restaurantes japonês.

gramado

Come-se muito bem em Gramado. A gastronomia local tem principalmente restaurantes de comida alemã, suíça – com destaque para os maravilhosos fondue – italiana e brasileira, claro. A variedade de restaurantes é enorme e agrada a todos os gostos… Gramado é um lugar péssimo para fazer dieta porque a oferta de bons restaurantes é realmente incrível. O preço, no geral, é caro comparado a outras cidades do país, mas há também opções de refeições mais econômicas.

As mesas dos restaurantes costumam ser fartas e é muito natural que os estabelecimentos ofereçam a famosa “sequência”, em que você paga um valor fixo e come à vontade. Existem sequências de fondue, sequência de galetos e massas, café colonial e churrasco. Recomendamos não deixar de jantar ao menos uma vez uma sequência de fondue, que tem fondue de queijo, carnes e chocolate – uma delícia!

Melhores restaurantes de Gramado

$$$$
Belle du Valais
– Um dos mais premiados restaurantes da cidade, o Belle du Valais tem um ambiente refinado e aconchegante. O local serve fondue e outros pratos, como peixes. É um local caro, mas que tem comida gostosa e que oferece uma excelente experiência gastronômica.

Le Chalet de La Fondue – O restaurantes, instalado em um pequeno chalé, oferece uma das melhores sequências de fondue da cidade. Seu ambiente é fino e há opções bastante variadas de fondue. É um dos nossos restaurantes preferidos e que tem um diferencial para intolerantes: possui fondue de queijo e chocolate sem lactose!

San Tao – Se bater aquela vontade de comida japonesa em meio à Serra Gaúcha, não há problema! O San Tao tem pratos da cozinha asiática e japonesa que trazem opções tradicionais e combinações inovadoras. O restaurante tem sequência de comida japonesa e também faz entregas.

La Table D’or – Bem cotado, o La Table D’or é um restaurante que tem pratos com ingredientes tradicionais – como carne e camarão, mas com combinações diferentes. Para quem busca custo-benefício, vale a pena pedir um menu com entrada + prato principal + sobremesa ou o menu degustação. O serviço da casa é muito atencioso e o ambiente elegante.

Cantina Pastaciutta – Um clássico de Gramado, a Cantina Pastaciutta tem pratos de massas muito bem servidos e feitos para compartilhar. O ambiente é uma graça, tem salames pendurados no teto e toalhas de mesa quadriculadas. Você escolhe o tipo de massa e depois o molho que ela irá acompanhar – dá para fazer mil e uma combinações. Dizem que os pratos servem duas pessoas, mas dá até para 3.

cantina-pastaciutta
Cantina Pastasciutta

Restaurante Ritta Hoppner – o restaurante do hotel mais antigo de Gramado tem um ambiente refinado e serve pratos da gastronomia alemã e internacional. Todos os dias pela tarde também é servido um chá, com direito doces e salgados variados.

$$$
Josephina Café – No centrinho de Gramado, o Josephina é uma cafeteria e restaurante super charmosinho, que tem no cardápio opções como massas, sopas, saladas e carnes. Ele está instalado em uma casa, tem um ambiente intimista e possui pratos para vegetarianos.

El Fuego – Essa é uma opção para quem gosta de comer carnes! O restaurante oferece diferentes cortes de carnes e também um bom fondue bem servido. A casa tem um estilo rústica e tem fácil acesso na região central da cidade.

Magnólia – Instalado em um casarão de Canela, o Magnólia relembra os anos 60 e toda sua decoração é voltada para essa época. Ele tem salões muito bem decorados e funciona como um misto de restaurante, bar e cinema! O serviço do local é bom e a comida saborosa!

Café Bela Vista – Você já deve ter ouvido falar dos cafés coloniais de Gramado, certo? Pois bem… para conhecê-lo, a nossa dica é o Café Bela Vista, que tem opções fartas e muito variadas para um café da tarde, ou para um almoço ou jantar (por quê não?). O lugar tem desde bolo de cenoura com cobertura de chocolate, a polenta frita – tudo à vontade.

Empório Canela – Pertinho da Catedral de Pedra, em Canela, o Empório funciona como restaurante, livraria e lojinha ao mesmo tempo. O ambiente é bastante incomum, tem poltronas, mesas e cômodos com diferentes papeis de parede. A comida é gostosa e o cardápio bastante variado, com bons doces e várias opções de cerveja.

emporio-canela-4

Casa di Paolo – Para comer galetos e massas, a Casa di Paolo é um local tradicional em Gramado. A comida é farta e de sobremesa a dica é pedir o sagu, que é um doce bastante popular no Rio Grande do Sul.

Per Voi – Mais uma dica para comer galetos e massas, o Per Voi tem um serviço muito atencioso e um ambiente agradável. Para quem gosta de comida farta e come bem o local é uma boa pedida. O atendimento em nossa experiência foi bastante gentil.
florence

Maximilia – Existem sequências de fondue para todos os bolsos em Gramado… algumas baratas, outras mais caras. Geralmente a qualidade é proporcional ao que se paga e um lugar que achamos que tem um excelente custo-benefício é o Maximilia. A sequência é boa, os acompanhamentos do fondue saborosos e no site do site do restaurante l ainda é possível garantir um desconto na sequência para o casal.

Florence – O restaurante é novo, mas já conquistou o paladar de bastante gente. A especialidade da casa são as massas, servidas em pratos bastante fartos.

florence

$$
Velha Bruxa – Quase impossível visitar Gramado e não comer um docinho… para nisso, a dica é a Casa da Velha Bruxa, que tem sorvetes e sobremesas deliciosos, que já te ganham só pela aparência. Vale uma passadinha durante a tarde para fazer um lanche ou tomar um chocolate quente.

Castelinho Caracol – A casa construída sem pregos em Canela é uma atração da cidade não apenas por sua construção, mas por ter o strudel mais famoso da região. Com creme, ou sem creme, para viagem ou para comer no local, vale passar pelos Castelinho quando estiver indo visitar a Cascata do Caracol.

toro
Toro

 Toro – O recém-inaugurado Toro surgiu como uma alternativa em Gramado para quem quer aproveitar a noite de uma maneira informal, tomando uma cerveja e comendo com os amigos. A casa serve hambúrgueres saborosos e o ambiente tem uma decoração bastante diferente.

Caracol Gourmet – Localizado na rua coberta, o Caracaol Gourmet é o restaurante da fábrica de chocolates Caracol. Além do tradicional chocolate quente e fondue, o restaurante serve pratos salgados como crepes e carnes. Durante o almoço também existe pratos executivos, um diferente a cada dia, que pode oferecer economia.

Me Gusta – O hambúrguer  que mais faz sucesso em Canela é o do Me Gusta, que tem opções de sanduíches sabores e várias opções – você pode até montar seu próprio lanche. O hambúrguer tem um tamanho generoso e os molhos são variados – as batatas rústicas são uma boa opção para acompanhamento.

MF Taberna – O lugar de Gramado para quem quer experimentar cervejas! A MF Taberna tem diversos tipos da bebida e ainda serve bons petiscos e hambúrguer!

$
Trudel – Inaugurado há poucos meses, a lojinha de Trudel está ganhando espaço em Gramado. O doce é típico do leste europeu e tem uma massa que pode ser recheada com chocolate ou Nutella – o doce é gostoso e vale como sobremesa ou lanche durante a tarde!

trudel
Trudel


Outras dicas:
– Uma informação interessante a respeito da alimentação em Gramado é que vários estabelecimentos oferecem transporte gratuito entre o hotel e o restaurante. Se você está sem carro, essa comodidade é uma mão na roda! Se no final de sua refeição preferir ficar no centro da cidade, os restaurantes também costumam oferecer esse transporte como cortesia.

– Sites de compra coletiva podem render uma boa economia para quem se preocupa com os gastos com alimentação. É importante ficar atento às limitações das ofertas, mas se observar direitinho você consegue fazer uma boa compra. Sites como La Iguana e Tche Ofertas são indicados para esse tipo de transação.

Qual a sua dica de restaurante em Gramado e região? Conte para a gente nos comentários!

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Cristiano

    MD meu comentário foi bloqueado?